Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA influência da prática de atividades físicas em jovens universitários com quadro de depressão: revisão integrativaMatoba, Paolla Satiko do Carmo (2023-06-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado por alterações químicas no cérebro, manifestando-se por meio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A pandemia de COVID 19 e o distanciamento social impactaram significativamente a saúde mental e o bem-estar dos jovens acadêmicos, aumentando o estresse e o risco potencial para o aparecimento de transtornos mentais. A prática de atividade física tem sido associada a melhores resultados na saúde mental, diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura existente sobre a influência da atividade física na depressão em jovens universitários, no período da influência de pandemia do COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa, com artigos selecionados nas bases de dado Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID 19/Depression/Young University Students/Physical Activity” e “COVID 19/Depression/Physical Activity”. Foram encontrados 80 artigos que submetidos aos critérios de exclusão resultaram em 15 artigos para análise e discussão. A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na redução dos sintomas de depressão entre universitários, em que a atividade física de intensidade moderada mostrou associação a uma menor incidência e gravidade da depressão. No entanto, é necessário considerar fatores de risco adicionais, como estilos de vida negativos e características individuais. A pandemia de COVID 19 teve um impacto significativo na atividade física e na saúde mental dos universitários, destacando a importância de adaptar as estratégias de promoção da atividade física e saúde mental. Embora alguns estudos não tenham encontrado evidências consistentes, no geral, os resultados evidenciam a prática de atividade física como uma abordagem relevante para a redução dos sintomas de depressão em jovens universitários. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem os mecanismos específicos pelos quais a atividade física afeta a depressão em universitários e desenvolvam abordagens inovadoras para promover a saúde mental nesse grupo. Ações preventivas e intervenções direcionadas são necessárias para apoiar os universitários na manutenção de uma boa saúde mental, especialmente durante períodos desafiadores, como a pandemia de COVID-19. - TCCEfeito do uso de esteroide anabolizante no ganho de massa muscular no processo de reabilitação pós cirúrgico: uma revisão integrativa de literaturaSouza, Beatriz Atolini de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo tem como finalidade fornecer uma visão abrangente sobre os benefícios da aplicação de esteroides anabólicos em pacientes no processo de reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, identificar os esteroides anabolizantes mais utilizados, suas ações e efeitos adversos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, os estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão. Em relação as condições clínicas, quatro estudos usaram o esteroide anabolizante no pós-cirúrgico de fratura de quadril e dois no pós-operatório de joelho. Os estudos dessa revisão tiveram como objetivo usar anabólicos para: ganho de massa muscular, aumento de força muscular, melhora da função e da qualidade de vida. A partir da avaliação dos resultados, apenas um dos artigos revelou resultado significativo para o aumento de força muscular. Por outro lado, todos os demais artigos, apontaram para a não superioridade dos anabólicos ao soro fisiológico na aquisição de massa e força muscular, assim como para melhora da função na reabilitação dos participantes. Dessa forma, é podemos concluir que as evidências em relação ao uso dos esteroides anabolizantes para otimização da reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, ainda são controversas e inconclusivas, com necessidades de novos ensaios clínicos com métodos mais consistente como padronização de doses e tempo ideal para aquisição de massa e força muscular. - TCCCuidados paliativos em público infantil com doença terminal: revisão de literaturaSavi, Isadora de Godoy Carvalho Braga (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Cuidados paliativos (CP) são abordagens que melhoram a qualidade de vida de pacientes e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento através da identificação precoce, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Os aspectos dos cuidados paliativos com a criança são parecidos com os dos adultos, porém há um impacto emocional maior tanto para a família, quanto para a equipe, quando se trata de uma criança no estágio terminal da doença. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre a abordagem dos cuidados paliativos no público infantil com doença terminal. Metodologia: as buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, e Google Scholar. Foram incluídos artigos científicos que abordem o objetivo de pesquisa, entre o período de 2013 a 2023, em português e inglês com texto na íntegra disponível de forma gratuita. Resultados e Discussão: Quatro abordagens temáticas foram identificadas: comunicação de más notícias; qualidade de vida do paciente e da sua família durante a abordagem dos cuidados paliativos; preparação da equipe no âmbito emocional frente a ocorrências nesse contexto; de que forma as crianças e adolescentes entendem os cuidados paliativos e como se comportam. Conclusão: a abordagem desses temas de forma integrada e centrada no paciente e na família é essencial para oferecer o melhor suporte possível em uma fase tão sensível e desafiadora. - TCCFisioterapia no pós-operatório imediato de câncer de mama: uma proposta de prevenção primáriaMorais, Isabela Sousa (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O câncer é a principal problemática de saúde pública no mundo, sendo o câncer de mama a neoplasia de maior taxa de mortalidade entre as mulheres. No pós-operatório pode ser desenvolvido complicações, como linfedema, dor, problemas na cicatrização e diminuição da amplitude de movimento homolateral à cirurgia. Foi objetivo verificar se as estratégias de prevenção primária realizadas pela fisioterapia no pós-operatório imediato de câncer de mama são eficazes. Foi realizado um estudo retrospectivo das consultas realizadas na enfermaria feminina pelo serviço de Fisioterapia, incluindo triagem de consultas pós-cirurgia mamária, no período de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2023. Os dados foram apresentados descritivamente por meio de tabelas. Quanto aos resultados, foram analisados 122 prontuários sendo 12 (9,8%) excluídos por falta de dados, a média de idade foi de 51,66±16,2 anos, 31 (28%) possuíam ensino médio completo, 43 (39%) casadas e 58 (51%) menopausadas (Tabela 1). Em relação ao diagnóstico, 78 (70%) descobriram pelo autoexame e apenas 28 (25%) através da mamografia, 45 (40%) tiveram câncer no lado dominante. A quandrantectomia foi o tipo cirúrgico mais comum 40 (36%), os sinais inflamatórios não foram identificados em 88 (80%) e 69 (62,7%) foram encaminhadas para Fisioterapia (Tabela 2). Todas as mulheres foram orientadas a manter livremente os movimentos dos membros superiores reforçado através do material educativo (Figura 1). Após uma semana, observou-se que todas não apresentavam sinais de linfedema e/ou perda de movimentos. Conclui-se que as estratégias fisioterapêuticas no pós operatório imediato são de suma relevância no cuidado da cicatriz/hidratação da pele e no estímulo ao exercício ativo livre que pode prevenir o desenvolvimento de linfedema ou limitação funcional por cinesiofobia. A entrega de material educativo potencializa os resultados positivos. - TCCAvaliação do desempenho físico e da usabilidade de um jogo de realidade virtual em idosos acolhidos: estudo longitudinalBernini, Heloysa Campanella (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OBJETIVO: Analisar o desempenho físico e a usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com pessoas idosas residentes em um Centro de Acolhimento Especial de Idosos no centro de São Paulo. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas, com duração de 5 minutos cada, na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Basquete. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale (SUS). RESULTADOS: Participaram desse estudo 08 idosos, com idade média de 60,0 (±15,8) anos. Ao analisar o efeito do jogo de realidade virtual no desempenho físico foram observadas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento nos valores do SPPB (p= 0,020), já na variável FPP não foram encontradas diferenças significantes. No desempenho no jogo houve aumento estatisticamente significante entre a 1º e 5ª sessão na primeira (p=0,01), na segunda partida (p=0,012) e na terceira partida (p=0,012). Na usabilidade o jogo demonstrou eficácia, eficiência e satisfação dos usuários tendo em vista que a maioria dos escores alcançaram valores acima de 85. CONCLUSÃO: A aplicação de jogo de basquete de realidade virtual melhorou o desempenho funcional de pessoas idosas acolhidas e apresentou excelente usabilidade. - TCCAnálise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinalBrito, Laís Matos de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade. - MonografiaInvestigação sobre a eficiência do equipamento health chair®, por meio de um questionário de satisfação, para auxiliar a postura sentada no trabalhoLima, Rafaela Figueiro de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: a posição sentada é tida como um dos grandes fatores das queixas de dor e desconforto, em sua maioria na região lombar. Ademais, em uma população com atividades na postura sentada dois fatores são agravantes: o tempo prolongado nesta posição e a redução