Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 44
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA juventude nas músicas brasileiras: análise das letras das canções “Como Nossos Pais”, de Belchior e Elis Regina, e “Terra de Gigantes”, dos Engenheiros do Hawaii.Mendes, Nathália Taise de Camargo (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia se propõe a analisar as letras das músicas “Como Nossos Pais” e “Terra de Gigantes”, levando em consideração o contexto histórico e os gêneros musicais nos quais estão inseridas, e pensar como a juventude é colocada através delas. Para isso, se apoia nos escritos de Luiz Tatit e José Miguel Wiknik a respeito da canção; também recorre aos autores Marcos Napolitano, Marcelo Rubens Paiva, Clemente Nascimento, Arthur Dapieve e Carlos Pessoa Cunha para contextualizar a realidade dos anos de 1960 e 1980, e os gêneros MPB e BRock. Para realizar a análise das canções, é utilizado como apoio os estudos de Larissa Albuquerque, da dupla Larissa Lana e Cláudio Rodrigues Coração, e do livro biográfico de Humberto Gessinger. Por fim, reconhece como ambas as canções refletem o momento histórico vivido, e a maneira como a juventude, fonte do novo, se expressa através da música. - TCCO teatro como instrumento de ensino de língua inglesa no ensino médioSilva, Maria Luíza Brandão da (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho procura abordar a usabilidade do teatro, como peças didáticas/jogos teatrais em sala de aula em um contexto de ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio, com o objetivo de mostrar aos professores e alunos uma saída para a rigidez do material didático proposto. O desenvolvimento do trabalho foi embasado em teorias da pedagogia e do teatro, de modo a combinar os dois conceitos e moldar aulas - de diversos temas do idioma - temáticas com jogos teatrais, podendo ser adaptadas para além do ensino de línguas. De modo geral, a pesquisa desenvolvida mostrou-se bastante consistente e digna de mais estudos tanto na área da educação quanto de teatro-educação, uma vez que une muitos elementos significativos de desenvolvimento para ambas as áreas. - TCCA jornada da deusa-feiticeira sob a perspectiva de Circe, Medeia e Morgana e o impacto na mulher do século XXIDores, Giovanna Suleiman das (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho visa a refletir a respeito da jornada traçada por deusas-feiticeiras, em específico de três deusas-feiticeiras relevantes no imaginário mitológico ocidental: a Circe, a Medeia e a Morgana, e qual relevância social desta jornada para a mulher da contemporaneidade. Nosso intuito é o de estabelecer uma estrutura comum entre as narrativas analisadas, em forma de uma jornada da experiência feminina, com base no Monomito, ou na Jornada do Herói, de Joseph Campbell e com fundamentação nas teorias sobre a construção de representação e significação social e cultural do ideal feminino de Simone de Beauvoir a modo de verificar quais aspectos da jornada da deusas-feiticeiras ainda ressoam e impactam a mulher do século XXI. Em face desse contexto, indagamos: Qual foi a jornada traçada pela feiticeira para se tornar o catalisador da transformação do herói masculino do Monomito de Campbell e como será que essa jornada de transformação feminina impacta a mulher do século XXI? Temos ciência de que a jornada da transformação feminina da mulher contemporânea transcende os conflitos mitológicos propostos nas narrativas de Circe, Medeia e Morgana. No entanto, as releituras e ressignificações do ideal feminino presente nestas deusas-feiticeiras se reproduzem e se transformam de acordo com o cenário atual e, logo, se tornam fundamentais para a atualidade. - TCCProdução de conteúdo digital na escola: holocausto e mídias sociais nas aulas de língua portuguesaBarbosa, Larissa Ferreira (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular evidencia que trabalhos que fazem uso de estratégias de ensino variadas têm maior chance de atingir com êxito os seus objetivos. É pensando em uma diversidade de estratégias, cuidadosamente planejadas e justificadas, que surgiu este Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta uma sequência didática, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, sobre o