Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
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- TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - TCCA automutilação na escola: olhar do professor para aspectos socioemocionais e repercussões sobre a aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental IIDiner , Daniela Pavlosvisky; Furlanetti , Maria Rafaella (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A automutilação é um comportamento autoagressivo no qual a pessoa causa dor a si mesma e acarreta prejuízos no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O professor e a escola são importantes para ajudar a identificar, encaminhar e intervir nessas situações. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender a formação inicial e continuada dos professores sobre o comportamento de automutilação no Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos usados na pesquisa foram: estudo de campo exploratório de análise multimodal, com aplicação de questionário on-line para 17 professores atuantes no ensino fundamental II. Os principais resultados do trabalho indicam que a maioria dos professores conseguem sinalizar um aluno com comportamentos de automutilação, os professores reconhecem a ajuda multidisciplinar, da família e, principalmente, do psicólogo para o tratamento. A automutilação impacta sim na vida acadêmica do aluno. Conclui- se que o tema é de interesse da comunidade escolar e que o professor é um profissional que precisa estar em constante aperfeiçoamento para contemplar as distintas demandas que envolvem a docência. Por fim, há necessidade de realizar mais estudos que contemplem a automutilação na adolescência nos contextos escolar e familiar. - TCCAções de professores para redução de danos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no período de isolamento social da Covid-19Almeida , Elizangela Primo de; Coelho, Geisa Carina Silva (2023-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH - é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta o curso do desenvolvimento infantil, com a manifestação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, acarretando prejuízos comportamentais, sociais e de aprendizagem, podendo resultar em desempenho abaixo da média, faltas e evasão escolar em estudantes de todo o mundo. Frente a isso, essa pesquisa tem o objetivo de estudar o TDAH e as ações de professores desse no período de isolamento social da COVID-19. Para isso, usa-se pesquisa bibliográfica descritiva de análise qualitativa. Os resultados indicam que o pedagogo é um profissional fundamental para ajudar o aluno com TDAH na eliminação de barreiras acadêmicas e comportamentais, ajudando-o a desenvolver novas estratégias sociais e cognitivas que serão úteis não apenas na fase escolar, mas ao longo da vida. O isolamento social impactou distintas comunidades, inclusive, a escolar. Portanto, conclui-se que a realização de pesquisas de campo com alunos com TDAH é urgente. Estudos de campo e intervenções adequadas podem minimizar os impactos e potencializar o desenvolvimento de pessoas nessas condições. - TCCAlfabetização bilíngue em crianças com o Transtorno do Espectro AutistaSchimitt, Julia Ann (2022-12-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a educação e a alfabetização bilíngue influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), explorando se os benefícios apresentados em crianças neurotípicas também se aplicam às crianças com autismo. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de dados multimodal (quantitativo/qualitativo), relacionando os resultados e conclusões de cada artigo com a perspectiva de Lev Vygotsky e Emilia Ferreiro. Os resultados indicam uma escassez de estudos sobre o tema, especialmente de artigos escritos em português e uma tendência cronológica em termos de metodologia adotada, onde observa-se que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema primeiro para abrir espaço para estudos de caso e pesquisas de campo nos anos subsequentes. Além disso, foram analisados os resultados dos artigos e notou-se que não há prejuízos comprovados com relação à educação bilíngue para crianças com TEA, mas que os ganhos culturais, cognitivos, sociais e metalinguísticos contribuem para o desenvolvimento das crianças que apresentam espectro autista. Para o melhor desenvolvimento desses alunos, é esperado que haja uma ação inclusiva que inclui um mediador para auxiliá-los e um ambiente escolar pronto para realizar ações que acomodem suas necessidades. - TCCAlfabetização: reflexões sobre a aprendizagem após a pandemia da Covid-19Borges , Veronica Catiele Souza (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como embasamento a ciência cognitiva da leitura, a alfabetização é definida pela Política Nacional de Alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. Com o surgimento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Milhares de estudantes, do mundo todo, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. O presente artigo apresenta como objetivo principal entender os efeitos do ensino remoto utilizado durante a pandemia da Covid-19 na alfabetização de crianças de uma escola cursando o 4º ano em 2023. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e caráter bibliográfico e exploratório sobre Alfabetização. Constatou-se que existem práticas e estratégias baseadas em evidências, que quando bem executadas e utilizadas de forma planejada e intencional em sala de aula, podem levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita que o ajudarão no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Supõe-se que existe uma necessidade de compartilhamento e disponibilização das ferramentas, assim como informação para o melhor desempenho e aplicação das práticas educacionais propostas, e por fim, implementação de políticas públicas que garantam um processo com qualidade de ensino e aprendizagem para seus alunos - TCCOs alunos nativos digitais e a gamificação como estratégia de ensinoAmaral, Liliana Chaves de Oliveira do (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa auxiliar o fazer docente buscando compreender o perfil dos alunos conhecidos como nativos digitais, que tem contato com tais tecnologias desde a primeira infância. Assim como a relevância dos jogos no cotidiano, conduzindo a reflexão sobre propostas mais adequadas para trabalhar com estes alunos. Esta pesquisa tem como referência o pensamento de teóricos como Cosenza e Guerra (2011), Prensky (2012), Cole e Engestrom (1993), Bannell, et al (2017), Serres (2013), Huizinga (2019) entre outros. Sugere-se então, dentre as metodologias ativas, a gamificação como excelente estratégia de ensino. Com o objetivo de verificar a viabilidade da proposta, foi feita uma pesquisa de campo descritiva, e exploratória análise de duas estratégias gamificadas. Uma utilizando ferramentas digitais e outra analógica. As estratégias foram aplicadas em duas turmas do 5° ano do ensino fundamental e contaram com a participação de cerca de 44 alunos e duas professoras, em uma escola da rede privada de ensino em Uberlândia, MG. Os dados da pesquisa, o desenvolvimento das estratégias, o levantamento e a discussão dos resultados, identificaram que conforme os referenciais teóricos as experiências realizadas efetivamente contemplaram ao que elas se propunham. Despertando interesse, promovendo o engajamento e protagonismo no desenvolvimento e aprendizado de competências e habilidades por parte dos alunos. Ambicionando auxiliar os profissionais de educação neste trabalho, partindo da própria dificuldade da pesquisadora, este trabalho também apresenta um glossário da cultura digital - TCCAnsiedade matemática – percepções de professores de matemática de uma escola particularOliveira , Ana Clara Freitas (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho procura investigar as relações entre a ansiedade matemática e a afetividade por meio de uma pesquisa com professoras de matemática de uma escola particular. A pesquisa se detém a uma escola particular da zona sul de São Paulo que tem notoriedade na região devido a promoção de um ensino de matemática efetivo a partir de um método próprio e de um material didático produzido na escola. É uma analisa qualitativa em que por meio de conversas e da aplicação de um questionário buscou-se compreender a relação entre cognição e afetividade e as influências da escola e dos pais. Para mobilizar estes fatores, utilizamos a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon associada a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. O questionário foi aplicado entre os 4 professores de matemática com o objetivo de compreender se as análises percebidas durante as aulas eram corroboradas pelos docentes, além da análise do material didático. Pode-se observar a forma como o ensino de matemática se desenvolve e o material didático afetam a ansiedade matemática dos estudantes em diferentes graus. - TCCAs escolas da zona rural, as dificuldades e o fechamento: educação no campoOliveira , Selma Brito de (2022-12-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Vitória da Conquista, um município do estado da Bahia, onde o prefeito decretou o fechamento das escolas, deixando crianças órfãs na educação. Documentários e entrevista com moradores na zona rural falam e escrevem sobre as dificuldades para conquistar as escolas no campo e, depois de anos de uma conquista educacional, vem a decepção com o fechamento das escolas, enviando crianças para a cidade mais próxima ou para povoados, com transportes com más condições de uso, e essas crianças correm sérios riscos de acidentes nos transportes escolares que a prefeitura tem oferecido. Ainda que a educação seja um direito garantido por leis, o fenômeno do fechamento das escolas do campo cresce desastrosamente no Brasil, impedindo que milhares de sujeitos do campo tenham acesso à escolarização na comunidade rural em que vivem. Isto vem acarretando a sobrevivência daqueles que ainda insistem em permanecer no campo. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. Nesse sentido, o fechamento de uma escola do campo pode ser visto como um atentado contra a sobrevivência de uma comunidade que padece com ausência de políticas públicas que garantam condições estruturais e essenciais para os sujeitos, dentre elas a educação. De certo modo, esse tem sido um projeto do capital: esvaziar o campo de gente. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa com destaque para as questões sociais e sobre fenômenos humanos. - TCCCiência da aprendizagem e Deeper Learning: construindo experiências educacionais significativasMatos , Pietra Cipolla de (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A Ciência da Aprendizagem busca compreender os processos pelos quais os alunos aprendem e oferece uma possibilidade de estratégia eficaz para promover uma aprendizagem mais significativa e duradoura enquanto o Deeper Learning busca desenvolver habilidades e conhecimentos complexos nos alunos, ao invés de simplesmente memorizar fatos enfatizando a aplicação prática do conhecimento, a resolução de problemas, a colaboração e a autonomia. Este estudo buscou investigar a aplicação de estratégias de ensino baseadas na Ciência da Aprendizagem e no Deeper Learning para promover uma aprendizagem mais significativa e envolvente para os estudantes. Para se atingir este objetivo o método utilizado foi a realização de consulta ao projeto pedagógico e o plano de ensino da disciplina de ciências da escola, além de livros, artigos científicos e sites sobre a temática. Diante da análise aprofundada realizada ao longo desta pesquisa, percebeu-se que utilizar a Ciência da Aprendizagem como instrumento de investigação dos processos de aprendizagem e o Deeper Learning como uma abordagem educacional para aplicar esse conhecimento científico, apresentam um potencial notável para aprimorar as práticas de ensino nas escolas internacionais. Juntos, oferecem um conjunto de ferramentas valiosas para promover uma educação mais eficiente, envolvente e alinhada às demandas contemporâneas, preparando o estudante e formando-o integralmente. - TCCA cultura digital e a aprendizagem: limites e possibilidades para o ensino no século XXISilva, Débora Lucas Oliveira da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram disseminadas de forma, que se fazem extremamente necessárias por grande parcela da sociedade. As crianças já nascem tendo acesso aos dispositivos eletrônicos, de forma que não é possível que a escola deixe a tecnologia fora do seu processo de ensino aprendizagem. O presente estudo buscou compreender através de uma revisão bibliográfica e documental as possibilidades e limites sobre o uso dessas tecnologias no Ensino Fundamental. Identificou-se que a tecnologia, já é um eixo de relevante na aprendizagem das crianças e adolescentes, e por isso deve ser utilizada também na escola, se considerados os seguintes pontos: 1 - Considerar o uso das tecnologias atreladas ao uso de metodologias de aprendizagem ativa, como a comunidade de aprendizagem, a sala de aula invertida, a investigação, o uso de problemas, os projetos, as histórias e os jogos; 2 - O papel fundamental de mentor e tutor do professor bem preparado que permita ao aluno um lugar de personagem principal no processo de aprendizagem; 3 - Conscientização e cuidado frente aos riscos que o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos, principalmente os que possuem telas azuis, causam à saúde física, psíquica e emocional dos alunos e consequentemente na aprendizagem; 4 – O papel essencial da escola, na capacitação de profissionais, na mudança de cultura escolar, no bom planejamento do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, e na divisão do tempo de uso de tecnologias entre escola, família e demais atividades, visando principalmente a integridade dos alunos do Ensino Fundamental. - TCCCultura digital e recursos didáticos par a formação docente: criação de protótipo de aplicativo Conect Prof para apoio à prática pedagógicaSouza , Carolina Ribeiro de (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e trata sobre a temática da incorporação das tecnologias e da cultura digital como objeto de aprendizagem e de formação docente em contextos escolares. A pesquisa propõe a sua investigação de forma a articular teoria e prática tendo em vista como os recursos digitais podem apoiar e auxiliar professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, com materiais e recursos que contribuam para práticas de sala de aula uma melhor ação junto as crianças deste nível de ensino, especialmente as que apresentem dificuldades de aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se um protótipo de aplicativo denominado “Conect Prof”, utilizando a ferramenta “Fábrica de Aplicativos”. O objeto de aprendizagem serve de apoio à prática pedagógica, a partir da curadoria e reunião de materiais e recursos didáticos e tecnológicos e de conteúdos significativos para os docentes. Foi estruturado em sessões de materiais de apoio, pesquisa, inclusão e ainda um chat disponível em que os