Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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- TCCA aplicação da genética forense na proteção animal e elucidação de crimes contra faunaPapa, Leticia Purcino (2022-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O tráfico ilegal de animais vem ganhando espaço entre as maiores atividades criminosas gerando anualmente em torno de 20 bilhões de dólares. O Brasil representa mais de 10% de participação no lucro do valor total mundial desta atividade. O aumento crescente deste comercio ilegal coloca em risco a biodiversidade do planeta. Além disso dentre os diversos riscos que estes animais sofrem, muitos deles acabam mortos durante o transporte. Para fazer frente a esta situação, tornou-se necessário o desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas, levando ao uso da Genética Forense. Dentre as técnicas utilizadas, o DNA Barcoding se faz presente em diferentes casos solucionados, evidenciando a aplicabilidade das sequências conhecidas como “código de barras” genético de cada espécie. Podem ser utilizados diferentes genes, como por exemplo, o Citocromo Oxidase Subunidade I (COI), o Citocromo b (Cyt-b) e a região 16S rRNA (RNA ribossômico). Este trabalho busca apresentar o emprego do DNA Barcoding e sua aplicação na elucidação dos crimes contra a fauna, através de uma revisão bibliográfica da literatura. Neste estudo, são apresentados casos de crimes contra fauna, no qual foram obtidas as identificações das amostras apreendidas através do DNA Barcoding com a amplificação por PCR de genes específicos, como COI, Cyt-b, 16S rRNA. Estas análises solucionaram pelo menos 11 casos de identificação de espécies, dentre as quais algumas provaram a ocorrência de caça ou comércio ilegal. Estes estudos demonstram a importância desta ferramenta na elucidação de crimes contra fauna, além de evidenciar a necessidade de contínuo aprimoramento nas pesquisas, banco de dados e fiscalização nesta área. - TCCA contribuição de Pokémon para a divulgação científica em paleontologiaKrubniki, Gustavo Fanckin (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A divulgação científica é o meio pelo qual o conhecimento gerado pela ciência é difundido para fora das academias e do mundo dos cientistas propriamente ditos. Dependendo de como as informações são passadas a divulgação pode ou não alcançar o público. Com o decorrer das décadas os meios de comunicação usados para a divulgação das informações foram aprimorados e novos também foram criados. Temos os livros como o exemplo mais concreto de como tais informações são divulgadas, no entanto atualmente as chamadas franquias de mídia são utilizadas como um auxílio para a transmissão das informações, tanto informações novas quanto as antigas. Atualmente a franquia de Pokémon é a franquia de mídia mais rentável do mundo, com jogos, filmes e séries de televisão marcantes, que atraíram e continuam atraindo muito público. As criaturas chamadas de Pokémon são a grande atração da franquia, esses por sua vez inspirados em muitos animais e plantas do mundo real. Como essas criaturas são o maior chamativo da franquia, elas podem ser usadas como um auxílio para a divulgação científica juntamente com outros assuntos da própria biologia. - TCCA educação sensorial da criança no método MontessoriMelo, Maiara Hubner de (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A presente pesquisa foi realizada em uma escola particular Montessoriana, localizada no extremo sul de São Paulo. O desenvolvimento do trabalho foi traçado por uma investigação qualitativa, pois busca compreender o contexto da prática realizada nesta escola, sua articulação com seus princípios teóricos e em decorrência a análise dos dados coletados. Tem por objeto central a educação montessoriana sob o enfoque do desenvolvimento sensorial da criança, tendo por eixo condutor as apropriações desses princípios teóricos na atualidade. As principais bases teóricas são de autoria de Maria Montessori, em seus livros A Pedagogia Científica (1965), A Criança (1970) e A mente absorvente (1971) e autores que auxiliam compreender esse legado, como Rosa (2017), Salomão (2018) e Araújo; Avanzini; De Araújo (2005). A pesquisa percorreu questões sobre a trajetória de Maria Montessori, sua biografia no capítulo um, dando sequência é apresentado nos capítulos dois as questões fundamentais que dão o alicerce teórico e compreendem as concepções do método Montessori; a educação pelos sentidos, prossegue tratando o desenvolvimento da criança, abordado de acordo com esses princípios. Ainda no capítulo dois é apresentado alguns materiais criados por Maria Montessori, cujo possibilita o desenvolvimento sensorial e cognitivo da criança. Dando sequência, é abordado o papel da educadora montessoriana, acrescentamos ao estudo dados sobre o funcionamento de cada sistema sensorial, para se ter maior aprofundamento da relação ao método em função do sistema biológico humano. Para o elaboração da análise foi feita a observação durante dez dias na escola particular de educação infantil que utiliza o método Montessori. Foi utilizado como instrumentos de registro da observação um caderno de campo. Buscou-se analisar a