Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCA aplicação da genética forense na proteção animal e elucidação de crimes contra faunaPapa, Leticia Purcino (2022-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O tráfico ilegal de animais vem ganhando espaço entre as maiores atividades criminosas gerando anualmente em torno de 20 bilhões de dólares. O Brasil representa mais de 10% de participação no lucro do valor total mundial desta atividade. O aumento crescente deste comercio ilegal coloca em risco a biodiversidade do planeta. Além disso dentre os diversos riscos que estes animais sofrem, muitos deles acabam mortos durante o transporte. Para fazer frente a esta situação, tornou-se necessário o desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas, levando ao uso da Genética Forense. Dentre as técnicas utilizadas, o DNA Barcoding se faz presente em diferentes casos solucionados, evidenciando a aplicabilidade das sequências conhecidas como “código de barras” genético de cada espécie. Podem ser utilizados diferentes genes, como por exemplo, o Citocromo Oxidase Subunidade I (COI), o Citocromo b (Cyt-b) e a região 16S rRNA (RNA ribossômico). Este trabalho busca apresentar o emprego do DNA Barcoding e sua aplicação na elucidação dos crimes contra a fauna, através de uma revisão bibliográfica da literatura. Neste estudo, são apresentados casos de crimes contra fauna, no qual foram obtidas as identificações das amostras apreendidas através do DNA Barcoding com a amplificação por PCR de genes específicos, como COI, Cyt-b, 16S rRNA. Estas análises solucionaram pelo menos 11 casos de identificação de espécies, dentre as quais algumas provaram a ocorrência de caça ou comércio ilegal. Estes estudos demonstram a importância desta ferramenta na elucidação de crimes contra fauna, além de evidenciar a necessidade de contínuo aprimoramento nas pesquisas, banco de dados e fiscalização nesta área. - TCCA contribuição de Pokémon para a divulgação científica em paleontologiaKrubniki, Gustavo Fanckin (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A divulgação científica é o meio pelo qual o conhecimento gerado pela ciência é difundido para fora das academias e do mundo dos cientistas propriamente ditos. Dependendo de como as informações são passadas a divulgação pode ou não alcançar o público. Com o decorrer das décadas os meios de comunicação usados para a divulgação das informações foram aprimorados e novos também foram criados. Temos os livros como o exemplo mais concreto de como tais informações são divulgadas, no entanto atualmente as chamadas franquias de mídia são utilizadas como um auxílio para a transmissão das informações, tanto informações novas quanto as antigas. Atualmente a franquia de Pokémon é a franquia de mídia mais rentável do mundo, com jogos, filmes e séries de televisão marcantes, que atraíram e continuam atraindo muito público. As criaturas chamadas de Pokémon são a grande atração da franquia, esses por sua vez inspirados em muitos animais e plantas do mundo real. Como essas criaturas são o maior chamativo da franquia, elas podem ser usadas como um auxílio para a divulgação científica juntamente com outros assuntos da própria biologia. - TCCA educação sensorial da criança no método MontessoriMelo, Maiara Hubner de (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A presente pesquisa foi realizada em uma escola particular Montessoriana, localizada no extremo sul de São Paulo. O desenvolvimento do trabalho foi traçado por uma investigação qualitativa, pois busca compreender o contexto da prática realizada nesta escola, sua articulação com seus princípios teóricos e em decorrência a análise dos dados coletados. Tem por objeto central a educação montessoriana sob o enfoque do desenvolvimento sensorial da criança, tendo por eixo condutor as apropriações desses princípios teóricos na atualidade. As principais bases teóricas são de autoria de Maria Montessori, em seus livros A Pedagogia Científica (1965), A Criança (1970) e A mente absorvente (1971) e autores que auxiliam compreender esse legado, como Rosa (2017), Salomão (2018) e Araújo; Avanzini; De Araújo (2005). A pesquisa percorreu questões sobre a trajetória de Maria Montessori, sua biografia no capítulo um, dando sequência é apresentado nos capítulos dois as questões fundamentais que dão o alicerce teórico e compreendem as concepções do método Montessori; a educação pelos sentidos, prossegue tratando o desenvolvimento da criança, abordado de acordo com esses princípios. Ainda no capítulo dois é apresentado alguns materiais criados por Maria Montessori, cujo possibilita o desenvolvimento sensorial e cognitivo da criança. Dando sequência, é abordado o papel da educadora montessoriana, acrescentamos ao estudo dados sobre o funcionamento de cada sistema sensorial, para se ter maior