Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- DissertaçãoQualidade de vida e saúde mental de mães de crianças com teaReis, Daniela Aparecida Dos (2023-12-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura mostra que os responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) experienciam desafios únicos, como nível elevado de estresse emocional, qualidade familiar comprometida, menos bem-estar e até mesmo depressão, acarretando perda na qualidade de vida (QV). As mães, em especial, vivenciam ainda mais esses desafios, por serem, geralmente, as principais cuidadoras dessas crianças. Isso posto, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a saúde mental (estresse, depressão e ansiedade), o apoio social e a QV de mães de crianças diagnosticadas com TEA. Trata-se de um estudo quantitativo transversal correlacional. O estudo envolveu a participação de 51 mães de crianças com TEA e foram aplicados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: a) questionário socioeconômico e de informações pessoais, b) Escala de Apoio Social (MOS-SSS), c) Escala de Percepção de Estresse-10 (EPS-10), d) Questionário sobre a saúde do paciente-9 (PHQ-9), e) General Anxiety Disorder-7 (GAD-7), e d) WHOQOL-BREF, os quais foram disponibilizados online por meio da plataforma Survey Monkey®. A maioria das participantes reside no Estado de Minas Gerais, são casadas e possui ensino médio completo. Os resultados do estudo revelaram que mães de crianças com TEA são mais suscetíveis a estresse, ansiedade e depressão, o que impacta negativamente sua qualidade de vida. Os resultados também sugerem que o apoio social desempenha um papel importante na modulação desses efeitos. - DissertaçãoRecursos em sala de aula para alunos com deficiência visual: orientações para professores de educação básica e nível superiorCouto, Maria Angélica De Paula (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Educação Especial, no Brasil e no mundo, foi marcada por uma trajetória de muita exclusão e segregação. A Educação Inclusiva surgiu como uma perspectiva nova de atenção para a diversidade, contemplando diversos âmbitos dos sistemas educacionais. O aluno com deficiência visual está presente em todos os níveis de ensino e inserido em classes regulares. Essa deficiência traz limitações significativas de acesso ao conhecimento. Assim, o uso de recursos tecnológicos e ferramentas específicas garantem a equiparação de oportunidades ao processo de ensino-aprendizagem frente aos alunos videntes. Para que todas as oportunidades de acesso e conhecimento sejam garantidas, é necessário que os professores estejam preparados para o uso desses recursos diferenciados em sala de aula. Considerando isso, o objetivo deste trabalho foi promover informações sobre acessibilidade a professores da Educação Básica e Ensino Superior, com práticas de sala de aula inclusivas com ênfase para os alunos com deficiência visual. À vista disso, este estudo investigou de forma quali-quantitativa a percepção e o nível de conhecimento sobre acessibilidade destes professores, por meio de dois instrumentos de coleta de dados, aplicados em diferentes momentos, sendo: o questionário um, no início do primeiro módulo, e o questionário dois, após a conclusão do último módulo. Por conseguinte, ministrou-se um curso de maneira on-line pela Plataforma “Teams” para 30 professores de Ensino Básico e Ensino Superior de Instituições públicas e privadas. O curso foi ministrado em duas frentes: 1) três encontros semanais com duração de duas horas cada e 2) dois encontros aos sábados, com duração de três horas cada. A carga horária total do curso foi de seis horas em ambos os formatos. Ademais, foi confeccionado um ebook que contextualizou o objetivo do trabalho. O baixo conhecimento sobre a deficiência visual, a inclusão escolar e o despreparo de algumas instituições foram os principais fatores levantados pelos participantes. Nota-se que os professores necessitam de treinamentos constantes, contemplando momentos para discutir sobre as suas dificuldades, incertezas e inseguranças, pois as instituições de ensino públicas e privadas têm recebido, cada vez mais, alunos do PAEE. De modo geral, os professores aprovaram a metodologia, o conteúdo do ebook, o tempo das aulas e recomendariam o curso para outros professores. - DissertaçãoImpactos da depressão pós-parto no desenvolvimento psicomotor de bebês brasileiros durante a pandemia de Covid-19Guadagnin, Simone Moraes de Ávila (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Evidências científicas robustas demonstram que exposição a elevados níveis de estresse nos primeiros anos de vida aumenta significativamente o risco de desfechos desfavoráveis no desenvolvimento infantil . Um dos fatores associados com a elevação do estresse infantil diz respeito a problemas de saúde mental materna no período pós natal, os quais geram diminuição de disponibilidade dos materna para interação espontânea, menor sensibilidade e responsividade aos sinais da criança, e d e reduções do nível de estimulação ambiental oferecido. Eventos adversos como a pandemia de C OVID 19 carregam o potencial de elevar os níveis deste impacto. Pesquisas recentes apontam para desempenhos inferiores nas habilidades cognitivas e autorregulatórias de bebês que vivenciaram seus primeiros meses e anos de desenvolvimento durante a pandemia de COVID 19. Até onde temos conhecimento, estudos quantitativos que digam respeito à população brasileira neste contexto ainda não foram publicados. O presente estudo te ve como objetivo investigar o impacto da depressão pós parto durante a pandemia de COVID 19 no desenvolvimento de bebês brasileiros, caracterizando os índices de sintomas compatíveis com Depressão Pós Parto durante a pandemia em uma amostra de mulheres puérperas residentes no Brasil, e o risco para problemas de desenvolvimento em seus bebês após a pandemia. Bem como, analisar o papel potencial da depressão pós parto como preditor de risco para problemas de desenvolvimento infantil. Est e estudo utilizou dados coletados online de uma pesquisa mais alargada realizada durante a pandemia de COVID 19 sobre os seus impactos na saúde mental e experiências de puérperas até seis meses pós parto (julho de 2020 a fevereiro de 2021). Posteriormente foram col etados os dados sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva materna (outubro de 2022 a maio de 2023). A amostra foi composta por 64 mulheres puérperas, entre 24 e 44 anos , majoritariamente brancas 75%75%)), casadas 81.3%)81.3%), com escolaridade de nível superior ( 90.6%), e provenientes da região sudeste do Brasil (67.2 %)%). No período da avaliação do desenvolvimento (pós pandemia), seus bebês encontravam se na faixa etária entre 27 e 40 meses, sendo 34 meninos ( e 29 meninas ( As mães foram contatadas via e mail, sendo apresentado o estudo e solicitado o consentimento. Foram utilizados os seguintes questionários: Questionário sociodemográfico e clínico, Escala de Depressão Pós Natal de Edimburgo (EPDS), Ages & Stages Questionnaire 3ª ed. (ASQ 3) e Ages & St ages Questionnaire Socioemotional (ASQ SE), adaptados para formato online por meio da plataforma Qualtrics. Os resultados do estudo revelaram que 43,8% das puérperas apresenta ram sintomas potencialmente clínicos de d epressão p ós p arto durante a pandemia de COVID 19 . Quanto ao desenvolvimento dos bebês após a pandemia, um maior risco de problemas de desenvolvimento foi registrado nos domínios Motor Fino e Pessoal Social com 29.7% dos casos . Por sua vez, os domínios Comunicação, Motor a Amplo e Resolução de Problemas revelaram risco em aproximadamente 11% dos casos. Também ao nível socioemocional os resultados “ Para que bebês se convertam em adultos saudáveis e independentes, dependem totalmente de que lhes seja dado um bom princípio: amor é o nome desse vínculo.” (D.W. mostraram que mostraram que 88.7% dos bebês 88.7% dos bebês foram percebidos pela mãe como tendo umforam percebidos pela mãe como tendo um desenvolvimento dentro de desenvolvimento dentro de esperado.esperado. OOs resultados s resultados também também indicaram que níveis mais elevados de sintomas de indicaram que níveis mais elevados de sintomas de ddepressão epressão ppósós--pparto durante arto durante a pandemia foram preditores estatisticamente significativos de maior a pandemia foram preditores estatisticamente significativos de maior risco de problemas de risco de problemas de desenvolvimento no domínio Resolução de Problemasdesenvolvimento no domínio Resolução de Problemas. Cont. Contudo, udo, os sintomas de depressão maternaos sintomas de depressão materna não não demonstrdemonstraramaram ser preditorser preditoreses significativsignificativosos de risco para problemas de desenvolvimento nos domínios de risco para problemas de desenvolvimento nos domínios Comunicação, Motor AmploComunicação, Motor Amplo, Motor Fino, Motor Fino e Pessoale Pessoal--Social. Social. Por fimPor fim, ter irmãos foi um preditor , ter irmãos foi um preditor marginalmente significativomarginalmente significativo, , popossível fator de proteçãossível fator de proteção,, para para menor risco de problemas de menor risco de problemas de desenvolvimento desenvolvimento nno domínio Motor Finoo domínio Motor Fino.. Em suma, os resultados de nosso estudo demonstraram que Em suma, os resultados de nosso estudo demonstraram que a pandemia de COVIDa pandemia de COVID--1919 teve um teve um impacto negativo significativo na saúde mental de puérperas impacto negativo significativo na saúde mental de puérperas no Brasilno Brasil, podendo este cenário ser ainda , podendo este cenário ser ainda mais alarmantemais alarmante , especialmente se atentarmos para o fato de que nossa amostra apresent, especialmente se atentarmos para o fato de que nossa amostra apresentou,ou, majoritariamentemajoritariamente,, as as características sociodemográficas etnia branca, níveis de escolaridade superior, características sociodemográficas etnia branca, níveis de escolaridade superior, etnia branca, proveniente da região sudeste, e condição socioeconômica etnia branca, proveniente da região sudeste, e condição socioeconômica possivelmente mais elevadapossivelmente mais elevada, , que que não representam a totalidade da população brasileiranão representam a totalidade da população brasileira.. Além disso, a saúde mental materna durante Além disso, a saúde mental materna durante a pandemia, especificamente os sintomas de depressão pósa pandemia, especificamente os sintomas de depressão pós--parto, tiveram também impacto negativo no parto, tiveram também impacto negativo no risco de desenvolvimento de áreas específicas do funcionamento dos bebês.risco de desenvolvimento de áreas específicas do funcionamento dos bebês. Esta pesquisaEsta pesquisa alcança sua relevância na medida em que evidencia um índice altamente significativo alcança sua relevância na medida em que evidencia um índice altamente significativo da prevalência de DPP durante a pandemia de COVIDda prevalência de DPP durante a pandemia de COVID--19 no Brasil, alertando para a necessidade de 19 no Brasil, alertando para a necessidade de prioridade para prioridade para políticas públicas políticas públicas com amplitude, profundidade e endereçadascom amplitude, profundidade e endereçadas a saúde mental de a saúde mental de mulheres puérperas, especialmente em situações de crise sanitária. mulheres puérperas, especialmente em situações de crise sanitária. Por outro lado, foco principal desta Por outro lado, foco principal desta pesquisa, o estudo pesquisa, o estudo contribui para a literatura ncontribui para a literatura no campoo campo do desenvolvimento infantil, do desenvolvimento infantil, revelando os índices revelando os índices de desede desenvolvimento infantil logo após a pandemia, trazendo luz aos impactos desta crise sanitária no nvolvimento infantil logo após a pandemia, trazendo luz aos impactos desta crise sanitária no desenvolvimento infantil. Mostrandodesenvolvimento infantil. Mostrando--se as crianças especialmente vítimas no tocante ao seu processo se as crianças especialmente vítimas no tocante ao seu processo de desenvolvimento. Fato que solicita de desenvolvimento. Fato que solicita imediatimediataa ação, no que tange a elaboração e prática deação, no que tange a elaboração e prática de programas programas de de rastreio, rastreio, avaliação e intervenção precoce para os bebêsavaliação e intervenção precoce para os bebês, crianças possivelmente afetadas,, crianças possivelmente afetadas, a fim de a fim de mitigar osmitigar os efeitosefeitos em seuem seu desenvolvimentodesenvolvimento e, consequentemente, e, consequentemente, em toda suaem toda sua vida futura.vida futura. - DissertaçãoAvaliação de desenvolvimento de crianças que passaram a primeira infância em distanciamento social causada pelo covid-19Paes, Bárbara Pepe (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O desenvolvimento infantil pode ser caracterizado como mudanças em diversas áreas que possibilitam que o indivíduo seja capaz de realizar tarefas mais complexas. Existem alguns marcos com habilidades esperadas para cada faixa etária que auxiliam na percepção de alterações no desenvolvimento. A literatura especializada mostra que a primeira infância é o principal momento para estimulação, visando a plasticidade neural, e que a interaçãosocial surge como um facilitador do processo de desenvolvimento. Apesar disto, após a notícia da pandemia de COVID-19 o mundo passou a adotar medidas de distanciamento social para conter a transmissão do vírus, fechando escolas e outros ambientes de interação. Dito isto, o presente estudo teve como objetivo verificar se crianças que passaram a primeira infância em distanciamento social desenvolveram-se de acordo comos marcos esperados para a idade, mensurados pelos protocolos ASQ-BR e SWYC-BR, elaborados antes da pandemia de COVID-19. Os participantes foram avaliados em ambiente escolar, através de observação e testagens direcionadas por três diferentes avaliadoras sendo, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma psicomotricista. Após as avaliações, os instrumentos foram corrigidos e submetido à diferentes análises. Foi identificada concordância nas avaliações das três profissionais. Dentro da amostra avaliada, 15% das crianças apresentaram alguma alteração, entretanto, suas pontuações foram próximas da zona limítrofe e, na maior parte dos casos, em apenas uma área do desenvolvimento, não indicando atrasos globais. Não foi identificado padrão nas alterações apresentadas. As crianças com pontuações mais baixas pertenciam à famílias de classe socioeconômica B2. - DissertaçãoTerapia utilizando conjuntos lego como intervenção para crianças com Trissomia 21 com foco na motricidade fina e linguagemBezerra, Clara Helen Oliveira (2024-02-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OLIVEIRA-BEZERRA, C.H. Terapia utilizando conjuntos LEGO como intervenção para crianças com Trissomia 21 com foco na motricidade fina e linguagem. Programa de Pósgraduação em Ciências do Desenvolvimento Humano, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2024. Introdução: A terapia utilizando conjuntos LEGO é uma modalidade terapêutica que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de competências sociais através de construções colaborativas de forma lúdica e vem sendo