Administração - TCC - CCSA Higienópolis
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- TCCMarketing: um estudo sobre a monetização do mercado de vídeo gamesLins, Gabriel Sobral; Soares, Gabriel Souza; Rigotto, Gabriel Mereb (2022-12-12)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a monetização do mercado de games no Brasil, ou seja, apresentar as melhores estratégias para monetização de jogos eletrônicos no mercado de games brasileiro, por meio de questionários de comportamento de consumo e observações do contexto histórico e mercadológico no Brasil e no mundo. A partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre o comportamento do consumidor, mostrando qual a estratégia mais assertiva para cada tipo de plataforma, seja mobile, computador ou console. O resultado apresentado foi o da ampla implementação do modelo freemium (free-to-play) de vídeo games nas 3 plataformas anteriormente citadas.
- TCCA sustentabilidade corporativa e o seu papel nos planos estratégicos de duas empresas têxteisValentim, Guilherme Lopes; Mozza, Paula; Kropp, Rafael Arbaitman (2023-06-14)Diante dos pontos supracitados, a presente pesquisa visa analisar empresas do setor têxteis para compreensão de seus planejamentos e atitudes inerentes ao meio ambiente. Uma vez que, em séculos passados, as produções têxteis se davam de forma artesanal, tornando-os acessíveis apenas às pessoas de poder aquisitivo. A implementação e uso de máquinas e tecnologias, fomentou a produção em massa, barateando custos e aumento significativo de fabricação. Como resultado, houve o estímulo ao consumo desenfreado e descartes irregulares que impactam o ciclo sustentável como um todo. Frente ao exposto, este estudo, buscará a resposta para a pergunta: Qual o impacto da sustentabilidade nos planos estratégicos das empresas no setor têxtil? Nesse sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa. Assim, o tema desta análise é: A sustentabilidade corporativa e sua influência nos planos estratégicos de duas empresas têxteis e esta delimitação contribui para a percepção das empresas do ramo têxtil à sustentabilidade. Com isto, define-se como sendo objetivo geral: Avaliar os possíveis impactos (positivos ou negativos) inerentes a implantação de ações socioambientais nos planos estratégicos de duas empresas do setor têxtil, e os objetivos específicos são: 1. Pesquisar quais as possíveis ações estratégicas socioambientais que podem ser planejadas e desenvolvidas pelas empresas do setor têxtil; 2. Identificar o processo de desenvolvimento dos planejamentos estratégicos socioambientais (pensamento estratégico, implantação e monitoramento) em duas empresas do setor têxtil; e 3. Identificar os resultados obtidos pela implantação das ações estratégicas socioambientais.
- TCCTipos de liderança e sua relação com a aprendizagem a partir do erro no local de trabalhoKimura, Eduardo Hiroyuki; Freitas, Ericka Ribeiro de; Penteado, Mariana Guedes; Luck, Maria Paz Hidalgo (2023-06-12)Adicionalmente, Schein (2009) diz que o líder deve acreditar na aprendizagem do indivíduo, e não criar pré-julgamentos quanto à capacidade de aprendizado do liderado, além disso se faz necessário que o líder exija a habilidade de aprender, e utilize a ferramenta de feedback. Concomitantemente Delfino e Silva (2013) afirmam que o líder deve agir como um facilitador, precisa ajudar a processar e clarificar as informações, bem como disseminar as informações necessárias, a participação do líder no processo de aprendizagem envolve principalmente o incentivo. Já o liderado deve ter iniciativa no processo de busca e geração de conhecimento. Segundo Bligha, Kohlesb e Yana (2018), as organizações devem se preocupar com o tipo de líder, visto que seu estilo de liderança influencia na aprendizagem dos funcionários, e a longo prazo pode causar impactos positivos ou negativos na organização. Para os autores Daehn e Selig (2022), o erro pode ser uma oportunidade de dar voz aos colaboradores da equipe, e fomentar o espírito coletivo, pois instiga a reflexão e compartilhamento de conhecimento, apesar do erro possuir conotação negativa, a sua gestão pode trazer benefícios para a corporação.
- TCCEfeitos da ambidestria organizacional na capacidade para inovação organizacional (innovativeness)Costa, Julia de Araujo; Plazio, Julia Tridapalli; Gomes, Raquel de Freitas Ferreira; Passos, Rafaela Sanches (2023-06-12)O objetivo desta pesquisa é analisar as influências da ambidestria organizacional na capacidade para inovação de uma empresa. Para isso, o estudo foi realizado por meio de abordagem quantitativa, aplicado em uma amostra de 71 pessoas de uma mesma organização. O questionário aplicado mensurou, a partir de três seções diferentes, os níveis percebidos de explotação, exploração e capacidade para inovação, sendo os dois primeiros os fundamentos da ambidestria organizacional. A coleta dos dados foi feita a partir de um formulário online, cujo link foi disponibilizado aos funcionários da empresa em que a pesquisa ocorreu. Os resultados demonstram que a exploração e explotação explicam 0,226% da capacidade para inovação.
- TCCComo as fintechs podem gerar valor para seus clientes na cidade de São PauloPaula, Carlos Eduardo Primon de; Rodrigues, João Pedro Vieira; Sousa, Victor Hugo Porsani de; Aiube, Vitor Atala (2023-06-13)As Fintechs vêm desempenhando um papel importante na economia brasileira, mais especificamente na cidade de São Paulo, competindo com instituições financeiras tradicionais e disponibilizando serviços que antes pareciam inalcançáveis para a maioria dos brasileiros. Esses impactos foram gerados a partir da utilização de tecnologia para facilitar e agilizar processos, levando diversos serviços financeiros para perto de milhões de pessoas. Este estudo tem por finalidade analisar como os consumidores de Fintechs enxergam valor nos serviços prestados por essas empresas, buscando compreender quais vantagens foram vistas nas Fintechs em relação a instituições tradicionais que fizeram com que seus clientes migrassem de empresa. Foi conduzida uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa através de entrevistas com pessoas pertencentes a geração Y, que compreende nascidos do início da década de 1980 até meados de 1990 e que utilizam serviços de Fintechs no seu dia a dia. A partir das entrevistas, foi conduzida uma análise em relação ao tema, de acordo com as respostas dos entrevistados. A introdução de tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros trouxe benefícios aos usuários desses produtos, tanto pela facilidade de acesso quanto a agilidade dos procedimentos, levando a migração de muitos usuários a empresas financeiras de tecnologia.