aprofundamento da relação ao método em função do sistema biológico humano. Para o elaboração da análise foi feita a observação durante dez dias na escola particular de educação infantil que utiliza o método Montessori. Foi utilizado como instrumentos de registro da observação um caderno de campo. Buscou-se analisar a prática pedagógica a partir da observação de três grupos de crianças com idades entre 3 a 5 anos que utilizavam os materiais montessorianos e algumas adaptações de materiais criados pelas professoras. Nesse processo de coleta de dados por observação, cada atividade focava o desenvolvimento da criança através de um órgão sensorial. Para expor os dados utilizou-se a descrição por episódios, em que duas crianças são observadas utilizando o mesmo material. Finalizamos a pesquisa com a comprovação da validade do método Montessori na atualidade, embora com ressalvas a algumas transgressões nos princípios reguladores do método, compreende-se que pode haver experimentações, no entanto não poderiam romper com a estrutura do método. - TCCA importância da biologia forense na perícia em locais de crimes contra a vidaCosta, Anna Beatriz Rodrigues (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Biologia Forense é um ramo da criminalística que está cada vez mais sendo explorada na investigação criminal por ter grande importância dentro do processo investigativo e produção de provas. Sabe-se que o exame pericial em locais de crimes contra a vida é o marco inicial de uma investigação criminal e a metodologia científica deve ser utilizada. O conhecimento dos fundamentos e mecanismos das Ciências Biológicas é imprescindível para a localização, identificação, coleta, preservação, análise, armazenamento e destinação final de uma ampla gama de vestígios biológicos encontrados na cena do crime durante a perícia, a fim de estabelecer sua ligação com a dinâmica do fato criminoso e contribuir na identificação de autores. Este trabalho teve como base uma revisão da literatura, onde foi realizado um levantamento bibliográfico em textos e artigos sobre o tema, os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica foram organizados em tópicos. Portanto, é exigido do perito criminal a utilização de técnicas, procedimentos e conhecimentos específicos das principais áreas da Biologia Forense (Hematologia, Tricologia, Entomologia, Botânica e Genética), demonstrando que a área criminal é uma possibilidade de atuação do biólogo. - TCCA importância do uso de embalagens ativas e inteligentes na redução de impactos ambientaisMomesso, Victor Montagnoli (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O uso de embalagens na indústria alimentar desempenha um papel crucial na segurança e durabilidade dos alimentos, transmitindo informações ao consumidor e fortalecendo identidade de marca. Contudo, há uma crescente preocupação ambiental com o descarte inadequado dessas embalagens que pode gerar impactos no meio ambiente, especialmente quando não são biodegradáveis. Embora embalagens tradicionais garantam a segurança alimentar, não evitam o desperdício, especialmente de alimentos perecíveis, contribuindo para a poluição ambiental. No entanto, as embalagens podem ser aliadas na redução do desperdício, proporcionando estabilidade e prolongando a vida dos alimentos. O desperdício global de alimentos não apenas afeta a economia, mas também contribui para a emissão de gases de efeito estufa e a escassez de recursos naturais. Diante desse cenário, a adoção de embalagens ativas e inteligentes emerge como uma estratégia eficaz para mitigar o impacto ambiental, reduzir o desperdício e alinhar-se aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), tornando-se uma ferramenta essencial no contexto da sustentabilidade ligada aos alimentos. Sendo que Embalagens Ativa são as embalagens as quais possuem interação direta com o produto, alterando a qualidade do produto; diferentemente das Inteligentes, são sinalizadoras de qualidade do produto. Assim, o presente trabalho teve o objetivo conceituar o ESG, aplicados na área de alimentos e descrição de embalagens ativas e inteligentes, além de demonstrar sua aplicabilidade nas políticas do ESG. A partir dos dados da literatura obtidos, podemos concluir que existem problemas centrais circundando cada área do ESG, como o desperdício de recursos hídricos na área ambiental, o desperdício de alimentos ligado às questões sociais e o preço dos produtos e deficiências econômicas na área de varejo e serviços alimentares. Assim, as embalagens ativas e inteligentes conseguem melhorar esse cenário da política do ESG, pois são embalagens biodegradáveis e que interagem física e quimicamente com o produto sinalizando a qualidade e integridade do produto. - TCCA influência da prática de atividades físicas em jovens universitários com quadro de depressão: revisão