Administração - TCC - CCSA Higienópolis
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- TCCPizzaria no Brasil: as ações de marketing no ambiente físico e no digital, um estudo de caso da pizza primeKatko, Anna Catarina Pereira; Andrade, Bruno; Lucas, Bruno Moraes da Silva Gomes; Ito, Guilherme Hiroshi (2022-11-30)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este estudo buscou identificar como são feitas as ações do composto de marketing em pizzarias que atuam tanto de forma física, quanto digital, procurando revelar as suas semelhanças e as diferenças. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e exploratória, a partir de estudo de caso único. Para tal, escolheu-se a Pizza Prime para a realização do trabalho. A investigação científica procurou, a partir dos pressupostos teóricos, elucidar as semelhanças e diferenças entre os dois ambientes, físico e digital. A coleta de dados se deu a partir de fontes de evidência. Os dados foram comparados entre si e a teoria. Ao fim do estudo foi possível constatar que a pizzaria Pizza Prime consegue atingir sucesso em ambos os ambientes pois está cada vez mais expandindo com unidades novas em diferentes regiões, com site e redes sociais que estão cada vez mais atingindo seu público-alvo, o número de seguidores nas redes sociais como Facebook e Instagram aumentam cada vez mais. - TCCAssédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual: a prevenção e o combate na visão dos profissionais de RHTeixeira, Bruna Lujan; Nakahara, Fernanda Roana Ayumi; Lace, Pedro Faria (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desta pesquisa foi analisar o assédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual, com enfoque nas reações e ações tomadas pelas empresas diante dessas situações elencando as definições, consequências, medidas de prevenção e combate, além de discorrer sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 com relação a este fenômeno. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas que evidenciaram, no âmbito do estudo, que o processo de assédio é conhecido pelos profissionais, além de ter sido intensificado durante a pandemia no ambiente virtual; e que as empresas possuem código de conduta e ética, políticas contra o assédio moral e canais de denúncias variados, além de tratativas após o ocorrido que prezam o sigilo da vítima. Apesar disso, foi possível constatar que não há ampla divulgação sobre o tema nas empresas, já que não há constância nos treinamentos, revisitas ao tema e a utilização de líderes como exemplo; e consequentemente também se notou que as vítimas frequentemente demitem-se após a ocorrência do assédio. - TCCPrincipais impactos decorrentes da crise do leste europeu sobre as exportadoras de milho e trigo no BrasilMarinho, Alice Ruza; Rufino, Clara Braga; Souza, Nathalia Nemec de (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a crise no Leste europeu afeta as exportações de milho e trigo no Brasil. No cenário atual há possibilidade de mudanças no mercado internacional de commodities devido à crise contemporânea entre a Rússia e a Ucrânia, dois grandes players deste mercado. A pesquisa principia por uma pesquisa bibliográfica destinada a conhecer, inicialmente, as oportunidades e ameaças decorrentes de crises internacionais na atividade econômica que se verificaram ao longo da história. Na sequência, abordam-se a estrutura e os agentes do mercado internacional de milho e trigo e, logo após, discutem-se fatos e tendências envolvendo reflexos econômicos do conflito político no leste europeu. Após a apresentação desta revisão de literatura, descrevem se os procedimentos metodológicos assumidos para a execução do projeto, que, em sua próxima fase, buscou o alcance do objetivo estabelecido por meio de coleta, análise e interpretação de dados secundários a serem obtidos em fontes oficiais, tais como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), CONAB (Companhia de Abastecimento Nacional), além de matérias jornalísticas sobre o tema em estudo. A pesquisa trouxe evidências de como a crise no leste europeu pode afetar as exportações de milho e trigo no Brasil, podendo se tornar um dos players no momento para abastecer o mercado de commodities e a demanda atual. - TCCAlternativas de investimento em renda fixa: um estudo com base na pesquisa o raio-x do investidor brasileiro da anbima entre os anos de 2020 e 2021Martins, Caroline Dourado; Macedo, Daniella Fernandes Werneck de; Wakim , Paula dos Santos (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os instrumentos de investimento em renda fixa mais utilizados pelos investidores no Brasil entre os anos de 2020 e 2021 e verificar se existiram mudanças significativas de perfil de investimento entre os períodos. Para isso, foi utilizado o método de estatística descritiva para análise das bases de dados