Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis

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  • Dissertação
    Proposta de modelo de negócio para editora de uma IES
    Furlan, Clodoaldo Waldemar (2025-02-03)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este trabalho teve como objetivo apresentar soluções para o problema atual da Editora Mackenzie, que apresenta dificuldades nas suas vendas. Dessa forma, por meio de propostas a serem implementadas, possibilitando, o fortalecimento da editora no mercado editorial brasileiro. Aplicação: As propostas para solução do problema envolvem a conversão do acervo de livros da Editora Mackenzie em ebooks, prevendo lançamentos simultâneos de livros impressos e no formato digital de ebook, nova modalidade de livros no formato de audiobooks, comercializações de cursos on-line de aperfeiçoamento, de uma plataforma de livros digitais no sistema de streaming; criação de uma plataforma própria para vendas dos livros digitais; ações para internacionalização da editora; lançamento de uma nova coleção de livros voltada para o mercado empresarial e abertura de lojas físicas. Inovação: A inovação está classificada como tecnológica e de processo de maneira incremental. Por intermédio de tecnologias disponíveis no mercado permitirá a comercialização de novo formato digital de audiobooks, ebooks e o lançamento simultâneo dos novos livros no formato impresso e no formato digital; plataformas on-line de streaming e de e-commerce da editora; uso da Inteligência Artificial de conteúdo acadêmico. Complexidade: O gestor e a equipe da Editora Mackenzie, estão abertos com as mudanças necessárias a serem implementadas, a partir das propostas deste trabalho, objetivando-se a solução do problema. Esforços foram empregados também neste trabalho no sentido de facilitação no processo de implementação das propostas. Impacto: O novo modelo de negócio, implicará na diversificação do portifólio dos livros bem como nas formas de venda, isto é, tanto físicas como virtuais. Esse modelo irá requerer conexões com os stakeholders que produzem conteúdos sejam estes, científicos, empresarias e religiosos. Dessa maneira, possibilitará a Editora Mackenzie ser reconhecida no mercado editorial brasileiro e internacional. Método: Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotada a metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados, segundo Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que conta com a utilização de técnicas e ferramentas, neste caso, para solução de um problema. A fim de apoiar a construção da solução, foi utilizada abordagem qualitativa, com técnica de entrevistas, análise SWOT, Diagrama Causa e Efeito e o uso do modelo Business Model Canvas.
  • Dissertação
    Estratégia para desenvolvimento de mercado para automação de abastecimento de combustível para pequenas e médias frotas de transporte e máquinas agrícolas
    Abreu, Ivair Reis Neves (2025-02-10)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar a oportunidade de implementação pela empresa Excel Produtos Eletrônicos (Excelbr) de uma solução tecnológica inovadora denominada Sistema GTF Connect para o mercado de frotistas consumidores de combustível fóssil de pequeno e médio porte. Aplicação: O Sistema GTF Connect propõe uma solução para uma dificuldade identificada no mercado de frotistas consumidores de combustível fóssil de pequeno e médio porte, com redução do custo de compra destes insumos uma vez que representa um porcentual elevado de seus custos totais. Inovação: Os fatores de inovação são tanto de natureza técnica, a partir do aprimoramento de um sistema de automação de posto de abastecimento de combustível já comercializado pela ExcelBr para grandes consumidores, acrescido de uma nova forma de identificação da frota através de “tags” embarcadas. O modelo de negócios por meio da comercialização do sistema em comodata é onde os clientes não tem investimento na compra do produto, tendo apenas um custo mensal pelo acesso as informações e relatórios de abastecimento. Complexidade: A complexidade deste projeto se concentrou, inicialmente, no entendimento das demandas específicas do mercado de frotistas consumidores de combustível de pequeno e médio porte, instalação e assistência técnica em regiões remotas e forma de monetização adequada para esse mercado. Seguiu-se o desenvolvimento de nova solução tecnológica pelo departamento de Engenharia e setor de T.I. da empresa Excelbr e parceiros de tecnologia, além de projeto piloto, interação e adequações do projeto em parceria com clientes estratégicos. Impacto: Este projeto inicia uma nova frente de negócios para a empresa Excelbr possibilitando para a organização ampliar sua atuação em novos mercados e diferentes perfis de cliente. Da perspectiva econômica, este projeto proporciona a uma ampla rede de frotistas consumidores de combustível de pequeno e médio porte a possibilidade de otimizarem sua operação e reduzirem seus custos por meio do uso de tecnologias modernas. Do ponto de vista social, o projeto possibilitará o desenvolvimento e capacitação de parceiros de tecnologia em regiões remotas do país, bem como sua qualificação técnica para instalação e manutenção dos equipamentos e serviços da Excelbr. Método: Este trabalho utiliza a metodologia de solução de problemas proposto por Marcondes et al (2017).
