Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 44
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA cidade nas palavras: a representação do espaço periférico em Capão Pecado, de FerrézSilva, Ana Karoliny Azevedo (2023-12-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A partir da semiótica de linha francesa, este estudo se propõe a analisar e compreender as estratégias discursivas empregadas nas descrições de espaço do romance Capão Pecado, escrito pelo autor paulistano Ferréz. Os trechos verificados foram selecionados em razão de sua relevância quando de encontro com a espacialidade da narrativa, bem como foram considerados elementos relativos à significação dada através de suas respectivas organizações discursivas. Foram destacados os processos relativos à semântica e sintaxe discursiva do texto em questão, em que foram destrinchados aspectos como a ancoragem em pessoa, tempo e espaço, tematização, figurativização, a partir de suas debreagens. A análise de tais elementos se dá em razão do entendimento dos efeitos de sentido produzidos por meio de tais configurações textuais. A divisão dos trechos em categorias foi realizada com base na constatação de certas isotopias temáticas dentro da narrativa, o que resultou na apreensão da análise do nível discursivo do percurso gerativo de sentido por meio de três diferentes categorias temáticas: o espaço como reflexo de injustiças sociais; a relação entre espaço e violência urbana; e, finalmente, o espaço público como facilitador de socialização. Também foram observados elementos que configuram a coerência textual na narrativa, e como este recurso atua como veículo de simulacros da realidade. Por fim, a tensividade do discurso foi estudada pela assimilação da correlação entre intensidade e extensidade. Assim, considerando a apreensão do percurso gerativo de sentido, com ênfase em processos constitutivos do nível discursivo, e a tensividade atrelada aos excertos que conotam o espaço ficcional de Capão Pecado, este trabalho deseja ser uma contribuição para a compreensão de discursos literários contemporâneos através da semiótica discursiva, de modo a discuti-lo dando prioridade a procedimentos inerentes às semióticas literária e espacial. - TCCA construção imagética da bruxa e de Atena no universo narrativo de LoonaRibeiro, Vitoria Evelyn Mota Dias (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Inspirados comercialmente e artisticamente por movimentos sociais, muitos produtos midiáticos se apropriam de suas discussões. Dentre os exemplos contemporâneos, o grupo sul-coreano LOONA, criado em 2016 sob a premissa de construir um universo narrativo próprio por meio de seus materiais audiovisuais, emprega perfis de mulheres historicamente considerados subversivos em sua narrativa de teor feminista. Por isso, buscando reconhecer permanências e atualizações, o presente Trabalho de Conclusão de Curso estuda semioticamente a construção da bruxa, tanto nos seus papéis de matrona e aprendiz, como na ligação proposta pela narrativa com a deusa grega Atena. A priori, com base na pesquisa bibliográfica, considerando a estruturação da história em materiais de naturezas diversas, lançados pelos solos e pelas subunidades que integram o LOONA, estudamos seu universo narrativo por meio do modelo transmidiático. Disso, foi possível levantar elementos-chave da segunda subunidade, um trio denominado ODD EYE CIRCLE. Para a análise dos materiais selecionados, optamos pela semiótica peirceana e, em apoio às leituras feitas dos signos levantados, recorremos a um dicionário de símbolos. Paralelamente, utilizamos uma enciclopédia voltada aos conceitos, práticas e símbolos associados à bruxa. Dessa forma, pudemos conferir como a sabedoria divina ganha novos contornos na passagem da Atena virginal para a mulher que almeja viver o amor em sua totalidade. Igualmente, concluímos que a narrativa mescla signos comumente interpretados como inocentes com outros tidos como malignos, em um esforço tanto publicitário, como artístico e crítico. Portanto, enxergamos no ODD EYE CIRCLE a apresentação e representação da rebeldia feminina para emancipação dos diferentes perfis de mulheres presentes na narrativa. - TCCA jornada do herói e a atualização do mito no livro O Ladrão de Raios, de Rick RiordanOliveira, Beatriz Francisco de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Ladrão de Raios é o primeiro de cinco livros que compõem a saga de literatura fantástica Percy Jackson e os Olimpianos. O livro narra a história de Percy, um garoto de doze anos, que reside no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Um evento modifica sua vida, e este toma conhecimento de que os deuses do Olimpo ainda existem, e se relacionam com os seres humanos dando origem aos semideuses, e, para a surpresa de Percy, ele é um deles. Um equívoco faz com que o jovem seja acusado de roubar o raio de Zeus, agora não somente o pai dos deuses como outras forças malignas estão atrás dele para obter o poder do raio. Além disso, sua mãe foi raptada por Hades, e Percy deseja resgatar sua mãe e provar sua inocência. Inserido em um mundo repleto de criaturas monstruosas, deuses e seres mágicos, o jovem inicia sua jornada enfrentando seres mitológicos no século XXI. O presente trabalho, sob a perspectiva da narrativa mítica, tem por objetivo contextualizar a jornada do herói, alicerçada pelas leituras de Joseph Campbell e de Christopher Vogler, no livro O Ladrão de Raios, com a finalidade de analisar o conceito de mito, segundo o conceito de Mircea Eliade e Karen Armstrong, para poder verificar de que forma Rick Riordan atualizou a narrativa da jornada do herói em Percy Jackson, e se este pode ser considerado um herói moderno. Rick Riordan trouxe para sua obra uma estrutura semelhante à clássica; entretanto inseriu temas atuais como adolescência e problemas de aprendizagem. Eis um desafio como proposta de trabalho para a jornada do herói. Embora Percy Jackson seja o adolescente inserido em um universo de problemas atuais, ele representa a jornada de um herói em uma narrativa. E sendo assim, esta pesquisa se torna relevante para o âmbito acadêmico ao trazer para o campo do estudo de Letras livros de literatura fantástica, sob uma ótica diferente, muitas vezes do que é aclamado como um cânone pela academia, ao quebrar estereótipos relacionados a temas e livros considerados apropriados dentro da sociedade elitizada. - TCCA metamorfose da Medusa entre o monstro e a beleza: uma análise semiótica do logo da VersaceSiqueira, Nicolly Lima (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O mito da Medusa, uma narrativa notável do panteão da mitologia grega, tem sido incessantemente ressignificada ao longo dos séculos, conferindo-lhe um vasto leque de significados e conotações. Neste contexto, a célebre casa de moda Versace as-sume um papel de destaque ao incorporar a imagem da Medusa em seu emblemático logo, proporcionando uma rica matriz de análise semiótica. Nesse sentido, busca-se fazer uma leitura da trajetória desse mito e de sua influência na representação do feminino desde a Grécia Antiga até o século XXI, examinando como o conceito de monstro pode ser transformado em beleza. Além disso, visa a compreender como a grife transforma o signo da Medusa para promover um efeito de empoderamento fe-minino. Para fazer isso, a pesquisa tem por foco primordial a temática voltada a ques-tões de identidade e cultura em uma incursão na semiótica da monstruosidade e do deslumbre. O estudo se aprofunda na história da grife Versace e em como seu símbolo incorpora o mito, destacando a convergência entre a história da moda e a mitologia. O trabalho argumenta que a logomarca da Versace busca representar o empodera-mento feminino ao encapsular a dualidade da Medusa entre o monstruoso e o des-lumbre. - TCCA música cristã à luz da estilística e da retórica: uma análise da canção “Mais” de Os ArraisSilva, Valentina Sommerlatte (2023-12-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho, movido pela grande influência da música dentro da sociedade e do meio cristão, mais especificamente, tem como objetivo não apenas compreender a música como elemento fundamental e indissociável da mensagem cristã, mas de forma conectada ao componente poético, sem o foco apenas no texto como literatura, mas compreendendo-a como um todo de sentido, através das teorias da Estilística, que por definição, é a área dos estudos da linguagem que se volta para o estilo, explicada e embasada por Nilce Sant’Anna Martins; da Retórica, que ainda que não pertença a um domínio determinado, é a ciência que sistematizou a persuasão dentro do discurso, com Aristóteles; e os conhecimentos acerca da música popular por Luiz Tatit. Para cumprir esse propósito, foi utilizada a canção “Mais” de Os Arrais, grupo com destaque no meio religioso. Dessa forma, é possível contribuir para os estudos culturais-musicais-cristãos e literários, considerando principalmente a falta de trabalhos semelhantes. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que a música possui potencial persuasivo e não apenas pelo que está descrito em sua mensagem literária, mas considerando toda a sua estrutura e os seus recursos expressivos. - TCCA questão da violência de gênero no conto “Gesso”, de Jarid ArraesSilva, Laura Carvalho da (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho analisa a violência de gênero por meio do conto “Gesso”, que compõe a obra de Jarid Arraes, Redemoinho em dia quente (2017). A investigação se baseia principalmente na personagem principal, Doralice, explorando como sua história reflete as diversas manifestações da violência, que vão além das agressões físicas. A intenção é verificar também o impacto psicológico e cultural, evidenciando como a obra dialoga com essas questões. Assim, a metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, com o intuito de compreender o que é violência e suas formas multifacetadas, recorremos a autores como Veena Das (2020) e Manuel Castells (2018). Além disso, como se trata de uma obra escrita por mulher, foram consultados autores como Maria do Rosário Alves Pereira e Aline Alves Arruda (2021), a fim de discutir a temática na autoria feminina brasileira. O objetivo principal desta pesquisa é examinar a violência contra a mulher na narrativa e observar as questões de protagonismo e subalternidade, proposta por Spivak (2010). O corpus de análise desta pesquisa, assim, será composto por textos que, segundo a hipótese deste trabalho, permitirá aprofundar a manifestações da violência, considerando nuances emocionais e culturais presentes na narrativa. Este estudo busca uma compreensão aprofundada das manifestações da violência de gênero, considerando diferentes dimensões da narrativa e ampliando o diálogo sobre o protagonismo e subalternidade da personagem Doralice. - TCCAnálise contrastiva da educação bilíngue de duas escolasDutra, Amanda Liz Ribeiro Cassiano (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho realiza uma análise contrastiva da Educação Bilíngue em dois contextos escolares. O estudo examina as abordagens pedagógicas adotadas por cada escola, comparando suas estratégias e práticas. A análise comparativa é realizada por meio de entrevistas, em que os profissionais das escolas compartilham suas perspectivas sobre o Ensino Bilíngue. Estas entrevistas são fundamentais para entender como a Língua Inglesa influencia a identidade cultural dos alunos e como as políticas linguísticas impactam o processo educacional. Além disso, o estudo examina o contraste no processo educacional ao usar um cenário de imersão total na Língua Inglesa e o outro com imersão parcial, que se dá pela alternação da Língua Materna juntamente à Inglesa, destacando sua importância no desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa não apenas identifica as diferenças na metodologia, mas também destaca as semelhanças que podem oferecer insights valiosos para educadores no Brasil. Os resultados indicam tanto a importância do contexto cultural no processo de Ensino Bilíngue, quanto o apontamento para estratégias eficazes para promover a proficiência em inglês. Este estudo contribui para a compreensão das práticas eficazes na Educação Bilíngue e destaca a importância de uma abordagem culturalmente sensível para promover a proficiência em dois idiomas durante o processo escolar básico. - TCCAnálise do arco narrativo de corrupção sob a perspectiva feminina de Fogo e Sangue (2018), de George R. R. MartinRamos, Ana Beatriz (2023-12-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar a Jornada de Corrupção e Queda do Herói, tendo por base as teorias da Jornada do Herói elaboradas por Joseph Campbell (1949) e Cristopher Vogler (2015), sob a perspectiva feminina da personagem Rhaenyra Targeryen da obra Fogo e Sangue (2018), de George R. R. Martin. Para tanto, a presente pesquisa propõe um afastamento da tradicional Jornada do Herói, fundamentada por um sistema patriarcal que exclui as mulheres e catalisa seu processo de corrupção. Sob a luz da teoria, a respectiva pesquisa pode estruturar a jornada da personagem objeto de estudo, enfatizando as causas e consequências de seu desfecho. Além de trabalhar com os arquétipos que permeiam a narrativa e justificar a presença de uma aproximação do fantástico com a realidade. Assim, é possível considerer que A Jornada de Rhaenyra Targeryen representa não só um afastamento do tradicional, mas propõe uma interessante reflexão sobre as consequências da antagonização feminina, e como isso pode resultar na construção de vilãs e anti-heroínas autênticas. - TCCAnálise semiótica do machismo no programa PânicoAkimoto, Gabrielli Caroline (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho visa a refletir sobre os discursos machistas vinculados aos meios de comunicação. Entendemos que esses discursos midiáticos têm a capacidade de reproduzir e reforçar estereótipos e perspectivas prejudiciais nas relações entre os gêneros feminino e masculino. Ao escolher o Programa Pânico na TV como objeto de estudo, analisamos um programa de auditório popular, voltado a um público jovem, permeado por polêmicas sobre machismo, racismo e homofobia. A análise se desenvolve com o subsídio da teoria semiótica de linha francesa com ênfase no percurso gerativo de sentido, em especial os níveis narrativo e discursivo. Assim, examinaremos os elementos discursivos presentes no programa que contribuem para a propagação do comportamento machista, o impacto da televisão na reprodução de estereótipos e como, dentro do programa, são construídas as identidades masculinas e femininas. Para isso, foram escolhidas duas produções audiovisuais feitas pelo Pânico: a primeira se refere a um quadro chamado “A Reconstituição” e, em segundo lugar, o quadro “Pesca de Bungee Jump”. Por meio desses episódios, será possível identificarmos os padrões e distinções dos personagens, como a mulher é vista de uma maneira objetificada, por meio de sua aparência, enquanto o homem deve demonstrar um agir corajoso para ser considerado “verdadeiramente homem”. Esperamos, assim, que este trabalho possa contribuir para as discussões sobre estereótipos de gênero na televisão e para o combate aos discursos machistas. - TCCO aspecto temático-atemporal em narrativas de terrorDubra, Santiago Daniel (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os seres humanos contam histórias desde seu surgimento, como uma maneira de compreender e entrar em harmonia com o mundo ao seu redor, tornando o contexto um fator de influência na construção de narrativas. Portanto, surge o questionamento de como narrativas produzidas em diferentes períodos e locais possuem ressonância com leitores de diferentes contextos, com a recorrência de elementos temáticos semelhantes em narrativas mitológicas de diferentes locais nos permitindo levantar a hipótese da existência de problemáticas humanas e universais, que se manifestam em narrativas durante toda a trajetória da humanidade. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os romances Frankenstein, ou o Prometeu Moderno (1818) de Mary Shelley, O Médico e o monstro (1886) de Robert Louis Stevenson e Drácula (1897) de Bram Stoker, vista a influência das obras na cultura popular contemporânea e sua presença recorrente como ícones narrativos, apesar da publicação que data mais de um século. Esta análise pauta-se nas teorizações de Joseph Campbell (1991), José Luiz Fiorin (2016), Antônio Candido (2006), Martha Nussbaum (2010), Stuart Hall (2005) e Jerrold E. Hogle (2002) com o intuito de estabelecer paralelos entre as temáticas apresentadas nas obras e problemáticas da sociedade contemporânea como maneira de comprovar o aspecto temático-atemporal nestas narrativas. - TCCAtaques e contra-ataques: uma análise semiótica das campanhas presidenciais de 2022Paula, Marcela Faita de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo desta pesquisa é investigar a amplificação da polarização política durante as eleições, analisando as estratégias comunicativas utilizadas pelos principais concorrentes à presidência do Brasil em 2022, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). O estudo se concentra em identificar e analisar ataques direcionados a esses candidatos, bem como examinar suas respostas e táticas de contra-ataque divulgadas no Instagram. A importância desta investigação reside na compreensão do impacto destas dinâmicas no contexto das redes sociais, que desempenham um papel vital na difusão de informação e influência. A abordagem crítica procura enriquecer a compreensão das estratégias políticas num ambiente em constante transformação. - TCCChat GPT e Bard - processamento de linguagem natural e não literalidadeCastro, Clara Ferreira (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse trabalho busca investigar o cenário atual de Processamento de Linguagem Natural (PLN) na Língua Portuguesa, utilizando de conceitos da linguística aplicados a exemplos de respostas dos dois modelos de linguagem generativos mais populares atualmente: o Chat GPT, um chatbot online de inteligência artificial da companhia Open AI lançado em 2022, e o Bard, um modelo de linguagem conversacional e experimental do Google lançado em março de 2023. O foco da pesquisa é especificamente em relação a não literalidade e fenômenos relacionados, como o humor, ambiguidade, tradução e ironia. - TCCA criação discursiva da figura paterna no discurso do ex-presidente LulaNachbar, Ana Clara De Brito (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar o primeiro discurso do ex-presidente Lula após a anulação das condenações da Lava Jato, em 2021. A abordagem consolida-se na compreensão de como foi utilizada sua figura paterna do povo brasileiro; como ocorreu a utilização do paralelismo entre sua trajetória pessoal e política e a trajetória de Jair Bolsonaro; e suas críticas e mudanças feitas caso ele fosse o presidente durante a atual crise sanitária. Pautado em fundamentos de autores como Eni Orlandi (2002) e Helena Brandão (2019) sobre as análises discursivas; Fernando Moraes (2021) com sua obra sobre a trajetória de vida de Lula; Rodrigo Vizeu (2019) e Eduardo Bueno (2012) com os relatos do governo. Como corpus do nosso estudo, utilizamos a íntegra do discurso do ex-presidente ocorrido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. - TCCO direito à literatura em Antonio CandidoPitorri, Rafaella Cavali (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia propõe a análise do texto “O Direito à Literatura”, resultado de uma palestra proferida pelo professor Antonio Candido em 1988, e publicado na coletânea Vários Escritos, obra publicada pela primeira vez em 1995. Primeiramente, é apresentada uma reflexão acerca dos direitos humanos: Como surgiram? Quais fatores motivaram e serviram de impulso para o seu surgimento? Para isso, será utilizada a obra A invenção dos direitos humanos: uma história (2009), de Lynn Hunt. Em seguida, serão abordadas questões que envolvem a literatura, como: O que é a literatura? Qual é a sua importância? E, para isso, serão utilizadas as obras Literatura: ontem, hoje, amanhã (2018), de Marisa Lajolo; Cultura Letrada: Literatura e leitura (2006), de Márcia Abreu; e Literatura Para Quê? (2009), de Antoine Compagnon. Na segunda parte, a partir da visão de Antonio Candido sobre a literatura como direito, será feita uma análise de seu texto “O Direito à Literatura”, em que observaremos a literatura como um direito básico e indispensável do ser humano, assim como o alimento, a educação, a saúde e a segurança, devido às suas diversas funções, especialmente a função humanizadora. - TCCDistúrbios de linguagem e equoterapiaLanças, Catharina Fernandes (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os distúrbios de linguagem representam uma área de preocupação clínica que afeta indivíduos em diferentes faixas etárias e contextos sociais. Essas condições caracterizam-se por dificuldades na aquisição, compreensão e expressão da linguagem, impactando diretamente a comunicação efetiva. Crianças e adultos que sofrem com esses distúrbios enfrentam desafios significativos em suas interações sociais, desempenho acadêmico e qualidade de vida em geral. Nesta perspectiva, este trabalho busca explorar a relação entre os distúrbios de linguagem e a equoterapia como uma abordagem terapêutica eficaz. Serão revisados estudos recentes que investigaram os efeitos da equoterapia na melhoria da comunicação e linguagem, bem como os possíveis mecanismos de ação envolvidos nesse processo. Compreender o potencial terapêutico da equoterapia no contexto dos distúrbios de linguagem pode abrir novas perspectivas de tratamento e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essas condições desafiadoras. - TCCEmma: a condição feminina em pautaKurosu, Giovanna Zavan (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho busca investigar as mudanças entre a personagem Emma do romance homônimo de Jane Austen e a adaptação de mesmo nome lançada nas plataformas digitais em 2020, mais especificamente, sob a perspectiva da mudança de paradigmas femininos com a influência do movimento feminista. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo estudar a obra originária e a personagem, descrever como esta é relida no cinema, além de pontuar os pontos de convergência, reforço e transgressão com a obra basilar. Para tanto, será utilizada pesquisa bibliográfica para investigar as indagações mencionadas no objetivo do trabalho. Propõe-se, portanto, contextualizar a sociedade de Jane Austen segundo os estudos de Alexandrova (2018), bem como as mudanças acarretadas pelo movimento feminista, como postulado por Machado (2018). Além disso, expor os estudos acerca da figuração e refiguração de personagens, segundo Reis (2016) e, por fim, realizar uma análise, unindo os tópicos estudados previamente. Dessa forma, será possível afirmar o caráter transgressor na obra de Austen, bem como afirmar a mesma característica em De Wilde. - TCCEnsino de Língua Inglesa por meio de uma plataforma de streamingVieira, Andreza Gonçalves (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No mundo atual, a língua inglesa torna-se cada vez mais indispensável para qualquer cidadão, seja por motivos pessoais, como para viagens, ou por necessidades profissionais. Contudo, é considerável o número de pessoas que já tentou se tornar fluente nesse idioma estrangeiro, mas que não obteve êxito. Escolas suficientes existem, porém, muitas vezes, os métodos de ensino não conseguem fazer com que o aluno mantenha a meta de aprender uma segunda língua. Alguns indivíduos se sentem desmotivados diante da necessidade de decorar extensas listas de vocabulário e regras gramaticais. É a partir dessa realidade que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): ensino de Língua Inglesa por meio de uma plataforma de streaming. Buscar-se-á responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as estratégias necessárias para que um curso digital consiga fazer com que os seus inscritos desenvolvam habilidades de comunicação em Língua Inglesa de maneira efetiva e funcional? Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de Língua Inglesa. Na sequência, ocorreu uma busca digital para a verificação dos concorrentes diretos e indiretos, assim como a constatação dos pontos fortes e fracos dos cursos que se propõem a ensinar o idioma estrangeiro. Por fim, é apresentado o curso “Viaje no inglês”, sua missão e seus valores, bem como são expostos os materiais didáticos e os roteiros dos cinco primeiros vídeos do programa. O público leitor pode ainda, se desejar, assistir ao vídeo piloto que foi gravado. Como referencial teórico foram usados os pensamentos de David Crystal, Kátia Mota, Priscila Furlanetto, Rampazzo, Richards e Rodgers e Jack Richards. - TCCEntre fios e páginas: o protagonismo de Penélope na Odisséia de Margaret AtwoodBarbara, Esther dos Santos Menah (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Não é de hoje que a representação de figuras femininas popularizadas pela mitologia antiga está distante de noções da sociedade atual. Com a modernização dos papéis de gênero na ordem social, surge a necessidade de se observar de que maneira essas representações acompanharam tais mudanças. Na tentativa de se constatar se essa mesma modernização tem acontecido nos livros contemporâneos e na noção de heroísmo que foi fundada no decorrer dos séculos, o trabalho de conclusão de curso em questão se propõe a analisar a obra de Margaret Atwood, A Odisseia de Penélope (2005), a partir de um modelo diferente da jornada do herói, focalizando agora no protagonismo feminino. Ao resgatar Penélope, a personagem clássica que ficou conhecida pela Odisseia de Homero, e as doze criadas assassinadas, o livro atualiza a visão masculina de sua primeira construção e desmistifica determinados aspectos das figuras mitológica, cabendo observar, aqui, de que forma essa subversão se filia às novas tendências socioculturais. - TCCEstudo comparativo entre teatro e cinema em transposição: Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e West Side Story, de Jerome Robbins e Robert WiseBezerra, Isly Ferraz (2022-07-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente estudo comparativo visa analisar a tragédia Romeu e Julieta (1597), do dramaturgo William Shakespeare, em paralelo com a sua adaptação cinematográfica, no gênero musical, West Side Story (1961), ou Amor Sublime Amor (em português), dirigida por Jerome Robbins e Robert Wise. Assim, foram colocadas em evidência as temáticas recorrentes nas duas obras, bem como os elementos técnicos envolvidos na transposição intermidiática. O principal propósito para tal análise consiste em observar quais fatores e recursos adaptativos atuaram nesse fenômeno, no que diz respeito às mudanças propostas para o encaixe no contexto pretendido, a fim de notar a afinidade e proximidade do leitor e do espectador com as composições estudadas. Sob este prisma, fica clara a relevância e presença do resgate das características da peça trágica de Shakespeare na obra cinematográfica e a contemporaneidade de princípios expostos em ambos os objetos de análise para a sociedade do contexto em questão. - TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »