O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
Comunidades
Biblioteca George Alexander Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) Centro de Comunicação e Letras (CCL) Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) Editora Universitária Escola de Engenharia Mackenzie (EE) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Faculdade de Computação e Informática (FCI) Faculdade de Direito Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) Faculdade Mackenzie Alphaville Faculdade Mackenzie Brasília Faculdade Mackenzie Campinas Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR) Fundo Mackenzie de Pesquisa Produção Cientifica
Tipos de trabalho
Submissões Recentes
Tese
Projeção de preços de ações com redes neurais artificiais multi layer perceptron e long short term memory
Fantin, Cristiane Orquisa (2023-03-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste trabalho é o de investigar o poder preditivo de modelos de projeção de preços de ações com redes neurais multi layer perceptron e long short term Memory, em ativos negociados em bolsas de valores brasileira, a B3 S.A. A relevância do estudo está na real aplicabilidade dos modelos desenvolvidos sobre os portfólios dos investidores, dando a oportunidade de se anteciparem aos movimentos dos preços do mercado acionário, minimizando suas perdas ou maximizando seus lucros.
Dissertação
A reforma luterana e a educação de meninas pobres
Plácido, André Luis Arruda (2024-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O monaquismo medieval já se preocupava com a educação de meninas, mas estas,
em sua esmagadora maioria, eram garotas da nobreza e da aristocracia. Muito dificilmente
uma menina pobre teria a chance de ser alfabetizada durante toda a Idade Média. O monge
agostiniano Martinho Lutero (1483-1546), munido de conhecimento e práticas bíblicas, teve
essa preocupação e até mesmo ajudou a fundar escolas para meninas. O reformador alemão,
influenciado pelo Humanismo Renascentista, enfrentou o sistema educacional de seu tempo,
seu maior inimigo intelectual, a escolástica – que via no homem a capacidade de entender a
Deus de forma racional para a sua salvação e a qual combateu com suas 97 teses –, e a Igreja
Católica Romana e suas inovações como a mediação de Maria e dos santos, a
transubstanciação, as boas-obras para a salvação, as relíquias e as indulgências – combatidas
pelas suas 95 teses –; inovações que formavam uma verdadeira barreira de obras humanas
entre o Deus de amor e graça e a humanidade carente de perdão e salvação. Lutero ainda
alertou, em suas obras: À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da Melhoria do Estamento
Cristão (1520), Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e
mantenham escolas cristãs (1524) e Uma Prédica para que se Mandem os Filhos à Escola
(1530), aos príncipes, as autoridades municipais e aos pais de meninos e meninas de toda a
Alemanha a respeito da necessidade de se tornaram estudantes a fim de que pudessem ser
pessoas preparadas para atuar tanto na Igreja quanto na sociedade civil. Sua dedicação não
se limitou aos seus escritos, mas, também, a ações por vários territórios e cidades germânicas,
trazendo formação acadêmica de qualidade aos filhos e filhas da Alemanha. Algumas de suas
ideias e reivindicações não se concretizaram por conta de vários motivos, os quais estão
narrados neste trabalho, mas seus ideais e sua crença no Deus Soberano e Gracioso
trouxeram, por meio da Reforma teológica, doutrinária e eclesiástica de Wittenberg, um novo
momento de transformação, esperança e modernidade em todas as esferas da sociedade
europeia e do mundo. A Reforma Luterana trouxe à realidade a afirmação do princípio da
educação universal e a formação de escolas populares destinadas às classes pobres,
reformulando por completo a escola medieval e, garantindo, pela primeira vez e de uma vez
por todas, a possibilidade de ascensão social.