prática pedagógica a partir da observação de três grupos de crianças com idades entre 3 a 5 anos que utilizavam os materiais montessorianos e algumas adaptações de materiais criados pelas professoras. Nesse processo de coleta de dados por observação, cada atividade focava o desenvolvimento da criança através de um órgão sensorial. Para expor os dados utilizou-se a descrição por episódios, em que duas crianças são observadas utilizando o mesmo material. Finalizamos a pesquisa com a comprovação da validade do método Montessori na atualidade, embora com ressalvas a algumas transgressões nos princípios reguladores do método, compreende-se que pode haver experimentações, no entanto não poderiam romper com a estrutura do método. - TCCA importância da biologia forense na perícia em locais de crimes contra a vidaCosta, Anna Beatriz Rodrigues (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Biologia Forense é um ramo da criminalística que está cada vez mais sendo explorada na investigação criminal por ter grande importância dentro do processo investigativo e produção de provas. Sabe-se que o exame pericial em locais de crimes contra a vida é o marco inicial de uma investigação criminal e a metodologia científica deve ser utilizada. O conhecimento dos fundamentos e mecanismos das Ciências Biológicas é imprescindível para a localização, identificação, coleta, preservação, análise, armazenamento e destinação final de uma ampla gama de vestígios biológicos encontrados na cena do crime durante a perícia, a fim de estabelecer sua ligação com a dinâmica do fato criminoso e contribuir na identificação de autores. Este trabalho teve como base uma revisão da literatura, onde foi realizado um levantamento bibliográfico em textos e artigos sobre o tema, os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica foram organizados em tópicos. Portanto, é exigido do perito criminal a utilização de técnicas, procedimentos e conhecimentos específicos das principais áreas da Biologia Forense (Hematologia, Tricologia, Entomologia, Botânica e Genética), demonstrando que a área criminal é uma possibilidade de atuação do biólogo. - TCCA importância do uso de embalagens ativas e inteligentes na redução de impactos ambientaisMomesso, Victor Montagnoli (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O uso de embalagens na indústria alimentar desempenha um papel crucial na segurança e durabilidade dos alimentos, transmitindo informações ao consumidor e fortalecendo identidade de marca. Contudo, há uma crescente preocupação ambiental com o descarte inadequado dessas embalagens que pode gerar impactos no meio ambiente, especialmente quando não são biodegradáveis. Embora embalagens tradicionais garantam a segurança alimentar, não evitam o desperdício, especialmente de alimentos perecíveis, contribuindo para a poluição ambiental. No entanto, as embalagens podem ser aliadas na redução do desperdício, proporcionando estabilidade e prolongando a vida dos alimentos. O desperdício global de alimentos não apenas afeta a economia, mas também contribui para a emissão de gases de efeito estufa e a escassez de recursos naturais. Diante desse cenário, a adoção de embalagens ativas e inteligentes emerge como uma estratégia eficaz para mitigar o impacto ambiental, reduzir o desperdício e alinhar-se aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), tornando-se uma ferramenta essencial no contexto da sustentabilidade ligada aos alimentos. Sendo que Embalagens Ativa são as embalagens as quais possuem interação direta com o produto, alterando a qualidade do produto; diferentemente das Inteligentes, são sinalizadoras de qualidade do produto. Assim, o presente trabalho teve o objetivo conceituar o ESG, aplicados na área de alimentos e descrição de embalagens ativas e inteligentes, além de demonstrar sua aplicabilidade nas políticas do ESG. A partir dos dados da literatura obtidos, podemos concluir que existem problemas centrais circundando cada área do ESG, como o desperdício de recursos hídricos na área ambiental, o desperdício de alimentos ligado às questões sociais e o preço dos produtos e deficiências econômicas na área de varejo e serviços alimentares. Assim, as embalagens ativas e inteligentes conseguem melhorar esse cenário da política do ESG, pois são embalagens biodegradáveis e que interagem física e quimicamente com o produto sinalizando a qualidade e integridade do produto. - TCCA percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de ciências biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São PauloSouza, Caroline Xavier (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ingresso à universidade se tornou o objetivo de grande parte da população brasileira nos tempos atuais. A fim de diminuir as desigualdades sociais no ambiente acadêmico e oferecer oportunidades de ingresso de forma semelhante entre aqueles com diferentes condições financeiras, criou-se programas e serviços que oferecem bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, aumentar as oportunidades de acesso à universidade é apenas o primeiro passo, pois incluir e acolher um estudante bolsista em uma universidade privada não é simplesmente permitir que este frequente livremente