Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
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- TCCA análise de texto em sala de aula por meio das metodologias ativas no ensino médioMendes, Renata Franco (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ensino de Língua Portuguesa como língua materna nas escolas de Educação Básica ainda apresenta um desafio, já que ainda não há um consenso sobre a melhor abordagem a ser adotada no ensino regular na atualidade. Diante da crescente valorização das metodologias ativas como agentes de transformação no ambiente educacional, surgiu o questionamento central desta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais estratégias pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, podem ser empregadas no ensino de Análise Textual em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª. série do Ensino Médio? Durante o Estágio Supervisionado, uma etapa obrigatória para todos os futuros professores, foram identificadas práticas pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa que se baseiam em metodologias ativas. Além disso, durante a formação da licenciatura, houve discussões sobre qual deveria ser o foco do ensino de Português nas escolas, o qual perdeu o sentido diante de aulas baseadas unicamente na memorização de regras gramaticais. Com isso, o objetivo principal foi criar uma sequência didática que seja prática e relevante para os estudantes do Ensino Médio. Para isso, usou-se como referencial teórico os pressupostos teóricos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Antunes (2010), em Bacich e Moran (2018), em Soares (2005) e em Bagno (2012). - TCCTeoria da aprendizagem significativa articulada ao ensino de Língua PortuguesaSilva, Natalya Reis da (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consolidou dados do contexto educacional no Brasil, e os resultados evidenciaram o aumento no número de estudantes, entre 2019 e 2021, que não apresentam habilidades suficientes em Língua Portuguesa (LP). Diante deste cenário, é fundamental que haja esforços para que os estudantes melhorem seu desempenho acadêmico e, em especial, no componente curricular de LP, uma vez que é por meio dele que novos aprendizados são desenvolvidos. Assim, surge o problema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais são as estratégias metodológicas, embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que podem auxiliar no processo de ensino da LP no 6º. ano do Ensino Fundamental (EF)? Com isso, o objetivo principal deste trabalho é propor o ensino de LP calcado nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A escolha por essa teoria se justifica por critérios de interesse acadêmico, já a escolha pelo 6º. do Ensino Fundamental se dá porque é a partir desta etapa que se amplia o número de professores responsáveis por cada um dos componentes curriculares, além de que é nessa fase que se diversifica o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas. A fim de responder o problema de pesquisa e atingir o objetivo explicitado, em termos metodológicos, este TCC partiu de uma revisão bibliográfica sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e metodologias de ensino da LP na atualidade. Na sequência, foram elaborados planos de aula e descritas metodologicamente todas as aulas. Ao final, após realizar uma análise de como cada proposta de aula contemplou os pressupostos da teoria base, este trabalho evidenciou dois significativos achados: os planos de aula podem incorporar diversas teorias, embora a base seja a teoria de Ausubel; além de ativar o conhecimento prévio dos alunos, fornecer materiais de estudo antecipados pode ser igualmente significativo, preparando os alunos de forma mais eficaz para as aulas futuras. - TCCA intertextualidade bíblica na poesia religiosa de Gregório de MatosGarcia, Edson Benedito (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho investiga a poesia religiosa de Gregório de Matos, figura emblemática da literatura brasileira no período Barroco. Celebrado como um dos mais importantes poetas barrocos do Brasil, Gregório é conhecido como o "Boca do Inferno". A pesquisa explora a intertextualidade bíblica em sua obra, destacando a influência da Bíblia Católica em sua produção poética. O objetivo central é contrastar as ocorrências da intertextualidade bíblica nas poesias religiosa, satírica e amorosa. A pesquisa utiliza poemas selecionados da antologia de José Miguel Wisnik, Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. Como referencial teórico, o pensamento de Wisnik (2010), Bosi (1992 e 1994), Kaviski e Fumaneri (2019), Fiorin (2016) e Samoyault (2008). A análise revela uma poesia religiosa que transcende dogmas, explorando significados e refletindo as tensões entre o sagrado e o profano. Destaca-se também um mosaico de expressões literárias na poesia religiosa de Gregório, revelando um devoto crítico. Em contraponto às poesias satírica e amorosa, em que faz uso da paródia e de referências em um tom profano e, por vezes, jocoso, na poesia religiosa há uma abordagem reflexiva, embora imbuída da retórica subversiva do autor, com predominância das referências e alusões. A intertextualidade bíblica é um fio condutor, conectando o poeta a uma tradição rica e evidenciando sua coragem em questionar interpretações estabelecidas. - TCCPotencializando a escrita no ensino médio através da inteligência artificial : propostas para complementar o "Caderno do Estudante"Rocco, Carolina Correa (2023-12-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso explora a integração e aplicação da escrita e revisão textual na disciplina de Língua Portuguesa para estudantes do 2° Ano do Ensino Médio do sistema educacional brasileiro, com ênfase no Caderno do Estudante lançado pelo Currículo da Cidade de São Paulo. A modelagem de metodologia qualitativa sustenta a exploração de teorias de escrita e abordagem da influência crescente das Tecnologias Digitais de Informação (TDICs) e da Inteligência Artificial (IA), especificamente o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), no cenário educacional contemporâneo. O objetivo central da pesquisa é examinar como propor processos criativos diversificados aos alunos, integrando as potencialidades da escrita com a IA, com foco em aprimorar a eficiência formativa nos processos da vida social. Por meio desta fundamentação busca-se alinhar as práticas pedagógicas com as inovações tecnológicas em uma sequência didática. - TCCLeitura e literatura na escola: proposta com os temas transversais respeito e tolerância no ensino médioCosta, Maritsa Sá Freire (2023-12-07)
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No Brasil, em 2023, infelizmente, tem aumentado, os casos de agressões em escolas. Atos violentos, sejam eles planejados por indivíduos que não fazem parte do ambiente educacional ou pertencentes a ele, geram medo e impactam negativamente o dia a dia de aprendizado de inúmeros alunos, até mesmo dos estudantes das escolas não afetadas diretamente. Lidar com essa realidade representa um grande desafio apresentado aos discentes, aos docentes e a toda a escola. É a partir desse contexto, que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): propostas com temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. É imperativo trabalhar o respeito e a empatia em relação ao outro, ao diferente, no ambiente escolar. Devido a isso, esta pesquisa concede visibilidade à nona competência geral, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a qual, a escola e os professores devem levar o alunado a cultivar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Em vista disso, o problema a ser investigado neste TCC foi: quais são as estratégias metodológicas indispensáveis na aplicação de propostas reflexivas e formativas sobre os temas tolerância e respeito nas aulas de Literatura no Ensino Médio? O objetivo deste TCC foi refletir sobre a importância de propostas com os temas transversais respeito e tolerância nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Também se almejou oferecer aos interessados uma sequência didática, direcionada a alunos da 2ª. série do Ensino Médio, que destaca a necessidade do desenvolvimento do respeito e da tolerância frente à diversidade social do ambiente escolar. Em termos metodológicos, este TCC envolveu uma pesquisa exploratória, composta por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Posteriormente, foram elaborados planos de aula, materiais pedagógicos e uma sequência didática. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros at al (2013); Macedo et al (2021); Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017); Cosson (2014, 2020, 2021); Terra (2018, 2014); Braga e Silvestre (2013).