O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
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Tipos de trabalho
Submissões Recentes
Dissertação
OERA 9-99: desenvolvimento e validação inicial de um protocolo estruturado de rastreamento de autismo nível 1 para crianças, jovens e adultos.
Carassini, Amanda (2025-02-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Protocolo de Observação Estruturada para Rastreamento de Autismo (OERA) é
uma ferramenta de avaliação breve, padronizada e de baixo custo para detectar sintomas do
Transtorno do Espectro Autista (TEA), que demonstra boas propriedades psicométricas para
crianças de 3 a 10 anos de idade em sua maioria com deficiência intelectual. Encontramos
poucas alternativas de instrumentos validados, de avaliação direta e de baixo custo para
rastreio de TEA em jovens e adultos para realidade brasileira, o OERA é potencialmente
uma ferramenta que poderia ser desenvolvida para essa faixa etária. Por isso, o objetivo deste
estudo foi desenvolver e verificar evidências de validade de uma nova versão do OERA que
abarcou crianças a partir de nove anos, jovens e adultos de nível um de suporte, o OERA-9-
99. O estudo contou três fases : (1) desenvolvimento do OERA-9-99 com medidas para os
mesmos domínios em todas as faixas etárias, mas com provas diferentes para crianças de 9
a 12 anos, e jovens e adultos a partir de 13 anos, (2) fase pré-piloto para verificar a viabilidade
das provas e validade de conteúdo do instrumento segundo análise de juízes utilizando o
cálculo do coeficiente de validade de conteúdo da escala como um todo e a análise das
pontuações por vídeo e (3) estudo piloto para verificar se o OERA 9-99 seria capaz de
discriminar pessoas com TEA (N=10) de pessoas com desenvolvimento típico (N=11)
segundo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), teste kappa de fleiss, kappa de Cohen,
indicador AC2 (Agreement Coefficient) de Gwet, teste de qui quadrado (χ²) e a curva ROC
para investigar os parâmetros de sensibilidade (diagnósticos de TEA corretos) e
especificidade (discriminação correta dos controles). A versão final do OERA 9-99 contou
com 26 provas, sendo 10 específicas (que consideram o desempenho do avaliando em 10
provas diretamente testadas contemplando diferentes habilidades) e 16 globais (que levam
em conta o desempenho dos avaliandos na avaliação completa). Os resultados indicaram que
a maioria das provas apresentaram um aceitável (> 0,80) em relação a pertinência prática,
clareza da linguagem e relevância teórica; com exceção da prova 5 (CVC = 0,65, considerado
abaixo do aceitável.). Os indicadores de concordância seguiram dois modelos estatístico, o
primeiro, segundo o kappa de fleiss, demonstrou concordância muito fraca (0 a 0,20) na
maioria das provas, com exceção das provas 1, 8 e 10 que atingiram níveis de concordância
moderados ou bons (0,71/ 0,50/ 0,60/0,57); já na análise do Kappa de Cohen observou-se
que , as provas 1, 5, 7, 8.1 e 9 apresentaram concordância de Kappa moderada (variando
entre 0,21 e 0,40), enquanto as demais provas mostraram concordância substancial ou quase
perfeita. A literatura ressalta as limitações do coeficiente Kappa, apesar de sua ampla
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utilização como medida de concordância, para superar essas limitações, o coeficiente de
concordância AC2 foi proposto visando fornecer estimativas mais robustas de concordância
por meio de cálculos mais adequados, assim observou-se que o indicador AC2 apresentou
uma concordância maior (mais próxima de 1,0) nas provas 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23 e
25. O teste χ² indicou uma associação significativa (entre associações entre a opinião
diagnóstica das pontuadoras e o diagnóstico real dos pacientes avaliados) [χ²(1) = 27,494, p
< 0,001, V = 0,809] com um tamanho de efeito alto (V > 0,5). Por fim, verificou-se um bom
potencial discriminativo do OERA 9-99 na diferenciação entre jovens e adultos com TEA e
sem TEA. A análise da Curva ROC apresentou uma AUC significativa de 0,955 (p < 0,001),
indicando que o instrumento identificou corretamente 95,5% dos casos. O melhor ponto de
corte identificado foi o escore 9, que apresentou 90,00% de sensibilidade e 90,91% de
especificidade. Concluiu-se que o OERA 9-99 demonstrou sua capacidade de
operacionalizar e mensurar sinais e sintomas descritos nos manuais internacionais de
avaliação, oferecendo uma abordagem estruturada e consistente. Além disso, foi bem
avaliado por quatro juízes especialistas em TEA, destacando sua relevância e adequação
como instrumento para identificação de TEA entre crianças, jovens e adultos de nível um de
suporte. Por fim, o instrumento apresentou uma tendência promissora para discriminar
indivíduos com TEA daqueles sem o transtorno, indicando seu potencial para contribuir no
processo de triagem.