integrativaMatoba, Paolla Satiko do Carmo (2023-06-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado por alterações químicas no cérebro, manifestando-se por meio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A pandemia de COVID 19 e o distanciamento social impactaram significativamente a saúde mental e o bem-estar dos jovens acadêmicos, aumentando o estresse e o risco potencial para o aparecimento de transtornos mentais. A prática de atividade física tem sido associada a melhores resultados na saúde mental, diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura existente sobre a influência da atividade física na depressão em jovens universitários, no período da influência de pandemia do COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa, com artigos selecionados nas bases de dado Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID 19/Depression/Young University Students/Physical Activity” e “COVID 19/Depression/Physical Activity”. Foram encontrados 80 artigos que submetidos aos critérios de exclusão resultaram em 15 artigos para análise e discussão. A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na redução dos sintomas de depressão entre universitários, em que a atividade física de intensidade moderada mostrou associação a uma menor incidência e gravidade da depressão. No entanto, é necessário considerar fatores de risco adicionais, como estilos de vida negativos e características individuais. A pandemia de COVID 19 teve um impacto significativo na atividade física e na saúde mental dos universitários, destacando a importância de adaptar as estratégias de promoção da atividade física e saúde mental. Embora alguns estudos não tenham encontrado evidências consistentes, no geral, os resultados evidenciam a prática de atividade física como uma abordagem relevante para a redução dos sintomas de depressão em jovens universitários. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem os mecanismos específicos pelos quais a atividade física afeta a depressão em universitários e desenvolvam abordagens inovadoras para promover a saúde mental nesse grupo. Ações preventivas e intervenções direcionadas são necessárias para apoiar os universitários na manutenção de uma boa saúde mental, especialmente durante períodos desafiadores, como a pandemia de COVID-19. - TCCA percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de ciências biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São PauloSouza, Caroline Xavier (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ingresso à universidade se tornou o objetivo de grande parte da população brasileira nos tempos atuais. A fim de diminuir as desigualdades sociais no ambiente acadêmico e oferecer oportunidades de ingresso de forma semelhante entre aqueles com diferentes condições financeiras, criou-se programas e serviços que oferecem bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, aumentar as oportunidades de acesso à universidade é apenas o primeiro passo, pois incluir e acolher um estudante bolsista em uma universidade privada não é simplesmente permitir que este frequente livremente o espaço. Sendo assim, buscando contribuir com insumos para que o ensino superior possa melhorar os indicadores de inclusão de estudantes bolsistas em seus programas, os objetivos do presente trabalho foram analisar a percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de Ciências Biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São Paulo e ainda, identificar possíveis obstáculos para a participação das atividades curriculares. Para tanto, foram entrevistados vinte e um estudantes de uma universidade privada do município de São Paulo, sendo dez alunos pagantes e onze bolsistas. Por meio deste estudo foi possível concluir que a inclusão de estudantes bolsistas em universidades privadas implica mudanças estruturais, organizacionais e curriculares. Para além disso, é necessária a construção e adoção de políticas que ultrapassem o objetivo de ofertar oportunidades, mas que garantam o aproveitamento pleno dessas oportunidades por todos os estudantes. - TCCAbordagens de educação ambiental em documentários: uma análise reflexiva das concepções conservadora e críticaScarabotto, Beatriz Penha (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Considerando que, apesar do crescimento no número de produções audiovisuais de viés ambientalista e da maior importância que tem sido dada à educação ambiental dentro e fora da sala de aula, os problemas socioambientais não parecem estar diminuindo, este trabalho consiste na análise de dois documentários, “Uma verdade Inconveniente” (2006) e “Esqueça Banhos Mais Curtos” (2015), que abordam o mesmo tema de maneiras divergentes. Pretendeu-se proporcionar uma compreensão das nuances de duas concepções de educação ambiental, a conservadora e a crítica, por