extraídas das pesquisas “Raio-X do Investidor” realizada pela ANBIMA, entre os anos de 2020 e 2021. Na edição de 2020 foram feitas 3.408 entrevistas, com pessoas de 16 anos ou mais, das classes A, B e C. Já 2021, segue com os mesmos padrões de perfil, porém, com uma amostra de 5.878 pessoas. Após a análise dos resultados verificou-se que: o ativo de renda fixa mais utilizado é a caderneta de poupança; houve uma diminuição percentual dos investidores; aumento percentual de investidores mulheres; os investidores estão concentrados mais na classe C e no sudeste; Em relação à faixa etária, a maior parte dos investidores concentra-se entre os 45 e 59 anos de idade. - TCCMercado de luxo e as mudanças causadas pela pandemiaHalbe, Amanda Rodrigues; Vieira, Camila Tolosana Mendes; Nunes Junior, Flavio dos Santos; Palasthy, Gabriela Pita (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste artigo é compreender como o marketing digital impactou o mercado de luxo na pandemia. Já os objetivos específicos são: I) Comparar a evolução do mercado de luxo antes x depois da pandemia; II) Identificar a ambientação do processo de compra antes e depois da pandemia; e III) Entender o atendimento personalizado nos âmbitos on-line e físico. No referencial teórico, foram abordados os assuntos: globalização e internet, marketing digital, luxo, mercado de luxo e a pandemia. A pesquisa de campo se deu por meio de dados secundários de domínio público. Para análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo, assim foi possível identificar que o marketing digital impactou o mercado de luxo na pandemia, enfatizando a importância das marcas seguirem tendências digitais, tornando a compra de modo virtual, tão atrativa como a presencial, sendo uma ação complementar e não de substituição. As limitações existentes no estudo foram a impossibilidade de realizar uma entrevista com os gestores dos dois conglomerados, devido a imposição do tempo para realizar o roteiro e informar a comissão de ética a tempo hábil para responder o problema de pesquisa e os objetivos gerais e específicos. - TCCEfeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovaçãoCaminhola, Caio Rodrigues; Backa, Lucas Leme; Cavallini, Lucas Cordeiro (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Neste artigo buscou-se avaliar os efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação, mensurando as suas intensidades no nível individual. Para a pesquisa, estudos sobre os temas já citados e suas relações foram analisados, visando o entendimento de como essa poderia gerar competitividade para as organizações, produzir novas vantagens competitivas e produtos inovadores. Para alcançar os resultados, utilizou-se de uma pesquisa quantitativa envolvendo 115 respondentes de uma empresa de transporte urbano na cidade de São Paulo. Os questionários foram aplicados de forma online. Os resultados confirmaram a hipótese estatística deste estudo, ou seja, a capacidade de absorção provoca efeitos na capacidade para inovação e a explica 47%, quando analisada sob a perspectiva individual. - TCCO impacto do coronavírus (covid-19) no conflito trabalho-família vivido por mulheres profissionais de empresas privadasFinzeti , Flávia; Zhu, Katia Jiaqi; Mancini, Matheus Garcia (2022-12-06)
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Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliométrica sobre as publicações de artigos publicados no período de 2020 a 2022 que relataram o impacto do Coronavírus (COVID-19) no conflito trabalho-família vivido por mulheres profissionais de empresas privadas. Foram consideradas as plataformas Google Acadêmico, SciELO e Spell. Os filtros utilizados no título, no resumo e nas palavras-chave fizeram emergir 16 artigos. Estes foram sistematizados em cinco categorias: periódicos, autores, instituição de ensino, tema e abordagem de pesquisa. Os resultados revelaram que entre os fatores que compõem o conflito trabalho-família, o tempo decorrente do excesso de horas desprendidos pelas mulheres para o desempenho de papéis na família/trabalho e o comportamento decorrente da violência doméstica foram os assuntos mais abordados. Como limitação destaca-se a análise em apenas bases de dados de periódicos nacionais. - TCCO desenvolvimento de inovações em startups que contribuem com o descarte de resíduosEngholm, Ellis Farine; Moscardini, Guilherme Trevizam; Britto, Luana Perez; Cordeiro, Vinicius Cadette (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A partir da preocupação com o descarte de resíduos e seu impacto no meio ambiente, este artigo teve como objetivo verificar como startups desenvolvem inovações que influenciam no processo de descarte de resíduos. Para tornar possível essa verificação, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa através de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado, com