Administração do Desenvolvimento de Negócios (M.Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis

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  • Dissertação
    Desenvolvimento do mercado de atacado e varejo para embalagens de transporte e armazenagem de produtos
    Bassi, Lauricio Honnicke (2023-10-10)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Desenvolver um novo segmento de mercado para a empresa Rentank Embalagens no segmento de varejo de materiais de construção com foco na oportunidade identificada. Aplicação: Uso de embalagens retornáveis, que permitem ao usuário a eliminação por completo dos resíduos gerados com madeira e plásticos utilizados no processo atual., assim como ganho de espaço e segurança na armazenagem. Inovação: Foi desenvolvido um novo modelo de embalagem articulada e resistente, garantindo a segurança dos produtos transportados, assim como a possibilidade da logística reversa. Esta solução, além de inovadora, atinge os objetivos na qual foi proposta, eliminando resíduos e aumentando a eficiência do processo. Complexidade: A realização de um estudo, na qual busca identificar oportunidades dentro de grandes players de mercado, torna-se complexa, devido a quebras de paradigmas quando se trata de buscar alternativas à um processo existente. Mesmo com possibilidade de melhorias, trata também da possibilidade de mostrar pontos frágeis do processo existente, levantando-se assim, questionamentos e motivações para mudanças. Impacto: Os testes realizados com o MVP apresentam total eliminação de resíduos sólidos, não utilizando madeira e plásticos, como utilizados no processo atual. Desta forma, este estudo compactua com as exigências do ESG (environmental, social and governance), reduzindo os impactos ambientais, com a geração de resíduos prejudiciais ao ambiente. Método: O projeto baseou-se na Metodologia para Resolução de Problemas e Exploração de Oportunidades, desenvolvida por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
  • Dissertação
    Ambidestria organizacional: uma abordagem de modelo de gestão de negócios com foco em resultados
    Lima, Alessandra Reis da Silva (2023-08-09)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este trabalho visa estudar a dinâmica de gestão das organizações, identificando caminhos e soluções que apoiem os processos de transformação, gerando valor para as pessoas, colaboradores, clientes e parceiros, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de inovação, a evolução contínua do negócio, bem como a rentabilidade e longevidade. Ou seja, falamos em equilibrar performance e saúde organizacional. As organizações podem aplicar as abordagens e insights destacados para transformar suas operações, impulsionar a inovação e manter a competitividade em ambientes empresariais em constante mudança. A adoção da ambidestria organizacional, que equilibra a manutenção do negócio principal com a busca de novas oportunidades, surge como uma estratégia-chave para se adaptar a essa realidade. Além disso, a criação de um modelo de gestão de negócios que fomente eficiência operacional e inovação pode servir como um catalisador para o sucesso a longo prazo, especialmente em um futuro incerto e imprevisível. Em resumo, as lições deste estudo têm o potencial de guiar as organizações na busca por resultados sustentáveis e na capacidade de prosperar em um cenário empresarial que está sempre evoluindo. A inovação é fundamental para manter a competitividade das organizações. Inovação no modelo de gestão equilibra negócio principal e oportunidades. Isso envolve a implementação de abordagens inovadoras nos processos internos e na cultura organizacional, incentivando um ambiente de experimentação e aprendizado coletivo. Ambidestria permite eficiência e inovação em mudança. Isso destaca a importância da inovação como um pilar fundamental para a evolução e competitividade das organizações no presente e no futuro. Ambidestria reconhece complexidade na gestão. Compreender e gerenciar a complexidade é crucial para o sucesso das organizações. Abordagens flexíveis e adaptativas são essenciais para prosperar em ambientes empresariais desafiadores. Implementar a ambidestria organizacional e um modelo de gestão equilibrado traz transformações nas operações, fortalecendo a inovação e eficiência. Isso promove uma cultura de adaptação e beneficia não apenas os resultados financeiros, mas também a satisfação de colaboradores e clientes. Ênfase na mudança é essencial em ambientes empresariais voláteis, preparando organizações para desafios futuros com resiliência e agilidade. As conclusões deste estudo podem impactar positivamente o sucesso a longo prazo das organizações. A pesquisa usou uma abordagem abrangente, coletando dados de múltiplas fontes, incluindo entrevistas com a liderança, avaliações e grupos focais com colaboradores, além de análise de relatórios. Essas etapas tinham como objetivo entender a situação atual da organização e avaliar como aplicar os resultados para promover a mudança desejada. O método considerou quatro pilares principais: a perspectiva financeira, de processos, de clientes e de pessoas. Dessa forma, o estudo adotou uma metodologia ampla e multifacetada para obter uma visão completa da dinâmica organizacional e identificar oportunidades de transformação. Palavras-chave: Estratégia, Transformação, Eficiência e Inovação, Cultura e Capacidades, Ambidestria, Futuro e Resultados.