da lordose. Esta alteração da curvatura lombar afeta diretamente as outras curvaturas vertebrais, exigindo mais da musculatura, levando a fadiga, tensão muscular e dores em diferentes áreas do corpo, interferindo na produtividade e qualidade de vida do trabalhador. Objetivo: o estudo foca na análise do equipamento Health Chair®, no intuito de estabelecer uma associação entre o design do produto, a função que é proposta e a percepção dos usuários. Método: Trata-se de um estudo observacional longitudinal, com uma amostra de conveniência, que contou com a participação de 8 indivíduos, com idade entre 18 a 50 anos. Em que houve a aplicação de um questionário de satisfação, em dois momentos, após os participantes utilizarem a Health Chair® por 5 dias consecutivos por 4 horas. Resultado: Dos participantes, 71% relataram melhor alinhamento postural e facilidade em manter a postura correta. Embora 57% tenham indicado pouca melhora na saúde geral, nenhum relatou desconforto. A adaptação na cadeira ergonômica foi bem-sucedida para a maioria (57%), mas houve divergências na percepção da qualidade do material. A interferência na produtividade foi mínima (29%). A recomendação do equipamento foi expressa por 71% dos participantes, com sugestões de melhoria pontuais, incluindo a remoção da base. Conclusão: O estudo destaca benefícios do Health Chair® para manutenção da postura sentada, fornecendo insights para ajustes futuros, no entanto, devido ao tamanho da amostra ainda se faz necessário mais estudos para a generalização dos resultados. - TCCDesempenho motor em crianças típicas durante a prática de jogo virtual e usabilidade de membros inferioresVannucci, Giovana Zalkind (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os avanços recentes em tecnologia digital têm permitido aos terapeutas da reabilitação aplicar jogos virtuais nas avaliações e tratamentos. Objetivo: Verificar o desempenho de indivíduos com desenvolvimento típico durante a prática de jogo virtual e usabilidade com os membros inferiores. Método: Trata-se de um ensaio clínico observacional transversal com 25 participantes, crianças e adolescentes, recrutados do clube A Hebraica de São Paulo. Foram submetidos a tarefa de jogo virtual conhecido como MoveHero, tarefa executada e observada com quatro músicas diferentes consecutivas. Ao final, foi aplicado o questionário System Usability Scale (SUS) a fim de verificar o nível de usabilidade. Resultado: Para o erro absoluto (EA), a ANOVA revelou um efeito significativo dos momentos no Erro Absoluto (F3, 72 = 3.64, p = 0.033, ηp2 = 0.13), indicando uma redução generalizada do EA de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Para o erro variável (EV), ANOVA evidenciou um efeito principal significativo para os Momentos no Erro Variável (F3, 72 = 2.95; p = 0.050, ηp2 = 0.10), indicando uma diminuição generalizada do EV de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Conclusão: O jogo MoveHero apresentou usabilidade positiva ao ser praticado com os membros inferiores, e as crianças e adolescentes melhoraram o desempenho à medida que executavam a tarefa com redução de erros e consequentemente mais acurados e precisos. Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos de Movimento; realidade virtual; crianças e adolescente; desempenho físico; teste de usabilidade. - TCCAnálise do perfil de lesões no basquetebol universitário e no basquetebol profissional: revisão de literaturaMenneh, Leonardo Halluli (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O basquetebol é um esporte criado nos Estados Unidos praticado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores, que buscam marcar os pontos utilizando movimentos de aceleração, desaceleração, deslocamentos laterais, mudanças de direção bruscas, saltos e aterrissagens. É um esporte que promove benefícios como a melhora da composição corporal e da função cardiorrespiratória, aumento da força muscular, bem-estar psicossocial, controle do peso e entre outros. Porém, sem que haja uma boa preparação do corpo do praticante para o esporte, existem fatores de risco que podem ocasionar uma lesão. O esporte universitário é uma atividade oferecida pela instituição para os membros da universidade com o objetivo de integração social, física e cultural, podendo ser recreativa e competitiva. Tendo em vista as valências físicas e a alta intensidade do esporte, é demandado um alto gasto energético, sendo essencial o treinamento das fases do esporte, buscando um maior rendimento. Com isso é de extrema importância a análise do perfil de lesões com o objetivo de entender o perfil dos atletas e prevenir lesões, especialmente tendo em vista a baixa regularidade de treinos do esporte universitário e a escassez de estudos sobre tal. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico do perfil de lesões em atletas de basquetebol profissionais e universitários, realizando uma comparação entre eles. Foi realizada uma revisão de literatura através da pesquisa bibliográfica na PubMed, Scielo, Google Acadêmico, PEDro e Cochrane Library, realizando a comparação do perfil de atletas universitários e profissionais. Para ambas as modalidades, foi encontrado uma maior incidência de lesões nos treinos e quando havia contato entre atletas, sendo a extremidade inferior a região mais acometida e o tornozelo e o joelho as articulações que mais sofrem com lesões. Além das lesões em membros inferiores, no esporte universitário foram vistas muitas lesões no pescoço e cabeça, enquanto no profissional, lesões nas extremidades superiores e tronco. As lesões mais comuns foram as entorses de tornozelo, distensões musculares, contusões e concussões. Com isso, é de extrema importância a realização de mais estudos com o objetivo de melhorar a compreensão do perfil de lesões e estender os estudos dentro do esporte universitário. - TCCCorrelação entre a escolaridade materna e as condições de nascimento do bebêPichiliani, Gabriela Giordano (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura mostra que a saúde da mãe e a saúde do recém-nascido estão intrinsecamente relacionadas, entretanto, fatores socioeconômicos, como escolaridade, ocupação, situação conjugal e renda familiar, são apontados como fatores de risco extrínsecos com papel significativo nos resultados adversos da gravidez. Portanto, o objetivo do estudo foi buscar correlação entre o nível de escolaridade materna com as condições de nascimento do bebê na população estudada. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada pelos resumos de alta e das fichas de avaliação dos recém-nascidos encaminhados pela neonatologia para acompanhamento do tipo follow-up dentro do Projeto de Extensão de Cardiorrespiratória do curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ao todo, a pesquisa contou com 16 mães e seus bebês. As variáveis que apresentaram correlação moderada com a escolaridade materna foram: número de consultas pré-natal, nota de APGAR no 1º minuto, e tempo de internação do bebê. Sendo assim, os resultados apontam que baixos níveis de escolaridade materna estão relacionados a maior ocorrência de condições desfavoráveis ao nascimento do bebê, como a asfixia perinatal e maior tempo de internação, assim como menores números de consultas pré-natal. - TCCDiagnóstico precoce de paralisia cerebral em países em desenvolvimento: revisão integrativa da lieraturaAndrade, Aline Sousa de (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A paralisia cerebral (PC) é a deficiência física mais comum da infância, é causada por lesão no cérebro em desenvolvimento. Sua prevalência varia entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O diagnóstico precoce é crucial, mas a maioria das ferramentas e estudos foca em países de alta renda, destacando a necessidade de pesquisas específicas para países de baixa e média renda, considerando suas diferenças culturais e de recursos de saúde. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Foram seguidas as etapas de coleta de informações: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos. Resultados: Inicialmente foram identificados 459 estudos na busca, após triagem e exclusão, oito artigos foram selecionados para a revisão. A General Movement Assessment (GMA) foi a ferramenta mais frequente para o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, abordada em seis dos oito estudos. O Hammersmith neonatal neurological examination (HNNE) e o Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) foram discutidos em dois estudos cada, enquanto a neuroimagem foi considerada em dois dos oito estudos. Conclusão: Verificou-se que há uma escassez de estudos sobre o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, destacando a necessidade de mais pesquisas. Em bebês com fatores de risco identificáveis ao nascimento, ferramentas como a GMA, o HINE e a Ressonância Magnética Neonatal demonstraram precisão nesses países. - TCCImpacto da participação social e funcionalidade na qualidade de sono de pais e de crianças com paralisia cerebralPereira, Jhulia Jorge (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OBJETIVO: Analisar a relação entre a função motora, participação social e qualidade de sono da criança com paralisia cerebral (PC) e a qualidade de sono dos seus pais. MÉTODO: Participaram 16 pais de crianças com idades entre 3 e 14 anos com PC, foram avaliados quanto a funcionalidade da criança com escala PEDI, participação social da criança, com a escala LIFE H, qualidade de sono da criança, com o instrumento CSHQ e a qualidade de sono dos pais, pela escala de Pittsburg. RESULTADOS: A média de idade das crianças foi de 8.13 (±2,53). O GMFCS variou de I a V, com predomínio da classificação Grave (nível IV e V) em 50,1% da amostra. 68,8% das crianças apresentaram distúrbios de sono e 50% dos pais uma qualidade de sono ‘’ruim’’. Obteve-se correlações negativas entre a escala PEDI com pelo menos um domínio da escala CSHQ e o domínio ‘’Resistência para ir para cama’’, se correlacionou com todos os domínios da escala de funcionalidade. Na participação social obteve-se correlações negativas com 91% dos domínios avaliados pela LIFE H com a CSHQ. Houve correlações negativas entre a qualidade de sono da criança e a qualidade de sono dos pais. Não houve correlações entre a função motora e participação social da criança com a qualidade de sono dos pais. CONCLUSÃO: A maioria das crianças da amostra apresentaram distúrbios de sono, principalmente crianças com menor funcionalidade e participação social comprometida. Crianças com distúrbios de sono impactam no sono de seus cuidadores. - TCCPerfil de lactentes egressos de uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal pública da grande São Paulo atendidos em uma clínica-escola de fisioterapiaSauer, Nicole Gabrielli Taborda (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os fatores maternos apresentam uma importante relação com as condições da gestação e o prognóstico do bebê. Os estudos têm apontado que fatores como a escolaridade, estado civil, condições familiares (nível socioeconômico, boas condições de moradia, rede de apoio) e números de consultas pré-natal são importantes para o prognóstico do desenvolvimento do bebê. O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a população de recém-nascidos atendidos pela Fisioterapia, encaminhados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, e buscar possíveis correlações a saúde materna e fatores de risco gestacionais com as condições de nascimento dos bebês internados na UTI neonatal. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada pelos resumos de alta da uti, fornecido pelas mães, e por meio das fichas de avaliação dos recém-nascidos encaminhados da UTI neonatal e atendidos na clínica – escola de fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ao todo, a pesquisa contou com 16 mães e seus bebês. Os resultados apontam que mães que tiveram patologias gestacionais, os bebês nasceram com menor idade gestacional e menor peso ao nascer, e que um menor número de consultas pré-natais resulta em menor peso ao nascer. Por meio deste estudo foi possível identificar e caracterizar os recém-nascidos atendidos pela Fisioterapia na clínica-escola e apontar as correlações das variáveis. - TCCCigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas: efeitos na função pulmonar - estudo pilotoMartins, Kamila Matos Ferreira (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Durante a vida acadêmica, diversos fatores podem gerar estresse, influenciando o início do uso de substâncias como cigarros eletrônicos (CEs), dispositivos eletrônicos movidos a bateria que aerosolizam líquidos por aquecimento. Estudos indicam que CEs podem causar dependência e danos à saúde, incluindo complicações pulmonares como tosse crônica, bronquite, aumento da morbidade da asma e EVALI. Objetivo: Avaliar os efeitos do CE na função pulmonar de jovens universitários, correlacionando variáveis de função pulmonar com aspectos do uso do CE e outras modalidades tabágicas. Método: Dez participantes, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Cigarro Eletrônico (GCE), preencheram fichas iniciais, questionários IPAQ-Versão curta, Fagerström de Dependência Tabágica e foram submetidos a testes de função pulmonar. Resultados O GCE apresentou valores estatisticamente mais elevados nos níveis de CO (p<0,032), e menores valores na relação VEF1/CVF (p<0,008). Conclusão: O cigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas promoveu aumento significativo de CO e redução na relação VEF1/CVF em jovens universitários. - TCCImportância e atuação da fisioterapia na reabilitação de pacientes quimados: revisão de literaturaSantos, Wanderson Soares dos (2024-05-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, responsável por 15% do total da nossa massa corporal. Suas características podem variar de acordo com algumas condições, como tipos de pele, etnia, sexo e estilo de vida. Suas principais funções são a regulação da temperatura corporal através da transpiração e do isolamento térmico, barreira protetora contra ataques externos, controle de fluídos corporais e vínculo com o funcionamento do sistema nervoso central (DĄBROWSKA, et al. 2018). Dentre os danos que a pele pode sofrer, a queimadura cutânea é considerada uma lesão traumática que pode ser provocada por fenômenos externos através de fontes químicas, radioativas, correntes elétricas, térmicas e acidentes domiciliares (PAMPOLIN, et al.2018). Os tipos de queimaduras podem ser classificados em três graus de acometimento: Primeiro grau: lesão mais leve, apresentada por eritemas, dores e pele seca, atingindo somente a primeira camada, a epiderme. Segundo grau: lesão mais profunda, comprometendo as camadas da epiderme e derme, com eliminação de receptores periféricos