  • Dissertação
    Aprimoramento do sistema de controles internos para a gestão de riscos corporativos
    Morales, Luiz Henrique (2025-02-27)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este projeto tem por objetivo geral aprimorar os sistemas de controles internos na filial brasileira de uma Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários, para aperfeiçoar o processo de gestão de riscos corporativos pela liderança da companhia. Aplicação: A elaboração e execução do projeto envolve uma ação intervencionista aplicada à melhoria da estrutura de controles internos, com a utilização de metodologia científica destinada à solução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades, usual em trabalhos acadêmicos e práticos relativos ao desenvolvimento da tecnologia de gestão. Em ação englobando estruturação e processos organizacionais, o projeto estabelece meios para a execução de controles internos como forma de aprimorar a gestão dos riscos corporativos na empresa, promovendo uma inovação incremental ao organismo organizacional. Inovação: Por se tratar de uma intervenção focada em um aprimoramento de algo já existente na companhia, este trabalho se qualifica como uma inovação incremental. A partir das métricas de controles internos aqui trabalhadas, foi possível estabelecer novos mecanismos de tradução da realidade operacional da empresa, trazendo informações para que a liderança estratégica tenha uma forma de fazer a manutenção de decisões tratégicas com base em metodologia apurada pela academia e praticada por concorrentes. Complexidade: O autor atua na área de controles internos da empresa, departamento responsável pelo suporte a gestão riscos corporativos pela alta liderança da empresa, tal contexto permitiu com que o autor pudesse ter contato com as diferentes camadas e estratégias da empresa para assim interpretar a realidade e traçar soluções. Tal posicionamento possibilitou a proposição de ações de alcance a diferentes níveis hierárquicos e em especial ao seu departamento, com a implantação de ações pontuais à companhia, observando as prioridades e ações norteadas por princípios estratégicos de liderança. Impacto: A proposta aqui apresentada busca aprimorar a forma com que os controles são identificados e tratados, permitindo uma forma de gestão de riscos baseada em informação e maleável as mudanças estratégicas, táticas e operacionais da Companhia. Método: O projeto foi construído seguindo as orientações metodológicas de Marcondes, Miguel e Franklin (2023), observando análise, interpretação e investigação do contexto da empresa e da sociedade, entendimento do problema, diagnóstico e elaboração de proposta de aproveitamento de oportunidade, estendendo-se até a execução de plano de intervenção e a análise dos resultados obtidos, no intuito de mensurar o desempenho e atendimento aos objetivos propostos.
  • Dissertação
    Método ECO (estratégia, colaboração e operação) para os corretores de seguros na era pós-digital
    Weber Neto, Eduardo (2025-01-16)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Apresentar uma solução prática e inovadora para os desafios enfrentados pelos corretores de seguros, propondo um caminho integrado que combina análise estratégica, colaboração eficaz e otimização operacional. Ao adotar o método ECO, espera-se que os corretores possam não apenas manter sua relevância no mercado, mas também prosperar em um ambiente cada vez mais digitalizado e competitivo. Aplicação: O ECO é aplicado no contexto do mercado segurador brasileiro, oferecendo um processo estruturado que fortalece a relação dos corretores com seus principais stakeholders: seguradoras e segurados. Os princípios do método podem ser estendidos a outros setores que dependem de intermediação e gestão de custos de transação, como corretoras de imóveis, representantes comerciais e distribuidores de produtos financeiros. Esses setores enfrentam desafios semelhantes, e a abordagem do ECO pode ser adaptada para otimizar suas operações e facilitar a transição para um ambiente mais digitalizado. Inovação: A inovação do Método ECO reside em sua abordagem holística que integra múltiplas dimensões do negócio de seguros, abordando as questões de design e eficiência econômica de forma coesa. Como uma inovação de processo, este framework reflete uma mudança significativa nas soluções tradicionalmente oferecidas e reforça a posição estratégica dos corretores como intermediários essenciais no mercado de seguros. Complexidade: O desenvolvimento do método ECO envolveu alta complexidade, exigindo a integração de diversas áreas do conhecimento e a colaboração entre múltiplos stakeholders. Essa complexidade também se reflete nas etapas futuras de intervenção e avaliação prospectiva, que demandarão