o espaço. Sendo assim, buscando contribuir com insumos para que o ensino superior possa melhorar os indicadores de inclusão de estudantes bolsistas em seus programas, os objetivos do presente trabalho foram analisar a percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de Ciências Biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São Paulo e ainda, identificar possíveis obstáculos para a participação das atividades curriculares. Para tanto, foram entrevistados vinte e um estudantes de uma universidade privada do município de São Paulo, sendo dez alunos pagantes e onze bolsistas. Por meio deste estudo foi possível concluir que a inclusão de estudantes bolsistas em universidades privadas implica mudanças estruturais, organizacionais e curriculares. Para além disso, é necessária a construção e adoção de políticas que ultrapassem o objetivo de ofertar oportunidades, mas que garantam o aproveitamento pleno dessas oportunidades por todos os estudantes. - TCCAbordagens de educação ambiental em documentários: uma análise reflexiva das concepções conservadora e críticaScarabotto, Beatriz Penha (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Considerando que, apesar do crescimento no número de produções audiovisuais de viés ambientalista e da maior importância que tem sido dada à educação ambiental dentro e fora da sala de aula, os problemas socioambientais não parecem estar diminuindo, este trabalho consiste na análise de dois documentários, “Uma verdade Inconveniente” (2006) e “Esqueça Banhos Mais Curtos” (2015), que abordam o mesmo tema de maneiras divergentes. Pretendeu-se proporcionar uma compreensão das nuances de duas concepções de educação ambiental, a conservadora e a crítica, por meio da comparação entre esses dois documentários, evidenciando como diferentes abordagens de educação moldam e influenciam o tipo de discurso ambientalista adotado por cada um. Revisitando os conceitos de aprendizagem significativa, reflexão e diálogo, percebeu-se que “Uma Verdade Inconveniente” culpabiliza o indivíduo, em detrimento da culpabilização do sistema sociopolítico, enquanto “Esqueça Banhos Mais Curtos” deposita a responsabilidade não em atitudes individuais, mas no sistema socioeconômico vigente e, portanto, um deles se aproximaria mais de uma EA crítica, enquanto o outro representaria a visão da EA conservadora. - TCCAnalisando a visão de um grupo de alunos de ciências biológicas a respeito da história da ciência e do modelo da molécula de DNASilva, Hannah Stella Macario Cipriano Lourenço e (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Ao abordar a respeito da história, podemos definir como um estudo histórico, sobre o processo de desenvolvimento em um trabalho científico, visto que a ciência é resultado de um produto extremamente complexo, mostrando não apenas o resultado final, mas a construção da ciência, suas tentativas e erros. No entanto, quando apresentamos aos alunos, o processo de formação de conceitos, teorias, modelos ou hipóteses na história da ciência, alguns problemas são encontrados, pois o estudante acaba formando uma visão distorcida das ideias dos cientistas antigos, valorizando apenas os conhecimentos científicos aceitos atualmente e desprezando os conhecimentos antigos, formando uma visão equivocada do cientista que pensavam exatamente o que se aceita hoje, apresentam dificuldade de compreender os conceitos científicos atuais e não desenvolvem um espírito crítico e reflexivo, portanto o objetivo desta presente pesquisa é analisar a visão que os educandos de primeira e oitava etapas de ciências biológicas de uma Universidade particular da cidade de São Paulo, acerca da neutralidade da ciência e verificar suas concepções a respeito da construção do modelo representa a molécula de DNA atualmente. A coleta do material realizou-se por meio de um levantamento de conhecimentos prévios, com quatro perguntas para os alunos responderem verdadeiro ou falso e justificaram em ambos os casos e, na elaboração de dois desafios, com base na foto 51, em que os alunos deveriam olhar para a imagem e descrevê-la no primeiro desafio, em seguida propor um modelo tridimensional no segundo desafio. Os resultados obtidos no levantamento de conhecimentos prévios foram que na 1ª etapa 38 alunos responderam, que as descrições, relatos e observações serão diferentes e na 8ª etapa 7 estudantes responderam que as descrição, resultados, pessoas, observações e perspectivas são diferentes, dando sequência, após a atividade dos desafios, quando perguntaram aos discentes quem são os cientistas que propuseram o modelo de DNA aceito até hoje, na 1ª etapa o aluno 20 disse Watson e Crick, na 8ª etapa o aluno 4 indagou Watson e Crick, portanto a maioria dos alunos da 1ª etapa e, os estudantes na 8ª etapa, mostram ter uma visão de que a ciência não é neutra, no entanto, desconhecem a história da construção do modelo de DNA, a cientista Rosalind Franklin e seu trabalho com a foto 51 ou os discentes apenas não conseguiram associar a imagem ao modelo. - TCCAnálise cromossômica por microarranjos na identificação de doenças genéticasFrizzarini, Sílvia Luísa Alves (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Em um cenário dinâmico, onde