Quimica - TCC – EE Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 35
  • TCC
    Importância da química experimental no ensino médico: um estudo sobre duas realidades educacionais
    Santos, Alicia Camacho; Souza, Aline Cordeiro; Cibella, Rafaela Zalli; Bozzo, Stella Bruno (2019-12)

    Escola de Engenharia (EE)

    Este trabalho visa analisar a importância das práticas experimentais nas aulas de química para alunos do ensino médio e como estas podem influenciar na aprendizagem significativa do discente. Foram analisadas duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, sendo que a escola pública possui laboratório devidamente equipado, e uma escola privada que não possui laboratório e os experimentos alternativos são aplicados em sala de aula. As autoras elaboraram quatro aulas experimentais para serem aplicadas, duas em cada escola, e assim poder analisar através de questionários e diários de bordo a percepção dos alunos e professores quanto a importância dos experimentos práticos em aulas de química. Após a aplicação foi possível verificar que a visualização do conteúdo de forma prática faz com que os alunos se engajem e declaram compreender melhor a matéria e se interessem mais pelas aulas. O estudo revela, ainda, o desafio que o docente contemporâneo tem para a promoção de aplicações experimentais regularmente que envolvem inúmeros fatores, inclusive o repensar a prática docente. A experiência de residência pedagógica e estágios educacionais também se revelaram importantes na troca de experiência entre alunos em formação e professores, como forma de motivação e ruptura de estruturas tradicionais de ensino.
  • TCC
    Desenvolvimento de metodologia alternativa para o ensino de química inorgânica a partir da química envolvida em alimentos
    Zagato Filho, Carlos Eduardo; Maluf, Guilherme; Hunold, Marcela Maria Alfino; Fernandes, Mariana de Abreu (2019-12)

    Escola de Engenharia (EE)

    Este trabalho consiste na elaboração de um material alternativo para o ensino de química inorgânica através da química dos alimentos, fundamentado na pesquisa sobre a importância da contextualização do ensino, sobretudo para adolescentes do Ensino Médio. A pesquisa contempla diversas frentes pedagógicas quanto às metodologias de abordagem, concepções dos papéis de professor e aluno, de seu processo de ensino e aprendizagem, obstáculos e facilitadores. Considerando as dificuldades que acompanham o ensino da disciplina de química, foram levantados dados sobre o interesse dos alunos nesta, bem como dados referentes à necessidade de atender, no ambiente escolar, às demandas do perfil de aluno atual. Desta forma, desenvolveu-se um material visual que possibilita a interação entre conteúdos científicos – informações sobre os elementos químicos mais presentes nos alimentos da pirâmide alimentar, e suas informações nutricionais – e seu cotidiano (alimentação). O material desenvolvido foi aplicado para alunos do segundo ano de uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo, que responderam aos questionários propostos sobre seu interesse na disciplina de química, suas opiniões referentes ao ensino desta e o feedback desta aplicação.
  • TCC
    Corrida científica: correndo em busca do aprendizado
    Maranhão, Gabriel Lucas Maffei; Moura, Henrique Luiz Berthault; Lieb, Laura Chaluleu; Silva, Sarah Batista da (2019-12-12)

    Escola de Engenharia (EE)

    Essa pesquisa tem o intuito de apresentar uma maneira diferente de estimular alunos de ensino médio a aprenderem os conteúdos de ciências da natureza apresentados pelos professores em sala de aula. Tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado para revisão de conteúdo das matérias de Ciências da Natureza, sendo estas: Química, Física e Biologia. Visando essas matérias devido à grande dificuldade dos alunos de as compreenderem no período do Ensino Médio. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, tendo como objetivo resultados de qualidade da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário com treze questões, em colégio público, a fim de saber o interesse por jogos de tabuleiro. No referencial teórico realizou-se um estudo sobre o ponto de vista de oito pensadores: Jean Piaget, Marc Prensky, James Paul Gee, Lynn Alves, David Shaffer, Katie Salen, Gerome Bruner e Kurt Squire, reunindo as principais ideais relevantes para atingir o objetivo do trabalho. A partir das respostas obtidas do primeiro questionário, pelas dificuldades que os alunos tiveram em responder as perguntas do jogo e das respostas de um segundo questionário aplicado para saber o feedback dos alunos, concluiu-se que eles possuem muitas dificuldades na aprendizagem e fixação dos conteúdos abordados nas Ciências da Natureza, o que demonstra que o método de ensino atual não apresenta os melhores resultados, sendo, portanto, pertinente a imersão de um método complementar, o jogo de tabuleiro.
  • TCC
    Uso do kahoot como ferramenta de engajamento e aprendizagem ativa no ensino de química orgânica.
    Souza, Abel Grangeiro de; Silva, Adriano Reis José da (2020-07)

    Escola de Engenharia (EE)

    Na sociedade moderna atual, cada vez mais estudantes estão mais próximos de novas tecnologias e são capazes de obter qualquer informação de modo instantâneo. Assim, a metodologia tradicional de ensino tem ficado desatualizada, pois não acompanha os avanços tecnológicos e segue a mesma mecânica do século passado. Para suprir as deficiências que o modelo tradicional promove, diversos educadores têm buscado metodologias capazes de tornar o ambiente educacional mais atrativo, motivacional e participativo para os alunos. Nesse ponto, uma metodologia gamificada pode conectar a realidade do aluno com o ambiente escolar e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Uma plataforma bastante empregada para tornar isso possível é o Kahoot, permitindo com que educador e estudante tenha uma interação maior. No âmbito da Química Orgânica, muitos professores ainda têm dificuldades em contextualizar e tornar esse importante conteúdo mais atrativo ao aluno. A partir dos autores estudados, viu-se que o Kahoot proporcionou melhorias significativas no processo de aprendizagem, estimulando a competitividade, o engajamento e a motivação do estudante, facilitando o entendimento de conteúdos normalmente complexos para uma abordagem tradicional
  • TCC
    Estudo das propriedades da aloe vera como espessante
    Mota, Amanda Rodrigues; Maia, Ingrid Sodre; Neves, Rodrigo Dos Santos (2019-06)

    Escola de Engenharia (EE)

    Este trabalho teve como objetivo estudar Aloe barbadensis (Aloe Vera), popularmente conhecida como “babosa”, que é utilizada mundialmente em fins medicinais, cosméticos entre outras aplicações, devido a sua atividade espessante, proporcionado pela acemanana, um de seus principais componentes. A acemanana é obtida por extração do parênquima das folhas de Aloe Vera, sendo a substância responsável pelas características gelificante e emoliente. Neste estudo o gel extraído das folhas de Aloe Vera foi liofilizado e com o material isento de água foi formulado um shampoo de baixo custo e baixo impacto ambiental substituindo os usuais espessantes comerciais utilizados para dar viscosidade pela Aloe Vera liofilizada.