professores poderão compartilhar suas experiências. Para verificar a potência da proposta foi elaborado um instrumento de validação, submetido a professores das redes pública e privada de ensino com o objetivo de identificar pontos fortes, pontos a serem melhorados, bem como a viabilidade do objeto e seu uso por professores da Educação Básica. A partir dos resultados da validação, o aplicativo é considerado importante devido ao seu acervo de conteúdos tecnológicos e pedagógicos e possuir recursos significativos, com destaque para as sessões “Inclusão” e “Pesquisa” que possuem direcionamento para os docentes em abordagens pedagógicas que os mobiliza a obterem mais informações sobre o tema. Destaca-se que a mobilidade do aplicativo permite que todos os materiais estejam juntos em um espaço virtual, o que facilita o trabalho de pesquisa e consulta dos docentes. Identifica-se a necessidade de enriquecer o aplicativo com novos materiais e recursos, mas entende-se que a partir da iniciativa desta pesquisa, na qual o próprio aplicativo oferece um espaço colaborativo como o “chat de professores” tem-se a oportunidade de troca e de construção de novos conhecimentos entre os pares. - TCCDesafios e transformações do processo avaliativo na educação infantil em tempos de pandemia da covid-19 na cidade de São PauloOré, Maria Clara Laso (2021-05-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa compreender como os professores da Educação Infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, adaptaram-se para garantir um modelo de ensino remoto que incluiu um plano de avaliação no contexto da pandemia da COVID-19. A fundamentação teórica sobre a avaliação da aprendizagem no cenário escolar é embasada pelos autores Spinardi e Both (2018); os quais descrevem a avaliação como parte intrínseca do ensino e também da aprendizagem; e pelos autores Dos Santos e Guimarães (2017) que apresentam a avaliação como instrumento que colabora para a construção do conhecimento. Para discutir sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, apoiamo-nos em Santos e Varela (2007), Alves (2013), Perrenoud (1999), Rampazzo (2011), entre outros autores. Ao discutir sobre a avaliação na Educação Infantil (EI), área que consiste na educação das crianças com idades entre 0 a 5 anos, baseamo nos em documentos oficiais legais, como a RCNEI1, a LDB2 e as DCNEI3, que instruem que a avaliação deve ser realizada com um caráter formativo que busque o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para discutir as relações entre o evento da pandemia pelo coronavírus-19, que, no ano de 2020, obrigou a creches, pré-escolas e escolas a suspenderem atividades presenciais ao redor do mundo e, como as instituições vêm reinventando seu modo de ensinar e avaliar, traçamos um panorama a partir dos documentos oficiais como o Diário Oficial da União, os Conselhos Nacional, Municipal e Estadual de Educação, e o Ministério da Educação. Além disso, apoiamo-nos em pesquisas recentes apresentadas por autores como Trindade et al (2020) e Dos Santos (2020), que pesquisaram e discutiram sobre as possibilidades e limitações do processo avaliativo diante da quarentena. Neste trabalho, optou-se por um estudo qualitativo e descritivo, o qual tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, no ano de 2020 e 2021, durante a quarentena ocasionada pela pandemia de covid-19, e suas experiências educacionais relacionadas à avaliação da educação. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores que atuam na EI e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista realizada por meio de uma plataforma digital. Os resultados evidenciaram que, entre todas as dificuldades apresentadas pelos docentes, o trabalho com os pais foi o mais desafiador, pois esses não compreendiam a importância do processo, dificultando a avaliação do ensino e a aprendizagem. Ademais, apesar dos entraves que surgiram, esse cenário permitiu criar novas possibilidades de avaliação que ainda não haviam sido amplamente utilizadas para esta faixa etária, incluindo a tecnologia como aliada - TCCDesenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas em crianças com TDAHOliveira , Mariana Almeida de (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As habilidades socioemocionais tem ganhado espaço dentro do contexto escolar desde sua inserção na Base Nascional Comum Curricular que propõe a sua contemplação em todas as escolas desde 2020. Além de ser fundamental o desenvolvimento desta habilidade em todas as pessoas, aquelas com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) necessitam ainda mais do desenvolvimento desta habilidade pois podem apresentar deficit também nesta habilidade. Adotados a definição de TDAH como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e prejuizos sociais e as Habilidades socioemocionais são capacidades que o indivíduo desenvolve para ter comportamentoss adequados dentro do grupo social que está inserido. Em função disto este trabalho teve como objetivo geral compreender a importância do