Publicidade e Propaganda - TCC – CCL Higienópolis
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- TCCFarm RioMarques, Anna Caroline Soares; César, Julia Ariadne dos Santos Machado; Oliveira, Marianna Cordelli Paiva Pinto; Martins, Roberta de Biasi Gioia (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A agência 4SYNTHESIS é formada por um grupo de quatro amigas e teve sua criação em 2021. O nome escolhido traduz a nossa filosofia central (união) e valores, onde a numeração“4”; além de nos quantificar, simboliza os quatro pilares que amparam o nosso trabalho, e queconsideramos indispensáveis para o sucesso na indústria da comunicação hodiernamente. Nossos pilares são integrados pela: criatividade, já que valorizamos a imaginação eautenticidade em campanhas publicitárias; sincronia, concebida pelo trabalho em equipesincronizado alcançando as metas desejadas; estratégia, baseada em ações com olharpreciso e elaborado junto à empatia; e, por fim, a satisfação do cliente, a qual semprepriorizamos, indiscutivelmente, superando expectativas e garantindo total agrado. A palavra em inglês “Synthesis”, cuja tradução é“síntese”, reflete diretamente nossa capacidade desintetizar ideias, soluções e informações juntas.Portanto, com a junção “4” (four) mais “Synthesis”,a agência representa nossa dedicação bem comonossa essência, ao combinar os quatro pilares jácitados às nossas habilidades grupais, a fim defornecer resultados exclusivos para nossos clientes. - TCCDe cantora country a pop star: rebranding de Taylor Swift a partir da análise semiótica das capas dos álbuns “Speak Now”, “Red” e “1989”Krell, Laura Fróes (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa relacionou-se ao entendimento semiótico do rebranding de artistas musicais. Assim, o presente trabalho compreendeu os significados visuais que a cantora Taylor Swift estabeleceu durante os períodos de trabalho de seus álbuns de estúdio “Speak Now” (2010), “Red” (2012) e “1989” (2014). A pesquisa analisou, por meio da semiótica de Charles S. Peirce, os elementos estéticos das capas dos trabalhos citados e como eles contribuíram para uma mudança gradual de paradigma no branding de Swift, de cantora country para pop star. - TCCNardini JóiasGiardini, Carolina Suzuki; Baraldi, Gabriela Leticia; Melotti, Gabriela Rovina; Rossi, Luiza Braga; Souza, Renata Martins Chavasco de (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho oferece uma análise da joalheria Nardini, uma empresa familiar que atua no mercado desde 1987, especializada na comercialização de joias leves. A Nardini se destacou por revolucionar o setor ao criar brincos de design exclusivo, leves e com movimento, mantendo preços acessíveis. Embora não tenha uma loja física, a empresa atende seus clientes por meio de uma extensa rede de revendedores em todo o Brasil, sendo assim, o foco da marca é o mercado B2B. O foco da agência Bloom é auxiliar a Nardini a expandir seu reconhecimento de marca, levando seus produtos diretamente ao consumidor final e ingressando no mercado B2C. Isso será realizado por meio de estratégias desenvolvidas pela agência, fundamentadas nos dados obtidos e na verba disponível, visando ampliar a presença da Nardini no mercado de varejo e fortalecer sua posição no setor joalheiro. Ao consolidar sua presença no mercado de varejo, a Nardini tem a oportunidade não apenas de aumentar suas vendas diretas ao consumidor, mas também de aprimorar sua narrativa de marca. O estudo das estratégias desenvolvidas pela Agência Bloom oferecerá insights cruciais sobre como a Nardini pode obter seu sucesso na transição para o mercado B2C, mantendo sua identidade única e inovadora. - TCCUma análise da fintech brasileira Qflash TecnologiaWellausen, Bianca Torregrossa; Facchetti, Felipe Miguel Galves; Lidiaque, Luana; Cerqueira, Raquel dos Santos (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Em 2022, o Brasil atingiu um montante de 11.562 startups ativas no país, segundo um levantamento da Cortex. Destas, 42% do número corresponde a fintechs de crédito, ou seja, startups de tecnologia com foco na concessão de empréstimos. De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), estas correspondem às empresas que usam tecnologia de forma intensiva para oferecer produtos na área de serviços financeiros de uma forma inovadora, sempre focada na experiência e necessidade do usuário. A alta das fintechs no Brasil hoje, correspondeu a um problema aos bancos por oferecerem serviços especializados, com diversos benefícios tanto para os usuários quanto para o sistema financeiro do país como um todo. Contudo, com o desenvolvimento do mercado, as próprias startups entenderam que teriam que mudar sua forma de atuação e passaram a desenvolver alguns serviços com os mesmos princípios dos bancos ou se associaram a vários deles, partindo do pressuposto de que essa parceria poderia ser benéfica para todos. - TCCDireção de arte em revistas de moda: uma análise comparativa entre ELLE, Harper’s Bazaar e VogueMelo, Izabella Toledo de (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Desde seu surgimento, revistas de moda apoiaram-se em materiais imagéticos para chamar a atenção do público, comunicar sua identidade e complementar o conteúdo textual. As capas desempenham um papel crucial como pontes entre a leitora e o conteúdo editorial e, por isso, exigem um trabalho cuidadoso de direção de arte. O objetivo geral deste trabalho consiste em verificar as principais tendências e estilos empregados pelas principais revistas de moda no Brasil. Faz-se necessário também examinar os elementos que compõem as capas de revistas, compreender conceitos de semiologia e comparar a linguagem visual de três grandes revistas de moda no Brasil: ELLE, Harper’s Bazaar e Vogue, compreendendo seus processos de construção de identidade, verificando seus públicos-alvo e explorando conceitos sobre moda, consumo e identidade. A fim de atingir os objetivos pré-definidos, foi necessário formar uma base de estudo com pesquisas bibliográficas relacionadas a direção de arte, estudo de fotografia, moda e imprensa feminina. Além disso, foi necessária a análise de uma série de edições dos títulos em questão, além de entrevistas com profissionais da área, que ofereceram a perspectiva de pessoas que participam ativamente do processo criativo de uma revista e são responsáveis por tomadas de decisão que impactam o cenário editorial de moda como um todo.