Sistemas de Informação - TCC - FCI Higienópolis
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- TCC4usecurity: reconhecimento facial para controle de acessoArruda, Cícero Gilma de Oliveira (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A restrição de acessos em áreas densamente povoadas é um fator preponderante para o sucesso de inúmeras organizações privadas ou públicas. Neste contexto, a visão computacional possibilita que máquinas enxerguem e extraiam características presentes em imagens capturadas por diferentes tipos de sensores, as quais permitem reconhecer, manipular e processar dados sobre os objetos que compõem a imagem capturada. Neste artigo, aborda-se a implementação de um sistema de reconhecimento facial para uso em ferramentas otimizadas de visão computacional com aprendizagem de máquina. - TCC5G e 6G - contribuições para a evolução de projetos IoTOliveira, Aguilon Souza de; Cruz, Felipe Carvalho; Mendonça, Fernanda da Silva (2022-06-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo busca entender como o 5G e 6G pode contribuir na evolução de projetos IoT. Assim, realizou-se a simulação de dois cenários através do software Network Simulator 2 (NS2), foi feita uma comparação entre as tecnologias 5G e 6G utilizando como métricas a perda de pacotes, vazão de dados e latência. A combinação dos resultados destas medições permite medir a diferença de velocidade e a capacidade de entrega de pacotes de dados entre as novas gerações de rede. Conclui-se que o 5G e o 6G apresentam desempenhos surpreendentes, porém, de acordo com os testes realizados, 6G possui menores quantidades de perdas de dados, latências inferiores e uma maior quantidade de dados enviados no mesmo período. - TCCA eficácia dos testes automatizados para melhorar a satisfação do cliente em projetos de desenvolvimento de softwareBorowski, Michele Ramos (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Atualmente os testes de usabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de software, especialmente diante de um mercado altamente competitivo, onde as expectativas dos usuários em relação à qualidade e à experiência de uso são cada vez mais elevadas. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia dos testes de usabilidade como um fator determinante para a melhoria da satisfação do cliente, identificando práticas e estratégias que contribuam para a criação de softwares mais alinhados com as expectativas dos usuários. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica acompanhada de uma análise qualitativa de dois artigos relevantes sobre o tema. Identificou-se que a adoção de estratégias, como o planejamento antecipado dos testes, a definição clara de objetivos e a avaliação da efetividade das tarefas ou da satisfação dos usuários, contribui significativamente para a eficiência dos processos de teste. Os resultados também indicam que a automação, quando aplicada de forma estratégica, não apenas melhora a qualidade do produto, mas também aprimora a percepção do cliente em relação à solução desenvolvida. - TCCAbordagem da LGPD no desenvolvimento de softwareBertan, Beatriz Cesário; Portilho, Matheus de Oliveira; Gurfinkiel, Michel Victor; Borges, Nathan Novais (2022-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Em um cenário de constante crescimento da produção, coleta e trata- ˜ mento de dados, leis como a LGPD(Lei Geral de Proteção de Dados) buscam ˜ garantir o direito a privacidade dos usuários. Atualmente, muitas vezes as tare- ´ fas relacionadas para garantir que as diretrizes das leis sejam atendidas sao˜ atribu´ıdas ao ambito jur ˆ ´ıdico, e nao ao tecnol ˜ ogico. Dessa forma, ´ e criada uma ´ lacuna de conhecimento sobre a Lei por parte dos profissionais da area da tec nologia da informac¸ao, e essa brecha pode refletir diretamente em infrac¸ ˜ oes. O ˜ objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um Objeto de Aprendizagem que auxilie esses profissionais a seguir as diretrizes da LGPD ao longo do desenvolvimento de software. Como resultado, o Objeto criado e desenvolvido na plataforma do GitBook alcançou esse objetivo. - TCCAlgoritmo de mineração de dados e recomendação para mídias de entretenimento diversificadasCafé, Eduardo da Silva (2024-06-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esse trabalho buscou a criação de um algoritmo de recomendação para mídias de entretenimento em formatos diferentes como filmes, series, jogos e livros. Partindo da premissa de recomendar um jogo, por exemplo, baseado nos filmes e séries que uma pessoa consome. Para isso foi desenvolvido três etapas, sendo a primeira um algoritmo que acesse base de dados de serviços de cada mídia e traga esses dados a uma base