Sistemas de Informação - TCC - FCI Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 104
  • TCC
    Confiança e comparação do modo escuro sob o modo claro em smartphones: uma proposta voltada à venda para usuários de diferentes faixas etárias
    Sichetti, Rafael Hessel; Souza, Raphael Freitas Nogueira de (2023-12-10)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Plataformas de e-commerce devem transmitir confiança para o usuário. Com a ascensão do modo escuro, procura-se analisar de que forma ela impacta diferentes gerações em questão de confiabilidade. Primeiro, foi realizada a revisão da literatura da área para entender a relevância do tema. Um teste de usabilidade foi aplicado a um grupo de 28 pessoas pertencentes a dois grupos, de 24 anos ou menos e de 55 anos ou mais, respectivamente. Nele foi submetido dois protótipos de e-commerce mobile para avaliação, um no modo claro e outro no modo escuro, além de perguntas sobre o comportamento online dos participantes. O estudo concluiu que houve uma maior rejeição ao protótipo em modo escuro pelos participantes mais velhos.
  • TCC
    Avaliação de CRMs (customer relationship management) para organizações do terceiro setor
    Fernandes, Marcos D. (2023-12-10)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Este estudo tem como objetivo a avaliação da ferramenta mais eficiente de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) para organizações do terceiro setor. Com base nas necessidades identificadas através de uma pesquisa realizada sobre uma ONG, são comparadas duas soluções de CRM. A pesquisa utiliza abordagens baseadas em Commercial Off-The-Shelf (COTS) para orientar a seleção, buscando identificar a solução de CRM que melhor atenda às demandas específicas das organizações do terceiro setor.
  • TCC
    O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
    Gomes Neto, Antonio Mira; Oliveira, Victor Domingues de; Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de; Chequer, Gabriel Pennella (2023-12-08)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Os chatbots são uma ferramenta de comunicação online que tentam simular um ser humano conversando com outras pessoas fazendo uso de inteligência artificial e podem ser utilizados no atendimento ao cliente oferecendo auxílio na resolução de dúvidas a respeito de um assunto em tempo real. No entanto, em algumas situações, os chatbots não apresentam respostas satisfatórias, muitas vezes pelo seu caráter genérico ou por detalhes relacionados à tecnologia utilizada. Nessa linha, este trabalho tem por objetivo apresentar a construção de um protótipo de chatbot para auxílio a clientes de sites de e-commerce de tênis com boa assertividade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura para conhecimento dos fundamentos, trabalhos relacionados e tecnologias disponíveis para o seu desenvolvimento. Com base no conhecimento obtido, o protótipo de chatbot, denominado Nico, foi desenvolvido em Python com algumas de suas bibliotecas. Após a realização de experimentos, os resultados obtidos mostraram-se bastante satisfatórios.
  • TCC
    Avaliação da maturidade ágil em equipes distribuídas de nível 2
    Matheus, Arthur Gusmão de; Yun, Gyna Beatriz (2023-12-07)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Este estudo explora a Avaliação de maturidade ágil em equipes distribuídas no nível 2, combinando métodos de estudo de caso e Pesquisa-Ação com foco nas áreas-Chave de Processo (KPAs) do Modelo de Maturidade Ágil (AMM). Estas KPAs são categorizadas conforme os riscos do Desenvolvimento Ágil Distribuído (DAD). Foi utilizado um questiona´rio para coletar dados de desenvolvedores de uma equipe de desenvolvimento específica, gerando insights sobre práticas ágeis e suas melhorias contínuas, orientadas pelo ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). A metodologia resulta em recomendações significativas para aprimorar práticas ágeis em ambientes de trabalho distribuídos.
  • TCC
    FINOPS na empresa Gerdau: estudo de caso em governança de TIFINOPS na empresa Gerdau: estudo de caso em governança de TI
    Carvalho,, Felipe Grejanin de; Paixão, Matheus Guedes da; Mendes, Matheus Stefano; Ramos, Vitor Olivetti (2023-12-10)

    Faculdade de Computação e Informática (FCI)

    Com o advento da Cloud Computing, a adoção da tecnologia em nuvem tem crescido significativamente nas empresas de diversos setores, proporcionando-as a possibilidade de reduzir custos operacionais e aumentar a flexibilidade e escalabilidade de seus negócios. No entanto, o gerenciamento financeiro em ambientes de nuvem ainda é um desafio para grande parte das organizações. Nesse contexto, a metodologia FinOps tem se destacado como uma ótima solução para aprimorar o gerenciamento financeiro por meio de boas práticas em ambientes de Cloud Computing. Sendo assim, esse artigo busca entender e analisar os impactos do FinOps na governança e controle financeiro das organizações por meio de um estudo de caso com a maior empresa siderúrgica brasileira, Gerdau.