meio da comparação entre esses dois documentários, evidenciando como diferentes abordagens de educação moldam e influenciam o tipo de discurso ambientalista adotado por cada um. Revisitando os conceitos de aprendizagem significativa, reflexão e diálogo, percebeu-se que “Uma Verdade Inconveniente” culpabiliza o indivíduo, em detrimento da culpabilização do sistema sociopolítico, enquanto “Esqueça Banhos Mais Curtos” deposita a responsabilidade não em atitudes individuais, mas no sistema socioeconômico vigente e, portanto, um deles se aproximaria mais de uma EA crítica, enquanto o outro representaria a visão da EA conservadora. - TCCAnalisando a visão de um grupo de alunos de ciências biológicas a respeito da história da ciência e do modelo da molécula de DNASilva, Hannah Stella Macario Cipriano Lourenço e (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Ao abordar a respeito da história, podemos definir como um estudo histórico, sobre o processo de desenvolvimento em um trabalho científico, visto que a ciência é resultado de um produto extremamente complexo, mostrando não apenas o resultado final, mas a construção da ciência, suas tentativas e erros. No entanto, quando apresentamos aos alunos, o processo de formação de conceitos, teorias, modelos ou hipóteses na história da ciência, alguns problemas são encontrados, pois o estudante acaba formando uma visão distorcida das ideias dos cientistas antigos, valorizando apenas os conhecimentos científicos aceitos atualmente e desprezando os conhecimentos antigos, formando uma visão equivocada do cientista que pensavam exatamente o que se aceita hoje, apresentam dificuldade de compreender os conceitos científicos atuais e não desenvolvem um espírito crítico e reflexivo, portanto o objetivo desta presente pesquisa é analisar a visão que os educandos de primeira e oitava etapas de ciências biológicas de uma Universidade particular da cidade de São Paulo, acerca da neutralidade da ciência e verificar suas concepções a respeito da construção do modelo representa a molécula de DNA atualmente. A coleta do material realizou-se por meio de um levantamento de conhecimentos prévios, com quatro perguntas para os alunos responderem verdadeiro ou falso e justificaram em ambos os casos e, na elaboração de dois desafios, com base na foto 51, em que os alunos deveriam olhar para a imagem e descrevê-la no primeiro desafio, em seguida propor um modelo tridimensional no segundo desafio. Os resultados obtidos no levantamento de conhecimentos prévios foram que na 1ª etapa 38 alunos responderam, que as descrições, relatos e observações serão diferentes e na 8ª etapa 7 estudantes responderam que as descrição, resultados, pessoas, observações e perspectivas são diferentes, dando sequência, após a atividade dos desafios, quando perguntaram aos discentes quem são os cientistas que propuseram o modelo de DNA aceito até hoje, na 1ª etapa o aluno 20 disse Watson e Crick, na 8ª etapa o aluno 4 indagou Watson e Crick, portanto a maioria dos alunos da 1ª etapa e, os estudantes na 8ª etapa, mostram ter uma visão de que a ciência não é neutra, no entanto, desconhecem a história da construção do modelo de DNA, a cientista Rosalind Franklin e seu trabalho com a foto 51 ou os discentes apenas não conseguiram associar a imagem ao modelo. - TCCAnálise cromossômica por microarranjos na identificação de doenças genéticasFrizzarini, Sílvia Luísa Alves (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Em um cenário dinâmico, onde a medicina passa por transformações constantes desafiando conceitos estabelecidos, a Análise Cromossômica por Microarranjos (ACM) se destaca como elemento central na decifração dos códigos genéticos subjacentes a diversas patologias. Seu papel crucial na detecção de doenças genéticas, especialmente por meio de técnicas como Hibridização Genômica Comparativa (CGH) e Polimorfismos de Nucleotídeo Único (SNP), manifesta-se nas aplicações clínicas, abrangendo desde síndromes cromossômicas e monogênicas até doenças de caráter complexo. A ACM, expandindo-se para a medicina preditiva e farmacogenética, proporciona perspectivas inovadoras ao explorar minuciosamente sequências genômicas. Contudo, sua implementação enfrenta desafios éticos e legais, levantando reflexões sobre a proteção de dados genéticos e a complexidade normativa. A presente pesquisa concentrou-se na investigação da evolução histórica da genética e genômica, abrangendo outros métodos de análise cromossômica até chegar à ACM. Ao realçar a relevância clínica, aprofundou-se nas técnicas de CGH e SNP, evidenciando seus benefícios específicos. Além disso, explorou-se as aplicações da ACM na medicina preditiva, delineando como essa técnica contribui para a compreensão das interações genéticas em patologias complexas. No domínio ético e legal, a pesquisa confrontou questões