trabalho das Habilidades Socioemocionais para crianças com TDAH. O método utilizado foi e revisão bibliográfica utilizando sites e artigos que tratam da temática das habilidades socioemocionais e do TDAH. Concluiu-se que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental na base curricular das escolas com o objetivo de contibuir para uma melhor saúde emocional e realização pessoal e profissional, desenvolvendo cidadão mais resilientes e altruístas. As habilidades socioemocionais estão ligadas ao desempeho escolar e ao bem-estar emocional, sendo essencial para lidar com desafios da vida. Programas de intervenção escolar que desenvolvem habilidades socioemocionais são essenciais para crianças com TDAH, ajudando-as a alcançar sucesso acadêmico e social. É crucial criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, implementando adaptações e estratégias para promover seu melhor - TCCDocência compartilhada: processo de transição ou reparação de aprendizagem?Conceição, Josie Gonçalves da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabajo tiene como objetivo comprender si el desarrollo del trabajo colaborativo entre los docentes involucrados en el proyecto de Enseñanza Compartida cumple con las expectativas propuestas en la normativa educativa en cuanto a la transición entre ciclos y la formación continua del estudiante basada en el letramientoy alfabetización o si busca reparar déficits de aprendizajes traídos de años anteriores. Se desarrolló a partir de un enfoque cualitativo y presenta a Patto (1999), Machado (1997), Damasceno (2016), Prioste (2020), Alves-Mazzoti y Wilson (2004) y Gil (2008) como base teórica, siendo este último que subyace al proceso de análisis de los datos obtenidos en la investigación, además de la investigación documental para la composición de esta producción. La investigación explora la comprensión de los docentes involucrados sobre el trabajo colaborativo que se realiza entre un docente polivalente y un especialista en Enseñanza Compartida, así como contemplarlo como facilitador en la transición. Como resultado obtenido, se enfatiza la importancia del desarrollo del trabajo de apoyo a los estudiantes en la transición entre ciclos, aunque se destaca el trabajo de recuperación con estudiantes con bajo nivel de competencia realizado como medio de superación del fracaso escolar y la ejecución ineficiente del trabajo colaborativo, ya que se constató la ausencia de planificación conjunta entre profesoras polivalentes y especialistas en la orientación del trabajo docente. - TCCO ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)Oliveira, Camila de Jesus; Martins, Priscila Monte Alegre (2021-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo. - TCCEstratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro do autismo: o olhar do professorGronymo, Camila de Jesus; Prado , Regina Guazzelli do (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, verbal, não verbal e o comportamento e impacta a vida social e acadêmica do indivíduo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de alfabetização utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I com esse alunado no ambiente escolar. O procedimento metodológico adotado foi pesquisa de campo exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado em professores de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. No total, 30 professores responderam ao questionário e, de acordo com a amostra investigada, há possibilidade de alfabetizar alunos com autismo de acordo com as suas potencialidades, adaptando o ambiente para que essa aprendizagem ocorra e um método facilitador é a tecnologia. Conclui-se que todas as estratégias são fundamentais para que o aluno com autismo possa se desenvolver cognitivamente e socialmente dentro do espaço escolar, sendo priorizado e respeitado pelos demais dentro da sala de aula. Finaliza-se esse estudo destacando a necessidade de pesquisas de campo com alunos com autismo em processos de alfabetização. - TCCFormação de professores e a neurociência aplicada à Educação InfantilSantos , Leticia Maria dos (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Os estudos das neurociências no campo da educação são uma alternativa para pensar em práticas pedagógicas na contemporaneidade. Este artigo se propõe a refletir sobre as contribuições das neurociências para os processos de ensinoaprendizagem aplicada à prática do professor da Educação Infantil. Para isso, o procedimento metodológico adotado foi pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, realizada por meio de seleção e leitura de artigos científicos indexados nas bases dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico e, também, livros relacionados ao assunto investigado. Os critérios de seleção foram publicações realizadas entre os anos de 1999-2022, com cruzamento das palavras-chave Neurociência x Educação; Neurociência x Educação Infantil; neurociência x formação de professores; funções executivas; neurociência x pratica pedagógica. Os principais resultados