objeto de conhecimento Holocausto. A necessidade de criar diferentes interações entre os discentes e os objetos de conhecimento levou em consideração, também, um possível diálogo com outros componentes curriculares, como História. Além disso, ressalta-se que a proposta pedagógica aqui descrita, elaborada para ser utilizada nas aulas de leitura, compreensão, interpretação e produção textual em Língua Portuguesa do 9º. ano, calcou seus esforços em aproximar cultura digital e aprendizado, fazendo uso de diversas mídias, como jogos digitais, filmes, livros e podcasts. Objetivando desenvolver o pensamento crítico, dinâmico, significativo e contextualizado do alunado, almejou-se aproximar a dinâmica desenvolvida durante as aulas propostas à consciência dos problemas reais do mundo do passado e de hoje, gerando debates reflexivos entre os alunos e professores. Foram usados como referenciais teóricos os pensamentos de Brasil (2017), Bittencourt e Karvat (2013), Freire (2011), Martins (2014), Miniuci (2017), Pereira e Gitz (2014) e Reiss (2018). - TCCSolfieri Em Uma Noite Na Taverna: Projeto De Um E-Book IlustradoAroma, Ana Paula (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Romantismo foi um movimento construído por jovens tomados por sentimentos de tédio, melancolia e profunda desilusão, deixados pelo prévio racionalismo iluminista. Nesse movimento artístico, social e filosófico, autores do Brasil e do mundo produziram obras que encarnavam estes sentimentos de conflito e decadência e apresentavam ao público personagens egocêntricos, devassos e perversos, e que questionavam frequentemente a moral humana. A partir da análise desse movimento e de seu maior expoente brasileiro, Álvares de Azevedo, pretendemos reconhecer os aspectos típicos do movimento e do autor na obra Noite na Taverna, e mais especificamente, o conto de Solfieri, um dos personagens da obra. Usando essa análise, propomos então a criação de um e-book ilustrado que utilize uma adaptação própria, para apresentar o conto ao público jovem, o público-alvo escolhido para essa adaptação. Com o projeto desse e-book, temos como intuito a aproximação do jovem atual não só com a obra escolhida, mas também com a produção de Álvares de Azevedo, o Ultrarromantismo e suas temáticas mais comuns, que mesmo depois de séculos, ainda continuam fascinantes aos adolescentes de hoje. - TCCO direito à literatura em Antonio CandidoPitorri, Rafaella Cavali (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia propõe a análise do texto “O Direito à Literatura”, resultado de uma palestra proferida pelo professor Antonio Candido em 1988, e publicado na coletânea Vários Escritos, obra publicada pela primeira vez em 1995. Primeiramente, é apresentada uma reflexão acerca dos direitos humanos: Como surgiram? Quais fatores motivaram e serviram de impulso para o seu surgimento? Para isso, será utilizada a obra A invenção dos direitos humanos: uma história (2009), de Lynn Hunt. Em seguida, serão abordadas questões que envolvem a literatura, como: O que é a literatura? Qual é a sua importância? E, para isso, serão utilizadas as obras Literatura: ontem, hoje, amanhã (2018), de Marisa Lajolo; Cultura Letrada: Literatura e leitura (2006), de Márcia Abreu; e Literatura Para Quê? (2009), de Antoine Compagnon. Na segunda parte, a partir da visão de Antonio Candido sobre a literatura como direito, será feita uma análise de seu texto “O Direito à Literatura”, em que observaremos a literatura como um direito básico e indispensável do ser humano, assim como o alimento, a educação, a saúde e a segurança, devido às suas diversas funções, especialmente a função humanizadora. - TCCO aspecto temático-atemporal em narrativas de terrorDubra, Santiago Daniel (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os seres humanos contam histórias desde seu surgimento, como uma maneira de compreender e entrar em harmonia com o mundo ao seu redor, tornando o contexto um fator de influência na construção de narrativas. Portanto, surge o questionamento de como narrativas produzidas em diferentes períodos e locais possuem ressonância com leitores de diferentes contextos, com a recorrência de elementos temáticos semelhantes em narrativas mitológicas de diferentes locais nos permitindo levantar a hipótese da existência de problemáticas humanas e universais, que se manifestam em narrativas durante toda a trajetória da humanidade. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os romances Frankenstein, ou o Prometeu Moderno (1818) de Mary Shelley, O Médico e o monstro (1886) de Robert Louis Stevenson e Drácula (1897) de Bram Stoker, vista a influência das obras na cultura popular contemporânea e sua presença recorrente como ícones narrativos, apesar da publicação que data mais de um século. Esta análise pauta-se nas teorizações de Joseph Campbell (1991), José Luiz Fiorin (2016), Antônio Candido (2006), Martha Nussbaum (2010), Stuart Hall (2005) e Jerrold E. Hogle (2002) com o intuito de estabelecer paralelos entre as temáticas apresentadas nas obras e problemáticas da sociedade contemporânea como maneira de comprovar o aspecto temático-atemporal nestas narrativas. - TCCRealidade do acesso ao ensino no Nordeste: uma conscientização para a comunidade escolar através de relatos e dramáticas nas aulas de língua portuguesaFernandes, Nicolle Amadai (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ambiente educacional, tem como primícias a democratização social e cultural, de modo a formar o cidadão. O impacto nas mudanças sociais que vêm acontecendo, influenciam também no ensino de literaturas, em que as histórias e textos tendem a aproximar-se da realidade dos discentes. As aulas de língua portuguesa assumem o papel de gerar pensamento crítico, político e social, e para construir essa consciência é preciso explorar os seus diferentes gêneros textuais, que permitem que nos transportemos para novas culturas e vivências. Pensando nisso, esse estudo busca apresentar uma realidade próxima, mas, ao mesmo tempo, distante, à carência educacional que existe no nordeste do nosso país, que muitas vezes se reflete em estereótipos, que causam sentimento de inferioridade nos nordestinos, quando migram para a região sul/sudeste. A educação exerce influência sobre as pessoas e as pessoas transformam a sociedade. A partir do pensamento freiriano, esta pesquisa oferta uma sequência didática, para o 2º ano do Ensino Médio, que utiliza histórias autobiográficas dos moradores da cidade de Pão de Açúcar –AL, posteriormente a dramatização, estabelecendo uma relação de sensibilização para a comunidade escolar. Foram usados como referenciais teóricos as reflexões dos Parâmetros Curriculares Ensino Médio (2002); Base Nacional Comum Curricular (2017); Augusto Boal (1980), (1991) e (2012); Freire (1987); Bakhtin (2000) e Bazerman (2007). - TCCA personagem feminina em: O Remorso de Baltazar SerapiãoDe Luca, Giovanna Pinheiro (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho analisa a figura feminina dentro do romance o remorso de baltazar serapiao, relacionando-o com a história do feminismo, compreendendo a desigualdade entre gêneros e o silencio feminino que perdurou durante séculos. Para isto, é preciso compreender a importância das personagens dentro de uma obra literária e como analisá-las. O objetivo principal desta pesquisa é examinar a construção e a justificativa da violência contra as mulheres dentro do romance, analisando sob a perspectiva do narrador-personagem, considerando o posicionamento do narrador, em relação a violência gerada por ele contra as mulheres. Compreendendo o pensamento e as atitudes machistas demonstradas pelos personagens do romance. - TCCUso da internet como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa: um guia de self-learningGouveia, Deborah Cristina Pires (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A língua inglesa, como idioma global, tem integrado a vida dos brasileiros de forma cada vez mais significante. Seja para fins profissionais ou de entretenimento, o idioma faz parte da vida em diversosâmbitos. Entretanto, váriosaspectos da realidade brasileira muitas vezes não permitem que o indivíduo desenvolva essa habilidade em uma escola de idiomas, com professores que orientam e acompanham o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, muitascrianças, jovens e adultos acabam por optar pelo ensino autodidata, que tem crescido cada vez mais, principalmente em tempos de pandemia, como foi em 2020-2022. A internet tem um grande papel nesse cenário. Por meio