Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis
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- TCCCampanha experimental Projeto Tamar e problemas ambientaisOliveira, Ana Carolina Ferreira de; Alonso, Henrique Gonçalves; Vasconcelos, Isabella Sayuri Kouuti; Domingues, Uriel Gouveia (2-06)
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Essa campanha tem como finalidade analisar e compreender a comunicação e marketing do Projeto Tamar a fim de retomar a quantidade anual de turistas que frequentam os centros de visitação, número esse que decaiu devido a pandemia da COVID-19. O Projeto Tamar é uma ONG consolidada no setor de conservação ambiental e conhecida principalmente pelo seu trabalho reconhecido mundialmente com tartarugas marinhas na costa brasileira. Utilizando de dados coletados e pesquisa de mercado, foi criado um plano de comunicação e de marketing com ações para que os objetivos sejam concluídos. - TCCTaggers: uma análise de comportamento dos assinantes do clube de leitura TAG Experiências LiteráriasLavander, Cinthia (2019-12-06)
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O estudo busca entender os motivos pelos quais as pessoas se associam ao clube literário TAG Experiências Literárias, tendo em vista o crescimento de modelos de negócios por assinatura e a utilização crescente da curadoria de conteúdo. Além disso, tem como objetivo mapear o comportamento literário desse associado como suas experiências online e offline com os demais associados. Para atingir tais objetivos foi realizado um estudo bibliográfico sobre Curadoria e o serviço prestado pelo TAG, assim como cinco entrevistas com os Taggers para questiona-los sobre seus hábitos literários, seu relacionamento com o serviço e as mudanças que ele causou, além de duas pesquisas etnográficas para averiguar os locais e assuntos abordados nos encontros literários marcados pela plataforma disponibilizada pela própria TAG. Foi possível concluir de fato a utilização da curadoria nas modalidades oferecidas é um diferencial, assim como a possibilidade de interação, ou troca de experiência, com outros Taggers. - TCCCieloMidori, Ana Carolina; Laubach, Ana Isli; Tuffani, Beatriz; Couto, João Vitor; Saad, Maria Eduarda (2022-05)
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Utilizando da marca Cielo, a qual atua no segmento de soluções de pagamento, o desenvolvimento do trabalho se deve há um objetivo principal, reposicionar a marca. A empresa atua no mercado há anos e tem como principal produto o pagamento através de maquininhas de cartão, isso acaba tornando o reconhecimento da marca limitado. Nosso objetivo como agência é garantir a valorização dos demais produtos fazendo com que a marca seja enxergada muito além de uma maquininha. Para isso o trabalho foi desenvolvido em etapas que fossem capazes de identificar desde o diagnóstico até estratégias de meios físicos e online, que fossem capazes de promover essa mudança, trazendo posicionamento e fortalecimento de marca. - TCCCampanha de reconhecimento de marca para Arapuru GinAlmeida, Gabriel Victor Emmerick Rodrigues de; Bonito, Isabella Caetano Martins; Silva, Isadora Fernandes da; Santana, Júlia Queiroz da Silva Ferreira de (2022-05)
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Com a pandemia e distanciamento social causados pelo COVID-19, os estabelecimentos deveriam permanecer fechados por lei, a fim de evitar aglomerações e a propagação do vírus. Tendo em vista tal fato, o consumo de drinks feitos em casa aumentou significativamente, tendo como um dos maiores destaques, o gin, que teve crescimento no seu segmento durante esse período.A campanha tem como objetivo trazer reconhecimento da marca Arapuru para o público consumidor de gin e profissionais que atuam diretamente com a coquetelaria, e causar a experimentação do produto para que não só conheçam a marca mas vejam todos os atributos e toda a identidade que o acompanha, isso num momento onde estão sendo normalizadas as entradas em bares, baladas, eventos e restaurantes.Mesmo com o crescimento de entrada de marcas nacionais nesse segmento e com o grande alcance e verba de marcas multinacionais, a agência Position acredita que com as estratégias de marketing, plano de comunicação e informações construídas através dos dados recebidos, as ações realizadas na praça de São Paulo, principal estado de faturamento da marca segundo a empresa, os objetivos de marketing e comunicação poderão ser atingidos, firmando sua identidade de marca e construindo relacionamento com o consumidor através da experimentação e awareness. - TCCCampanha de marketing e comunicação ONG Rede EmancipaSantos, Vanessa Lopes dos; Sandanielo, Victoria Figueiredo (2022-06)