  • Dissertação
    Redução de turnover em empresa de tecnologia da informação
    Gonsales, Rodrigo Montebelo (2023-08-08)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Diante de uma escassez de profissionais de tecnologias avançadas (que requerem cerificações) no mercado, a demanda maior que a oferta, consequentemente gera um elevado índice de turnover na área de tecnologia da BusinessTech (empresa multinacional de tecnologia) e concluiu-se pela necessidade de desenvolver um programa que promova uma melhoria nos processos de atração e retenção dos recursos profissionais. Objetivo Tem como meta solucionar a problemática do elevado índice de turnover da empresa. Aplicação Tem por finalidade desenvolver e aplicar um método visando promover uma melhor atração e retenção dos recursos de tecnologia das companhias. Inovação Utilizar uma plataforma virtual e criar um plano de marketing digital focado nesse públicoalvo para melhorar a comunicação. Estruturar um plano de criação de uma startup ou spin-off com objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento da mão-de-obra e permitir uma melhor carreira dos profissionais de Tecnologias Avançadas (TA), com à criação de um hub de inovação e implantação de soluções tecnológicas (RPAs - Robotic Process Automatization – Automação Robótica de Processos, IA- Inteligência Artificial e ambiente corporativo virtual por meio de metaverso) que permita retenção motivada de talentos. Complexidade O autor é o diretor responsável pela área da vertical de bancos da empresa BusinessTech que conduz todos os projetos da empresa para este segmento, e utilizou informações de seu próprio perímetro de atuação, o que facilitou a captura dos dados relevantes. Outras informações foram obtidas de pesquisas e dados institucionais da BusinessTech, bem como, com entrevistas realizadas com os principais executivos da empresa. Em relação à pesquisa de campo, foi necessário o apoio da área de Recursos Humanos para o fornecimento dos dados da pesquisa de clima e motivos de saída de profissionais não desejadas. Impacto Considerando que a BusinessTech é uma empresa prestadora de serviços de tecnologia, cerca de 80% dos seus custos são oriundos de seus recursos humanos, ou seja, a diminuição do turnover gera um efeito positivo direto na melhoria da margem da companhia. Método A pesquisa aplicada segue a metodologia para trabalhos práticos e aplicados, proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a análise do contexto investigado.
  • Dissertação
    Aperfeiçoamento da gestão de dados e de clientes para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de distribuição de produtos químicos
    Grigoleto, Carlos Henrique Vieira (2023-08-15)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Criar um roadmap de ações para guiar a empresa na oportunidade de evoluir para uma cultura de dados para a tomada de decisão em conjunto com a experiência de mercado, Dentre os objetos de estudo, destaca-se um novo modelo de atendimento de key accounts. Aplicação: Implementação de dashboards, governança, estratégia de utilização e planos de ação baseados em dados e desenvolvimento de modelos de atendimento para a ampliação de serviços e avanço no nível de relacionamento com os clientes. Inovação: A ação promove inovação incremental ao proporcionar a migração de uma cultura de conhecimento empírico para uma cultura em que os dados passam a ser elementos essenciais considerados nas tomadas de decisão. Também resulta em inovação incremental o desenho de um novo modelo de atendimento key account na empresa. Complexidade: Ao lidar com alteração de elementos da cultura organizacional, enfrentaramse desafios relativos à necessidade de alinhar comportamentos e romper tradições, o que confere alta complexidade, tempo para a adaptação e dependência do apoio da liderança da empresa. Impacto: Os principais impactos são o melhor entendimento e aproveitamento de oportunidades junto a clientes e avaliação da performance comercial, identificando rapidamente desvios e levando elementos para uma rápida tomada de decisão. Adequando também o pacote de serviços oferecidos de acordo com o valor gerado para cada cliente, evitando custos desnecessários. Método: Para o desenvolvimento do presente trabalho adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
  • Dissertação
    Processo inovador de criação de experiência em ambiente físico de lojas do varejo, na região sul do Brasil
    Pereira, Reinaldo Garcia (2023-08-11)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de solução para diminuir a queda nas vendas das lojas físicas da Região Sul do Brasil, observada inicialmente na comparação do primeiro semestre de 2022, com o primeiro semestre de 2021. Aplicação: Foi desenvolvido um processo inovador de criação de experiência para lojas físicas, sendo incialmente implantado na Região Sul do país. Esse processo visa estruturar o desenvolvimento de projetos de experiências para o cliente. Para tanto, foram relatados projetos de experiências desenvolvidos e implementados nas respectivas lojas físicas. Inovação: A inovação proposta foi denominada “Processo Inovador de Criação de Experiência”. Essa inovação pode ser classificada dentro da empresa estudada, como em processo e incremental. A proposta está demonstrada na figura 5 deste trabalho. Ela teve como base o Customer Experience Map (figura 6). Complexidade: A complexidade englobou desafios envolvendo negociações entre áreas, a fim de destinar recursos para as iniciativas inovadoras. Stakeholders como os funcionários das redes varejistas, e os colaboradores da empresa, que são também consumidores, foram ouvidos, e a eles foi dada a possibilidade de experienciar algo novo no contato com os produtos, permitindo assim que participassem da criação de um processo de geração de experiências no ambiente das lojas físicas, algo significante para a Área de Trade Marketing Execução. Impacto: Impactos internos foram percebidos na rotina das áreas de Trade Marketing Execução, Trade Marketing Região e Vendas, além de uma integração com áreas como a institucional e o departamento jurídico. O mercado, representado por clientes varejistas e consumidores, reagiu bem às experiências, como visto na pesquisa survey, e nos resultados numéricos de vendas descritos no item 6.1 deste trabalho. Método: Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a metodologia de trabalhos práticos e aplicados segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Na etapa de diagnóstico foram utilizados os métodos, qualitativo de acordo com Flick (2004), e quantitativo segundo Malhotra (2008), por meio do emprego do Survey.