proposta para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Assim como no TEA, a Trissomia do Cromossomo 21 (T21) é caracterizada por atraso do neurodesenvolvimento e diante disso diversos programas de estimulação vêm sendo propostos para minimizar os prejuízos decorrentes desta desordem genética. Objetivo: o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da terapia utilizando conjuntos LEGO na motricidade fina e linguagem de crianças com T21 pré e após 15 sessões de intervenção. Método: participaram do estudo 7 crianças que foram divididas em 3 grupos de intervenção com terapia utilizando conjuntos LEGO uma vez por semana durante 60 minutos. Para avaliação de motricidade fina dos participantes foram utilizados o Teste da Função Manual de Jebsen-Taylor (TFMJT) e o Teste Caixa e Blocos (TCB) e para avaliar a comunicação funcional dos participantes foi utilizado o Perfil Funcional da Comunicação-Checklist (PFC-checklist). Todos os participantes foram avaliados pré e após as 15 sessões de intervenção. Resultados: os dados da avaliação de motricidade fina mostram melhora marginalmente significativa (p= 0,053) no TCB e diferença estatisticamente significativa para mão dominante (p= 0,037) e para mão não dominante (p= 0,050) na tarefa de manusear objetos pequenos do TFMJT. Os resultados obtidos pela classificação do PFC-checklist mostram melhora da comunicação funcional dos participantes com dados estatisticamente significativos em 9 das 20 funções comunicativas e marginalmente significantes em mais 5 funções do teste. Conclusão: concluise que a implementação da terapia utilizando conjuntos LEGO para crianças com T21 pode trazer benefícios para o desenvolvimento da linguagem e da motricidade fina, porém são necessários mais estudos para a geração de evidências dessa proposta terapêutica. - DissertaçãoPolítica de educação inclusiva nas escolas na visão do gestor escolarMartinho, Simone Munhoz Soares (2024-02-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A educação inclusiva tem sido um grande desafio para o sistema educacional. O gestor escolar assume um papel importante para a superação dos desafios encontrados durante a construção de um ambiente inclusivo, pois é ele que lidera as mudanças necessárias em toda a escola. A liderança exercida pelo gestor escolar deve ser compartilhada com todos os membros da comunidade escolar para que todos se tornem responsáveis na tomada de decisões no ambiente escolar. Algumas pesquisas demonstram que a gestão escolar democrática e participativa constitui-se em um aspecto fundamental para se construir uma cultura inclusiva no ambiente educacional. Este estudo teve como objetivo identificar a visão do gestor escolar sobre a política de educação inclusiva nas escolas. A amostra do estudo foi composta por dados de 132 gestores de escolas de todos os estados do país, sendo 66 gestores de escola pública e 66 gestores de escola privada de ensino regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, no formato on line, desenvolvido para mapear a política de educação inclusiva da escola. Antes de ser aplicado para os gestores, o questionário foi submetido à análise de 6 juízes, no intuito de se obter evidência de validade de conteúdo. O Índice de Validade de Conteúdo do instrumento atingiu 88%, acima portanto, do índice mínimo de concordância de 80%. Para análise dos dados coletados, a pesquisa utilizou o método quantitativo e qualitativo. No tocante à existência da gestão democrática nas escolas, os resultados demonstraram que a gestão escolar está mais centralizada na equipe pedagógica com maior participação da família e do professor para a elaboração do Projeto Político Pedagógico e das diretrizes da educação inclusiva nas escolas públicas. Em relação às 3 principais dificuldades encontradas pelo gestor para a implementação de uma educação inclusiva, foram mencionadas estrutura e recursos, professores e atendimento ao aluno. Destacando-se que o gestor da escola privada identificou a falta de apoio da família como a sua maior dificuldade para a implementação da educação inclusiva. Por outro lado, o gestor da escola pública cita dificuldades que estão mais vinculadas aos recursos financeiros oriundos do Estado, tais como, falta de material adequado, de recursos humanos e de professores especializados. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos gestores afirmou cumprir as políticas públicas brasileiras que tratam sobre educação inclusiva, mas acredita que elas não contribuem para a concretização da educação inclusiva no país. Em vista disso, as políticas públicas devem ter como foco meios que subsidiem as escolas de propiciar uma educação inclusiva. Em suma, os resultados evidenciaram que ainda há muito trabalho a ser feito pelo gestor, tendo em vista o número crescente de matrículas de alunos de inclusão nas escolas, propondo-se ao gestor uma reflexão quanto à existência da gestão democrática na escola e ao seu papel de mobilizador de ações educativas que envolvam a comunidade escolar para a concretização de uma política educacional inclusiva nas instituições de ensino. - DissertaçãoInstrumento de observação estruturada para identificação do Transtorno do Espectro Autista em crianças de 18 a 48 meses: construção do OERA BabyDias, Marina Rosário (2024-02-08)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelos déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento. Existe uma carência de instrumentos em português para rastrear sintomas de TEA em crianças menores de 36 meses. O presente estudo teve como objetivos: (1) revisar as provas do OERA e adaptar para crianças de 18 a 48 meses; (2) avaliar o conteúdo da revisão das provas utilizando critério de juízes; e (3) verificar a aplicabilidade do OERA baby pelos avaliadores. O método contou com quatro etapas: (1) Adaptação e construção da primeira versão do OERA baby; (2) Avaliação da adaptação mediante análise de juízes; (3) Estudo piloto para verificação de aplicabilidade do instrumento; e (4) Elaboração da versão final do OERA baby a partir do estudo piloto. Na etapa 1, as principais adaptações da versão original do OERA para sua adequação a crianças de 18 a 48 meses incluíram: mudanças no formato de aplicação, nas oportunidades, no material e no número de provas, com a inclusão de duas provas específicas e uma prova global para observação de rigidez comportamental. Na etapa 2, dois juízes especialistas consideraram as 19 provas do OERA baby claramente definidas e adequadas para discriminar crianças com TEA das com desenvolvimento típico. Os juízes sugeriram a inclusão de um questionário pré-aplicação e a substituição de alguns termos do manual. Na etapa 4, foi realizado um estudo piloto com 13 crianças de 18-48 meses com TEA ou com desenvolvimento típico, onde foi evidenciado que sete provas estavam adequadas, enquanto duas precisaram de ajustes. Por fim, na etapa 5, elaborou-se a versão final do OERA baby com 9 provas específicas e 10 provas globais ajustadas e bem avaliadas pelos 11 profissionais especialistas, os quais consideraram a aplicação adequada. Conclui-se que o OERA baby apresenta evidências de validade de conteúdo para rastreamento de sintomas de TEA e está finalizado para ser aplicado em maior escala de modo a verificar evidências de validade de construto e pontos de corte para esta população. - DissertaçãoEducação especial: uma análise das práticas pedagógicas e percepções de autoeficácia dos professores regulares sobre seus alunos com deficiênciaMartins, Iehonalla Fernanda da Silva (2024-02-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção dos professores do Ensino Fundamental I sobre alunos com deficiência na sala