dela, muitos que antes não poderiam desenvolver as habilidades em língua inglesa com o auxílio de um professor (por diversos motivos) puderam se integrar nesse mundo de novos conhecimentos. Esse trabalho traz uma visão geral de como a população brasileira lida com a língua inglesa, os motivos que a levou a aderir essa nova prática e, em uma situação na qual não é possível o acompanhamento de um professor, essa pesquisa propõe um guia para adolescentes (de 11 a 13 anos) que buscam aprender a língua inglesa de maneira autodidatacomo forma de incentivo para o desenvolvimento da capacidade comunicativa em um segundo idioma. - TCCLiteratura e pandemia: uma análise do tema do sofrimento presente nos sermões contemporâneos de Yago MartinsEspigares, Sarah Couto Vasconcelos (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia se propõe a analisar a abordagem do tema do sofrimento em dois sermões contemporâneos presentes na obra Sermões da Pandemia: encontrando esperança em dias de caos, do autor e pastor Yago Martins (2020), levando em consideração tanto o contexto da pandemia, causada pelo corona vírus, quanto a conceituação da estrutura do sermão e dos recursos da metáfora e da intertextualidade. Para isso, fundamenta-se, principalmente, na pesquisa do professor James Hoppin (1883) a respeito do sermão, de José Luiz Fiorin (2014) e Rosilene Francisco (2015) em relação à conceituação da metáfora, assim como de Ziva Ben-Porat (1992) na conceituação do símile, e de Emanuel Cardoso-Silva (2006) em relação à conceituação da intertextualidade, além de discutir o tema do sofrimento por meio de diferentes autores de variadas áreas e épocas. Para a análise, é feita a associação entre o tema do sofrimento e os recursos da linguagem propostos, explicados por meio da apresentação de trechos dos dois sermões. Por fim, procura compreender como o sofrimento é abordado, de forma geral e específica, das consequências da pandemia, dentro dos dois sermões contemporâneos por meio da observação da metáfora e da intertextualidade presentes. - TCCLiteratura surda nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: representatividade e resgate histórico-cultural dos surdos em ambiente escolarAquino, Luan Vinicius Ramos de (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A visão de educação defendida pelo Brasil na contemporaneidade prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula sob um olhar calcado na Educação Inclusiva. Mesmo assim, o que se vê na prática é um apagamento da história, cultura e língua de algumas comunidades menorizadas em face à cultura geral brasileira durante as práticas educacionais na sala de aula regular. Quando se fala em Cultura e História Surda, esse processo se torna ainda mais evidente, pois mesmo tendo uma grande importância histórica para a educação nacional, pouco se abordam esses temas nas aulas de Língua Portuguesa, de literatura ou mesmo de História na Educação Básica, ainda que os documentos orientadores da educação incentivem práticas representativas e inclusivas. O presente trabalho se propôs a, partindo do reconhecimento de uma barreira estrutural para a criação de uma escola universal, oferecer ao professor de Língua Portuguesa um caminho inicial para as aulas de leitura literária rumo à ampliação da representatividade educacional e a inclusão social dentro e fora da escola. Buscou-se trazer para o contexto educacional a literatura surda para as aulas dos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Brasil (1998; 2021), Valle (2014), Mourão (2011), McCloud (1996) e Soares (1986). - TCCGênesis, de Emerson Alcalde: da materialidade à legitimidade da obraSantos, Maycon Prates dos (2022-07-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa tem por finalidade demonstrar as características literárias existentes na obra Gênesis, de Emerson Alcalde pertencente à literatura marginal e à poesia oralizada advindas do movimento slam, que cresce e se difunde, principalmente na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa se alicerça na investigação da materialidade e da legitimidade da obra que; uma vez originada nas margens dos centros artísticos, revela os contornos de um espaço periférico significativo para o estudo das produções literárias contemporâneas. Também investiga a ação social exercida por esta obra literária nos seus espaços produção, leitura e de circulação. Para isso, a metodologia aplicada foi a qualitativa, com vista a uma análise aprofundada de todo o sistema composicional da obra, desde os fatores que inspiraram o autor a escrevê-los; os elementos semânticos e de linguagem por ele empregados; a transfiguração dos textos da expressão oral para a escrita; as fases do processamento editorial do livro; os locais de circulação do livro, e sua atuação social como literatura. Por meio dos resultados obtidos foi possível compreender por etapas todo o caráter genuíno presente no núcleo da obra de Emerson Alcalde. Conclui-se com esta pesquisa que, apesar de obras da literatura marginal e oralizada ainda serem segregadas do cenário literário, Gênesisevidencia características que consumam sua literariedade e materialidade como um grande trabalho de literatura periférica. - TCCScarlet, Emerald and Murder: um estudo comparativoOliveira, Caio Tancsik de (2022-07-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo de duas narrativas que são apresentadas em formatos distintos: um romance e uma graphic novel. Mais especificamente, Um Estudo em Vermelho(1887), de Sir Arthur Conan Doyle e Um Estudo em Esmeralda(2003), de Neil Gaiman.O trabalho partirá de uma contextualização dos conceitos de graphic novele romance, a fim de expor o caminho metodológico escolhido para a análise. Após isso, serão expostas tendências literárias, tanto da épocaVitoriana, quanto do período pós-guerra,bem como a presença de Conan Doylee Neil Gaimancomo partesintegrantesda produção literária desuas respectivas épocas. Feito isso, entraremos no âmbito da comparação per se, traçando paralelos e dissonâncias entre as obras, tendo como suporte teórico a ideia de dialogismo proposta por Bakhtin. - TCCMúsica, poesia e suas formas de distribuição e consumo na sociedadeNeri, Henrique Ribeiro (2022-07-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Ao longo do tempo, pudemos observar que a poesia e a música carregam características, não somente de seus autores, mas também da sociedade e do tempo nos quais foram criadas. Dessa forma, fica claro que as trajetórias dessas duas formas de arte foram (e ainda são) moldadas pelo contexto no qual estão presentes: desde uma perspectiva comercial (que visa o que é mais consumido), pautada pela ideia da transformação da cultura em uma indústria, até uma perspectiva sócio-cultural, em tempos de pouca mobilidade social, liberdade de expressão, ou uma perspectiva pessoal, na qual o indivíduo expressa sua subjetividade a respeito da realidade em que se insere ao conceber sua criação. Esta pesquisa visa ponderar justamente sobre essa influência dos fatores que afetaram a criação e a distribuição da música e da poesia ao longo do tempo, analisando como esses fatores alteraram a relação entre elas, propiciando a prevalência, ora de uma sobre a outra, ora o inverso. Entre esses fatores, consideramos em especial o papel dos meios de comunicação, fundamentais para as possibilidades de criação e comunicação da música e da poesia em todos os tempos. - MonografiaMercado profissional: uma análise das graduações na área de comunicação e letrasMachado, Gabrielle Cristine Bonafe (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem por objetivo analisar conteúdos midiáticos da área de Comunicação, com foco em três episódios do podcast Café da Manhã, da Folha de São Paulo; três tweets da marca de fast food Burger King, e três tweets da marca Duolingo, usando-os como exemplo de transmissão de mensagem ao público para embasar nossa pesquisa sobre o lugar e a importância do profissional de Letras nesta área. Ainda tem por objetivo tentar explanar a grande distância aparentemente imposta entre a área de comunicação quando se trata de Jornalismo e Publicidade quanto à Letras, e porquê ainda parece existir um nicho tão pequeno de oportunidades para o profissional letrado em meio a ela, como se fossem de duas áreas completamente distintas. - TCCA criação discursiva da figura paterna no discurso do ex-presidente LulaNachbar, Ana Clara De Brito (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar o primeiro discurso do ex-presidente Lula após a anulação das condenações da Lava Jato, em 2021. A abordagem consolida-se na compreensão de como foi utilizada sua figura paterna do povo brasileiro; como ocorreu a utilização do paralelismo entre sua trajetória pessoal e política e a trajetória de Jair Bolsonaro; e suas críticas e mudanças feitas caso ele fosse o presidente durante a atual crise sanitária. Pautado em fundamentos de autores como Eni Orlandi (2002) e Helena Brandão (2019) sobre as análises discursivas; Fernando Moraes (2021) com sua obra sobre a trajetória de vida de Lula; Rodrigo Vizeu (2019) e Eduardo Bueno (2012) com os relatos do governo. Como corpus do nosso estudo, utilizamos a íntegra do discurso do ex-presidente ocorrido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. - TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado. - TCCTente ver (vertente): estudo sobre a percepção de linguagem visual com Lygia PapeDiniz, Cleo Fortunato Stochi (2022-07-16)
Centro de Ciências e Letras (CCL)
O presente trabalho tem como objetivo verificar o funcionamento do aparelho perceptual-cognitivo e os sentidos que a linguagem visual estimula no observador para a interpretação. Entendendo como o ponto de partida do observador e o ambiente em que está inserido influenciam na individualidade e na lógica ao observar artes e o mundo como um todo, podemos entender a linearidade das estruturas visuais desenvolvidas. Para isso, utilizaremos obras de Lygia Pape, artista multimídia brasileira, reconhecida por suas obras que faziam parte do movimento neoconcretista. Duas obras foram selecionadas para o trabalho: “Divisor” (1968) e “Poemas visuais: Língua Apunhalada” (1968). Com elas, poderemos interpretar como se dá o entendimento dos observadores que concordaram em compartilhar suas percepções das mesmas e práxis em sociedade. Sabendo que a percepção individual é composta também pela inserção social e estereótipos criados também na linguagem visual, se torna possível perceber o referente e os códigos verbais escolhidos para expressá-lo. Contando com diferentes opiniões de diferentes faixas etárias, poderemos entender como e quais as motivações para que as escolhas sejam feitas. Assim, surgiu a pergunta que deu norte a esta pesquisa: como a prática social ao lado de sua percepção/cognição conduz à fabricação de seu “pensamento visual” diante das obras de Lygia Pape? Agregando os dois pontos conseguimos captar as diferentes significações e possibilidades de expressões de acordo com a semiose particular. Por este estudo, conseguiremos assimilar como a percepção dos sentidos da linguagem visual e a cognição estão ligados ao processo da significação, a semiose, sem a manifestação da linguagem de forma direta. Compreendendo sua forma de perceber e atuar no mundo, compreendemos seus mecanismos de diferenciação e identificação, e seus valores para captar o verbal e o não verbal. Também, com as obras de Lygia Pape, entendemos como os “óculos sociais” influenciam a leitura e criação de significado a respeito delas. - TCCEstudo comparativo entre teatro e cinema em transposição: Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e West Side Story, de Jerome Robbins e Robert WiseBezerra, Isly Ferraz (2022-07-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente estudo comparativo visa analisar a tragédia Romeu e Julieta (1597), do dramaturgo William Shakespeare, em paralelo com a sua adaptação cinematográfica, no gênero musical, West Side Story (1961), ou Amor Sublime Amor (em português), dirigida por Jerome Robbins e Robert Wise. Assim, foram colocadas em evidência as temáticas recorrentes nas duas obras, bem como os elementos técnicos envolvidos na transposição intermidiática. O principal propósito para tal análise consiste em observar quais fatores e recursos adaptativos atuaram nesse fenômeno, no que diz respeito às mudanças propostas para o encaixe no contexto pretendido, a fim de notar a afinidade e proximidade do leitor e do espectador com as composições estudadas. Sob este prisma, fica clara a relevância e presença do resgate das características da peça trágica de Shakespeare na obra cinematográfica e a contemporaneidade de princípios expostos em ambos os objetos de análise para a sociedade do contexto em questão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »