Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA influência da prática de atividades físicas em jovens universitários com quadro de depressão: revisão integrativaMatoba, Paolla Satiko do Carmo (2023-06-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado por alterações químicas no cérebro, manifestando-se por meio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A pandemia de COVID 19 e o distanciamento social impactaram significativamente a saúde mental e o bem-estar dos jovens acadêmicos, aumentando o estresse e o risco potencial para o aparecimento de transtornos mentais. A prática de atividade física tem sido associada a melhores resultados na saúde mental, diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura existente sobre a influência da atividade física na depressão em jovens universitários, no período da influência de pandemia do COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa, com artigos selecionados nas bases de dado Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID 19/Depression/Young University Students/Physical Activity” e “COVID 19/Depression/Physical Activity”. Foram encontrados 80 artigos que submetidos aos critérios de exclusão resultaram em 15 artigos para análise e discussão. A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na redução dos sintomas de depressão entre universitários, em que a atividade física de intensidade moderada mostrou associação a uma menor incidência e gravidade da depressão. No entanto, é necessário considerar fatores de risco adicionais, como estilos de vida negativos e características individuais. A pandemia de COVID 19 teve um impacto significativo na atividade física e na saúde mental dos universitários, destacando a importância de adaptar as estratégias de promoção da atividade física e saúde mental. Embora alguns estudos não tenham encontrado evidências consistentes, no geral, os resultados evidenciam a prática de atividade física como uma abordagem relevante para a redução dos sintomas de depressão em jovens universitários. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem os mecanismos específicos pelos quais a atividade física afeta a depressão em universitários e desenvolvam abordagens inovadoras para promover a saúde mental nesse grupo. Ações preventivas e intervenções direcionadas são necessárias para apoiar os universitários na manutenção de uma boa saúde mental, especialmente durante períodos desafiadores, como a pandemia de COVID-19. - MonografiaAbordagens fisioterapêuticas na estimulação precoce de crianças com trissomia do 21Barrionuevo, Maria Regina Pacheco (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo investiga diferentes abordagens fisioterapêuticas na estimulação precoce de crianças com Trissomia 21 (T21), na primeira infância, visando o desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizando uma revisão integrativa da literatura, foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024 na base de dados PubMed, que exploram as principais técnicas aplicadas em crianças com T21 de 0 a 6 anos. Os resultados indicam que intervenções como fisioterapia convencional, uso de esteira com ou sem suspensão de peso, tecnologias assistivas e digitais, quando iniciadas precocemente, promovem uma melhora significativa no desenvolvimento motor e cognitivo. Conclui-se que a personalização do tratamento é essencial para maximizar os resultados, com as intervenções precoces tendo um impacto positivo na qualidade de vida e habilidades funcionais dessas crianças. - MonografiaAbordagens fisioterapêuticas para a reabilitação de indivíduos com negligência espacial unilateral (NEU) pós-AVC: uma revisão sistemáticaOliveira, Giovanna Leal de (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A Negligência Espacial Unilateral (NEU) é um distúrbio caracterizado pela redução ou ausência de consciência do espaço contralesional, frequentemente observado após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no hemisfério direito. Por comprometer a percepção do espaço e do corpo no lado contralesional, a NEU está frequentemente associada a distúrbios motores, representando um fator prognóstico negativo de recuperação funcional. Esses aspectos ressaltam a importância de um diagnóstico precoce e de intervenções terapêuticas. Objetivo: Realizar um levantamento das intervenções fisioterapêuticas com maior evidência para a reabilitação física de indivíduos com NEU pós-AVC. Metodologia: Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica de março a outubro de 2024 nas bases de dados, PubMed, Scopus