relativas à proteção de dados, enfatizando a necessidade de uma abordagem criteriosa na utilização dessa técnica. Desse modo, a ACM não apenas se configura como uma ferramenta diagnóstica, mas emerge como uma peça importante no quebra-cabeça da medicina genômica, oferecendo perspectivas valiosas sobre o delicado equilíbrio entre progresso científico, considerações éticas e marcos jurídicos. - TCCAnálise da longevidade e qualidade espermática de zangões de Scaptotrigona aff. depilis (Apidae, Meliponini) expostos a estresse térmico agudo e infecção por Bacillus thuringiensisGagngi, Victoria Pietra (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As abelhas sociais sem ferrão (Apidae, Meliponini) enfrentam um declínio devido a ameaças antrópicas que impactam diretamente na sua reprodução e dispersão. Nos meliponíneos, a qualidade do sêmen do macho, que está constantemente exposto a múltiplos estressores durante o acasalamento, é um fator crucial para o sucesso reprodutivo da colônia. Diante desse cenário, esse trabalho objetivou avaliar a sobrevivência e a qualidade espermática de machos de Scaptotrigona aff. depilis expostos a estresse térmico agudo e alimentados com um biopesticida à base de Bacillus thuringiensis (Bt). Os zangões foram coletados no meliponário da Universidade de São Paulo (n = 68) e divididos em quatro tratamentos experimentais: Controle (C), Exposição a estresse térmico (ET), Exposição ao microrganismo (BT) e Exposição a estresse térmico e ao microrganismo (ET-BT). Os grupos foram aclimatados durante 24 horas a uma temperatura controlada de 28 ± 1 °C. Durante a aclimatação, os indivíduos dos grupos C e ET foram alimentados com 2,5 mL de solução de açúcar. Os tratamentos BT e ET-BT foram alimentados com 2,5 mL de solução de açúcar contaminada com a cepa 344 de B. thuringiensis tolworthi (concentração 5x106 UFC/ml). Após 24 horas de aclimatação, os animais dos grupos ET e ET-BT passaram pelo desafio térmico por uma hora a 40 ± 1°C. Os zangões foram dissecados e a viabilidade espermática foi analisada em microscopia de epifluorescência. Para avaliar a longevidade dos indivíduos, os grupos C (n = 22) e BT (n = 23) foram aclimatados a 28 ± 1 °C e observou-se a sobrevivência dos indivíduos a cada 24 horas ao longo de 144 horas. Os resultados demonstraram que apenas a temperatura afetou negativamente a capacidade dos zangões de S. aff. depilis de manterem a viabilidade de seus espermatozoides (viabilidade média: C: 88,2%; ET: 17,2 %; ET-BT: 21,24 %; BT: 79,1%). Não se detectou influência significativa da alimentação com B. thuringiensis na viabilidade espermática dos zangões (one way ANOVA, F = 50,498, P < 0,001). Também se comprovou que os efeitos letais da ingestão da bactéria iniciam-se nas primeiras 24 horas com sobrevivência dos indivíduos que ingeriram o biopesticida decaindo significativamente (teste log-rank, p < 0,05). Considerando o aumento na frequência das ondas de calor e no uso de microrganismos de controle biológico, a reprodução da espécie pode estar ameaçada em razão à queda na longevidade dos zangões acometidos pela infecção por B. thuringiensis e à queda na viabilidade espermática dos zangões que passaram pelo estresse fisiológico de um pico de temperatura. - TCCAnálise da representividade étnico racial a partir de imagens didáticas de livros de biologiaNeres, Potira Caruana Rocha (2019-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O racismo é um sistema de opressão que tem o desígnio de abdicar direitos de um grupo, alienando-o de diversos aspectos na sociedade. Neste contexto, o ambiente escolar pode sofrer com interferências desta opressão, promovendo um ensino que não abrange questões raciais ao excluir ou minimizar a representatividade de pessoas negras. Apesar de políticas públicas intervirem como uma ação inclusiva para pessoas negras, um longo caminho de lutas e conquistas ainda é preciso ser percorrido para que a representatividade entre negros e brancos alcance igualdade, principalmente quando se trata da representação em áreas científicas, geralmente protagonizadas por brancos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a representatividade da população negra em livros didáticos de biologia. Para tal, foram avaliadas duas coleções, com 3 livros didáticos cada, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As imagens foram quantificadas conforme uma classificação pré elaborada. Foi constatado que a representatividade branca se sobressai sobre a negra em ambas as coleções, apesar da coleção 2 ter o dobro de figuras com pessoas negras. A única categoria que os negros estão representados em equidade foi na “esportistas”, porém não necessariamente significa algo positivo, já que os negros são exaltados para seguirem carreiras no esporte como uma das alternativas de se ter um crescimento social