Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAs primeiras palavras sobre literatura no ensino médio: uma proposta calcada na formação de leitoresReis, Heloisa Pereira de Paula dos (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que oferta as aprendizagens mínimas que devem ser garantidas a todos os educandos brasileiros, a literatura é imprescindível para a formação integral dos estudantes. No trecho da BNCC, voltado para o Ensino Médio, lê-se que o indicado é que seja oferecida aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar diversas obras literárias, visto que muitos deles chegam à última etapa da Educação Básica sem ter adquirido o hábito da leitura literária e sem ter desenvolvido o apreço pela literatura, entendendo-os como algo dispensável à vida. Muitas vezes, os discentes são movidos apenas pela exigência da memorização de várias informações literárias, como as caraterísticas de determinadas escolas literárias e datas históricas. Foi a partir dessa realidade que surgiu a temática a ser desenvolvida neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que objetivou criar uma sequência didático-metodológica, a ser oferecida a alunos da 1ª. série do Ensino Médio, calcada na introdução da literatura na vida escolar de jovens estudantes. A elaboração das aulas, criadas durante esta pesquisa, levou em consideração que a apresentação da literatura deve ser iniciada com textos contemporâneos, que estão mais próximos da realidade dos alunos, objetivando, assim, estimular o hábito pela leitura literária e atingir a formação de leitores críticos e conscientes quanto às questões políticas, éticas, sociais e ideológicas, tornando-os capazes de escolher no futuro suas próprias leituras ao adentrar ao mundo literário, levados pelas mãos do professor/leitor consciente de sua importância na formação do aluno/leitor. Foram usados como referencial teórico os pensamentos de Brasil (2018), Abreu (2010), Lajolo (1996, 2001 e 2008) e Zilberman (2001). - TCCParalisia cerebral, adaptação curricular e tecnologias: propostas metodológicas calcadas no desenvolvimento da habilidade de comunicaçãoPorfirio, Alexandre Miguel Rosella (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Conforme legislação vigente, nenhuma criança que apresente limitação neuropsicomotora pode ficar aquém do aprendizado. Apesar do direito legal de ensino-aprendizagem formal, observamos que a real inclusão no ambiente escolar apresenta muitas limitações e falhas metodológicas. Nesse contexto, os recursos tecnológicos têm sido uma importante opção para professores em relação à educação inclusiva. Este Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar um dos recursos para a comunicação alternativa de alta tecnologia (TobiiPCEye) em atividades que envolvem nossa língua materna, a partir da construção de atividades práticas, que auxiliem os alunos, com paralisia cerebral, no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação. Busca-se, ainda, ofertar aos professores caminhos metodológicos, por meio do Tobii- PCEye, para se trabalhar objetos do conhecimento da área de Língua Portuguesa e leitura literária. - TCCA temática do racismo nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamentalSilva, Nívea Alves da; Moreno, Santiago (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos que levaram a população brasileira e a população mundial a refletir sobre o tema racismo. Embora esta temática já exista em documentos metodológicos nacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1998, nem sempre são realizados nas escolas trabalhos que efetivamente levem os alunos a refletir sobre a gravidade do racismo ainda tão presente no mundo. Uma parcela da população (principalmente a branca) não dá a devida atenção a essa temática e a outra parcela (a parda e a preta, constantemente, não recebem, na mídia brasileira, a devida oportunidade para tratar dessa questão do ponto de vista de quem sofre diariamente com posturas, ações e falas preconceituosas. Foi a partir dessa discussão que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pretendeu-se investigar o contexto em que ocorrem as aulas de interpretação de texto no 9º. ano do Ensino Fundamental do componente curricular Língua Portuguesa e ofertar aos professores uma sequência didática sobre o tema transversal racismo, calcada nos pressupostos teóricos de nossa Base Nacional Comum Curricular. Ao longo do caminho didático-metodológico criado por este TCC, almejou-se levar os discentes do 9º. ano a refletir sobre o tema, analisar a utilização de algumas palavras que carregam a herança histórica da escravidão que deixou marcas duras no passado de nosso país e desenvolver nos alunos, principalmente, a habilidade de reconhecer estereótipos e preconceitos étnicos marcados em textos orais e escritos. Por fim, é importante destacar, também, que, além da BNCC, base teórica desta pesquisa, foram utilizados os pressupostos teóricos de Antunes (2016), Barros (1988), Brasil (1998 e 2017) e Ribeiro (2019). - TCCRepresentação do protagonismo feminino em meio a sociedade diatópica de Jogos VorazesMartins, Julia (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho, que tem como corpus, o