Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Franklin, Marcos Antonio"
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- DissertaçãoCaptação e recrutamento de pessoas com deficiência com Formação Escolar de Nível SuperiorMatos, Josenice Barreto (2021-03-25)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: this work presented a solution to the problem of capturing and recruiting people with disabilities with higher education at an educational institution, with the purpose of building a database and curricula to be shared with other companies interested in making covenants. Application: initially, interview techniques and a Survey research method were applied, in addition to the analysis of Forces and Threats and the Ishikawa Diagram. Along with the problem defined, a proposal for its solution was elaborated, a survey of the necessary resources was made, also an action plan and risk analysis. Implementation of the solution began with the reformulation of the Work with Us link on the institution's website, from the content of the existing registration form to make it accessible and effective in filling out the candidate’s information and building the database and resumes. Innovation: the proposed model presents in-process innovation through applied technology in order to provide relevant results in the development of the business. It is hoped that, with this solution, the institution can expand its competitive advantage in the labor market, as well as create value for partner companies, providing access to the database and curricula of people with disabilities with higher education. Impact: it is believed that the implementation of the solution dealt with in this project will result in a new look for professionals with disabilities with higher education in companies interested in this partnership when acting to promote the inclusion of people with disabilities in the labor market. In terms of geographical coverage, the main activity is in the state of São Paulo, with the potential to expand in the other units of the institution in the country. Complexity: complexity occurred in the development of the proposed solution to the problem presented in this work, when the details of the process for the elaboration, development and approval of the restructuring of the link Work with Us on the institution's page were met in meetings presented to the board, leading taking into account the specificities to aggregate knowledge in the areas of information technology and the consultancy contracted for the application of the best technologies to support the project. Method and procedures: the methodology adopted in the research was based on the Methodology for practical and applied works, by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), with the application also of quantitative methods, with the use of interview techniques and research method Survey. - DissertaçãoA criação da Spin-off CuboplanOliveira, Eduardo Velo de (2018-06-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho de conclusão descreveu a criação da Spin-Off CUBOPLAN, com base na metodologia para a elaboração de trabalhos práticos e aplicados, elaborado por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). O desenvolvimento dessa oportunidade de negócio foi identificado pela empresa TETRA ARQUITETURA, em consequência de desafios enfrentados na gestão da própria empresa na execução de projetos para seus clientes. Logo se identificou como uma oportunidade de mercado, ao atender às demandas de escritórios de projetos de arquitetura e engenharia civil, oferecendo uma ferramenta para gerar informações integradas e capazes de acompanhar e avaliar o desempenho dos seus negócios. A ausência de ferramentas específicas de informações para a gestão da própria empresa resultou no desenvolvimento de um sistema para projetos complexos a fim de, melhorar o controle efetivo dos seus processos. Dessa forma, foi desenvolvido o sistema ERP CUBOPLAN, inovador no segmento de arquitetura. Esse sistema, a princípio, era voltado para a arquitetura. Contudo, durante sua utilização nos projetos, pôde-se ser replicado para os projetos de engenharia civil. Isso possibilitou uma melhor eficiência nos projetos executados pela empresa, uma vez que, essas informações habitualmente ficavam distribuídas por diversas bases e plataformas de dados, causando um elevado volume de trabalho em algo que não era o seu core business, prejudicando a tomada de decisões. Assim, partiu-se da experiência interna com a aplicação da ferramenta, para, depois, oferecê-la ao mercado de projetos de arquitetura e engenharia civil, dando origem a este novo negócio. Para tanto foram oferecidos ao mercado pacotes diferenciados de configurações e de serviços. Nesse sentido, o trabalho discorreu sobre propostas de solução, plano de ações, posicionamento estratégico, plano de marketing, organização administrativa e operacional, bem como plano financeiro para a estruturação desse negócio. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio educacional: processo de comunicação para professores convidados pós-contratação do modelo pedagógico da EPGAIAssis, Alexandre de (2021-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresentou uma proposta para lidar com a insatisfação dos alunos da Escola de Pós-Graduação em Administração e Inovação (EPGAI), identificada a partir de um comunicado da matriz solicitando informações sobre a queda anual de matrículas na unidade Lapa. A denominação EPGAI foi adotada de forma fictícia com a finalidade de manter o anonimato da empresa. Com base no levantamento das avaliações de reação dos alunos, verificou-se que a insatisfação era originada pela atuação dos docentes convidados e caracterizada pela existência de falhas de comunicação do modelo pedagógico e premissas da instituição. Elaborou-se uma proposta, o levantamento dos recursos e capacidades necessários, o plano de ações, a análise de viabilidade financeira, análise dos riscos e a implementação da proposta para solução desse problema por meio da aplicação de treinamentos on-line. Espera-se que a solução proposta corrija a falha na comunicação entre a EPGAI e os docentes convidados contratados, para que as aulas ministradas sejam focadas em práticas profissionais, reduzindo o descontentamento dos alunos e promovendo a sustentabilidade e desenvolvimento