Sistemas de Informação - TCC - FCI Higienópolis

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  • TCC
    Avaliação de usabilidade de uma tecnologia assistiva vibrotátil para inclusão de pessoas com deficiência visuais no futebol
    Encarnação, Pedro da Cunha (2025-06-18)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    A inclusão de pessoas com deficiência visual em eventos esportivos ainda apresenta desafios significativos, especialmente quanto à comunicação de aspectos visuais fundamentais durante as transmissões. Este trabalho apresenta a avaliação de usabilidade de uma maquete vibrotátil desenvolvida com o objetivo de promover a acessibilidade e inclusão de espectadores cegos no futebol. A maquete, composta por nove motores vibratórios posicionados sob placas de MDF representando diferentes zonas de um campo de futebol, foi testada em um estudo experimental com 12 participantes. O sistema permite que o usuário perceba o movimento da bola por meio de estímulos táteis. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, incluindo tarefas com diferentes jogadas de futebol e questionários de avaliação subjetiva. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes conseguiu interpretar corretamente os lances com base nas vibrações emitidas, e a experiência foi avaliada de forma positiva. Apesar de limitações como a ausência de participantes com deficiência visual real e a complexidade crescente das tarefas, a proposta foi bem recebida. Conclui-se que a maquete vibrotátil é uma tecnologia assistiva promissora para ampliar a participação de pessoas cegas em atividades esportivas, e futuros aprimoramentos podem torná-la ainda mais eficaz.
  • TCC
    Investigação sobre como os elementos de gamificação podem colaborar na gestão de profissionais de TI
    Souza, Marcus Vinicius Bernardo de (2025-06-18)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Este artigo propõe um framework conceitual de gamificação voltado à gestão de equipes de Tecnologia da Informação (TI), com foco em promover maior engajamento,motivação e desempenho entre os profissionais da área. O ponto de partida para este estudo foi a constatação de que práticas tradicionais de gestão nem sempre atendem às necessidades motivacionais de times técnicos, especialmente em contextos marcados por tarefas repetitivas, trabalho remoto e baixa visibilidade das entregas. Diante disso,buscou-se investigar de que forma os elementos da gamificação podem ser integrados a frameworks ágeis, em especial o Scrum, sem violar seus princípios fundamentais. A metodologia adotada possui natureza qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada em revisão bibliográfica. A construção do framework baseou-se em fundamentos teóricos como a Teoria da Autodeterminação, o conceito de Flow e os níveis de estrutura da gamificação (mecânica, dinâmica e estética). O resultado é um modelo alinhado às cerimônias e artefatos do Scrum, com sugestões práticas de elementos gamificados que podem ser aplicados em cada etapa do ciclo ágil. A pesquisa busca contribuir com a literatura e com a prática da gestão de pessoas em TI, oferecendo uma abordagem inovadora, flexível e alinhada aos desafios contemporâneos de motivação e performance em ambientes tecnológicos.
  • TCC
    Governança de IA no Brasil: proposta de modelo para equilíbrio tecnológico e econômico
    Amorim, Antônio Biasotti (2025-06-18)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    A Inteligência Artifi cial (IA) consolidou-se como uma tecnologia de propósito geral, cujos efeitos extrapolam o domínio técnico e reconfi guram estruturas econômicas, institucionais e sociais em escala global. Neste cenário, a governança da IA tornou-se um desafi o estratégico para a formulação de políticas públicas orientadas à inovação, à competitividade e à soberania digital. Esta pesquisa propõe uma análise comparativa entre os modelos internacionais de regulação da IA adotados pela União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e China, selecionados com base em critérios objetivos como liderança em P&D, volume de patentes, maturidade regulatória e representatividade geopolítica. Com base em um referencial teórico ancorado nos conceitos de Governança de Tecnologia da Informação (Weill & Ross, 2004) e de Governança Organizacional de IA (Mäntymäki et al., 2022), o estudo defende que a governança da IA deve ser concebida como instrumento de coordenação institucional e de estímulo ao desenvolvimento tecnológico. Os achados indicam que modelos normativos puramente principiológicos são insufi cientes quando desvinculados de mecanismos concretos de enforcement, de estruturas adaptativas e de estratégias de fomento econômico. A partir dessa análise, propõe-se um modelo nacional de governança híbrida para o Brasil, capaz de alinhar regulação inteligente, desenvolvimento econômico e inserção competitiva no cenário global da inteligência artifi cial.
  • TCC
    Investigação sobre como os elementos de gamificação podem colaborar na gestão de profissionais de TI
    Souza, Marcus Vinicius Bernardo de (2025-06-18)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Este artigo propõe um framework conceitual de gamificação voltado à gestão de equipes de Tecnologia da Informação (TI), com foco em promover maior engajamento,motivação e desempenho entre os profissionais da área. O ponto de partida para este estudo foi a constatação de que práticas tradicionais de gestão nem sempre atendem às necessidades motivacionais de times técnicos, especialmente em contextos marcados por tarefas repetitivas, trabalho remoto e baixa visibilidade das entregas. Diante disso,buscou-se investigar de que forma os elementos da gamificação podem ser integrados a frameworks ágeis, em especial o Scrum, sem violar seus princípios fundamentais. A metodologia adotada possui natureza qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada em revisão bibliográfica. A construção do framework baseou-se em fundamentos teóricos como a Teoria da Autodeterminação, o conceito de Flow e os níveis de estrutura da gamificação (mecânica, dinâmica e estética). O resultado é um modelo alinhado às cerimônias e artefatos do Scrum, com sugestões práticas de elementos gamificados que podem ser aplicados em cada etapa do ciclo ágil. A pesquisa busca contribuir com a literatura e com a prática da gestão de pessoas em TI, oferecendo uma abordagem inovadora, flexível e alinhada aos desafios contemporâneos de motivação e performance em ambientes tecnológicos.
  • TCC
    Refatoração de sistema de avaliação docente utilizando o padrão de arquitetura limpa
    Santos, Carolina Carvalho dos (2025-06-18)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Neste trabalho, um sistema de avaliação foi refatorado. Ele apresentava um código altamente acoplado, com baixa flexibilidade e dificuldades de manutenção, o que comprometia a evolução e a escalabilidade da aplicação. Essa complexidade gerava alto custo na implementação de novas funcionalidades e aumentava o risco de falhas. Para resolver esses problemas, foi realizada uma refatoração utilizando os princípios da Arquitetura Limpa e do SOLID. A escolha por essa abordagem visou organizar o sistema em camadas independentes, separando claramente responsabilidades e promovendo um design mais coeso e desacoplado. O principal objetivo foi melhorar a manutenibilidade, legibilidade e flexibilidade do código, permitindo que futuras mudanças fossem implementadas com menor esforço e risco. Como resultado, o sistema tornou-se mais robusto e preparado para a integração de novas tecnologias. As melhorias foram validadas por métricas do SonarQube, que apontaram uma redução de 60% nos problemas relacionados à manutenibilidade. Além disso, a nova estrutura proporcionou um ambiente de desenvolvimento mais eficiente, com menor tempo gasto na adaptação e evolução do sistema. A refatoração não apenas aprimorou a qualidade técnica do software, mas também aumentou sua sustentabilidade a longo prazo, garantindo maior segurança nas mudanças futuras.