de pesquisa indicam que a neurociência aplicada à educação fornece suporte teórico para a ação do professor, porque entender como o cérebro funciona permite uma melhor compreensão da aprendizagem e, como resultado, melhora a didática em sala. Implicitamente, aponta-se a necessidade que as estruturas dos cursos de formação de professores intensificassem os estudos e aplicabilidade das neurociências à educação infantil. Por fim, reflete-se que as teorias pedagógicas que ligam a neurociência a educação não devem ser apenas um tema de discussão proposto aos alunos durante sua formação acadêmica, mas que podem ser estendidos ao longo do curso, pois contribui para a formulação de condutas e orientações pedagógicas que embasam os processos de ensino-aprendizagem. - TCCFormação do pedagogo na modalidade EAD: percepção sobre competências e habilidades na prática pedagógica Pós-COVID-19Souza, Fabiana Moreira; Nogueira, Rafaela Silva (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho foi desenvolvido para compreender formação do Pedagogo na modalidade EaD e o impacto da pandemia COVID-19 nesse processo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que envolveu um panorama acerca do curso de pedagógica no Brasil. Apoiamo-nos nos autores BANNELL (2017), CRUZ (2008 e 2011), CHAGAS (1984) e SAVIANI (2008 e 2020). Também foi abordada a temática da EaD no Brasil e o curso de pedagogia nesta modalidade, referenciados pelos autores CASTRO, LITTO (2009 e 2011) e FORMIGA (2009 e 2011). E ainda, um levantamento sobre a formação docente inicial, buscando identificar que saberes, competências e habilidades são necessários para o pedagogo do século XXI. Neste percurso discutimos com os seguintes autores: CRUZ, BRZEZINSKI e GARCIA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário via internet, cujos sujeitos da pesquisa deveriam atender aos critérios estabelecidos, a saber: ser estudante ou formado no curso de pedagogia na modalidade EaD, com experiência em sala de aula. O objetivo foi compreender, por meio da percepção dos sujeitos se a modalidade EaD ofereceu condições para uma melhor performance docente no ensino remoto. Por fim, o resultado da pesquisa nos permitiu compreender que a modalidade EaD oferece condições para uma melhor apropriação das tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo, mas revelou necessidades de revisão na estrutura do Curso seja na modalidade a distância ou presencial - TCCInclusão de todos na escola: (in)possível?Silva , Lara Joyce Martins Silva (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho buscou mostrar as os desafios e as diferentes posições frente a inclusão escolar. Apesar de existirem Leis e documentos que garantem a inclusão de todos na escola, porém diversos fatores têm impedido uma inclusão de sucesso, como a falta de infraestrutura, preparo profissional, representatividade, adaptação, socialização dos indivíduos entre outros. Com base nos referenciais teóricos e práticas do cotidiano escolar foi observado uma distância entre a teoria e prática. Apesar de já termos avançado muito em leis e documentos que amparam os alunos de inclusão, porém a prática não tanto, pois ainda ouvimos e vemos atitudes que negligenciam o direito destes indivíduos. É preciso ter em pauta não o onde é melhor para estas crianças estarem e sim fazer com o que independente onde estejam seja o melhor de qualidade para elas, pensarmos e colocarmos em pratica a escola como uma referência de ambiente ideal, pois se a escola estiver preparada outras ambientes também estarão propícios a estarem - TCCMinha sala tem um aluno com TDAH: e agora o que eu faço?Santos , Camila Agatha de Paiva (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O interesse por este tema de pesquisa surgiu em decorrência da relação da autora com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ao receber um diagnóstico tardio e por perceber na atuação ao longo dos últimos anos que cada escola lida de uma forma diferente com os alunos com TDAH. O TDAH é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, desorganização e hiperatividade/impulsividade em um nível que cause prejuízos. Em função disto o objetivo deste trabalho foi conhecer as adaptações propostas para crianças com TDAH na escola. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica com base em artigos, livros e sites especializados no assunto. As adaptações e sugestões abrangem questões ligadas à sala de aula, ao ambiente, à organização pessoal, ao ensino e às avaliações. Concluiu-se que os professores desempenham um papel importante no encaminhamento de alunos com TDAH, quando observam o comportamento das crianças em sala de aula e percebem que elas se diferenciam em muito de seus colegas ou do que se espera para a faixa etária. A lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, vai determinar que as escolas devem dar acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem para esses alunos. É responsabilidade da escola garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas.