Administração - TCC - CCSA Higienópolis

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  • TCC
    Benefícios e impactos da adoção do clube-empresa no cenário do futebol brasileiro
    Pitta, Andre Paione; Fragoso , Andre Passos Fonseca; Garcia, Leonardo Heredia; Silvestri, Lucas Tucci (2022-12-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Atualmente, a quantidade de clubes desenvolvendo interesses no modelo de gestão empresarial tem crescido exponencialmente, sendo que alguns, inclusive já adotaram tal sistema. A partir desse modelo é debatido diversos aspectos referentes aos benefícios e impactos que um clube e o cenário no qual ele se encontra pode sofrer. Todavia, o modelo de clube-empresa sofre com dificuldades legais, financeiras e culturais para sua estruturação, havendo indícios que exista uma ausência de investidores interessados no cenário atual, fato que pode ser revertido com a reestruturação interna dos clubes, ou seja, que seja possível que toda sua gestão passe a ser realizada de forma gerencial, afetando assim a transparência de suas ações e de sua prestação de contas. Para esse objetivo de estruturação das associações em empresas, foi e está sendo estipulado diversas alterações legais a fim de viabilizar essa transformação. A demonstração desses resultados foi conferida por meio de uma pesquisa qualitativa com alguns profissionais ligados ao futebol, porém atuando em setores diversos, tanto dentro do clube quanto extra-clube, garantindo, assim, uma melhor visualização dos benefícios e impactos por aqueles que incorporam o cenário futebolístico, citando casos específicos e objetivos do tema.
  • TCC
    Marketing: um estudo sobre a monetização do mercado de vídeo games
    Lins, Gabriel Sobral; Soares, Gabriel Souza; Rigotto, Gabriel Mereb (2022-12-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a monetização do mercado de games no Brasil, ou seja, apresentar as melhores estratégias para monetização de jogos eletrônicos no mercado de games brasileiro, por meio de questionários de comportamento de consumo e observações do contexto histórico e mercadológico no Brasil e no mundo. A partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre o comportamento do consumidor, mostrando qual a estratégia mais assertiva para cada tipo de plataforma, seja mobile, computador ou console. O resultado apresentado foi o da ampla implementação do modelo freemium (free-to-play) de vídeo games nas 3 plataformas anteriormente citadas.
  • TCC
    A sustentabilidade corporativa e o seu papel nos planos estratégicos de duas empresas têxteis
    Valentim, Guilherme Lopes; Mozza, Paula; Kropp, Rafael Arbaitman (2023-06-14)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Diante dos pontos supracitados, a presente pesquisa visa analisar empresas do setor têxteis para compreensão de seus planejamentos e atitudes inerentes ao meio ambiente. Uma vez que, em séculos passados, as produções têxteis se davam de forma artesanal, tornando-os acessíveis apenas às pessoas de poder aquisitivo. A implementação e uso de máquinas e tecnologias, fomentou a produção em massa, barateando custos e aumento significativo de fabricação. Como resultado, houve o estímulo ao consumo desenfreado e descartes irregulares que impactam o ciclo sustentável como um todo. Frente ao exposto, este estudo, buscará a resposta para a pergunta: Qual o impacto da sustentabilidade nos planos estratégicos das empresas no setor têxtil? Nesse sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa. Assim, o tema desta análise é: A sustentabilidade corporativa e sua influência nos planos estratégicos de duas empresas têxteis e esta delimitação contribui para a percepção das empresas do ramo têxtil à sustentabilidade. Com isto, define-se como sendo objetivo geral: Avaliar os possíveis impactos (positivos ou negativos) inerentes a implantação de ações socioambientais nos planos estratégicos de duas empresas do setor têxtil, e os objetivos específicos são: 1. Pesquisar quais as possíveis ações estratégicas socioambientais que podem ser planejadas e desenvolvidas pelas empresas do setor têxtil; 2. Identificar o processo de desenvolvimento dos planejamentos estratégicos socioambientais (pensamento estratégico, implantação e monitoramento) em duas empresas do setor têxtil; e 3. Identificar os resultados obtidos pela implantação das ações estratégicas socioambientais.
  • TCC
    Tipos de liderança e sua relação com a aprendizagem a partir do erro no local de trabalho
    Kimura, Eduardo Hiroyuki; Freitas, Ericka Ribeiro de; Penteado, Mariana Guedes; Luck, Maria Paz Hidalgo (2023-06-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Adicionalmente, Schein (2009) diz que o líder deve acreditar na aprendizagem do indivíduo, e não criar pré-julgamentos quanto à capacidade de aprendizado do liderado, além disso se faz necessário que o líder exija a habilidade de aprender, e utilize a ferramenta de feedback. Concomitantemente Delfino e Silva (2013) afirmam que o líder deve agir como um facilitador, precisa ajudar a processar e clarificar as informações, bem como disseminar as informações necessárias, a participação do líder no processo de aprendizagem envolve principalmente o incentivo. Já o liderado deve ter iniciativa no processo de busca e geração de conhecimento. Segundo Bligha, Kohlesb e Yana (2018), as organizações devem se preocupar com o tipo de líder, visto que seu estilo de liderança influencia na aprendizagem dos funcionários, e a longo prazo pode causar impactos positivos ou negativos na organização. Para os autores Daehn e Selig (2022), o erro pode ser uma oportunidade de dar voz aos colaboradores da equipe, e fomentar o espírito coletivo, pois instiga a reflexão e compartilhamento de conhecimento, apesar do erro possuir conotação negativa, a sua gestão pode trazer benefícios para a corporação.
  • TCC
    Efeitos da ambidestria organizacional na capacidade para inovação organizacional (innovativeness)
    Costa, Julia de Araujo; Plazio, Julia Tridapalli; Gomes, Raquel de Freitas Ferreira; Passos, Rafaela Sanches (2023-06-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O objetivo desta pesquisa é analisar as influências da ambidestria organizacional na capacidade para inovação de uma empresa. Para isso, o estudo foi realizado por meio de abordagem quantitativa, aplicado em uma amostra de 71 pessoas de uma mesma organização. O questionário aplicado mensurou, a partir de três seções diferentes, os níveis percebidos de explotação, exploração e capacidade para inovação, sendo os dois primeiros os fundamentos da ambidestria organizacional. A coleta dos dados foi feita a partir de um formulário online, cujo link foi disponibilizado aos funcionários da empresa em que a pesquisa ocorreu. Os resultados demonstram que a exploração e explotação explicam 0,226% da capacidade para inovação.