levando em consequência a uma ferida indolor. O sistema vascular também é afetado neste grau de acometimento, deixando a área comprometida, pálida, com formação de bolhas, ficando vulnerável a necrose e infecções pela baixa perfusão tecidual. Terceiro grau: lesão mais profunda e mais grave, com perda completa da sensação de dor, acompanhada de necrose total da região afetada (PAMPOLIN, et al.2018). Atualmente, queimaduras são consideradas o quarto tipo de trauma ficando atrás somente dos acidentes de trânsito, quedas e violência interpessoal. A influência da questão socioeconômica tende a aumentar esse tipo de trauma nas classes mais baixas, sendo mais frequente em países de baixa e média renda. Contudo, a estimativa do total de mortes de todos os países de média e baixa renda é de 180 mil por ano, podendo sofrer um aumento a depender da profundidade e do tamanho do trauma, assim como idade e inalação de fumaça (GREENHALGH, 2019). Em contrapartida, países desenvolvidos demonstram uma menor quantidade de acidentes envolvendo queimaduras. Apesar disso, ainda podem ser notados muitos casos envolvendo grandes queimados, um dos problemas que podem levar a morte é a inalação de fumaças, causando complicações respiratórias. Em 2016, nos Estados Unidos, a ABA - American Burn Association relataram 3.275 mortes com relação a queimaduras e inalação de 4 fumaça, sendo 2.745 resultantes de acidentes domésticos, 310 de incêndios em acidentes com envolvimento de veículos e 220 relacionadas a outros fatores (GREENHALGH, 2019). - TCCLesões em atletas esgrimistas: revisão de literaturaAmorim, Stella Bley Y. (2024-06-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A esgrima, uma prática ancestral, evoluiu de um método de defesa para um esporte olímpico estabelecido com regras desde 1913. Como um esporte de combate com movimentos repetitivos, os atletas estão mais suscetíveis às lesões. As causas das lesões advêm de fatores intrínsecos, como o biotipo do atleta, e extrínsecos, como o ambiente de prática do esporte. Este estudo objetivou realizar um levantamento na literatura sobre a prevalência das lesões entre os atletas esgrimistas. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura cuja estratégia de busca incluiu os termos “esgrima”, “lesões” e respectivos sinônimos. A busca de dados foi realizada nas bases de dados: Pubmed, PEDro, Scielo e Google Acadêmico. Para serem incluídos os estudos deveriam conter as palavras chave no título e no resumo. Foram considerados estudos publicados nos últimos 5 anos, em inglês. Resultados: 121 títulos foram recuperados e, após as etapas de exclusões, 5 estudos foram incluídos nas análises, 8 foram excluídos. Observou-se nos estudos e junto aos participantes das pesquisas analisadas, que as lesões são em maior quantidade nos membros inferiores e depois nos superiores, causando problemas imediato, mediatos ou tardios para o tratamento local. Conclusão: Pode-se concluir que os membros inferiores são os mais acometidos pelas lesões, devido à alta velocidade de deslocamento, de movimentos repetitivos e posicionamento dos pés. É importante ressaltar que ainda se tem poucos estudos sobre o tema e, é necessário, mais aprofundamento sobre as lesões sofridas pelos atletas esgrimistas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. - TCCCiclio menstrual e dismenorreia na prática do surfMuths, Lucca Brasil (2024-06-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O aumento significativo da participação feminina no esporte tem gerado debates sobre a comparação de desempenho entre homens e mulheres. Objetivo: Foi objetivo dessa pesquisa analisar o impacto da menstruação e da dismenorreia na prática esportiva do surfe. Método: Foi realizado um estudo transversal envolvendo nove mulheres, praticantes regulares do esporte, submetidas a questionários abordando qualidade de sono, qualidade de vida, dor pélvica, dor percebida, esforço percebido e a relação do ciclo menstrual com o treino. Resultados: A pesquisa revelou comprometimento na qualidade do sono e qualidade de vida na fase menstrual, diferente das fases proliferativa e lútea, nas quais as participantes apresentaram boa qualidade de sono. Quanto aos sintomas apresentados, a cólica, dor lombar, dor articular/muscular e enxaqueca, foram mais relatadas durante a fase menstrual comparada as outras fases. Na avaliação da autopercepção, todas relataram se sentirem mais cansadas na fase menstrual em comparação a lútea e proliferativa, todasrelataram que a menstruação pareceinterferir na autopercepção de desempenho, 88% das participantes relataram estar mais dispostas na fase de ovulação comparada as outras fases, 44% relataram desistência em competições e 88% a sensação de menor competitividade na fase de menstruação. Conclusão: A menstruação parece interferir na qualidade de sono, qualidade de vida e na autopercepção de desempenho e disposição em mulheres participantes de surfe.