Administração do Desenvolvimento de Negócios (M.Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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- DissertaçãoAdaptação da carteira de investimentos do Banco do Brasil para a era digitalLima, José Rodrigo Marotta (2020-09-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A carteira de investimentos do Banco do Brasil (BB), o primeiro banco a atuar em território nacional, juntamente com as carteiras das grandes instituições financeiras bancárias, vêm sofrendo dificuldades com a dinâmica do mercado de investimentos brasileira, caracterizada por grandes transformações digitais e pelo surgimento de novos players, que podem colocar em risco a hegemonia e os resultados dessas instituições. O objetivo deste trabalho é gerar um plano de ação que reduza a migração da carteira de investimentos ao mercado, tornando o BB mais competitivo e gerando maior percepção de valor aos seus clientes investidores pessoa física. Com base na metodologia para trabalhos práticos e aplicados, foram realizadas pesqui-sas em artigos e imprensa especializada, contextualizando a transformação digital, como esta a situação da carteira de investimentos do BB e como ocorre o processo de criação de valor ao cliente, de forma a caracterizar o problema. Na sequência, foi realizado diagnóstico utilizan-do-se entrevista com a área estratégica do BB, pesquisa institucional com clientes e análise SWOT, identificando-se fragilidades no atual modelo de negócios do BB no que se refere ao atendimento do cliente investidor. A partir desse estudo, do mapeamento das necessidades desses clientes e da análise TOWS, escolheram-se duas soluções que foram aplicadas e que, aliadas à força institucional da marca BB, traz um plano de ação inovador na instituição, incremental e com foco no processo, que trouxe resultados com maior valor agregado ao clien-te, tornando mais atrativo os produtos de investimentos do BB e, por consequência, mais competitivos. Dentre as complexidades encontradas na construção do trabalho, destacam-se a dificuldade da obtenção de dados comparativos sobre investimentos entre as instituições e a impossibilidade de apresentação de dados internos estratégicos e confidenciais da empresa. Com isso o BB vem adaptando-se à dinâmica do novo mercado e assim, promovendo maior retenção e aumentando a sua carteira de investimentos, trazendo repercussões positivas para a organização e para os stakeholders, principalmente os clientes e acionistas. A diversificação da carteira de investimento como solução ao problema aqui apresentado mostrou-se relevante, com a elevação da quantidade de negócios em títulos privados, trazendo aos clientes opções diferenciadas para rentabilizar a sua carteira de investimentos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam servir de opção para a replicação do modelo em outras instituições, que procuram estratégias para a diversificação de investimentos e para a especialização do seu corpo funcional. - DissertaçãoAdequação de estrutura organizacional e processos em empresa de telecomunicaçõesKayo, Marcos Muneharu (2022-06-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: neste trabalho apresenta-se um estudo de resolução de problema na diminuição de eficiência operacional em uma companhia de telecomunicações após um processo de aquisição e integração de uma empresa especializada em serviços de segurança eletrônica e de infraestrutura realizada por meio de uma transferência de estruturas organizacionais entre as empresas envolvidas que resultou em prestação de serviços administrativos da empresa adquirente para a empresa adquirida. Aplicação: a solução para o problema partiu da análise da cadeia de valor da empresa adquirida para a compreensão e diferenciação dos processos que entregam valor aos clientes dos demais processos que suportam os negócios da empresa. Posteriormente foi realizada a revisão de sua estrutura organizacional na área responsável pela implantação e manutenção dos projetos comercializados com o objetivo de dedicar uma equipe focada em atividades de valor percebido pelos clientes e outra equipe focada em suportar as demandas internas junto às áreas da empresa adquirente. Inovação: a inovação baseou-se na capacidade de melhoria dos processos e, consequentemente, na melhoria da percepção de valor, da qualidade e da eficiência dos projetos pelos seus clientes, bem como, no complemento da oferta de novos serviços de Tecnologia de Informação, diferencial competitivo perante os concorrentes. A solução adotada foi complementar a estratégia da empresa adquirente em ampliar o seu catálogo de serviços de tecnologia da informação e obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes no mercado. Aproveitando desta forma a disponibilização de um catálogo mais amplo de serviços de tecnologia da informação e a sinergia e eficiência em custos por utilizar as estruturas especializadas das áreas de suporte administrativas da empresa adquirente. Impacto: este trabalho analisou a estratégia de crescimento via aquisição e o impacto nos processos, estrutura e desempenho pós aquisição. A mudança da estrutura organizacional da empresa adquirida introduziu a cultura orientada a processos da empresa adquirente. A consciência da empresa adquirida de sua cadeia de valor, além de facilitar a segregação das áreas de entrega de valor e as áreas de suporte, potencializou os processos que resultaram em melhorias de qualidade e eficiência nas entregas dos projetos aos seus clientes. Os principais indicadores de melhoria foram: 1) redução de tempo em todos os processos secundários, tais como processo de compras, processos de elaboração de contratos, processos de contas a pagar e receber, estoque e logística; 2) redução nos atrasos de implantação dos projetos; 3) melhora no nível de satisfação dos clientes, fornecedores e funcionários. Complexidade: a empresa adquirente é orientada a processos com políticas e estruturas organizacionais rígidas, eficientes necessárias para suportar uma operação de atendimento a clientes residenciais e empresariais de forma massiva e de abrangência nacional. A principal dificuldade na implementação deste projeto foi obter a consciência da equipe da empresa adquirida da necessidade de mudança de sua estrutura organizacional e dos benefícios de utilizar as áreas de suporte administrativas da empresa adquirente. Método e procedimentos: foi utilizada a metodologia de trabalhos práticos e aplicados, explicada em Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Foram utilizadas a metodologia qualitativas de pesquisa para a análise de fontes primárias e secundárias de informação para os procedimentos de diagnóstico e avaliação. - DissertaçãoAdequação de um negócio no segmento de purificadores de água potávelSantos, César Henrique Lino dos (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This paper proposes the solution of a problem arising from the performance of the company Hoken, of drinking water purifiers for the promotion and sale of its products, in a poorly integrated way, with the individual and corporate segments. This problem has made it difficult to take advantage of market opportunities for its expansion, given the isolated actions of its franchisees, direct sales by the company and e-commerce. A diagnosis was made through research with interviews with managers, franchisees and customers, which revealed the depth and extent of the nonexistent integration of actions in the segment. Nevertheless, customers recognized the superior quality of products and service over competitors. To solve the problem, a sales management model was proposed, including a new, more integrative process, and the development and maintenance of effective communication with customers, both individuals and companies. The solution should be implemented gradually, taking into account the realities and practices already consolidated in the company. The development of the solution involved great complexity, mainly due to the lack of data from this market segment and the need for interviews with different people in distant geographic locations. The innovation of the work was due to the fact that the solution was sought from outside the company, according to the view that problem solving should result in improved business performance. With the implementation of the proposal, directed to the company's management, it is expected to improve sales results, especially in relation to companies, seen as the segment where the best business opportunities are located, despite demanding greater efforts and costs than in relation to individuals. The proposal includes indications of the expected results with its implementation, the necessary resources and capacities, the specific actions for its feasibility, the specific actions proposals, the risk analysis, the intervention strategy for changes and the forms of evaluation of the results. - DissertaçãoAdequação de um negócio no segmento de purificadores de água potávelSantos, César Henrique Lino dos (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho propõe a solução de um problema decorrente da atuação da empresa Hoken, de purificadores de água potável, para a promoção e venda de seus produtos, de maneira pouco integrada, junto aos segmentos de pessoas físicas e de pessoas jurídicas. Esse problema tem dificultado o aproveitamento de oportunidades de mercado para a sua expansão, dadas as ações isoladas por parte dos seus franqueados, pelas vendas diretamente pela empresa e pelo comercio eletrônico. Foi realizado um diagnóstico por meio de pesquisa com entrevistas junto aos dirigentes, franqueados e clientes, que revelou a profundidade e extensão da integração inexistente das ações no segmento. Não obstante, os clientes reconheceram a qualidade superior dos produtos e do atendimento em relação aos concorrentes. Para solucionar o problema, foi proposto um modelo de gestão de vendas, contemplando um novo processo, mais integrador, e o desenvolvimento e a manutenção de uma comunicação eficaz com os clientes, tanto pessoas físicas como jurídicas. A solução deverá ser implementada de maneira gradual, tendo em vista as realidades e as práticas já consolidadas na empresa. O desenvolvimento da solução envolveu grande complexidade, principalmente pela ausência de dados desse segmento de mercado e pela necessidade de realização de entrevistas com diferentes pessoas em distantes localizações geográficas. A inovação do trabalho se deveu ao fato da solução ter sido buscada de fora para dentro da empresa, de acordo com a visão de que a solução de problemas deve resultar em melhoria do desempenho do negócio. Com a implementação da proposta, encaminhada para a direção da empresa, espera-se a melhoria dos resultados de vendas, especialmente com relação às pessoas jurídicas, vistas como o segmento onde se encontram as melhores oportunidades de negócios, não obstante exigirem maiores esforços e custos do que em relação às pessoas físicas. A proposta contempla as indicações dos resultados esperados com a sua implementação, os recursos e capacidades necessários, as ações pontuais para a sua viabilização, as propostas de ações pontuais, a análise de riscos, a estratégia de intervenção para as mudanças e as formas de avaliação dos resultados. - DissertaçãoAgilidade em mudança de software por modelos de gestão e arquitetura de tecnologia no setor bancárioFurquim, Rodrigo Monteiro (2021-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Melhoria na agilidade em mudança de software com adoção de modelos de gestão e arquitetura de tecnologia. Aplicação: Este trabalho apresentou uma proposta para tratar problemas na agilidade em mu-danças de software do banco MDN (nome fictício, que tem por objetivo manter o sigilo ga-rantido), identificada a partir da análise de indicadores de desempenho e comparados às gran-des empresas de tecnologia. Com base nesses indicadores, verificou-se que existe um proble-ma relacionado ao tempo para se lançar uma nova versão do internet banking e aplicativo mó-vel para os clientes “pessoa jurídica”. Inovação: A solução adotada sugere, como estratégia, a inovação em processos de forma in-cremental, com a aplicação de modelos adaptados do ágil. Elaborou-se uma proposta, obser-vando-se os recursos e capacidades necessárias, o plano de ações e a implementação da pro-posta para solução desse problema por meio da adoção de práticas ágeis e DevOps, incluindo a modernização da arquitetura dos aplicativos. Impacto: A solução adotada vem aumentando a velocidade de entrega de software, reduzindo o tempo de espera para lançamento de novas funcionalidades e promovendo maior competiti-vidade do banco MDN em seu mercado de atuação. A partir desse contexto é que este traba-lho vem contribuir com o atendimento às expectativas da organização. Desta forma, espera-se que o modelo apresentado, seja replicado em outras áreas de tecnologia do banco MDN. Complexidade: Tratar com área de tecnologia de grandes organizações, como ocorre no MDN traz um desafio em razão da complexidade das relações entre as áreas de desenvolvi-mento e de operações, por isso, há a necessidade de novos modos de administrar o processo. Outro fator crítico para o sucesso é a escolha do que é, efetivamente, que se deve modernizar. Parte do desenvolvimento deste trabalho aconteceu em meio à crise da COVID-19. Conside-rando que os cenários analisados não se modificariam de forma significativa, foi entendido continuar com o trabalho com as equipes e gestão de forma remota. Nesse sentido, a criação e o aprimoramento das estratégias para resolução do problema, partiram do reconhecimento e compreensão de valores identificados sob a óptica da empresa. Metodologia Aplicada: Seguiu-se a metodologia para trabalhos práticos e aplicados (PSPE/AO) de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a utilização de entrevistas, do Modelo VRIO, Análise de Grid de Impacto, Análise da Cadeia de Valor e a Matriz SWOT. - DissertaçãoAgregando valor ao agronegócio por meio da produção de sementes de sojaLibera, Sergio Della (2018-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Based on the findings made by companies of the Japanese Mitsui Group, regarding the scarcity of high-quality and performance transgenic soybean seeds, used by companies in the Brazilian market, which seek productivity above the market average, to act as a seed producer, adding value to the company's business, in a market in full expansion, which is expected to grow 30% in ten years, according to a recent forecast by the Ministry of Agriculture. In order to produce soybeans above the market average, it is necessary to have seeds with good germination, high vigor, great productive potential, standard size, properly treated chemically and free of pests and diseases. However, due to the Brazilian tropical climate, it is very difficult to achieve these qualities in large seed lots, and the Federal District is considered one of the best areas for seed production. After understanding the situation and elaborating an economic study and evaluating its viability with the company Schneider Agronegócios, holding of agricultural enterprises, it was possible to confirm the real opportunity to add value to the business of the company with the production of these seeds of high quality level , in a market that has been remunerating the specialized suppliers considerably, with a bonus around 55% on the price of soybeans, and the company can add to its business a Net Present Value of R $ 27 million in the next ten years, as presented in detail, in this work. Although agribusiness is a long-term transaction, with annual cycles, the return on investment to the shareholder, predicted in two productive cycles, is equivalent to two crops, with an Internal Rate of Return of 234.7%, may this work contribute to other ventures, in similar conditions, that seek to add value to the business. Although it can be considered quite replicable, the applicability of this proposal needs to be very well planned and tailored for each venture, as there are a reasonable number of complexities in the way that need to be overcome. But part of a project that results in a clear transformation of an entire business, through physical change and a whole new structure, in which the results begin to appear in the whole supply chain and value added, and stakeholders supporting their implementation and achievement, has become extremely rewarding. This, despite the difficulties inherent in the proposal's idealization, its development and, especially, approval and alignment around the various stakeholders involved, especially the level of innovation considered for this proposal, which has a new look at this type of enterprise - a new business model. - DissertaçãoAmbidestria organizacional: uma abordagem de modelo de gestão de negócios com foco em resultadosLima, Alessandra Reis da Silva (2023-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho visa estudar a dinâmica de gestão das organizações, identificando caminhos e soluções que apoiem os processos de transformação, gerando valor para as pessoas, colaboradores, clientes e parceiros, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de inovação, a evolução contínua do negócio, bem como a rentabilidade e longevidade. Ou seja, falamos em equilibrar performance e saúde organizacional. As organizações podem aplicar as abordagens e insights destacados para transformar suas operações, impulsionar a inovação e manter a competitividade em ambientes empresariais em constante mudança. A adoção da ambidestria organizacional, que equilibra a manutenção do negócio principal com a busca de novas oportunidades, surge como uma estratégia-chave para se adaptar a essa realidade. Além disso, a criação de um modelo de gestão de negócios que fomente eficiência operacional e inovação pode servir como um catalisador para o sucesso a longo prazo, especialmente em um futuro incerto e imprevisível. Em resumo, as lições deste estudo têm o potencial de guiar as organizações na busca por resultados sustentáveis e na capacidade de prosperar em um cenário empresarial que está sempre evoluindo. A inovação é fundamental para manter a competitividade das organizações. Inovação no modelo de gestão equilibra negócio principal e oportunidades. Isso envolve a implementação de abordagens inovadoras nos processos internos e na cultura organizacional, incentivando um ambiente de experimentação e aprendizado coletivo. Ambidestria permite eficiência e inovação em mudança. Isso destaca a importância da inovação como um pilar fundamental para a evolução e competitividade das organizações no presente e no futuro. Ambidestria reconhece complexidade na gestão. Compreender e gerenciar a complexidade é crucial para o sucesso das organizações. Abordagens flexíveis e adaptativas são essenciais para prosperar em ambientes empresariais desafiadores. Implementar a ambidestria organizacional e um modelo de gestão equilibrado traz transformações nas operações, fortalecendo a inovação e eficiência. Isso promove uma cultura de adaptação e beneficia não apenas os resultados financeiros, mas também a satisfação de colaboradores e clientes. Ênfase na mudança é essencial em ambientes empresariais voláteis, preparando organizações para desafios futuros com resiliência e agilidade. As conclusões deste estudo podem impactar positivamente o sucesso a longo prazo das organizações. A pesquisa usou uma abordagem abrangente, coletando dados de múltiplas fontes, incluindo entrevistas com a liderança, avaliações e grupos focais com colaboradores, além de análise de relatórios. Essas etapas tinham como objetivo entender a situação atual da organização e avaliar como aplicar os resultados para promover a mudança desejada. O método considerou quatro pilares principais: a perspectiva financeira, de processos, de clientes e de pessoas. Dessa forma, o estudo adotou uma metodologia ampla e multifacetada para obter uma visão completa da dinâmica organizacional e identificar oportunidades de transformação. Palavras-chave: Estratégia, Transformação, Eficiência e Inovação, Cultura e Capacidades, Ambidestria, Futuro e Resultados. - DissertaçãoAmpliando a cultura empreendedora e a inovação corporativa: o programa Prêmio Empreendedor SabespSousa, William Ferraz Ramalho de (2020-02-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This project deals with the analysis and implementation of a corporate entrepreneurship program at Sabesp that aims to stimulate the generation of ideas and proposition of innovative projects by the company's employees and thereby reduce inefficiencies and generate new solutions for the market, expanding its competitive capacity. The opportunity to create na internal program to stimulate corporate entrepreneurship was identified as one of the responses to the company's need to stimulate corporate innovation to remain thriving in the face of changes in the competitive environment. The changes are stimulated by the possibility of increased competition due to the opening of the sanitation market to new entrants due to the ongoing change in the sector's regulatory framework and, on the other hand, to the growing demand of its consumers for new products and a better level of services. To validate the opportunity, a diagnosis was made that confirmed some premises: the support of top management to innovation and continuous improvement, the desire of employees to contribute with ideas for the business, and the history of similar successful experiences in the organization. However, the finding of a still incipient culture of innovation at Sabesp could be a restrictive factor that would need to be addressed. The proposed solution was materialized in the Entrepreneur Sabesp Award, coordinated by the People Management Superintendence, which receives ideas and good practices or technical experiences from employees. The solutions are evaluated and the best ones are awarded, and the qualified ideas are submitted to a feasibility study to become a technical project and the practices and experiences are shared with the company's areas for replication. The program is continuous and the first application cycle generated 1,028 registered solutions. All qualified practices and experiences are shared in the company in an online tool and 23 ideas are implemented or in the process of being implemented. In addition to the innovative solutions produced to contribute to the improvement of the provision of services to the community and increase of the company's competitive capacity, the movement contributes to the valorization and development of the workforce and to the dissemination of the culture of innovation, necessary for the company's objectives. As an evolution, it is envisaged that the program will constantly adapt its model in order to reduce compensation stimuli and increase natural and autonomous engagement with entrepreneurship. The work can contribute to demonstrate the complexity of its application in an organization with a culture of unsatisfactory innovation for the company's challenges and that had to reconcile different expectations in order to obtain involvement and sponsorship. It reinforces the strategic role that can be played by a people management area, by boosting business results through organizational transformation actions. - DissertaçãoAperfeiçoamento da gestão comercial de distribuidores na indústria do ramo veterinário petFigueiredo, Guilherme Stankuns de Paula (2020-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study was developed in the environment of IDEXX Laboratories with a focus on the commercial relationship with its distributors. The company is a world leader in the Veterinary Diagnostics segment and is located in over 170 countries. However, it faces challenges of high complexity, especially as regards the flow of information between the parties involved in the negotiations. From the analysis and diagnosis carried out in this study we identified the company's business processes that make it difficult to exchange information, which highlights the existence of information asymmetry. This scenario contributes to the emergence of opportunism and generation of transaction costs in the management of distributors. Therefore, the objective of the study was: to improve information flow in the relationship between IDEXX and its distributors. To achieve this goal, the IDEXX Distributor Portal was designed and developed. It is a digital platform capable of facilitating access to various content essential for the company's business. This is an innovative proposition in IDEXX's indirect sales channel, whose procedures for managing business information are made by automated processes. Notwithstanding the complexity of replacing processes remaining in the company, the first feedbacks from IDEXX internal and external negotiation agents about the implementation of the Portal have been positive. They demonstrated that the developed solution is promising to achieve the proposed objectives and mitigate the impact of information asymmetry as a source of transaction costs in the management of company distributors. - DissertaçãoAperfeiçoamento da gestão de dados e de clientes para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de distribuição de produtos químicosGrigoleto, Carlos Henrique Vieira (2023-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Criar um roadmap de ações para guiar a empresa na oportunidade de evoluir para uma cultura de dados para a tomada de decisão em conjunto com a experiência de mercado, Dentre os objetos de estudo, destaca-se um novo modelo de atendimento de key accounts. Aplicação: Implementação de dashboards, governança, estratégia de utilização e planos de ação baseados em dados e desenvolvimento de