Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis

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  • TCC
    A análise de texto em sala de aula por meio das metodologias ativas no ensino médio
    Mendes, Renata Franco (2023-12-07)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    O ensino de Língua Portuguesa como língua materna nas escolas de Educação Básica ainda apresenta um desafio, já que ainda não há um consenso sobre a melhor abordagem a ser adotada no ensino regular na atualidade. Diante da crescente valorização das metodologias ativas como agentes de transformação no ambiente educacional, surgiu o questionamento central desta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais estratégias pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, podem ser empregadas no ensino de Análise Textual em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª. série do Ensino Médio? Durante o Estágio Supervisionado, uma etapa obrigatória para todos os futuros professores, foram identificadas práticas pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa que se baseiam em metodologias ativas. Além disso, durante a formação da licenciatura, houve discussões sobre qual deveria ser o foco do ensino de Português nas escolas, o qual perdeu o sentido diante de aulas baseadas unicamente na memorização de regras gramaticais. Com isso, o objetivo principal foi criar uma sequência didática que seja prática e relevante para os estudantes do Ensino Médio. Para isso, usou-se como referencial teórico os pressupostos teóricos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Antunes (2010), em Bacich e Moran (2018), em Soares (2005) e em Bagno (2012).
  • TCC
    Teoria da aprendizagem significativa articulada ao ensino de Língua Portuguesa
    Silva, Natalya Reis da (2023-12-07)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consolidou dados do contexto educacional no Brasil, e os resultados evidenciaram o aumento no número de estudantes, entre 2019 e 2021, que não apresentam habilidades suficientes em Língua Portuguesa (LP). Diante deste cenário, é fundamental que haja esforços para que os estudantes melhorem seu desempenho acadêmico e, em especial, no componente curricular de LP, uma vez que é por meio dele que novos aprendizados são desenvolvidos. Assim, surge o problema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais são as estratégias metodológicas, embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que podem auxiliar no processo de ensino da LP no 6º. ano do Ensino Fundamental (EF)? Com isso, o objetivo principal deste trabalho é propor o ensino de LP calcado nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A escolha por essa teoria se justifica por critérios de interesse acadêmico, já a escolha pelo 6º. do Ensino Fundamental se dá porque é a partir desta etapa que se amplia o número de professores responsáveis por cada um dos componentes curriculares, além de que é nessa fase que se diversifica o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas. A fim de responder o problema de pesquisa e atingir o objetivo explicitado, em termos metodológicos, este TCC partiu de uma revisão bibliográfica sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e metodologias de ensino da LP na atualidade. Na sequência, foram elaborados planos de aula e descritas metodologicamente todas as aulas. Ao final, após realizar uma análise de como cada proposta de aula contemplou os pressupostos da teoria base, este trabalho evidenciou dois significativos achados: os planos de aula podem incorporar diversas teorias, embora a base seja a teoria de Ausubel; além de ativar o conhecimento prévio dos alunos, fornecer materiais de estudo antecipados pode ser igualmente significativo, preparando os alunos de forma mais eficaz para as aulas futuras.
  • TCC
    A intertextualidade bíblica na poesia religiosa de Gregório de Matos
    Garcia, Edson Benedito (2023-12-11)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Este trabalho investiga a poesia religiosa de Gregório de Matos, figura emblemática da literatura brasileira no período Barroco. Celebrado como um dos mais importantes poetas barrocos do Brasil, Gregório é conhecido como o "Boca do Inferno". A pesquisa explora a intertextualidade bíblica em sua obra, destacando a influência da Bíblia Católica em sua produção poética. O objetivo central é contrastar as ocorrências da intertextualidade bíblica nas poesias religiosa, satírica e amorosa. A pesquisa utiliza poemas selecionados da antologia de José Miguel Wisnik, Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. Como referencial teórico, o pensamento de Wisnik (2010), Bosi (1992 e 1994), Kaviski e Fumaneri (2019), Fiorin (2016) e Samoyault (2008). A análise revela uma poesia religiosa que transcende dogmas, explorando significados e refletindo as tensões entre o sagrado e o profano. Destaca-se também um mosaico de expressões literárias na poesia religiosa de Gregório, revelando um devoto crítico. Em contraponto às poesias satírica e amorosa, em que faz uso da paródia e de referências em um tom profano e, por vezes, jocoso, na poesia religiosa há uma abordagem reflexiva, embora imbuída da retórica subversiva do autor, com predominância das referências e alusões. A intertextualidade bíblica é um fio condutor, conectando o poeta a uma tradição rica e evidenciando sua coragem em questionar interpretações estabelecidas.
  • TCC
    Potencializando a escrita no ensino médio através da inteligência artificial : propostas para complementar o "Caderno do Estudante"
    Rocco, Carolina Correa (2023-12-06)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Este Trabalho de Conclusão de Curso explora a integração e aplicação da escrita e revisão textual na disciplina de Língua Portuguesa para estudantes do 2° Ano do Ensino Médio do sistema educacional brasileiro, com ênfase no Caderno do Estudante lançado pelo Currículo da Cidade de São Paulo. A modelagem de metodologia qualitativa sustenta a exploração de teorias de escrita e abordagem da influência crescente das Tecnologias Digitais de Informação (TDICs) e da Inteligência Artificial (IA), especificamente o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), no cenário educacional contemporâneo. O objetivo central da pesquisa é examinar como propor processos criativos diversificados aos alunos, integrando as potencialidades da escrita com a IA, com foco em aprimorar a eficiência formativa nos processos da vida social. Por meio desta fundamentação busca-se alinhar as práticas pedagógicas com as inovações tecnológicas em uma sequência didática.
  • TCC
    Leitura e literatura na escola: proposta com os temas transversais respeito e tolerância no ensino médio
    Costa, Maritsa Sá Freire (2023-12-07)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    No Brasil, em 2023, infelizmente, tem aumentado, os casos de agressões em escolas. Atos violentos, sejam eles planejados por indivíduos que não fazem parte do ambiente educacional ou pertencentes a ele, geram medo e impactam negativamente o dia a dia de aprendizado de inúmeros alunos, até mesmo dos estudantes das escolas não afetadas diretamente. Lidar com essa realidade representa um grande desafio apresentado aos discentes, aos docentes e a toda a escola. É a partir desse contexto, que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): propostas com temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. É imperativo trabalhar o respeito e a empatia em relação ao outro, ao diferente, no ambiente escolar. Devido a isso, esta pesquisa concede visibilidade à nona competência geral, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a qual, a escola e os professores devem levar o alunado a cultivar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Em vista disso, o problema a ser investigado neste TCC foi: quais são as estratégias metodológicas indispensáveis na aplicação de propostas reflexivas e formativas sobre os temas tolerância e respeito nas aulas de Literatura no Ensino Médio? O objetivo deste TCC foi refletir sobre a importância de propostas com os temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Também se almejou oferecer aos interessados uma sequência didática, direcionada a alunos da 2ª. série do Ensino Médio, que destaca a necessidade do desenvolvimento do respeito e da tolerância frente à diversidade social do ambiente escolar. Em termos metodológicos, este TCC envolveu uma pesquisa exploratória, composta por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Posteriormente, foram elaborados planos de aula, materiais pedagógicos e uma sequência didática. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros at al (2013); Macedo et al (2021); Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017); Cosson (2014, 2020, 2021); Terra (2018, 2014); Braga e Silvestre (2013).