regular, incluídos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e caracterizar, tanto tais professores quanto os referidos alunos. Trata-se de uma pesquisa é transversal, quantitativa, descritiva e correlacional, utilizando uma amostra não probabilística de conveniência. Assim, foi realizada a caracterização do perfil dos professores, suas percepções sobre práticas pedagógicas e autoeficácia, com base na Teoria Social Cognitiva. A amostra inclui 55 professores do ensino fundamental I, que lecionam nas unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, na Rede Municipal de São Paulo. Utilizou-se um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras e aplicado via google forms para identificar características dos professores, sua experiência e formação, práticas pedagógicas e senso de eficácia no trabalho, bem como dados dos estudantes com deficiência, incluindo quantidade, idade, ano/série. Também foi aplicada a Escala de Autoeficácia na Implementação de Práticas Inclusivas, havendo dois escores para que se pudesse diagnosticar os elementos ou práticas que contribuem para uma melhor percepção de autoeficácia, o Escore de Regência de Sala de Aula e Escore de Planejamento e Colaboração, partes da Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados trouxeram tanto o perfil dos professores e dos alunos, como as práticas que apresentam correlação com os escores utilizados neste estudo para mensurar a percepção de autoeficácia. Apontaram os resultados, quanto ao perfil dos professores que as características predominantes entre os professores é o sexo feminino, formação em pedagogia, possuir pós-graduação lato sensu e estar na faixa etária entre 40 e 49 anos. Apontaram também que a idade mais avançada proporciona uma percepção maior de autoeficácia, conforme outros estudos também já têm sugerido, contribuindo inclusive para uma frequência menor de estresse. Além disso, uma maior frequência de situações em que o professor adapta o conteúdo proporciona uma percepção maior de autoeficácia em ambos os escores. A capacitação técnica através de especializações também apresentou correlação positiva com o Escore de Regência de Sala de Aula. Quanto aos alunos, a predominância é do sexo masculino e do diagnóstico de TEA. Os resultados suscitam mais investigações a respeito de autoeficácia e a necessidade de maiores reflexões a respeito da formação do docente, que tem buscado aparatos técnicos para aprender a lidar com a demanda da educação inclusiva em sala de aula regular. - DissertaçãoEstratégias de resolução de conflitos entre escolares: o antes e o depois da pandemia da Covid-19 sob a lente de professoresVidal, Caroline de Oliveira Melo (2024-02-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A resolução de conflitos entre pares é uma demanda de intervenção frequente na prática docente e formas de qualificar a mediação de professores diante de situações conflituosas têm sido um tema recorrente em pesquisas na área da educação. A presente dissertação investigou estratégias de resolução de conflitos entre escolares no retorno às aulas presenciais, após o período de ensino remoto/modelo híbrido, decorrente da pandemia da COVID-19. Como hipótese, esperava-se que a restrição às possibilidades de interação social contínua e o distanciamento da rotina escolar poderiam ter afetado o desenvolvimento de habilidades e estratégias cooperativas de resolução de conflitos entre pares. A partir da perspectiva Construtivista do conhecimento e, portanto, entendendo a interação com o meio essencial para possibilidades mais plenas de desenvolvimento, foram coletados dados sobre o período de distanciamento social e suas possíveis consequências para o aspecto socioemocional do desenvolvimento de estudantes. Utilizou-se uma abordagem exploratória, de caráter empírico e qualitativo. A amostra foi composta por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, que preencheram 3 instrumentos: Questionário 1 (n = 39); Questionário 2 (n = 23); e entrevistas de profundidade (n = 4). Buscou-se verificar se as estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver conflitos no retorno às aulas presenciais são diferentes daquelas observadas pelos docentes antes do distanciamento social, estabelecido no Brasil a partir de março de 2020. As respostas foram analisadas a partir da teoria da Análise de conteúdo (Bardin, 2011) e os resultados também foram comparados com dados anteriores à pandemia da COVID-19 existentes sobre o tema na literatura. Observou-se que as causas de conflito entre pares mantiveram-se as mesmas de antes da pandemia, porém, sendo vivenciadas com maior intensidade ou gravidade no retorno às aulas presenciais. Em todas as três fases de coleta os professores indicaram perceber diferenças nas estratégias de resolução de conflitos adotadas por seus alunos e associaram essas diferenças ao período de distanciamento social, à escolarização remota ou híbrida e à consequente ausência de oportunidades de conviver com outras crianças. Há também a percepção de que o retorno às aulas presenciais favoreceu o desenvolvimento de habilidades necessárias para o estabelecimento de relações interpessoais mais colaborativas. Espera-se que a presente pesquisa favoreça a reflexão e uma intervenção docente mais qualificada diante das demandas de atuação em direção à construção da personalidade ética de estudantes no presente momento. - DissertaçãoSíndrome de Moyamoya com acidente vascular cerebral na infância e adolescência: estudo de séries de casos do perfil neuropsicológico e das lesõesBueno, Luísa Camelo (2024-02-23)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A síndrome de Moyamoya (SMM) é uma condição cerebrovascular rara caracterizada pela estenose progressiva das artérias carótidas internas intracranianas e seus ramos proximais, predispondo os pacientes afetados ao acidente vascular cerebral (AVC). A etiologia da SMM permanece desconhecida, com sua incidência máxima ocorrendo em crianças por volta dos 5 anos de idade. Estudos anteriores examinando o funcionamento neuropsicológico de pacientes pediátricos com SMM relataram resultados heterogêneos. Este estudo visa investigar associações e dissociações na avaliação neuropsicológica entre dois casos pediátricos de SMM com AVC crônico. São apresentados dois casos prospectivos: Caso 1, um menino branco de 10 anos diagnosticado com SMM que sofreu um AVC aos 9 anos de idade, e Caso 2, uma menina branca de 13 anos diagnosticada com SMM que sofreu um AVC aos 7 anos de idade. Ambas as crianças frequentavam a escola regular e recebiam atendimento no serviço ambulatorial de neurocirurgia e malformação arteriovenosa cerebral de um hospital público em São Paulo, Brasil. As avaliações neuropsicológicas, utilizando a Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve-NEUPSILIN, foram realizadas durante a hospitalização, com cada avaliação durando aproximadamente uma hora. Além disso, foram revisados os registros clínicos médicos. Os testes cognitivos revelaram habilidades cognitivas gerais de baixa média para o Caso 2 e algumas das habilidades cognitivas para o Caso 1, com associações e dissociações observadas em funções prejudicadas e preservadas. Ambos os casos exibiram percepção visual, atenção e linguagem oral preservadas. No entanto, o Caso 2 apresentou prejuízos na memória de trabalho, fluência verbal, praxia, orientação e linguagem escrita, enquanto o Caso 1 apresentou prejuízos apenas na linguagem escrita e na memória episódica verbal. As características clínicas revelaram que o Caso 1 tinha um tempo menor desde o AVC, com uma área de lesão menor (temporoparietal) confinada ao hemisfério direito. Por outro lado, o Caso 2 tinha um tempo maior desde o AVC e uma área de lesão maior predominantemente no hemisfério direito, no lobo frontal. Esses casos contribuem para a literatura existente ao documentar padrões diferentes de preservação e prejuízo cognitivo associados a localizações específicas das lesões, extensão das lesões e tempo decorrido desde o AVC. Além disso, é hipotetizado que o início mais precoce da lesão pode levar a prejuízos cognitivos mais pronunciados, destacando a importância potencial de intervenções precoces durante a fase aguda para mitigar déficits acadêmicos em adolescentes com SMM. - DissertaçãoAtendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino Paulistana : características do professor, práticas pedagógicas e relações com a autoeficácia docentePerez, Joice Pereira (2024-02-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
De acordo com o censo escolar do INEP, desde o ano de 2004 o número de estudantes público da Educação Especial matriculados na rede regular de ensino vem superando o número de matrículas nas Escolas Especializadas, trazendo novos desafios à Educação Especial Inclusiva para a garantia de permanência e aprendizagem dos estudantes. A compreensão das práticas e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, suas lacunas e barreiras pode contribuir para fomentar políticas públicas que promovam a qualificação do atendimento a este público. Este estudo tem como objetivo caracterizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), descrevendo o perfil acadêmico dos professores, suas práticas pedagógicas, barreiras que dificultam o trabalho, senso de autoeficácia para práticas inclusivas e suas relações com perfil dos estudantes público do AEE. Estudo quantitativo, transversal, exploratório e correlacional. A amostra contou com 61 professores designados nas Salas de Recursos Multifuncional do Atendimento Educacional Especializado, das unidades educacionais do ensino fundamental da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, da Rede Municipal da cidade de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico (perfil de formação dos professores e caracterização dos estudantes público do AEE) e a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas. Foram realizadas análises descritivas de frequências e análises inferenciais de correlação de Pearson, utilizando-se alpha < 0,05 para significância. Os resultados mostraram maior senso de autoeficácia em professores com mais formações, maior tempo de experiência no magistério e maior idade, corroborando com achados de estudos internacionais. A colaboração e articulação entre os professores, evidenciou correlações positivas para autoeficácia docente, sugerindo novas configurações ao AEE que superem a modalidade em contraturno. O perfil dos estudantes evidenciou a maioria com TEA e melhor autoeficácia dos professores junto aos estudantes com maior idade e maior frequência a sala de recursos multifuncionais. Foram identificadas barreiras para a inclusão, como a falta de recursos humanos, de especialização pedagógica e presença de barreiras atitudinais da equipe, as quais apresentaram correlações negativas com a autoeficácia docente. Este estudo descreve e evidencia aspectos que necessitam de atenção nas políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão, para que possam atuar em uma melhor qualificação do trabalho docente realizado no AEE. - DissertaçãoAdolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: autopercepção do acompanhamento parental das rotinas escolares no ambiente familiarCabral, Patrícia Moraes (2024-02-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode levar a impactos negativos no desempenho escolar e maiores riscos para a ocorrência de problemas emocionais e comportamentais. As dificuldades, assim como os sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, podem ser agravadas ou atenuadas dependendo da parentalidade exercida pelos pais ou cuidadores. Por exemplo, o engajamento parental em atividades escolares, como monitoramento e estimulação adequada, contribui para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas nas crianças e adolescentes com TDAH. Estudos anteriores exploraram tanto a percepção de pais ou cuidadores sobre impactos do TDAH para eles próprios ou para as crianças e adolescentes com TDAH, quanto a autopercepção dos adolescentes com TDAH sobre suas dificuldades. Contudo, existem poucos estudos que exploram a percepção de adolescentes com TDAH sobre o suporte parental que eles recebem em relação à rotina escolar. Diante disto, o presente estudo visou explorar a percepção de adolescentes com TDAH sobre o acompanhamento parental de rotinas escolares no ambiente familiar e sua associação com o nível de conhecimento dos pais sobre o transtorno e problemas emocionais e comportamentais dos adolescentes. O estudo adotou um desenho transversal e exploratório. Participaram do estudo 24 adolescentes com TDAH e seus pais/cuidadores responsáveis, divididos de acordo com a faixa etária: Grupo 1: 12 adolescentes de 11 a 14 anos; e Grupo 2: 12 adolescentes de 15 a 17 anos. Os participantes foram recrutados através de mídias digitais, como Instagram e Facebook, seguindo critérios de conveniência. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário de Capacidades e Dificuldades/Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Questionário de Conhecimento e Opinião Parental sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; Questionário de Verificação de Acompanhamento Escolar; Questionário de caracterização sociodemográfica da amostra; e Formulário de Classificação socioeconômica. Os resultados evidenciaram que há concordância entre a percepção dos pais e adolescentes sobre suas capacidades e dificuldades está bem alinhada, e há um aumento na convergência com os adolescentes mais velhos. O baixo monitoramento dos pais favorece o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes com TDAH, apesar de o nível de conhecimento dos pais acerca do TDAH não estar relacionado com a forma de auxílio oferecida por eles. Os dados apresentados confirmam a necessidade do envolvimento parental no contexto acadêmico dos adolescentes. - DissertaçãoLeitura, escrita e aritmética após a pandemia: estudo com uma escola privada de Ensino Fundamental ISantos, Marcela Cristina Camargos dos (2024-02-29)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O fechamento das escolas devido à pandemia de COVID-19 permitiu que professores e instituições educacionais adotassem diferentes formas de ensino e aprendizagem. Contudo, estudos têm mostrado diferentes impactos no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes durante e após a pandemia. Diante disso, este estudo teve como objetivos comparar o desempenho atual dos alunos em relação aos dados de normatização pré-pandemia, identificar quais habilidades acadêmicas apresentam maior diferença em relação aos dados pré-pandemia, identificar se há maior diferença de desempenho em algum ano escolar específico e verificar as relações em todas as habilidades avaliadas. A amostra foi composta por 100 participantes de uma escola privada, localizada no interior do estado de São Paulo. As idades dos participantes variaram entre 6 e 10 anos (M = 8,33; DP = 1,35), sendo 45% do sexo feminino e 55% do sexo masculino. Em relação ao ano escolar, 15% frequentavam o 1º ano, 15% o 2º ano, 24% o 3º ano, 16% o 4º ano e 30% o 5º ano. A presença de laudo diagnóstico de necessidade educacional especial no prontuário da escola foi adotada como critério de exclusão. Para avaliação da inteligência foram utilizadas as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Para a aferição do desempenho de leitura, escrita e aritmética foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II) e para avaliar a consciência fonológica, a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. A partir dos resultados obtidos, foram encontradas diferenças significativas em relação aos dados da amostra normativa em escrita para alunos do 2º, 4º e 5º anos (p = 0,058, 0,003, < 0,001, respectivamente), e em aritmética para alunos do 3º, 4º e 5º anos (p = 0,007, <0,001, < 0,001). Foram observadas correlações positivas e estatisticamente significantes entre os subtestes de escrita e leitura, com magnitude moderada (r = 0,44, p < 0,05). Ademais, a associação moderada foi identificada entre a PCFO e subteste de aritmética do TDE (r = 0,54, p < 0,01), e positivamente com magnitude variando entre pequena e moderada com as subescalas Leitura e Escrita (r = 0,20 e r = 0,36, respectivamente). Foram encontradas correlações entre os escores do Raven e pontuações do subteste de aritmética (r = 0,34, p < 0,05). Os resultados encontrados mostraram que, mesmo em uma população não vulnerável, como o caso dos participantes dessa pesquisa, considerados de nível social privilegiado, os déficits de aprendizagem também podem ser observados, sendo os maiores déficits em alunos das séries finais do Ensino Fundamental I. - DissertaçãoRacial bias on moral judgment: a behavioral and electroencephalographic studyPantaleão, Fernanda Naomi (2024-03-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os seres humanos tendem a categorizar aqueles ao seu redor com base em características compartilhadas, como a cor da pele, designando assim seu grupo racial interno e externo. A diferenciação entre "nós" e "eles" frequentemente resulta em uma preferência pelo grupo interno e, em certas situações, pode levar a um viés negativo em relação ao grupo externo. A categorização racial pode ocorrer com base em características faciais e, portanto, está associada à percepção facial. Estudos usando EEG e rostos de diferentes etnias permitem uma avaliação precisa da influência do viés racial dentro de um experimento, levando em conta as variações nas amplitudes do potencial elétrico para diferentes rostos. O julgamento moral, semelhante ao viés racial, pode ser influenciado pelo contexto em que vivemos. Também é afetado pela categorização social, pela qual os grupos raciais interferem na forma como os grupos internos e externos são julgados. Consequentemente, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do viés racial contra pessoas negras no julgamento moral por meio da análise de dados eletrofisiológicos para melhor entender os fatores subjacentes a esses processos. Setenta e três participantes (52 mulheres, média de idade = 22,2 ± 3,54) foram divididos em duas condições: alerta e não alerta, e realizaram a mesma tarefa. Os participantes visualizaram vinhetas retratando cenários onde um agente cometia uma ação contra uma vítima, com uma foto de cada um deles. Em seguida, eles foram instruídos a avaliar a gravidade da ação e atribuir uma sentença de prisão ao agente. A eletroencefalografia (EEG) foi registrada durante o procedimento. Os participantes julgaram os agentes brancos mais severamente quando prejudicavam vítimas negras. Para a análise de EEG, encontramos maiores amplitudes de P1 para vítimas negras na Condição B, maiores amplitudes de P2 e P3 para díades de agentes brancos-vítimas negras em ambas as condições, e maiores amplitudes de N250 para todas as díades de agentes-vítimas em comparação com agentes brancos-vítimas negras. Combinados, nossos dados comportamentais e eletrofisiológicos parecem indicar maior consciência entre nossa amostra e julgamentos mais severos para agentes brancos que prejudicaram vítimas negras - DissertaçãoPromoção de saúde mental em alunos da educação básica mediante treinamento de professores baseado na análise aplicada do comportamentoSouza, Rayra Santos de (2024-04-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As medidas adotadas para diminuir as taxas de contágio da COVID-19, como a suspensão de aulas presenciais impactou negativamente a saúde mental infantil. No Brasil, assim como em outros países, os problemas emocionais e comportamentais (PEC) infantis tiveram um impacto negativo no ajustamento social e comportamental no retorno às aulas. Contudo, ainda são escassos estudos utilizando múltiplos informantes para avaliar os PEC de crianças brasileiras na fase de reabertura das escolas. Neste contexto, o retorno às aulas presenciais em 2022 foi desafiador para professores e alunos, sendo necessário dar suporte aos professores para o manejo adequado dos PEC das crianças nas salas de aula. Programas de treinamento de professores baseados na Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis – ABA) realizados antes da pandemia mostraram resultados positivos na melhora de PEC na infância, embora a maioria dos estudos tenham priorizado professores de alunos com desenvolvimento atípico. Esta dissertação foi dividida em dois estudos cujos objetivos gerais foram: a) avaliar PEC de crianças brasileiras no retorno às aulas presenciais a partir de múltiplos informantes, investigando possíveis diferenças de acordo com o sexo da criança e o nível de escolaridade dos pais (estudo 1); e b) implementar e verificar os efeitos de um programa de treinamento de professores baseado na ABA para a promoção de comportamentos pró-sociais e melhora de PEC de alunos no retorno presencial às aulas durante a pandemia da COVID-19 (estudo 2). O estudo 1 adotou um desenho descritivo e correlacional e teve como amostra 583 pais/responsáveis e 37 professores de 2º e 3º ano do ensino fundamental público brasileiro (52,1% meninas, média de idade: 7,83, dp: 0,71). Os instrumentos foram o Questionário de Pontos Fortes e Dificuldades e questionários sociodemográficos (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ, versão para pais e professores) para avaliar indicadores de PEC e questionários para avaliação de dados sociodemográficos (pais). Foram encontradas correlações positivas entre os informantes em todas as escalas do SDQ, porém os pais relataram significativamente mais problemas emocionais (p < 0,001), problemas de conduta (p < 0,001), hiperatividade (p < 0,001) e problemas com colegas (p < 0,001) do que os professores. Pais (p=0,043) e professores (p=0,002) reportaram maior pontuação total do SDQ nos meninos do que nas meninas. Os pais com menor escolaridade relataram mais problemas de conduta (p=0,012) e maior pontuação total no SDQ (p=0,019) em comparação aos pais com maior escolaridade. As correlações positivas sobre PEC encontradas entre pais e professores na fase de reabertura das escolas corrobora com estudos realizados antes da pandemia. Na amostra investigada, meninos e crianças de famílias com menor escolaridade apresentaram mais PEC do que seus pares. Tais resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de estratégias de intervenção e políticas públicas para mitigar as dificuldades emocionais e comportamentais das crianças no contexto pós-pandemia. O estudo 2 adotou um desenho quase-experimental, utilizando grupo experimental (GE) e grupo controle ativo (GC). O treinamento de professores baseado na ABA foi implementado no GE de forma remota por meio de videoaulas e encontros online abordando estratégias de manejo comportamental, como análise funcional do comportamento, regras e reforçamento diferencial. O GC recebeu uma intervenção alternativa sobre estratégias de leitura, também realizada de forma remota. A amostra foi composta por 348 pais/responsáveis de alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental e seus 37 professores, divididos em GC e GE. Além dos instrumentos