da EPGAI em seu mercado de atuação, com a garantia da existência e implementação de sua vantagem competitiva, geração e captura de valor aos stakeholders envolvidos: alunos, professores convidados e empresas. A solução proposta sugere como estratégia, a inovação em processos e incremental, com a aplicação de treinamento on-line aos docentes convidados, por meio de uma plataforma digital, alinhando-os às expectativas da instituição por intermédio da transmissão de conhecimentos sobre a prática pedagógica defendida pela empresa, que viabilizem o aprendizado prático e adequado ao mercado de trabalho comunicado pela EPGAI e esperado pelos alunos. A complexidade no desenvolvimento deste trabalho se deu inicialmente pelo fato de a equipe perceber que o problema deveria ser de conhecimento de todos e ser solucionado proativamente, sem a necessidade de cobranças da matriz. No entanto, o item facilitador foi originado por reuniões que focavam em entendimentos e eliminação de barreiras, e assim pôde- se chegar a um alinhamento que facilitou a execução dos próximos passos deste estudo. Parte do desenvolvimento deste trabalho se deu em meio à crise da COVID-19, considerando que os cenários analisados não se modificariam de forma significativa e que as condições internas e externas analisadas permaneceriam válidas. Nesse sentido, a criação e o aprimoramento das estratégias de geração de valor, partiram do reconhecimento e compreensão de valores identificados sob a ótica dos clientes. A partir desse contexto é que este trabalho vem contribuir com o atendimento às expectativas dos alunos da EPGAI Lapa. Desta forma, espera-se que o modelo estratégico de inovação e desenvolvimento de negócios apresentado, seja replicado em todas as unidades administradas pelo EPGAI. Seguiu-se a metodologia para trabalhos práticos e aplicados (PSPE/AO) de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a utilização de entrevistas, do Modelo Kano, do Diagrama de Ishikawa e do Método SERVQUAL. - DissertaçãoDesenvolvimento do negócio da clínica Palma Tao – acupuntura aquiPalma, Susana Trevizan (2023-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Dados publicados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde revelam um aumento de demanda para tratamento por meio de acupuntura no Brasil. Neste contexto, com a finalidade de aproveitamento da oportunidade, o presente trabalho de conclusão teve como objetivo elaborar o plano de negócio da Clínica Palma Tao – Acupuntura Aqui. A acupuntura é uma prática da Medicina Tradicional Chinesa que pode promover a saúde e o bem-estar geral do indivíduo. Aplicação: Considerando a região do ABC Paulista, que em 2022 tem 1.7M de pessoas, e a premissa de distância para deslocamento como um fator relevante para o paciente que busca o tratamento, foi adotada a estratégia de atender o público desta região. Desta forma, a proposta de solução considera locação de coworkings clínicos e atendimento domiciliar com a finalidade de facilitar o acesso dos clientes/pacientes, bem como o estabelecimento parcerias e utilização de ferramentas do marketing digital para promover a captação de clientes/pacientes. Inovação: O desenvolvimento do negócio da Clínica Palma Tao – Acupuntura Aqui traz inovação, para este segmento, no que se refere a serviços e processos. No âmbito de serviços, decorre da mudança no modelo em que o serviço é entregue ao cliente tendo em vista que a clínica oferecerá diferentes endereços na região do ABC Paulista por meio da locação de coworkings clínicos. A inovação também é dada em processos, dado mudança no modelo de operacionalização do negócio, criando parcerias e novas oportunidades de captação de clientes/pacientes. Complexidade: Levando-se em consideração a atual forma de administração da clínica, a complexidade ocorreu no mapeamento de custos de sua operação, onde foi necessário rever a estrutura de precificação para adequação das propostas de solução visando a rentabilidade e escalabilidade do negócio. Em termos de atuação geográfica, e a identificação de espaços de coworkings clínicos na região do ABC possibilitarão aos clientes mais ofertas em seu atendimento. Cabe ressaltar, que o desenvolvimento deste trabalho contou com o apoio do proprietário da clínica. Impacto: A avaliação dos resultados da Clínica Palma Tao - Acupuntura Aqui será feita nos quatro primeiros meses para se verificar a consistência e eficácia das ações implementadas, estando direcionada aos clientes que utilizaram o serviço no período e com objetivo de medição inicial de performance, visando reorientação de rota e produtividade. Método: Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotada a metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados, segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que conta com a utilização de técnicas e ferramentas, neste caso, para o aproveitamento de oportunidade. Para apoiar a construção da proposta de solução, foi efetuada uma pesquisa quantitativa, por meio um survey mediante questionário fechado, elaboração da SWOT e o modelo Canvas para o desenvolvimento clínica. - DissertaçãoDesenvolvimento do negócio da empresa Santo Grão com inovação tecnológicaAraújo, Jennifer Alencar (2020-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho de conclusão teve como objetivo elaborar uma proposta de solução, a fim de desenvolver o negócio da empresa Santo Grão por meio de inovação tecnológica, processual, organizacional e em serviços. Essa proposta atende a estratégia da empresa que visa a sua expansão por intermédio de franquias. Santo Grão é uma empresa de médio porte, brasileira, do segmento de cafeterias, especializada em cafés gourmets, e conta com oito unidades, sendo, sete na cidade de São Paulo-SP, onde também é situado o escritório corporativo, e uma unidade na cidade de Curitiba-PR. O problema identificado foi a centralização do conhecimento e ausência de um processo de gestão do conhecimento. Esse conhecimento, que em várias situações se manifesta tacitamente, o que torna sua conversão em explícito um processo complexo em função de seu dinamismo. Esse contexto, agrava-se pela ausência de mecanismos eficazes para o seu compartilhamento, que se torna uma barreira dificultando a implementação de novas unidades. Para tanto, adotou-se a metodologia de solução de problemas e o aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017) que