Administração do Desenvolvimento de Negócios (M.Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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- DissertaçãoMelhoria do processo de comunicação com cliente em clube esportivoRattichieri, Maurício Massaroppi (2024-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: este trabalho desenvolveu e aplicou a solução de um problema de inadimplência dos sócios de um clube esportivo, com mais de 40% de seus sócios ativos com anuidades em atraso, parte de um relevante grupo de empresas familiar, atuante a mais de trinta anos no comércio de artigos esportivos. Aplicação: a solução desenvolvida trata-se da elaboração de um artefato tecnológico responsável pela comunicação e gestão automatizada com a finalidade de reduzir o número de inadimplentes e melhorar a comunicação da empresa com seus associados. Inovação: trata-se de um sistema de que utiliza o conceito de gestão de relacionamento com o cliente, do inglês customer relationship management (CRM), capaz de enviar mensagens automatizadas através do aplicativo WhatsApp. Complexidade: implantar uma solução de baixo custo, rápida implementação, retorno de investimento ainda no primeiro ano, que aderisse aos valores culturais da empresa familiar com gestão centralizada e sem causar perdas de identidade do negócio. Impacto: a solução tecnológica resultou em uma redução de 89% da inadimplência, aumento de 16% de sócios em dia, melhora de eficácia e eficiência comunicativa, redução em custos operacionais em 75%, aumento da captação financeira estimada em 7%. Método: para o desenvolvimento da solução, foi adotado o método de Design Science Research (DSR) (Hevner, March, Park, & Ram, 2004), por meio do desenvolvimento de um artefato tecnológico seguindo o framework de Aken & Berends (2012). - DissertaçãoModelagem de negócio para a oferta de soluções aplicadas à gestão de clínicas de saúdeAnjos, Carlos Paulo dos (2024-08-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Oferecer uma ferramenta de poio ao negócio, com o foco dedicado ao apoio à gestão financeira para clínicas médicas de saúde humana. O projeto partiu da identificação da oportunidade decorrente de uma lacuna de mercado na oferta de soluções para necessidades de médicos, empresários, gestores e investidores das clínicas pelas dificuldades, falta de clareza, falta de entendimento e apoio na tomada de decisão com as informações financeiras. Desse modo, propõe-se oferecer um serviço que, ao apoiar a gestão do negócio com recursos para acesso e análise dos dados e informações no processo decisório, agregue valor para a clínica, capacitando-a a investir em marketing, divulgação, mídia social e entender as oportunidades do mercado em que atua. Aplicação: A solução deve proporcionar agilidade e facilidade de acesso pelos usuários, sendo em sua maioria gestores de clínicas, médicos ou colaboradores, com informações e recursos para dar suporte à tomada de decisão no aspecto da gestão financeira com foco em indicador financeiro da clínica médica. Inovação: A oferta caracteriza-se pela inovação pelo fato de preencher uma lacuna de mercado no qual existe uma necessidade de entendimento dos indicadores e necessidades financeiras da clínica médica, proporcionando benefícios diferenciados ao público-alvo ainda não atendido por solução semelhante. A ferramenta abordará os indicadores financeiros, operacionais e estratégicos. Complexidade: O meio para organizar, estruturar e gerar indicadores a partir das informações existentes nas clínicas requer a consideração de inúmeros fatores estruturais inter-relacionados e interdependentes, tais como o acesso e conexões com os sistemas existes nas clínicas. Normalmente os sistemas são integrados e utilizados para gestão financeira e operacional, como, por exemplo, SAP, Totvs, Sênior, Datasul e demais. Impacto: Com a abordagem que integra conhecimento e inovação, a solução a ser oferecida ajudará a empresa a desenvolver a capacidade de gestão com inovação, ou mesmo a gerar soluções rápidas com resultados significativos. O Impacto será positivo em agregar e gerar valor para a clínica e os negócios, como meio para a excelência em gestão e apoio na maximização do lucro. De forma geral terá impacto social e econômico positivo na sociedade. - DissertaçãoMelhoria do processo de comunicação com cliente em clube esportivoRattichieri, Maurício Massaroppi (2024-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: este trabalho desenvolveu e aplicou a solução de um problema de inadimplência dos sócios de um clube esportivo, com mais de 40% de seus sócios ativos com anuidades em atraso, parte de um relevante grupo de empresas familiar, atuante a mais de trinta anos no comércio de artigos esportivos. Aplicação: a solução desenvolvida trata-se da elaboração de um artefato tecnológico responsável pela comunicação e gestão automatizada com a finalidade de reduzir o número de inadimplentes e melhorar a comunicação da empresa com seus associados. Inovação: trata-se de um sistema de que utiliza o conceito de gestão de relacionamento com o cliente, do inglês customer relationship management (CRM), capaz de enviar mensagens automatizadas através do aplicativo WhatsApp. Complexidade: implantar uma solução de baixo custo, rápida implementação, retorno de investimento ainda no primeiro ano, que aderisse aos valores culturais da empresa familiar com gestão centralizada e sem causar perdas de identidade do negócio. Impacto: a solução tecnológica resultou em uma redução de 89% da