que compuseram o estudo 1, no estudo 2 também foram utilizados checklists de monitoramento das estratégias usadas pelos professores. Os pais do GE perceberam significativa diminuição de problemas de conduta (p=0.046) e hiperatividade (p=0.039), enquanto os professores reportaram redução de hiperatividade (p=0.007) e problemas emocionais (p=0.043) na fase pós-intervenção, sendo que quanto maior o uso das estratégias de manejo comportamental pelos professores, menor a ocorrência de PEC em todas as escalas de problemas do SDQ, principalmente nas escalas de problemas emocionais r= -0.32) e no escore total (r= -0.31). No GC não foram observadas reduções significativas de PEC. Tais resultados indicam que o treinamento de professores baseado na ABA realizado de forma online é uma intervenção de baixo custo que produziu efeitos positivos na promoção da saúde mental dos alunos, incluindo a redução de PEC e a melhora do comportamento pró-social dos alunos. - DissertaçãoQualidade de vida e participação social de adultos com paralisia cerebralSinibaldi, Thaís Mendes (2024-06-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada como um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, podendo se apresentar em diversos níveis e ser acompanhada de distúrbios de natureza variada. Diante do aumento da expectativa de vida dessa população e das alterações na estrutura etária do Brasil, aponta-se a necessidade de que as equipes multiprofissionais estejam preparadas para acolher e orientar o cuidado de pessoas com PC, conforme as suas necessidades. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho foi investigar a Qualidade de Vida (QV) e a participação social de adultos brasileiros com PC, além de elaborar um instrumento de entrevista para investigação das dimensões da vida do adulto com PC e verificar o índice de validade de conteúdo. Também pretendeu-se identificar os fatores ambientais que podem influenciar a QV e participação social dos adultos com PC e conhecer as rotinas e as estratégias de enfrentamento em situações que envolvem a participação social do grupo estudado. Método: Participaram 12 pessoas com PC, entre 20 e 35 anos, de ambos os sexos. Foram aplicados o Critério Brasil para o nível socioeconômico e o WHOQOL-bref, complementado pelo WHOQOL-DIS-PD, para avaliação da QV. Os participantes foram entrevistados remotamente a partir da versão final do roteiro de entrevista. Os dados obtidos pelos instrumentos de QV foram transformados em escores e as entrevistas foram transcritas para a elaboração das cinco categorias finais de análise: Cuidados com a saúde na vida adulta da pessoa com PC; Participação e inclusão; Participação na comunidade PcD e Redes Sociais; Políticas Públicas, Facilitadores e Barreiras; Vida Afetiva e Sexualidade. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro momentos: Evidências de validade do roteiro semiestruturado para entrevista; Caracterização dos participantes; WHOQOL-bref e WHOQOL-DIS-PD e Entrevistas e categorias de análise. Observou-se que o grupo estudado, apesar das diversas barreiras urbanísticas, arquitetônicas e atitudinais enfrentadas cotidianamente, desenvolve estratégias de enfrentamento e exerce sua participação em diversas dimensões, como o mercado de trabalho, educacional e de lazer, e tem o desejo, de cada vez mais, potencializá-la. Os participantes consideraram que a experiência em participar da pesquisa, compartilhando suas vivências e perspectivas, pode aumentar a visibilidade da população com PC na sociedade e lançar luz a temas pouco abordados. Considerações Finais: O presente estudo revelou-se inovador já que se propôs a estudar os adultos com PC, dando voz a essa população. Ainda há muito a ser feito para que a qualidade de vida e a participação social desse grupo de pessoas possa atingir metas de inclusão e pertencimento, porém considera-se, a partir das falas registradas, que as ações e políticas públicas sejam pautadas nas necessidades e reivindicações trazidas pelas pessoas que de fato podem avaliar, discutir e indicar quais são os principais facilitadores ou barreiras encontrados em suas rotinas. Por fim, sugere-se a realização de mais pesquisas sobre o tema com o intuito de ampliar as informações relevantes para nortear as intervenções e o cotidiano do público com PC. - DissertaçãoCardiot21: criação de um aplicativo de informação e orientação para pais de crianças com Cardiopatia Congênita e Trissomia 21Alves, Andyara Cristianne (2024-07-02)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As CC(CC) são defeitos estruturais ou funcionais do sistema cardiovascular presente ao nascimento. Crianças com trissomia do cromossomo 21 (T21) ou SD (SD) possuem maior incidência de CC comparadas com a população de crianças típicas. O diagnóstico da CC na criança com T21 é acompanhado por sentimentos de medo, angústia e ansiedade dos pais que geralmente possuem pouco conhecimento sobre as CC. Objetivo. Desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel (App), denominado CardioT21, para informações e orientações básicas sobre as CC na criança com T21 considerando-se as necessidades dos pais. Método. Estudo exploratório de natureza tecnológica, dividido em quatro fases: Fase I - Levantamento de Requisitos e Elaboração do Conteúdo do App definidos a partir de estudo bibliográfico e aplicativos sobre CC; entrevistas online com 13 mães de crianças com T21 e CC, recrutados por conveniência que responderam um questionário elaborado pela autora da pesquisa. Fase II – Prototipagem e Implementação do App realizadas por alunos da Faculdade de Computação e Informática; Fase III - Validação do Conteúdo e Testagem de Usabilidade do App por 08 juízes, profissionais especialistas em T21e/ou CC, recrutados por conveniência para testagem de conteúdo (Índice de Validade de Conteúdo - IVC) e usabilidade (System Usability Scale - SUS) do App. Fase IV – Testagem de usabilidade do App por 09 mães que na sequência responderam ao questionário de usabilidade (SUS). Resultados: Na Fase I, as mães de crianças com T21 e CC entrevistadas deram sugestões para o conteúdo do aplicativo como tipo de cardiopatias e tratamento; exames e procedimentos; cuidados e prevenção de complicações; rede de apoio aos pais; estimulação do desenvolvimento motor; dentre outros. Na Fase II, o App CardioT21 foi modelado e implementado para distribuição em plataformas Android. Na Fase III, ocorreu a avaliação do conteúdo do App por juízes, a pontuação no IVC foi de 0,97 indicando que o App necessitava de pequenas alterações de conteúdo e pontuação SUS de 95 indicando a melhor usabilidade possível. Na Fase IV houve avaliação do App por mães de crianças com T21 e CC, a pontuação SUS foi de 96,56 representando a melhor usabilidade possível. Conclusão: o App CardioT21 está disponível na loja de aplicativos Google App Store e pode ser instalado gratuitamente, proporcionando um recurso valioso para os pais de crianças com T21 e CC. Espera-se que essa ferramenta contribua para o aumento do conhecimento e da confiança dos pais, ajudando-os a lidar de forma mais informada e segura com as questões relacionadas às CC em seus filhos com T21. - DissertaçãoSaúde mental e qualidade de vida de professores do ensino fundamental e as relações com a pandemia de Covid-19Scudeler, Renata Pinheiro (2024-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ato de lecionar está atravessado por altos níveis de exigências e responsabilidades, bem como por inúmeros aspectos estressores advindos das expectativas individuais, dos próprios professores, mas, também, dos alunos, pais, gestores e comunidade. Sob este cenário, têm surgido inúmeras discussões acerca dos fenômenos