aborda a realidade nas empresas. Assim sendo, foram apresentados o mercado em que a empresa atua, o diagnóstico do problema, a proposta de solução, os respectivos planos de ações, a intervenção e a avaliação dos resultados obtidos. Logo, foi possível verificar que a inovação tecnológica, mediante uma plataforma digital com aplicabilidade no processo de repositório e compartilhamento do conhecimento, possibilitará a expansão fluída no negócio Santo Grão contribuindo com a mudança da cultura de gestão do conhecimento na empresa. Os resultados com a intervenção foram, a construção de uma plataforma digital para armazenamento e compartilhamento do conhecimento, um mapeamento de parte do conhecimento tácito do fundador e uma economia financeira devido à troca de ferramentas até então utilizadas. Por fim, pode-se considerar que a empresa Santo Grão estará preparada para realização da estratégia de expansão com a implementação do processo de gestão do conhecimento desenvolvida por intermédio da plataforma digital. - DissertaçãoEstratégias para o aperfeiçoamento do negócio da empresa Planet Park – centros de entretenimento indoorFerreira, Roberto Lúcio (2023-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: em 2021, a direção executiva da Planet Park estabeleceu um alvo estratégico. O objetivo era alcançar 20 operações excelentes e rentáveis. Para alcançar essa meta a direção executiva da empresa reconheceu a necessidade de incorporar às operações a tomada de decisão baseada em dados como uma ferramenta adicional para os insights empíricos. Aplicação: como possibilidade de solução foi proposta a incorporação de I.A. e a utilização de dados para a gestão e tomada de decisão. Os visitantes dos parques de Diversões Indoor geram uma grande quantidade de dados. Esse volume de informações é fornecido pelos clientes durante suas visitas aos parques e atrações, bem como nos sites das operadoras possibilitando o fornecimento de inteligência de mercado para (1) impulsionar as vendas, (2) para satisfação do cliente e (3) a criação de uma curva de aprendizado para os negócios presentes e futuros. Para extrair essa inteligência se faz necessário o uso de “big data”, ponderações analíticas baseadas em software que usa ferramentas como inteligência artificial (IA) para filtrar esses dados e localizar tendências significativas e informações acionáveis. Inovação: foi adotada uma inovação operacional de processos de caráter incremental. A inovação organizacional está na revisão e readequação da estrutura automatizando e monitorando fontes de dados e operações proporcionando maior quantidade e qualidade de dados para a tomada de decisão. Impacto: o impacto para a empresa está na possibilidade de obter melhores informações, customizadas, sobre o perfil de seus visitantes, a movimentação e suas características especificas em cada loja da rede proporcionando decisões analíticas e menos empíricas. Complexidade: como o processo de entendimento do problema até a fase de diagnóstico aconteceu em meio à crise sanitária do Covid 19, as constantes viagens do diretor executivo e compromissos de outros projetos incorporados em sua agenda no período, as entrevistas e o tratamento dos dados coletados dos entrevistados – que permitiram o processo de definição do problema e da elaboração da proposta de solução – se estendeu mais do que o previsto. Método e procedimentos: foi empregada a abordagem de solução de problemas de Marcondes et al. (2017). Utilizou-se também o método qualitativo de acordo com Richardson (1999). Para a coleta de dados valeu-se da técnica de entrevistas segundo Cervo e Bervian (2002). - DissertaçãoGestão de inventário de materiaisPatricio, Ricardo Kaltenbacher de Oliveira (2019-08-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This final project, according to the approach and methodology for the development of practical and applied work prepared by Marcondes, Michael, Franklin and Perez (2017) describes the problem solving in materials management in a logistics operation in a packaging company with high complexity and scale of production, with exclusive items from competing customers. Were identified fails in the inventory count controls, organization, layout, measurement tools, and technology definitions. In this way, a mapping of the operation was carried out and a plan was drawn up with proposals for solutions to the problem, in order to correct the failures that lead to the nonconformities of the material control. The actions have focused on the management model of the materials, applications, physical distribution, counts model and transaction validation logic. It was also considered technology implementation alternatives, such as RFID, WMS and UAVs as well as the application of training, professional development operational teams, and awards, recognition and implementation of a systemic process. During the process of innovation and construction of the final Project, a visit was made "in the field" for the validation and technical testimony funding for the foundation of the concepts that guided the proposals. In this way, the experience acquired in this work can be shared and replicated, for its future applicability, serving as the basis for the decisions of other companies of the same or different segments. - DissertaçãoInovação em programa de filantropia para retenção de alunos da graduação bolsistas - ProuniSalazar, Diana Mara De Oliveira Fernandes (2021-04-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: em 2019, o Instituto Presbiteriano Mackenzie apresentou um percentual em torno de 8% de alunos de graduação vinculados ao “Programa Universidade Para Todos” com bolsas de estudo canceladas devido ao baixo rendimento acadêmico, revelando a necessidade de uma atuação efetiva por parte da instituição, que oferta atividades de apoio aos discentes, mas cujos diferentes setores promovem ações de forma desintegrada, ocasionando resultados pouco eficazes junto a esses bolsistas. Aplicação: como possibilidade de solução foi proposta a estruturação de um núcleo responsável por integrar e centralizar as atividades de atenção ao bolsista, reunidas em um programa de retenção específico para bolsistas prounistas, permitindo controles eficientes e resultados mais eficazes (de ordem financeira, institucional, acadêmica etc.). Inovação: foi adotada