Administração do Desenvolvimento de Negócios (M.Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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- DissertaçãoServiço de integração entre alunos de graduação e empresas para o estágio profissionalBassi, Nilton Galli (9-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This report presents the work done to seize an opportunity by a private university in the city of São Paulo to help students find professional internship within their expectations and companies to find students within the profile of their needs. In this sense, the project of a service focused on the integration of these needs was elaborated, with the intention of creating value for the students, companies and the university. Its implementation has already begun, with the definition and acquisition of essential resources. Project development phases are detailed, from initial understandings of demand, followed by diagnosis to evidence of opportunity, strategy design, expected outcomes, available resources, capabilities and processes, including the digital platform, the change intervention process and what has already been achieved. In the elaboration of the proposal, an innovation was adopted in relation to the competitors, with the conception of the integration of interests among the stakeholders, so that their needs are effectively met, with the permanent exchange of information between them. The complexity faced at work is due to the fact that there are processes, structures and human behavior, already consolidated in the internal environment, resistant to changes with the new service, despite the concrete gains to the university. Notwithstanding being in the initial phase of implementation, the project has already impacted with significant changes, promoting process changes, people movement and the acceptance by the Rectorate and the Maintainer's direction the professional internship can be a productive new business and enhance the university's image in the Market. - DissertaçãoA criação da Spin-off CuboplanOliveira, Eduardo Velo de (2018-06-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho de conclusão descreveu a criação da Spin-Off CUBOPLAN, com base na metodologia para a elaboração de trabalhos práticos e aplicados, elaborado por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). O desenvolvimento dessa oportunidade de negócio foi identificado pela empresa TETRA ARQUITETURA, em consequência de desafios enfrentados na gestão da própria empresa na execução de projetos para seus clientes. Logo se identificou como uma oportunidade de mercado, ao atender às demandas de escritórios de projetos de arquitetura e engenharia civil, oferecendo uma ferramenta para gerar informações integradas e capazes de acompanhar e avaliar o desempenho dos seus negócios. A ausência de ferramentas específicas de informações para a gestão da própria empresa resultou no desenvolvimento de um sistema para projetos complexos a fim de, melhorar o controle efetivo dos seus processos. Dessa forma, foi desenvolvido o sistema ERP CUBOPLAN, inovador no segmento de arquitetura. Esse sistema, a princípio, era voltado para a arquitetura. Contudo, durante sua utilização nos projetos, pôde-se ser replicado para os projetos de engenharia civil. Isso possibilitou uma melhor eficiência nos projetos executados pela empresa, uma vez que, essas informações habitualmente ficavam distribuídas por diversas bases e plataformas de dados, causando um elevado volume de trabalho em algo que não era o seu core business, prejudicando a tomada de decisões. Assim, partiu-se da experiência interna com a aplicação da ferramenta, para, depois, oferecê-la ao mercado de projetos de arquitetura e engenharia civil, dando origem a este novo negócio. Para tanto foram oferecidos ao mercado pacotes diferenciados de configurações e de serviços. Nesse sentido, o trabalho discorreu sobre propostas de solução, plano de ações, posicionamento estratégico, plano de marketing, organização administrativa e operacional, bem como plano financeiro para a estruturação desse negócio. - DissertaçãoInovação incremental em marketing digital : proposta de ferramenta para o planejamento de ações on-lineLoureiro, Gustavo Cotta (2018-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta um plano de ação para os próximos cinco anos da DMC Digital Marketing Cube LTDA – ME, uma empresa de treinamento e consultoria em marketing digital já constituída. O plano proposto se baseou no uso de uma ferramenta de marketing digital, propondo-a como uma inovação incremental a ser utilizada em dois cenários: estruturação do planejamento de marketing digital em empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos do mercado (cliente final, veículos e agências) e como ferramenta de ensino para profissionais que buscam desenvolver suas habilidades e competências na área. A ferramenta será utilizada para explorar as oportunidades de ganhos através de suas prestações de serviços. Para a validação da ferramenta junto ao mercado, foram realizadas entrevistas com aproximadamente dez profissionais em quatro áreas específicas do marketing digital: marketing de conteúdo, mídias sociais, marketing de busca e e-mail marketing. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas oportunidades para a DMC ou para outras empresas que oferecem consultoria e treinamento em marketing digital. - DissertaçãoAgregando valor ao agronegócio por meio da produção de sementes de sojaLibera, Sergio Della (2018-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Based on the findings made by companies of the Japanese Mitsui Group, regarding the scarcity of high-quality and performance transgenic soybean seeds, used by companies in the Brazilian market, which seek productivity above the market average, to act as a seed producer, adding value to the company's business, in a market in full expansion, which is expected to grow 30% in ten years, according to a recent forecast by the Ministry of Agriculture. In order to produce soybeans above the market average, it is necessary to have seeds with good germination, high vigor, great productive potential, standard size, properly treated chemically and free of pests and diseases. However, due to the Brazilian tropical climate, it is very difficult to achieve these qualities in large seed lots, and the Federal District is considered one of the best areas for seed production. After understanding the situation and elaborating an economic study and evaluating its viability with the company Schneider Agronegócios, holding of agricultural enterprises, it was possible to confirm the real opportunity to add value to the business of the company with the production of these seeds of high quality level , in a market that has been remunerating the specialized suppliers considerably, with a bonus around 55% on the price of soybeans, and the company can add to its business a Net Present Value of R $ 27 million in the next ten years, as presented in detail, in this work. Although agribusiness is a long-term transaction, with annual cycles, the return on investment to the shareholder, predicted in two productive cycles, is equivalent to two crops, with an Internal Rate of Return of 234.7%, may this work contribute to other ventures, in similar conditions, that seek to add value to the business. Although it can be considered quite replicable, the applicability of this proposal needs to be very well planned and tailored for each venture, as there are a reasonable number of complexities in the way that need to be overcome. But part of a project that results in a clear transformation of an entire business, through physical change and a whole new structure, in which the results begin to appear in the whole supply chain and value added, and stakeholders supporting their implementation and achievement, has become extremely rewarding. This, despite the difficulties inherent in the proposal's idealization, its development and, especially, approval and alignment around the various stakeholders involved, especially the level of innovation considered for this proposal, which has a new look at this type of enterprise - a new business model. - DissertaçãoCriação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviçosArcari, Carlos Victor (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A Alpha CargoLog Transportes e Serviços Ltda – Filial Brusque-SC, empresa foco deste trabalho, é uma transportadora rodoviária de cargas que possui dificuldade em crescer diante de um mercado extremamente competitivo. Em meio a esse cenário desfavorável, a empresa recebeu, de seus maiores clientes, a solicitação para extensão na prestação de serviços logísticos, além do transporte já efetuado. Com isso, procurou-se entender o mercado em que a Alpha CargoLog está inserida, visando à identificação das possíveis oportunidades. O objetivo deste trabalho é a criação de valor superior aos clientes, por meio da expansão da oferta de serviços, de forma que viabilize o crescimento da Alpha CargoLog - filial Brusque-SC. O trabalho segue a linha da criação de valor e marketing de serviços que contrasta com a realidade da organização. Com base no entendimento e no diagnóstico da oportunidade, foi desenvolvida uma proposta para exploração da oportunidade, que ocorreu por meio da abertura de uma nova unidade de negócios que ofertará novos serviços logísticos, validada pela análise de viabilidade do projeto e análise financeira. Este trabalho apresenta uma inovação disruptiva no mercado de atuação da Alpha CargoLog, dentro do segmento logístico. A integração dos serviços de operador logístico com transportador se demonstrou desafiador para administrar a complexidade envolvida. Foi necessário encontrar um novo espaço físico, investir em estrutura e em tecnologia, desenvolver e treinar uma nova equipe, desenvolver parcerias, e, por último, e mais importante, vender e validar com o mercado os novos serviços logísticos integrados. O projeto é totalmente replicável em outras empresas e em outras regiões, sendo que áreas portuárias tendem a se mostrar mais propícias para a aplicação deste trabalho. Grandes centros industriais também podem ser uma oportunidade a ser explorada, com empresas que, estrategicamente, terceirizam toda sua operação logística. - DissertaçãoCriação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviçosArcari, Carlos Victor (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Alpha