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Campanha de Marketing e Comunicação desenvolvida para a ONG de cursinhos populares Rede Emancipa, com objetivo de analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a ONG. Além disso, outra meta é a de recuperar 48% dos alunos que pararam de realizar o cursinho preparatório durante a pan-demia de COVID-19. Após realização de uma pesquisa de mercado, foi possível constatar que a marca presta um serviço de ordem social de extrema importância, levando educação para jovens em vulnerabilidade social há 15 anos, além de ser responsável por criar novas realidades para muitas famílias. Por outro lado, identificamos a necessidade não só de entender a debandada de alunos, como também de recuperá-los utilizando vários meios, inclusive meios offline, para abranger todas as subdivisões do público. - TCCProjeto startup: Co.be co.bizzness experiensFernandes, Bruno Braga; Iroldi, João Victor Régis (2022-06)
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O trabalho a seguir tem caráter não apenas acadêmico, mas sim profissional. O desenvolvimento do plano de negócio da co.be –co.bizzness experiens pode ser o início da implementação de um projeto empreendedor real dentro do mercado de startups, com agestão dos dois autores deste TCC. Aqui será descrito um estudo aprofundado sobre o que deve ser e o que deve se tornar a empresa em um futuro próximo, por meio de pesquisas e análises fundamentadas no Curso de Publicidade e Propaganda.A co.be é a startup que tem como objetivo conectar empresas e facilitar a tomada de decisão de empresários dentro dos processos de parceria estratégica. A ponte inteligente entre empresas em negócios B2B será feita pela plataforma da startup desenvolvida com esse intuito. Foi descoberta uma necessidade visível de otimizar estratégias de growth por meio de parcerias entre empresas. O propósito e o valor da co.be está diretamente ligado à resolução deste problema.Partindo desse pressuposto, foram realizados estudos de micro e macroambiente, pesquisa de campo qualitativa com o público alvo,desenvolvimento de produto e desenvolvimento de um plano de marketing com base nas análises aprofundadas para a validação e veiculação do modelo de negócio proposto. Com o auxílio das ferramentas necessárias para o desenvolvimento de conclusões cabíveis referentes ao lançamento da empresa, descobrimos o formato ideal para a introdução da co.be no mercado de trabalho - TCCPlano de retenção e fidelização de público da carteira digital iti ItaúBrandão, Bruna Sasso; Fillol, Fernanda; Ataide, Giovanna Verissimo; Oliveira, Isabela Ceotto de; Doretto, Júlia Vilela; Calefi, Lucas Gonçalves (2022-06)
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O segmento de carteira digital não era explorado no Brasil até o ano de 2014, quando a Apple apresentou ao mercado o Apple Pay, modelo combinado com a solução de pagamento móvel e bem recebido pelo consumidor brasileiro. No Brasil, encontra-se uma evolução cada vez mais significativa com o início dos pagamentos instantâneos (Pix), potencializando as transações por aproximação. A partir disso, surgiram concorrentes e esse segmento se desenvolveu ao longo dos anos até atingir uma grande fatia de mercado. Este trabalho apresenta uma análise do ambiente interno e externo da carteira digital iti Itaú e, usando como base uma pesquisa quantitativa aplicada pela Agência Pupilart, confirmou-se que há o interesse em fidelizar o público entre 18 a 35 anos, para que o iti acompanhe essa tendência. Assim, a Pupilart elaborou um planejamento estratégico, em que apresentou algumas maneiras de praticar a retenção e fidelização de clientes de forma mais efetiva, que ocorrerá entre os períodos de novembro de 2022 até fevereiro de 2023. - TCCComunicação publicidade e pós modernidade: uma análise da transformação da promoção de lançamento dos filmes de TarantinoLima, Gisele Santos de (2022-06)
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A promoção cinematográfica engloba o uso de estratégias do marketing promocional tradicional e digital, aplicadas ao contexto das produções audiovisuais. Este estudo se propõe a analisar, especificamente, a trajetória e evolução da promoção de lançamento de seis obras de Quentin Tarantino: Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), Kill Bill Vol. 1 e Vol. 2 (2003 e 2004), Bastardos Inglórios (2009) e Era uma vez em Hollywood (2019). Para fundamentar os estudos, além de contextualizar oque é promoção no marketing e quais são as principais estratégias promocionais cinematográficas tradicionais e digitais, observa-se também o histórico estético do