Dissertação
Correlações entre a percepção de pais e professores sobre funcionamento cognitivo e o desempenho em testes neuropsicológicos de crianças do ensino fundamental I: um estudo sobre os efeitos da pandemia de COVID-19
Zeballos, Beimar Alejandro Góngora (2025-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Com as medidas de isolamento social adotadas pelo governo para frear o avanço da pandemia de COVID-19, as escolas tiveram de ser fechadas, levando à implementação do ensino não presencial, com o objetivo de dar continuidade às atividades escolares. Com a nova realidade de estudos em casa, os pais também tiveram de se envolver mais diretamente no processo educacional de seus filhos. Além disso, professores encontram diversos percalços durante o ensino remoto e na volta ao presencial. Diversos estudos indicam impactos negativos no nível de aprendizagem pós pandemia. Desse modo, o estudo avaliou como os relatos de professores e responsáveis, através de um inventário, estão associados ou até mesmo conseguem prever as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos na volta ao ensino presencial. O estudo analisou 98 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Embu das Artes, através de testes que mensuram a habilidades intelectual e acadêmicas, atenção e linguagem. São eles: Teste de Desempenho Escolar II; Tarefa de Fluência Verbal Livre; Tarefa de Dígitos (Ordens Direta e Inversa); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Inteligência Geral); Teste de Atenção por Cancelamento; Teste de Hayling (Flexibilidade cognitiva, Velocidade verbal, Controle inibitório); Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. Para os professores e responsáveis, foi aplicada a escala reduzida do Índice de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC). Foram realizadas análises de: Kruskal-Wallis, para comparação das médias dos resultados encontrados; Correlação, para estabelecer relações entre os testes neuropsicológicos e o IRDC; Regressão, para evidenciar o potencial preditivo de possíveis dificuldades cognitivas nos alunos. Foram encontradas correlações significativas e negativas entre as subescalas dos inventários e os outros instrumentos, além das regressões terem mostrado o potencial preditivo de 39,2% e 38,0%, para dificuldades cognitivas nas subescalas de linguagem e atenção respectivamente. O IRDC apareceu como um instrumento de baixo custo e de fácil aplicação, que pode ter grande utilidade clínica e educacional.
Dissertação
A governança corporativa como instrumento para regulação do controle nas estruturas utilizadas em operações de private equity
Risi, João Marcelo Novaes (2025-02-10)
Faculdade de Direito (FDIR)
A presente dissertação aborda o papel da governança corporativa como instrumento
regulador do controle nas estruturas utilizadas em operações de Private Equity. O
estudo está dividido em três partes principais, sendo a primeira dedicada à análise do
poder de controle, com base nas obras de Adolf A. Berle, Gardiner C. Means e Fábio
Konder Comparato. O capítulo examina a dissociação entre a propriedade e o controle
da atividade empresária, além de discutir as tipologias de controle societário e controle
empresarial. A segunda parte do trabalho explora as principais estruturas adotadas
em operações de Private Equity, analisando as implicações jurídicas e financeiras
dessas operações, incluindo o uso de acordos de acionistas e outros arranjos
contratuais. A terceira parte tem como foco principal aspectos relacionados à
governança corporativa, considerando seus impactos nas operações de Private
Equity, com uma reflexão sobre as práticas adotadas nesse tipo de investimento e
seus efeitos sobre as estruturas de poder. O estudo aborda, ainda, distinções entre
as consideradas melhores práticas de governança corporativa e as disposições
adotadas em operações de private equity.
