O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
Comunidades
Biblioteca George Alexander Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) Centro de Comunicação e Letras (CCL) Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) Editora Universitária Escola de Engenharia Mackenzie (EE) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Faculdade de Computação e Informática (FCI) Faculdade de Direito Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) Faculdade Mackenzie Alphaville Faculdade Mackenzie Brasília Faculdade Mackenzie Campinas Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR) Fundo Mackenzie de Pesquisa Produção Cientifica
Tipos de trabalho
Submissões Recentes
Dissertação
Internet das coisas e rede móvel aplicadas para a criação de dispositivo de monitoramento do coração artificial
Muxito, Ezequiel Manuel (2024-06-01)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A utilização de sensores para monitoramento dos paciente com Insuficiência Cardíaca (IC), pauta-se na análise do progresso científico e tecnológico acerca da Internet of Things (IoT), aplicado como uma perspectiva inovadora no conceito de Saúde 4.0. Esta dissertação contribuiu no dispositivo de monitoramento do Left Ventricular Assist Devices (LVAD) fomentado pela MackPesquisa. O foco principal reside no sensoriamento avançado, conectividade via rede móvel e suporte remoto à supervisão, direcionando-se à operação e diagnostico de pacientes afetados com IC. O projeto incorpora o uso de ferramentas avançadas para coleta, processamento e análise de dados, empregando conceitos de Big Data e Data Analytics. O protótipo compreende a configuração de um microcontrolador, sensores de batimento cardíaco para monitoramento preciso, um acelerômetro para coleta de dados de movimentos, aceleração e detecção de quedas, além de um módulo de rede móvel para a transmissão eficiente de dados e segura, com a aplicação de técnicas avançadas de segurança da informação. A análise meticulosa dos dados obtidos possibilitou o monitoramento contínuo da saúde dos pacientes, facilitou diagnósticos mais precisos, fornecendo um histórico abrangente da saúde dos pacientes ao longo do tempo. Os experimentos analisaram dataset com 472 registos, aplicados modelos de Machine Learning (ML) para monitorar a rotina dos pacientes a partir de indicadores como batimentos cardíacos, inclinação, queda e movimentos. Os resultados da pesquisa compreendem uma vasta gama de informações que contribuem para a compreensão dos padrões comportamentais dos pacientes, permitindo a identificação de fatores que podem influenciar o sucesso do tratamento clínico e a implementação de estratégias mais eficazes de monitoramento e intervenção. Os modelos e técnicas de ML como: Regressão Linear, Regressão Logística, Arvore de Decisão, Floresta Aleatória, XGBoost e KNN, apresentam resultados que evidenciam um estudo comparativo que avaliou seus desempenhos. A análise indicou que Regressão Linear obteve acurácia de 100% e precisão de 23.62%, e Floresta Aleatória obteve acurácia de 100% e precisão de 23.47%, o que resultou em uma pontuação superior em comparação com outros algoritmos de ML., além disso, verificou-se a instabilidade dos sensores de batimentos cardíacos utilizados durante a coleta de dados, sendo que o sensor de pulso fotodetetor mostrou-se mais estável.
Dissertação
Estudo das propriedades termomecânicas de nanocompósitos poliméricos multifuncionais baseados em nanotubos de carbono e nanossílica
Silva, Bruno Milton Oliveira da (2024-06-14)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Diante da crescente necessidade de utilização de materiais multifuncionais de alto desempenho
com aplicações em diversos setores industriais e tecnológicos, este trabalho teve como objetivo
investigar as propriedades térmicas e mecânicas de nanocompósitos poliméricos híbridos. Para
este estudo foram utilizados como nanoaditivos amostras de nanotubos de carbono oxidada
(MWCNT-OXI), nanossílica (NS), e seu híbrido (MWCNT-OXI+NS) na matriz polimérica a
base de diglicidil éter de bisfenol A (DGEBA) e trietilenotetramina (TETA) como agente de
cura. Nanocompósitos contendo 0,25%, 0,50% e 1,00% em massa de MWCNT-OXI, NS e do
seu híbrido MWCNT-OXI+NS na proporção de 1:1 foram preparados. Estes nanocompósitos
quando estudados pela técnica de DMA revelaram aumentos de 36%, 57% e 67% no módulo
de armazenamento a 50°C para as amostras de MWCNT-OXI+NS, MWCNT-OXI, e NS
respectivamente em relação ao polímero puro. Em relação a temperatura de transição vítrea
(Tg), foram observados aumentos de até 15°C em comparação com o epóxi puro com destaque
para a amostra contendo 0,25% em massa de MWCNT-OXI. Também foi possível verificar a
mesma tendência para os aumentos na densidade de ligações cruzadas, demonstrando uma boa
adesão entre as nanoestruturas e a matriz polimérica. Estes aumentos foram proporcionais ao
módulo de armazenamento (E’), especialmente para a amostra contendo 1% em massa de NS.
As curvas termogravimétricas dos nanocompósitos demonstram que a estabilidade térmica do
polímero foi mantida após a incorporação destas nanopartículas na resina epóxi. Os testes de
Dureza Shore D evidenciaram o aumento da resistência à deformação plástica dos
nanocompósitos produzidos para todas a concentrações de nanoaditivos usadas. Finalmente
pelas medidas de condutividade térmica (CT), foi possível observar aumentos de até 85% na
CT em relação ao polímero puro para todas as composições produzidas, com destaque para a
amostra contendo 1% em massa do híbrido MWCNT-OXI+NS. Sendo assim, verificou-se que
o uso de nanomateriais na forma simples ou combinada ajudou significativamente na melhoria
das propriedades térmicas e mecânicas do epóxi levando a formação de nanocompósitos
multifuncionais.
TCC
Experiências do brincar no espaço educador
Ambrosino, Giovanna Versatti Araujo (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Na infância o brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, influenciando aspectos sociais, emocionais, cognitivos e físicos. E, considerando que a primeira experiência da criança fora de casa é na escola, o ambiente físico tem relação direta com esse desenvolvimento. O trabalho investiga como o ambiente escolar pode estimular e enriquecer as experiências do brincar, a fim de promover um desenvolvimento integral das crianças. Além disso, analisa como a arquitetura escolar pode influenciar positivamente o desenvolvimento infantil e quais aspectos tornam o projeto estimulante, de forma a integrar o brincar ao aprendizado. Assim, a pesquisa busca identificar padrões para o desenho dos espaços educacionais, tornando-os inclusivos, estimulantes, que valorizem a expressão infantil, a autonomia e a interação com o outro, contribuindo assim para uma educação infantil não antecipatória..
TCC
Não museu uma visão crítica ao capitalismo
Passiani, Sophia Morais de Souza (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Para enfrentar a realidade atual, é essencial analisar o avanço do capital sobre todas as esferas da vida. O sistema de exploração impõe um modo de vida violento, desafiando nossa existência. É crucial reconhecer que aceitamos pacificamente essa brutalização.
Como destaca Raquel Rolnik (2018, p. 36), "é preciso resistir ao regime dominante dentro de nós mesmos, combatendo a política de produção da subjetividade e do desejo dominante." Resistir à domesticação da vida exige uma postura crítica e ativa.
TCC
Centro educacional unificado como ferramenta de integração social: Uma visão inclusiva para acessibilidade na arquitetura.
Gama, Gabriela Domingues (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho de conclusão de curso visa aprofundar o entendimento sobre a relação entre arquitetura e inclusão social, com foco específico na arquitetura escolar. Meu objetivo é explorar como os espaços dentro da comunidade e nas escolas podem ser projetados de forma a pro¬mover a inclusão social, oferecendo ambientes acolhedores, acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência física ou intelectual e dentro do espectro autista.
A intenção deste estudo consiste em demonstrar que qualquer ele¬mento arquitetônico, exemplificado aqui pelo Centro Educacional Unificado (CEU), pode ser concebido de maneira a criar espaços mais acessíveis e inclusivos. Com o propósito de evidenciar que todos os alu¬nos devem ter igual acesso ao conhecimento e desfrutar de ambientes seguros e acolhedores, onde se sintam verdadeiramente incluídos.
O fundamento desse projeto é proporcionar um ambiente escolar inclusivo para alunos do ensino fundamental que possuam algum tipo de deficiência e/ou estejam dentro do espectro autista. Acredito que ao promover tais espaços, garanta maior interação entre esses alunos e aqueles sem essas condições, contribuindo para um ambiente escolar mais integrado e enriquecedor para todos os envolvidos.