Administração - TCC - CCSA Higienópolis
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- TCCHá um equilíbrio de longo prazo entre o câmbio real e o câmbio nominal entre o real brasileiro e o dólar americano?Athia, João Victor Peixoto; Kubo, Lucas Kenzo; Prado , Matheus Gomes do; Moraes, Pedro Fernandez (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A superinflação econômica presente nos países da América Latina passaram por diversos programas de estabilização entre os anos de 1980 e ao longo dos anos 1990, em julho de 1994 foi implementado no Brasil o Plano Real – programa este, pautado pela estabilização através da taxa de câmbio, característica na qual as demais políticas adotadas nos países que nos cercam tem em comum, a utilização da taxa cambial como âncora nominal. Com isso, o controle monetário passa a depender mais da reserva estrangeira presente no país, junto das regras e leis aplicadas, do que nas decisões tomadas pelos bancos centrais, como consequência a política econômica em geral é prejudicada dado que o projeto se dá na anexação/atrelamento de moedas mais “fracas” ou “fortes” (GIAMBIAGI E MOREIRA, 1999). A superinflação, como foi apelidado a inflação do período entre 1985 e 1994, corroía o poder de compra e planejamento dos brasileiros da época, causando assim uma corrida diária aos supermercados para estocar alimentos que recebiam reajustes positivos em seus preços dia após dia. Este cenário, somente foi alterado quando houve a implementação do real, moeda usada até os dias de hoje, onde junto dela ocorreu a estabilização dos preços e mudanças nos hábitos, fazendo com que o poder de compra aumentasse e o custo dos produtos diminuísse, organizando assim o sistema econômico e contribuindo com o crescimento do país (SILVA, 2002). - TCCSustentabilidade x esg: uma análise a partir dos jornaisPereira, Catarina Durante; Ribeiro, Julia Hermoco; Bianco , Lucas Salerno (2022-12-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A sustentabilidade pode ser definida como o desenvolvimento para o não esgotamento dos recursos naturais para o futuro, já a ESG (Environmental, Social and Governance), também conhecida como ASG (Ambiental, Social e Governança) são um conjunto de padrões e boas práticas que definem se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e gerenciada corretamente. Neste sentido o seguinte trabalho tem como finalidade compreender qual as mudanças ocorridas no âmbito organizacional, da prática e discurso da sustentabilidade para a ESG. Conceituar os termos: sustentabilidade, desenvolvimento social e ESG, mapear as práticas de sustentabilidade e ESG na sociedade brasileira e expor através de pesquisas em jornais brasileiros como esse assunto é passado para os seus leitores. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a bibliográfica e a abordagem escolhida foi de caráter qualitativo. Os resultados obtidos através da pesquisa foram de que por ser um conceito novo no Brasil as empresas ainda sentem dificuldade em executar projetos que visem a proposta ESG. As poucas empresas que aderem ao conceito ainda possuem um caminho longo pela frente, pois não existem normas e muito menos leis que permeiam o que pode ou não ser feito frente a esses projetos, com isso elas acabam sendo reconhecidas como sustentáveis, porém apresentam diversas falhas em seu sistema. Além disso, a implantação do ESG nas empresas é essencial para o futuro do planeta, por isso, assim como as empresas internacionais, as empresas brasileiras devem através de movimentos de transformações que não visam apenas o crescimento ou o destaque no mercado, começarem a realmente se importarem com a preservação do meio ambiente e os problemas sociais. - TCCComo a definição do mix de produtos e serviços da categoria móveis pode afetar as estratégias de varejo de uma empresa familiarBalassiano, Daniel Abezgauz; Pereira, Matheus Dias; Rao Filho, Alexandre (2023-06-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O varejo no Brasil tem apresentado profundas transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento de novas estratégias competitivas e da procura das empresas por atuação regional e nacional. O grande potencial de expansão da atividade atraiu a entrada de participantes externos, o que levou à adoção de conceitos mais modernos de operacionalidade. Apesar de diversas crises que o Brasil apresentou ao longo dos anos, o cenário varejista demonstra-se otimista visto que o setor apresentou em 2021, assim como apresentado no gráfico abaixo “Volume de vendas no comercio varejista em 2021”, resultados positivos pelo quinto ano consecutivo, sendo 1,4% de crescimento em relação ao ano de 2020, que registrou alta de 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC (IBGE, 2022). - TCCAnálise das estratégias de internacionalização de multinacionais brasileiras: métodos de entrada em mercados globais embasados nas teorias de internacionalizaçãoEca, Barbara Beatriz de Carvalho; Dorgam, Raphaella Oliveira; Souza, Rhayanara de Oliveira Rossi; Santos, Gustavo Oliveira Garbo dos (2023-11-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No mundo contemporâneo, a globalização exerce influência significativa e as empresas que adotam estratégias globais podem colher benefícios como redução de custos, melhoria da qualidade e vantagens competitivas. O estudo examina a internacionalização das empresas brasileiras do setor industrial, enfatizando a importância da estratégia e do conhecimento do mercado-alvo. As teorias da internacionalização, tendo elas, Teoria do poder de mercado, paradigma eclético, Teoria de internalização, Modelo de Uppsala, e Empreendedorismo Internacional, são fundamentais no processo. O estudo analisou a estratégia de internacionalização de três empresas brasileiras: Gerdau, Grupo Votorantim e Vale. Todos seguiram uma abordagem gradual, começando com investimentos em mercados próximos antes de expandirem para regiões mais distantes. Beneficiaram-se também de vantagens competitivas, como recursos naturais ou conhecimentos especializados em setores-chave. As estratégias de internacionalização utilizadas por estas empresas podem servir de exemplo para outras que pretendam expandir-se globalmente. A pesquisa ressalta a importância de um conhecimento profundo do mercado-alvo, considerando fatores como cultura, regulamentações e preferências do consumidor. O estudo contribui para a compreensão de estratégias eficazes de internacionalização e do papel das teorias de internacionalização nesse processo. No entanto, reconhece limitações, incluindo restrições de tempo e potenciais vieses na interpretação dos resultados. Em suma, este estudo fornece insights importantes sobre a internacionalização de empresas brasileiras no setor industrial, enfatizando a importância de estratégias bem planejadas, aprendizado gradual e uma compreensão profunda dos mercados-alvo. As suas conclusões têm o potencial de orientar pesquisas futuras e oferecer apoio tanto às empresas como aos decisores no aproveitamento de oportunidades nos mercados globais. - TCCComo as inovações podem contribuir para os empreendimentos femininos no setor de cosméticos serem mais competitivosCardoso, Angelina Guimaraes; Julio, Isabela Mendes; Fon, Sofia Ypiranga e Rodriguez de Chaves; Collavitti, Yasmin Sabatine (2023-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esse trabalho tem como objetivo analisar e compreender de que maneira as inovações podem desempenhar um papel crucial no fortalecimento da competitividade dos empreendimentos femininos no setor de cosméticos. O contexto contemporâneo evidencia um cenário em que as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente no empreendedorismo, particularmente no segmento de produtos de beleza. A pesquisa buscou identificar as inovações mais relevantes no setor de cosméticos e como essas podem ser estrategicamente incorporadas pelos empreendimentos liderados por mulheres, a fim de aumentar sua competitividade no mercado. Foram explorados aspectos como tecnologias emergentes, novas formulações, estratégias de marketing inovadoras e abordagens sustentáveis. Além disso, o estudo buscou destacar desafios específicos enfrentados por empreendimentos femininos no setor de cosméticos e como as inovações podem ser aplicadas como ferramentas estratégicas para superar tais desafios. A análise realizada após uma série de entrevistas que nos permitiu examinar as experiências e trajetórias de empreendedoras no setor possibilitou uma compreensão dos fatores que influenciam a competitividade desses negócios. Concluiu-se que que as inovações nos empreendimentos femininos de cosméticos são em sua maioria voltadas ao mundo digital e com a preocupação com o meio ambiente. Observa-se que esses diferenciais contribuem para o ganho de competitividade dos empreendimentos de cosméticos liderados por mulheres.