Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCSíntese de novas nitrocicloexanonas derivadas de dichalconas substituídasGalvão, Bruna Corrêa; Oliveira, Welisson Vilarindo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A síntese de novas dichalconas, de seus sais e de derivados como as 4-nitrocicloexanonas, é de imensa importância para a química orgânica pois são moléculas com alto potencial bioativo, alta conjugação e elevada reatividade, o que garante diversas aplicações. Os objetivos a serem alcançados neste trabalho visam a síntese de dichalconas e seus sais de sódio, com diferentes substituintes nos anéis aromáticos juntamente com a possibilidade de que esses compostos, sejam matérias primas para a síntese de 4-nitrocicloexanonas. Uma nova metodologia para a síntese de dichalconas substituídas foi adotada, sendo também a rota direta para a formação de seus respectivos sais. No trabalho foi demonstrado a efetividade da reação de adição Michael de nitrometano as dichalconas e seus sais na formação das 4-nitrocicloexanonas. Os dados espectrais juntamente com os Rf determinados na cromatografia de camada delgada (CCD) e os pontos de fusão, ratificam as estruturas dos compostos que foram sintetizados. Um fato interessante é o deslocamento a menor frequências da banda do grupo carbonila nos espectros infravermelhos das dichalconas pela alta conjugação que apresentam, quando comparado aos espectros das 4-nitrocicloexanonas sintetizadas de menor conjugação. - TCCSíntese e caracterização de materiais híbridos à base de sílica-óxido de grafeno contendo ftalocianina de níquel: aplicação como sensor eletroquímicoDionisi, Giovanna Benvenuti; Cippiciani, Lais Alves; Martino, Pietro Carrillo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Nesta pesquisa foi realizada a síntese da ftalocianina de níquel in situ na matriz híbrida de sílica-óxido de grafeno, denominada SMD/GO. Este material híbrido foi caracterizado por meio das técnicas de espectroscopia de absorção na região de infravermelho, espectroscopia Raman, difração de raios- X e pelas técnicas eletroquímicas de voltametria cíclica e voltametria de pulso diferencial. O estudo das propriedades eletrocatalíticas do material híbrido contendo, ftalocianina de níquel, foi realizado por meio da determinação de dopamina, em pH 7,0, com a concentração variando de 5,0μmol L-1 até 9,0μmol L-1, no qual apresentou limite de detecção por volta de 0,1μmol L-1. A partir destes resultados o biossensor eletroquímicos poderá ser aplicado para determinação de dopamina em para amostras reais. - TCCEstudo das propriedades da aloe vera como espessanteMota, Amanda Rodrigues; Maia, Ingrid Sodre; Neves, Rodrigo Dos Santos (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho teve como objetivo estudar Aloe barbadensis (Aloe Vera), popularmente conhecida como “babosa”, que é utilizada mundialmente em fins medicinais, cosméticos entre outras aplicações, devido a sua atividade espessante, proporcionado pela acemanana, um de seus principais componentes. A acemanana é obtida por extração do parênquima das folhas de Aloe Vera, sendo a substância responsável pelas características gelificante e emoliente. Neste estudo o gel extraído das folhas de Aloe Vera foi liofilizado e com o material isento de água foi formulado um shampoo de baixo custo e baixo impacto ambiental substituindo os usuais espessantes comerciais utilizados para dar viscosidade pela Aloe Vera liofilizada. - TCCQuímica e educação patrimonial: uma abordagem interdisciplinarSantos, Bruna de Pinho (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O conhecimento químico é utilizado na preservação do patrimônio cultural material, por meio das atividades de conservação e restauro, onde a constituição, propriedades e transformação dos materiais constituintes dos bens são indispensáveis. A compreensão do que é patrimônio e a sensibilização para sua preservação são questões ligadas a formação integral do indivíduo, e são fomentadas pela educação patrimonial, que se configura como um processo educacional interdisciplinar. No presente trabalho foi apresentado o que é a educação patrimonial, os conhecimentos químicos utilizados na preservação dos bens materiais e um relato de experiencia de uma palestra aplicada numa turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, onde o tema central foi o patrimônio cultural. O uso do patrimônio cultural no ensino médio possui grandes potencialidades, e faz com que o ensino da química seja voltado para formação do cidadão, não prezando apenas pela informação química, mas a colocando num contexto social. - TCCUso dos aplicativos de química para melhoria do processo de ensino aprendizagemLourenço, Débora Fêu; Trevisan, Jéssica Thais (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O uso da Tecnologia em sala de aula é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Nos estágios realizados no curso de Licenciatura Plena em Química, notou-se inúmeras dificuldades dos docentes na utilização de tecnologias que interagissem com os alunos, pois foi possível perceber que os próprios docentes desconheciam completamente o uso dessas tecnologias. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um manual para o docente com uma seleção de aplicativos de química gratuitos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matéria de química em sala de aula. A metodologia utilizada caracterizou-se em uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa no intuito de recolher dados referente a utilização de tal tecnologia em sala de aula, afim de obter informações sobre a relevância de tais ferramentas tecnológicas. Foram escolhidos quatro aplicativos: Laboratório de Reações, Átomos, Elementos e Moléculas, Substâncias Químicas, Química Orgânica e Inorgânica e Elementos Químicos e Tabela Periódica. A aplicação prática em sala de aula, se deu por meio do professor que utilizou somente dois aplicativos, o Laboratório de Reações e os Elementos Químicos e Tabela Periódica. Após a utilização pelos alunos e da posterior aplicação de um questionário para obter o Feedback dos alunos, foi possível observar a integração do aluno com os aplicativos a partir do incentivo do professor e da prévia explicação feita por ele, indicando a importância do mediador conhecer tais ferramentas para melhorar o processo de ensino aprendizagem de Química. - TCCEstudo da chuva ácida sulfurosa de origem fóssilPreviatto, Gabriela Espolador; Macario, Juliana Aguiar; Oliveira, Maria Gabriela de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Um dos principais temas mais abordados por todo o mundo, atualmente, é como diminuir significativamente as taxas de poluições geradas por combustíveis de origem fóssil, e minimizar os danos ao meio ambiente e organismos. Dentre estes problemas, pode ser citado a liberação de dióxidos de enxofre provindo da queima de derivados do petróleo, que acarretam a famosa chuva ácida. A emissão deste composto tornou-se um problema ambiental desde os primórdios da revolução industrial, se estendendo até os dias de hoje. Inúmeras formas de neutralização dessa acidez e detalhamento dessas emissões de gases poluentes foram estabelecidas por diferentes entidades regulamentadoras e a iniciativa de criação de leis e normas para, de fato, monitorar e quantificar os níveis desse dióxido de enxofre (SO2). Este trabalho irá ratificar o que causam este problema ambiental, os impactos oriundos dessa chuva, relacionar a evolução do refino do petróleo e seus combustíveis com a chuva sulfurosa e evidenciar que os níveis de enxofre decresceram nos combustíveis, entretanto, reafirmando que mesmo com tantos esclarecimentos, a quantidade automobilística só prolifera. - TCCAplicação de nanopartículas de sericina em base de máscara capilar reconstrutora: verificação da reconstrução capilarBatista Junior, João; Nascimento, Karla Heloisa de Lacerda; Martins, Victória Vieira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho foi estudada a ação da sericina nanoencapsulada em máscara de regeneração capilar. Foram obtidas formulações base de máscara de regeneração capilar contendo 0%, 1,5%, 3,0% e 4,5% de sericina nanoencapsulada. Foram analisadas as estabilidades das formulações em função do tempo em relação ao: pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor). Também foi realizado um acompanhamento da ação das amostras obtidas quanto à regeneração capilar em mechas de cabelo virgem e descolorido quanto ao aspecto das fibras (microscopia eletrônica), brilho e resistência à tração. Os resultados mostraram que as máscaras capilares obtidas contendo sericina nanoencapsulada nas concentrações estudadas, apresentaram ação regeneradora dos fios capilares, aumentando a sua massa. Foi possível verificar que as máscaras capilares contendo 1,5% de sericina foram as que apresentaram ação mais efetiva de regeneração, repondo a massa capilar em até 1,2% em relação ao fio virgem castanho após ser submetido a um fundo de clareamento 10 (louro claríssimo). O estudo da estabilidade em função do tempo mostrou que as máscaras capilares obtidas são estáveis em relação ao pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor), em 56 dias corridos de analises. - TCCAvaliação do desempenho do plástico biodegradável com óxido de grafenoSantos, Barbara Luiza Souza; Sasso, Marjory de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um bioplástico flexível, à base de um material natural de fontes renovável (amido). Inicialmente, foi realizada a caracterização visual de biofilmes à base de amido elaborados pela técnica de solução (casting), visando a escolha das melhores formulações para serem utilizadas na produção. Foi adicionado óxido de grafeno a fim de verificar o desempenho do mesmo e se há melhora de propriedades. As soluções de amido de milho foram preparadas com incrementos de óxido de grafeno nas concentrações de 0,0%, 0,06% e 0,5% e plastificados com glicerina. Os biofilmes de amido puro tiveram a coloração transparente enquanto os que continham óxido de grafeno ficaram com a coloração marrom. A partir da análise de resistividade elétrica volumétrica não evidenciou aumento significativo na condutividade. Através da espectroscopia no infravermelho, FTIR, foi possível verificar todos os picos característicos tanto do amido quanto do GO. O gráfico de calorimetria exploratória diferencial (DSC) não apresentou nenhum evento térmico característico. Na análise do gráfico de termogravimetria (TGA) foi possível verificar a perda de massa entre as temperaturas de entre 24 a 142ºC, 250 a 390ºC e 24 a 800ºC para todas as amostras. Na análise de resistência mecânica por tração verificou-se a deformação de cada amostra até sua ruptura total. As amostras, também, sofreram um aumento em suas massas e comprimentos, apresentaram, também, de mudança na coloração, além do surgimento de fissuras quando ficaram submersas em água durante 48h. - TCCDesenvolvimento de metodologia alternativa para o ensino de química inorgânica a partir da química envolvida em alimentosZagato Filho, Carlos Eduardo; Maluf, Guilherme; Hunold, Marcela Maria Alfino; Fernandes, Mariana de Abreu (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste na elaboração de um material alternativo para o ensino de química inorgânica através da química dos alimentos, fundamentado na pesquisa sobre a importância da contextualização do ensino, sobretudo para adolescentes do Ensino Médio. A pesquisa contempla diversas frentes pedagógicas quanto às metodologias de abordagem, concepções dos papéis de professor e aluno, de seu processo de ensino e aprendizagem, obstáculos e facilitadores. Considerando as dificuldades que acompanham o ensino da disciplina de química, foram levantados dados sobre o interesse dos alunos nesta, bem como dados referentes à necessidade de atender, no ambiente escolar, às demandas do perfil de aluno atual. Desta forma, desenvolveu-se um material visual que possibilita a interação entre conteúdos científicos – informações sobre os elementos químicos mais presentes nos alimentos da pirâmide alimentar, e suas informações nutricionais – e seu cotidiano (alimentação). O material desenvolvido foi aplicado para alunos do segundo ano de uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo, que responderam aos questionários propostos sobre seu interesse na disciplina de química, suas opiniões referentes ao ensino desta e o feedback desta aplicação. - TCCContextualizando a química: transformações e fenômenos da matériaBranco, Camila Aparecida Rice; Rondinelli, Rafaela Lombardi; Aires, Vania Viana (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
A ciência química contribui para descobertas essenciais ao cotidiano, o que permitem o desenvolvimento da cidadania e a sobrevivência dos seres vivos, no planeta terra. Está é de vital importância nas áreas de alimentação, indústria farmacêutica, produção de energia e desenvolvimento tecnológico. Contudo as metodologias de ensino aplicadas em salas de aulas, muitas vezes, não aguçam o interesse dos alunos no aprendizado, mantendo-se tradicionais e conteudistas, que resultam em desmotivação e abandono. Em vista disso, há a necessidade de se conhecer o quanto os alunos entendem de como a química está presente em seu dia-a-dia. No estudo está sendo proposto o aprendizado com contextualização, que poderá ilustrar um princípio, sair do abstrato de uma teoria e proporcionar uma visão de situação real, por meio de discussões e desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao cotidiano do aluno. Com a aplicação de experimentos complementares, que permitirá a colaboração em trabalho em grupo e por meio de questionamentos, será abordado a química em contexto social e as transformações da matéria aplicadas no cotidiano, de modo a instigar a reflexão e o debate, e de se ponderar sobre o que os alunos sabem sobre a química no cotidiano. - TCCAprendizagem significativa da tabela periódica por meio de um jogo interativo: super tabelaAssis, Eros Amurim de; Couto, Fabíola Lelis do; Ferreira, Priscila Sabbag (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este Artigo busca relacionar e aplicar conceitos pedagógicos da aprendizagem significativa e da gamificação dentro de um contexto de ensino de químico a partir da aplicação de um jogo lúdico e didático da tabela periódica. Tendo em vista a aparente dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao entendimento real de conceitos químicos considerados abstratos, especialmente àqueles relacionados à tabela periódica, teve-se como norte desse trabalho a identificação de algum método alternativo, sustentado por teorias de ensino, para que a aprendizagem do aluno ocorra de uma forma mais aprazível e mais significativa para o mesmo. Para tal, um jogo de tabuleiro com a temática de “tabela periódica” foi desenvolvido e aplicado em quatro salas de diferentes níveis e contextos, como uma espécie de “reforço” para as aulas expositivas, com dois questionários de suporte também feitos para avaliar de forma tangível o quanto essa atividade auxiliou na retenção dos conceitos trabalhados por parte dos alunos. - TCCImportância da química experimental no ensino médico: um estudo sobre duas realidades educacionaisSantos, Alicia Camacho; Souza, Aline Cordeiro; Cibella, Rafaela Zalli; Bozzo, Stella Bruno (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho visa analisar a importância das práticas experimentais nas aulas de química para alunos do ensino médio e como estas podem influenciar na aprendizagem significativa do discente. Foram analisadas duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, sendo que a escola pública possui laboratório devidamente equipado, e uma escola privada que não possui laboratório e os experimentos alternativos são aplicados em sala de aula. As autoras elaboraram quatro aulas experimentais para serem aplicadas, duas em cada escola, e assim poder analisar através de questionários e diários de bordo a percepção dos alunos e professores quanto a importância dos experimentos práticos em aulas de química. Após a aplicação foi possível verificar que a visualização do conteúdo de forma prática faz com que os alunos se engajem e declaram compreender melhor a matéria e se interessem mais pelas aulas. O estudo revela, ainda, o desafio que o docente contemporâneo tem para a promoção de aplicações experimentais regularmente que envolvem inúmeros fatores, inclusive o repensar a prática docente. A experiência de residência pedagógica e estágios educacionais também se revelaram importantes na troca de experiência entre alunos em formação e professores, como forma de motivação e ruptura de estruturas tradicionais de ensino. - TCCCorrida científica: correndo em busca do aprendizadoMaranhão, Gabriel Lucas Maffei; Moura, Henrique Luiz Berthault; Lieb, Laura Chaluleu; Silva, Sarah Batista da (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
Essa pesquisa tem o intuito de apresentar uma maneira diferente de estimular alunos de ensino médio a aprenderem os conteúdos de ciências da natureza apresentados pelos professores em sala de aula. Tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado para revisão de conteúdo das matérias de Ciências da Natureza, sendo estas: Química, Física e Biologia. Visando essas matérias devido à grande dificuldade dos alunos de as compreenderem no período do Ensino Médio. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, tendo como objetivo resultados de qualidade da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário com treze questões, em colégio público, a fim de saber o interesse por jogos de tabuleiro. No referencial teórico realizou-se um estudo sobre o ponto de vista de oito pensadores: Jean Piaget, Marc Prensky, James Paul Gee, Lynn Alves, David Shaffer, Katie Salen, Gerome Bruner e Kurt Squire, reunindo as principais ideais relevantes para atingir o objetivo do trabalho. A partir das respostas obtidas do primeiro questionário, pelas dificuldades que os alunos tiveram em responder as perguntas do jogo e das respostas de um segundo questionário aplicado para saber o feedback dos alunos, concluiu-se que eles possuem muitas dificuldades na aprendizagem e fixação dos conteúdos abordados nas Ciências da Natureza, o que demonstra que o método de ensino atual não apresenta os melhores resultados, sendo, portanto, pertinente a imersão de um método complementar, o jogo de tabuleiro. - TCCDeterminação de alumínio dissolvido por espectrometria de absorção molecular durante cozimento de alimentos em panelas de alumínioRosal, Mariana Angelo Abatayguara (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho, utilizando o método da espectrometria de absorção molecular na região do visível, com reagente colorimétrico o violeta de pirocatecol, determinou-se a concentração de alumínio em água aquecida em panelas de alumínio. Sua acessibilidade de preço e por ser o utensílio doméstico essencial em qualquer residência utilizou-se panela de alumínio, para estudo da liberação do metal para água e assim a possível entrada do metal no organismo de seres humanos pela ingestão de alimentos cozidos em panelas de alumínio ou que necessitem da água aquecida em utensílios desse material, como por exemplo, o café. Os resultados obtidos para alumínio em amostras de água de panelas areada e sem arear, para uma média de três determinações, foram de, respectivamente, 0,70 e 0,50 μmol L-1. Obteve-se, também, 3,3 μmol L-1 para café filtrado com água aquecida da panela sem arear, porém, para amostra de café da panela areada não se obteve valor quantitativo e significativo de alumínio. Notou-se uma maior concentração de alumínio nas amostras de café obtidas da panela sem arear em relação às amostras obtidas de água da mesma panela, entretanto no caso da panela areada observou-se que possivelmente o alumínio é absorvido pelo café, evidenciando a necessidade de cuidado com a utilização deste utensílio para a preparação de alimentos. - TCCAplicações e propriedades de fitorremediadores aquáticos e seus impactos ambientais e socioeconômicosMaciel, Shirley Nunes; Marques, Victor Yassuda (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
Devido a buscas por técnicas que e promovam o bem-estar social, o desenvolvimento tecnológico, a manutenção do meio ambiente e a exploração dos recursos naturais de maneira sustentável, este trabalho busca sintetizar de maneira elucidativa uma das possíveis metodologias de despoluição das águas, no que refere-se a recuperação de corpos hídricos de pequenas e médias proporções, a partir de uma técnica denominada fitorremediação. A exposição a poluentes como metais pesados, elementos traços ou ainda elementos tóxicos, comumente não apresentam riscos à saúde humana no curto prazo, devido as proporções as quais são encontrados geralmente no ambiente aquático, terrestre e no ar, entretanto, por se tratarem de compostos inseridos da cadeia trófica, através de um processo bioacumulativo podem surtir efeitos nocivos muito tempo após a exposição, o que dificulta o diagnóstico, cura e/ou tratamento. A fitorremediação, apresenta-se como uma das possíveis técnicas na qual uma determinada espécie de planta, no caso a E. crassipes, é exposta a um meio que apresenta uma certa concentração de determinados tipos de metais pesados e esta, possui potencial para retirá-los da matriz, contribuindo com a limpeza das águas. O aumento das concentrações de agentes poluentes não biodegradáveis, perturbam os ecossistemas e os riscos são perturbadores. - TCCRibossomo: origem e evoluçãoTomaz, Karyna de Freitas; Nascimento, Victoria Caroline Silva do (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
Há anos os cientistas procuram esclarecer as dúvidas que cercam a formação de vida na Terra. O que teria propiciado o surgimento dos primeiros organismos vivos há mais de 4 bilhões de anos ainda é um mistério. Porém, os ribossomos parecem conter a resolução deste dilema. A comunidade científica está, cada vez mais, aceitando a ideia de que os ribossomos são os agentes por trás da origem da vida, já que estas organelas, compostas por RNA e proteínas, se encontram em todos os seres vivos e são fundamentais para efetuar a síntese de proteínas. Analisando os rRNAs presentes nos ribossomos de todos os organismos, percebe-se como ocorre o processo evolutivo desta organela. Existe um centro na biomolécula que funciona como uma base, na qual são adicionados rRNAs. Cada adição forma uma espécie de camada, sendo que aqueles indivíduos que possuem uma maior nível de complexidade possuem ribossomos com rRNAs mais desenvolvidos, isto é, possuem um maior número de camadas. Como ainda não é possível determinar como os ribossomos poderiam ter se reproduzido em uma Terra primitiva, pesquisas ainda devem ser realizadas para tentar explicar quais foram as condições que levaram ao aparecimento da vida, assim como todos os processos envolvidos. - TCCUso do kahoot como ferramenta de engajamento e aprendizagem ativa no ensino de química orgânica.Souza, Abel Grangeiro de; Silva, Adriano Reis José da (2020-07)
Escola de Engenharia (EE)
Na sociedade moderna atual, cada vez mais estudantes estão mais próximos de novas tecnologias e são capazes de obter qualquer informação de modo instantâneo. Assim, a metodologia tradicional de ensino tem ficado desatualizada, pois não acompanha os avanços tecnológicos e segue a mesma mecânica do século passado. Para suprir as deficiências que o modelo tradicional promove, diversos educadores têm buscado metodologias capazes de tornar o ambiente educacional mais atrativo, motivacional e participativo para os alunos. Nesse ponto, uma metodologia gamificada pode conectar a realidade do aluno com o ambiente escolar e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Uma plataforma bastante empregada para tornar isso possível é o Kahoot, permitindo com que educador e estudante tenha uma interação maior. No âmbito da Química Orgânica, muitos professores ainda têm dificuldades em contextualizar e tornar esse importante conteúdo mais atrativo ao aluno. A partir dos autores estudados, viu-se que o Kahoot proporcionou melhorias significativas no processo de aprendizagem, estimulando a competitividade, o engajamento e a motivação do estudante, facilitando o entendimento de conteúdos normalmente complexos para uma abordagem tradicional - TCCEletrodos modificados com estruturas Tridimensionais de grafeno para determinação de ácido ascórbico, úrico e dopaminaFerreira, Priscila Sabbag; Souza, Thaís de Medeiros (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Esta revisão aborda os avanços recentes em sensores eletroquímicos individuais e simultâneos para a determinação de ácido ascórbico, dopamina e ácido úrico usando alguns nanomateriais à base de carbono como elementos de detecção. Em geral, os nanomateriais abriram caminho para um novo e avançado dispositivo de detecção devido às suas propriedades físicas e químicas únicas. Além disso, métodos de esfoliação e síntese do grafeno são descritos para que os leitores possam obter os princípios básicos por trás da aplicação deste material em sensoriamento. Por fim, demonstra-se que os sensores eletroquímicos possuem grande vantagem devido à sua alta sensibilidade, facilidade na operação e automação. - TCCRetardantes de chama polibromados: presença em produtos importados e nacionaisBastos, Ana Teresa Cordeiro Cid; Maluf, Guilherme; Aires, Vania Viana; Sousa, Victor Gonçalves de (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Os retardantes de chama são amplamente utilizados em plásticos, têxteis, móveis, automóveis e principalmente em compostos eletrônicos. Eles são elementos importantes para retardar a propagação das chamas e diminuir as chances de acidentes mais graves. No passado, utiliza-se em grande escala como retardantes de chamas as bifenilas polibromadas (PBBs) e éteres difenílicos polibromados (PBDEs), no entanto, estudos recentes realizados mostram que esses compostos apresentam efeitos tóxicos, além disso, são poluentes orgânicos persistentes (POPs) que são resistentes à degradação, bioacumulam e biomagnificam no ecossistema, o que tem preocupado cientistas e órgãos governamentais. Diante disso, muitos países têm reduzido a produção e o uso de retardantes de chama bromados em seus processos. Desta forma, é retratado um levantamento de dados sobre a presença de polibromados em produtos eletrônicos vendidos em mercados populares e reforçando a necessidade da construção de uma regulamentação específica para esses compostos. - TCCA importância das tecnologias digitais enquanto recurso metodológico para o ensino médio em químicaMartino, Pietro Carrillo De (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
O presente artigo traz uma pesquisa de campo etnográfica, na intenção de elucidar dados e perspectivas docentes acerca do uso da sala de aula invertida e gamificação no ensino de Química a nível de ensino médio. Com esse objetivo em pauta, aliado aos referenciais teóricos e metodológicos de Kenski (2003) e Ausubel (2000), principais autores levados em consideração sobre a tecnologia na educação, a investigação de caráter qualitativo, buscou compreender por meio de entrevistas, questionários e anotações pessoais, quais o os fatores positivos e negativos no uso de metodologias ativas aliadas a recursos digitais para o aprendizado de conteúdos de Química. Através dos resultados obtidos com este projeto, foi possível esclarecer a óptica do aluno e do educador com tais metodologias, e como as mesmas apresentaram um impacto geral positivo para ambas partes.