Dissertação
Direito e razão do mercado: do poder disciplinar normalizador à psicopolítica neoliberal
Franco, Fernando Augusto de Melo (2025-02-07)
Faculdade de Direito (FDIR)
A presente dissertação pretende analisar a relação entre direito e neoliberalismo, compreendido
na pesquisa como uma nova racionalidade. Por meio do referencial teórico do filósofo Michel
Foucault, com foco nos conceitos de direito, poder, verdade e governamentalidade, busca-se
entender a formação da razão do mercado como indexador geral da organização social, política
e econômica da era neoliberal, bem como da subjetividade individual. O contexto a ser
abordado, em linhas gerais, é o do desenrolar histórico do capitalismo no Ocidente até a
hodierna experiência neoliberal, marcada pela universalização da racionalidade do mercado
como a nova razão política estatal e a consequente economização total das relações sociais, com
efeitos profundamente transformadores na cidadania, representatividade política e
sociabilidade. O neoliberalismo é estudado como uma força estruturante, um poder que molda
e organiza não apenas a ação dos governantes, mas também a própria conduta dos governados.
Nesse sentido, busca-se entender a universalização da norma da concorrência como modelo de
subjetivação dos cidadãos e, também, como o objetivo da reforma do quadro jurídico no Estado
neoliberal. Observa-se, ainda, as formas de controle e normalização atuais, o exaurimento do
indivíduo na sociedade de consumo e desempenho, o esfarelamento dos laços de solidariedade,
o recuo de direitos, a desigualdade social e a desdemocratização vivenciada no Ocidente. Dessa
forma, espera-se compreender o papel do direito na regulação da vida social pelo mercado e no
governo do mundo neoliberal.
Dissertação
Inteligência artificial e gestão dos dados da saúde: dilemas éticos e os impactos nos direitos humanos
Déda, Luiza Hora (2025-02-07)
Faculdade de Direito (FDIR)
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi sancionada em 2018 no Brasil
e, desde então, a legislação acerca da proteção de dados apresenta adequações, de forma que
continue a proteger direitos e a estabelecer novos deveres, em meio às mudanças decorrentes
do incessante avanço tecnológico. No mundo contemporâneo, o tratamento de dados é vital
para a sociedade, nos seus aspectos político e socioeconômico. Ocorre que, dados sensíveis
passaram a ser indevidamente explorados e direitos são continuamente violados. Logo,
exige-se a reconsideração das funções do Estado e uma adaptação da Administração Pública
às novas realidades, a fim de estabelecer novas diretrizes que protejam os direitos
fundamentais. Diante desse cenário, o presente estudo tem por objetivo observar os reflexos
da inteligência artificial e do processamento de dados sensíveis na sociedade da informação,
contando com um recorte que propõe analisar criticamente o processamento de dados da
saúde nos sistemas público e suplementar e os seus respectivos impactos nos direitos
humanos, assim como, pretende investigar a segurança cibernética no ordenamento jurídico
brasileiro. Quanto à metodologia, este trabalho se delineia como uma pesquisa documental e
bibliográfica. Espera-se oferecer uma análise abrangente dos impactos da inteligência
artificial e do tratamento de dados da saúde na sociedade, para tanto, serão considerados os
aspectos éticos, mercadológicos e legais. Por fim, como resultado, deve-se demonstrar o papel
indispensável que as instituições brasileiras prestam para garantir a efetiva segurança e
garantia de Direitos Humanos no contexto digital