romance distópico Jogos Vorazes da escritora estadunidense Suzanne Collins, propõe uma análise a respeito da construção de personagens femininas, comparando a teoria da jornada da heroína observada por Maureen Murdock, com a teoria da jornada do herói observada por Joseph Campbell. A pesquisa busca investigar as convergências e divergências entre as duas teorias e sua relação com a construção da personagem principal, em meio a uma sociedade distópica, analisando se os arquétipos literários ligados a personagens principais femininas se consolidam na obra ou não, questionando o motivo das jornadas heróicas diferirem a partir do gênero dos personagens. Serão pontuadas as etapas da jornada do herói e da jornada da heroína, a padronização dos personagens na literatura, a construção dos personagens e a análise da heroína de Jogos Vorazes observando o caminho trilhado pela mesma até se tornar um símbolo de resistência na sociedade ambientada na obra. - TCCO processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no sistema prisional: alguns desafiosUlloa, Gladys Cristina Braga (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ensino de língua portuguesa no sistema prisional brasileiro, é um tema debatido recorrentemente por profissionais da área educacional, mas pouco se discute a atuação do docente com adultos privados de liberdade. Não é tarefa simples, pois além de envolver a realidade escolar, envolve um ambiente de segurança, com suas particularidades - TCCA importância da sociolinguística para os docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamentalMelo, Andressa Pereira de (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A norma padrão é uma das variações linguísticas presentes na Língua Portuguesa e que é oficialmente difundida nas escolas de todo país. O objetivo de uma língua modelo é que ela seja compreendida em todo território nacional servindo como referência para que não ocorra descaracterização da língua materna. Porém como seu uso desde os primórdios é de domínio de uma classe economicamente favorecida e elitizada, qualquer palavra ou sentença de frase que abdique a regra é automaticamente considerada como errada por muitas vertentes da sociedade incluindo os docentes, que acreditam que as regras gramaticais da língua escrita são válidas para a língua falada. Por esta razão, este projeto tem o objetivo de mostrar que o conhecimento de Sociolinguística traz a luz dos processos de construção da língua na amplitude histórica, geográfica, social e cultural. Através deste conhecimento embasado em que a língua é viva e reflete os atos e pensamentos de uma sociedade em um determinado momento da história, os docentes podem promover práticas pedagógicas que visam combater o preconceito linguístico e o conservadorismo em sala de aula. - TCCA formação de professores do curso de letras no processo de inclusão escolarCastro, Fabiana Cristina Andrade Gênova de (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A formação inicial de professores para a educação básica no Brasil, a partir dos anos 90, tem novas diretrizes expressas nas Resoluções 01/2002 e 02/2002, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CAMPOS, 2003, apud GISI e EYNG, 2006). Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), estabelece a formação de professores para o exercício do ensino na educação infantil (0-5 anos), no ensino fundamental (6-14 anos), no ensino médio (15-17 anos), e nas respectivas modalidades de educação (educação de jovens e adultos, educação especial, profissional e tecnológica, educação de campo, educação escolar indígena, educação a distância e educação escolar quilombola), nas diferentes áreas do conhecimento e integrada entre elas, podendo escolher um campo específico ou interdisciplinar. A inclusão educacional, que tem seus fundamentos previstos em documentos nacionais e internacionais, como a Constituição Federal (Brasil, 1988), Declaração Mundial de Educação para Todos (Declaração, 1990), a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), pressupões uma mudança de concepção na qual todos tenham condições de garantir sua cidadania de forma plena. Na escola esse processo de construção de uma sociedade inclusiva, requer planejamento educacional no âmbito dos Plano Políticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos da escola e também no Plano de Ensino do Professor. Além desses aspectos, requer também aspectos estruturais, informação e formação, que inclui todo o universo escolar. A formação do professor nesse contexto é o que se propõe refletir, como um processo de preparação para a construção profissional. Uma formação adequada, deve garantir um futuro reflexivo e atuante de práticas pedagógicas que alcancem indistintamente seus alunos. Tendo isso por exposto, procura-se refletir a respeito da formação do professor como um processo de preparação para a construção profissional. É necessário que haja uma formação adequada com o fito propiciar reflexões e atuações a um futuro professor para práticas pedagógicas que alcancem de forma indistinta a seus alunos. - TCCLinguagens literária e cinematográfica: da sala de aula à formação integral dos sujeitosSilva, Marcelo Pereira da (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Dentre as inúmeras linguagens que se apresentam no cotidiano do homem, merece destaque as que se organizam nos campos literário e cinematográfico. Sendo a arte um meio de expressão e representação de sentimentos, visões, experiências e possibilidades, acompanha e intervém nas realidades humanas, atribuindo-lhes sentido ao dizível e indizível. Nesse sentido, a literatura e o cinema, através de seus elementos idiossincrásicos, possuem um grande potencial de comunicabilidade e são valorizados no processo de ensino-aprendizagem (ANTUNES, 2009; NAPOLITANO, 2003), amparados, inclusive, pelas diretrizes educacionais (BRASIL, 2018), que postulam a importância da inserção dos docentes nas mais variadas linguagens. O que se nota, no entanto, é que os alunos, muitas vezes, não se apropriam desses elementos que constituem essas linguagens, o que pode torná-los desinteressados ou consumidores de livros e filmes apenas num aspecto voltado a entretenimentos superficiais. Destarte, nota-se a importância da mediação docente que considere as relações presentes entre essas linguagens, partindo de suas características identitárias. Desse modo, conhecendo e analisando as linguagens literária (REUTER, 2002; CANDIDO, 1976), cinematográfica (NOGUEIRA, 2010; BORDWELL, THOMPSON, 2013) e adaptação (HUTCHEON, 2013; BAZIN, 1991), é possível que os aprendizados dos discentes – ligados a dimensões que contemplam o conhecer, fazer, conviver e ser (DELORS, 1998, p. 90) – sejam ativados em sala de aula, através de análises compartilhadas, produção de textos literários, curtas-metragens e discussões com seus pares. Essas intervenções, incentivando um aprendizado em espiral, podem ativar uma formação que considere integralmente os sujeitos. - TCCUma comparação entre as teorias comportamentais e cognitivas no processo de aprendizagem na educaçãoRibeiro, Felipe Chaves (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo desta pesquisa é, comparando teorias a respeito dos processos de aprendizagem, vislumbrar possíveis alternativas para enfrentar problemas do sistema educacional brasileiro e, desta forma, sugerir reflexões e abordagens que possam colaborar no cotidiano escolar. Para i sso, ter-se-á em conta a aproximação a uma área estreitamente relacionada à educação: a da Psicopedagogia. Por meio do comportamentalismo de Skinner e do cognitivismo de Piaget e Vygotsky serão comentadas questões de aprendizado e educação. - TCCRessignificando o ensino de literatura com a inserção de TICs nas aulas do ensino médioSousa, Reneé Melo de (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Uma proposta de ressignificação do ensino de literatura no Ensino Médio, com enfoque de interatividade utilizando as TICs como ponte motivadora será aqui apresentada, considerando que o professor estará reconfigurando os conceitos e as influências com as novidades digitais e afins e que, ao conectar tudo, trará experiência integral e viva na formação leitora do discente. - TCCImagens da maternidade em quarto de despejo, de Carolina Maria de JesusBueno, José Breno Devitte; Campos, Maria Elizabeth Gomes (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso irá analisar a maternidade dentro da principal obra da autora, o livro Quarto de Despejo – diário de uma favelada. Vamos mostrar como Carolina Maria de Jesus conduz a escrita em seu livro, que escolhas fez quando descreve ao leitor o seu papel de mãe, como imprime emoção ao texto e como retrata a luta diária para combater a fome dentro e fora de casa. - TCCCultura digital e mídias sociais nas aulas de produção textual em língua portuguesa nos anos finais do Ensino FundamentalArruda, Lizzy Damares Martins (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Estimular a criatividade na produção textual é um desafio para os professores de Língua Portuguesa nos mais diferentes anos. A maior parte dos exercícios sugerem a criação de um texto a partir de outros textos de referência sobre o tema. Pensando em diversificar essas estratégias, surgiu este Trabalho de Conclusão de Curso. A intenção da proposta apresentada é propiciar o desenvolvimento da prática de produção textual e sua melhora gradual em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da adaptação do conteúdo do audiovisual para um conteúdo escrito nas suas mais diferentes possibilidades, desde artigos, reportagens, crônicas, até mesmo posts para a internet, trabalhando o tema calcado na multiplicidade de linguagens, mídias e tecnologias. Foram usados como referencial teórico os pensamentos de Brasil (2018), Gomes (2015), Soares (2021), Köche-Boff-Pavani (2015), Bacich-Moran (2018), Rojo-Almeida (2012), Mora (2013), Freire (1996), Bezerra (2006), Almeida-Valente (2012). - TCCMetodologias ativas, mídias sociais e ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino FundamentalRamires, Laura Stefani Moreira (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O desinteresse do aluno em relação aos estudos é algo que há muito vem sendo discutido. O tempo passou e com ele vieram novas formar de ensinar e aprender. O ensino tradicional de transferência de conhecimento já não atrai mais os alunos. Por isso, as metodologias ativas trazem uma proposta moderna e eficaz a partir da qual o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo definir o que são as metodologias ativas e como inseri-las no contexto atual das salas de aula, além de esclarecer o conceito de ensino híbrido e como aplicá-lo. Almejou-se, ainda, apresentar uma sequência didática, para ser desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, calcada nas metodologias ativas para os alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental, pautada no uso das figuras de linguagem, com uma proposta de projeto final que envolve mídias sociais. Foram usados como referenciais teóricos os pensamentos de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018) e Soares (2017). - TCCDom Casmurro em sala de aula: do livro às telas, olhares para a formação de leitoresJovanelli, Juliana Zani (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho propõe uma sequência didático-metodológica direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que traz uma releitura do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1899), a partir da minissérie televisiva Capitu (2008), da Rede Globo. Amparado pela fortuna crítica sobre o autor e pelas considerações de pesquisadores como Antonio Candido e Marisa Lajolo, cujos estudos são bastante representativos no campo da literatura, este trabalho oferece uma contribuição no sentido de formar jovens leitores de Machado de Assis e sensibilizá-los sobre questões relativas à fruição estética e interpretação da realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é importante documento norteador para o ensino de literatura, assim como os estudos de José Manuel Morán sobre o uso pedagógico dos recursos audiovisuais. - TCC100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultadosOliveira, Mariana Cajado de (2022)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio, que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança, da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil (1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman (2008). - TCCA negação do Brasil: o déficit de leitura das literaturas afro-brasileiras em sala de aulaMarinho, Mariana Paiva (2022)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Essa monografia investiga o vazio de leituras de literatura afro-brasileira nas salas de aula do país, reflexo direto do racismo estrutural ao qual o Brasil está submetido cotidianamente, e que segue sem disfarce nas manchetes dos jornais. Geração após geração, pessoas leitoras continuam a citar autores e autoras brancas na lista de seus favoritos, desconhecendo completamente as vozes e as obras de gente de pele preta como Ruth Guimarães, autora de Água Funda, escritora de rara competência e que só recentemente vem sendo redescoberta. A ideia é trazer à tona o debate do porquê essas leituras não chegam até as salas de aula do país, pensando nas listas de livros dos vestibulares, nas especificidades do mercado editorial e nas lutas do movimento negro que, nos últimos anos, foram responsáveis até mesmo por garantir que um autor de raro quilate como Machado de Assis tivesse direito à sua negritude depois de ser retratado de forma embranquecida por séculos a fio. Dar conhecimento da literatura afro-brasileira ao povo do Brasil é, também, abrir espaço para que uma voz ancestral seja enfim ouvida, apesar do racismo diário - TCCPotencializando a escrita no ensino médio através da inteligência artificial : propostas para complementar o "Caderno do Estudante"Rocco, Carolina Correa (2023-12-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso explora a integração e aplicação da escrita e revisão textual na disciplina de Língua Portuguesa para estudantes do 2° Ano do Ensino Médio do sistema educacional brasileiro, com ênfase no Caderno do Estudante lançado pelo Currículo da Cidade de São Paulo. A modelagem de metodologia qualitativa sustenta a exploração de teorias de escrita e abordagem da influência crescente das Tecnologias Digitais de Informação (TDICs) e da Inteligência Artificial (IA), especificamente o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), no cenário educacional contemporâneo. O objetivo central da pesquisa é examinar como propor processos criativos diversificados aos alunos, integrando as potencialidades da escrita com a IA, com foco em aprimorar a eficiência formativa nos processos da vida social. Por meio desta fundamentação busca-se alinhar as práticas pedagógicas com as inovações tecnológicas em uma sequência didática. - TCCTeoria da aprendizagem significativa articulada ao ensino de Língua PortuguesaSilva, Natalya Reis da (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consolidou dados do contexto educacional no Brasil, e os resultados evidenciaram o aumento no número de estudantes, entre 2019 e 2021, que não apresentam habilidades suficientes em Língua Portuguesa (LP). Diante deste cenário, é fundamental que haja esforços para que os estudantes melhorem seu desempenho acadêmico e, em especial, no componente curricular de LP, uma vez que é por meio dele que novos aprendizados são desenvolvidos. Assim, surge o problema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais são as estratégias metodológicas, embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que podem auxiliar no processo de ensino da LP no 6º. ano do Ensino Fundamental (EF)? Com isso, o objetivo principal deste trabalho é propor o ensino de LP calcado nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A escolha por essa teoria se justifica por critérios de interesse acadêmico, já a escolha pelo 6º. do Ensino Fundamental se dá porque é a partir desta etapa que se amplia o número de professores responsáveis por cada um dos componentes curriculares, além de que é nessa fase que se diversifica o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas. A fim de responder o problema de pesquisa e atingir o objetivo explicitado, em termos metodológicos, este TCC partiu de uma revisão bibliográfica sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e metodologias de ensino da LP na atualidade. Na sequência, foram elaborados planos de aula e descritas metodologicamente todas as aulas. Ao final, após realizar uma análise de como cada proposta de aula contemplou os pressupostos da teoria base, este trabalho evidenciou dois significativos achados: os planos de aula podem incorporar diversas teorias, embora a base seja a teoria de Ausubel; além de ativar o conhecimento prévio dos alunos, fornecer materiais de estudo antecipados pode ser igualmente significativo, preparando os alunos de forma mais eficaz para as aulas futuras. - TCCA análise de texto em sala de aula por meio das metodologias ativas no ensino médioMendes, Renata Franco (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ensino de Língua Portuguesa como língua materna nas escolas de Educação Básica ainda apresenta um desafio, já que ainda não há um consenso sobre a melhor abordagem a ser adotada no ensino regular na atualidade. Diante da crescente valorização das metodologias ativas como agentes de transformação no ambiente educacional, surgiu o questionamento central desta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais estratégias pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, podem ser empregadas no ensino de Análise Textual em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª. série do Ensino Médio? Durante o Estágio Supervisionado, uma etapa obrigatória para todos os futuros professores, foram identificadas práticas pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa que se baseiam em metodologias ativas. Além disso, durante a formação da licenciatura, houve discussões sobre qual deveria ser o foco do ensino de Português nas escolas, o qual perdeu o sentido diante de aulas baseadas unicamente na memorização de regras gramaticais. Com isso, o objetivo principal foi criar uma sequência didática que seja prática e relevante para os estudantes do Ensino Médio. Para isso, usou-se como referencial teórico os pressupostos teóricos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Antunes (2010), em Bacich e Moran (2018), em Soares (2005) e em Bagno (2012). - TCCLeitura e literatura na escola: proposta com os temas transversais respeito e tolerância no ensino médioCosta, Maritsa Sá Freire (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No Brasil, em 2023, infelizmente, tem aumentado, os casos de agressões em escolas. Atos violentos, sejam eles planejados por indivíduos que não fazem parte do ambiente educacional ou pertencentes a ele, geram medo e impactam negativamente o dia a dia de aprendizado de inúmeros alunos, até mesmo dos estudantes das escolas não afetadas diretamente. Lidar com essa realidade representa um grande desafio apresentado aos discentes, aos docentes e a toda a escola. É a partir desse contexto, que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): propostas com temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. É imperativo trabalhar o respeito e a empatia em relação ao outro, ao diferente, no ambiente escolar. Devido a isso, esta pesquisa concede visibilidade à nona competência geral, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a qual, a escola e os professores devem levar o alunado a cultivar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Em vista disso, o problema a ser investigado neste TCC foi: quais são as estratégias metodológicas indispensáveis na aplicação de propostas reflexivas e formativas sobre os temas tolerância e respeito nas aulas de Literatura no Ensino Médio? O objetivo deste TCC foi refletir sobre a importância de propostas com os temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Também se almejou oferecer aos interessados uma sequência didática, direcionada a alunos da 2ª. série do Ensino Médio, que destaca a necessidade do desenvolvimento do respeito e da tolerância frente à diversidade social do ambiente escolar. Em termos metodológicos, este TCC envolveu uma pesquisa exploratória, composta por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Posteriormente, foram elaborados planos de aula, materiais pedagógicos e uma sequência didática. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros at al (2013); Macedo et al (2021); Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017); Cosson (2014, 2020, 2021); Terra (2018, 2014); Braga e Silvestre (2013).