e Web of Science utilizando descritores no idioma inglês. A pesquisa incluiu estudos que abordassem o tema proposto nessa revisão publicados do ano de 2010 a 2024, sem restrição quanto ao idioma de publicação. Dos 1293 estudos encontrados, apenas 13 estudos cumpriram os critérios de inclusão. Resultados: Intervenções como, treinamento robótico, adaptação de prisma e a neuromodulação são eficazes na redução dos sintomas de NEU, entretanto, há controvérsias quanto os seus efeitos na funcionalidade geral desses indivíduos. Considerações finais: As intervenções de treinamento robótico, adaptação de prisma e a neuromodulação são eficazes na redução das manifestações clínicas da NEU, apesar de seus efeitos na funcionalidade serem controversos, ressaltando a necessidade da realização de mais estudos que abordem essa temática para melhor compreensão dos seus efeitos. - TCCAnálise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinalBrito, Laís Matos de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade. - TCCAnálise do perfil de lesões no basquetebol universitário e no basquetebol profissional: revisão de literaturaMenneh, Leonardo Halluli (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O basquetebol é um esporte criado nos Estados Unidos praticado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores, que buscam marcar os pontos utilizando movimentos de aceleração, desaceleração, deslocamentos laterais, mudanças de direção bruscas, saltos e aterrissagens. É um esporte que promove benefícios como a melhora da composição corporal e da função cardiorrespiratória, aumento da força muscular, bem-estar psicossocial, controle do peso e entre outros. Porém, sem que haja uma boa preparação do corpo do praticante para o esporte, existem fatores de risco que podem ocasionar uma lesão. O esporte universitário é uma atividade oferecida pela instituição para os membros da universidade com o objetivo de integração social, física e cultural, podendo ser recreativa e competitiva. Tendo em vista as valências físicas e a alta intensidade do esporte, é demandado um alto gasto energético, sendo essencial o treinamento das fases do esporte, buscando um maior rendimento. Com isso é de extrema importância a análise do perfil de lesões com o objetivo de entender o perfil dos atletas e prevenir lesões, especialmente tendo em vista a baixa regularidade de treinos do esporte universitário e a escassez de estudos sobre tal. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico do perfil de lesões em atletas de basquetebol profissionais e universitários, realizando uma comparação entre eles. Foi realizada uma revisão de literatura através da pesquisa bibliográfica na PubMed, Scielo, Google Acadêmico, PEDro e Cochrane Library, realizando a comparação do perfil de atletas universitários e profissionais. Para ambas as modalidades, foi encontrado uma maior incidência de lesões nos treinos e quando havia contato entre atletas, sendo a extremidade inferior a região mais acometida e o tornozelo e o joelho as articulações que mais sofrem com lesões. Além das lesões em membros inferiores, no esporte universitário foram vistas muitas lesões no pescoço e cabeça, enquanto no profissional, lesões nas extremidades superiores e tronco. As lesões mais comuns foram as entorses de tornozelo, distensões musculares, contusões e concussões. Com isso, é de extrema importância a realização de mais estudos com o objetivo de melhorar a compreensão do perfil de lesões e estender os estudos dentro do esporte universitário. - MonografiaAssociação entre as características maternas, condições de nascimento e desenvolvimento de crianças com o diagnóstico de transtorno do espectro autistaCapuchinho, Melissa Carretero (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação social e comportamentos sensório-motores repetitivos e restritivos, com a prevalência de uma em cada 36 crianças de oito anos. Seu diagnóstico é realizado até os dois anos, por meio de observações do comportamento da criança e queixas dos responsáveis. Observa-se por meio da literatura, fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvê-lo, como: sexo masculino, idade materna avançada e baixa idade gestacional. OBJETIVO: Investigar associações entre as características de mães de crianças com o diagnóstico de TEA, com as condições de nascimento e desenvolvimento. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, com 50 mães de crianças típicas e atípicas, selecionadas por conveniência, divididas em dois grupos. As responsáveis preencheram três formulários eletrônicos, um deles sendo a ficha de avaliação, que continha perguntas sobre aspectos biológicos, fatores familiares e sociais, informações sobre a gestação da mãe e para as crianças atípicas acrescentou-se questionamentos sobre o diagnóstico de autismo da criança. RESULTADOS: A partir do teste Qui-Quadrado observou-se associações entre “extremo baixo peso e Transtorno do Espectro Autista”; “peso de referência e típicos”; “muito prematuro e Transtorno do Espectro Autista; “sexo masculino e Transtorno do Espectro Autista” e “sexo feminino e típicos”. CONCLUSÃO: Foram encontradas associações entre as hipóteses do estudo, contatando que elas corroboram com a literatura, porém, não é possível generalizar os dados. Para futuros estudos é necessário um maior número amostral com idades gestacionais e pesos ao nascimento variados. - TCCAvaliação do desempenho físico e da usabilidade de um jogo de realidade virtual em idosos acolhidos: estudo longitudinalBernini, Heloysa Campanella (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OBJETIVO: Analisar o desempenho físico e a usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com pessoas idosas residentes em um Centro de Acolhimento Especial de Idosos no centro de São Paulo. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas, com duração de 5 minutos cada, na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Basquete. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale (SUS). RESULTADOS: Participaram desse estudo 08 idosos, com idade média de 60,0 (±15,8) anos. Ao analisar o efeito do jogo de realidade virtual no desempenho físico foram observadas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento nos valores do SPPB (p= 0,020), já na variável FPP não foram encontradas diferenças significantes. No desempenho no jogo houve aumento estatisticamente significante entre a 1º e 5ª sessão na primeira (p=0,01), na segunda partida (p=0,012) e na terceira partida (p=0,012). Na usabilidade o jogo demonstrou eficácia, eficiência e satisfação dos usuários tendo em vista que a maioria dos escores alcançaram valores acima de 85. CONCLUSÃO: A aplicação de jogo de basquete de realidade virtual melhorou o desempenho funcional de pessoas idosas acolhidas e apresentou excelente usabilidade. - TCCCiclio menstrual e dismenorreia na prática do surfMuths, Lucca Brasil (2024-06-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O aumento significativo da participação feminina no esporte tem gerado debates sobre a comparação de desempenho entre homens e mulheres. Objetivo: Foi objetivo dessa pesquisa analisar o impacto da menstruação e da dismenorreia na prática esportiva do surfe. Método: Foi realizado um estudo transversal envolvendo nove mulheres, praticantes regulares do esporte, submetidas a questionários abordando qualidade de sono, qualidade de vida, dor pélvica, dor percebida, esforço percebido e a relação do ciclo menstrual com o treino. Resultados: A pesquisa revelou comprometimento na qualidade do sono e qualidade de vida na fase menstrual, diferente das fases proliferativa e lútea, nas quais as participantes apresentaram boa qualidade de sono. Quanto aos sintomas apresentados, a cólica, dor lombar, dor articular/muscular e enxaqueca, foram mais relatadas durante a fase menstrual comparada as outras fases. Na avaliação da autopercepção, todas relataram se sentirem mais cansadas na fase menstrual em comparação a lútea e proliferativa, todasrelataram que a menstruação pareceinterferir na autopercepção de desempenho, 88% das participantes relataram estar mais dispostas na fase de ovulação comparada as outras fases, 44% relataram desistência em competições e 88% a sensação de menor competitividade na fase de menstruação. Conclusão: A menstruação parece interferir na qualidade de sono, qualidade de vida e na autopercepção de desempenho e disposição em mulheres participantes de surfe. - MonografiaCiclo menstrual e dismenorréia na prática do surfeMuths, Lucca Brasil (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O aumento significativo da participação feminina no esporte tem gerado debates sobre a comparação de desempenho entre homens e mulheres. Objetivo: Foi objetivo dessa pesquisa analisar o impacto da menstruação e da dismenorreia na prática esportiva do surfe. Método: Foi realizado um estudo transversal envolvendo nove mulheres, praticantes regulares do esporte, submetidas a questionários abordando qualidade de sono, qualidade de vida, dor pélvica, dor percebida, esforço percebido e a relação do ciclo menstrual com o treino. Resultados: A pesquisa revelou comprometimento na qualidade do sono e qualidade de vida na fase menstrual, diferente das fases proliferativa e lútea, nas quais as participantes apresentaram boa qualidade de sono. Quanto aos sintomas apresentados, a cólica, dor lombar, dor articular/muscular e enxaqueca, foram mais relatadas durante a fase menstrual comparada as outras fases. Na avaliação da autopercepção, todas relataram se sentirem mais cansadas na fase menstrual em comparação a lútea e proliferativa, todas relataram que a menstruação parece interferir na autopercepção de desempenho, 88% das participantes relataram estar mais dispostas na fase de ovulação comparada as outras fases, 44% relataram desistência em competições e 88% a sensação de menor competitividade na fase de menstruação. Conclusão: A menstruação parece interferir na qualidade de sono, qualidade de vida e na autopercepção de desempenho e disposição em mulheres participantes de surfe. - TCCCigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas: efeitos na função pulmonar - estudo pilotoMartins, Kamila Matos Ferreira (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Durante a vida acadêmica, diversos fatores podem gerar estresse, influenciando o início do uso de substâncias como cigarros eletrônicos (CEs), dispositivos eletrônicos movidos a bateria que aerosolizam líquidos por aquecimento. Estudos indicam que CEs podem causar dependência e danos à saúde, incluindo complicações pulmonares como tosse crônica, bronquite, aumento da morbidade da asma e EVALI. Objetivo: Avaliar os efeitos do CE na função pulmonar de jovens universitários, correlacionando variáveis de função pulmonar com aspectos do uso do CE e outras modalidades tabágicas. Método: Dez participantes, divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Cigarro Eletrônico (GCE), preencheram fichas iniciais, questionários IPAQ-Versão curta, Fagerström de Dependência Tabágica e foram submetidos a testes de função pulmonar. Resultados O GCE apresentou valores estatisticamente mais elevados nos níveis de CO (p<0,032), e menores valores na relação VEF1/CVF (p<0,008). Conclusão: O cigarro eletrônico em associação com outras modalidades tabágicas promoveu aumento significativo de CO e redução na relação VEF1/CVF em jovens universitários. - TCCCorrelação entre a escolaridade materna e as condições de nascimento do bebêPichiliani, Gabriela Giordano (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura mostra que a saúde da mãe e a saúde do recém-nascido estão intrinsecamente relacionadas, entretanto, fatores socioeconômicos, como escolaridade, ocupação, situação conjugal e renda familiar, são apontados como fatores de risco extrínsecos com papel significativo nos resultados adversos da gravidez. Portanto, o objetivo do estudo foi buscar correlação entre o nível de escolaridade materna com as condições de nascimento do bebê na população estudada. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada pelos resumos de alta e das fichas de avaliação dos recém-nascidos encaminhados pela neonatologia para acompanhamento do tipo follow-up dentro do Projeto de Extensão de Cardiorrespiratória do curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ao todo, a pesquisa contou com 16 mães e seus bebês. As variáveis que apresentaram correlação moderada com a escolaridade materna foram: número de consultas pré-natal, nota de APGAR no 1º minuto, e tempo de internação do bebê. Sendo assim, os resultados apontam que baixos níveis de escolaridade materna estão relacionados a maior ocorrência de condições desfavoráveis ao nascimento do bebê, como a asfixia perinatal e maior tempo de internação, assim como menores números de consultas pré-natal. - TCCCuidados paliativos em público infantil com doença terminal: revisão de literaturaSavi, Isadora de Godoy Carvalho Braga (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Cuidados paliativos (CP) são abordagens que melhoram a qualidade de vida de pacientes e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento através da identificação precoce, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Os aspectos dos cuidados paliativos com a criança são parecidos com os dos adultos, porém há um impacto emocional maior tanto para a família, quanto para a equipe, quando se trata de uma criança no estágio terminal da doença. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre a abordagem dos cuidados paliativos no público infantil com doença terminal. Metodologia: as buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, e Google Scholar. Foram incluídos artigos científicos que abordem o objetivo de pesquisa, entre o período de 2013 a 2023, em português e inglês com texto na íntegra disponível de forma gratuita. Resultados e Discussão: Quatro abordagens temáticas foram identificadas: comunicação de más notícias; qualidade de vida do paciente e da sua família durante a abordagem dos cuidados paliativos; preparação da equipe no âmbito emocional frente a ocorrências nesse contexto; de que forma as crianças e adolescentes entendem os cuidados paliativos e como se comportam. Conclusão: a abordagem desses temas de forma integrada e centrada no paciente e na família é essencial para oferecer o melhor suporte possível em uma fase tão sensível e desafiadora. - MonografiaDesafios da atuação fisioterapêutica durante abordagem biopsicossocial no cuidado paliativo: revisão da literaturaAlves, Luandra Ribeiro (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os cuidados paliativos (CP) têm como objetivo trazer qualidade de vida aos pacientes e respectiva rede de apoio a aqueles que enfrentam condições de saúde sem possibilidade de cura, e que apresentem risco de morte. Para tanto, são necessárias ações interdisciplinares que direcionam uma abordagem biopsicossocial. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os desafios da atuação fisioterapêutica na qualidade de vida e do bem-estar de pacientes em cuidados paliativos considerando os aspectos físicos, psicológicos e sociais. As consultas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PEDro utilizando descritores em português e inglês (fisioterapia, cuidados paliativos) nos últimos dez anos. Os resultados foram a adesão de 8 estudos que respeitavam os critérios. Diante disso, a conclusão foi que os desafios da fisioterapia em CP incluem a falta de preparo dos profissionais para lidar com o conceito da morte e insuficiência de conhecimento técnico-científico. Além disso, existe um desalinhamento nas condutas adotadas com os pacientes. - TCCDesempenho motor em crianças típicas durante a prática de jogo virtual e usabilidade de membros inferioresVannucci, Giovana Zalkind (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os avanços recentes em tecnologia digital têm permitido aos terapeutas da reabilitação aplicar jogos virtuais nas avaliações e tratamentos. Objetivo: Verificar o desempenho de indivíduos com desenvolvimento típico durante a prática de jogo virtual e usabilidade com os membros inferiores. Método: Trata-se de um ensaio clínico observacional transversal com 25 participantes, crianças e adolescentes, recrutados do clube A Hebraica de São Paulo. Foram submetidos a tarefa de jogo virtual conhecido como MoveHero, tarefa executada e observada com quatro músicas diferentes consecutivas. Ao final, foi aplicado o questionário System Usability Scale (SUS) a fim de verificar o nível de usabilidade. Resultado: Para o erro absoluto (EA), a ANOVA revelou um efeito significativo dos momentos no Erro Absoluto (F3, 72 = 3.64, p = 0.033, ηp2 = 0.13), indicando uma redução generalizada do EA de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Para o erro variável (EV), ANOVA evidenciou um efeito principal significativo para os Momentos no Erro Variável (F3, 72 = 2.95; p = 0.050, ηp2 = 0.10), indicando uma diminuição generalizada do EV de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Conclusão: O jogo MoveHero apresentou usabilidade positiva ao ser praticado com os membros inferiores, e as crianças e adolescentes melhoraram o desempenho à medida que executavam a tarefa com redução de erros e consequentemente mais acurados e precisos. Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos de Movimento; realidade virtual; crianças e adolescente; desempenho físico; teste de usabilidade. - TCCDiagnóstico precoce de paralisia cerebral em países em desenvolvimento: revisão integrativa da lieraturaAndrade, Aline Sousa de (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A paralisia cerebral (PC) é a deficiência física mais comum da infância, é causada por lesão no cérebro em desenvolvimento. Sua prevalência varia entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O diagnóstico precoce é crucial, mas a maioria das ferramentas e estudos foca em países de alta renda, destacando a necessidade de pesquisas específicas para países de baixa e média renda, considerando suas diferenças culturais e de recursos de saúde. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Foram seguidas as etapas de coleta de informações: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos. Resultados: Inicialmente foram identificados 459 estudos na busca, após triagem e exclusão, oito artigos foram selecionados para a revisão. A General Movement Assessment (GMA) foi a ferramenta mais frequente para o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, abordada em seis dos oito estudos. O Hammersmith neonatal neurological examination (HNNE) e o Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) foram discutidos em dois estudos cada, enquanto a neuroimagem foi considerada em dois dos oito estudos. Conclusão: Verificou-se que há uma escassez de estudos sobre o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, destacando a necessidade de mais pesquisas. Em bebês com fatores de risco identificáveis ao nascimento, ferramentas como a GMA, o HINE e a Ressonância Magnética Neonatal demonstraram precisão nesses países. - MonografiaDiferentes tipos de exercício físico para tratamento da fragilidade em idosos: uma revisão sistemáticaSantos, Paloma Nishihara dos (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O envelhecimento populacional está aumentando rapidamente, com estimativa de 447 milhões de pessoas acima de 80 anos até 2050. O processo de envelhecimento é frequentemente associado à fragilidade e redução da funcionalidade. A fragilidade é reversível por meio de estratégias de saúde, especialmente exercícios físicos. Evidências vem mostrando que exercícios aeróbicos, de resistência, equilíbrio e flexibilidade são eficazes na melhoria da funcionalidade e na prevenção de desfechos adversos. Estudos recentes reforçam a necessidade de identificar os protocolos mais eficazes para idosos frágeis. Objetivo: Avaliar os diferentes tipos de exercícios utilizados no tratamento da fragilidade em idosos, com foco nos impactos sobre o desempenho físico, força muscular e equilíbrio. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de bibliografia de março a outubro de 2024 nas bases de dados, PubMed, Web of Science e Scopus utilizando descritores no idioma inglês. A pesquisa incluiu estudos que abordassem o tema proposto na revisão sem restrição de ano e idioma. Resultados: Os resultados indicaram que os treinos baseados em exercícios resistidos, de equilíbrio e multimodais promoveram efeitos positivos em dimensões da fragilidade, como força muscular, desempenho físico e equilíbrio. A maioria dos estudos avaliados nesta revisão apresentaram boa qualidade metodológica. Conclusão: Os resultados desta revisão sistemática sugerem que programas de exercícios multicomponentes, resistidos e de equilíbrio são eficazes no manejo da fragilidade. São recomendados programas com duração mínima de 12 semanas, frequência de 2 a 3 vezes por semana e de alta a moderada intensidade. - TCCEfeito do uso de esteroide anabolizante no ganho de massa muscular no processo de reabilitação pós cirúrgico: uma revisão integrativa de literaturaSouza, Beatriz Atolini de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo tem como finalidade fornecer uma visão abrangente sobre os benefícios da aplicação de esteroides anabólicos em pacientes no processo de reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, identificar os esteroides anabolizantes mais utilizados, suas ações e efeitos adversos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, os estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão. Em relação as condições clínicas, quatro estudos usaram o esteroide anabolizante no pós-cirúrgico de fratura de quadril e dois no pós-operatório de joelho. Os estudos dessa revisão tiveram como objetivo usar anabólicos para: ganho de massa muscular, aumento de força muscular, melhora da função e da qualidade de vida. A partir da avaliação dos resultados, apenas um dos artigos revelou resultado significativo para o aumento de força muscular. Por outro lado, todos os demais artigos, apontaram para a não superioridade dos anabólicos ao soro fisiológico na aquisição de massa e força muscular, assim como para melhora da função na reabilitação dos participantes. Dessa forma, é podemos concluir que as evidências em relação ao uso dos esteroides anabolizantes para otimização da reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, ainda são controversas e inconclusivas, com necessidades de novos ensaios clínicos com métodos mais consistente como padronização de doses e tempo ideal para aquisição de massa e força muscular. - MonografiaEficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos de exercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com doença pulmonar obstutiva crônica (DPOC): revisão narrativaMoraes, Sabrina Baron de (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o resultado da obstrução das vias aéreas, tendo uma progressão para uma resposta inflamatória sistêmica adversa ao longo do tempo, desencadeado a uma inlamação crônica com alterações pulmonares significativas. Assim esta revisão narrativa tem o objetivo de analisar a eficácia e aplicabilidade clínica dos protocolos deexercícios respiratórios na reabilitação pulmonar de pacientes com DPOC. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados PubMed, PEdro, Scielo, Google Scholar e Lilacs. Utilizando termos de indexação como Treinamento Muscular Inspiratório/Inspiratory Muscle Training; DPOC/COPD; exercícios respiratórios/breathing exercises; reabilitação pulmonar/pulmonary rehabilitation e fisioterapia respiratória/respiratory physiotherapy, no período de janeiro de 2014 a junho de 2024. Sendo encontrado 194 artigos que foram submetidos a análise pelos critérios de exclusão e resultou em 9 estudos para leitura e síntese. Assim os resultados significativos das intervenções relatadas foram que o TMI isolado ou associado a reabilitação pulmonar surge um efeito na força muscular inspiratória, função pulmonar e um efeito ligeiramente positivo da melhora da dispneia e Qualidade de Vida. Todavia o TMI combinado com outras intervenções oferece benefícios adicionais, porém a falta de uniformidade nos protocolos dificulta a definição de protocolos claros e eficazes. - MonografiaFisioterapia aquática na senilidade e senescência: uma revisão narrativaAoki, Alison Kaori (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O envelhecimento populacional exige estratégias eficazes para a saúde dos idosos, destacando-se a fisioterapia aquática como abordagem benéfica para suas necessidades específicas. Objetivo: Analisar a utilização da fisioterapia aquática na senilidade e explorar a aplicação dela para um envelhecimento saudável. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa de artigos publicados entre 2014 e 2024 sobre o uso da fisioterapia aquática em idosos, com critérios definidos e busca nas plataformas SciELO e PubMed, como fisioterapia aquática (aquatic physiotherapy), idoso (elderly), hidroterapia (hydrotherapy), poolterapia (pooltherapy). Resultados: A fisioterapia aquática apresenta benefícios significativos, como redução da dor, melhora da mobilidade e bem-estar biopsicossocial, especialmente em mulheres pós-menopausa. Destaca-se pelo efeito hipotensivo prolongado, superior aos exercícios terrestres, além de aprimorar a qualidade de vida, o equilíbrio e a adesão ao tratamento, oferecendo conforto articular e eficácia terapêutica. Conclusão: A fisioterapia aquática se mostrou uma abordagem terapêutica eficaz, com benefícios significativos, tornando-a uma opção segura e de alto impacto terapêutico. - MonografiaFisioterapia lúdica no desenvolvimento motor de crianças com TEA: revisão de literaturaFranco, Stephanie Onofre (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos primeiros relatos sobre o autismo, foram descritas muitas anormalidades de movimentos, como por exemplo, no controle postural, na marcha, nos movimentos de membros superiores, inferiores e na coordenação motora fina. Com isso, a fisioterapia pediátrica é de extrema importância. Em estudos que abordam essa temática há relatados de que os planos fisioterapêuticos favorecem o desenvolvimento motor das crianças, podendo ser associada ao lúdico para contribuir ainda mais com os atendimentos O trabalho objetivou realizar um levantamento na literatura para compreender melhor sobre a importância da fisioterapia lúdica e quais são os seus efeitos no desenvolvimento motor de crianças com TEA. O estudo trata-se de uma de revisão de literatura integrativa, buscando nas bases de dados de estudos, que realizaram a fisioterapia lúdica em crianças com TEA. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2018 e 2024, em inglês e em português. Foram encontrados 54 artigos, dentre eles, foram selecionados 7 estudos que atingiram os requisitos esperados para esse trabalho. Ao analisar os resultados encontrados, é possível afirmar que houve uma melhora significativa nas habilidades motoras, ou seja, no controle motor das crianças com TEA, evidenciando a importância da fisioterapia e principalmente da fisioterapia lúdica para essas crianças, sendo assim o fator principal evidenciado foi a contribuição de circuitos lúdicos em programas fisioterapêuticos que auxiliaram também na interação social desse público alvo.