Dissertação
Mackenzie: uma expressão do ideário estadunidense
Santana, Anderson Gomes (2024-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que a sociedade estadunidense criou um ideário a partir de um conjunto de ideias políticas e religiosas, posicionando-se como uma nação virtuosa com uma missão civilizadora confiada pela Divina Providência. Os objetivos específicos são: compreender a formação do Estado e da nação estadunidense no contexto do Destino Manifesto; examinar o empreendimento protestante estadunidense e sua inserção no território brasileiro por meio da educação; e explicitar como, através do Mackenzie, uma instituição fundada por missionários estadunidenses, esse ideário foi compartilhado e assimilado como parte do destino predefinido pelo Criador, tornando-se um elemento de coesão e identidade para eles. Para isso, foram utilizadas as teorias de capital postuladas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. A intencionalidade dos estadunidenses em compartilhar um ideal entendido como superior ao dos outros países, associada ao interesse das denominações protestantes em criar missões para levar o Evangelho a essas sociedades, serviu como base metodológica para a pesquisa. Conclui-se que, no Mackenzie, o ideário construído pelos estadunidenses se manifesta por meio da gestão, das reflexões de seus dirigentes e da didática.
Monografia
Eficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos de exercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com doença pulmonar obstutiva crônica (DPOC): revisão narrativa
Moraes, Sabrina Baron de (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o resultado da obstrução das vias aéreas, tendo uma progressão para uma resposta inflamatória sistêmica adversa ao longo do tempo, desencadeado a uma inlamação crônica com alterações pulmonares significativas. Assim esta revisão narrativa tem o objetivo de analisar a eficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos deexercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados PubMed, PEdro, Scielo, Google Scholar e Lilacs. Utilizando termos de indexação como Treinamento Muscular Inspiratório/Inspiratory Muscle Training; DPOC/COPD; exercícios respiratórios/breathing exercises; reabilitação pulmonar/pulmonary rehabilitation e fisioterapia respiratória/respiratory physiotherapy, no período de janeiro de 2014 a junho de 2024. Sendo encontrado 194 artigos que foram submetidos a análise pelos critérios de exclusão e resultou em 9 estudos para leitura e síntese. Assim os resultados significativos das intervenções relatadas foram que o TMI isolado ou associado a reabilitação pulmonar surge um efeito na força muscular inspiratória, função pulmonar e um efeito ligeiramente positivo da melhora da dispneia e Qualidade de Vida. Todavia o TMI combinado com outras intervenções oferece benefícios adicionais, porém a falta de uniformidade nos protocolos dificulta a definição de protocolos claros e eficazes.
Monografia
Validação volumétrica de inspirometria de incentivo com interface para dispositivo de telefonia móvel (smartphone)
Carvalho, Fernanda Alves de (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fisioterapia respiratória é essencial para o tratamento integrado de complicações respiratórias. Uma alternativa comumente utilizada para auxiliar na reversão destes quadros, são os exercícios respiratórios (ERs) e os incentivadores inspiratórios (ISs), porém apresentam limitações que dificultam sua adesão. Como tentativa de melhorar o envolvimento dos pacientes ao tratamento, uma nova abordagem associada a tecnologia foi desenvolvida, o Inspirômetro de Incentivo Digital (ID) associado a um jogo lúdico de aplicativo de smartphone. No entanto, antes de integrar o funcionamento do protótipo ao aplicativo, a leitura volumétrica e fluxométrica deste aparelho deve ser devidamente validada. O objetivo do estudo foi comparar o volume e fluxo de ar captado pelo ID com aquele aferido por um espirômetro portátil (EP) e obter fatores de correção (FC) entre as medidas nos dois aparelhos, e assim, corrigir os valores do protótipo. Trata-se de um estudo do tipo transversal que contou com 10 participantes submetidos à medidas de fluxo e volume por meio da manobra espirométrica da CVF em duas etapas. Foi utilizado teste de Wilcoxon (SPSS-Statistics Version 21) com p<0,05. Os valores dos volumes e fluxos medidos, nas etapas 1 e 2, antes da aplicação do FC apresentaram diferença estatística (p<0,05) entre os dados, mas não se obteve diferença estatística ao comparar os volumes e fluxos após o FC. Concluímos que após inserção do FC o ID (protótipo) passou a expressar valores semelhantes àqueles obtidos com o EP possibilitando a próxima fase do estudo (gameficação do ID).