Administração - TCC - CCSA Higienópolis
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- TCCA aplicação dos conceitos da neuliderança na gestão eficaz dos serviços logísticosScalioni , Alicia Dalete Bortolosso; Carvalho, Giovanna Silva; Santos, Valeria Oliveira dos (2023-06-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo teve por objetivo explorar como os conceitos da neuroliderança podem ser aplicados na gestão de serviços logísticos. A neuroliderança é uma abordagem que combina conceitos de neurociência e liderança para entender como o cérebro funciona em situações de liderança e como isso pode ser aplicado na prática para melhorar a eficiência e eficácia da gestão. A gestão de serviços logísticos é uma área importante que envolve o gerenciamento de processos complexos, desde o transporte até o armazenamento e distribuição de mercadorias. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica e de campo buscou investigar como a aplicação dos conceitos da neuroliderança pode contribuir para melhorar a gestão desses serviços, com foco no modelo SCARF. O estudo indicou tendência de ineditismo em relação ao conhecimento sobre o modelo SCARF e concluiu que a aplicação do mesmo resulta em contribuição para a gestão eficaz do serviço logístico, causando impacto positivo no mesmo. - TCCA contribuição das estratégias de employer branding para a atração e retenção de talentosCarvalho, Erick Alves; Tambellini, Leticia Morales; Oliveira , Vinicius Silva (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com a crescente visibilidade das empresas após o crescimento comercial advindo da Segunda Guerra Mundial, essas empresas passaram a se preocupar com a importância de possuírem mão de obra qualificada. Iniciou-se, portanto, um movimento que buscava atrair esta mão de obra cada vez mais competente e qualificada. Juntando estratégias de gestão de pessoas e marketing, o Employer Branding busca desenvolver métodos para valorizar a imagem das empresas diante dos atuais funcionários e daqueles que estão em processo de recrutamento, buscando oferecer uma boa experiência aos mesmos. O estudo apresentado neste trabalho teve como objetivo principal entender as contribuições das estratégias de Employer Branding para atração e retenção de talentos adotadas pelas empresas. Foi realizado por meio do método qualitativo e pesquisa exploratória, os dados foram coletados através de entrevistas com roteiros semiestruturadas para dois grupos, um formado por profissionais de RH e Marketing envolvidos no desenvolvimento de Employer Branding e outro por jovens ingressantes no mercado. A partir da análise de dados foi possível notar muitas semelhanças nas falas e opiniões entre os entrevistados e os autores citados no decorrer do referencial teórico. Nota-se uma mesma concepção entre os jovens talentos, novos ingressantes do mercado de trabalho, sobre uma boa empresa para trabalhar nos dias atuais, todos citando pontos em comum. Com isso, observa-se que as estratégias de Employer Branding contribuem com a retenção e atração de jovens. O estudo colabora para as organizações entenderem quais são as principais ações de Employer Branding e como isso auxilia para atrair e reter talentos. - TCCA implantação de ações afirmativas para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho: as iniciativas do setor bancárioAmbrosino, André Cezaroni; Ferro , Lais Bianco; Ferreira, Leonardo de Abreu; Cury, Vitor Hahn (2023-06-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A implantação de ações afirmativas não é apenas uma questão de justiça social, mas também um fator estratégico para as empresas. O objetivo central do trabalho é analisar a implantação das ações afirmativas do setor bancário, destacando o seu impacto para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho. Dessa forma, propõem-se a reflexão acerca da diversidade, que traz benefícios significativos, como a ampliação da criatividade, inovação e produtividade. A análise dos dados revela que algumas empresas ainda não adotam políticas de inclusão de jovens negros e que a representatividade desses colaboradores em cargos de liderança ainda é baixa em muitas organizações. Portanto, é fundamental que as empresas continuem investindo em políticas e ações que promovam a inclusão e garantam igualdade de oportunidades para todos os jovens, independentemente de sua cor ou origem étnica. Palavras-chave: ações afirmativas; setor bancários; jovens negros; mercado de trabalho; diversidade; inclusão; iniciativas. - TCCA influência da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho sobre o desempenho das equipesFonseca, Henrique da Silva; Rizzolo, Rafael Corte (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As empresas precisam aprimorar a maneira de liderar pessoas, gerenciar clima organizacional e fatores relacionados com motivação e bem-estar. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre o desempenho das equipes, assunto que atualmente é um objeto de estudo bastante abrangente e levado a sério por organizações que não só desejam obter melhores resultados, mas que também priorizam as melhores condições oferecidas aos seus funcionários para a realização de suas tarefas. Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Promover o bem-estar e segurança dos trabalhadores são de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal. Esse estudo é definido como pesquisa exploratória e descritiva, realizado com 5 colaboradores de diferentes áreas, utilizando o método de entrevistas semiestruturadas. O estudo também colabora na importância que os programas de QVT possuem para a organização, sendo indicadores importantes que diminuem ou promovem a satisfação dos colaboradores. - TCCA presença feminina no mercado de trabalho: uma análise da diversidade e equidade de gênero no Brasil no período recenteCarneiro, Gabriela Nogueira (2023-06-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho analisa e elucida as disparidades e desigualdades que incidem sobre a inclusão da força de trabalho feminina no mercado formal, recortando o período da última década no Brasil, incluindo ocupação, nível de escolaridade, remuneração e colocação entre os gêneros em idade economicamente ativa. Para isto, usa-se de dados estatísticos extraídos principalmente do Síntese de Indicadores Sociais – IBGE, aliados a estudos anteriores que visam explicar a desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho, tornando o trabalho uma pesquisa básica, de método qualitativo, que visa aprofundar um conhecimento prévio, explicando as relações que causam a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. Ao longo deste trabalho, diversas visões sobre o racional para a perpetuação da desigualdade laboral são expostas, vide a dificuldade em estabelecer uma única relação de causa e efeito, dentro de parâmetros históricos, socioeconômicos e culturais. Entende-se que a discriminação permeia as esferas exemplificadas acima e se arrastam na história do capitalismo desde a introdução das mulheres no mercado de trabalho, inclusive de modo inconsciente através de vieses adquiridos pela sociedade. O gênero masculino ainda se encontra em vantagem em comparação às mulheres no mercado de trabalho, aproveitando-se de relações de dominância e da divisão sexual do trabalho. - TCCA sustentabilidade corporativa e o seu papel nos planos estratégicos de duas empresas têxteisValentim, Guilherme Lopes; Mozza, Paula; Kropp, Rafael Arbaitman (2023-06-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Diante dos pontos supracitados, a presente pesquisa visa analisar empresas do setor têxteis para compreensão de seus planejamentos e atitudes inerentes ao meio ambiente. Uma vez que, em séculos passados, as produções têxteis se davam de forma artesanal, tornando-os acessíveis apenas às pessoas de poder aquisitivo. A implementação e uso de máquinas e tecnologias, fomentou a produção em massa, barateando custos e aumento significativo de fabricação. Como resultado, houve o estímulo ao consumo desenfreado e descartes irregulares que impactam o ciclo sustentável como um todo. Frente ao exposto, este estudo, buscará a resposta para a pergunta: Qual o impacto da sustentabilidade nos planos estratégicos das empresas no setor têxtil? Nesse sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa. Assim, o tema desta análise é: A sustentabilidade corporativa e sua influência nos planos estratégicos de duas empresas têxteis e esta delimitação contribui para a percepção das empresas do ramo têxtil à sustentabilidade. Com isto, define-se como sendo objetivo geral: Avaliar os possíveis impactos (positivos ou negativos) inerentes a implantação de ações socioambientais nos planos estratégicos de duas empresas do setor têxtil, e os objetivos específicos são: 1. Pesquisar quais as possíveis ações estratégicas socioambientais que podem ser planejadas e desenvolvidas pelas empresas do setor têxtil; 2. Identificar o processo de desenvolvimento dos planejamentos estratégicos socioambientais (pensamento estratégico, implantação e monitoramento) em duas empresas do setor têxtil; e 3. Identificar os resultados obtidos pela implantação das ações estratégicas socioambientais. - TCCAções de comunicação das empresas fabricantes de energético voltadas para o público gamerParente, Amanda Leite; Cruz, Guilherme de Carvalho; Holcman, Thatiana Sorrentino (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Contexto: Atualmente, os videogames e plataformas de games online vem trazendo um novo canal de mídia como estratégia de comunicação e marketing. Portanto, em meio às novas formas de comunicação com o público surge o Advergame que é a fusão dos termos em inglês Advertise (que significa propaganda) e videogame (que significa jogo eletrônico) dando o nome à estratégia de comunicação mercadológica utilizada em jogos, principalmente os eletrônicos, como uma ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou organizações. Em decorrência da pandemia de COVID-19, diversos setores do mercado foram afetados negativamente; entretanto, no setor da indústria dos games, os jogos online nunca foram tão jogados como antes. Com isso, as marcas conseguem utilizar esses jogos como espaços de mídia para se comunicar com seus clientes e públicos de interesse. Objetivo: Este trabalho procurou então identificar como as empresas fabricantes de energéticos estabelecem suas ações de comunicação para atingir o público gamer e fortalecer a sua marca diante desse público. Método: Para melhor atingir os objetivos apresentados neste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória e qualitativa pelo método Bardin de análise de conteúdo. Pois assim foi possível entender melhor o comportamento de consumo do produto energético por esse público. Resultados: Verificou-se as ações de comunicação utilizadas pelos fabricantes de energéticos direcionadas para o público gamer. São ações offline (eventos e stands) e ações online, dentro dos jogos online e plataformas digitais online. Conclusões: As marcas promovem e patrocinam eventos, inserem-se dentro dos jogos e das plataformas, e se apropriam de mensagens com linguagens que entram de acordo com seu público. Tudo isso corrobora para uma venda de seus produtos e fortalecimento da marca nesse mercado. - TCCAções do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplacesDutra, Pedro; Alonso, Thales Pereira; Tomaz , Victor Hugo Brunca (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces. - TCCAlternativas de investimento em renda fixa: um estudo com base na pesquisa o raio-x do investidor brasileiro da anbima entre os anos de 2020 e 2021Martins, Caroline Dourado; Macedo, Daniella Fernandes Werneck de; Wakim , Paula dos Santos (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os instrumentos de investimento em renda fixa mais utilizados pelos investidores no Brasil entre os anos de 2020 e 2021 e verificar se existiram mudanças significativas de perfil de investimento entre os períodos. Para isso, foi utilizado o método de estatística descritiva para análise das bases de dados extraídas das pesquisas “Raio-X do Investidor” realizada pela ANBIMA, entre os anos de 2020 e 2021. Na edição de 2020 foram feitas 3.408 entrevistas, com pessoas de 16 anos ou mais, das classes A, B e C. Já 2021, segue com os mesmos padrões de perfil, porém, com uma amostra de 5.878 pessoas. Após a análise dos resultados verificou-se que: o ativo de renda fixa mais utilizado é a caderneta de poupança; houve uma diminuição percentual dos investidores; aumento percentual de investidores mulheres; os investidores estão concentrados mais na classe C e no sudeste; Em relação à faixa etária, a maior parte dos investidores concentra-se entre os 45 e 59 anos de idade. - TCCAnálise da gestão do capital de giro de uma empresa do agronegócio listada na b3Botole, Enzo Bordon Kronca de Haro; Pereira, Lucas Fernandez; Atoji, Matheus Nogueira Baldim; Gawin, Samuel (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como objetivo, identificar e estudar, os principais indicadores de fluxo de caixa de uma empresa importante no setor do agronegócio brasileiro, a Brasilagro. Para isso, reclassificamos o balanço da companhia de acordo com o modelo de Fleuriet (1978), comparando os indicadores da companhia com as empresas pares: SLC Agrícola e Terra Santa. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa de natureza quantitativa, de abordagem descritiva nos resultados das empresas no período de 2018 a 2022. Os dados coletados, foram extraídos diretamente do RI das empresas listadas na B3, e a partir disto, foram calculados os indicadores: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro Líquido (CGL) e Saldo de Tesouraria (ST). Pelos resultados, obteve-se que a aplicação do Modelo Fleuriet conseguiu apresentar a evolução do comportamento das variáveis NCG, CGL e ST no período abordado pelo estudo. O estudo contribuiu para diagnosticar a situação financeira da empresa e identificar aspectos relevantes como a necessidade de financiamentos de curto prazo e conhecimento da folga financeira da empresa. - TCCAnálise das estratégias de internacionalização de multinacionais brasileiras: métodos de entrada em mercados globais embasados nas teorias de internacionalizaçãoEca, Barbara Beatriz de Carvalho; Dorgam, Raphaella Oliveira; Souza, Rhayanara de Oliveira Rossi; Santos, Gustavo Oliveira Garbo dos (2023-11-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No mundo contemporâneo, a globalização exerce influência significativa e as empresas que adotam estratégias globais podem colher benefícios como redução de custos, melhoria da qualidade e vantagens competitivas. O estudo examina a internacionalização das empresas brasileiras do setor industrial, enfatizando a importância da estratégia e do conhecimento do mercado-alvo. As teorias da internacionalização, tendo elas, Teoria do poder de mercado, paradigma eclético, Teoria de internalização, Modelo de Uppsala, e Empreendedorismo Internacional, são fundamentais no processo. O estudo analisou a estratégia de internacionalização de três empresas brasileiras: Gerdau, Grupo Votorantim e Vale. Todos seguiram uma abordagem gradual, começando com investimentos em mercados próximos antes de expandirem para regiões mais distantes. Beneficiaram-se também de vantagens competitivas, como recursos naturais ou conhecimentos especializados em setores-chave. As estratégias de internacionalização utilizadas por estas empresas podem servir de exemplo para outras que pretendam expandir-se globalmente. A pesquisa ressalta a importância de um conhecimento profundo do mercado-alvo, considerando fatores como cultura, regulamentações e preferências do consumidor. O estudo contribui para a compreensão de estratégias eficazes de internacionalização e do papel das teorias de internacionalização nesse processo. No entanto, reconhece limitações, incluindo restrições de tempo e potenciais vieses na interpretação dos resultados. Em suma, este estudo fornece insights importantes sobre a internacionalização de empresas brasileiras no setor industrial, enfatizando a importância de estratégias bem planejadas, aprendizado gradual e uma compreensão profunda dos mercados-alvo. As suas conclusões têm o potencial de orientar pesquisas futuras e oferecer apoio tanto às empresas como aos decisores no aproveitamento de oportunidades nos mercados globais. - TCCAnálise do comportamento do consumidor e da jornada de compra em E-commercesBiroli , Ana Carolina Amaral; Miguel, João Pedro de Moraes Salles; Santos , Davi Gonçalez dos; Lucena , Rafael Espin (2023-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho tem como objetivo analisar a jornada do consumidor no contexto do e-commerce, utilizando o modelo teórico dos cinco A's proposto por Kotler (2017). Este modelo descreve as etapas de assimilação, atração, arguição, ação e apologia na jornada de compra, tanto no ambiente físico quanto no digital. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas semiestruturadas com nove consumidores habituais de e-commerce. A análise de conteúdo das entrevistas, com base nos cinco A's, revelou que a maioria dos entrevistados possui uma preferência por compras online. Destaca-se a relevância atribuída à publicidade direcionada nas redes sociais por todos os participantes. A ênfase na qualidade do produto e na relação custo-benefício emerge como critérios primordiais nas decisões de compra, evidenciando um interesse compartilhado na durabilidade e na experiência do usuário. A confiança emergiu como um fator crucial na tomada de decisões de compra, influenciada pelas avaliações de outros consumidores e pela percepção da qualidade da publicidade das empresas. - TCCAnálise dos efeitos da pandemia da covid-19 na balança comercial brasileiraBiondo, Felipe Herrera; Locatelli, Nathalia Lopes (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve por objetivo analisar quais foram os efeitos da Pandemia da Covid 19 na balança comercial brasileira, identificando as alterações nos valores totais de importação e exportação de 2020 e 2021 em relação a 2019, nos principais produtos exportados e importados e nos principais parceiros comerciais. O estudo foi feito baseado em uma pesquisa quantitativa com dados secundários, extraídos de sites oficiais. Foi possível identificar algumas variações nos valores totais, em seus produtos e nos países com os quais o Brasil comercializa. - TCCAs características socioeconômicas e suas influências nas práticas sustentáveisCruz, Laura de Fatima Pereira; Silva, Isabella Beatriz Vaz da; Deusdado , Leticia Maria Azevedo (2022-12-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo principal contribuir com os estudos referente ao entendimento de como as características socioeconômicas influenciam no nível de preocupação com a sustentabilidade das pessoas. Para isso, foi disponibilizado um questionário via Google Forms no qual foi solicitado aos respondentes que avaliassem algumas afirmações e situações envolvendo conceitos e atitudes relacionados aos pilares da sustentabilidade. Os resultados demonstraram o gênero dos respondentes está diretamente relacionado à preocupação com a sustentabilidade e que a classe social ou o grau de instrução não interferem nas atitudes dos consumidores. - TCCAs fraudes corporativas no Brasil sofrem as mesmas penalidades que as ocorridas nos EUA?Araujo , Beatriz Correa; Salvador, Bruna Rodrigues; Lins, Cinara Tavares; Gonçalves , Paula Braz (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Há muito tempo, as fraudes corporativas têm sido objeto de estudo tanto pela sua origem, seus desdobramentos e como seu deu a punição para os responsáveis, seu impacto na sociedade, nos acionistas e no mercado financeiro como um todo. A presente pesquisa teve por objetivo estudar, analisar e comparar casos brasileiros e americanos de fraudes corporativas e focar, principalmente, em como foi aplicada a punição para tais casos, a fim de esclarecer se há diferença nas penalidades sofridas aqui e nos EUA. Para a análise mais minuciosa, foram escolhidos os casos brasileiros do Banco Panamericano, Banco Nacional e Lojas Americanas, e americanos das empresas Enron, WorldCom e Xerox, e a metodologia foi realizada a partir de dados de pesquisa secundários. Foi concluído que há, de fato, uma divergência no tratamento de fraudes nos dois países devido a diferenças nos sistemas de governança e na aplicação da lei, os EUA deram passos significativos com a Lei SOX, enquanto o Brasil precisa de maior seriedade na aplicação de penalidades e no sistema judiciário. - TCCAssédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual: a prevenção e o combate na visão dos profissionais de RHTeixeira, Bruna Lujan; Nakahara, Fernanda Roana Ayumi; Lace, Pedro Faria (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desta pesquisa foi analisar o assédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual, com enfoque nas reações e ações tomadas pelas empresas diante dessas situações elencando as definições, consequências, medidas de prevenção e combate, além de discorrer sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 com relação a este fenômeno. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas que evidenciaram, no âmbito do estudo, que o processo de assédio é conhecido pelos profissionais, além de ter sido intensificado durante a pandemia no ambiente virtual; e que as empresas possuem código de conduta e ética, políticas contra o assédio moral e canais de denúncias variados, além de tratativas após o ocorrido que prezam o sigilo da vítima. Apesar disso, foi possível constatar que não há ampla divulgação sobre o tema nas empresas, já que não há constância nos treinamentos, revisitas ao tema e a utilização de líderes como exemplo; e consequentemente também se notou que as vítimas frequentemente demitem-se após a ocorrência do assédio. - TCCBenefícios e impactos da adoção do clube-empresa no cenário do futebol brasileiroPitta, Andre Paione; Fragoso , Andre Passos Fonseca; Garcia, Leonardo Heredia; Silvestri, Lucas Tucci (2022-12-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Atualmente, a quantidade de clubes desenvolvendo interesses no modelo de gestão empresarial tem crescido exponencialmente, sendo que alguns, inclusive já adotaram tal sistema. A partir desse modelo é debatido diversos aspectos referentes aos benefícios e impactos que um clube e o cenário no qual ele se encontra pode sofrer. Todavia, o modelo de clube-empresa sofre com dificuldades legais, financeiras e culturais para sua estruturação, havendo indícios que exista uma ausência de investidores interessados no cenário atual, fato que pode ser revertido com a reestruturação interna dos clubes, ou seja, que seja possível que toda sua gestão passe a ser realizada de forma gerencial, afetando assim a transparência de suas ações e de sua prestação de contas. Para esse objetivo de estruturação das associações em empresas, foi e está sendo estipulado diversas alterações legais a fim de viabilizar essa transformação. A demonstração desses resultados foi conferida por meio de uma pesquisa qualitativa com alguns profissionais ligados ao futebol, porém atuando em setores diversos, tanto dentro do clube quanto extra-clube, garantindo, assim, uma melhor visualização dos benefícios e impactos por aqueles que incorporam o cenário futebolístico, citando casos específicos e objetivos do tema. - TCCComo a definição do mix de produtos e serviços da categoria móveis pode afetar as estratégias de varejo de uma empresa familiarBalassiano, Daniel Abezgauz; Pereira, Matheus Dias; Rao Filho, Alexandre (2023-06-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O varejo no Brasil tem apresentado profundas transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento de novas estratégias competitivas e da procura das empresas por atuação regional e nacional. O grande potencial de expansão da atividade atraiu a entrada de participantes externos, o que levou à adoção de conceitos mais modernos de operacionalidade. Apesar de diversas crises que o Brasil apresentou ao longo dos anos, o cenário varejista demonstra-se otimista visto que o setor apresentou em 2021, assim como apresentado no gráfico abaixo “Volume de vendas no comercio varejista em 2021”, resultados positivos pelo quinto ano consecutivo, sendo 1,4% de crescimento em relação ao ano de 2020, que registrou alta de 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC (IBGE, 2022). - TCCComo as fintechs podem gerar valor para seus clientes na cidade de São PauloPaula, Carlos Eduardo Primon de; Rodrigues, João Pedro Vieira; Sousa, Victor Hugo Porsani de; Aiube, Vitor Atala (2023-06-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As Fintechs vêm desempenhando um papel importante na economia brasileira, mais especificamente na cidade de São Paulo, competindo com instituições financeiras tradicionais e disponibilizando serviços que antes pareciam inalcançáveis para a maioria dos brasileiros. Esses impactos foram gerados a partir da utilização de tecnologia para facilitar e agilizar processos, levando diversos serviços financeiros para perto de milhões de pessoas. Este estudo tem por finalidade analisar como os consumidores de Fintechs enxergam valor nos serviços prestados por essas empresas, buscando compreender quais vantagens foram vistas nas Fintechs em relação a instituições tradicionais que fizeram com que seus clientes migrassem de empresa. Foi conduzida uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa através de entrevistas com pessoas pertencentes a geração Y, que compreende nascidos do início da década de 1980 até meados de 1990 e que utilizam serviços de Fintechs no seu dia a dia. A partir das entrevistas, foi conduzida uma análise em relação ao tema, de acordo com as respostas dos entrevistados. A introdução de tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros trouxe benefícios aos usuários desses produtos, tanto pela facilidade de acesso quanto a agilidade dos procedimentos, levando a migração de muitos usuários a empresas financeiras de tecnologia. - TCCComo as inovações podem contribuir para os empreendimentos femininos no setor de cosméticos serem mais competitivosCardoso, Angelina Guimaraes; Julio, Isabela Mendes; Fon, Sofia Ypiranga e Rodriguez de Chaves; Collavitti, Yasmin Sabatine (2023-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esse trabalho tem como objetivo analisar e compreender de que maneira as inovações podem desempenhar um papel crucial no fortalecimento da competitividade dos empreendimentos femininos no setor de cosméticos. O contexto contemporâneo evidencia um cenário em que as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente no empreendedorismo, particularmente no segmento de produtos de beleza. A pesquisa buscou identificar as inovações mais relevantes no setor de cosméticos e como essas podem ser estrategicamente incorporadas pelos empreendimentos liderados por mulheres, a fim de aumentar sua competitividade no mercado. Foram explorados aspectos como tecnologias emergentes, novas formulações, estratégias de marketing inovadoras e abordagens sustentáveis. Além disso, o estudo buscou destacar desafios específicos enfrentados por empreendimentos femininos no setor de cosméticos e como as inovações podem ser aplicadas como ferramentas estratégicas para superar tais desafios. A análise realizada após uma série de entrevistas que nos permitiu examinar as experiências e trajetórias de empreendedoras no setor possibilitou uma compreensão dos fatores que influenciam a competitividade desses negócios. Concluiu-se que que as inovações nos empreendimentos femininos de cosméticos são em sua maioria voltadas ao mundo digital e com a preocupação com o meio ambiente. Observa-se que esses diferenciais contribuem para o ganho de competitividade dos empreendimentos de cosméticos liderados por mulheres.