Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 77
  • TCC
    Uso de animais no ensino de ciências: uma revisão da literatura
    Ferreira, Yuri Otero (2020-12)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    O ser humano explora os recursos naturais há anos, e os recursos animais não são diferentes. Muitas áreas de ciências e da saúde utilizam animais vivos para vários experimentos, desde estudos científicos até aulas práticas de laboratório. Entretanto, nos últimos anos o debate sobre a ética e o bem-estar animal vem se tornando cada vez mais prevalente, com escritores como Peter Singer e Tom Regan defendendo que os animais merecem as mesmas considerações éticas que os seres humanos. Esse movimento levou a criação de leis no mundo inteiro, e no Brasil, para assegurar os direitos dos animais, a fundação de comitês de ética para regulamentar as atividades das universidades e a criação de diversos métodos para a substituição dos animais na ciência e principalmente na educação. Mas mesmo com todas essas mudanças, como os profissionais das áreas de ciências e da saúde reagiram? E os alunos? E os novos métodos são tão eficazes quanto os tradicionais? O presente trabalho realiza uma revisão da literatura sobre o uso de animais em aulas práticas, observando principalmente a eficácia dos métodos alternativos, a ações tomadas por universidades e a opinião de alunos e professores sobre o tema. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de recursos digitais, procurando pelos trabalhos mais relevantes sobre o tema. Com base nos trabalhos encontrados, é possível concluir que os métodos alternativos são tão eficazes quanto os tradicionais, apresentando mais benefícios além da redução do sofrimento animal. Também foi possível concluir que muitos alunos e professores não sabem da existência destes métodos, contudo os comitês de ética de diversas universidades estão trabalhando para divulgar esses métodos e a importância da ética animal.
  • TCC
    Considerações sobre a pesquisa ecotoxicológica marinha no Brasil: organismos-teste e substâncias testadas
    Coelho, Fernanda Duarte Borges (2020-12)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    Com o aumento acelerado do nível de poluentes emitidos pelos seres humanos nas últimas décadas, a poluição marinha se faz cada vez mais presente. Relacionada com o modo com que o desenvolvimento urbano e industrial vem impactando o ambiente marinhos, a Ecotoxicologia Marinha é uma ciência que tem como principal objetivo avaliar o potencial de contaminação dessas substâncias que chegam aos oceanos por meio de despejo de lixo industrial, hospitalar, derramamento de petróleo etc. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre Ecotoxicologia Marinha no Brasil, a fim de revelar quais são os tipos de organismos-teste mais utilizados nos testes ecotoxicológicos. O trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica com publicações das últimas duas décadas (2000-2020) de diferentes plataformas. Foram selecionados 30 artigos que envolveram 35 grupos diferentes de animais, sendo os crustáceos anfípodas Leptocheirus plumulosus, Tiburonella viscana, Gammarus pseudolimnaeus, Gammarus pulex e Parhyale hawaiensis, os mais utilizados nos bioensaios. Segundo a literatura, os crustáceos apresentam melhor desempenho em bioensaios por exibir alta sensibilidade às substâncias químicas, por sua posição nas cadeias tróficas, por sua disponibilidade no ecossistema e por seu fácil manejo e adaptabilidade em condições laboratoriais. Pôde-se concluir que as informações obtidas por pesquisas em Ecotoxicologia Marinha evidenciam a importância de se conhecer os efeitos nos organismos marinhos expostos a substâncias tóxicas, e estes resultados com certeza serão referências para o gerenciamento ambiental, no que diz respeito às políticas ambientais, fiscalização de despejo de contaminantes em áreas costeiras e preservação de corpos hídricos.
  • TCC
    A educação sensorial da criança no método Montessori
    Melo, Maiara Hubner de (2019-06)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    A presente pesquisa foi realizada em uma escola particular Montessoriana, localizada no extremo sul de São Paulo. O desenvolvimento do trabalho foi traçado por uma investigação qualitativa, pois busca compreender o contexto da prática realizada nesta escola, sua articulação com seus princípios teóricos e em decorrência a análise dos dados coletados. Tem por objeto central a educação montessoriana sob o enfoque do desenvolvimento sensorial da criança, tendo por eixo condutor as apropriações desses princípios teóricos na atualidade. As principais bases teóricas são de autoria de Maria Montessori, em seus livros A Pedagogia Científica (1965), A Criança (1970) e A mente absorvente (1971) e autores que auxiliam compreender esse legado, como Rosa (2017), Salomão (2018) e Araújo; Avanzini; De Araújo (2005). A pesquisa percorreu questões sobre a trajetória de Maria Montessori, sua biografia no capítulo um, dando sequência é apresentado nos capítulos dois as questões fundamentais que dão o alicerce teórico e compreendem as concepções do método Montessori; a educação pelos sentidos, prossegue tratando o desenvolvimento da criança, abordado de acordo com esses princípios. Ainda no capítulo dois é apresentado alguns materiais criados por Maria Montessori, cujo possibilita o desenvolvimento sensorial e cognitivo da criança. Dando sequência, é abordado o papel da educadora montessoriana, acrescentamos ao estudo dados sobre o funcionamento de cada sistema sensorial, para se ter maior aprofundamento da relação ao método em função do sistema biológico humano. Para o elaboração da análise foi feita a observação durante dez dias na escola particular de educação infantil que utiliza o método Montessori. Foi utilizado como instrumentos de registro da observação um caderno de campo. Buscou-se analisar a prática pedagógica a partir da observação de três grupos de crianças com idades entre 3 a 5 anos que utilizavam os materiais montessorianos e algumas adaptações de materiais criados pelas professoras. Nesse processo de coleta de dados por observação, cada atividade focava o desenvolvimento da criança através de um órgão sensorial. Para expor os dados utilizou-se a descrição por episódios, em que duas crianças são observadas utilizando o mesmo material. Finalizamos a pesquisa com a comprovação da validade do método Montessori na atualidade, embora com ressalvas a algumas transgressões nos princípios reguladores do método, compreende-se que pode haver experimentações, no entanto não poderiam romper com a estrutura do método.