de forma lícita. Conclusão: A analise as coleções demonstram estar longe de uma educação inclusiva, alguns estereótipos são reforçados e a falta de imagens representativas positivas é um grande déficit. - TCCAnálise de resíduo químico de finasterida em etapas de produção empregando cromatografia líquida de alta eficiência para fins de validação de limpezaRibeiro, Gabriella da Silva (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Estudando as boas práticas de fabricação inclui-se a validação de limpeza e esta deverá considerar um procedimento que deverá ser realizado para remover todos os resíduos nos equipamentos de produção. Este trabalho apresenta uma análise de determinação de resíduo químico verificando o procedimento de limpeza nos equipamentos compressora, desempoeirador, detector de metais e blistadeira, usados durante o processo de fabricação de um comprimido. A técnica de amostragem direta (swab) foi empregada para remoção de um possível resíduo do ativo nos equipamentos. As análises quantitativas foram realizadas pela técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O método analítico empregado, investiga resíduo do princípio ativo finasterida, baseando-se na especificação, que se trata da concentração máxima permitida nos resultados a serem obtidos. A metodologia aplicada para quantificação de resíduos de finasterida utilizando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência apresentou como resultados das análises valores aceitáveis, dentro da especificação de qualidade proposta. Desta forma, acredita-se que esse processo é imprescindível e reflete segurança ao paciente. - TCCAnálise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinalBrito, Laís Matos de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade. - TCCAnálise do perfil de lesões no basquetebol universitário e no basquetebol profissional: revisão de literaturaMenneh, Leonardo Halluli (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O basquetebol é um esporte criado nos Estados Unidos praticado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores, que buscam marcar os pontos utilizando movimentos de aceleração, desaceleração, deslocamentos laterais, mudanças de direção bruscas, saltos e aterrissagens. É um esporte que promove benefícios como a melhora da composição corporal e da função cardiorrespiratória, aumento da força muscular, bem-estar psicossocial, controle do peso e entre outros. Porém, sem que haja uma boa preparação do corpo do praticante para o esporte, existem fatores de risco que podem ocasionar uma lesão. O esporte universitário é uma atividade oferecida pela instituição para os membros da universidade com o objetivo de integração social, física e cultural, podendo ser recreativa e competitiva. Tendo em vista as valências físicas e a alta intensidade do esporte, é demandado um alto gasto energético, sendo essencial o treinamento das fases do esporte, buscando um maior rendimento. Com isso é de extrema importância a análise do perfil de lesões com o objetivo de entender o perfil dos atletas e prevenir lesões, especialmente tendo em vista a baixa regularidade de treinos do esporte universitário e a escassez de estudos sobre tal. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico do perfil de lesões em atletas de basquetebol profissionais e universitários, realizando uma comparação entre eles. Foi realizada uma revisão de literatura através da pesquisa bibliográfica na PubMed, Scielo, Google Acadêmico, PEDro e Cochrane Library, realizando a comparação do perfil de atletas universitários e profissionais. Para ambas as modalidades, foi encontrado uma maior incidência de lesões nos treinos e quando havia contato entre atletas, sendo a extremidade inferior a região mais acometida e o tornozelo e o joelho as articulações que mais sofrem com lesões. Além das lesões em membros inferiores, no esporte universitário foram vistas muitas lesões no pescoço e cabeça, enquanto no profissional, lesões nas extremidades superiores e tronco. As lesões mais comuns foram as entorses de tornozelo, distensões musculares, contusões e concussões. Com isso, é de extrema importância a realização de mais estudos com o objetivo de melhorar a compreensão do perfil de lesões e estender os estudos dentro do esporte universitário. - TCCAnálise dos fatores nutricionais em pacientes pós cirurgia bariátrica realizada pelo método em Y de RouxSoglia, Karoline Lemos (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A obesidade tem se tornado mais frequente em países de baixa e média renda, sendo que nos últimos anos sua prevalência aumentou de 4,8% para 6,2% em crianças abaixo dos 5 anos de idade entre os anos de 1990 e 2015. Devido ao aumento da chance de desenvolver problemas cardiovasculares e outras comorbidades, o procedimento cirúrgico é considerado efetivo nos