Administração do Desenvolvimento de Negócios (M.Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis

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  • Dissertação
    Desenvolvimento de um sistema de controle cruzado dos abastecimentos marítimos e criação de uma StartUp para desenvolver e comercializar o artefato
    Silveira Filho, Ricardo Silva Araujo (2024-02-07)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este projeto apresenta a trajetória da EPACTA, Empresa de Planejamento e Controle Ambiental, sendo esta, uma Start-Up, que tem como objetivo trabalhar com a implementação de um sistema inovador de Controle Cruzado de Abastecimento de Combustível. Para o aproveitamento da oportunidade foi desenvolvido o projeto de criação de um Sistema de Controle de Abastecimento de Combustível que ocorrem em alto mar, tendo como base a criação de um dispositivo (devidamente patenteado e já em fase de desenvolvimento), que fosse capaz de oferecer uma solução para desvios de combustíveis no abastecimento de grandes embarcações que ocorrem especialmente em alto mar, e, que geram prejuízos ambientais e econômicos recorrentes. O projeto é caracterizado como uma inovação disruptiva por desenvolver uma tecnologia através de um dispositivo inexistente no mercado, ofertando uma solução direta para problemas oriundos do formato de abastecimento de combustível de grandes embarcações atualmente. A inovação também está na proposição de um novo modelo de negócio e estratégias de monetização, objeto da parte seguinte do trabalho e não usuais nesse mercado. A complexidade deste projeto se concentrou, inicialmente, na engenharia e desenvolvimento das variáveis que compõem este dispositivo e da execução de um projeto piloto através de laboratórios terceirizados. No ciclo de desenvolvimento do negócio, a complexidade se dá pela necessidade de desenvolvimento de parcerias para produção e canais de comercialização dos sistemas. Este projeto tende a impactar de forma positiva todos os formatos de abastecimento de combustíveis de grandes embarcações que são realizados nos mares e rios, no Brasil e no Mundo, podendo estender-se para outras aplicações, como por exemplo, abastecimento de grandes máquinas que atuam no setor agrícola e da mineração. Além do impacto pela potencial redução de vazamentos e de acidentas ambientais. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes et al (2017).
  • Dissertação
    O desenvolvimento de experiências para o cliente como estratégia de retenção e fidelização
    Dias, Lunna Horleane Sousa (2024-02-08)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: O objetivo do presente trabalho é aumentar o faturamento da empresa Alfa1 usando, entre outros meios, a estratégia de melhoria no atendimento e experiência do cliente para gerar fidelização e, consequentemente, mais recompra para resolver o problema do baixo crescimento do faturamento. Aplicação: A franquia já possuía alguns dos processos utilizados na intervenção, sendo necessário que a equipe e os líderes os utilizassem na rotina, ou seja, englobava processos e as vicissitudes do comportamento humano em relação a estes processos. Em relação a metodologia de atendimento da Disney, foi usada como molde para desenhar a experiência entregue aos clientes da empresa Alfa. Inovação: A proposta de intervenção pode ser considerada de inovação incremental média, pois os conhecimentos utilizados já existiam tanto na franquia quanto metodologia da Disney, feitas apenas as devidas adaptações ao contexto implementado. Complexidade: A solução foi considerada de alta complexidade, pois abrangeu processos da empresa, revisão de procedimentos e comportamento dos indivíduos. Dessa maneira, um ponto que trouxe desafios foi o encaixe dessas atividades na rotina, tendo em vista, que até então a equipe trabalhava de modo menos planejado e mais reativo. O sucesso da ação dependia do acompanhamento e feedback constante feito pelas lideranças. Impacto: O impacto esperado é de cunho econômico para os shareholders e, consequentemente, para os colaboradores, por meio de aumento da remuneração variável. Isso tudo sendo obtido por meio do impacto em maior satisfação e, consequentemente, volume de negócios por parte dos clientes. Método: O projeto adota a metodologia de solução de problemas organizacionais e o aproveitamento de oportunidade de Marcondes, Miguel, Franklin & Perez (2017) no qual realiza-se o estudo de uma empresa, identifica-se um problema ou oportunidade por meio de diagnósticos e, em seguida, busca-se uma solução.
  • Dissertação
    Integração entre o ambiente informacional e a gestão do conhecimento em uma área de crédito
    Neves, Eloá de Miranda (2024-02-05)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: O objetivo deste trabalho foi propor soluções para resolver o problema relacionado à gestão de projetos da Diretoria de Crédito do Banco B, por meio do desenvolvimento de mecanismos, a fim de que haja redundância de conhecimento e de executores para a área de Projetos de Crédito. Aplicação: Foram priorizados quatro aspectos críticos referentes ao problema do Banco B, incluindo os riscos de impactos devido a saídas não programadas de profissionais, a atrasos por alterações de priorização, a barreiras organizacionais para acesso a informações e a conhecimento e à concentração de conhecimento em profissionais específicos. As ações propostas foram: rotatividade de funções e tarefas (construção da “organização holográfica”); inclusão da mensuração de impacto para abertura das demandas; realização de sessões periódicas de compartilhamento de conhecimento; e reestruturação do repositório de informações. Inovação: Este trabalho desenvolveu dois tipos de inovações: (1) para implementação da inovação incremental de processo, foram utilizadas ferramentas existentes para construção de um banco para a gestão do conhecimento; (2) para implantação da inovação organizacional, foram privilegiadas a elaboração e a adoção de um novo modelo de estrutura organizacional, uma vez que pessoas e tarefas integradas geraram redundância de executores de atividades, reduzindo a curva de aprendizado dos profissionais da área de Projetos de Crédito do Banco B. Complexidade: Em relação à complexidade de implantação, existe um desafio cultural referente à gestão da mudança, tanto por parte dos profissionais da equipe de Projetos de Crédito quanto por parte das áreas-clientes, além da necessidade de desenvolvimento da cultura de documentação do conhecimento. Para tanto, as mudanças de estrutura organizacional e de políticas institucionais podem acentuar a complexidade na consolidação do novo modelo proposto. Impacto: Este trabalho impacta profissionais, clientes e executivos da Diretoria de Crédito, beneficiando indiretamente a organização como um todo. Como impacto tangível foi observada a formação dos novos executores e otimização da comunicação interna da equipe de Projetos de Crédito. Até o final do primeiro trimestre de 2024, espera-se que os analistas em treinamento estejam capacitados para realizarem – de forma independente – as atividades essenciais da área de Projetos de Crédito. O objetivo é aprimorar o processo para reduzir o ciclo de integração de novos executores e aumentar a quantidade e a qualidade das informações documentadas. Método: Este trabalho baseou-se na metodologia de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades, desenvolvida por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Foram empregados dois métodos de pesquisa: (1) quantitativo, com a utilização do survey com o intuito de avaliar a percepção de maturidade acerca do ambiente informacional do Banco B, e (2) qualitativo, com utilização – para coleta de dados – de um roteiro semiestruturado e a técnica de entrevistas realizadas a gestores de projetos, para entender e mapear as características de complexidade, “dores” e oportunidades de melhoria na gestão dos projetos do Banco B.
