Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 22
- TCCGênesis, de Emerson Alcalde: da materialidade à legitimidade da obraSantos, Maycon Prates dos (2022-07-13)Esta pesquisa tem por finalidade demonstrar as características literárias existentes na obra Gênesis, de Emerson Alcalde pertencente à literatura marginal e à poesia oralizada advindas do movimento slam, que cresce e se difunde, principalmente na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa se alicerça na investigação da materialidade e da legitimidade da obra que; uma vez originada nas margens dos centros artísticos, revela os contornos de um espaço periférico significativo para o estudo das produções literárias contemporâneas. Também investiga a ação social exercida por esta obra literária nos seus espaços produção, leitura e de circulação. Para isso, a metodologia aplicada foi a qualitativa, com vista a uma análise aprofundada de todo o sistema composicional da obra, desde os fatores que inspiraram o autor a escrevê-los; os elementos semânticos e de linguagem por ele empregados; a transfiguração dos textos da expressão oral para a escrita; as fases do processamento editorial do livro; os locais de circulação do livro, e sua atuação social como literatura. Por meio dos resultados obtidos foi possível compreender por etapas todo o caráter genuíno presente no núcleo da obra de Emerson Alcalde. Conclui-se com esta pesquisa que, apesar de obras da literatura marginal e oralizada ainda serem segregadas do cenário literário, Gênesisevidencia características que consumam sua literariedade e materialidade como um grande trabalho de literatura periférica.
- TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado.
- TCCHeroísmo bíblico: análise narrativa do personagem Moisés sob o conceito de jornada do heróiJesus, Emanuelle Albuquerque de (2022-07-17)A Bíblia sempre foi objeto de estudo para os teólogos e os historiadores, contudo, também pode ser estudada e analisada através do âmbito literário. As histórias bíblicas possuem narrações e enredos enriquecidos de literatura. Partindo desse pressuposto, surge a necessidade de aprofundar os estudos literários nas escrituras bíblicas. A história bíblica de Moisés é uma das narrativas mais conhecidas e recontadas em todo o mundo, com inúmeros acontecimentos inimagináveis e marcantes, a narrativa é construída com precisão e é rica em detalhes espaço-temporais, considerada um dos maiores relatos de feitos heróicos que existem. Portanto, com objetivo de suprir essa premência, a jornada do herói, um método analítico proposto por Joseph Campbell e reformulado por Christopher Vogler através do olhar literário, se tornou essencial para delinear os acontecimentos dessa história e encaixar as peças necessárias para a construção dos personagens envolvidos.
- TCCA personagem feminina em: O Remorso de Baltazar SerapiãoDe Luca, Giovanna Pinheiro (2022-07-10)O presente trabalho analisa a figura feminina dentro do romance o remorso de baltazar serapiao, relacionando-o com a história do feminismo, compreendendo a desigualdade entre gêneros e o silencio feminino que perdurou durante séculos. Para isto, é preciso compreender a importância das personagens dentro de uma obra literária e como analisá-las. O objetivo principal desta pesquisa é examinar a construção e a justificativa da violência contra as mulheres dentro do romance, analisando sob a perspectiva do narrador-personagem, considerando o posicionamento do narrador, em relação a violência gerada por ele contra as mulheres. Compreendendo o pensamento e as atitudes machistas demonstradas pelos personagens do romance.
- TCCUso da internet como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa: um guia de self-learningGouveia, Deborah Cristina Pires (2022-07-10)A língua inglesa, como idioma global, tem integrado a vida dos brasileiros de forma cada vez mais significante. Seja para fins profissionais ou de entretenimento, o idioma faz parte da vida em diversosâmbitos. Entretanto, váriosaspectos da realidade brasileira muitas vezes não permitem que o indivíduo desenvolva essa habilidade em uma escola de idiomas, com professores que orientam e acompanham o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, muitascrianças, jovens e adultos acabam por optar pelo ensino autodidata, que tem crescido cada vez mais, principalmente em tempos de pandemia, como foi em 2020-2022. A internet tem um grande papel nesse cenário. Por meio dela, muitos que antes não poderiam desenvolver as habilidades em língua inglesa com o auxílio de um professor (por diversos motivos) puderam se integrar nesse mundo de novos conhecimentos. Esse trabalho traz uma visão geral de como a população brasileira lida com a língua inglesa, os motivos que a levou a aderir essa nova prática e, em uma situação na qual não é possível o acompanhamento de um professor, essa pesquisa propõe um guia para adolescentes (de 11 a 13 anos) que buscam aprender a língua inglesa de maneira autodidatacomo forma de incentivo para o desenvolvimento da capacidade comunicativa em um segundo idioma.