O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.

Submissões Recentes

Dissertação
Migração, cultura e linguagem: um estudo sobre famílias de imigrantes hispanos na Zona Leste de São Paulo
Rodrigues, Kênia Oliveira de Souza (2025-02-11)

Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

A presente dissertação investiga a formação de identidade e a preservação cultural entre famílias de imigrantes hispano-americanos residentes na Zona Leste de São Paulo, enfatizando os desafios e adaptações enfrentados em um contexto urbano multicultural. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar para compreender como esses grupos mantêm suas raízes culturais ou as negociam com novos costumes e práticas após a integração à sociedade brasileira. Para tanto, foram utilizados métodos mistos de pesquisas descritivo-qualitativas, como revisão bibliográfica e documental, e observação participante, por meio da convivência interpessoal com o público-alvo, além de entrevistas semiestruturadas e de registros fotográficos. A pesquisa examina aspectos interdisciplinares vivenciados por imigrantes hispano-americanos, como o uso da língua espanhola, preservação e aquisição de tradições culturais e religiosas, além da interação com instituições locais, como escolas e igrejas. Também são analisados os impactos das políticas públicas brasileiras e das redes de apoio comunitário na construção de uma identidade híbrida. Os resultados indicam que essas famílias conseguem se adaptar às dinâmicas socioeconomicas e culturais da cidade de São Paulo, mesmo enfrentando dificuldades financeiras e preconceito. Nesse âmbito, este trabalho interdisciplinar tem a intenção de fornecer subsídios para a elaboração de políticas mais inclusivas e para o fortalecimento de iniciativas que valorizem a diversidade étnica e cultural de imigrantes no contexto urbano. Para compor a fundamentação teórico-conceitual necessária aos debates acerca do tema, abordamos autores como: Stuart Hall (2003; 2006; 2012), Roque de BarrosLaraia (2001), Noam Chomsky (1975; 2005), Zygmunt Bauman (2005; 2013), entre outros. E sugerimos que futuras pesquisas abordem ainda mais essas questõesfundamentais para a promoção de uma cidadania digna, plural e inclusiva.
TCC
Logística reversa de vasilhames de vidro pós-consumo: um estudo de caso sob a óptica do catador e do consumidor final
Oliveira, Isamara Barbosa de (2024-06-05)

Escola de Engenharia (EE)

Os impactos ambientais e sociais associados a gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil confronta a sua eficiência atual, dada a discrepância entre a quantidade coletada e a massa de resíduos recuperados, especialmente no caso do vidro. Estudos comprovam a existência de benefícios em relação ao vidro, como a sua eficiência como vasilhame de ciclo de vida infinito. Contudo, este tende a ter uma menor participação na coleta seletiva, resultando em um descarte inapropriado que prejudica o meio ambiente e sua reciclagem. Neste contexto, a logística reversa do vidro pós-consumo enfrenta desafios. Principalmente aqueles atrelados à dificuldade em estabelecer um sistema eficaz, mesmo estando frente a uma possível crise. Esta pesquisa discorre sobre a percepção de uma parte crucial desta cadeia, através de entrevistas com cooperativas da região sul de São Paulo e uma organização não governamental em prol dos catadores. Pôde-se caracterizar os desafios enfrentados e os aprofunda no contexto de impactos sociais, compreender o entendimento sobre o tema na visão dos entrevistados, e como essa parte da cadeia pode afetar a disponibilidade e a qualidade do vidro recuperado. A legislação brasileira requer uma fiscalização efetiva e quando comparada com práticas internacionais, como no Reino Unido, nota-se a necessidade de uma abordagem integrativa entre os múltiplos stakeholders, além de uma legislação mais sólida. A pesquisa oferece insights sobre a importância da cooperação e investimentos conjuntos para superar os desafios futuros da logística reversa do vasilhame de vidro.
Tese
Estudo da deformação plástica de aço carbono no contexto prático de trefilação
Calicchio, Leonardo (2025-05-07)

Escola de Engenharia Mackenzie (EE)

A conformação mecânica de metais a frio abrange uma gama de processos amplamente utilizados na indústria para a fabricação de componentes metálicos. No entanto, a compreensão dos limites da deformação plástica ainda apresenta lacunas, levando muitas empresas a adotarem abordagens conservadoras para evitar defeitos em seus produtos. Esta tese investiga a deformação plástica do aço carbono SAE 1020 no contexto da trefilação, buscando superar os limites tradicionalmente estabelecidos pela literatura e pela prática industrial. A pesquisa propõe a trefilação de barras laminadas, explorando reduções de área superiores ao limite usual de 20%. Os ensaios metalográficos realizados evidenciam que reduções mais agressivas são viáveis sem comprometer a integridade estrutural do material, permitindo otimizar os processos industriais. Os resultados demonstram que foi possível alcançar reduções de área de até 41%, mais do que o dobro do que a literatura sugere e do que é comumente aplicado na indústria. Além disso, a análise da dureza mapeia o encruamento do material, contribuindo para um melhor entendimento da relação entre microestrutura e comportamento mecânico. A otimização dos parâmetros de trefilação possibilita maior eficiência produtiva, minimizando a necessidade de múltiplos passes, o que se traduz em menor consumo energético e menor impacto ambiental. A substituição de práticas conservadoras por abordagens fundamentadas na ciência dos materiais contribui para tornar os processos de conformação mecânica mais sustentáveis e mais competitivos.
Dissertação
Literatura no contexto da educação infantil: obstáculos, desafios e propósitos
Mendes, Sheila Morais de Sousa (2025-02-14)

Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

A literatura contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e intelectual de todo ser humano. Quando se trata de crianças em pleno processo de aprendizado, sua importância é ainda maior. Além disso, a literatura pode promover a inclusão, a educação equitativa e o desenvolvimento pessoal e social na infância. Assim, fomentar a leitura de obras literárias durante essa fase é essencial, além de ser um direito fundamental. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios, obstáculos e propósitos na formação do leitor literário no contexto interdisciplinar da Educação Infantil, sob a perspectiva de professoras que trabalham com essa faixa etária. Dentre os nossos objetivos gerais e específicos, pretendemos: analisar como a literatura infantil é abordada nos documentos oficiais; identificar e analisar os desafios e obstáculos que as professoras enfrentam na formação do leitor literário no contexto da Educação Infantil; analisar propósitos que tenham como foco o desenvolvimento do leitor literário, por meio da documentação pedagógica e de projetos desenvolvidos pelas professoras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. A partir desse escopo, constatamos que há uma grande quantidade de professoras que se interessam em continuar estudando e se especializando em Literatura Infantil, desenvolvendo propostas potentes para apresentar e formar bons leitores literários, mas que ainda há desafios a serem superados para que esses propósitos sejam alcançados.
Dissertação
Formação inicial de professores de biologia: desafios e dificuldades sob a ótica de egressos
Cunha, Itamara Carla Santos da (2025-02-20)

Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

Os saberes necessários para a formação dos educadores têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores ao longo das últimas décadas, tendo em vista que a formação dos docentes impacta significativamente no processo de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, no seu desempenho escolar e desenvolvimento socioeducacional. No contexto dos professores de ciências, a biologia como disciplina contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante inserido em uma sociedade contemporânea cada vez mais tecnológica, capacitando-o para tomadas de decisão pautadas na ética e na responsabilidade ecológica. Frente a esse cenário, esta investigação teve como objetivo investigar, sob a ótica do professor de ciências e/ou biologia, quais os desafios e dificuldades de sua formação inicial para que um professor profissional de biologia possa ingressar na profissão com um repertório mínimo que possibilite novas construções ao longo de sua trajetória profissional. Foram entrevistadas quatro docentes das redes pública e particular de ensino. As entrevistas foram transcritas e analisadas seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin. As docentes entrevistadas nesta pesquisa expressam uma visão crítica sobre sua formação inicial, avaliando-a como uma experiência positiva, porém insuficiente para enfrentar as necessidades da realidade escolar e a atuação frente aos alunos em sala de aula. Sendo assim, futuras pesquisas e investigações são necessárias para garantir o acesso à Educação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.