Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
Browse by
Recent Submissions
-
Linguagens literária e cinematográfica: da sala de aula à formação integral dos sujeitos
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Dentre as inúmeras linguagens que se apresentam no cotidiano do homem, merece destaque as que se organizam nos campos literário e cinematográfico. Sendo a arte um meio de expressão e representação de sentimentos, visões, ... -
Cultura digital e mídias sociais nas aulas de produção textual em língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Estimular a criatividade na produção textual é um desafio para os professores de Língua Portuguesa nos mais diferentes anos. A maior parte dos exercícios sugerem a criação de um texto a partir de outros textos de referência ... -
Metodologias ativas, mídias sociais e ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)O desinteresse do aluno em relação aos estudos é algo que há muito vem sendo discutido. O tempo passou e com ele vieram novas formar de ensinar e aprender. O ensino tradicional de transferência de conhecimento já não ... -
Dom Casmurro em sala de aula: do livro às telas, olhares para a formação de leitores
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Este trabalho propõe uma sequência didático-metodológica direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que traz uma releitura do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro (1899), a partir da minissérie televisiva Capitu ... -
Representação do protagonismo feminino em meio a sociedade diatópica de Jogos Vorazes
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Este trabalho, que tem como corpus, o romance distópico Jogos Vorazes da escritora estadunidense Suzanne Collins, propõe uma análise a respeito da construção de personagens femininas, comparando a teoria da jornada da ... -
Ressignificando o ensino de literatura com a inserção de TICs nas aulas do ensino médio
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Uma proposta de ressignificação do ensino de literatura no Ensino Médio, com enfoque de interatividade utilizando as TICs como ponte motivadora será aqui apresentada, considerando que o professor estará reconfigurando ... -
Imagens da maternidade em quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)Este Trabalho de Conclusão de Curso irá analisar a maternidade dentro da principal obra da autora, o livro Quarto de Despejo – diário de uma favelada. Vamos mostrar como Carolina Maria de Jesus conduz a escrita em seu ... -
O processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no sistema prisional: alguns desafios
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)O ensino de língua portuguesa no sistema prisional brasileiro, é um tema debatido recorrentemente por profissionais da área educacional, mas pouco se discute a atuação do docente com adultos privados de liberdade. Não é ... -
A formação de professores do curso de letras no processo de inclusão escolar
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)A formação inicial de professores para a educação básica no Brasil, a partir dos anos 90, tem novas diretrizes expressas nas Resoluções 01/2002 e 02/2002, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CAMPOS, 2003, apud ... -
A importância da sociolinguística para os docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)A norma padrão é uma das variações linguísticas presentes na Língua Portuguesa e que é oficialmente difundida nas escolas de todo país. O objetivo de uma língua modelo é que ela seja compreendida em todo território nacional ... -
Uma comparação entre as teorias comportamentais e cognitivas no processo de aprendizagem na educação
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2021)O objetivo desta pesquisa é, comparando teorias a respeito dos processos de aprendizagem, vislumbrar possíveis alternativas para enfrentar problemas do sistema educacional brasileiro e, desta forma, sugerir reflexões e ... -
Paralisia cerebral, adaptação curricular e tecnologias: propostas metodológicas calcadas no desenvolvimento da habilidade de comunicação
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2020)Conforme legislação vigente, nenhuma criança que apresente limitação neuropsicomotora pode ficar aquém do aprendizado. Apesar do direito legal de ensino-aprendizagem formal, observamos que a real inclusão no ambiente escolar ... -
A negação do Brasil: o déficit de leitura das literaturas afro-brasileiras em sala de aula
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2022)Essa monografia investiga o vazio de leituras de literatura afro-brasileira nas salas de aula do país, reflexo direto do racismo estrutural ao qual o Brasil está submetido cotidianamente, e que segue sem disfarce nas ... -
100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultados
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2022)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as ... -
A temática do racismo nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2020)O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos que levaram a população brasileira e a população mundial a refletir sobre o tema racismo. Embora esta temática já exista em documentos metodológicos nacionais, como ... -
As primeiras palavras sobre literatura no ensino médio: uma proposta calcada na formação de leitores
(Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2020)De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que oferta as aprendizagens mínimas que devem ser garantidas a todos os educandos brasileiros, a literatura é imprescindível para a formação integral dos ...