  • TCC
    Concepções de educação ambiental dos alunos de ciências biológicas de uma Universidade particular da cidade de São Paulo
    Costa, Lucas Daminello (2019-06)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    O presente trabalho teve como objetivos compreender como os alunos da graduação de um curso de ciências biológicas de uma universidade particular de São Paulo – SP classificam os níveis de importância de diferentes entidades sociais diante das problemáticas ambientais e analisar se existe mudança quantitativa na atribuição destes níveis de importância entre a primeira e última etapa do curso. Tais objetivos tiveram como base o entendimento de que, há na sociedade, diferentes concepções de educação ambiental, algumas de viés critico, e outras de viés conservador. Estas concepções estão latentes no processo formativo dos alunos e certamente interferem na forma como os indivíduos percebem as problemáticas ambientais. Sendo assim, ao buscamos compreender como os alunos indicam, em ordem de importância, a responsabilidade das diferes entidades sociais perante as problemáticas, procuramos compreender quais concepções de educação ambiental, entre conservadoras e críticas, predominam nos alunos. Ao chegarmos ao nosso objetivo foi possível inferir de que modo, possivelmente, os alunos enfrentam as problemáticas ambientais, e se ocorre mudança nisto ao decorrer do curso. O procedimento metodológico para coleta e análise de dados consistiu na aplicação de cinco questões, cada qual trazendo uma problemática ambiental e, dentro da questão, quatro opções alternativas, cada uma representando uma entidade social, em que os alunos enumeraram as entidades sociais por ordem de importância na causa da problemática apresentada na questão. Sendo que as diferentes concepções, crítica e conservadora, hipoteticamente, indicam diferentes setores sociais como sendo maiores em nível de importância dentro das problemáticas, dividimos estas alternativas em dois grupos, em um grupo três alternativas representam escolhas de concepção crítica e no outro grupo uma alternativa representa a escolha de concepção conservadora. Usamos o método quantitativo, utilizando, com auxílio de gráficos, a porcentagem das escolhas para analisar a respostas e observamos que proporcionalmente houve, na maioria das questões, predominância da escolha de resposta que consideramos conservadora, tanto na etapa inicial quanto na final do curso, desta forma, não houve mudança nesta concepção ao decorrer do curso, se mantendo conservadora.
  • TCC
    Análise da representividade étnico racial a partir de imagens didáticas de livros de biologia
    Neres, Potira Caruana Rocha (2019-12)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    Introdução: O racismo é um sistema de opressão que tem o desígnio de abdicar direitos de um grupo, alienando-o de diversos aspectos na sociedade. Neste contexto, o ambiente escolar pode sofrer com interferências desta opressão, promovendo um ensino que não abrange questões raciais ao excluir ou minimizar a representatividade de pessoas negras. Apesar de políticas públicas intervirem como uma ação inclusiva para pessoas negras, um longo caminho de lutas e conquistas ainda é preciso ser percorrido para que a representatividade entre negros e brancos alcance igualdade, principalmente quando se trata da representação em áreas científicas, geralmente protagonizadas por brancos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a representatividade da população negra em livros didáticos de biologia. Para tal, foram avaliadas duas coleções, com 3 livros didáticos cada, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As imagens foram quantificadas conforme uma classificação pré elaborada. Foi constatado que a representatividade branca se sobressai sobre a negra em ambas as coleções, apesar da coleção 2 ter o dobro de figuras com pessoas negras. A única categoria que os negros estão representados em equidade foi na “esportistas”, porém não necessariamente significa algo positivo, já que os negros são exaltados para seguirem carreiras no esporte como uma das alternativas de se ter um crescimento social de forma lícita. Conclusão: A analise as coleções demonstram estar longe de uma educação inclusiva, alguns estereótipos são reforçados e a falta de imagens representativas positivas é um grande déficit.