O Adelpha, Repositório Digital do IPM, tem como objetivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica e intelectual, entre outros documentos de caráter histórico e de interesse do Instituto Presbiteriano Mackenzie, contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto, garantindo a preservação da memória intelectual da Instituição.
Comunidades
Biblioteca George Alexander Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) Centro de Comunicação e Letras (CCL) Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) Editora Universitária Escola de Engenharia Mackenzie (EE) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Faculdade de Computação e Informática (FCI) Faculdade de Direito Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) Faculdade Mackenzie Brasília Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR) Fundo Mackenzie de Pesquisa
Tipos de trabalho
Datas de publicação
Submissões Recentes
TCC
Guerra russo-ucraniana e seus impactos para a balança comercial brasileira
Zulin, Guilherme Prado; Almeida , Lucas dos Santos; Leite, Polyana Ferreira; Bispo, Vinicius Messias de Souza (2023-06-13)
O vigente estudo tem como objetivo compreender os potenciais impactos gerados pela guerra russo-ucraniana na balança comercial brasileira em relação aos países Rússia e Ucrânia, através do levantamento do histórico comercial da última década entre as duas nações, da comparação de volumes e valores nas operações de importação e exportação entre os doze meses anteriores e os doze meses a partir do início da guerra, além da identificação dos setores e produtos mais afetados pelo conflito. Os resultados são obtidos por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com método misto, por meio da plataforma Comexstat para dados quantitativos e de artigos não científicos, publicações de centros de pesquisa, artigos de opinião e análise de jornais e revistas para dados qualitativos. Em conclusão, infere-se que a balança comercial brasileira sofreu alterações devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, impactando as importações e exportações de produtos como carne, petróleo e grãos desde o início do conflito.
TCC
Estratégias para a internacionalização das franquias brasileiras no setor alimenticio
Scibarauskas, Luis Felipe Reis; Silva, Davi Casemiro; Iso, William Shinji; Cardoso, Pedro de Luca (2022-12-08)
O objetivo desse trabalho é analisar o processo de internacionalização das franquias brasileiras no setor alimentício. Foi realizada uma revisão da literatura sobre Internacionalização e Franchising. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos envolvendo três franquias brasileiras. A internacionalização de franquias ainda é um modo de entrada no exterior pouco explorado, porém vem apresentando um crescimento significativo recentemente. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias. Para a análise, foram selecionadas as franquias: Spoleto, Oakberry e Giraffas como sujeitos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de análise dos artigos e de sites. Foi constatado durante o estudo que o principal fator que motiva as franquias brasileiras a investirem no mercado externo é o aumento do valor da marca pela presença internacional. Pode-se verificar que as principais barreiras para processo de internacionalização se encontram no âmbito cultural e geográfico, que causam um receio para as franquias no processo de expansão, muitas vezes por medo de se arriscar e não obter sucesso, devido às dificuldades de custos, organização e os riscos políticos e econômicos.
TCC
Marketing: um estudo sobre a monetização do mercado de vídeo games
Lins, Gabriel Sobral; Soares, Gabriel Souza; Rigotto, Gabriel Mereb (2022-12-12)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a monetização do mercado de games no Brasil, ou seja, apresentar as melhores estratégias para monetização de jogos eletrônicos no mercado de games brasileiro, por meio de questionários de comportamento de consumo e observações do contexto histórico e mercadológico no Brasil e no mundo. A partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre o comportamento do consumidor, mostrando qual a estratégia mais assertiva para cada tipo de plataforma, seja mobile, computador ou console. O resultado apresentado foi o da ampla implementação do modelo freemium (free-to-play) de vídeo games nas 3 plataformas anteriormente citadas.
TCC
Setor automobilístico e a crise dos semicondutores durante a pandemia do covid-19 no Brasil e no mundo
Matta, Gabriel Amir Francis (2023-06-15)
O principal objetivo do trabalho foi pesquisar e demonstrar de que maneira a crise dos semicondutores impactou economicamente a produção de automóveis no Brasil. A originalidade do tema se justifica por se tratar de um tema recente e que ainda está ocorrendo no ano de 2023. Quanto ao método, o principal método utilizado foi a Pesquisa Documental, pois ao longo da pesquisa além de relatos escritos, serão analisadas fontes de dados, bases estatísticas e estudos. A principal fonte de dados utilizada ao longo da pesquisa foi a ANFAVEA. A pesquisa documental se mostrou mais adequada para o caso, pois o tema é recente e a maioria dos dados não tem tratamento analítico, as principais fontes de dados são tabelas estatísticas, relatórios (ANFAVEA) principalmente, relatórios de empresas, jornais etc. (FONSECA, 2002). Ao longo de toda a pesquisa, pode-se compreender que a escassez de semicondutores foi uma das principais causas dessa baixa produção e exportação observada. Tal escassez se deu devido ao próprio processo de fabricação de semicondutores, bem como a situação pandêmica. Pois no auge da pandemia, muitas fábricas acabaram parando a produção, e o estoque de semicondutores que estava destinado à esta indústria, teve de ser direcionado para outro setor que continuou ativo, no caso, o de eletrônicos. Este setor ficou mais forte na pandemia, pois com o advento do ensino à distância e trabalho em casa, muitos viram a necessidade de adquirir produtos. E quando a indústria automotiva resolveu retomar as produções, se deparou com uma fila para adquirir novos lotes de semicondutores, e isto acabou levando meses de espera.
TCC
Impactos econômicos da reforma trabalhista: uma análise empírica
Faustino Junior, Lazaro de Paiva (2023-06-15)
Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa abrangente sobre os impactos da reforma trabalhista de 2017 no Brasil. A reforma foi defendida como a solução para problemas relacionados ao emprego, competitividade, estagnação econômica e altos custos trabalhistas, em busca de "segurança jurídica". No entanto, os resultados revelam que a reforma não cumpriu suas promessas e aprofundou a precarização do trabalho, sem gerar efeitos significativos na economia estagnada. O estudo examina diversas dimensões, como economia, mercado de trabalho, desigualdade salarial, formas de contratação, jornada de trabalho, remuneração, sindicalismo, instituições públicas do trabalho e negociações coletivas. Por meio de uma ampla gama de fontes de dados e pesquisas empíricas, a pesquisa busca entender o que realmente ocorreu no mundo do trabalho após a reforma. Embora a pandemia do coronavírus tenha trazido desafios adicionais para analisar os efeitos da reforma, o estudo se baseia em dados anteriores a esse período, contextualizando a relação entre as repercussões sanitárias, econômicas e trabalhistas, sem precedentes na história. A abordagem rigorosa dos temas e a organização da obra deixam claro os principais resultados dessa pesquisa coletiva realizada por diferentes instituições. Os resultados indicam que, sob o impacto da reforma trabalhista, a economia brasileira continuou em trajetória de estagnação, iniciada em 2015, e não foram gerados os empregos prometidos. Além disso, houve aumento da desigualdade ocupacional e salarial com o avanço de formas flexíveis de contratação e remuneração, enfraquecimento dos sindicatos, negociações coletivas e instituições públicas do trabalho. Longe de promover a retomada do desenvolvimento no Brasil, a reforma trabalhista intensificou a desorganização histórica do mercado de trabalho, contribuindo para a desorganização crescente da economia nacional no período recente. Esse estudo evidencia a necessidade de repensar as políticas trabalhistas, visando a uma maior justiça e estabilidade no mercado de trabalho e à promoção do desenvolvimento sustentável.