casos de obesidade grave com falha de tratamento clínico. Os procedimentos podem envolver métodos restritivos e disabsortivos e, consequentemente, promover deficiências nutricionais. O presente estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica e teve como objetivo realizar uma revisão da literatura científica sobre os aspectos nutricionais em pacientes após cirurgia bariátrica utilizando o método de Gastroplastia Vertical em Y de Roux, focando nas alterações absortivas que podem ocorrer após a utilização do método e na importância da suplementação nutricional. Apesar de ser considerado o método cirúrgico para bariátrica mais utilizado, a Gastroplastia Vertical em Y de Roux, ou Bypass Gástrico em Y de Roux, pode provocar carências nutricionais devido à anastomose que é realizada e à alteração de absorção nutricional. Verificou-se que, além de uma dieta adequada, é necessário suplementar os principais nutrientes que tem sua absorção afetada pós cirurgia, como o a vitamina B12, vitamina B1, ácido fólico, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), vitamina C, ferro, zinco, selênio, cobre e proteínas, por exemplo. Apesar dos inúmeros benefícios da cirurgia bariátrica, faz-se necessário um acompanhamento multiprofissional para que não ocorram complicações relacionadas às deficiências nutricionais, tornando-se importante que o paciente receba uma atenção farmacêutica e siga corretamente às recomendações e orientações, a fim de evitar desmotivação e insucesso no tratamento. Além disso, é imprescindível que mais estudos sejam realizados no âmbito da suplementação a fim de estabelecer quantidades eficazes no tratamento das deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica. - TCCAnálise em amostras glandulares cervico-vaginais da presença de HPVBitun, Marina Anchieta (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Papilomavírus humano é o virus que causa a doença sexualmente transmissível mais comum e frequente da atualidade, levando a preocupação mundial, pelo fato de sua correlação com o câncer. Após duas décadas de descoberta, estimativas recentes indicam que infecções pelo HPV, são responsáveis por aproximadamente 500.000 casos de câncer e associados a 275.000 casos de morte, anualmente, justificando a realização deste trabalho, que teve por objetivo detectar e genotipar o HPV de alto e baixo risco oncológico em amostras da cérvice uterina de pacientes com diagnostico citológico de células glandulares atípicas. Para atingirmos estes objetivos, as amostras biológicas foram coletadas em meio líquido, seguida de extração de DNA por kit comercial (Promega) e a detecção e genotipagem do HPV foi realizada por Nested Multiplex PCR (NMPCR). De acordo com os resultados obtidos, todas as amostras analisadas apresentaram pelo menos 1 tipo de HPV. O tipo de HPV mais frequente foi o 18 (100%) e menos frequente foi o 33 (28,6%). Portanto, conclui-se que houve uma alta prevalência do HPV, principalmente os de alto risco oncogênico, o que contribui para um prognóstico desfavorável das pacientes estudadas. Estes resultados devem ser futuramente confirmados e mais pacientes devem ser incluídos, a fim de confirmar os dados apresentados neste trabalho. - TCCAnálise microbiológica comparativa de plantas medicinais adquiridas em comércio popular e distribuidora localizados na área metropolitana da cidade de São PauloComarú, Victoria Lima (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Devido à grande ascensão dos produtos tradicionais fitoterápicos, houve um aumento no número de lojas que as comercializam nas grandes cidades, com o correspondente aumento no número de consumidores finais. Este trabalho teve como objetivo a análise microbiológica de algumas plantas de uso popular da medicina tradicional no Brasil, e que são comercializadas livremente na cidade de São Paulo. As espécies estudadas, foram: boldo (Peumus boldus), camomila (Matricaria chamomilla) e espinheira santa (Maytenus ilicifolia). Foram feitas análises de contagem de bactérias totais, fungos totais e a identificação de patógenos. Os resultados constataram a presença de Escherichia coli em todas as amostras e Staphylococcus aureus apenas nas amostras de espinheira santa. A Salmonella sp não se fez presente em nenhumas das amostras ensaiadas. A contagem total de bactérias se apresentou dentro dos limites especificados pela Farmacopeia Brasileira, entretanto a contagem de fungos totais ultrapassou os limites previstos, o que aliado à presença de Escherichia coli em todas as amostras, não permitiu a aprovação destas amostras dentro dos parâmetros dos ensaios de controle de qualidade. - TCCAprendizagem numa perspectiva reflexiva e transformadora em um curso de Ciências Biológicas: evidências do processoSantos, Gabriele Antunes (2022)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A