modelos de atendimento para a ampliação de serviços e avanço no nível de relacionamento com os clientes. Inovação: A ação promove inovação incremental ao proporcionar a migração de uma cultura de conhecimento empírico para uma cultura em que os dados passam a ser elementos essenciais considerados nas tomadas de decisão. Também resulta em inovação incremental o desenho de um novo modelo de atendimento key account na empresa. Complexidade: Ao lidar com alteração de elementos da cultura organizacional, enfrentaramse desafios relativos à necessidade de alinhar comportamentos e romper tradições, o que confere alta complexidade, tempo para a adaptação e dependência do apoio da liderança da empresa. Impacto: Os principais impactos são o melhor entendimento e aproveitamento de oportunidades junto a clientes e avaliação da performance comercial, identificando rapidamente desvios e levando elementos para uma rápida tomada de decisão. Adequando também o pacote de serviços oferecidos de acordo com o valor gerado para cada cliente, evitando custos desnecessários. Método: Para o desenvolvimento do presente trabalho adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoAplicação de modelo colaborativo no desenvolvimento de negócios e parcerias para inovação tecnológica no setor elétrico e eletrônicoGuratti, Israel de Moraes (2021-05-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: The intensification of the use of innovative digital technologies by society offers large opportunities for business development in order to reduce dependence on products, components, parts and pieces manufactured abroad and to have local alternatives aligned with the worldwide reference centers. An evaluation is presented that justifies forms of cooperation for the development of innovative products / processes, aiming to encourage the promotion of investments in research, development and technological innovation. Adherence: This document studies ABINEE, as a representative entity of the Brazilian electrical and electronic complex, and IPD Eletron, as a sectorial technological entity to promote technological development and innovation related to RD&I policies. The performance of these entities, fully adhering to the theme of this work and the lines of the professional master's degree, has been shown as fundamental in the development of policies to foster innovation. Application and replication: This paper analyzes the Embrapii model as a vector for articulating actions to encourage collaborative projects between its associated companies and research institutions. Other cooperation agreements with social organizations and innovation agencies may be replicated for strategic sectors of interest to the electrical and electronics industry. Impact: The proposed solution for creating value through the new collaborative economy business models results in the application of the results of partnerships, that is, technological innovation, enabling the creation of competitiveness and generation of new jobs, given its potential to generate positive externalities for the entire economy, in promoting competitiveness, productivity and international insertion of products resulting from our technology and innovation. Innovation: Innovation is much more linked to its potential to generate results in the market. The use of international technical standards for management of innovation provides a systemic approach on the complexity of the solution and the continuity of technological development, in an evident evolution of the concept of innovation as a generator of results for the company. Complexity: The research, development and technological innovation produced by the Brazilian electrical and electronics sector assumes fundamental importance in business models based on the digital economy, in addition to the evolution of traditional models. The totally new development of business models based on the applications, incremental or disruptive, of the technology developed by industries and institutions in the innovation ecosystem is a process of great complexity for companies of all sizes. Method and methodological procedures: The methodology of problem solving and exploration of opportunities, proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), proved to be fundamental in identifying the opportunity, in the justification of fostering the establishment of technological partnerships aiming at the realization of collaborative projects and in the solution’s addressing possible obstacles. - DissertaçãoAprimoramento da gestão de riscos corporativos para o desenvolvimento de negócios de uma grande empresa nacional de alumínioNagashi, Bruna Colantonio (2021-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: This work aims to present strategies for solving the problem faced by Aluminis on how to obtain, in a traditional company, the necessary attention to strategic issues related to the operationalization, participative management and culture of Corporate Risk Management for generation of shareholder value. Application: The analysis of the Company’s Corporate Risk management maturity, supported by interviews with the main managers of the Corporate Risk Management area and the special ized literature on this topic, revealed the need to review the main concerns regarding this issue, making it possible to start the intervention, with actions that reformulated the arrangement of points of attention in the process, in search of the desired evolution. Innovation: The diagnosis resulted in the direction of solutions for process innovations, considering mainly the sector in which the company operates, since it aggregates the development of the Corporate Risk Management methodology and its acculturation, including the risks related to the company strategy. Impact: This work is expected to help improve the company’s corporate risk management, by increasing its level of maturity, helping to mitigate the risks to which it is exposed, significantly increasing the participation of all employees and leadership in its daily management, as well as the synergy between the company’s strategic planning, the generation of shareholder value and a more mature Corporate Risk Management. Complexity: The main challenge faced in this work considers the engagement of all company employees, since it involves not only changes in processes and methodologies, but mainly in the company’s culture. The tone of leadership is of great