associados ao cotidiano dos professores e as implicações em sua qualidade de vida e saúde mental como, por exemplo, a incidência da Síndrome de Burnout e de sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Presente nas ocupações que exigem relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, o Burnout se instaura quando há presença, persistente e crônica, de estressores capazes de impactar no desempenho profissional, na percepção individual, no relacionamento com os pares e na qualidade de vida. Diante de um cenário de precarização profissional, somado aos impactos da pandemia de COVID-19, torna-se necessário ampliar as discussões sobre o tema, na expectativa de provocar mudanças culturais, organizacionais e sociais. Nesse sentido, o estudo se propôs a analisar à presença do Burnout em professores de Ensino Fundamental I, por meio da aplicação do MBI-ED - Maslach Burnout Inventory - Educators Survey, a percepção dos docentes a respeito de sua própria qualidade de vida por meio do WHOQOL-bref e a presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade através da Escala DASS-21, comparando os resultados encontrados considerando a atuação em escolas públicas e privadas e anos iniciais do fundamental I (primeiro, segundo e terceiro) e finais (quarto e quinto), além de identificar as correlações existentes entre os indicadores de Burnout, QV e saúde mental. Também buscou discutir se o ensino remoto, durante a pandemia de COVID-19, e o retorno presencial, influenciaram, na percepção dos professores, em seus níveis de estresse, através da aplicação e da análise qualitativa de um questionário. Considerando a amostra de 42 professores, sendo 64,3% docentes em escolas privadas e 50,0% atuantes nos anos iniciais do fundamental I, os resultados demonstraram a presença da Síndrome de Burnout em 40,5%, com comprometimento nas três dimensões que a compõe, além da presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade em mais da metade dos participantes, havendo predominância dos sintomas de estresse. As comparações estatísticas não revelaram diferenças médias significativas entre as variáveis avaliadas, enquanto os testes de correlação indicaram associações significativas tanto positivas quanto negativas, sobretudo, considerando as dimensões de Burnout e os sintomas de saúde mental, correlacionados às percepções de qualidade de vida. Através da análise qualitativa do questionário aplicado, este estudo revela o desejo destes profissionais por maior acolhimento, consideração com sua saúde, mudanças que avaliem as reais necessidades e delimitem as responsabilidades, implicando em valorização profissional sendo, portanto, fundamental que se invista em formação, carreira, melhores condições ambientais e salariais, bem como na promoção de saúde, qualidade de vida e políticas públicas eficazes, uma vez que, os espaços escolares e os docentes promovem a formação humana. - DissertaçãoPerfil funcional da comunicação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em contexto de idioma português e inglêsBezerra, Lucas Dias (2024-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta características peculiares de alteração no desenvolvimento infantil. Aspectos comportamentais, sensoriais e de comunicação são os mais necessários para fechamento diagnóstico. A variabilidade sintomática apresentada de sujeito para sujeito faz com que sejam observadas as particularidades de cada indivíduo com TEA. A comunicação é uma das habilidades no desenvolvimento infantil mais esperada; a ausência, atraso e/ou dificuldades em estabelecer linguagem expressiva é um marcador social importante na primeira infância, um dos principais da família na busca por orientações terapêuticas. A forma e o meio de comunicação, a ocupação do espaço comunicativo e a qualidade comunicativa são elementos fundamentais a serem analisados quando comparamos o desenvolvimento infantil esperado para a idade cronológica. OBJETIVO: o objetivo deste estudo é traçar o perfil funcional de comunicação de crianças em contextos de idiomas português e inglês. MÉTODO: foram selecionadas 16 crianças, de 42 a 72 meses de vida, sem parentes e ou convívio com pessoas multilíngues. Foram coletadas as amostras e destas feitas as análises. RESULTADOS: a percepção dos pais frente às dificuldades de comunicação dos seus filhos foram relatadas de forma unânime. Quanto maiores as dificuldades de comunicação, pior o desempenho sociocognitivo. Quanto melhor o desempenho nos testes cognitivos, melhor o desempenho funcional da comunicação dos participantes. DISCUSSÃO: foi demonstrada maior produção comunicativa no idioma português; no entanto, foram verificadas produção e funcionalidade comunicativa no idioma inglês sem diferenças estatísticas significativas quando comparados os dois idiomas. Na produção das classes gramaticais, houve maior produção do idioma português, com maior produção lexical. CONCLUSÃO: as crianças em observação e avaliação neste estudo apresentaram correlação e desempenho satisfatório nos testes propostos. Houve desempenho comunicativo com resultados sem diferenças estatísticas significativas no Perfil Funcional da Comunicação em ambos os idiomas. Serão necessários mais estudos frente à ausência de mais dados literários que possam subsidiar esses resultados. - DissertaçãoDesenvolvimento e validação por juízes de um programa de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais no contexto escolarMignone, Ana Elisa Ruggeri (2024-08-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças em fase escolar tem ganhando cada vez mais ênfase na atualidade. Indivíduos com maiores níveis de competências socioemocionais apresentam comportamentos positivos em relação a si mesmo, resultando em maior nível educacional, maior sucesso profissional, relações familiares e de trabalho mais positivas, melhores índices de saúde mental. Tendo em vista este cenário, surgiu a nova Base Comum Curricular (BNCC), que tornou o desenvolvimento das competências socioemocionais obrigatória em todas as escolas públicas e particulares abrangendo, inclusive a educação infantil. das escolas e a implantação do ensino on-line por um extenso período de tempo. Objetivo Geral: Desenvolvimento e validação por juízes de um Guia de formação de professores para promoção de competências socioemocionais no contexto escolar. Instrumentos: 1 – Guia de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC serviu como base para mapear as habilidades socioemocionais necessárias para um desenvolvimento emocional em crianças; 2 – Protocolo de avaliação onde juízes especialistas avaliaram se o conteúdo do Guia estava adequado ao seu propósito; Procedimentos: Na fase 1, foi desenvolvido o Guia de formação de professores; na fase 2, ocorreu a avaliação dos juízes especialistas; Análises: Na fase 1, foi realizada uma análise das competências socioemocionais que são exigidas pela BNCC, e realizada uma revisão da literatura sobre artigos, livros e instrumentos que abordam e trabalham no desenvolvimento destas competências em crianças, o que gerou o guia proposto pela autora; na fase 2 (avaliação dos juízes), o resultado da avaliação dos juízes gerou uma tabela descritiva da intervenção, cruzando com os dados das competências socioemocionais indicadas pelos juízes. Dessa tabela foi calculado o índice de concordância com relação aos critérios que foram concluídos aqueles com valor de concordância a partir de 75%. Resultados e Conclusão: Os resultados apresentados neste estudo apontam que houve concordância aceitável nas propostas sugeridas no Guia e que o mesmo pode ser relevante para a formação de professores com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar.