Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)

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  • Dissertação
    Cardiot21: criação de um aplicativo de informação e orientação para pais de crianças com Cardiopatia Congênita e Trissomia 21
    Alves, Andyara Cristianne (2024-07-02)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    As CC(CC) são defeitos estruturais ou funcionais do sistema cardiovascular presente ao nascimento. Crianças com trissomia do cromossomo 21 (T21) ou SD (SD) possuem maior incidência de CC comparadas com a população de crianças típicas. O diagnóstico da CC na criança com T21 é acompanhado por sentimentos de medo, angústia e ansiedade dos pais que geralmente possuem pouco conhecimento sobre as CC. Objetivo. Desenvolver e avaliar a usabilidade de um aplicativo móvel (App), denominado CardioT21, para informações e orientações básicas sobre as CC na criança com T21 considerando-se as necessidades dos pais. Método. Estudo exploratório de natureza tecnológica, dividido em quatro fases: Fase I - Levantamento de Requisitos e Elaboração do Conteúdo do App definidos a partir de estudo bibliográfico e aplicativos sobre CC; entrevistas online com 13 mães de crianças com T21 e CC, recrutados por conveniência que responderam um questionário elaborado pela autora da pesquisa. Fase II – Prototipagem e Implementação do App realizadas por alunos da Faculdade de Computação e Informática; Fase III - Validação do Conteúdo e Testagem de Usabilidade do App por 08 juízes, profissionais especialistas em T21e/ou CC, recrutados por conveniência para testagem de conteúdo (Índice de Validade de Conteúdo - IVC) e usabilidade (System Usability Scale - SUS) do App. Fase IV – Testagem de usabilidade do App por 09 mães que na sequência responderam ao questionário de usabilidade (SUS). Resultados: Na Fase I, as mães de crianças com T21 e CC entrevistadas deram sugestões para o conteúdo do aplicativo como tipo de cardiopatias e tratamento; exames e procedimentos; cuidados e prevenção de complicações; rede de apoio aos pais; estimulação do desenvolvimento motor; dentre outros. Na Fase II, o App CardioT21 foi modelado e implementado para distribuição em plataformas Android. Na Fase III, ocorreu a avaliação do conteúdo do App por juízes, a pontuação no IVC foi de 0,97 indicando que o App necessitava de pequenas alterações de conteúdo e pontuação SUS de 95 indicando a melhor usabilidade possível. Na Fase IV houve avaliação do App por mães de crianças com T21 e CC, a pontuação SUS foi de 96,56 representando a melhor usabilidade possível. Conclusão: o App CardioT21 está disponível na loja de aplicativos Google App Store e pode ser instalado gratuitamente, proporcionando um recurso valioso para os pais de crianças com T21 e CC. Espera-se que essa ferramenta contribua para o aumento do conhecimento e da confiança dos pais, ajudando-os a lidar de forma mais informada e segura com as questões relacionadas às CC em seus filhos com T21.
  • Dissertação
    Saúde mental e qualidade de vida de professores do ensino fundamental e as relações com a pandemia de Covid-19
    Scudeler, Renata Pinheiro (2024-08-05)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    O ato de lecionar está atravessado por altos níveis de exigências e responsabilidades, bem como por inúmeros aspectos estressores advindos das expectativas individuais, dos próprios professores, mas, também, dos alunos, pais, gestores e comunidade. Sob este cenário, têm surgido inúmeras discussões acerca dos fenômenos associados ao cotidiano dos professores e as implicações em sua qualidade de vida e saúde mental como, por exemplo, a incidência da Síndrome de Burnout e de sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Presente nas ocupações que exigem relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, o Burnout se instaura quando há presença, persistente e crônica, de estressores capazes de impactar no desempenho profissional, na percepção individual, no relacionamento com os pares e na qualidade de vida. Diante de um cenário de precarização profissional, somado aos impactos da pandemia de COVID-19, torna-se necessário ampliar as discussões sobre o tema, na expectativa de provocar mudanças culturais, organizacionais e sociais. Nesse sentido, o estudo se propôs a analisar à presença do Burnout em professores de Ensino Fundamental I, por meio da aplicação do MBI-ED - Maslach Burnout Inventory - Educators Survey, a percepção dos docentes a respeito de sua própria qualidade de vida por meio do WHOQOL-bref e a presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade através da Escala DASS-21, comparando os resultados encontrados considerando a atuação em escolas públicas e privadas e anos iniciais do fundamental I (primeiro, segundo e terceiro) e finais (quarto e quinto), além de identificar as correlações existentes entre os indicadores de Burnout, QV e saúde mental. Também buscou discutir se o ensino remoto, durante a pandemia de COVID-19, e o retorno presencial, influenciaram, na percepção dos professores, em seus níveis de estresse, através da aplicação e da análise qualitativa de um questionário. Considerando a amostra de 42 professores, sendo 64,3% docentes em escolas privadas e 50,0% atuantes nos anos iniciais do fundamental I, os resultados demonstraram a presença da Síndrome de Burnout em 40,5%, com comprometimento nas três dimensões que a compõe, além da presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade em mais da metade dos participantes, havendo predominância dos sintomas de estresse. As comparações estatísticas não revelaram diferenças médias significativas entre as variáveis avaliadas, enquanto os testes de correlação indicaram associações significativas tanto positivas quanto negativas, sobretudo, considerando as dimensões de Burnout e os sintomas de saúde mental, correlacionados às percepções de qualidade de vida. Através da análise qualitativa do questionário aplicado, este estudo revela o desejo destes profissionais por maior acolhimento, consideração com sua saúde, mudanças que avaliem as reais necessidades e delimitem as responsabilidades, implicando em valorização profissional sendo, portanto, fundamental que se invista em formação, carreira, melhores condições ambientais e salariais, bem como na promoção de saúde, qualidade de vida e políticas públicas eficazes, uma vez que, os espaços escolares e os docentes promovem a formação humana.
  • Dissertação
    Qualidade de vida e participação social de adultos com paralisia cerebral
    Sinibaldi, Thaís Mendes (2024-06-03)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada como um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, podendo se apresentar em diversos níveis e ser acompanhada de distúrbios de natureza variada. Diante do aumento da expectativa de vida dessa população e das alterações na estrutura etária do Brasil, aponta-se a necessidade de que as equipes multiprofissionais estejam preparadas para acolher e orientar o cuidado de pessoas com PC, conforme as suas necessidades. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho foi investigar a Qualidade de Vida (QV) e a participação social de adultos brasileiros com PC, além de elaborar um instrumento de entrevista para investigação das dimensões da vida do adulto com PC e verificar o índice de validade de conteúdo. Também pretendeu-se identificar os fatores ambientais que podem influenciar a QV e participação social dos adultos com PC e conhecer as rotinas e as estratégias de enfrentamento em situações que envolvem a participação social do grupo estudado. Método: Participaram 12 pessoas com PC, entre 20 e 35 anos, de ambos os sexos. Foram aplicados o Critério Brasil para o nível socioeconômico e o WHOQOL-bref, complementado pelo WHOQOL-DIS-PD, para avaliação da QV. Os participantes foram entrevistados remotamente a partir da versão final do roteiro de entrevista. Os dados obtidos pelos instrumentos de QV foram transformados em escores e as entrevistas foram transcritas para a elaboração das cinco categorias finais de análise: Cuidados com a saúde na vida adulta da pessoa com PC; Participação e inclusão; Participação na comunidade PcD e Redes Sociais; Políticas Públicas, Facilitadores e Barreiras; Vida Afetiva e Sexualidade. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro momentos: Evidências de validade do roteiro semiestruturado para entrevista; Caracterização dos participantes; WHOQOL-bref e WHOQOL-DIS-PD e Entrevistas e categorias de análise. Observou-se que o grupo estudado, apesar das diversas barreiras urbanísticas, arquitetônicas e atitudinais enfrentadas cotidianamente, desenvolve estratégias de enfrentamento e exerce sua participação em diversas dimensões, como o mercado de trabalho, educacional e de lazer, e tem o desejo, de cada vez mais, potencializá-la. Os participantes consideraram que a experiência em participar da pesquisa, compartilhando suas vivências e perspectivas, pode aumentar a visibilidade da população com PC na sociedade e lançar luz a temas pouco abordados. Considerações Finais: O presente estudo revelou-se inovador já que se propôs a estudar os adultos com PC, dando voz a essa população. Ainda há muito a ser feito para que a qualidade de vida e a participação social desse grupo de pessoas possa atingir metas de inclusão e pertencimento, porém considera-se, a partir das falas registradas, que as ações e políticas públicas sejam pautadas nas necessidades e reivindicações trazidas pelas pessoas que de fato podem avaliar, discutir e indicar quais são os principais facilitadores ou barreiras encontrados em suas rotinas. Por fim, sugere-se a realização de mais pesquisas sobre o tema com o intuito de ampliar as informações relevantes para nortear as intervenções e o cotidiano do público com PC.