importance for the success of the work, but without the active participation of all employees, corporate risk management becomes inefficient. Method and procedures: The methodology for solving problems and taking advantage of opportunities proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) was adopted. It started with the understanding of the problem, followed by its diagnosis, which led to the proposed solutions. - DissertaçãoAprimoramento de processo de due diligence de integridade como instrumento de controle de anticorrupção em empresa de telecomunicaçõesSoares, Leonardo Tadeu (2022-08-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto Esta pesquisa aplicada retrata o aprimoramento do processo de Due Diligence de Integridade na TIM S.A, empresa de Telecom, conduzido pela equipe Compliance e liderado pelo autor deste relato. Aplicação Tem por finalidade desenvolver e aplicar um método para garantir a identificação e prevenção do risco reputacional e indícios de corrupção na cadeia de suprimentos de maneira efetiva e baseada em teorias e soluções robustas permitindo uma melhor tomada de decisão para as medidas de controle de risco. Impacto Percorre o processo de Due Diligence de Integridade de forma a garantir a eficácia pretendida pela legislação anticorrupção que é aplicável as empresas. Apresenta em destaque uma proposta que busca privilegiar o afastamento de custos de transações, recomendar medidas de governança mais adequadas, a incorporação de tecnologia bem como a utilização de uma solução de identificação de riscos para apoiar a tomada de decisão. Tem uma abrangência transversal em todas as áreas da TIM que possuem relação com fornecedores na prestação de serviços e fornecimentos de produtos. A presente pesquisa aplicada pode ser utilizada também como referencial teórico e prático para qualquer outra organização na implementação ou melhoria do processo de Due Diligence de Integridade. Inovação Construído um artefato de TI para identificação de risco de integridade, que a partir de critérios objetivos, pesos e variáveis pré-programadas, possibilita classificar o risco reputacional do fornecedor em baixo, médio e alto com objetivo de demonstrar o referido risco associado ao terceiro. Diante a melhoria, o time de Compliance pode reduzir a manualidade do processo (minimizando subjetividades), tornar mais ágil à análise bem como proporcionar uma tomada de decisão mais segura para os cenários de risco. A proposta tem origem em teorias como custo de transação e governança como base para a proposição de um instrumento de identificação de risco, contribuindo para agregar maior sustentabilidade nas relações entre empresa e fornecedor, perenidade do negócio, bem como também atendendo a legislação de anticorrupção e melhores práticas de governança. Complexidade O autor é o executivo responsável pela área de Compliance na empresa que conduz o processo de Due Diligence de Integridade, bem como o principal tomador de decisão, e utilizou informações de seu próprio perímetro de atuação, o que facilitou a captura dos dados relevantes. Outras informações foram obtidas da literatura e dos dados institucionais da TIM que por ser uma companhia de capital aberto, apresenta seus relatórios ao mercado a partir de seu portal eletrônico na internet de relação com investidores. Em relação à pesquisa de campo, foi necessário o apoio da área de Suprimentos para o fornecimento dos dados de fornecedores. Método A pesquisa aplicada segue a metodologia para trabalhos práticos e aplicados proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a análise do contexto investigado, o entendimento do problema, o diagnóstico e a elaboração da proposta de solução. - DissertaçãoAproveitamento de oportunidade de mercado: serviço de transporte aéreo de petsOliveira , Andreia de (2021-04-28)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresenta a proposta do aproveitamento de uma oportunidade de mercado direcionada ao atendimento das necessidades e expectativas de clientes potenciais, sobre um serviço de transporte aéreo, o de pets, cães e gatos, como um novo negócio da empresa Anchor Express. Para isso, elaborou-se uma proposta correspondendo às etapas da estrutura da metodologia científica adotada no desenvolvimento do presente trabalho, quais sejam, Entendimento da Oportunidade Inicial, Diagnóstico, Proposta de Aproveitamento da Oportunidade, Plano de Ações, Intervenção e Avaliação. As inovações incorporadas ocorreram de forma reflexiva a respeito dos procedimentos e processos atualmente praticados pela empresa, no atendimento ao cliente, na maneira da relação com seus fornecedores, tornando-se mais claros os aspectos cruciais a luz do novo negócio. Os impactos das mudanças provocadas apenas no âmbito interno da empresa, pelo motivo de o serviço não ter sido lançado, em virtude da pandemia da Covid-19, com aprendizados mútuos entre os participantes sobre os enfoques adotados no trabalho. As dificuldades se deveram, de certa forma, ao fato de o trabalho ter sido desenvolvido em empresa da qual a autora não tinha nenhum vínculo empregatício, o que exigiu um entendimento rápido da sua cultura e do seu negócio. Uma delas teve a ver com a coleta de dados envolvendo pessoas que haviam utilizado os serviços das companhias aéreas e os potenciais clientes, além do desafio de pensar e elaborar um projeto de um novo negócio ainda não dominado pelos gestores da empresa. Mas o apoio e a aceitação por parte da direção da empresa, facilitaram os diálogos e entendimentos nas ações definidas para o desempenho com eficiência e eficácia. Os resultados futuros serão avaliados com base no crescimento e na consolidação do novo serviço, nos retornos financeiros, e no seu posicionamento no segmento, considerando as melhorias, inovações de serviços e processos que aumentem a eficiência e eficácia do negócio. - DissertaçãoAproveitamento de oportunidade para criação da empresa CLOSED Redes de ProteçãoSantos, Lucas Augusto Perez dos (2019-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo deste projeto está focado na necessidade de uma empresa do ramo de instalação de redes de segurança predial na cidade de Santo André no ABC Paulista: obter um novo fornece-dor para sua principal matéria-prima de trabalho (as redes de segurança) que possuísse não apenas um preço mais competitivo, como também uma operação em conformidade (compli-ance) com as severas exigências regulatórias do setor, ponto que suscitava dúvidas com o atual fornecedor. Essa necessidade mostrou-se ser uma oportunidade de negócio para empreendi-mento, não obstante a complexidade para um empreendedor iniciante, identificada pelas pes-quisas relacionadas ao nicho de negócio, produto, mercado, identificação de fornecedor com certificação de qualidade e demais exigências regulatórias. Esse desafio propiciou a constitui-ção de uma nova empresa nomeada CLOSED Redes de Proteção, que foca suas energias na importação, fabricação e regularização de matéria prima para a instalação de redes de proteção predial, com a certificação de qualidade exigida pelas normas brasileiras o que é raro entre os importadores, configurando-se uma inovação nessa atividade. Todo o processo de constitui-ção da nova empresa envolveu estudos sob os mais diferentes aspectos como: tributário, con-tratual e modalidade empresarial. Foram consideradas também as forças competitivas, alianças estratégicas e análise de riscos relacionada às dificuldades identificadas na solução adotada. O negócio mostrou-se, enfim, plenamente viável desde o seu planejamento e a sua aplicabilidade já foi confirmada uma vez que a empresa já está efetivamente funcionando e já efetuou a sua primeira importação e já está conquistando novos clientes. - DissertaçãoAproveitamento de oportunidade para criação da empresa CLOSED Redes de ProteçãoSantos, Lucas Augusto Perez dos (2019-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo deste projeto está focado na necessidade de uma empresa do ramo de instalação de redes de segurança predial na cidade de Santo André no ABC Paulista: obter um novo fornece-dor para sua principal matéria-prima de trabalho (as redes de segurança) que possuísse não apenas um preço mais competitivo, como também uma operação em conformidade (compliance) com as severas exigências regulatórias do setor, ponto que suscitava dúvidas com o atual fornecedor. Essa necessidade mostrou-se ser uma oportunidade de negócio para empreendi-mento, não obstante a complexidade para um empreendedor iniciante, identificada pelas pesquisas relacionadas ao nicho de negócio, produto, mercado, identificação de fornecedor com certificação de qualidade e demais exigências regulatórias. Esse desafio propiciou a constituição de uma nova empresa nomeada CLOSED Redes de Proteção, que foca suas energias na importação, fabricação e regularização de matéria prima para a instalação de redes de proteção predial, com a certificação de qualidade exigida pelas normas brasileiras o que é raro entre os importadores, configurando-se uma inovação nessa atividade. Todo o processo de constituição da nova empresa envolveu estudos sob os mais diferentes aspectos como: tributário, contratual e modalidade empresarial. Foram consideradas também as forças competitivas, alianças estratégicas e análise de riscos relacionada às dificuldades identificadas na solução adotada. O negócio mostrou-se, enfim, plenamente viável desde o seu planejamento e a sua aplicabilidade já foi confirmada uma vez que a empresa já está efetivamente funcionando e já efetuou a sua primeira importação e já está conquistando novos clientes. - DissertaçãoAutomação do processo de gestão na alocação de recursos profissionais da empresa K3RAlves, Renato de Araújo (2019-02-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho desenvolvido junto com à empresa K3R, prestadora brasileira de serviços de tecnologia, cujo principal produto é a gestão da implementação de sistemas, aborda sobre o desenvolvimento e implantação de um sistema de integração de informações, por meio de soluções tecnológicas, cuja automação busca-se alinhar aos atuais fluxos de processos na gestão de projetos, de forma a permitir a otimização da alocação de recursos e apuração de resultados de cada projeto atendido. Trata-se da busca pela solução do problema na ausência de um sistema integrado, cujos reflexos permitirão a exploração de oportunidades de prestação de serviço que o modus operandi atual da empresa não permite. O diagnóstico incluiu o mapeamento dos processos de gestão de projetos da K3R, e a busca pela identificação de uma solução pronta que pudesse atender às suas necessidades. Como não foi encontrado um sistema de informações integrado para gestão de projetos que se alinhasse a tais necessidades, a proposta de solução envolve o desenvolvimento de uma solução customizada, que se entende ser uma solução inovadora, dentro do setor, que proporcionará à K3R, no médio prazo, as informações que envolvem o processo de alocação de profissionais, e a agilidade, integração e, como consequência, reduzindo os custos. Em termos de inovação, pode-se considerar que o sistema, para o setor em questão, apresenta uma inovação disruptiva. A complexidade no desenvolvimento desta uma solução integrada está diretamente ligada a diversas variáveis relevantes, o que a torna relativamente complexa do ponto de vista de dificuldade, mas não das multifaces de desenvolvimento. Isto a torna perfeitamente aplicável ao segmento para o qual foi desenvolvida, mas também para outros segmentos, cuja replicabilidade envolva apenas algumas pequenas mudanças paramétricas. Durante seu desenvolvimento, foi observado que existe um potencial de comercialização do mesmo como produto ou serviço, sendo necessário avaliar há necessidade de alguma customização e revisão de processos, como realizada na K3R. - DissertaçãoAutomatização do processo de gerenciamento de mudanças de tecnologia da informação em uma instituição financeiraGomes, Milena Uezu (2022-08-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
RESUMO Objetivo: Implementar uma solução ligada ao processo de gerenciamento de mudanças de TI, que atenda o volume de requisições de mudanças na velocidade exigida com a adoção dos métodos ágeis pelas equipes de desenvolvimento e eliminação de gargalos na implantação das requisições de mudanças, além de oferecer uma melhor experiencia ao colaborador em uma instituição financeira considerada tradicional. Aplicação: A solução envolve a automatização do ciclo de vida de software, por meio da implantação de uma solução orquestradora, capaz de integrar a as ferramentas de CD/CI com o processo de gerenciamento de mudanças de TI, revisado com base nos direcionamentos do framework ITIL 4 e automatizado em uma plataforma de ITSM que permite integrações com demais tecnologias e que fornece agilidade sem perder a qualidade das entregas e não compromete a conformidade exigida pelos órgãos regulatórios. Inovação: Considera-se como uma das inovações, o preenchimento automático da requisição de mudança e a criação do Comitê Consultivo de Mudanças automático que permite as mudanças de risco baixo serem implantadas sem nenhuma ação humana no processo de gerenciamento de mudanças. Complexidade: A solução envolveu alto grau de complexidade pela presença de culturas diferentes entre as áreas de desenvolvimento com mindset ágil, o que demandou a interação com as áreas operacionais que estavam resistentes às mudanças, além da necessidade de priorizações das áreas de tecnologia para a participação do projeto. Impacto: Observou-se o aumento da satisfação do usuário quanto à velocidade das implantações e a sua experiência na utilização do processo, a melhoria da performance da plataforma e visão gerencial em tempo real. Com a revisão e adequação das alçadas de aprovação de requisição de mudanças e automação de 90% das atividades do time de Gestão de Mudanças houve um acréscimo de 50% na agilidade das aprovações e a redução significativa de 40% no custo unitário da operação. Método: adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados, apresentada em Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a análise de fontes primárias e secundárias de informação. A implantação da solução foi realizada em método híbrido. - DissertaçãoCaptação e recrutamento de pessoas com deficiência com Formação Escolar de Nível SuperiorMatos, Josenice Barreto (2021-03-25)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: this work presented a solution to the problem of capturing and recruiting people with disabilities with higher education at an educational institution, with the purpose of building a database and curricula to be shared with other companies interested in making covenants. Application: initially, interview techniques and a Survey research method were applied, in addition to the analysis of Forces and Threats and the Ishikawa Diagram. Along with the problem defined, a proposal for its solution was elaborated, a survey of the necessary resources was made, also an action plan and risk analysis. Implementation of the solution began with the reformulation of the Work with Us link on the institution's website, from the content of the existing registration form to make it accessible and effective in filling out the candidate’s information and building the database and resumes. Innovation: the proposed model presents in-process innovation through applied technology in order to provide relevant results in the development of the business. It is hoped that, with this solution, the institution can expand its competitive advantage in the labor market, as well as create value for partner companies, providing access to the database and curricula of people with disabilities with higher education. Impact: it is believed that the implementation of the solution dealt with in this project will result in a new look for professionals with disabilities with higher education in companies interested in this partnership when acting to promote the inclusion of people with disabilities in the labor market. In terms of geographical coverage, the main activity is in the state of São Paulo, with the potential to expand in the other units of the institution in the country. Complexity: complexity occurred in the development of the proposed solution to the problem presented in this work, when the details of the process for the elaboration, development and approval of the restructuring of the link Work with Us on the institution's page were met in meetings presented to the board, leading taking into account the specificities to aggregate knowledge in the areas of information technology and the consultancy contracted for the application of the best technologies to support the project. Method and procedures: the methodology adopted in the research was based on the Methodology for practical and applied works, by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), with the application also of quantitative methods, with the use of interview techniques and research method Survey. - DissertaçãoCentro de saúde e bem-estar – mudança de paradigmaHellmeister, Piero Grieco (2023-02-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: o mercado odontológico no Brasil apresenta características peculiares, uma delas é a nomenclatura do cliente ou usuário, como paciente. Dentre essas características próprias do mercado é possível observar uma mudança cultural para uma odontologia preventiva e minimamente invasiva. A maioria dos consultórios odontológicos possuem um mesmo padrão de agendamento de pacientes e atendimentos, focando na precisão técnica e na quantidade de pacientes atendidos. Aplicação: o estudo trata do aproveitamento de uma oportunidade observada quanto à necessidade demonstrada pelo público no tratamento humanizado e individualizado, a partir da disponibilidade de informações constantes pelos profissionais e equipe aos pacientes e ambientes confortáveis e convidativos. Impacto: com o aproveitamento da oportunidade a clínica Hmeister, localizada no bairro Cidade Monções em São Paulo, pretende mudar o conceito de atendimento, unindo a qualidade técnica, prevenção de saúde bucal e atendimento personalizado. Inovação: A inovação principal aparece na mudança de paradigma comportamental relacionado ao incômodo sentido pela maioria das pessoas durante o tratamento odontológico para uma vontade espontânea em ir e voltar à clínica Hmeister. O estudo também promove inovações tecnológicas em processos e protocolos para aumentar a frequência de visitas dos pacientes à clínica. Complexidade: reside na mudança do paradigma comportamental do paciente, mesmo de uma pequena parte da população, pois envolve alterações de hábitos ao longo do tempo as quais requerem informações detalhadas, reconhecimento e recursos dos pacientes, assim como assimilação e entendimento profundo sobre a nova abordagem pelos profissionais envolvidos. Método: a metodologia elaborada por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para o desenvolvimento de trabalhos aplicados para soluções de problemas ou aproveitamento de oportunidades organizacionais, apoiada pela realização de duas pesquisas survey com o público-alvo residentes na Cidade de São Paulo e fora do Estado de SP, para captar necessidades e preferências de pacientes em relação aos ambientes e tratamentos odontológicos.