diretor, discutindo seu repertório e referências, a fim de compreender a relação intertextual presente, não apenas em seus filmes, mas também em suas campanhas promocionais de lançamento. Para cumprir a proposta deste estudo de caso analítico e demais tópicos necessários para seu desenvolvimento, foi produzida uma pesquisa quantitativa sobre adesão dos novos meios de consumo de cinema e sobre a percepção do público perante formas disruptivas de promoção. Ademais, foram referenciados, principalmente, estudos sobre a intertextualidade de Roland Barthes, paródia de Linda Hutcheon, o conceito de Retrotopia (a utopia do passado) de Zygmunt Bauman, o cinema de Quentin Tarantino por Mauro Baptista, fundamentos do marketing tradicional e digital de Philip Kotler e estudos diversos voltados ao marketing cinematográfico. - TCCBeeyou: e-commerce de ecobags estampadasHara, Jacqueline Harumi; Okamoto, Julia (2022-06)
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Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma startup, o projeto consiste na estruturação de um e-commerce de bolsas ecológicas estampadas, nomeada BeeYou. A marca apresenta a proposta de unir a cultura pop, cultura asiática, e eco-friendly com suas estampas autorais, valorizando os valores propostos pelamarca e trabalhando a identidade visual.Os resultados obtidos nos estudos e pesquisas realizadas mostram resultados positivos, viabilizam o direcionamento do público-alvo e mostram estratégias para alcança-los.A campanha de lançamento é pautada no conceito criativo de "se expressecom estilo", onde o foco é a bolsa e as estampas, ressaltando que as bolsas fazem parte da personalidade de nossos clientes e através delas seu estilo é expressado. - TCCCampanha experiemental para The Graces JoiasD'urso, Ana Carolina Portioli; Oliveira, Esther Medeiros; Murata, Lucas Kushiama; Rall, Ricardo Moraes; Oh, Young Min (2022-06)
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Essa campanha tem por finalidade desenvolver uma estratégia destinada a aumentar o reconhecimento da imagem da marca The Graces Joias e aumentar suas vendas no e-commerce da loja. A The Graces é uma joalheria que atua no mercado de joias há mais de 40 anos. Entregando em suas coleções de joias com gemas 100% brasileiras, alta qualidade e design exclusivo. A marca também conquistou o mérito de ser representante de grandes marcas internacionais, agregando assim mais valor ao seu mix de produtos. Considerando o grande potencial da joalheria, construímos uma campanha incluindo estratégias e ações de marketing e comunicação voltadas para o público consumidor de joias, residentes da cidade de São Paulo. Traçando um objetivo de negócio que prioriza aumentar o reconhecimento da marca, alavancando a compra pelo ecommerce da The Graces. - TCCVideogame não é só entretenimento estratégias de in-game advertising no jogo FortnitePadula, Giovanna Soares (2022-06)
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Este trabalho busca analisar qual a percepção dos jogadores em relação a publicidade inserida nos jogos de videogame. Iniciamos com uma fundamentação teórica sobre o conceito do que é jogo através dos estudos de Johan Huizinga (2007). Aprendemos com Mello e Mastrocola (2016) que os games são elementos culturais e midiáticos. Como ele é utilizado no âmbito educacional, sendo uma ótima ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Com Michael Solomon (2016)vimos s subcultura gamer, onde jogadores digitais vivem em comunidade, compartilham conhecimentos, conteúdos, criam laços afetivos. Falamos sobre o marketing digital conforme a visão da autora Martha Gabriel. Apresentamos conteúdos com o in-game advertisinge advergame. Elaboramos uma pesquisa quantitativa para avaliar o envolvimento do jogador com a publicidade inserida nos jogos. No final com nosso projeto pronto, conseguimos perceber que a publicidade nos jogos de videogame é visualizada, aceita, recomendada e grande meio de comunicação para produtos e serviços. - TCCCampanha de marketing e comunicação para o fortalecimento da marca Cine RoxyCilento, João Henrique Lopes; Macedo, João Pedro de Medeiros; Barbosa, Maria Paula Rigos Caldatto; Barbosa, Samuel (2022-06)
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Uma campanha projetada para explorar os 88 anos de vivências no Cine Roxy. Neste trabalho buscamos trazer toda a história do Cine Roxy por meio da publicidade, a fim de auxiliar o cinema a continuar vivo após a pandemia. Utilizamos o marketing e a criação para fazermos com que o último cinema de rua da cidade de Santos continue engajando e buscando mais visibilidade na Baixada Santista, angariando novos clientes. - TCCBloco Kondzilla: muito mais que um canal de funkOliveira, Naya; Magagna, Rafaela; Forte, Rodrigo (2022-06)
