Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis

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  • TCC
    Linguagens literária e cinematográfica: da sala de aula à formação integral dos sujeitos
    Silva, Marcelo Pereira da (2021)
    Dentre as inúmeras linguagens que se apresentam no cotidiano do homem, merece destaque as que se organizam nos campos literário e cinematográfico. Sendo a arte um meio de expressão e representação de sentimentos, visões, experiências e possibilidades, acompanha e intervém nas realidades humanas, atribuindo-lhes sentido ao dizível e indizível. Nesse sentido, a literatura e o cinema, através de seus elementos idiossincrásicos, possuem um grande potencial de comunicabilidade e são valorizados no processo de ensino-aprendizagem (ANTUNES, 2009; NAPOLITANO, 2003), amparados, inclusive, pelas diretrizes educacionais (BRASIL, 2018), que postulam a importância da inserção dos docentes nas mais variadas linguagens. O que se nota, no entanto, é que os alunos, muitas vezes, não se apropriam desses elementos que constituem essas linguagens, o que pode torná-los desinteressados ou consumidores de livros e filmes apenas num aspecto voltado a entretenimentos superficiais. Destarte, nota-se a importância da mediação docente que considere as relações presentes entre essas linguagens, partindo de suas características identitárias. Desse modo, conhecendo e analisando as linguagens literária (REUTER, 2002; CANDIDO, 1976), cinematográfica (NOGUEIRA, 2010; BORDWELL, THOMPSON, 2013) e adaptação (HUTCHEON, 2013; BAZIN, 1991), é possível que os aprendizados dos discentes – ligados a dimensões que contemplam o conhecer, fazer, conviver e ser (DELORS, 1998, p. 90) – sejam ativados em sala de aula, através de análises compartilhadas, produção de textos literários, curtas-metragens e discussões com seus pares. Essas intervenções, incentivando um aprendizado em espiral, podem ativar uma formação que considere integralmente os sujeitos.
  • TCC
    Cultura digital e mídias sociais nas aulas de produção textual em língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
    Arruda, Lizzy Damares Martins (2021)
    Estimular a criatividade na produção textual é um desafio para os professores de Língua Portuguesa nos mais diferentes anos. A maior parte dos exercícios sugerem a criação de um texto a partir de outros textos de referência sobre o tema. Pensando em diversificar essas estratégias, surgiu este Trabalho de Conclusão de Curso. A intenção da proposta apresentada é propiciar o desenvolvimento da prática de produção textual e sua melhora gradual em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da adaptação do conteúdo do audiovisual para um conteúdo escrito nas suas mais diferentes possibilidades, desde artigos, reportagens, crônicas, até mesmo posts para a internet, trabalhando o tema calcado na multiplicidade de linguagens, mídias e tecnologias. Foram usados como referencial teórico os pensamentos de Brasil (2018), Gomes (2015), Soares (2021), Köche-Boff-Pavani (2015), Bacich-Moran (2018), Rojo-Almeida (2012), Mora (2013), Freire (1996), Bezerra (2006), Almeida-Valente (2012).
  • TCC
    Metodologias ativas, mídias sociais e ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
    Ramires, Laura Stefani Moreira (2021)
    O desinteresse do aluno em relação aos estudos é algo que há muito vem sendo discutido. O tempo passou e com ele vieram novas formar de ensinar e aprender. O ensino tradicional de transferência de conhecimento já não atrai mais os alunos. Por isso, as metodologias ativas trazem uma proposta moderna e eficaz a partir da qual o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo definir o que são as metodologias ativas e como inseri-las no contexto atual das salas de aula, além de esclarecer o conceito de ensino híbrido e como aplicá-lo. Almejou-se, ainda, apresentar uma sequência didática, para ser desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, calcada nas metodologias ativas para os alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental, pautada no uso das figuras de linguagem, com uma proposta de projeto final que envolve mídias sociais. Foram usados como referenciais teóricos os pensamentos de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018) e Soares (2017).
  • TCC
    Dom Casmurro em sala de aula: do livro às telas, olhares para a formação de leitores
    Jovanelli, Juliana Zani (2021)
    Este trabalho propõe uma sequência didático-metodológica direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que traz uma releitura do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1899), a partir da minissérie televisiva Capitu (2008), da Rede Globo. Amparado pela fortuna crítica sobre o autor e pelas considerações de pesquisadores como Antonio Candido e Marisa Lajolo, cujos estudos são bastante representativos no campo da literatura, este trabalho oferece uma contribuição no sentido de formar jovens leitores de Machado de Assis e sensibilizá-los sobre questões relativas à fruição estética e interpretação da realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é importante documento norteador para o ensino de literatura, assim como os estudos de José Manuel Morán sobre o uso pedagógico dos recursos audiovisuais.
  • TCC
    Representação do protagonismo feminino em meio a sociedade diatópica de Jogos Vorazes
    Martins, Julia (2021)
    Este trabalho, que tem como corpus, o romance distópico Jogos Vorazes da escritora estadunidense Suzanne Collins, propõe uma análise a respeito da construção de personagens femininas, comparando a teoria da jornada da heroína observada por Maureen Murdock, com a teoria da jornada do herói observada por Joseph Campbell. A pesquisa busca investigar as convergências e divergências entre as duas teorias e sua relação com a construção da personagem principal, em meio a uma sociedade distópica, analisando se os arquétipos literários ligados a personagens principais femininas se consolidam na obra ou não, questionando o motivo das jornadas heróicas diferirem a partir do gênero dos personagens. Serão pontuadas as etapas da jornada do herói e da jornada da heroína, a padronização dos personagens na literatura, a construção dos personagens e a análise da heroína de Jogos Vorazes observando o caminho trilhado pela mesma até se tornar um símbolo de resistência na sociedade ambientada na obra.