Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAdsorção de lítio no material bidimensional GE2SSECibella, Rafaela Zalli (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
Materiais bidimensionais possuem facilidade na sua síntese, alcance de alta densidade de energia, finura, alta superfície de contato, alta reatividade, alta resistência e flexibilidade, além de permitir fácil modificação e/ou inserção de íons. Devido a essas características esse tipo de material vem sendo muito estudado para a implementação em eletrodos de baterias. Nesse trabalho vamos estudar o material 2D Janus, Ge2SSe. Esse material pode ser empregado para criação de novos dispositivos eletrônicos em nanoescala. Trata-se de um material em que é feita uma quebra de simetria através de uma substituição de elementos de uma subcamada por elementos do mesmo grupo químico. Será analisado a diferença na adsorção do lítio em três matérias diferentes, sulfeto de germânio (GeS), seleneto de germânio (GeSe) e o material Janus (Ge2SSe). Este trabalho investiga via simulações feitas no software SIESTA a adsorção de lítio nos materiais, avaliando a perspectiva de sua implementação como eletrodo em baterias de íon de Li. - TCCAnálise química de águas termais dermocosméticasGuimarães, Gabrielli Cristini Luis (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
As águas termais têm sido utilizadas de maneira terapêutica desde os tempos da Grécia antiga, mas no último século a comunidade acadêmica tem voltado seus olhos para o estudo de sua composição que está por trás dos benefícios causados pelo contato da pele com essa água. Este artigo estudou quatro trabalhos publicados sobre fontes tradicionais de águas termais, sendo duas fontes localizadas na França, uma na Itália e uma em Portugal. Foi traçado um estudo comparativo entre os resultados obtidos nos artigos e como a presença de determinados elementos químicos altera as propriedades terapêuticas de cada uma das águas extraídas das fontes. Também foi realizada uma confrontação entre os resultados experimentais das fontes com a composição química de águas termais dermocosméticas comercializadas em borrifador, sendo duas importadas de fontes francesas e uma de fonte brasileira. - TCCAplicação de nanopartículas de sericina em base de máscara capilar reconstrutora: verificação da reconstrução capilarBatista Junior, João; Nascimento, Karla Heloisa de Lacerda; Martins, Victória Vieira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho foi estudada a ação da sericina nanoencapsulada em máscara de regeneração capilar. Foram obtidas formulações base de máscara de regeneração capilar contendo 0%, 1,5%, 3,0% e 4,5% de sericina nanoencapsulada. Foram analisadas as estabilidades das formulações em função do tempo em relação ao: pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor). Também foi realizado um acompanhamento da ação das amostras obtidas quanto à regeneração capilar em mechas de cabelo virgem e descolorido quanto ao aspecto das fibras (microscopia eletrônica), brilho e resistência à tração. Os resultados mostraram que as máscaras capilares obtidas contendo sericina nanoencapsulada nas concentrações estudadas, apresentaram ação regeneradora dos fios capilares, aumentando a sua massa. Foi possível verificar que as máscaras capilares contendo 1,5% de sericina foram as que apresentaram ação mais efetiva de regeneração, repondo a massa capilar em até 1,2% em relação ao fio virgem castanho após ser submetido a um fundo de clareamento 10 (louro claríssimo). O estudo da estabilidade em função do tempo mostrou que as máscaras capilares obtidas são estáveis em relação ao pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor), em 56 dias corridos de analises. - TCCAplicações e propriedades de fitorremediadores aquáticos e seus impactos ambientais e socioeconômicosMaciel, Shirley Nunes; Marques, Victor Yassuda (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
Devido a buscas por técnicas que e promovam o bem-estar social, o desenvolvimento tecnológico, a manutenção do meio ambiente e a exploração dos recursos naturais de maneira sustentável, este trabalho busca sintetizar de maneira elucidativa uma das possíveis metodologias de despoluição das águas, no que refere-se a recuperação de corpos hídricos de pequenas e médias proporções, a partir de uma técnica denominada fitorremediação. A exposição a poluentes como metais pesados, elementos traços ou ainda elementos tóxicos, comumente não apresentam riscos à saúde humana no curto prazo, devido as proporções as quais são encontrados geralmente no ambiente aquático, terrestre e no ar, entretanto, por se tratarem de compostos inseridos da cadeia trófica, através de um processo bioacumulativo podem surtir efeitos nocivos muito tempo após a exposição, o que dificulta o diagnóstico, cura e/ou tratamento. A fitorremediação, apresenta-se como uma das possíveis técnicas na qual uma determinada espécie de planta, no caso a E. crassipes, é exposta a um meio que apresenta uma certa concentração de determinados tipos de metais pesados e esta, possui potencial para retirá-los da matriz, contribuindo com a limpeza das águas. O aumento das concentrações de agentes poluentes não biodegradáveis, perturbam os ecossistemas e os riscos são perturbadores. - TCCAprendizagem significativa da tabela periódica por meio de um jogo interativo: super tabelaAssis, Eros Amurim de; Couto, Fabíola Lelis do; Ferreira, Priscila Sabbag (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este Artigo busca relacionar e aplicar conceitos pedagógicos da aprendizagem significativa e da gamificação dentro de um contexto de ensino de químico a partir da aplicação de um jogo lúdico e didático da tabela periódica. Tendo em vista a aparente dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao entendimento real de conceitos químicos considerados abstratos, especialmente àqueles relacionados à tabela periódica, teve-se como norte desse trabalho a identificação de algum método alternativo, sustentado por teorias de ensino, para que a aprendizagem do aluno ocorra de uma forma mais aprazível e mais significativa para o mesmo. Para tal, um jogo de tabuleiro com a temática de “tabela periódica” foi desenvolvido e aplicado em quatro salas de diferentes níveis e contextos, como uma espécie de “reforço” para as aulas expositivas, com dois questionários de suporte também feitos para avaliar de forma tangível o quanto essa atividade auxiliou na retenção dos conceitos trabalhados por parte dos alunos. - TCCAvaliação da aprendizagem no uso da cultura maker em química do ensino médioMacário, Juliana Aguiar (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
A avaliação da aprendizagem se modifica de acordo com a realidade política, histórica e econômica da sociedade, o que se reflete também no modo como se dá o ensino aprendizagem nas escolas. O desenvolvimento tecnológico e a globalização impactaram e ainda impactam em todas as áreas da sociedade, incluindo a educação. Na década de 1990, nos Estados Unidos, surge a cultura Maker que tem por base a ideia de que as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, gerando mudanças conceituais e de práticas pedagógicas onde, dentre outras coisas, é preciso considerar o progresso de aprendizagem dos alunos. O objetivo do trabalho foi o de pesquisar e analisar a inovação da cultura Maker, introduzindo um experimento que envolva os conceitos da Química para a primeira etapa do Ensino Médio. - TCCAvaliação do desempenho do plástico biodegradável com óxido de grafenoSantos, Barbara Luiza Souza; Sasso, Marjory de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um bioplástico flexível, à base de um material natural de fontes renovável (amido). Inicialmente, foi realizada a caracterização visual de biofilmes à base de amido elaborados pela técnica de solução (casting), visando a escolha das melhores formulações para serem utilizadas na produção. Foi adicionado óxido de grafeno a fim de verificar o desempenho do mesmo e se há melhora de propriedades. As soluções de amido de milho foram preparadas com incrementos de óxido de grafeno nas concentrações de 0,0%, 0,06% e 0,5% e plastificados com glicerina. Os biofilmes de amido puro tiveram a coloração transparente enquanto os que continham óxido de grafeno ficaram com a coloração marrom. A partir da análise de resistividade elétrica volumétrica não evidenciou aumento significativo na condutividade. Através da espectroscopia no infravermelho, FTIR, foi possível verificar todos os picos característicos tanto do amido quanto do GO. O gráfico de calorimetria exploratória diferencial (DSC) não apresentou nenhum evento térmico característico. Na análise do gráfico de termogravimetria (TGA) foi possível verificar a perda de massa entre as temperaturas de entre 24 a 142ºC, 250 a 390ºC e 24 a 800ºC para todas as amostras. Na análise de resistência mecânica por tração verificou-se a deformação de cada amostra até sua ruptura total. As amostras, também, sofreram um aumento em suas massas e comprimentos, apresentaram, também, de mudança na coloração, além do surgimento de fissuras quando ficaram submersas em água durante 48h. - TCCCélulas eletroquímicas para aplicação em sistemas de desionização capacitivaSantos, Valmir Dias dos (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
Devido ao crescente aumento da população mundial, ofertar água potável para todos os fins é um grande desafio. Grande parte da água do planeta é salgada ou apresenta uma certa salinidade, então, promover tecnologias de dessalinização de baixo custo e com alta eficiência é cada vez mais necessário. Neste artigo apresenta os fundamentos da técnica de desionização capacitiva (DIC) para aplicações em processos de dessalinização de águas. O processo consiste na remoção de íons em solução pela aplicação de uma pequena diferença de potencial, usualmente < 1,4 V, entre dois eletrodos de área superficial elevada. Estes sistemas oferecem baixo custo, baixo consumo energético e não demandam grandes áreas de instalação. Por ser uma tecnologia em desenvolvimento, vem sofrendo algumas modificações e aprimoramentos ao longo dos anos. Neste trabalho apresenta-se um panorama dos principais modelos desenvolvidos a partir da célula de desionização capacitiva inicial, e uma análise da literatura com comparações de performance entre os diferentes tipos de células, com objetivo de indicar vantagens e desvantagens de usos e aplicações para dessalinizações específicas. - TCCCelulose bacteriana: biossíntese e aplicaçõesPinto, Dayane Rodrigues (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
A celulose bacteriana (CB) é um polímero com a mesma estrutura da celulose vegetal com a vantagem de não estar vinculada a outros biopolímeros como a hemicelulose, pectina e lignina. O biopolímero (celulose bacteriana) apresenta características notáveis como: alta resistência mecânica e à tração, a possibilidade de inserção de materiais para obtenção de compósitos, biocompatibilidade e alta capacidade de absorção de água. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica da biossíntese e das principais aplicações desse biopolímero com intuito de entender os parâmetros que influenciam a obtenção e o rendimento da celulose bacteriana e as formas viáveis de aplicar esse biopolímero. A celulose bacteriana é biossintetizada por diferentes tipos de bactéria. No entanto, o gênero mais comum utilizado para a sua produção é a Acetobacter (agora Gloconacetobacter) xylinum, apresentando melhor rendimento quando utilizada glicose como fonte de carbono e o meio de cultura com pH 6,5 e temperatura entre 25 e 30°C, além disso o suplemento utilizado no meio de cultura também tem influência no rendimento, o meio enriquecido com etanol e oxigênio apresentou rendimento de 15,30 g.L-1 em um tempo de cultivo de 50 horas, o maior obtido. O biopolímero apresenta inúmeras possibilidades de aplicações nas áreas da saúde, tecnológica e alimentícia, por exemplo, sendo utilizado principalmente na forma de compósito. - TCCContextualizando a química: transformações e fenômenos da matériaBranco, Camila Aparecida Rice; Rondinelli, Rafaela Lombardi; Aires, Vania Viana (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
A ciência química contribui para descobertas essenciais ao cotidiano, o que permitem o desenvolvimento da cidadania e a sobrevivência dos seres vivos, no planeta terra. Está é de vital importância nas áreas de alimentação, indústria farmacêutica, produção de energia e desenvolvimento tecnológico. Contudo as metodologias de ensino aplicadas em salas de aulas, muitas vezes, não aguçam o interesse dos alunos no aprendizado, mantendo-se tradicionais e conteudistas, que resultam em desmotivação e abandono. Em vista disso, há a necessidade de se conhecer o quanto os alunos entendem de como a química está presente em seu dia-a-dia. No estudo está sendo proposto o aprendizado com contextualização, que poderá ilustrar um princípio, sair do abstrato de uma teoria e proporcionar uma visão de situação real, por meio de discussões e desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao cotidiano do aluno. Com a aplicação de experimentos complementares, que permitirá a colaboração em trabalho em grupo e por meio de questionamentos, será abordado a química em contexto social e as transformações da matéria aplicadas no cotidiano, de modo a instigar a reflexão e o debate, e de se ponderar sobre o que os alunos sabem sobre a química no cotidiano. - TCCCorrida científica: correndo em busca do aprendizadoMaranhão, Gabriel Lucas Maffei; Moura, Henrique Luiz Berthault; Lieb, Laura Chaluleu; Silva, Sarah Batista da (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
Essa pesquisa tem o intuito de apresentar uma maneira diferente de estimular alunos de ensino médio a aprenderem os conteúdos de ciências da natureza apresentados pelos professores em sala de aula. Tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado para revisão de conteúdo das matérias de Ciências da Natureza, sendo estas: Química, Física e Biologia. Visando essas matérias devido à grande dificuldade dos alunos de as compreenderem no período do Ensino Médio. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, tendo como objetivo resultados de qualidade da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário com treze questões, em colégio público, a fim de saber o interesse por jogos de tabuleiro. No referencial teórico realizou-se um estudo sobre o ponto de vista de oito pensadores: Jean Piaget, Marc Prensky, James Paul Gee, Lynn Alves, David Shaffer, Katie Salen, Gerome Bruner e Kurt Squire, reunindo as principais ideais relevantes para atingir o objetivo do trabalho. A partir das respostas obtidas do primeiro questionário, pelas dificuldades que os alunos tiveram em responder as perguntas do jogo e das respostas de um segundo questionário aplicado para saber o feedback dos alunos, concluiu-se que eles possuem muitas dificuldades na aprendizagem e fixação dos conteúdos abordados nas Ciências da Natureza, o que demonstra que o método de ensino atual não apresenta os melhores resultados, sendo, portanto, pertinente a imersão de um método complementar, o jogo de tabuleiro. - TCCDesenvolvimento de metodologia alternativa para o ensino de química inorgânica a partir da química envolvida em alimentosZagato Filho, Carlos Eduardo; Maluf, Guilherme; Hunold, Marcela Maria Alfino; Fernandes, Mariana de Abreu (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste na elaboração de um material alternativo para o ensino de química inorgânica através da química dos alimentos, fundamentado na pesquisa sobre a importância da contextualização do ensino, sobretudo para adolescentes do Ensino Médio. A pesquisa contempla diversas frentes pedagógicas quanto às metodologias de abordagem, concepções dos papéis de professor e aluno, de seu processo de ensino e aprendizagem, obstáculos e facilitadores. Considerando as dificuldades que acompanham o ensino da disciplina de química, foram levantados dados sobre o interesse dos alunos nesta, bem como dados referentes à necessidade de atender, no ambiente escolar, às demandas do perfil de aluno atual. Desta forma, desenvolveu-se um material visual que possibilita a interação entre conteúdos científicos – informações sobre os elementos químicos mais presentes nos alimentos da pirâmide alimentar, e suas informações nutricionais – e seu cotidiano (alimentação). O material desenvolvido foi aplicado para alunos do segundo ano de uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo, que responderam aos questionários propostos sobre seu interesse na disciplina de química, suas opiniões referentes ao ensino desta e o feedback desta aplicação. - TCCDeterminação de alumínio dissolvido por espectrometria de absorção molecular durante cozimento de alimentos em panelas de alumínioRosal, Mariana Angelo Abatayguara (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho, utilizando o método da espectrometria de absorção molecular na região do visível, com reagente colorimétrico o violeta de pirocatecol, determinou-se a concentração de alumínio em água aquecida em panelas de alumínio. Sua acessibilidade de preço e por ser o utensílio doméstico essencial em qualquer residência utilizou-se panela de alumínio, para estudo da liberação do metal para água e assim a possível entrada do metal no organismo de seres humanos pela ingestão de alimentos cozidos em panelas de alumínio ou que necessitem da água aquecida em utensílios desse material, como por exemplo, o café. Os resultados obtidos para alumínio em amostras de água de panelas areada e sem arear, para uma média de três determinações, foram de, respectivamente, 0,70 e 0,50 μmol L-1. Obteve-se, também, 3,3 μmol L-1 para café filtrado com água aquecida da panela sem arear, porém, para amostra de café da panela areada não se obteve valor quantitativo e significativo de alumínio. Notou-se uma maior concentração de alumínio nas amostras de café obtidas da panela sem arear em relação às amostras obtidas de água da mesma panela, entretanto no caso da panela areada observou-se que possivelmente o alumínio é absorvido pelo café, evidenciando a necessidade de cuidado com a utilização deste utensílio para a preparação de alimentos. - TCCElaboração de um jogo didático para o ensino de química inorgânica no ensino médioGonçalves, Adrielli Fonseca (2021-06-15)
Escola de Engenharia (EE)
A crescente falta de interesse dos alunos pelo ensino de química tem se mostrado cada vez mais evidente, visto que o ensino ainda continua no modo tradicionalista, ou seja, quadro e giz. Ter diferentes estratégias é o que se precisa para motivar e aumentar o interesse dos alunos durante as aulas. Atualmente existem inúmeras tecnologias educacionais, como a robótica, ensino híbrido, gamificação entre outras usadas como ferramentas para tornar as aulas mais dinâmicas, mais atrativas e menos cansativas e muitos são os educadores que já vem se apropriando desses meios para aprimorar sua metodologia de ensino. Com isso o artigo tem como proposta e principal objetivo fornecer um jogo didático como ferramenta de revisão para os conteúdos envolvendo as funções inorgânicas. - TCCEletrodos modificados com estruturas Tridimensionais de grafeno para determinação de ácido ascórbico, úrico e dopaminaFerreira, Priscila Sabbag; Souza, Thaís de Medeiros (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Esta revisão aborda os avanços recentes em sensores eletroquímicos individuais e simultâneos para a determinação de ácido ascórbico, dopamina e ácido úrico usando alguns nanomateriais à base de carbono como elementos de detecção. Em geral, os nanomateriais abriram caminho para um novo e avançado dispositivo de detecção devido às suas propriedades físicas e químicas únicas. Além disso, métodos de esfoliação e síntese do grafeno são descritos para que os leitores possam obter os princípios básicos por trás da aplicação deste material em sensoriamento. Por fim, demonstra-se que os sensores eletroquímicos possuem grande vantagem devido à sua alta sensibilidade, facilidade na operação e automação. - TCCUma estratégia interdisciplinar: novo jogo para aprender química, biologia e históriaSilvestre, Ingrid dos Santos (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O game como estratégia educacional ganha espaço nas escolas já que conta com o meio mais utilizado pelos jovens atualmente: a tecnologia. Esse mundo atrai o interesse e instiga a curiosidade do aluno. As aulas devem trabalhar habilidades interdisciplinares e trazer assuntos cotidianos para ressignificar a aprendizagem, deixando de lado os antigos métodos monótonos e cansativos. Ao combinar o game com conteúdos interdisciplinares não convencionais e com temas atuais torna-se um ótimo caminho para prepará-lo para o vestibular e para o ano subsequente, de forma divertida e interativa. O game denominado Mentiquy traz a combinação do quiz e desafio para os alunos trabalharem em grupo, contando ainda com período de revisão de conteúdos importantes para prepará-lo e aula devolutiva, complementando o ciclo de aprendizagem. - TCCEstudo da adsorção de lítio em bordas oxidadas de grafenoOliveira, Aprys Cristina Travassos Sarinho dos Santos; Hernandes, Nathalia do Nascimento (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Atualmente, utilizamos de muitos recursos elétricos em diversas atividades cotidianas. Tais recursos são possíveis devido a utilização de pilhas e baterias. Pela busca de diversos materiais com alto potencial de desenvolver produtos mais potentes e inovadores, o lítio e o grafeno, em destaque, são estudados com materiais que possibilitam tais melhorias, por possuírem propriedades únicas na eletroquímica. Assim, o presente trabalho utilizará simulação computacional para estudar a adsorção de lítio em bordas oxidadas de grafeno para compreender quais efeitos os grupos oxigenados, hidroxila e carboxila, desencadeiam em presença do lítio. Através das simulações, foi possível enxergar as estruturas iniciais e finais, com variações nas distâncias das ligações, ângulos e energias. Determinou-se que a interação do lítio é maior quando este é localizado no meio do que na borda, apresentando valores de -1,98 eV e -0,96 eV respectivamente. No entanto, quanto localizado na borda e em presença da hidroxila obteve um valor de -1,56 eV, já em presença da carboxila um valor ainda maior, -2,80 eV. Portanto, mostramos que a interação do lítio com a carboxila é mais forte do com a hidroxila e do que na fita de grafeno pura. - TCCEstudo da chuva ácida sulfurosa de origem fóssilPreviatto, Gabriela Espolador; Macario, Juliana Aguiar; Oliveira, Maria Gabriela de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Um dos principais temas mais abordados por todo o mundo, atualmente, é como diminuir significativamente as taxas de poluições geradas por combustíveis de origem fóssil, e minimizar os danos ao meio ambiente e organismos. Dentre estes problemas, pode ser citado a liberação de dióxidos de enxofre provindo da queima de derivados do petróleo, que acarretam a famosa chuva ácida. A emissão deste composto tornou-se um problema ambiental desde os primórdios da revolução industrial, se estendendo até os dias de hoje. Inúmeras formas de neutralização dessa acidez e detalhamento dessas emissões de gases poluentes foram estabelecidas por diferentes entidades regulamentadoras e a iniciativa de criação de leis e normas para, de fato, monitorar e quantificar os níveis desse dióxido de enxofre (SO2). Este trabalho irá ratificar o que causam este problema ambiental, os impactos oriundos dessa chuva, relacionar a evolução do refino do petróleo e seus combustíveis com a chuva sulfurosa e evidenciar que os níveis de enxofre decresceram nos combustíveis, entretanto, reafirmando que mesmo com tantos esclarecimentos, a quantidade automobilística só prolifera. - TCCEstudo da síntese de marcador luminescente inorgânico para identificação forense de munição deflagradaSoares, Bárbara Figueiredo (2021-06-18)
Escola de Engenharia (EE)
A identificação dos resíduos de tiro traz importantes informações para uma investigação forense. A forma mais simples de fazer esse reconhecimento é através da incorporação de marcadores luminescentes às pólvoras. O presente artigo consiste em um estudo de caso que visa analisar e comparar os marcadores luminescentes já existentes na literatura através das propriedades encontradas em suas matrizes, e com isso apresentar a síntese de um material luminescente de dissilicato de estrôncio e magnésio dopado com íons terras raras (Sr2MgSi2O7:Eu2+, Dy3+) como candidato à um novo marcador para projétil. Este material luminescente possui características como a intensidade de luminescência e a duração da luminescência persistente como pontos de destaque frente as demais matrizes encontradas nos marcadores. - TCCEstudo das propriedades da aloe vera como espessanteMota, Amanda Rodrigues; Maia, Ingrid Sodre; Neves, Rodrigo Dos Santos (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho teve como objetivo estudar Aloe barbadensis (Aloe Vera), popularmente conhecida como “babosa”, que é utilizada mundialmente em fins medicinais, cosméticos entre outras aplicações, devido a sua atividade espessante, proporcionado pela acemanana, um de seus principais componentes. A acemanana é obtida por extração do parênquima das folhas de Aloe Vera, sendo a substância responsável pelas características gelificante e emoliente. Neste estudo o gel extraído das folhas de Aloe Vera foi liofilizado e com o material isento de água foi formulado um shampoo de baixo custo e baixo impacto ambiental substituindo os usuais espessantes comerciais utilizados para dar viscosidade pela Aloe Vera liofilizada.