de dados local centralizada facilitando o acesso. A segunda como o vínculo desses dados a pessoas onde o algoritmo será aplicado. E o terceiro a geração da recomendação baseada nos dados de consumo dessa pessoa utilizando o algoritmo Apriori onde foi analisado os valores e mostrado que é possível gerar recomendações. - TCCAnálise da experiência do usuário na aprendizagem musical online: como a experiência do usuário influencia no aprendizadoMohacsi, Felipe Lamotte; Ferreira, Matheus Guarnier Pfau (2024-12-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho analisa a Experiência do Usuário (UX) no contexto do aprendizado musical online, por meio de plataformas digitais. A pandemia de COVID-19 acelerou o uso dessas tecnologias, modificando as práticas educacionais e exigindo novas abordagens de ensino. Neste estudo, foram realizadas entrevistas com usuários de plataformas de aprendizado musical, como Flowkey, Yousician e Simply Piano, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos dessas ferramentas em termos de usabilidade, engajamento e satisfação do usuário. A análise se concentra nas métricas de UX aplicadas a esses aplicativos e propõe recomendações para melhorar a qualidade da experiência do usuário no aprendizado musical online. - TCCAnálise de acessibilidade em e-commerce para deficientes visuaisPires, João Victor; Bessa, Nicolly Scheitel; Aguilar, Vinícius Fernandes Lopes (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho destaca a importância da acessibilidade em e-commerces, visando incluir pessoas com deficiência visual, como cegueira, baixa visão e daltonismo. A pesquisa de campo, com 31 participantes, identificou barreiras como descrições inadequadas, falta de contraste e interfaces não adaptadas a leitores de tela. Soluções práticas, como testes de acessibilidade, uso de HTML semântico e descrições detalhadas, foram propostas para melhorar a experiência digital. Além dos benefícios sociais, a acessibilidade é apresentada como estratégia econômica, ampliando o mercado e alinhando empresas a práticas inclusivas e de marketing social. O estudo reforça a necessidade de governança digital para promover uma experiência justa e acessível a todos os usuários. - TCCAnálise de estudo compartilhado via websiteCano, Julio Maximo; Cezar, Leonardo Bacic; Guerra, Rafael Rodrigues (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O assunto deste trabalho ´e ajudar pessoas a aprender. Nessa pesquisa será desenvolvida um website que permita o encontro de quem quer ensinar com as pessoas que desejam aprender. O assunto pode variar desde questões acadêmicas até instrumentos musicais, por exemplo. O objetivo é que as interações aconteçam dentro do website, de forma que se elimine a questão da distância e espaço físico. Com isso, poderá ser realizada uma troca de conhecimentos de forma mais simplificada em diversos aspectos como na praticidade para realizar essas ajudas ou até mesmo fazer com que as pessoas experimentem outras formas de ensino para tentar aprender de forma mais simples. - TCCAnálise de marcações/anotações em livros digitaisSantos, Daniel da Cunha (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nos últimos anos, a Educação Digital evoluiu significativamente devido à tecnologia. Este estudo busca melhorar a experiência do aluno nesse contexto, propondo uma ferramenta integrada aos sistemas de ensino digital, especificamente no aplicativo SME: Livro Digital dos Sistemas Mackenzie de Ensino. A ferramenta utiliza dados de marcações feitas pelos alunos, e disponibilizar aos criadores dos conteúdos didáticos informações sobre os tópicos mais relevantes. Isso personaliza o ensino, atendendo às necessidades individuais dos estudantes, contribuindo para uma educação mais moderna e centrada no aluno. Este estudo contribui para a área de Educação Digital ao propor uma ferramenta que integra análise de dados educacionais ao processo de ensino. - TCCAnalise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text miningAlonso, Guilherme Iglesias; Letícia, Panegossi Toniolo (2022-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo. - TCCAnálise de sentimentos de tweets sobre a pandemia de covid-19Berto, Barbara Barreto (2021-05-31)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Enquanto a pandemia de Covid-19 assolou o mundo, especialistas de saúde pública determinaram que a melhor forma da população combater o vírus é se manter em quarentena e em distanciamento social. A população ao se ver isolada, após as medidas de distanciamento instauradas pelos governos, usou as redes sociais para se comunicar, se informar e expressar seus sentimentos. Este projeto teve como objetivo analisar quais foram os sentimentos predominantes dos brasileiros em tweets sobre a Covid-19, entre 8 sentimentos básicos do ser humano. A pesquisa foi baseada na análise de sentimentos dos textos extraídos de tweets na rede social Twitter. Foi possível desenvolver com sucesso a análise de sentimentos dos brasileiros durante a pandemia, concluindo-se que, houve uma grande quantidade de tweets negativos, onde a sua maioria possuíam sentimentos direcionados ao medo e a tristeza. - TCCAnálise de sentimentos em postagens de redes sociais de participantes em eventos para identificação de oportunidades de melhorias para empresasSerrano, Aurick Sordi; Valente, Caio de Julio; Machado, Marco Anthonio Della Pascoa (2023-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta uma proposta de análise sentimental das reações do público aos Jogos Olímpicos de Tóquio no Twitter, focando na identificação de oportunidades de melhorias para as empresas. Utilizando a ferramenta TextBlob e uma taxonomia baseada em palavras-chave, o estudo categoriza as reações em sentimentos positivos, negativos ou neutros, e analisa tópicos relevantes. Os resultados são apresentados em gráficos de barras, oferecendo insights sobre a percepção pública e áreas de interesse, potencializando estratégias de marketing e comunicação empresarial. - TCCAnálise de técnicas de PLN e machine learning na detecção de Indícios de depressãoJordan, Dyonathan; Cesar, Victor; Carmo, Lucas do (2022-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
À medida que o desenvolvimento social e tecnológico avança, aumentam os casos diagnosticados de depressão e transtorno de ansiedade. Sendo assim, o presente estudo propõe desenvolver uma fundamentação em um cenário de análise de tweets com indícios depressivos, realizando predições com objetivo de detectar outros tweets que os possuam, e evidenciar a relevância das técnicas de Machine Learning e PLN. Foi possível definir que os algoritmos de ML que se sobressaíram foram o Random Forest e a Regressão Logística, e visualizar que neste cenário, a escolha de um algoritmo de extração de features foi inconclusiva, devido aos resultados semelhantes obtidos utilizando o Bag-Of-Words e o TF-IDF. - TCCAnálise estática de código para detectar vulnerabilidades webArruda Junior, Marcos Paulo (2021-05-23)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Análise estática de código é uma etapa muito importante durante o ciclo de desenvolvimento de um software, para realizar a detecção de vulnerabilidades no seu estágio inicial. Os programadores fazem o uso de ferramentas automatizadas que analisam o código inteiro com a finalidade de encontrar possíveis problemas. Entretanto, essas ferramentas não estão livres de problemas, pois algumas podem detectar uma quantidade considerável de dados imprecisos, como falsos positivos e falsos negativos, podendo trazer prejuízo para as organizações. Neste artigo, foi utilizada uma abordagem prática para avaliar quatro ferramentas de análise estática diferentes para a linguagem PHP, onde duas dessas ferramentas são de uso comercial e as outras duas foram utilizadas as versões gratuitas. Para a linguagem Java, foram utilizadas duas ferramentas de uso comercial. Essa abordagem considera uma metodologia de análise onde a melhor ferramenta é aquela que reporta a maior quantidade de vulnerabilidades com o menor número de falsos positivos. Para a avaliação dessas ferramentas. Para comparar as ferramentas, foram utilizados Benchmarks controlados que possuíam vulnerabilidades específicas, XSS e SQLi. Os resultados mostraram que todas as ferramentas de uso comercial tiveram um desempenho superior de até 66% aproximadamente, comparado às ferramentas de código aberto, porém nem todas as vulnerabilidades foram detectadas pelas ferramentas. - TCCAplicação do TF-IDF para classificação de notıcias ESG relativas a empresasMatos, Bianca Maciel; Sousa, Marcela de Oliveira (2022-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O mercado financeiro e de suma importância para o desenvolvimento econômico de um paıs. Atualmente, investidores optam por procurar empresas que se preocupam em aderir abordagens sociais e ambientais, conforme especificado pela ESG, pois torna o investimento mais seguro e vantajoso. A vista disso, a proposta deste artigo e uma investigação baseada em um dos algoritmos de processamento de linguagem natural para classificação de texto, o modelo TF-IDF, tendo como dados notıcias com padrões ESG de organizações, para averiguar a confiabilidade do algoritmo para categorização. Portanto, a pro- posta apresentada para tal problemática se concentra em aplicar um modelo que classifica os textos conforme seus respectivos temas, sendo eles Environmental, Social ou Governance. Após a aplicação do modelo TF-IDF, constatou-se a eficácia esperada para a diferenciação entre os títulos das notıcias coletadas de ESG, alcançando o objetivo proposto pelo projeto, conforme apontado pela matriz de confusão gerada como métrica. Embora ao longo do processo consegue-se perceber cenários onde h ´ a uma limitação do modelo, revelando de- safios para novas etapas de desenvolvimento, o modelo alcançou êxito devido a utilização de dados de features. - TCCAplicativo iOS com reconhecimento de embalagem para destacar as principais informações da bula de medicamentoLeite, Felipe; Hummel, Luca; Coelho, Marcelo (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este projeto apresenta um estudo sobre o uso da biblioteca ARKit do sistema operacional iOS, utilizado para a criação de um aplicativo com reconhecimento de embalagem, para destacar as principais informações de bulas de medicamento. Esta proposta pauta-se nas necessidades e dificuldades dos usuários na utilização de remédios e interpretação de suas respectivas bulas. Com isso se busca acelerar a interpretação das informações da bula de medicamento. - TCCAplicativo para prestadores de serviços em regiões litorâneasOliveira, Arthur Lorenzzo de Barros; Genaro, Felipe Furtado de; Borba, Lucas Braga (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este projeto tem como objetivo demonstrar a viabilidade técnica de uma plataforma móvel por meio do desenvolvimento de um protótipo funcional. A proposta visa in tegrar pequenos comerciantes das áreas litorâneas aos frequentadores desses locais, proporcionando benefícios mútuos. O protótipo foi projetado para facilitar o acesso dos consumidores a produtos e serviços locais, enquanto oferece aos comerciantes uma solução para ampliar a visibilidade de seus negócios. O protótipo entregou as funciona lidades principais almejadas, porém foram identificadas limitações técnicas, indicando a necessidade de melhorias. Como próximos passos, estão previstas validações em ambientes reais e o aprimoramento do sistema, buscando garantir a eficácia da solução em cenários práticos - TCCArquitetura de aquaponia automatizada utilizando IoTSantos, Fellipe Lima Calixto dos; Alves, Leonardo da Silva (2021-11-25)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A aquaponia é um sistema de cultivo sustentável que integra a criação de peixes com o cultivo de hortaliças. É considerada uma ótima opção para pessoas que têm interesse em cultivar e consumir alimentos mais saudáveis, sem prejudicar o meio ambiente, uma vez que este sistema de cultivo faz o uso consciente da água e evita desperdícios. Contudo, manter o bom funcionamento da aquaponia requer conhecimento e acompanhamento de diversos parâmetros do sistema. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a arquitetura de um sistema de aquaponia compacto e de baixo custo que utiliza uma placa NodeMCU. O sistema é composto por uma interface gráfica web utilizada para o gerenciamento de parâmetros, geração de relatórios analíticos sobre o funcionamento do sistema e para emissão de alertas via mensagens de e-mail. - TCCArte generativa: criando fundamentos de uma framework com GPU em swifMeira, Marcos Chevis (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A arte generativa é um processo artístico onde, ao invés de criar uma obra diretamente,cria-se um conjunto de regras que gera a obra. Ferramentas como Processing, P5.js e Processing.py permitem desenvolver essas artes programando. Este trabalho propõe criar uma biblioteca para a criação de gráficos bidimensionais usando a aceleração de hardware da GPU da Apple, com uma interface simples inspirada nos projetos da Processing Foundation e APIs do SwiftUI. O objetivo é desenvolver uma framework para arte generativa em plataformas Apple, oferecendo alta performance e facilidade de uso. - TCCAvaliação da maturidade ágil em equipes distribuídas de nível 2Matheus, Arthur Gusmão de; Yun, Gyna Beatriz (2023-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo explora a Avaliação de maturidade ágil em equipes distribuídas no nível 2, combinando métodos de estudo de caso e Pesquisa-Ação com foco nas áreas-Chave de Processo (KPAs) do Modelo de Maturidade Ágil (AMM). Estas KPAs são categorizadas conforme os riscos do Desenvolvimento Ágil Distribuído (DAD). Foi utilizado um questiona´rio para coletar dados de desenvolvedores de uma equipe de desenvolvimento específica, gerando insights sobre práticas ágeis e suas melhorias contínuas, orientadas pelo ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). A metodologia resulta em recomendações significativas para aprimorar práticas ágeis em ambientes de trabalho distribuídos.