CargoLog Transportes e Serviços Ltda – subsidiary Brusque-SC, the company that is the focus of this work, is a road cargo carrier that has difficulty growing in the face of an extremely competitive market. Amid this unfavorable scenario, the company received from its major customers, the request for extension in the provision of logistics services, in addition to the transportation already carried out. With that, attempts were made to understand the market in which Alpha CargoLog is inserted, in order to identify the possible opportunities. The goal of this work is to create superior value to customers, by expanding the service offering, in order to enable the growth of Alpha CargoLog - subsidiary Brusque-SC. The work follows the line of value creation and marketing of services that contrasts with the reality of the organization. Based on the understanding and the opportunity diagnosis, a proposal was developed to explore the opportunity, which occurred through the opening of a new business unit that will offer new logistics services, validated by the project's feasibility and financial analysis. This work presents a disruptive innovation in the Alpha CargoLog market, within the logistics segment. The integration of logistic operator services with transporter proved to be challenging to manage the complexity involved. It was necessary to find a new physical space, invest in structure and technology, develop and train a new team, develop partnerships and, finally yet importantly, sell and validate with the market the new integrated logistics services. The project is fully replicable in other companies and regions, wherein port areas tend to be more propitious for the application of this work. Large industrial centers can also be an opportunity to be explored, with companies that strategically outsource their entire logistics operation. - DissertaçãoDesenvolvimento de uma plataforma física de soluções para atração de público no Suzano ShoppingArcos, Ricardo Suehiro (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A indústria de Shopping Center experimentou um período de forte crescimento e elevados resultados desde o início dos anos 2000 até final de 2014. Entretanto, com a crise econômica e o avanço do comércio online, vê-se diante de novos desafios para continuar crescendo e entregando resultados aos seus investidores. Neste âmbito, o Suzano Shopping, inaugurado exatamente no ano 2000, enfrenta o dilema de voltar a registrar crescimento no fluxo de clientes e, consequentemente, gerar novos negócios e receitas para todos os stakeholders da cadeia de valor, pois, ainda em 2018 é considerado um empreendimento pequeno e defasado conceitualmente, perante novos concorrentes que surgiram ao longo dos últimos tempos na região, registrando, nos últimos dois anos (2016 e 2017) redução de tráfego de pessoas. A partir desta problemática, procurou-se identificar os motivos desta ocorrência por meio de um diagnóstico, englobando pesquisas com diversos públicos, os quais apontaram caminhos. Sugere-se, então, a implantação, nos próximos três anos (2019-2021), de soluções voltadas à criação de valor ao cliente do Suzano Shopping que, combinadas entre si, tornam-se uma verdadeira plataforma física de soluções, com o objetivo de manter o empreendimento cada vez mais frequentado, de forma diversificada e atraente a esses clientes, bem como mais competitivo perante seus concorrentes. Embora se possa considerar bastante replicável, a aplicabilidade desta proposta de plataforma precisa ser bem planejada e feita sobre medida para cada empreendimento do porte de um Shopping, pois existe um número razoável de complexidades no caminho, como características peculiares e particulares, que precisarão ser vencidas. Mas fazer parte de um projeto que resulta numa clara transformação de todo um empreendimento, desde a mentalidade dos funcionários e equipes, passando pela mudança física de um edifício/prédio, onde os resultados começam a surgir, com clientes mais satisfeitos e toda a cadeia de stakeholders empolgada e apoiando sua implementação e realização, tornou-se extremamente gratificante. Isto, a despeito das dificuldades inerentes à idealização da proposta, seu desenvolvimento e, especialmente, aprovação e alinhamento em torno dos diversos stakeholders envolvidos, especialmente pelo nível de inovação considerado para esta proposta, que possui um novo olhar sobre este tipo de empreendimento – um novo modelo de negócio. - DissertaçãoOportunidade no segmento educacionalMagdaleno, Camilla de Castro Ferreira (2018-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Through this project, according to the approach of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), an opportunity was presented for the opening of a higher education institution in dentistry, called the School of Dentistry of the APDS-Association Paulista of Dental Surgeons, a class association that, through incentive and promotion to professional development, stood out for quality in its graduate courses. Due to the limitation by educational legislation governed by the Ministry of Education and Culture (MEC), which allows the provision of undergraduate and graduate courses by higher education