Sistemas de Informação - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Sistemas de Informação - TCC - FCI Higienópolis por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCE-commerce cactus: processos e desenvolvimentoBernardi, Lucas Moreira (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O artigo em questão trata de maneira objetiva os processos utilizados para o desenvolvimento de um comércio eletrônico, conforme a criação da nova marca de roupa Cactus Street Wear. Muitos erros acontecem durante o desenvolvimento de um comércio eletrônico, impactando diretamente no resultado do negócio. Extraindo apenas o essencial, muitos conceitos e práticas foram analisadas, a partir do desenvolvimento de um e-commerce, para auxiliar os novos empreendedores no mercado. - TCCGerenciamento de projetos: utilização de métodos ágeis em equipes geograficamente remotasSantos, Bruna Castellani Agante dos; Santos, Mariana Gomes (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
No nosso artigo vamos abordar o tema de metodologia ágil, provando que é possível ter equipes geograficamente distribuídas trabalhando em conjunto em um projeto. Nossa intenção é apresentar a possibilidade de encontrar fortes talentos, agregando valor a equipe, mesmo trabalhando em locais distintos, mostrando que o desafio da distância e fuso horário não é um impeditivo para concluir com louvor a entrega de um projeto. Em 2001, em uma cúpula de 17 líderes de pensamento de metodologias de programação, ela foi definida em quatro valores principais capturados no Manifesto Ágil. O primeiro valor afirma: "Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas". Nos anos anteriores à adoção do Agile, havia uma crença comum de que isso exigia que as equipes trabalhassem próximas umas das outras. Esse pensamento impediu as empresas de usar o Agile, pensando que não é possível que os funcionários trabalhem juntos em mais de um local e fuso horário.Atualmente, a maioria das empresas distribui equipes que trabalham em projetos o tempo todo.O objetivo deste estudo é abordar e fundamentar a hipótese sobre fatores importantes a serem usados na implementação de métodos de design ágil em equipes distribuídas globalmente. - TCCFind Studio: aplicação para busca de estúdios musicaisPires, Nicole Peixoto dos Santos; Sakihara, Vinicius; Mayer, Brenno (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O projeto propõe encontrar maneiras eficientes de capturar o melhor estúdio para grupos musicais integrados por membros de localidades distantes entre si. Apresenta aspectos sobre a dificuldade dos músicos em encontrar com maior facilidade, seja via internet ou indicações, um local apropriado às sua necessidades de gravações ou ensaios, assim como pontuar entre os estúdios encontrados, o melhor serviço oferecido. A fim de satisfazer o problema de pesquisa, este projeto busca encontrar algoritmos que se adequem a cada situação de necessidade de cálculo de áreas e distâncias, para então, determinar os pontos a serem analisados em termos de qualidade. Entre os algoritmos pesquisados estão K Means, KNN, Dijkstra, Centróide e outras informações que complementam a solução, sendo apresentadas, sua utilidade, sua proposta e aplicabilidade ao problema apresentado. - TCCAnálise de estudo compartilhado via websiteCano, Julio Maximo; Cezar, Leonardo Bacic; Guerra, Rafael Rodrigues (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O assunto deste trabalho ´e ajudar pessoas a aprender. Nessa pesquisa será desenvolvida um website que permita o encontro de quem quer ensinar com as pessoas que desejam aprender. O assunto pode variar desde questões acadêmicas até instrumentos musicais, por exemplo. O objetivo é que as interações aconteçam dentro do website, de forma que se elimine a questão da distância e espaço físico. Com isso, poderá ser realizada uma troca de conhecimentos de forma mais simplificada em diversos aspectos como na praticidade para realizar essas ajudas ou até mesmo fazer com que as pessoas experimentem outras formas de ensino para tentar aprender de forma mais simples. - TCCEngenharia reversa de um sistema PDVSantos, Ademir da Cruz dos (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta a construção de uma proposta de processo para a realização de evolução de sistemas legados, utilizando-se a técnica de engenharia reversa, produzindo informações que possam aumentar o conhecimento geral do sistema legado. Criando um roteiro com o objetivo de obter as principais