relação entre o ensinar e o aprender podem apresentar diferentes evidências neste processo, se os alunos conseguiram aprender e em qual nível de reflexão de aprendizagem podem se encontrar, e assim, permitir avaliar e desenvolver os conhecimentos. E, para isso, visando uma aprendizagem transformadora, ou seja, com uma abordagem mais reflexiva e crítica, holística, interativa e construtiva que agrega pontos de vistas e hábitos de mente para a formação de quadros de referência, das identidades, autonomias e percepções dos alunos, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar possíveis indícios de aprendizagem transformadora. Para tanto, foram analisadas oito aulas gravadas de uma disciplina da quinta etapa do curso de Ciências Biológicas, selecionado as falas de três alunas e elaborado três quadros em formato de rubricas de avaliação consolidadas como ferramenta para avaliar em que nível de aprendizagem cada uma das alunas se encontram, por meio de um processo crítico e reflexivo (ANDRADE, 2000). Utilizando-se nestes quadros, os níveis de reflexão de aprendizagem propostos por Kember et al. (2008) e os parâmetros de competência de reflexão crítica e de comunicação estabelecidos por Peet (2020), assim como das referências abordadas sobre aprendizagem transformadora segundo Mezirow (1997). Com isso, a partir da análise das falas segundo o referencial e de acordo com os quatro quadros quantitativos construídos a partir dos resultados, pode-se compreender que as três alunas se encontram predominantemente no nível de Reflexão e no parâmetro de Exposição ou Pouco e também no parâmetro de Integração ou Mais ou Menos. Portanto, as alunas neste estudo puderam-se caracterizar de modo geral em um quadro mais reflexivo, relacionando com suas experiências pessoais e construindo uma aprendizagem mais significativa. Duas alunas se aproximaram mais da linha de aprendizagem transformadora, que seria na categoria de Reflexão Crítica e Transformação ou Muito, mas ainda quantitativamente, o maior número de respostas foi no nível de Reflexão, já que em suas falas ainda não haviam transformado de fato suas perspectivas, pensamentos, crenças, valores e conceitos antigos. O estudo revela que foi possível identificar e analisar evidências de aprendizagem num nível mais reflexivo, e que houve poucos indícios de aprendizagem transformadora. - TCCArarrinha-azul Cyanopsitta spixii (Wagler, 1832) (Psittacidae; Psittaformes): um levantamento de dados sobre sua conservação nos últimos 20 anosZanin, Pedro Henrique Palmeira (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Ararinha-azul é uma espécie de ave Psittaciformes endêmica do Brasil e infelizmente é considerada extinta na natureza desde 2001. Essa situação se deve em parte ao fato de o tráfico internacional de animais silvestres ser uma indústria muito lucrativa e de seu habitat natural ter sido degradado ao longo dos anos. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de dados evidenciando a situação crítica da espécie, sua extinção na natureza e os diversos esforços para seu retorno. Foram utilizados 18 artigos, matérias publicadas em periódicos, livros e materiais publicados em sites oficiais do governo. A espécie não foi estudada a fundo na natureza antes de sua extinção e o que se sabe sobre seu comportamento foi observado em cativeiro. Existem alguns projetos que trabalham em prol da conservação e reintrodução desta espécie na natureza. Estes dois processos são ainda possíveis pela existência de 170 exemplares, aproximadamente, vivos em cativeiro, estando a maioria na Alemanha. Um dos centros que estavam mais envolvidos na conservação da Ararinha-azul se encontra no Catar, ele possuía aproximadamente 25 pares reprodutores de ararinhas. Na década de 2010 se iniciou no Brasil um plano para a reintrodução da espécie em seu habitat natural, na Bahia, com auxílio de um empresário alemão que possui a maior coleção de indivíduos da espécie. O empresário ainda é responsável por financiar a maioria do valor dos projetos. Isso, além de outros fatores faz com que exista uma certa insegurança com relação ao real motivo para a realização do projeto. Foram realizados estudos genéticos de indivíduos em cativeiro em uma unidade de conservação no Catar, e havia previsões para a soltura de indivíduos provenientes dos centros construídos na Bahia em seu habitat natural em 2021, mas nada sobre isso foi divulgado para o público. A situação pela qual a Cyanopsitta spixii passou e vem passando é um exemplo da ganância e falta de consideração com vida selvagem por parte do ser humano e falta de fiscalização do governo. Este caso deve ser utilizado como exemplo sobre o que fazer e o que não fazer para evitar que o que aconteceu com a ararinha-azul venha a acontecer com outras espécies, sejam elas parte de nossa fauna ou de nossa flora.