institutions, has suffered the financial impact of the need for partnership with a Educational institution for certification of courses. Given the reality and organizational potential of APDS and the changes in educational legislation, the association identified the opportunity to promote innovative dentistry by means of technologies such as the use of software for pedagogical controls, research databases, real-time applied appraisals, 3D lessons, technological equipment for radiographic imaging, and the making of prototypes for practical learning. order to meet the complex procedures and require a formation of differentiated professionals, with quality in Performance of the various specialties of the area and the promotion of a dentistry applied for the benefit of the community in general through its own educational institution. The presentation of the result of the market analysis, the definition of the institutional policies and guidelines and the elaboration of a business model, allowed the administration of the institution and subsidized decisions inherent to the future of the school. In this sense, to enable the opportunity in the educational segment five proposals of solutions were developed: implementation of the mission, vision, values, objectives, policies and institutional guidelines, implementation of the Core of Attendance to the Student, implementation of the Core of Research, Extension and Postgraduate, Reformulation of marketing strategies and hiring of a company to develop research in the educational market, with their respective earning potential and costs. In this way, the experience that was acquired in this work can be shared and replicated, serving as the basis for decisions of other companies from different segments. - DissertaçãoAs operações de pontos de entrega voluntária como solução de gestão de resíduos sólidos pós-consumo para a economia circularLima, Gustavo André Mateus Vaz de (2018-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Para transformar o modelo econômico linear de consumo atual para a Economia Circular, é uma tarefa conjunta de diversos agentes que participam de uma cadeia complexa de gestão de resíduos sólidos pós-consumo: empresas fabricantes de produtos, distribuidores, cooperativas de reciclagem, consultorias e os consumidores. Com um papel central nas atividades de logística reversa, e com o objetivo de coletar tais resíduos e promover o máximo aproveitamento dos materiais, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) oferecido ao mercado pela empresa de consultoria e serviços profissionais Gama, vem apresentando resultados operacionais e econômicos insatisfatórios. Desenvolvido com base na metodologia de trabalhos práticos que foca na solução de problemas empresariais (Marcondes, Miguel, Franklin, & Perez, 2017), este estudo apresentou uma série de recomendações, e análises de viabilidade a serem aplicadas a fim de reformular o serviço de gestão de PEVs da Gama. Resultado da investigação dos sintomas e constatação do problema por meio de um diagrama final Diagnóstico-Soluções-Ganhos, a ser explorado em conjunto com um modelo de gestão proposto pelo framework da Fórmula da Economia Circular, a empresa Gama utilizará ferramentas e recursos tecnológicos inovadores aliados ao gerenciamento da informação para desenvolver uma nova aplicação do PEV que impulsione o volume da coleta de resíduos pós-consumo com soluções economicamente viáveis, que promovam também novas fontes de receita e uma redistribuição de valores para os Agentes da cadeia de gestão de resíduos pós-consumo. - DissertaçãoEstratégia para a criação de um projeto empreendedor : Consultoria Infra TIRodrigues, Marcus Paulo Linares (2018-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The present work was carried out with the objective of designing the business model of an entrepreneurial project dedicated to support services, consulting, information and training in Information Technology (IT) infrastructure. The scope of the business encompasses processes and people development, offering a set of services to the corporate market that provide solutions for cost reduction, productivity and development of personal and organizational skills. The analysis of the scenarios of the environment and research carried out with potential clients subsidized the identification of the necessary structure for the business. We resorted to the support of conceptual and experimental views found in bibliographical sources, as a way of conferring validity to the presented proposal. With knowledge of aspects related to an entrepreneurial project, including issues such as the importance of innovation, the main motivations and competencies needed to undertake and the risks, problems and limitations commonly faced, which resulted in the design of a business model applicable to the use of the opportunity identified, with the definition of structural aspects demanded for it. From the recommendations presented, the planning of the actions to be carried out was carried out, indicating the resources involved. As the enterprise has already begun its operation, some of the proposed actions have already been carried out and others are still in execution. Dedicated to proposing ways to establish favorable conditions for the development and sustainability of an entrepreneurial initiative, the work presents an example that can be replicated in companies that find a similar situation. Thus, in addition to the direct benefits to health and prosperity of the company, the proposed actions tend to influence the development of management technology, as a socioeconomic development agent of the community in which it operates. - DissertaçãoProjeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcadosCapelache, Christopher (2018-08-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo desenvolvido é uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internaciona-lização do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. Mediante revisão da literatura acadêmica somada a contextualização do ambiente de negócios da orga-nização, foram observados os fundamentos da referida oportunidade e as opções estratégicas para o pro-cesso, assim como revelada as complexas circunstâncias da tomada de decisão, dado o atual relaciona-mento da organização com duas redes de negócio internacionais. Considerada a racionalidade limitada dos tomadores de decisão, foi utilizado o sistema de apoio à decisão SuperDecisions, para seleção da melhor alternativa estratégica para os mercados-alvo e estratégias de entrada identificados. O modelo concebido, considerou as seguintes dimensões: econômica; negócios (benefícios, oportunidades, custos, riscos) e questões chave do mercado-alvo. O resultado, apontou a realização de uma aliança estratégica no Chile como a melhor recomendação estratégica para o processo de internacionalização e produziu um modelo de apoio a tomada de decisão para empresas que se encontrem neste processo e necessitem avaliar múltiplos critérios e alternativas para diferentes mercados alvo. - DissertaçãoIncorporação imobiliária com oferta de apartamentos tipo studio para desenvolvimento de um negócioRossi, Marcelo Adriano (2018-08-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho trata do desenvolvimento de um modelo de negócio de incorporação imobiliário para a empresa Rossiplan, aproveitando a implantação de um empreendimento de apartamentos do tipo studio, no bairro da Lapa na cidade de São Paulo. Para isso, foi empregada uma metodologia científica aplicada, com as etapas claramente definidas, para garantir a sua consistência e validade. Não obstante o empreendimento estar em andamento, a experiência de utilizar uma situação real foi fundamental para o desenvolvimento do modelo do negócio, ajudando a se pensar estrategicamente e a longo prazo o crescimento da empresa. O trabalho aplicado, envolveu a tomada de decisões e a superação dos problemas que foram surgindo, desde as pendências financeiras e legais dos sócios, as definições do projeto arquitetônico, até as exigências legais. A inovação do trabalho está na maneira como a incorporação imobiliária pode ser desenvolvida com a participação do próprio proprietário do imóvel, dos parceiros e da empresa, no planejamento e na tomada de decisões, com foco nas necessidades dos clientes. Esse modelo não trata o proprietário do imóvel somente como detentor do bem, envolve-o como participante do desenvolvimento do empreendimento, transferindo-lhe informações técnicas e de viabilidade do negócio, tornando-o confiante quanto aos resultados a serem obtidos. A complexidade de se desenvolver o modelo de um negócio como este, está nos elevados riscos e dificuldades de se fazer a integração entre os diferentes interesses dos participantes, ou seja, tornar clara a criação de valor para cada um deles. Aqui, o tempo se constitui em um elemento crucial, pois cada adiamento ou não cumprimento de prazos acarreta custos de transação, custos operacionais e despesas desnecessárias. A negociação com os proprietários do terreno exigiu um levantamento de suas pendências financeiras e jurídicas, ônus de hipoteca, penhora, dentre outros aspectos, que acabou exigindo a solução de pendências. Os levantamentos de permissões das diversas legislações para a construção, a começar daquela sobre zoneamento, exigiram um cuidado grande, dada a sua complexidade e amplitude. Com relação aos estudos arquitetônicos preliminares, foram muitas as discussões e ajustes, pois tiveram que ser elaboradas diferentes versões do produto, especialmente depois do diagnóstico sobre a demanda, com entrevistas com corretores e clientes potenciais. Não obstante a demonstração da viabilidade de se desenvolver um modelo de negócio com base em um empreendimento de apartamentos tipo studio, ressaltase a necessidade de ser aperfeiçoado para aplicação em outros segmentos desse mercado, pois os participantes não devem variar. - DissertaçãoEstratégias para a ampliação da oferta de valor como meio de desenvolvimento de negócios em uma empresa do setor moveleiroSouza, Samuel Aguiar de Castro e (2018-08-23)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de rever o modelo de negócios de uma empresa brasileira do setor moveleiro e propor estratégias para o seu desenvolvimento, mediante ampliação da oferta de valor e das fontes de receita. Os efeitos potenciais envolvem a ampliação de market share, retomada de liderança de