gestores de startups que aplicam inovações que contribuem com o descarte de resíduos. As respostas para o roteiro foram analisadas através da transcrição das entrevistas, e relacionadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, evidencia-se a utilização de tecnologias para implementação de inovações sustentáveis de forma incremental, e a preocupação com a educação ambiental da população em geral. Além disso, destaca-se a possibilidade de obter vantagens competitivas através de inovações sustentáveis e suas relações com os pilares ESG, respeitando diretrizes de governança, com foco no meio ambiente e responsabilidade social. - TCCPrincipais desafios na importação independente de veículos de luxo no BrasilSouza, Amanda Zanatta de; Pavani, João Victor Colombo; Bonella, Raian Scaramussa; Galante, Yuri Andre Rodrigues Mirra (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem o objetivo de entender os principais desafios enfrentados por empresas que realizam importação independente de veículos de luxo no Brasil. Embasado pela revisão da literatura, o estudo se aprofunda nos temas que rondam a pesquisa, como a sistemática de importação, as importadoras independentes, a história da indústria automobilística brasileira e o mercado de luxo nacional, caracterizando os pontos essenciais. A partir da triangulação de dados primários e secundários, a metodologia qualitativa é utilizada para analisar os dados coletados. Considerando os dados, pode-se entender que a estrutura tributária brasileira, a volatilidade das moedas utilizadas nas compras internacionais e a dependência do modal marítimo para transporte dos veículos são os fatores que mais dificultam a prática de importação independente de veículos de luxo no Brasil. - TCCImpacto do patrocínio esportivo na relação clubes e marcasSantos, Lais Livia da Silva; Heppner, Eirik Axel; Teixeira, Leandro Leme; Choi, Marcos Jae Hoon (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este estudo teve como objetivo identificar o impacto do patrocínio esportivo na relação clubes e marcas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de duas entrevistas realizadas com o diretor de marketing esportivo de uma empresa de materiais esportivos e um membro do Conselho Administrativo de um clube paulista. Além de um questionário elaborado para torcedores de clubes brasileiros. A conclusão obtida na pesquisa demonstra que o patrocínio esportivo pode ser uma grande ferramenta para a visibilidade da marca, mas não o principal responsável para promover a venda de um produto, portanto as empresas devem investir em um relacionamento com o torcedor e não se apoiar exclusivamente no impacto da visibilidade que é verdadeiro, porém insuficiente. A resposta está na pesquisa realizada com os torcedores, estes se lembram dos patrocinadores, porém não se identificam com a empresa e não garantem comprar produtos desta. - TCCO impacto da política monetária no mercdo de açõesPinesso, Denis Augusto de Oliveira; Marson, Ian Resende; Pontes, Joao Pedro Rebouças; Arcas, Rafael de Carvalho (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A taxa de juros básica de economia é um dos principais instrumentos de política monetária dos países. No Brasil, para tentar conter o aumento da inflação, o governo eleva a taxa Selic para dois dígitos em 2 de fevereiro de 2022. Tal fato faz com que os custos de capital aumentem, impactando de forma distinta os ativos de renda fixa e variável. Assim, este estudo tem por objetivo verificar se o anúncio do aumento da Selic impacta negativamente o retorno das ações. Isso ocorre por meio de um estudo de evento, cuja amostra final é composta por 38 ações e cujos dados são obtidos a partir da base Capital IQ para o período de 28 de janeiro de 2021 a 4 de março de 2022. Como resultado, há a confirmação da hipótese principal do estudo que - em última instância - confirma empiricamente a teoria dos mercados eficientes, constatando a existência de eficiência informacional semiforte do mercado. - TCCIndicadores esg: relação entre o banco e seus stakeholdersCameia, Alfredo Muenecongo; Pioli, Arthur Teixeira; Silva, Laura Gabrielle Rodrigues da; Saporito, Rafael Athayde (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A sigla ESG, oriunda do inglês Environmental, Social and Governance, (Ambiental, social e governança), tornou-se uma pauta de grande relevância para a sociedade atual, muito discutida no mercado financeiro acerca de ações socioambientais dentro das instituições. Nesse contexto, essa pesquisa tem a finalidade de estudar o impacto dos indicadores ESG na relação entre o banco X com seus stakeholders e identificar quais os indicadores ambientais, sociais e de governança mais afetam tal relação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória do tipo qualitativo, onde foi