  • Dissertação
    Criação de valor ao cliente interno por meio da inovação em processos de atendimento aos colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie e suas mantidas – unidade Higienópolis
    Silva, Katia Vicentini (2023-12-13)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este estudo teve como objetivo aprimorar os processos de gestão de benefícios no Instituto Presbiteriano Mackenzie e suas mantidas. Buscou-se a implementação de soluções inovadoras, incluindo a introdução do projeto piloto de chatbot de benefícios e a criação do Mapa de Processos da Área de Benefícios. Essas iniciativas visaram melhorar a eficiência operacional e a experiência dos colaboradores no âmbito dos recursos humanos. Aplicação: A implementação do projeto piloto do chatbot e o desenvolvimento do Mapa de Processos resultaram em melhorias tangíveis. O chatbot simplificou o acesso dos colaboradores da organização a informações e serviços relacionados a benefícios, enquanto o Mapa de Processos capacitou os colaboradores da Área a lidar com as tarefas de forma mais autônoma. Essas soluções encontram ampla aplicabilidade na gestão de recursos humanos e podem ser facilmente replicadas em diversos contextos, beneficiando grupos sociais variados. Inovação: Encontrar novas soluções foi o elemento central deste projeto. O projeto piloto do chatbot de benefícios representou uma abordagem revolucionária para melhorar a comunicação interna e a acessibilidade das informações. Concomitantemente, o Mapa de Processos inovou na capacitação dos colaboradores, permitindo que eles se tornassem mais autônomos em relação aos processos da Área de Benefícios. Ambas as soluções demonstraram a importância de aplicar estrategicamente a tecnologia e a inovação na gestão de recursos humanos. Complexidade: O projeto envolveu uma complexa interação entre diversas partes interessadas e exigiu a combinação de conhecimento tecnológico, processos de RH e habilidades de comunicação. A integração bem-sucedida do projeto piloto do chatbot e o desenvolvimento do Mapa de Processos demandaram uma articulação interdisciplinar para abordar o problema e encontrar soluções eficazes. Isso reflete a alta complexidade envolvida no projeto. Impacto: As soluções implementadas tiveram um impacto positivo. A aplicação do projeto piloto do chatbot resultou em uma melhoria notável na comunicação interna e na satisfação dos colaboradores. A introdução do Mapa de Processos permitiu maior autonomia dos colaboradores e melhorias na eficiência operacional da equipe de Benefícios. Esse impacto não se limita apenas ao ambiente interno da organização, mas também se estende ao âmbito social e econômico, contribuindo para uma gestão de RH mais eficaz. Método: Este trabalho foi desenvolvido seguindo a Metodologia para trabalhos práticos aplicados (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017). Durante a etapa de diagnóstico, utilizou-se tanto o método qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, como o método quantitativo, com o uso de survey.
  • Dissertação
    Desenvolvimento de plataforma de ensino de música on-line
    Rosa, Abner Davi Chaves (2023-12-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Assunto: O estudo realizado identificou a oportunidade de negócio de desenvolver uma plataforma de educação musical on-line que possa entregar em seus conteúdos uma abordagem didática e prática por meio do ensino de uma variedade de músicas em diversos instrumentos musicais. Aplicação: Buscando desenvolver novas formas de consumo de conteúdo educacional musical, este projeto contempla o aproveitamento de oportunidade de negócio para o desenvolvimento de uma plataforma de streaming de educação musical. A plataforma PLIM surge como resultado do início da transformação digital de uma escola de música afim de proporcionar aos interessados em aprender a tocar um instrumento musical ou desenvolver habilidades musicais uma forma mais simples e prática que busque se encaixar nas condições particulares de cada interessado. Inovação: O projeto propõe uma inovação incremental para o ensino de música, pois viabiliza um processo de educação musical personalizado aos interessados com a possibilidade de acompanhamento da evolução nos estudos musicais e a possibilidade de contribuir para a evolução da plataforma de streaming, e também uma inovação de processo por surgir dentro de uma empresa já existente. Complexidade: A complexidade se deu na estruturação das conexões possíveis dos conteúdos de educação musical, uma vez que cada conteúdo pode direcionar os alunos para outros estilos musicais e níveis de aprendizado. Impacto: Este trabalho iniciou a transformação digital da empresa Insignare Music e ampliou a variedade de serviços oferecidos pela empresa. Até a etapa de implantação executada neste trabalho, o projeto piloto permitiu compreender as percepções dos interessados em desenvolver habilidades musicais, a efetividade do conteúdo desenvolvido e a aderência ao modelo educacional musical proposto pela empresa. Por fim, com a implantação final da proposta espera-se potencializar a geração de novos negócios que possam gerar ganhos para a empresa. Metodologia aplicada: Foi adotada a metodologia Design Science Research (DSR) a partir do modelo proposto por Van Aken, Berends e Van der Bij (2012), o qual também se encontra detalhado em Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).