mercado, desenvolvimento de valor para a marca da empresa, além do estabelecimento de canais diversos de relacionamento com o mercado consumidor. O diagnóstico realizado resultou na proposição de um novo modelo de negócios, pautado por um novo enunciado de missão, em que a oferta de valor se baseia na conveniência oferecida aos clientes, segundo a filosofia market with, o que representa uma inovação que inspira o processo decisório da empresa para diferenciá-la dos competidores. A partir das estratégias propostas e adotadas efetuou-se o planejamento das ações a serem realizadas, com a indicação dos recursos envolvidos, prazos de execução e responsáveis. Algumas das ações propostas já foram efetivadas e outras seguem em execução. A principal contribuição será refletida no ganho em participação de mercado e qualidade de gestão da empresa, com maior eficiência e eficácia e potencial de criação de valor. Trata-se de uma proposta aplicável a uma organização com específica que tende ao desenvolvimento de suas condições para a criação de valor. Além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser replicadas em situações semelhantes vivenciadas por outras empresas. - DissertaçãoGraphis : inovação em serviços gráficos para o mercado corporativoFernandes, Elisabete dos Santos (2018-12-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
In the current context of the graphic sector in which the digital services have progressively replaced traditional production, the challenge of the companies in this area has been to restructure the supply portfolio in order to modernize and feed the increasing demands of their customers. Accordingly, the present work aims to introduce the path taken by a graphic company, Graphis, for analysis and consequently the identification of an opportunity to make the most of the leasing equipment segment, leading to the offer of new digital services anchored in an innovative business model. Marcondes, Miguel, Franklin, and Perez (2017) protocol of technological report was used in order to introduce the course taken by the entrepreneur in his analysis and decision-making process. The observation included: on-site visit to the company, product, and process analyses; interview with the entrepreneur and access to the company’s reports and data. With the purpose of offering further opportunities, the BCG matrix tools and SWOT analysis were taken into consideration. In addition, to propose a solution, the business model was designed with the use of Business Model Canvas. Despite the analytical tools presented to the entrepreneur, it was possible to notice that his decision-making process, considering the analyzed alternatives, was guided by his personal perception of taking advantage of the identified opportunity to meet the request of a commercial partner, who ordered an on-demand solution for digital posting. Finally, the work analyzes the decisionmaking process of the entrepreneur, who finds support in the theory of effectuation, by presenting the bases of his behavior which is mainly influenced by feeling, personal ties and minimization of risks. - DissertaçãoGraphis : inovação em serviços gráficos para o mercado corporativoFernandes, Elisabete dos Santos (2018-12-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No atual contexto do setor gráfico onde os serviços digitais têm progressivamente substituído a produção tradicional, o desafio das empresas tem sido reestruturar o portfólio de oferta de modo a se modernizarem e atenderem às demandas e exigências crescentes de seus clientes. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória percorrida por uma empresa gráfica – Graphis – para análise e aproveitamento de uma oportunidade identificada no segmento de locação de equipamentos, culminando na oferta de novos serviços digitais ancorados em um modelo de negócio inovador. Para apresentar a trajetória percorrida pelo empreendedor em seu processo de análise e decisão seguiu-se o protocolo de relato tecnológico de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). O diagnóstico contemplou: visita in loco às instalações da empresa, análise de processos e produtos, entrevista com o empreendedor e acesso a relatórios e dados da empresa. Para análise das oportunidades foram utilizadas as ferramentas matrizes BCG e análise SWOT. Para a proposta de solução desenhou-se o modelo de negócios com o uso do Business Model Canvas. Apesar das ferramentas de análise apresentadas ao empreendedor, pode-se identificar que seu processo de decisão diante de algumas alternativas analisadas foi direcionado por sua percepção pessoal de aproveitar a oportunidade identificada de atender à solicitação de um parceiro comercial, que encomendou uma solução sob demanda para cartazeamento eletrônico. O trabalho analisa o processo decisório do empreendedor, que encontra respaldo na teoria do effectuation, ao apresentar as bases de seu comportamento influenciado principalmente por feeling, laços pessoais e minimização de riscos. - DissertaçãoImplantação de fluxo de trabalho no departamento de marketing para obter vantagem competitiva no mercado educacionalCremonese, Marcus Vinícius Guarizo (2019-02-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho foi realizado a partir da necessidade de aumentar a eficiência das campanhas mercadológicas do departamento de marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o qual é o principal elo entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o mercado educacional. Apesar de sua importância estratégica, o departamento de marketing tem tido dificuldades na elaboração e entrega de campanhas mercadológicas dos serviços que a universidade oferece. Para a elaboração de uma proposta que teve papel de plano piloto, foi escolhido o serviço de graduação presencial, por ser o principal serviço oferecido pela universidade e também pelo seu valor de mercado e representatividade. Por meio de uma metodologia voltada à solução de problemas, foi aplicada uma pesquisa qualitativa em que se obtiveram as dez principais causas para o problema enfrentado pelo marketing. Procedeu-se então ao diagnóstico, onde foram utilizadas técnicas de mapeamento e ferramentas da qualidade, como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e Escala de Likert a fim de identificar, esclarecer e quantificar as causas de acordo com os níveis de gravidade que mais impactavam os serviços prestados pelo marketing. A partir disso, há a proposta de uma inovação incremental baseada em um plano de ação que contemplou a criação de um protocolo de gestão de projetos, até então inexistente, utilizando-se algumas áreas do conhecimento do PMBOK que se mostraram prioritárias como escopo, cronograma, plano de comunicação, plano de qualidade e avaliação dos riscos. Após a elaboração da proposta e apresentação aos envolvidos, observou-se que com sua implantação haverá potenciais ganhos nas esferas da qualidade, tempo e custo. Foram constatados, ainda, dois pontos críticos que requerem atenção: o tempo, elemento chave para se obter qualidade no desenvolvimento de uma boa campanha e, também, o nível de complexidade, que é alto, devido ao grande número de envolvidos no processo, fator este conjugado à estrutura da empresa, visto que ela não possui uma formatação voltada para projetos. Como benefícios futuros, tem-se a expectativa de que, obtendo resultados positivos com o projeto piloto, crie-se um ambiente favorável para uma segunda fase que poderá estender a aplicação da proposta para outros projetos, passando a incluir todas as áreas de conhecimento conforme o PMBOK e que levarão ao aprimoramento e aprofundamento na gestão das campanhas - DissertaçãoReduzir retrabalhos e perdas operacionais e financeiras do processo de produção de dublagem e legendagemReis, Dennis Marques (2019-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Through this work, and according to the approach of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), a problem solution was presented for a dubbing and subtitling company. The company sought greater efficiency in its production process and for that, it was necessary to reduce its rework and consequently to reduce operational and financial losses. The market in which it operates has undergone changes due to the growth of content in entertainment platforms. Due to market needs and the complexity of execution of the projects among the different types of products delivered to customers. To better understand the problems, interviewing and brainstorming techniques were applied, as well as SWOT analysis and process design to identify the main problems to be addressed. After checking the issues that impacted the organization's objectives, the focus on addressing the problems was focused on processes, people and technology. The proposals elaborated as solution were: the redesign of the process, the automation of systems and meritocracy by the performance of people. In this sense, proposals for solutions and their respective action plans were presented to the organization, with technological innovation within its segment and considering the redesign of the process and the automation of activities with applicability in its implementation. The front of people tried to implement a pilot program of performance evaluation and awards. The applications are present in the intervention performed in the company have brought relevant results in the process performance and a breakthrough with the technology applied. There was a reduction in the delivery times of products to customers and a decrease in the costs inherent in the production process. The amount of rework was better monitored and reduced significantly. The presentation of the result of the intervention of this work can be shared and replicated, serving as the basis for decisions of other companies of different segments. - DissertaçãoReduzir retrabalhos e perdas operacionais e financeiras do processo de produção de dublagem e legendagemReis, Dennis Marques (2019-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Through this work, and according to the approach of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), a problem solution was presented for a dubbing and subtitling company. The company sought greater efficiency in its production process and for that, it was necessary to reduce its rework and consequently to reduce operational and financial losses. The market in which it operates has undergone changes due to