  • Dissertação
    Racial bias on moral judgment: a behavioral and electroencephalographic study
    Pantaleão, Fernanda Naomi (2024-03-15)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    Os seres humanos tendem a categorizar aqueles ao seu redor com base em características compartilhadas, como a cor da pele, designando assim seu grupo racial interno e externo. A diferenciação entre "nós" e "eles" frequentemente resulta em uma preferência pelo grupo interno e, em certas situações, pode levar a um viés negativo em relação ao grupo externo. A categorização racial pode ocorrer com base em características faciais e, portanto, está associada à percepção facial. Estudos usando EEG e rostos de diferentes etnias permitem uma avaliação precisa da influência do viés racial dentro de um experimento, levando em conta as variações nas amplitudes do potencial elétrico para diferentes rostos. O julgamento moral, semelhante ao viés racial, pode ser influenciado pelo contexto em que vivemos. Também é afetado pela categorização social, pela qual os grupos raciais interferem na forma como os grupos internos e externos são julgados. Consequentemente, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do viés racial contra pessoas negras no julgamento moral por meio da análise de dados eletrofisiológicos para melhor entender os fatores subjacentes a esses processos. Setenta e três participantes (52 mulheres, média de idade = 22,2 ± 3,54) foram divididos em duas condições: alerta e não alerta, e realizaram a mesma tarefa. Os participantes visualizaram vinhetas retratando cenários onde um agente cometia uma ação contra uma vítima, com uma foto de cada um deles. Em seguida, eles foram instruídos a avaliar a gravidade da ação e atribuir uma sentença de prisão ao agente. A eletroencefalografia (EEG) foi registrada durante o procedimento. Os participantes julgaram os agentes brancos mais severamente quando prejudicavam vítimas negras. Para a análise de EEG, encontramos maiores amplitudes de P1 para vítimas negras na Condição B, maiores amplitudes de P2 e P3 para díades de agentes brancos-vítimas negras em ambas as condições, e maiores amplitudes de N250 para todas as díades de agentes-vítimas em comparação com agentes brancos-vítimas negras. Combinados, nossos dados comportamentais e eletrofisiológicos parecem indicar maior consciência entre nossa amostra e julgamentos mais severos para agentes brancos que prejudicaram vítimas negras
  • Dissertação
    Síndrome de Moyamoya com acidente vascular cerebral na infância e adolescência: estudo de séries de casos do perfil neuropsicológico e das lesões
    Bueno, Luísa Camelo (2024-02-23)

    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

    A síndrome de Moyamoya (SMM) é uma condição cerebrovascular rara caracterizada pela estenose progressiva das artérias carótidas internas intracranianas e seus ramos proximais, predispondo os pacientes afetados ao acidente vascular cerebral (AVC). A etiologia da SMM permanece desconhecida, com sua incidência máxima ocorrendo em crianças por volta dos 5 anos de idade. Estudos anteriores examinando o funcionamento neuropsicológico de pacientes pediátricos com SMM relataram resultados heterogêneos. Este estudo visa investigar associações e dissociações na avaliação neuropsicológica entre dois casos pediátricos de SMM com AVC crônico. São apresentados dois casos prospectivos: Caso 1, um menino branco de 10 anos diagnosticado com SMM que sofreu um AVC aos 9 anos de idade, e Caso 2, uma menina branca de 13 anos diagnosticada com SMM que sofreu um AVC aos 7 anos de idade. Ambas as crianças frequentavam a escola regular e recebiam atendimento no serviço ambulatorial de neurocirurgia e malformação arteriovenosa cerebral de um hospital público em São Paulo, Brasil. As avaliações neuropsicológicas, utilizando a Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve-NEUPSILIN, foram realizadas durante a hospitalização, com cada avaliação durando aproximadamente uma hora. Além disso, foram revisados os registros clínicos médicos. Os testes cognitivos revelaram habilidades cognitivas gerais de baixa média para o Caso 2 e algumas das habilidades cognitivas para o Caso 1, com associações e dissociações observadas em funções prejudicadas e preservadas. Ambos os casos exibiram percepção visual, atenção e linguagem oral preservadas. No entanto, o Caso 2 apresentou prejuízos na memória de trabalho, fluência verbal, praxia, orientação e linguagem escrita, enquanto o Caso 1 apresentou prejuízos apenas na linguagem escrita e na memória episódica verbal. As características clínicas revelaram que o Caso 1 tinha um tempo menor desde o AVC, com uma área de lesão menor (temporoparietal) confinada ao hemisfério direito. Por outro lado, o Caso 2 tinha um tempo maior desde o AVC e uma área de lesão maior predominantemente no hemisfério direito, no lobo frontal. Esses casos contribuem para a literatura existente ao documentar padrões diferentes de preservação e prejuízo cognitivo associados a localizações específicas das lesões, extensão das lesões e tempo decorrido desde o AVC. Além disso, é hipotetizado que o início mais precoce da lesão pode levar a prejuízos cognitivos mais pronunciados, destacando a importância potencial de intervenções precoces durante a fase aguda para mitigar déficits acadêmicos em adolescentes com SMM.