negociações e aprovações tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado. Além disso, a implementação do ECO necessitará de uma interação intensa entre os atores do setor, combinando conhecimentos existentes e integrando novas tecnologias e práticas. Impacto: Além dos mais de 138 mil corretores de seguros autorizados pela SUSEP a operarem no Brasil, o impacto dos benefícios potenciais da aplicação do método ECO, como ampliar a adoção de práticas digitais e redução de custos de transação, pode se estender a uma importante e vasta rede de valor e ao mercado segurador como um todo. Isso também está em linha com os objetivos do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS) de acelerar o aumento da participação do mercado segurador no PIB do país. Método: Este trabalho segue uma abordagem metodológica integrativa, unindo o Método de Solução de Problema e Exploração de Oportunidades de Marcondes, Miguel e Franklin (2023) com os fundamentos do Design Science, conforme apresentados por Hevner, March, Park e Ram (2004), além dos Ciclos de Pesquisa propostos por Almeida, Francesconi e Fernandes (2019). Essa combinação oferece uma base sólida para o desenvolvimento, implementação e avaliação da solução voltada aos corretores de seguros, possibilitando uma análise detalhada das dinâmicas estratégicas e operacionais que impactam suas atividades.
  • Dissertação
    A criação de um novo processo de gestão da cadeia de suprimentos como ferramenta de criação de valor no mercado B2B
    Abreu, Filipe Almeida de (2025-01-23)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este estudo apresenta a solução de problemas na gestão da cadeia de suprimentos da empresa Alpha, ao implementar um sistema de informação integrado que melhora a eficiência operacional, reduz custos e otimiza a gestão de recursos. A solução desenvolvida explorou a oportunidade de criar valor para a empresa e seus clientes no setor siderúrgico, contribuindo com a estratégia do negócio por meio de um modelo de gestão de suprimentos inovador que se mostrou mais eficiente. Aplicação: A criação de um sistema de informação reestruturando o tripé, pessoas, processos e ferramentas trouxe melhorias na gestão logística ao integrar diferentes áreas da empresa, como vendas, logística, comércio exterior, produção e atendimento ao cliente. Houve uma otimização significativa no giro de estoque, redução de obsolescência de produtos, maior precisão no atendimento às demandas dos clientes e melhoria na satisfação do cliente. O novo sistema implementado proporcionou uma visibilidade aprimorada e maior disponibilidade de dados para a gestão da cadeia de suprimentos, resultando em um ambiente ágil e assertivo na tomada de decisões operacionais, o que gerou impactos positivos na competitividade da empresa no mercado B2B. Inovação: A solução implementada apresenta uma abordagem inovadora de caráter incremental ao criar um modelo de gestão de abastecimento, que altera a matriz de responsabilidade de pessoas chaves no processo e os processos até então vigentes, e ainda, implementa o SAP IBP como ferramenta central para a gestão da cadeia de suprimentos, permitindo maior visibilidade e previsibilidade dos processos logísticos. Considera-se também como fator de inovação, a automação de atividades repetitivas e a integração entre times de campo e supply chain, que permitiu aumentar a eficiência operacional e proporcionar maior foco em atividades estratégicas. Complexidade: A implementação envolveu desafios significativos, como a complexidade característica da cadeia de suprimentos para a indústria de refratário para a siderurgia, a resistência à mudança, a necessidade de capacitação dos colaboradores e a integração entre diferentes departamentos, cada um com suas próprias dinâmicas e objetivos. A solução proposta demonstrou sua eficiência ao simplificar processos e integrar informações, por meio de novas tecnologias, facilitando a tomada de decisão e assegurando o atendimento mais eficiente e seguro. Impacto: O impacto foi significativo em termos de eficiência interna e satisfação dos clientes, consolidando a criação de valor tanto para a empresa quanto para seus clientes. A implementação do sistema gerou melhoria na gestão de capital de giro da empresa, redução de custos, maior integração e informação entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. A solução também trouxe impactos sociais positivos, com a melhoria das relações comerciais, o fortalecimento da fidelização de clientes e o desenvolvimento profissional. Método: Foi adotado o método do Design Science Research (DSR), a partir da estrutura delineada por Van Aken, Berends e Van der Bij (2012), adicionalmente discutida e adaptada por Marcondes et al., Miguel, Franklin e Perez (2017).