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O projeto desenvolveu uma campanha para a holding Kondzilla, atuante no segmento musical, realizando eventos, produções audiovisuais e diversos projetos relacionados ao meio do funk, gênero musical em constante crescimento no Brasil e no mundo. O presente trabalho tem como objetivo propor estratégias e ações de marketing e comunicação capazes de aumentar seu reconhecimento de marca, bem como defender seus respectivos valores e expandir a área de eventos, mais especificamente o BlocoKondzilla, fenômeno realizado no carnaval de São Paulo com intuito de aumentar ainda mais sua popularidade. Para atingir os resultados, nós da agência Tornando Comum, analisamos os ambientes internos e externos da empresa com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas, bem como as oportunidades, competitividades e ameaças do mercado por meio de três analises: SWOT, matrizes Ansoff e 5 Forças de Porter. Realizamos uma pesquisa exploratória e quantitativa, respondida por XX pessoas (homens e mulheres, de 18 a 35 anos, que escutam funk) com intuito de conhecer melhor o público. O grupo em específico respondeu um questionário sobre seus hábitos e comportamentos em relação a música, funk, cenário pós-pandêmico e carnaval. A partir desta análise detalhada, foram propostas ações de marketing e de comunicação para atingir os objetivos desejados. - TCCJornada de compras: um estudo dos principais fatores que influenciam a decisão de compras dos consumidores em lojas on-line de produtos de decoraçãoCopel, Leonardo Crochik (2022-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo geral deste trabalho foi analisar e identificar os principais fatores que influenciam a decisão de compras dos consumidores em lojas online de produtos de decoração. Para isso, realizamos dois tipos de pesquisa: uma pesquisa de revisão bibliográfica e uma pesquisa quantitativa com base no google forms. Nossa revisão bibliográfica trabalhou nos eixos teóricos de: consumo e objetos de decoração na sociedade contemporânea, o consumo do simbólico e sua relação na construção da identidade do indivíduoe o comportamento do consumidor no e-commerce.Nossos autores foram: Alberto Luiz Albertin, Zygmunt Bauman, Elizeu Barroso Alves, Milena Costa de Souza, Mary Douglas, Barton Isherwood, Kathryn Woodward, Danielle Kiffer, Everardo Rocha, Ângela Rocha, Lúcia Santaella, Don Slatter, Del Hawkins, Vanessa Aparecida Franco Molina, Beatriz Santos Samara, Marco Aurélio Morsch, Leon Schiffman, Leslie Lazar Kanuk, Richard J Semenik, Gary J Bamossy, Martha Gabriel, Antônio Carlos Gil, Vanessa Aparecida Franco Molina e Luís Mauro Sá Martino.Nossa pesquisa demonstra que o consumidor tem preferência de comprar online,em marketplaces com layoutmais simples e menos estéticos, com um checkout completo.Entretanto, em se tratando de objetos de decoração, se sente mais seguro comprando em lojas físicasonde é possível atestar sua qualidade. - TCCCampanha publicitária: Galleria BarOliveira, Anna Carolina Sobral de; Moura, Gabriella Nallin de; Moreno, Giovanna Ricci; Rabelo, João Paulo Junqueira; Longchamps, Laura Nichi; Oliveira, Laura Regina de Souza (2022-06)
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O presente trabalho tem como objetivo criar uma campanha experimental para o Galleria Bar. Tendo como objetivo fidelizar o público que já frequenta constantemente o Bar e gerar share of heart. Para assertividade das ações, foi realizada uma pesquisa exploratória e quantitativa feita pela internet, que tinha como objetivo investigar quais os fatores que levam as pessoas a frequentarem o Galleria bar e analisar os pontos fortes e fracos do Galleria e entender o perfil do público que frequenta o Galleria bar. A partir dos resultados obtidos foram criadas 6 campanhas para chegar no objetivo de fidelização. Essas campanhas são: Treinamento dos funcionários, Clube Galleria Vip, Galleria Experience, Ação Press Kit Influencers, Totem Digital Shopping Eldorado e Adesivação de túnel Faria Lima. Com o cálculo do Roi que deu conclui-se que as campanhas são rentáveis em 592%, sendo que cada R$1,00 investido, o cliente terá como retorno, R$5,92 Com isso, pode-se concluir que o Galleria Bar deve fazer as campanhas para fidelização do público, visto que as ações trarão um retorno esperado para o público - TCCCampanha experimental Roller JamCélia, Beatriz Dinacci; Pereira, Bruna de Carvalho dos Santos; Correa, Catharina Cambria; Quadrotti, Giovanna Fernandes; Marotte, Mariana Reis; Grillo, Rebecca Lemos (2022-06)
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Considerando o contexto pós-pandemia Covid-19, depois de períodos de quarentena, restrições sanitárias e sociais, diversos setores foram impactados, e na fase de retomada vimos uma oportunidade em relação ao setor de entretenimento, uma vez que, houve uma mudança no comportamento do consumidor. Tal setor aproveita a busca dos clientes por uma experiência diferenciada. Portanto, esse trabalho busca oferecer pro consumidor outro conceito de lazer, através da Roller Jam, uma marca líder de mercado que oferece uma balada sobre rodas, duas pistas de patinação que fazem alusão aos anos 70/80 através da decoração e da música.Acreditamos que com o trabalho da Agência Sunrise, com o desenvolvimento de planos e estratégias, além da coleta de outras informações, a empresa irá alcançar seus objetivos comunicação e marketing. - TCCPerspectivas de consumo por meio de plataformas digitais por parte de jovens da Grande São Paulo no pós-pandemia: o setor de deliveryScocha, Bruno Lima (2022-06)
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O presente trabalho busca estudar e interpretar as possíveis mudanças comportamentais dos consumidores jovens da cidade de São Paulo no pós pandemia. Foi realizado um recorte, analisando o segmento de delivery (entrega) de alimentos prontos, pois além de ser um segmento que é conhecido há décadas, é também um dos que mais passaram pela digitalização nos últimos anos. Com a ascensão dos aplicativos de delivery, o desenvolvimento tecnológico e também as nuances que marcam presença na vida moderna, este é um segmento que contribui para uma análise expressiva e fundamentada. Usando o segmento de delivery como um campo de visão e estudos, o autor avalia o comportamento, os hábitos, as mudanças e também as perspectivas dos usuários no mundo pós-pandemia. - TCCCampanha experimental RappiBank: plataforma de comércio digitalLuz, Anna Carolina Santana; Saad, Eric; Nicolau, José Fernando Carneiro Rodrigues Rito; Nascimento, Ingrid; Hoffmann, Vitor; Lourenço, Vivian (2022-06)
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Campanha de Marketing e Comunicação desenvolvida para a empresa RappiBank, com objetivo de analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa ampliar seu alcance no público de 35 a 50 anos, classes A e B, de São Paulo. Após realização de uma pesquisa de mercado, foi possível constatar que a marca trabalha com benefícios exclusivos dentro do aplicativo e tem como diferencial uma alta porcentagem de cashback frente à concorrência. Por outro lado, a empresa deve investir no posicionamento da marca, além de aumentar a visibilidade do RappiBank dentro e fora do aplicativo. - TCCAvon tá on: uma análise sobre a participação da avon no Big Brother Brasil a partir das teorias do consumo e do marketingMacedo, Nikolas Medeiros de (2022-06)
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Este trabalho analisou o posicionamento da marca Avon durante o Big Brother Brasil 21e compreender como os acontecimentos do programa ede seus participantes impactaram a imagem da empresa para o consumidor. Para isso, por meio de um levantamento bibliográfico, foi feita uma consulta nas teorias de Michael Solomon para melhor compreensão do comportamento do consumidor, além de Martha Gabriel e Rafael Kiso para análise das estratégias de marketing digital. Também foi realizado um levantamento de dados secundários em sites especializados em marketing e publicidade. Sendo o reality showmais longevo no Brasil, o BBB tem uma forte presença na mídia, tendo conseguido reformular seu formato em 2020 e estabelecendo altas expectativas para a edição de 2021, chamada de “Big dos Bigs” e patrocinada pela Avon, primeira marca de maquiagem a patrocinar o programa. A edição teve grandes números, porém foi palco de diversos episódios polêmicos, causando cobrança de posicionamento das marcas pelo público. Porém, podemos concluir que a marca conseguiu se destacar no programa com diversas ações, reforçando seu posicionamento e valores nas situações mais delicadas, reforçando a empatia, empoderamento feminino e apoio às minorias. - TCCReposicionamento de marca LoungeriePedroso, Gabriela; Jon, Joyce Kim; Mazzoni, Laís; Cruzera, Pllaao (2022-06)
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O mercado de modas íntimas vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, visto que são peças essenciais no guarda roupa da mulher. Com base nas análises e nos estudos feitos, a Agência Saltin propõe desenvolvimento da nova campanha publicitária, para a Marca Loungerie Intimates, que tem como o seu objetivo, mostrar as maneiras de utilizar uma lingerie em diversas ocasiões.