the growth of content in entertainment platforms. Due to market needs and the complexity of execution of the projects among the different types of products delivered to customers. To better understand the problems, interviewing and brainstorming techniques were applied, as well as SWOT analysis and process design to identify the main problems to be addressed. After checking the issues that impacted the organization's objectives, the focus on addressing the problems was focused on processes, people and technology. The proposals elaborated as solution were: the redesign of the process, the automation of systems and meritocracy by the performance of people. In this sense, proposals for solutions and their respective action plans were presented to the organization, with technological innovation within its segment and considering the redesign of the process and the automation of activities with applicability in its implementation. The front of people tried to implement a pilot program of performance evaluation and awards. The applications are present in the intervention performed in the company have brought relevant results in the process performance and a breakthrough with the technology applied. There was a reduction in the delivery times of products to customers and a decrease in the costs inherent in the production process. The amount of rework was better monitored and reduced significantly. The presentation of the result of the intervention of this work can be shared and replicated, serving as the basis for decisions of other companies of different segments. - DissertaçãoTransformação no processo de recrutamento se seleção do grupo ÁguiaSilva, Sandra Ferraz da (2019-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho detalha a transformação do processo de recrutamento e seleção do Grupo Águia, nome fictício, criado para este trabalho, exclusivamente, com o objetivo de preservar a imagem e sigilo dos dados da organização, dedicada à prestação de serviços terceirizados de segurança patrimonial, controle de acesso, bombeiro civil, recepção e segurança eletrônica a clientes. Pretende, ainda, acompanhar o constante desenvolvimento tecnológico dos serviços prestados pelos departamentos internos do Grupo Águia, rever os processos de cada um, a fim de identificar oportunidades de melhoria para atendimento de soluções específicas e analisar as possíveis consequências das mudanças para a companhia como um todo. Foi possível verificar a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, de acordo com as necessidades dos clientes e perfil adequado. A partir dos dados coletados, a problemática tratada neste trabalho foi a falta de assertividade e triagem do recrutamento e seleção dos candidatos do Grupo. Este trabalho abordou apenas a problemática da empresa e a indicação da proposta de solução para os problemas encontrados, de forma, ainda, parcial. Almejou-se, assim, o redesenho do processo e metodologia da área de recrutamento e seleção, com adaptação às necessidades dos clientes e perfil adequado. A inovação tecnológica gerada pela transformação do processo se enquadra como disruptiva, visto que engendrou novos mercados. Tal proposta mostrou-se totalmente aplicável, embora esteja sendo desenvolvida internamente, em etapas, cuja finalização estima-se ocorrer em um período em torno de dois anos para o desenvolvimento e implantação da solução. Embora bastante complexa, dados os aspectos internos à organização em termos de aculturamento e externos, no mercado, não preparado para este tipo de dinâmica, é totalmente replicável, visto que as condições para tanto são superáveis, desde a alta gestão realmente se comprometa com o intento. - DissertaçãoPrograma do operador econômico autorizado brasileiro: uma oportunidade de negóciosSilva Junior, Walter Thomaz da (2019-02-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This study presents the development and application of strategic planning for exploration of an opportunity brought by the Brazilian Authorized Economic Operator (AEOE), managed by the Brazilian Federal Revenue, which allows the reduction of operational costs for companies operating in the Brazilian foreign trade through the adaptation of its internal processes to the international standards of compliance in customs operations. In order to qualify themselves for the program, many companies operating in foreign trade will need specialized consultancy, considering the cost of getting involved in this process. This represents an opportunity for consultancies to offer support services to companies that benefit from this program. For this purpose, Portorium Consulting prepared itself to take advantage of this opportunity, whose process and actions are presented in this report, which starts from the characterization of the opportunity and the context in terms of markets, then presents the diagnosis and, finally, the final proposal of its use. The study contributes as a structured and implemented roadmap in the new product’s application in the area of foreign trade consultancy area. The innovation comes from the uniqueness of an international program (adopted by Brazil) of customs/tax compliance and of security in the international logistics chain.