feito entrevistas com dois colaboradores que atuam diretamente ou indiretamente com a temática ESG no banco e posteriormente, foram interpretadas e comparadas com as informações contidas no relatório ESG do ano de 2021 divulgado pela instituição estudada. Diante dos resultados, pode-se concluir que as percepções individuais dos entrevistados vão de acordo com os dados divulgados no relatório da instituição, demonstrando assim, não só os esforços da instituição, mas também, sendo um sinal de que as exigências do mercado cada vez mais se distanciam dos paradigmas do passado em direção a um novo cenário com mais consciência socioambiental. - TCCO ciclo do valor de bares e restaurantes na cidade de São Paulo: uma análise dos efeitos da pandemia de covid-19Martinez, Fernanda Marques; Simoes, Gabriel Grigorine; Cavalheiro , Lucas Mancebo Couto; Predolin, Tatiane Nogueira (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste trabalho é compreender os impactos da pandemia de COVID-19 no modelo de negócio das redes de bares e restaurantes na cidade de São Paulo do ponto de vista da criação de valor: pela definição de qual serviço oferecido; configuração de valor: quais recursos, atividades e oportunidades serão implementadas para uma melhor eficiência; e apropriação do valor: saber quais possibilidades em adquirir vantagem competitiva, além de envolver a inovação Adotou-se um modelo em que pôde-se analisar de maneira completa os períodos de antes e durante a pandemia. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na realização de entrevistas com quatro empresas do setor, de regiões e categorias variadas. Como resultado, identificou-se como a pandemia afetou esses comércios, que tiveram que se adaptar rapidamente ao novo momento, com a maioria se convertendo ao modelo de delivery e tendo uma redução em sua estrutura. Porém, com o fim das restrições, foram novamente retomando seu espaço. - TCCOportunidades para exportação de serviços audiovisuais brasileiros para o Chile: um estudo explorátorioAndrade , Bruna de; Zabotto , Isadora Marcondes; D'Avila , Larissa Morais; Luchesi, Mariana Botelho (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução das exportações de serviços entre Brasil e Chile, identificar as principais etapas deste processo e as oportunidades geradas por ele no setor do audiovisual. Os resultados são alcançados por meio de um estudo exploratório tendo como base a compreensão do Acordo de Livre Comércio firmado entre os países, no qual é possível constatar os benefícios proporcionados, tais como: a promoção da imagem do Brasil e seu crescimento no setor em questão, além do incentivo da exportação dos serviços ao país andino devido à isenção de barreiras tarifárias. Por fim, conclui-se que o acordo é um pilar principal quando se trata da exportação dos serviços audiovisuais para o Chile, considerando as diversas facilitações geradas por ele. - TCCO impacto da guerra frio 2.0 no retorno das ações das empresas petrolíferasMello, Kanan Camilo; Novaes , Lucas Lara de Paula Leite; Micherif, Marcus Santos; Pelucio, Victor Manera (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Atualmente, os conflitos entre Rússia e Ucrânia materializam a Guerra Fria 2.0. Ela é inicialmente travada entre Estados Unidos e China. Porém, em 4 de fevereiro de 2022, os líderes da China e Rússia comunicam ao mundo a solidez de sua amizade. Em retaliação à invasão da Ucrânia, em 28 de fevereiro de 2022, o presidente dos Estados Unidos anuncia a exclusão dos principais bancos russos do sistema Swift. Confrontos armados em regiões produtoras de petróleo provocam flutuações no preço da commodity, afetando os retornos das ações dessas companhias. Assim sendo, esse estudo tem por objetivo verificar as seguintes hipóteses: H1 - O anúncio da exclusão dos principais bancos russos do sistema Swift impacta negativamente o retorno das ações de suas petrolíferas e H2 - O anúncio da exclusão dos principais bancos russos do sistema Swift impacta positivamente o retorno das ações das petrolíferas dos demais países. Para tanto, são obtidas as cotações dessas companhias, bem como do índice de mercado S&P500 - para o período de setembro de 2021 a março de 2022. Esses dados são analisados por meio de um estudo de eventos. Os resultados apontam para a confirmação da H2. No caso das empresas russas, há uma interrupção da negociação dos seus papeis – o que denota um impacto negativo no retorno dessas companhias. Quanto aquelas dos demais países, os dados apontam para uma alta volatilidade do mercado de ações global - nos pregões próximos à data do evento. - TCCAções de comunicação das empresas fabricantes de energético voltadas para o público gamerParente, Amanda Leite; Cruz, Guilherme de Carvalho; Holcman, Thatiana Sorrentino (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Contexto: Atualmente, os videogames e plataformas de games online vem trazendo um novo canal de mídia como estratégia de comunicação e marketing. Portanto, em meio às novas formas de comunicação com o público surge o Advergame que é a fusão dos termos em inglês Advertise (que significa propaganda) e videogame (que significa jogo eletrônico) dando o nome à estratégia de comunicação mercadológica utilizada em jogos, principalmente os eletrônicos, como uma ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou organizações. Em decorrência da pandemia de COVID-19, diversos setores do mercado foram afetados negativamente; entretanto, no setor da indústria dos games, os jogos online nunca foram tão jogados como antes. Com isso, as marcas conseguem utilizar esses jogos como espaços de mídia para se comunicar com seus clientes e públicos de interesse. Objetivo: Este trabalho procurou então identificar como as empresas fabricantes de energéticos estabelecem suas ações de comunicação para atingir o público gamer e fortalecer a sua marca diante desse público. Método: Para melhor atingir os objetivos apresentados neste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória e qualitativa pelo método Bardin de análise de conteúdo. Pois assim foi possível entender melhor o comportamento de consumo do produto energético por esse público. Resultados: Verificou-se as ações de comunicação utilizadas pelos fabricantes de energéticos direcionadas para o público gamer. São ações offline (eventos e stands) e ações online, dentro dos jogos online e plataformas digitais online. Conclusões: As marcas promovem e patrocinam eventos, inserem-se dentro dos jogos e das plataformas, e se apropriam de mensagens com linguagens que entram de acordo com seu público. Tudo isso corrobora para uma venda de seus produtos e fortalecimento da marca nesse mercado. - TCCA contribuição das estratégias de employer branding para a atração e retenção de talentosCarvalho, Erick Alves; Tambellini, Leticia Morales; Oliveira , Vinicius Silva (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com a crescente visibilidade das empresas após o crescimento comercial advindo da Segunda Guerra Mundial, essas empresas passaram a se preocupar com a importância de possuírem mão de obra qualificada. Iniciou-se, portanto, um movimento que buscava atrair esta mão de obra cada vez mais competente e qualificada. Juntando estratégias de gestão de pessoas e marketing, o Employer Branding busca desenvolver métodos para valorizar a imagem das empresas diante dos atuais funcionários e daqueles que estão em processo de recrutamento, buscando oferecer uma boa experiência aos mesmos. O estudo apresentado neste trabalho teve como objetivo principal entender as contribuições das estratégias de Employer Branding para atração e retenção de talentos adotadas pelas empresas. Foi realizado por meio do método qualitativo e pesquisa exploratória, os dados foram coletados através de entrevistas com roteiros semiestruturadas para dois grupos, um formado por profissionais de RH e Marketing envolvidos no desenvolvimento de Employer Branding e outro por jovens ingressantes no mercado. A partir da análise de dados foi possível notar muitas semelhanças nas falas e opiniões entre os entrevistados e os autores citados no decorrer do referencial teórico. Nota-se uma mesma concepção entre os jovens talentos, novos ingressantes do mercado de trabalho, sobre uma boa empresa para trabalhar nos dias atuais, todos citando pontos em comum. Com isso, observa-se que as estratégias de Employer Branding contribuem com a retenção e atração de jovens. O estudo colabora para as organizações entenderem quais são as principais ações de Employer Branding e como isso auxilia para atrair e reter talentos. - TCCEnvelhecimento populacional e a gestão etária: uma revisão da literatura científica nacional e internacionalFrança, Juliana Fusco; Serafim, Mariana Silva; Rino, Sophia Giacobbe; Campos, Vitoria Domingos Guimaraes de (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Tendo em vista a ascensão do envelhecimento populacional, a preocupação para com os trabalhadores mais velhos é algo que cresce na sociedade. O corpo laboral das empresas passa a ser mais diverso em questão de idade e a relação intergeracional é inevitável. Com esse novo cenário, este estudo ressalta e destaca a necessidade de dar notoriedade ao tema e tem como objetivo geral mapear a literatura brasileira e internacional sobre gestão etária, visando responder de que forma a gestão etária é abordada na literatura científica brasileira e internacional, por meio dos objetivos específicos: 1) realizar uma análise bibliométrica 2) levantar o conceito da gestão etária utilizado nos artigos; 3) identificar as práticas de gestão etária; 4) comparar a perspectiva da gestão etária na literatura internacional e brasileira. Para que esses objetivos sejam alcançados e cumpridos e o problema de pesquisa respondido, foi realizada uma análise bibliométrica de 70 artigos, por meio do programa Biblioshiny. Como resultado, obtemos o primeiro artigo publicado sobre o tema, a evolução ao longo dos anos da gestão etária, o autor mais citado, as afiliações institucionais dos autores entre outras informações quantitativas. Em seguida, foi procedida a revisão sistemática da literatura, a partir da leitura integral de 19 artigos, com o objetivo de analisar aspectos qualitativos destes artigos, como o tipo de pesquisa, os conceitos de gestão da idade mencionados e práticas de RH direcionadas aos trabalhadores mais velhos. O artigo sintetiza e esquematiza a literatura, contribuído para futuros estudos sobre o tema. Como conclusão, a partir das análises realizadas, é nítida a escassez de artigos sobre o assunto, apesar da grande importância e impacto do fenômeno do envelhecimento no mundo corporativo e na sociedade em geral. - TCCEnvelhecimento no contexto organizacional: visão de uma década (2012-2021) a partir das revistas de negóciosGomes, Nicole Grazielle Faria da Costa; Okuyama, Danielly Kaori (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A presente pesquisa se propôs analisar de que forma o envelhecimento no contexto organizacional tem sido tratado dentro das revistas de negócios: Exame e Você S/A. O envelhecimento populacional no Brasil é um processo que acontece de forma acelerada. O índice de envelhecimento é medido pela relação entre a porcentagem de idosos e de jovens e deve aumentar cada vez mais (IBGE, 2019). Na fase de levantamento da literatura observou-se poucos estudos empíricos brasileiro e a ausência de material abordando o que se tem discutido na mídia em geral sobre a temática do envelhecimento no contexto organizacional. No entanto, considera-se importante conhecer o conteúdo das revistas de negócio, visto que elas refletem temas atuais em discussão no meio empresarial, de forma geral. Além disso, parte dos leitores é constituída por gestores e executivos, ou seja, formadores de opinião e, conscientizá-los sobre a realidade em que as organizações inserem os trabalhadores mais velhos pode gerar curiosidade de recorrer a outros tipos de conteúdo científicos sobre o tema, e contribuir para uma melhor gestão etária. Diante dessa lacuna, definimos como problema de pesquisa: Como o tema envelhecimento tem sido abordado nessas revistas de negócio? O objetivo geral é: analisar de que forma o envelhecimento tem sido tratado nas revistas de negócios Exame e Você S/A na última década. A análise das reportagens selecionadas (corpus) foi realizada mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo, apoiada na abordagem de Bardin (2010), que abrange três fases: 1. Pré-análise, envolve o estabelecimento do contato com os documentos da coleta de dados, a escolha dos documentos, formulação dos objetivos e preparação do material feito por meio do escaneamento do material; 2. Exploração do material feito pela codificação e a classificação das informações em categorias; e 3. Tratamento dos resultados e interpretação. A pesquisa adotada neste projeto é a descritiva e obteve como resultado as seguintes categorias: longevidade em números, desafios e oportunidades da longevidade, redução e desemprego dos jovens, aposentadoria e tempo laboral prolongado, mercado de trabalho para os profissionais mais velhos, vantagens e desvantagens de contratar trabalhadores mais velhos, práticas de contratação de trabalhadores mais velhos e etarismo. - TCCPatrocínio de marcs no cenário de esports como estratégia para alcançar a geração zMedeiros, Denise; Campanelli, Fabio Domingos; Diegues, Luca Moriyama; Mandella, Rodrigo (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Nos últimos anos, os esports vêm crescendo de forma significativa, de modo que cada vez mais diferentes marcas começam a ingressar e patrocinar esse cenário. O objetivo deste trabalho é compreender como as empresas utilizam do patrocínio no cenário de esports como estratégia para alcançar a geração Z. Os conceitos abordados neste trabalho foram os de segmentação, posicionamento estratégico, valor de marca, lealdade à marca e métricas de marketing, que deram sustentação para especificar conceitos como patrocínio como estratégia de marketing e o comportamento e hábitos de consumo da geração Z. Foi realizada uma pesquisa quantitativa exploratória, para assim analisar o mercado de esports, seu público, o comportamento das marcas nesse cenário e o benefício dos esports para elas, bem como uma pesquisa qualitativa utilizando a entrevista como método de coleta de dados e como instrumento um roteiro, para assim conseguir ter uma visão mais ampla e uma maior flexibilidade de perguntas frente-a-frente com os profissionais ativos no cenário de esports.