funcionalidades do sistema, onde não temos acesso ao seu código fonte e nenhuma documentação, o processo é composto de uma etapa inicial de avaliação do sistema legado sob perspectiva técnica e de negócio para assim transformar um sistema legado em um sistema moderno, sendo necessário capturar seu design, suas funcionalidades e identificar relacionamentos entre os diferentes elementos, e uma das maneiras de obter essas informações é através de uma análise de uso dinâmico do sistema, ou seja uma análise de comportamento em tempo de execução. - TCCEstudo de usabilidade no site Mack PrecedentesLima, Vinícius Azevedo de (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta a importância da usabilidade de websites. Como estudo de caso, foi realizado um teste de usabilidade no site Mack Precedentes com 15 usuários de perfis distintos, mas com grande experiência na navegação na internet. Os dados resultantes dos testes foram analisados a fim de checar o nível de usabilidade. Estes dados mostraram que o site possui um bom nível de usabilidade, mas possui uma baixa aderência dos usuários. - TCCOtimização em grafos aplicada à recomendação de pontos no contexto de cidades inteligentesRibeiro, Victor Marques Ferrari (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta pesquisa busca solucionar o problema de encontrar um local de moradia numa cidade, com base nos lugares frequentados, em que a distância de deslocamento seja a menor possível utilizando transporte público. Para solucionar este problema, foram estudados conceitos de Teoria dos Grafos com a aplicação de algoritmo para encontrar ciclos hamiltonianos. Esta solução poderá ajudar as pessoas na escolha de um local de moradia, que procuram passar menos tempo no deslocamento diário em grandes cidades. Ela também poderá ser adotada por cidades inteligentes, que oferecem serviços inteligentes à população, visando a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. - TCCSistema para cálculo de quantidade de pessoas em estabelecimentos via wi-fiCouto, Bruno Tomassetti (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Resumo. Este artigo apresenta a construção de um sistema capaz de coletar dados de lotação e de escoamento de pessoas em estabelecimentos em tempo real, por meio da rede wi-fi, a fim de auxiliar seus usuários a planejar suas visitas e evitar lentidão no atendimento, bem como otimizar o gerenciamento do fluxo de clientes em estabelecimentos comerciais. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo inteligente capaz de atender o objetivo proposto sem a necessidade da interação das pessoas presentes nos locais monitorados, bem como uma plataforma on-line, com interface fácil e intuitiva, que possibilita que os usuários verifiquem a lotação dos estabelecimentos em relação à semana anterior em poucos cliques. - TCCGerando arte através de inteligência artificialSouza, Bruno Estima Correia Milanesi C de; Gauch, Eric Bueno; Silva, Guilherme Gatto Gonçalves da (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo descreve um conjunto de softwares e hardware divididos em três principais blocos: um aplicativo responsável por capturar uma imagem da câmara ou da galeria de fotos de um dispositivo móvel iOS; um sistema composto de um servidor Web que recebe a imagem do aplicativo e a processa utilizando um algoritmo de extração de “estilo” de uma imagem base e mescla as propriedades de estilo com a imagem enviada da aplicação móvel; um outro servidor Web que recebe a imagem processada, a converte em escala monocromática e calcula seus pontos para enviá-los à máquina de desenho que, então, reproduz fisicamente o desenho. - TCCSistema para cálculo de quantidade de pessoas em estabelecimentos via wi-fiCouto, Bruno Tomassetti (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo apresenta a construção de um sistema capaz de coletar dados de lotação e de escoamento de pessoas em estabelecimentos em tempo real, por meio da rede wi-fi, a fim de auxiliar seus usuários a planejar suas visitas e evitar lentidão no atendimento, bem como otimizar o gerenciamento do fluxo de clientes em estabelecimentos comerciais. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo inteligente capaz de atender o objetivo proposto sem a necessidade da interação das pessoas presentes nos locais monitorados, bem como uma plataforma on-line, com interface fácil e intuitiva, que possibilita que os usuários verifiquem a lotação dos estabelecimentos em relação à semana anterior em poucos cliques. - TCCUm estudo sobre a influência das características dos itens nos preços do mercado do ‘Counter Strike: Global Offensive’ com base em agrupamento de dadosNeubert, André Luís Pereira; Toribio, Carlito Magno Jr; Miranda, Gustavo César Gozzo; Melo, Marlon Luiz de (2020-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo tem como objetivo principal utilizar técnicas de agrupamento de dados com o objetivo de encontrar grupos de itens com característicassimilaresearelaçãodesses grupos com as várias categorias de preço de itens dentro do mercado de skins do Counter Strike: Global Offensive, dentro da plataforma Steam e gerenciado pela Valve Corporation. O grande influxo financeiro gerado por essas transações, a escassez de estudos e informações sobre esse mercado, além do cenário emergentedeeSportsnasociedade,foram os principais fatores que inspiraram o desenvolvimento desta pesquisa. - TCCInteligência artificial para música e aprendizadoSimoneti, Julio Henrique Ribeiro; Ferraro, Gabriel da Silva; Braga, João (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nosso projeto tem como finalidade ajudar por meio da música as pessoas a aprenderem novas línguas. Utilizando Inteligência Artificial e Aprendizado de máquina (Machine Learning), faremos um estudo sobre um possível aplicativo que “lê” a letra da música que o usuário está ouvindo e cria um questionário sobre a mesma. Foi-se estudado que grande parte das pessoas tem interesse em aprender novos idiomas, mas apresentam uma maior dificuldade de aprendê-los por métodos ortodoxos. Com a ideia do nosso aplicativo o usuário irá responder questões sobre assuntos que o interessam, pois o que todas as pessoas no mundo têm em comum é o prazer em escutar uma música que à faz sentir-se bem, então com isso iremos proporcionar um aprendizado divertido e interessante para o usuário. - TCCPanorama da utilização de blockchain em votações eletrônicas e suas implicações para o BrasilPipi, Filippi Luigi di; Yogui, Wellington Kazunari Zambelli (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Nosso estudo tem como objetivo evidenciar as aplicações do blockchain em transações não-financeiras, mais especificamente em eleições eletrônicas, a fim de avaliar as vantagens em relação aos métodos convencionais de votação. Com base na metodologia de levantamento sistemático de literatura, foi apresentado um panorama da literatura sobre a aplicação de blockchain em eleições eletrônicas e uma discussão quanto à sua aplicabilidade no Brasil. Os resultados nos permitiram concluir que não é viável um sistema de votação eletrônica no Brasil utilizando a tecnologia Blockchain no ano de publicação deste artigo por limitações sociais e de infraestrutura. Palavras chaves: Blockchain, votação eletrônica, eleições eletrônicas, levantamento sistemático de literatura. - TCCUm jogo educativo para inclusão de crianças com TEA (transtorno do especto do autismo)Pereira, Lucas Gomes; França, Matheus Santiago; Piccoli, Victor Helfstein; Rodriguez, Willi Takeshi (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Os jogos digitais vêm sendo muito explorados no nosso cotidiano, não só como uso recreativo, mas também como recursos de aprendizagem, moldando assim a educação através do uso da tecnologia, muito além de somente entretenimento. O presente trabalho buscou criar um jogo tecnológico educativo e que pudesse desenvolver as habilidades sociais e cognitivas de crianças entre 6 e 9 anos com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi desenvolvido um jogo chamado Mr. Pizza Comida, baseado na terapia ABA (Applied Behavior Analysis) com profissionais da área da saúde, os quais deram sugestões de aprimoramentos. - TCC4usecurity: reconhecimento facial para controle de acessoArruda, Cícero Gilma de Oliveira (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A restrição de acessos em áreas densamente povoadas é um fator preponderante para o sucesso de inúmeras organizações privadas ou públicas. Neste contexto, a visão computacional possibilita que máquinas enxerguem e extraiam características presentes em imagens capturadas por diferentes tipos de sensores, as quais permitem reconhecer, manipular e processar dados sobre os objetos que compõem a imagem capturada. Neste artigo, aborda-se a implementação de um sistema de reconhecimento facial para uso em ferramentas otimizadas de visão computacional com aprendizagem de máquina. - TCCIndução binaural no auxílio contra a ansiedade e insônia: protótipo de aplicativoPilon, Daniel Rodrigues (2020-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo mobile de média fidelidade, desenvolvido na ferramenta web Fluid.ui contendo a idealização das telas e suas funcionalidades. Visando criar estímulos por meio do uso de ondas binaurais com a finalidade de normalizar o ritmo das ondas produzidas pelo nosso cérebro, possibilitando atingir o sistema nervoso para auxiliar no tratamento alternativo de ansiedade e insônia. - TCCUm jogo educativo para inclusão de crianças com TEA (transtorno do espectro do autismo)Piccoli, Victor Helfstein (2020-07-01)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Os jogos digitais vêm sendo muito explorados no nosso cotidiano, não só como uso recreativo, mas também como recursos de aprendizagem, moldando assim a educação através do uso da tecnologia, muito além de somente entretenimento. O presente trabalho buscou criar um jogo tecnológico educativo e que pudesse desenvolver as habilidades sociais e cognitivas de crianças entre 6 e 9 anos com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi desenvolvido um jogo chamado Mr. Pizza Comida, baseado na terapia ABA (Applied Behavior Analysis) com profissionais da área da saúde, os quais deram sugestões de aprimoramentos. - TCCPlataforma de aprendizado para hardware de computadoresGyotoku, Aline Midori; Fernandes, Carolina Rodrigues (2021-05-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente artigo aborda sobre o aprendizado dos estudantes de com putação, no desenvolvimento do protótipo de uma plataforma que contribui para o conhecimento, entendimento e na formação com o uso da tecnologia, através de uma maior interação. O projeto, apresenta um protótipo de uma plataforma com partes práticas e explicativas, tendo o aluno como protagonista para con sultar e praticar seus conhecimentos sobre as partes do computador. Descreve se a proposta de uma ferramenta para o aproveitamento durante ou depois das aulas presenciais ou online, podendo ser um complemento dos conteúdos estu dados. Também, descreve-se uma situação didática que informa com detalhes sobre o Hardware do computador. - TCCAnálise estática de código para detectar vulnerabilidades webArruda Junior, Marcos Paulo (2021-05-23)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Análise estática de código é uma etapa muito importante durante o ciclo de desenvolvimento de um software, para realizar a detecção de vulnerabilidades no seu estágio inicial. Os programadores fazem o uso de ferramentas automatizadas que analisam o código inteiro com a finalidade de encontrar possíveis problemas. Entretanto, essas ferramentas não estão livres de problemas, pois algumas podem detectar uma quantidade considerável de dados imprecisos, como falsos positivos e falsos negativos, podendo trazer prejuízo para as organizações. Neste artigo, foi utilizada uma abordagem prática para avaliar quatro ferramentas de análise estática diferentes para a linguagem PHP, onde duas dessas ferramentas são de uso comercial e as outras duas foram utilizadas as versões gratuitas. Para a linguagem Java, foram utilizadas duas ferramentas de uso comercial. Essa abordagem considera uma metodologia de análise onde a melhor ferramenta é aquela que reporta a maior quantidade de vulnerabilidades com o menor número de falsos positivos. Para a avaliação dessas ferramentas. Para comparar as ferramentas, foram utilizados Benchmarks controlados que possuíam vulnerabilidades específicas, XSS e SQLi. Os resultados mostraram que todas as ferramentas de uso comercial tiveram um desempenho superior de até 66% aproximadamente, comparado às ferramentas de código aberto, porém nem todas as vulnerabilidades foram detectadas pelas ferramentas. - TCCUm estudo sobre a análise de documentos usando algoritmos de aprendizagem de máquinaAzulay, Daniel Rubem (2021-05-25)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este documento tem como objetivo apresentar o projeto, desenvolvimento e teste de uma aplicação analítica baseada em Mineração de Textos para classificar documentos em diferentes categorias com base no conteúdo extraído automaticamente dos textos. Os conheci mentos necessários para este desenvolvimento são diversos, tais como entender todas as etapas de pré-processamento e análise de documentos, e projetar e desenvolver uma aplicação analí tica capaz de extrair automaticamente termos relevantes dos documentos e classificá-los usando algoritmos de aprendizagem de máquina.