inadimplência, aumento de 16% de sócios em dia, melhora de eficácia e eficiência comunicativa, redução em custos operacionais em 75%, aumento da captação financeira estimada em 7%. Método: para o desenvolvimento da solução, foi adotado o método de Design Science Research (DSR) (Hevner, March, Park, & Ram, 2004), por meio do desenvolvimento de um artefato tecnológico seguindo o framework de Aken & Berends (2012). - DissertaçãoDocumentos e históricos acadêmicos na era digitalMorais, Vitor Correia (2024-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: A proposta envolve a transformação digital da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico com a implantação de novas tecnologias de gerenciamento e soluções de inteligência artificial nos processos de atendimento. Tem por objetivos, proporcionar uma gestão eficiente e satisfatória no acompanhamento de alunos, criar valor à comunidade acadêmica e elevar a competitividade da IES no mercado educacional. Aplicação: A proposta de implantação do processo digital para emissão de documentos e intervenção dos históricos escolares, além de atender às exigências do Decreto nº 10.278 e às diretrizes da Portaria nº 360 do Ministério da Educação, também permitirá a diminuição do tempo de espera, ganhos de tempo com deslocamentos, o uso assertivo e estratégico dos dados coletados com vistas à melhoria contínua do nível de satisfação dos discentes de graduação com os serviços prestados pelo Setor de Atendimento ao Aluno. Inovação: A implantação da proposta representa uma inovação no processo de atendimento da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico da IES, estando embasada em novas tecnologias de plataformas digitais e soluções para emissão, gestão e assinaturas digitais de documentos. Complexidade: A complexidade do processo envolve a interação com os colaboradores e setores da universidade, como a área de tecnologia, setor de documentação, setor de colação de grau e setor de diploma. Além disso, são necessárias intervenções de cunho político para obter as aprovações necessárias para aquisição dos recursos não disponíveis e articulações internas para preparar as equipes quanto aos recursos a serem desenvolvidos durante a implementação desse novo processo de atendimento na universidade. Impacto: A implementação da proposta trará mudanças significativas nos processos internos do Setor de Atendimento ao Aluno. Isso inclui facilidade de acesso, redução de erros de registro, maior eficiência e transparência no processo acadêmico, com celeridade nas consultas às informações acadêmicas e obtenção de documentos. Além disso, a proposta introduzirá novos patamares de excelência na oferta dos serviços de atendimento e acompanhamento dos alunos, proporcionados pela transformação tecnológica da Era Digital. Método: O projeto seguiu a abordagem metodológica para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez, (2017), que consiste, em linhas gerais, no entendimento da oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ação, intervenção e avaliação. - DissertaçãoSolução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacionalLevalessi, Fabio (2024-08-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O trabalho se propõe a resolver o problema da escassez de embalagens de vidro, especificamente para a categoria de Leite de Coco da empresa Ducoco. Este problema está relacionado ao fato de somente uma empresa no Brasil ter em seu portfólio o molde da embalagem desta categoria e além de outros fatores, o aumento do consumo causou esta escassez no fornecimento, deixando a empresa sem uma alternativa de compensação de imediato. Aplicação: Avaliou-se com o trabalho, mediante pesquisas quantitativas e qualitativas, as percepções dos consumidores sobre os atributos da atual embalagem de vidro para conhecer os benefícios e riscos em migrar para embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack). A empresa também avaliou outros cenários com objetivo de identificar a melhor alternativa para resolver o problema da escassez no fornecimento. Impacto: Os elementos abordados no trabalho foram fundamentais para definir assertivamente o problema e elaborar a solução mais adequada em substituição da embalagem de vidro. Diferentes áreas da organização foram envolvidas como parte da busca pela solução, de modo a proporcionar uma transição segura na implementação do plano de ações sem afetar negativamente a demanda pelo produto e ao mesmo tempo criar valor para o consumidor. Inovação: A alternativa adotada pela empresa é inovadora, pois com a embalagem cartonada, muda sua estratégia mercadológica e envolve o desenvolvimento de um novo Plano de Marketing e investimentos voltados à migração do volume atual para esta embalagem. Complexidade: Considerando a importância da solução do problema para a empresa e a coletiva disponibilidade das áreas, não foram encontradas resistências ou barreiras para a aceitação da proposta de mudança. Entretanto, ocorreram amplas discussões entre as áreas envolvidas para que a implementação ocorra com sucesso. Metodologia Aplicada: Foi utilizada a metodologia para resolução de problemas proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a apresentação do contexto e a realidade investigada; o diagnóstico do problema, realizado a partir de pesquisas primárias, qualitativas e quantitativas, para se conhecer a opinião dos consumidores; a elaboração, o plano de ações e as intervenções realizadas, bem como, a avaliação dos resultados esperados com a proposta de solução.