uma inovação organizacional e de processos de caráter incremental. A inovação organizacional está na revisão e readequação da estrutura de governança existente que se faz necessária para o alcance dos resultados esperados com a implementação da proposta de centralização das atividades em um núcleo integrador para a gestão de um programa de retenção específico para bolsistas. Da mesma forma, a inovação de processos parte da revisão das atividades e de projetos já existentes, bem como da necessidade também de readequação de seus fluxos, de modo a ajustá-los dentro da nova estrutura do programa, buscando não só melhorias, mas também efetividade. Impacto: o impacto para a instituição reside na possibilidade de replicação do programa para os demais bolsistas da filantropia e aqueles com bolsa restituível, tanto dos demais campi da Universidade Presbiteriana Mackenzie, quanto das faculdades mantidas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie – presentes em quatro estados da Federação (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Tocantins) além do Distrito Federal. Já o impacto relacionado ao Governo, ao mercado de trabalho e à sociedade em geral recai na consolidação do Programa Universidade Para Todos, que fica ainda mais fortalecido com profissionais formados por meio deste programa. Complexidade: como o processo de entendimento do problema até a fase de diagnóstico aconteceu no auge da crise sanitária que assolou o país (ao longo de 2020), o acesso junto aos stakeholders-chave desse processo, como os discentes e colaboradores das áreas envolvidas da instituição com atuação direta com este primeiro grupo, as entrevistas e o tratamento dos dados coletados dos entrevistados – que permitiram o processo de definição do problema e da elaboração da proposta de solução – se estendeu mais do que o previsto. Outro fator foram as questões de natureza política, como é o caso da aprovação desta proposta junto à alta gestão e sua posterior implementação, pois implicam em sensibilização e engajamento de outras áreas subordinadas a gestões distintas, como as que estão vinculadas diretamente à mantenedora e as vinculadas diretamente à mantida. Método e procedimentos: foi empregada a abordagem de solução de problemas de Marcondes et al. (2017). Utilizou-se também o método qualitativo de acordo com Richardson (1999). Para a coleta de dados valeu-se da técnica de entrevistas segundo Cervo e Bervian (2002). - DissertaçãoInovação na estratégia de comercialização da solução de IoT para o agronegócio no BrasilBatista, Filipe Sulprino (2022-08-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este trabalho apresentou uma proposta para solucionar um problema enfrentado pela Telefônica no tocante a ausência de vendas do produto Vivo Maquinário Inteligente, problema este que se dá devido ao fato da empresa utilizar a mesma estratégia que se comercializa soluções de Telecomunicações para comercializar soluções de IoT, a falta de conhecimento do mercado de Internet das Coisas (IoT do inglês Internet of Things) por parte da equipe de vendas e por haver um único modelo de comercialização deste produto. Aplicação: Diante da definição do problema, foram elaboradas três propostas de solução: i. um novo modelo de treinamento aplica a força de vendas; ii. o estabelecimento de aliança estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA); e iii. a participação de feiras do agronegócio. Inovação: De acordo com Tidd e Bessant (2015), estas alternativas representam para a empresa inovação de processo incremental ao reformular a forma como o treinamento é aplicado, de paradigma a partir das trocas realizadas com as empresas de pesquisa, e de posição ao participar de eventos do agronegócio, buscando assim se posicionar como uma empresa de fornecimento de tecnologia IoT no agronegócio. Complexidade: A realização deste trabalho apresentou facilidade de ser aplicado dentro da empresa, pois contou com o apoio do gestor de produtos da vertical de agronegócio, entretanto mostrou um alto grau de complexidade no tocante a engajar os participantes da pesquisa a respondê-la, estabelecer quais propostas deveriam compor a sugestão para atuação no problema, e, principalmente, ao desafiar os envolvidos a buscarem um novo olhar, uma nova maneira de pensar e atuar diante de um segmento novo para a companhia, o de IoT. Impacto: Este trabalho apresentou um impacto positivo na empresa, ao trazer a companhia a clareza sobre a necessidade de se ter uma abordagem de Marketing, uma estratégia de venda e uma proposta de valor adequada ao mercado de IoT e do Agronegócio, dada as diferenças existentes entre o mercado de Telecomunicações e o mercado de IoT. Também permitiu a Telefônica participar do evento da Agrishow, com um stand próprio, e assim mostrar aos participantes do evento, que a Vivo atua no segmento de tecnologia e de IoT, além de expor isso nas mídias eletrônicas e sociais. Método: O estudo aqui apresentado, foi pautado na Metodologia para Trabalhos Práticos e Aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) e a criação das alternativas foi baseada na realização de uma pesquisa qualitativa, realizada com os Gerentes de Desenvolvimento de Negócios e uma pesquisa quantitativa, realizada com a Equipe de Vendas. - DissertaçãoInovação na gestão de vendas para clientes de automóveis - BrasilDerderian, Philip Mário (2019-12-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste estudo foi identificar ações necessárias para elevar as taxas de efetivação da conversão de leads em notas fiscais de vendas, a partir da análise dos dados obtidos nos projetos inovadores de marketing digital, patrocinados pela montadora FCA – Fiat Chrysler Automobile, para geração, captação e distribuição de leads para sua rede de concessionários. Os resultados destas experiências inovadoras são analisados e contextualizados no âmbito da sua aplicabilidade junto ao setor de distribuição de veículos no Brasil e nos Estados Unidos, no período de 2008 a 2018. Período este em que, entre crises e crescimento dos mercados, o impacto da internet e das redes sociais delinearam o novo comportamento e empoderamento dos consumidores. Neste contexto, de plena transformação digital, as tradicionais campanhas de comunicação de massa são substituídas pela complexidade das conexões em rede. Resultando no desafio de convergir as tradicionais formas de comercialização do varejo de automóveis off-line, com as experiências e exigências do consumidor virtual on-line. Neste sentido, a partir da metodologia de elaboração de trabalhos práticos e aplicados, segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), foram diagnosticados os problemas que impedem melhores taxas de conversão. Foi considerada a aplicabilidade de alternativas tecnológicas inovadoras que auxiliem os grupos de concessionários a ganharem escalabilidade nos relacionamentos com os clientes, elevando as possibilidades para conversões de leads em vendas, em conformidade com as novas exigências de proteção à privacidade dos clientes definidos pela nova Lei Geral de Proteção de Dados, a ser efetivado a partir de agosto de 2020. As soluções propostas, além de incorporarem elementos de transformação digital, necessitarão o desenvolvimento de um projeto de mudança no comportamento das pessoas. As experiências descritas neste trabalho poderão ser compartilhadas e replicadas para as empresas da vertical automotiva. - DissertaçãoInovação no processo de gestão do valor aduaneiro em importações entre partes relacionadas da Siemens Energy Brasil LtdaGonçalves, Ricardo Guimarães (2022-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho de conclusão apresentou uma solução que considera um procedimento de monitoramento e controle no preço para um problema concernente ao elemento de valoração aduaneira nas operações de importação entre partes relacionadas, realizadas pela Siemens Energy (SE) Brasil Ltda, no intuito de estruturar um procedimento inovador de controle neste critério aduaneiro. Aplicação: Pesquisas foram realizadas em fontes primárias. Pesquisa qualitativa em fontes secundárias foram aplicadas, tanto internamente como externamente, para o fechamento do diagnóstico do problema. A proposta de solução considerou a análise do ambiente interno e externo, bem como alternativas de estratégias. A implementação ocorreu com a elaboração de procedimento de controle da relação das partes no preço intercompany, sob uma perspectiva do critério de valoração aduaneira, na gestão estratégica da Siemens Energy. Inovação: A proposta de solução trata de inovação incremental em processo, que considera um procedimento com enfoque na gestão e no gerenciamento dos riscos operacionais, no critério de valoração aduaneira, em importações intercompany da Siemens Energy. Impacto: O trabalho resulta em mudanças positivas dentro Siemens Energy. A proposta de solução consiste na geração de valor pela implementação das mudanças nas atividades aduaneiras, para a realidade do comércio global, pela percepção da importância do elemento de valoração aduaneira e dos preços praticados em operações, entre partes relacionadas nas operações da Siemens Energy, desenvolvimento de procedimento inovador, capacitação de recursos, clareza e troca mais eficiente de informação para sustentação econômica e social entre os stakeholders. Complexidade: A complexidade reside no desenvolvimento da proposta de solução por tratar- se de assunto totalmente técnico e descentralizado. Entre as facilidades, comenta-se a receptividade no programa, superação de conflitos de interesse internos, e adequação de controles ineficientes e centralizados para o aproveitamento mútuo dos benefícios. Metodologia Aplicada: A metodologia utilizada foi a de trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), além de pesquisa qualitativa, com o emprego da técnica de entrevistas, com gestores da Siemens Energy e um servidor da Receita Federal do Brasil - RFB. - DissertaçãoIntegração entre o ambiente informacional e a gestão do conhecimento em uma área de créditoNeves, Eloá de Miranda (2024-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi propor soluções para resolver o problema relacionado à gestão de projetos da Diretoria de Crédito do Banco B, por meio do desenvolvimento de mecanismos, a fim de que haja redundância de conhecimento e de executores para a área de Projetos de Crédito. Aplicação: Foram priorizados quatro aspectos críticos referentes ao problema do Banco B, incluindo os riscos de impactos devido a saídas não programadas de profissionais, a atrasos por alterações de priorização, a barreiras organizacionais para acesso a informações e a conhecimento e à concentração de conhecimento em profissionais específicos. As ações propostas foram: rotatividade de funções e tarefas (construção da “organização holográfica”); inclusão da mensuração de impacto para abertura das demandas; realização de sessões periódicas de compartilhamento de conhecimento; e reestruturação do repositório de informações. Inovação: Este trabalho desenvolveu dois tipos de inovações: (1) para implementação da inovação incremental de processo, foram utilizadas ferramentas existentes para construção de um banco para a gestão do conhecimento; (2) para implantação da inovação organizacional, foram privilegiadas a elaboração e a adoção de um novo modelo de estrutura organizacional, uma vez que pessoas e tarefas integradas geraram redundância de executores de atividades, reduzindo a curva de aprendizado dos profissionais da área de Projetos de Crédito do Banco B. Complexidade: Em relação à complexidade de implantação, existe um desafio cultural referente à gestão da mudança, tanto por parte dos profissionais da equipe de Projetos de Crédito quanto por parte das áreas-clientes, além da necessidade de desenvolvimento da cultura de documentação do conhecimento. Para tanto, as mudanças de estrutura organizacional e de políticas institucionais podem acentuar a complexidade na consolidação do novo modelo proposto. Impacto: Este trabalho impacta profissionais, clientes e executivos da Diretoria de Crédito, beneficiando indiretamente a organização como um todo. Como impacto tangível foi observada a formação dos novos executores e otimização da comunicação interna da equipe de Projetos de Crédito. Até o final do primeiro trimestre de 2024, espera-se que os analistas em treinamento estejam capacitados para realizarem – de forma independente – as atividades essenciais da área de Projetos de Crédito. O objetivo é aprimorar o processo para reduzir o ciclo de integração de novos executores e aumentar a quantidade e a qualidade das informações documentadas. Método: Este trabalho baseou-se na metodologia de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades, desenvolvida por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Foram empregados dois métodos de pesquisa: (1) quantitativo, com a utilização do survey com o intuito de avaliar a percepção de maturidade acerca do ambiente informacional do Banco B, e (2) qualitativo, com utilização – para coleta de dados – de um roteiro semiestruturado e a técnica de entrevistas realizadas a gestores de projetos, para entender e mapear as características de complexidade, “dores” e oportunidades de melhoria na gestão dos projetos do Banco B. - DissertaçãoInteligência de mercado para o desenvolvimento de negócio do sistema OCESPDuarte, Lajyárea Barros (2021-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: This work presents an analysis of OCESP System problem in order to structure a business intelligence area. OCESP is an entity that represents São Paulo cooperatives. Application: A survey was conducted with internal and external stakeholders to identify strengths, weaknesses, opportunities, and threats. After that, it was possible to elaborate an action plan to solve the problem identified. The plan implementation considered a new portfolio of products for the business intelligence area. Impact: The introduction of the business intelligence area allowed the internal areas of the OCESP System to obtain data and information to support daily operations and contribute to the decision-making process. Cooperatives had access to the content that knowledge-deepen in their fields. Although the OCB System operates nationwide most of the data was related to São Paulo state, however, it will be possible to replicate it, since the OCB System has national operations, the published products may contribute information to cooperatives and state units in other states. Innovation: The solutions adopted occurred in organizational, product, and process and through the strategy of jointly dealing with the themes of cooperativism and market intelligence, which is still little explored by the Brazilian cooperative system and by business literature. Complexity: The complexity was in the organization of the proposed solution to the problem presented in this work, taking into account the specificities of cooperativism and at the same time acting in the market competing with mercantile companies. Among the facilities is the support of the OCESP System in the implantation of the market intelligence nucleus and relationship with the other areas with the new structure and as for the difficulties, there is, mainly, the data culture as a challenge to be overcome. Applied Methodology: Based on the methodology for practical and applied research by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), it was conducted surveys and interviews with employees, managers and clients of the OCESP System. Ke - DissertaçãoJornada do empreendedor: inovação em processo por meio da capacitação de micro e pequenas empresasLima, Alessandro Leite de (2023-02-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho apresentou o entendimento da oportunidade do SEBRAE-SP, entidade de apoio e fomento ao empreendedorismo, tendo como finalidade desenvolver uma jornada que contribua com a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas. Aplicação: Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com o público externo para identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, e assim elaborar uma proposta para a oportunidade identificada, plano de ações e análise de riscos. A implementação ocorreu com a elaboração e execução da melhoria do processo de capacitação de empresários, disponibilizado pela instituição, com o apoio das unidades de gestão de soluções, relacionamento com o cliente e marketing e comunicação, e da troca das práticas entre os empresários. Impacto: Acredita-se que a implantação da jornada do empreendedor contribua com a missão do SEBRAE de melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os mais competitivos. Os empresários terão acesso a um conteúdo que poderá contribuir e aprofundar os debates em seus ramos de atuação, permitindo também que a instituição identifique e desenvolva, cada vez mais, produtos customizados por segmento. Em termos de abrangência geográfica, a atuação principal é o estado de São Paulo, porém, será possível a sua replicação para empresários localizados em todas as partes do mundo uma vez que as soluções também são oferecidas em formato digital. Inovação: A inovação acontece no campo organizacional e em processo, compreendendo ao desenvolvimento de uma jornada que pode ser classificada como incremental, tendo como estratégia melhorar a experiência do cliente e gerar impacto direto em seus negócios. Complexidade: A complexidade ocorreu no desenvolvimento da proposta de aproveitando da oportunidade apresentada neste trabalho, levando em consideração as especificidades da instituição que atua no desenvolvimento de pequenos negócios dos diversos setores e segmentos da economia, possuindo uma estrutura verticalizada e com vários subprocessos, principalmente por ter processos regidos pela Lei n.º 8.666, que gera transparência, porém, morosidade nas contratações. Entre as facilidades está o apoio ao SEBRAE na implantação de um processo, construído com o suporte de várias unidades organizacionais, que contribua com a experiência e os resultados alcançados pelos pequenos empreendedores. Quanto às dificuldades colocou-se, a localização dos conteúdos disponibilizados, a velocidade reduzida das atualizações, a oferta parcial de soluções em cada um dos estados e uma comunicação limitada com o mercado, principalmente com relação a marketing de produtos. Método: Baseada na metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), realização de pesquisa qualitativa e quantitativa com empresários, clientes e não clientes do SEBRAE. - DissertaçãoLuxury&Style: inovação em serviço de intermediação de produtos moda luxo e premium e personal shopper entre paísesGonçalves, Annanda Maria da Silva (2022-09-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta para aproveitamento de oportunidade identificada para implementação da empresa Luxury&Style, que visa oferecer ao mercado o serviço de personal shopper com uma plataforma de intermediação de compras de produtos de moda de luxo e premium entre os Estados Unidos da América e o Brasil. Aplicação: Foram realizadas análises no ambiente interno e externo, adotando-se como solução propor que as atividades e modelo de negócios da “Luxury&Style” possam ser testados de forma que o crescimento da empresa ocorra concomitantemente à execução dos serviços os quais a empresa pretende ofertar no mercado. Partindo da oportunidade definida e levando em consideração os objetivos traçados na fase inicial, o processo de elaboração da proposta foi fruto de análises que puderam direcionar a implementação do serviço de personal shopper. Inovação: A solução proposta sugere a implementação de inovação em serviço, conforme demonstrado o interesse por parte do público-alvo que foi abordado na pesquisa de campo realizada em serviços que possuam atendimento personalizado e garantias perante à compra de produtos. Impacto: Em sua avaliação, espera-se que a Luxury&Style alcance resultados esperados para prosseguir com a proposta, realizando sua implementação, espera-se que a empresa disponibilize seus serviços no mercado, mantendo-se suas características iniciais. Complexidade: A complexidade no desenvolvimento deste trabalho se deu pelo fato de a empresa ainda não estar ativa no mercado. No entanto, o item facilitador se originou nos resultados das pesquisas de campo e verificação do volume de pesquisas sobre o serviço na internet foram favoráveis, indicando a procura pelo serviço de personal shopper. Metodologia: O desenvolvimento do trabalho foi pautado pela abordagem e metodologia para a elaboração de trabalhos práticos e aplicados segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Utilizou-se também os métodos qualitativo e quantitativo por meio do survey. - DissertaçãoNegócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da modaLima, Mario Eduardo Rocha (2020-08-24)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresentou o aproveitamento da oportunidade do desenvolvimento de um negócio digital com a finalidade de realizar conexões das necessidades entre os compradores de insumos e vendedores de produtos, participantes da cadeia produtiva da moda, intermediando as suas transações comerciais, por intermédio de uma plataforma. Para a sua aplicação, inicialmente, aprofundou-se a pesquisa do mercado da moda, das às necessidades dos participantes dessa cadeia e dos serviços necessários para o aproveitamento de uma oportunidade potencial. De posse da oportunidade definida, foi elaborada a proposta para o seu aproveitamento, levantamento dos recursos necessários, do plano de ações, estudo de viabilidade econômica e análise de riscos. Iniciou-se a implementação do plano buscando editais de incubação e de incentivos à inovação, além do uso da técnica de design sprint para validar as funcionalidades básicas do aplicativo da plataforma digital. Do ponto de vista de seu impacto, estima-se que após a implantação da solução, os integrantes da cadeia produtiva da moda tenham uma alternativa tecnológica para potencializar a inserção de seus insumos e produtos em outras cidades e estados do país, além de oferecer uma opção eficiente para suas transações comerciais, reduzindo a dependência de vendedores e de representantes comerciais. Haverá também, a comodidade da realização de operações em uma mesma plataforma digital. Assim, o modelo negócio proposto foi classificado como inovador, pois ainda não há no mercado serviços de intermediação comercial que integrem os representantes da cadeia da moda, com possibilidade de comprar insumos e vender produtos por meio de uma plataforma digital única. A complexidade se apresentou na construção da solução proposta, pois necessitou do envolvimento de pessoas com múltiplos conhecimentos e de variados segmentos, desde o negócio até as melhores tecnologias para desenvolver e manter a plataforma digital. Quando a metodologia utilizada, foi o método seguido para a elaboração deste trabalho foi à metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a aplicação também dos métodos qualitativo com o uso da técnica de entrevistas e quantitativo com o emprego do survey. - DissertaçãoNegócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da modaLima, Mário Eduardo Rocha (2020-08-24)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresentou o aproveitamento da oportunidade do desenvolvimento de um negócio digital com a finalidade de realizar conexões das necessidades entre os compradores de insumos e vendedores de produtos, participantes da cadeia produtiva da moda, intermediando as suas transações comerciais, por intermédio de uma plataforma. Para a sua aplicação, inicialmente, aprofundou-se a pesquisa do mercado da moda, das às necessidades dos participantes dessa cadeia e dos serviços necessários para o aproveitamento de uma oportunidade potencial. De posse da oportunidade definida, foi elaborada a proposta para o seu aproveitamento, levantamento dos recursos necessários, do plano de ações, estudo de viabilidade econômica e análise de riscos. Iniciou-se a implementação do plano buscando editais de incubação e de incentivos à inovação, além do uso da técnica de design sprint para validar as funcionalidades básicas do aplicativo da plataforma digital. Do ponto de vista de seu impacto, estima-se que após a implantação da solução, os integrantes da cadeia produtiva da moda tenham uma alternativa tecnológica para potencializar a inserção de seus insumos e produtos em outras cidades e estados do país, além de oferecer uma opção eficiente para suas transações comerciais, reduzindo a dependência de vendedores e de representantes comerciais. Haverá também, a comodidade da realização de operações em uma mesma plataforma digital. Assim, o modelo negócio proposto foi classificado como inovador, pois ainda não há no mercado serviços de intermediação comercial que integrem os representantes da cadeia da moda, com possibilidade de comprar insumos e vender produtos por meio de uma plataforma digital única. A complexidade se apresentou na construção da solução proposta, pois necessitou do envolvimento de pessoas com múltiplos conhecimentos e de variados segmentos, desde o negócio até as melhores tecnologias para desenvolver e manter a plataforma digital. Quando a metodologia utilizada, foi o método seguido para a elaboração deste trabalho foi à metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a aplicação também dos métodos qualitativo com o uso da técnica de entrevistas e quantitativo com o emprego do survey. - DissertaçãoAs operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circularLima, Gustavo André Mateus Vaz de (2018-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Para transformar o modelo econômico linear de consumo atual para a Economia Circular, é uma tarefa conjunta de diversos agentes que participam de uma cadeia complexa de gestão de resíduos sólidos pós-consumo: empresas fabricantes de produtos, distribuidores, cooperativas de reciclagem, consultorias e os consumidores. Com um papel central nas atividades de logística reversa, e com o objetivo de coletar tais resíduos e promover o máximo aproveitamento dos materiais, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) oferecido ao mercado pela empresa de consultoria e serviços profissionais Gama, vem apresentando resultados operacionais e econômicos insatisfatórios. Desenvolvido com base na metodologia de trabalhos práticos que foca na solução de problemas empresariais (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017), este estudo apresentou uma série de recomendações, e análises de viabilidade a serem aplicadas a fim de reformular o serviço de gestão de PEVs da Gama. Resultado da investigação dos sintomas e constatação do problema por meio de um diagrama final Diagnóstico-Soluções-Ganhos, a ser explorado em conjunto com um modelo de gestão proposto pelo framework da Fórmula da Economia Circular, a empresa Gama utilizará ferramentas e recursos tecnológicos inovadores aliados ao gerenciamento da informação para desenvolver uma nova aplicação do PEV que impulsione o volume da coleta de resíduos pós-consumo com soluções economicamente viáveis, que promovam também novas fontes de receita e uma redistribuição de valores para os Agentes da cadeia de gestão de resíduos pós-consumo. - DissertaçãoOportunidade no segmento educacionalMagdaleno, Camilla de Castro Ferreira (2018-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Through this project, according to the approach of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), an opportunity was presented for the opening of a higher education institution in dentistry, called the School of Dentistry of the APDS-Association Paulista of Dental Surgeons, a class association that, through incentive and promotion to professional development, stood out for quality in its graduate courses. Due to the limitation by educational legislation governed by the Ministry of Education and Culture (MEC), which allows the provision of undergraduate and graduate courses by higher education institutions, has suffered the financial impact of the need for partnership with a Educational institution for certification of courses. Given the reality and organizational potential of APDS and the changes in educational legislation, the association identified the opportunity to promote innovative dentistry by means of technologies such as the use of software for pedagogical controls, research databases, real-time applied appraisals, 3D lessons, technological equipment for radiographic imaging, and the making of prototypes for practical learning. order to meet the complex procedures and require a formation of differentiated professionals, with quality in Performance of the various specialties of the area and the promotion of a dentistry applied for the benefit of the community in general through its own educational institution. The presentation of the result of the market analysis, the definition of the institutional policies and guidelines and the elaboration of a business model, allowed the administration of the institution and subsidized decisions inherent to the future of the school. In this sense, to enable the opportunity in the educational segment five proposals of solutions were developed: implementation of the mission, vision, values, objectives, policies and institutional guidelines, implementation of the Core of Attendance to the Student, implementation of the Core of Research, Extension and Postgraduate, Reformulation of marketing strategies and hiring of a company to develop research in the educational market, with their respective earning potential and costs. In this way, the experience that was acquired in this work can be shared and replicated, serving as the basis for decisions of other companies from different segments. - DissertaçãoOportunidades para criação de consultoria em transformação digitalAndrade, Jose Elias Zanini (2019-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho de conclusão foi desenvolvido a fim de reunir componentes para a criação de uma empresa de consultoria em transformação digital e inovação, por meio de um processo de identificação de oportunidade. Ao reconhecer um cenário favorável decidiu-se pela abertura da empresa, com a criação de seu modelo de negócios, a elaboração do plano de ações para o processo de abertura, o seu desenvolvimento e início de atividades da empresa, dado o potencial de crescimento do mercado de consultoria e também de transformação digital nos próximos anos. A transformação digital trouxe novas tecnologias e principalmente a mudança nos modelos de negócios das empresas. A velocidade de transformação demanda das organizações capacidade de gestão e preparo para esta nova realidade, que muitas vezes não se encontram disponíveis dentro de suas organizações. Neste contexto, o mercado de transformação digital e inovação advindas de novas tecnologias, cresce de forma continua e tem se tornado uma realidade para as empresas, independente da área de atuação e de seu porte. Notou-se que, as empresas podem fazer uso de serviços de consultorias e as prioridades atuais estão vinculadas às áreas de inovação e transformação digital. Fato este que decorre, principalmente, devido à complexidade do tema e aplicabilidade de novas e diferentes tecnologias. Neste sentido, a partir da metodologia de elaboração de trabalhos práticos e aplicados segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), foi possível identificar uma oportunidade para criação da empresa de consultoria para transformação digital e inovação, cujo nome é iCubbix. Por consequência, foi possível adquirir experiência com a realização deste trabalho podendo ser compartilhada e replicada, mediante a sua aplicabilidade servindo como base para criação de empresas de consultoria em diferentes segmentos de negócios.