a medicina passa por transformações constantes desafiando conceitos estabelecidos, a Análise Cromossômica por Microarranjos (ACM) se destaca como elemento central na decifração dos códigos genéticos subjacentes a diversas patologias. Seu papel crucial na detecção de doenças genéticas, especialmente por meio de técnicas como Hibridização Genômica Comparativa (CGH) e Polimorfismos de Nucleotídeo Único (SNP), manifesta-se nas aplicações clínicas, abrangendo desde síndromes cromossômicas e monogênicas até doenças de caráter complexo. A ACM, expandindo-se para a medicina preditiva e farmacogenética, proporciona perspectivas inovadoras ao explorar minuciosamente sequências genômicas. Contudo, sua implementação enfrenta desafios éticos e legais, levantando reflexões sobre a proteção de dados genéticos e a complexidade normativa. A presente pesquisa concentrou-se na investigação da evolução histórica da genética e genômica, abrangendo outros métodos de análise cromossômica até chegar à ACM. Ao realçar a relevância clínica, aprofundou-se nas técnicas de CGH e SNP, evidenciando seus benefícios específicos. Além disso, explorou-se as aplicações da ACM na medicina preditiva, delineando como essa técnica contribui para a compreensão das interações genéticas em patologias complexas. No domínio ético e legal, a pesquisa confrontou questões relativas à proteção de dados, enfatizando a necessidade de uma abordagem criteriosa na utilização dessa técnica. Desse modo, a ACM não apenas se configura como uma ferramenta diagnóstica, mas emerge como uma peça importante no quebra-cabeça da medicina genômica, oferecendo perspectivas valiosas sobre o delicado equilíbrio entre progresso científico, considerações éticas e marcos jurídicos. - TCCAnálise da longevidade e qualidade espermática de zangões de Scaptotrigona aff. depilis (Apidae, Meliponini) expostos a estresse térmico agudo e infecção por Bacillus thuringiensisGagngi, Victoria Pietra (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As abelhas sociais sem ferrão (Apidae, Meliponini) enfrentam um declínio devido a ameaças antrópicas que impactam diretamente na sua reprodução e dispersão. Nos meliponíneos, a qualidade do sêmen do macho, que está constantemente exposto a múltiplos estressores durante o acasalamento, é um fator crucial para o sucesso reprodutivo da colônia. Diante desse cenário, esse trabalho objetivou avaliar a sobrevivência e a qualidade espermática de machos de Scaptotrigona aff. depilis expostos a estresse térmico agudo e alimentados com um biopesticida à base de Bacillus thuringiensis (Bt). Os zangões foram coletados no meliponário da Universidade de São Paulo (n = 68) e divididos em quatro tratamentos experimentais: Controle (C), Exposição a estresse térmico (ET), Exposição ao microrganismo (BT) e Exposição a estresse térmico e ao microrganismo (ET-BT). Os grupos foram aclimatados durante 24 horas a uma temperatura controlada de 28 ± 1 °C. Durante a aclimatação, os indivíduos dos grupos C e ET foram alimentados com 2,5 mL de solução de açúcar. Os tratamentos BT e ET-BT foram alimentados com 2,5 mL de solução de açúcar contaminada com a cepa 344 de B. thuringiensis tolworthi (concentração 5x106 UFC/ml). Após 24 horas de aclimatação, os animais dos grupos ET e ET-BT passaram pelo desafio térmico por uma hora a 40 ± 1°C. Os zangões foram dissecados e a viabilidade espermática foi analisada em microscopia de epifluorescência. Para avaliar a longevidade dos indivíduos, os grupos C (n = 22) e BT (n = 23) foram aclimatados a 28 ± 1 °C e observou-se a sobrevivência dos indivíduos a cada 24 horas ao longo de 144 horas. Os resultados demonstraram que apenas a temperatura afetou negativamente a capacidade dos zangões de S. aff. depilis de manterem a viabilidade de seus espermatozoides (viabilidade média: C: 88,2%; ET: 17,2 %; ET-BT: 21,24 %; BT: 79,1%). Não se detectou influência significativa da alimentação com B. thuringiensis na viabilidade espermática dos zangões (one way ANOVA, F = 50,498, P < 0,001). Também se comprovou que os efeitos letais da ingestão da bactéria iniciam-se nas primeiras 24 horas com sobrevivência dos indivíduos que ingeriram o biopesticida decaindo significativamente (teste log-rank, p < 0,05). Considerando o aumento na frequência das ondas de calor e no uso de microrganismos de controle biológico, a reprodução da espécie pode estar ameaçada em razão à queda na longevidade dos zangões acometidos pela infecção por B. thuringiensis e à queda na viabilidade espermática dos zangões que passaram pelo estresse fisiológico de um pico de temperatura. - TCCAnálise da representividade étnico racial a partir de imagens didáticas de livros de biologiaNeres, Potira Caruana Rocha (2019-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O racismo é um sistema de opressão que tem o desígnio de abdicar direitos de um grupo, alienando-o de diversos aspectos na sociedade. Neste contexto, o ambiente escolar pode sofrer com interferências desta opressão, promovendo um ensino que não abrange questões raciais ao excluir ou minimizar a representatividade de pessoas negras. Apesar de políticas públicas intervirem como uma ação inclusiva para pessoas negras, um longo caminho de lutas e conquistas ainda é preciso ser percorrido para que a representatividade entre negros e brancos alcance igualdade, principalmente quando se trata da representação em áreas científicas, geralmente protagonizadas por brancos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a representatividade da população negra em livros didáticos de biologia. Para tal, foram avaliadas duas coleções, com 3 livros didáticos cada, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As imagens foram quantificadas conforme uma classificação pré elaborada. Foi constatado que a representatividade branca se sobressai sobre a negra em ambas as coleções, apesar da coleção 2 ter o dobro de figuras com pessoas negras. A única categoria que os negros estão representados em equidade foi na “esportistas”, porém não necessariamente significa algo positivo, já que os negros são exaltados para seguirem carreiras no esporte como uma das alternativas de se ter um crescimento social de forma lícita. Conclusão: A analise as coleções demonstram estar longe de uma educação inclusiva, alguns estereótipos são reforçados e a falta de imagens representativas positivas é um grande déficit. - TCCAprendizagem numa perspectiva reflexiva e transformadora em um curso de Ciências Biológicas: evidências do processoSantos, Gabriele Antunes (2022)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A relação entre o ensinar e o aprender podem apresentar diferentes evidências neste processo, se os alunos conseguiram aprender e em qual nível de reflexão de aprendizagem podem se encontrar, e assim, permitir avaliar e desenvolver os conhecimentos. E, para isso, visando uma aprendizagem transformadora, ou seja, com uma abordagem mais reflexiva e crítica, holística, interativa e construtiva que agrega pontos de vistas e hábitos de mente para a formação de quadros de referência, das identidades, autonomias e percepções dos alunos, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar possíveis indícios de aprendizagem transformadora. Para tanto, foram analisadas oito aulas gravadas de uma disciplina da quinta etapa do curso de Ciências Biológicas, selecionado as falas de três alunas e elaborado três quadros em formato de rubricas de avaliação consolidadas como ferramenta para avaliar em que nível de aprendizagem cada uma das alunas se encontram, por meio de um processo crítico e reflexivo (ANDRADE, 2000). Utilizando-se nestes quadros, os níveis de reflexão de aprendizagem propostos por Kember et al. (2008) e os parâmetros de competência de reflexão crítica e de comunicação estabelecidos por Peet (2020), assim como das referências abordadas sobre aprendizagem transformadora segundo Mezirow (1997). Com isso, a partir da análise das falas segundo o referencial e de acordo com os quatro quadros quantitativos construídos a partir dos resultados, pode-se compreender que as três alunas se encontram predominantemente no nível de Reflexão e no parâmetro de Exposição ou Pouco e também no parâmetro de Integração ou Mais ou Menos. Portanto, as alunas neste estudo puderam-se caracterizar de modo geral em um quadro mais reflexivo, relacionando com suas experiências pessoais e construindo uma aprendizagem mais significativa. Duas alunas se aproximaram mais da linha de aprendizagem transformadora, que seria na categoria de Reflexão Crítica e Transformação ou Muito, mas ainda quantitativamente, o maior número de respostas foi no nível de Reflexão, já que em suas falas ainda não haviam transformado de fato suas perspectivas, pensamentos, crenças, valores e conceitos antigos. O estudo revela que foi possível identificar e analisar evidências de aprendizagem num nível mais reflexivo, e que houve poucos indícios de aprendizagem transformadora. - TCCArarrinha-azul Cyanopsitta spixii (Wagler, 1832) (Psittacidae; Psittaformes): um levantamento de dados sobre sua conservação nos últimos 20 anosZanin, Pedro Henrique Palmeira (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Ararinha-azul é uma espécie de ave Psittaciformes endêmica do Brasil e infelizmente é considerada extinta na natureza desde 2001. Essa situação se deve em parte ao fato de o tráfico internacional de animais silvestres ser uma indústria muito lucrativa e de seu habitat natural ter sido degradado ao longo dos anos. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de dados evidenciando a situação crítica da espécie, sua extinção na natureza e os diversos esforços para seu retorno. Foram utilizados 18 artigos, matérias publicadas em periódicos, livros e materiais publicados em sites oficiais do governo. A espécie não foi estudada a fundo na natureza antes de sua extinção e o que se sabe sobre seu comportamento foi observado em cativeiro. Existem alguns projetos que trabalham em prol da conservação e reintrodução desta espécie na natureza. Estes dois processos são ainda possíveis pela existência de 170 exemplares, aproximadamente, vivos em cativeiro, estando a maioria na Alemanha. Um dos centros que estavam mais envolvidos na conservação da Ararinha-azul se encontra no Catar, ele possuía aproximadamente 25 pares reprodutores de ararinhas. Na década de 2010 se iniciou no Brasil um plano para a reintrodução da espécie em seu habitat natural, na Bahia, com auxílio de um empresário alemão que possui a maior coleção de indivíduos da espécie. O empresário ainda é responsável por financiar a maioria do valor dos projetos. Isso, além de outros fatores faz com que exista uma certa insegurança com relação ao real motivo para a realização do projeto. Foram realizados estudos genéticos de indivíduos em cativeiro em uma unidade de conservação no Catar, e havia previsões para a soltura de indivíduos provenientes dos centros construídos na Bahia em seu habitat natural em 2021, mas nada sobre isso foi divulgado para o público. A situação pela qual a Cyanopsitta spixii passou e vem passando é um exemplo da ganância e falta de consideração com vida selvagem por parte do ser humano e falta de fiscalização do governo. Este caso deve ser utilizado como exemplo sobre o que fazer e o que não fazer para evitar que o que aconteceu com a ararinha-azul venha a acontecer com outras espécies, sejam elas parte de nossa fauna ou de nossa flora. - TCCAspectos motivacionais para a aprendizagem de astronomia em alunos da escola básicaSilva, Clarisse Araujo Lima (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A motivação, dentro das discussões a respeito do processo de ensino-aprendizagem significativa dos estudantes, é um tema que tem sido muito relevante atualmente. Isso devido à questão de como os estudantes se empenham mais nesse processo quando apresentam esse sentimento carregado de significados pessoais. Astronomia, por sua vez, é um tema que tem sido fortemente discutido hoje em dia, devido ao fato de ser um conteúdo adicionado recentemente nos documentos oficiais da Educação. Assim, muitas são as pesquisas que se debruçam em compreender como o processo de ensino-aprendizagem está ocorrendo. Nota-se então que ambos os assuntos podem se somar de forma a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque a compreensão dos níveis de motivação dos alunos para a aprendizagem de Astronomia pode trazer uma compreensão a respeito de como tornar a aprendizagem cada vez mais significativa. Sendo assim, o atual trabalho se debruçou em compreender quais os aspectos motivacionais relacionados à aprendizagem de Astronomia estavam presentes em alunos de ciências do Ensino Fundamental II. Para isso foi elaborado um questionário que buscou investigar de diversas formas qual o contexto dos alunos com a observação dos astros e quais as expectativas que os mesmos possuem com relação aos temas envolvidos na aprendizagem de Astronomia. Com esses dados foi possível compreender que os alunos apresentam marcantemente uma predominante motivação intrínseca para os assuntos relacionados com a Astronomia. Além disso, possuem elementos motivacionais muito ligados com a afetividade, curiosidade e interesse em aprender mais a respeito desse tema. Também foi possível mapear o quanto dos conteúdos selecionados pelos alunos estão presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que revelou que parte dos assuntos de interesse dos alunos estão contemplados no documento oficial, mas a maior parte das expectativas dos alunos não estavam incorporadas nesse material para alunos de ciências do Ensino Fundamental II. - TCCAtividade diária de abelhas Jataí Tetragonisca angustula (Latreille 1811) (Hymenoptera, Apidae) de uma colmeia introduzida no viveiro do Curso de Ciências Biológicas da UPMGarbelotti, Ana Carolina (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A abelha jataí Tetragonisca angustula (Latreille 1811) (Hymenoptera, Apidae), é uma abelha com o ferrão atrofiado, não exercendo assim a função de ferroar, por isso são conhecidas como “abelhas sem ferrão”. Conjuntamente, muitas destas abelhas também são criadas por comunidades indígenas em todo o Brasil e desta forma também são categorizadas como “abelhas indígenas”. Sociabilidade é uma das muitas características marcantes desta abelha, influenciando na maneira em que ela age e defende seu ninho. Por ser de pequeno porte, é mais mansa e têm baixa produção de mel, porém com excelente qualidade visto que ela é mais adaptada à polinização do que outras espécies. O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que influenciam a atividade diária, inventariar as condições e técnicas de manejo de colmeia de abelhas Jataí e principalmente informar e sensibilizar sobre a importância das abelhas melíferas nativas e o seu cultivo. Portanto, o presente estudo foi realizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis (SP) com o intuito de avaliar o desenvolvimento de uma colônia de abelhas Jataí. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quali-quantitativa voltada a realização de um estudo descritivo. Foram coletados dados semanalmente referentes à atividades e estado da colmeia, entrada/saída de abelhas, presença de pólen, presença de resíduo, clima, temperatura e umidade. Considerando a grande importância sociocultural, ecológica e econômica das abelhas sem ferrão, diante crescentes ameaças antrópicas, faz-se necessário enfatizar e valorar para a manutenção das comunidades das principais responsáveis pela polinização de grande parte das espécies vegetais do Brasil, as “abelhas indígenas”. Com isso, busca-se entender que elas desempenham uma função ainda mais importante nos ecossistemas. Afinal, são mais propensas a realizar suas atividades diárias de entrar e sair da colmeia quando a umidade é baixa e a temperatura é alta. - TCCAutismo em mulheres: as diferenças entre os gêneros na manifestação do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativaMoreira, Bruna (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta incidência 4x maior em homens do que em mulheres. Diversas pesquisas sugerem que essa proporção pode ser fruto da diferença na manifestação dos sintomas por parte das meninas com TEA. As garotas podem camuflar seus traços autistas ou apresentá-los de forma diferente da esperada. Nesta revisão narrativa, abordaremos como os gêneros podem exibir diferenças entre si na apresentação de prejuízos de socialização e comportamentos repetitivos e restritos. Além disso, levanta-se a hipótese de que testes diagnósticos padrão-ouro podem estar deixando de identificar as meninas com TEA, já que foram construídos a partir de sujeitos masculinos. Se essa hipótese for verdadeira, o subdiagnóstico poderia causar consequências negativas na saúde mental de indivíduos que descobrem o distúrbio na vida adulta. As expectativas sociais, por sua vez, impactam na identificação do transtorno, pois professores, cuidadores e pesquisadores podem apresentar um viés sobre como o distúrbio se desenvolve, deixando de perceber as meninas com TEA. Por outro lado, estudos que sugerem que as mulheres com TEA são inerentemente diferentes dos homens, também serão abordados, como o efeito protetor feminino e a teoria do cérebro masculino extremo. Esta revisão narrativa foi realizada a partir de busca no banco de dados PubMed e utilização de referências bibliográficas dos artigos encontrados. Duas hipóteses opostas se destacaram entre os resultados, a de que diversas meninas com TEA não estão recebendo diagnósticos e a de que garotos são naturalmente mais propensos a desenvolver TEA. - TCCAvaliação da atividade das moléculas derivadas de aroilacetonitrila contra a bactéria Pseudomonas aeruginosaAraujo, Elis da Silva (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A bactéria Pseudomonas aeruginosa considerada importante causadora de ampla resistência bacteriana devido a aspectos intrínsecos e extrínsecos, natural e adquirido, quando exposta a uma variedade de fármacos atualmente utilizada mediante o tratamento contra a ação da bactéria. Um problema de saúde pública que atinge a esfera global, pois há dados que demonstram altas taxas de morbidade e mortalidade associadas à infecção por P. aeruginosa. O que impulsiona novas pesquisas no desenvolvimento de novos fármacos examinando a potencialidade das novas drogas contra o microrganismo. O objetivo do presente trabalho foi verificar a potencialidades de novas moléculas derivados de aroilacetonitrila AQ 1+2, NEG 4, NEG 1+2, NEG 3, NEG 5, NEG 511 e NEG 512 com ação específica em P. aeruginosa provenientes de banco de cepas diferentes do ano 2017 e 2018. Foram realizados testes de sensibilidade microbiana com as moléculas nas concentrações de 10μg/ml, 5μg/ml, 2,5μg/ml, 1,25μg/ml e 0,75μg/ml e os resultados demonstraram que as moléculas AQ 1+2, NEG 3, NEG 4, NEG 1+2 e NEG 5 em todas as concentrações testadas não consegue impedir o crescimento bacteriano. Contudo a molécula NEG 511 nas concentrações de 10μg/ml e 5μg/ml obteve resultados satisfatórios inibindo o crescimento bacteriano e a molécula NEG 512 na concentração de 10μg/ml conseguiu impedir o crescimento da bactéria e na concentração de 5μg/ml os resultados analisados mostraram que a molécula consegue inibir o crescimento da bactéria oriunda do banco de cepa 2017, porém o resultado obtido com a bactéria proveniente do banco de cepa 2018 ocorre o seu desenvolvimento. Esse resultado demonstra uma mudança na expressão gênica do DNA bacteriano por ter sido extraída de locais diferentes. O presente trabalho demonstrou a relevância da pesquisa na área de resistência bacteriana, na criação de novas condutas terapêuticas e aprimoramento da tecnologia com a finalidade de minimizar esse problema de Saúde Pública. - TCCAvaliação das alterações moleculares associadas ao prejuízo cognitivo exibido por camundongos adultos que carregam o polimorfismo genético Ala92-D2Coviello, Beatriz Martin (2022-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O polimorfismo Ala92-D2 é uma alteração genética da enzima que catalisa a conversão de T4 a T3, a desiodase do tipo 2, e está presente em uma porção significativa da população mundial (12 a 36%). A Ala92-D2 exibe baixa atividade catalítica, está associada ao estresse do Retículo Endoplasmático (RE) e a prejuízos na cognição. Resultados prévios obtidos em nosso laboratório mostram que os prejuízos de memória dos camundongos Ala92-D2 pioram significativamente aos sete meses de idade. A performance dos animais no teste de reconhecimento social é boa aos 2 meses, com os animais Ala92-D2 sendo capazes de discriminar entre o animal conhecido e o desconhecido. No entanto, aos 7 meses de idade, essa capacidade de discriminação é perdida. Tendo como hipótese que a piora na cognição se deve ao agravamento do hipotiroidismo local associado ao estresse do retículo endoplasmático, ao aumento do estresse oxidativo e à neuro inflamação, o objetivo deste trabalho foi avaliar alterações moleculares em camundongos Ala92-D2 aos 7 meses de idade. Para tanto, amostras de hipocampo e córtex pré-frontal de animais Ala92-D2 e Thr92-D2 de 7 meses de idade foram congeladas previamente a -80°C para análise do transcriptoma por RNA sequencing. Os resultados do presente estudo demonstraram que o polimorfismo está associado com alterações no transcriptoma do hipocampo e córtex pré-frontal, com alterações nos genes associados com cognição, memória e neurodesenvolvimento. Além disso, observamos uma redução na densidade neuronal da região CA3 do hipocampo de animais portadores Ala92-D2. Os achados confirmam o polimorfismo Ala92-D2 como um possível fator de risco de declínio cognitivo associado ao envelhecimento. - TCCAvaliação do desempenho das funções executivas de jovens estudantes a partir da intervenção de exercício físico agudoBarreto, Klayson Souza Pavesi (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As funções executivas (FE) são habilidades cognitivas superiores que nos permitem planejar, organizar, priorizar, controlar impulsos, tomar decisões e resolver problemas. São essenciais para o desempenho eficiente de tarefas complexas e a tomada de decisões adequadas. A prática regular de exercícios físicos tem sido associada a benefícios significativos para as funções executivas. Estudos mostram que a atividade física melhora a atenção, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, que são componentes-chave das funções executivas. Além disso, o exercício promove o aumento do fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral, o que contribui para a saúde do cérebro. Uma das razões pelas quais o exercício físico beneficia as funções executivas é o aumento da produção de substâncias químicas cerebrais, como os neurotransmissores e fatores de crescimento neuronal. Essas substâncias promovem a sobrevivência, o crescimento e a diferenciação das células cerebrais, além de fortalecerem as conexões entre elas. Além dos benefícios cognitivos, a prática regular de exercícios físicos também está associada a melhorias na saúde física, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, considerando que existe uma relação entre atividade física e melhora da FE, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito agudo do exercício físico de alta intensidade nas funções executivas, comparando os escores de leitura, contagem, escolha, alternância, inibição e flexibilidade do teste Five Digit Test (FDT) entre um grupo controle, que realizou uma série de alongamento ao grupo intervenção, que realizou uma série de exercício intervalado de alta intensidade (HIIT). Os resultados obtidos mostraram que houve uma melhora da função executiva nos dois grupos de exercício, porém sem diferença significativa entre os grupos. estes resultados devem ser complementados com análises de outras variáveis, como um possível efeito de aprendizagem da repetição do teste ou parâmetros ambientais, tais como a qualidade do sono e alimentação. - TCCAvaliação por sensoriamento remoto da eficácia da técnica de raqueamento no controle populacional de Pinus elliottii (Engelm.), no Paque Estadual da Serra do Mar, núcleo Curucutu, São PauloCandella, Maria Clara Giora (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A introdução de espécies exóticas invasoras representa uma ameaça significativa para os ecossistemas nativos, causando danos à biodiversidade e alterações na dinâmica dos ecossistemas. O gênero Pinus é composto por diversas espécies exóticas invasoras amplamente distribuídas em várias regiões do mundo, incluindo no Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da erradicação de Pinus elliottii na dinâmica populacional de seus regenerantes, por meio da análise da técnica de raqueamento (condução da morte em pé) em áreas previamente determinadas, no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Curucutu. A técnica analisada envolve a aplicação de métodos químicos para atingir a secagem completa das folhagens, conduzindo a morte em pé das árvores. Foram realizadas observações visuais dos indivíduos identificados em parcelas demarcadas na área, como também por meio da análise do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) por sensoriamento remoto, antes da aplicação do herbicida e após, para assim, mensurar a eficácia da técnica de raqueamento. Pôde-se observar que o raqueamento resultou em uma redução no NDVI das plantas, ou seja, da clorofila nas folhas de Pinus elliottii, indicando uma progressiva secagem. Assim como a ausência de plântulas e indivíduos regenerantes desta espécie no espaço amostral das parcelas demarcadas na observação em campo. Essas informações serão de grande importância para orientar futuros esforços de manejo e conservação, fornecendo dados sobre a eficácia desta técnica de erradicação de Pinus elliottii e seu impacto na dinâmica populacional de regenerantes, contribuindo para a preservação e restauração de ecossistemas naturais e a promoção da biodiversidade, proporcionando oportunidades para o estabelecimento e regeneração de espécies nativas.