Matemática - TCC - FCI Higienópolis
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- TCCA contribuição dos jogos no ensino da matemática para alunos com necessidades especiais auditivas no ensino fundamental IIRamirez, Karen Niccoli (2024-12-03)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O emprego de jogos no ensino de matemática constitui um meio lúdico e criativo de apresentar e aprimorar conceitos e saberes dos educandos durante seu processo de aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a contribuição dos jogos no ensino de matemática para alunos com necessidades especiais auditivas no Ensino Fundamental II, identificando práticas que promovam aprendizagens significativas. Para tanto, foi desenvolvida revisão da literatura a partir de teses, dissertações, artigos publicados em periódicos e livros referentes ao tema, assim como relato de experiências presentes nas referências. Observou-se que jogos podem ser adaptados para uso em salas de aula inclusiva, assim como a importância da inserção de jogos de matemática como prática pedagógica junto a alunos com necessidades especiais auditivas a fim de trazer-lhes uma aprendizagem significativa. - TCCA matemática e o pensamento computacional : uma abordagem prática.Facundo, Fernando de Souza Luiz Villanueva (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho aborda a integração do Pensamento Computacional no ensino de Matemática para alunos dos anos finais do ensino fundamental, considerando sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 no Brasil. A pesquisa propõe investigar a contribuição do Pensamento Computacional, destacando a decomposição de problemas complexos e o uso de tecnologias para tornar o ensino mais dinâmico. Inspirado nas ideias de Papert e Resnick, o Pensamento Computacional baseia-se em quatro pilares fundamentais: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e criação de algoritmos. A aplicação desse pensamento na educação é considerada tanto uma metodologia quanto uma ferramenta educacional, podendo ser incorporada a diferentes disciplinas. No contexto educacional brasileiro, a implementação enfrenta desafios como a capacitação dos professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas públicas, mas há um movimento crescente em direção ao seu uso. O papel do professor é crucial, exigindo conhecimento sólido das ferramentas tecnológicas e reflexão crítica sobre seu uso. A pesquisa qualitativa proposta visa evidenciar a relevância dessa abordagem no ensino da Matemática, destacando a conexão entre ambas e buscando compreender percepções e significados dos participantes. Os benefícios do Pensamento Computacional no ensino de Matemática, como melhoria na compreensão, motivação dos alunos e desenvolvimento de habilidades cognitivas, são destacados, incentivando os docentes a incorporarem essa abordagem em práticas pedagógicas. A adoção de metodologias como pesquisa qualitativa e bibliográfica busca uma compreensão aprofundada dos fenômenos investigados, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a relação entre Pensamento Computacional e Matemática. Em síntese, espera-se que os resultados desta pesquisa forneçam subsídios aos educadores, contribuindo para aprimorar a qualidade da educação matemática e preparar os estudantes para os desafios do mundo digital e tecnológico. - TCCAnálise de questões de matemática em vestibulares: um estudo comparativo entre as provas para a USP e para a UNESPRodrigues, Bruno Giovani Cação (2024-06-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O vestibular representa uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil e, consequentemente, assume uma importância para o futuro dos jovens no país. Diante da relevância social deste tema, junto à escassez de produções científicas na área e a dificuldade enfrentada por grande parte dos estudantes em relação à matemática, justifica-se a elaboração desta pesquisa. Dessa forma, propõe-se a análise de trabalhos acadêmicos referente ao tema e as questões de matemática presentes na primeira fase dos vestibulares das universidades de São Paulo com o maior número de inscritos nos últimos anos: USP e UNESP. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a necessidade constante de atualização por parte dos professores da área, dada a evolução histórica do vestibular no Brasil e suas transformações ao longo do tempo. De fato, nos últimos cinco anos, observaram-se mudanças significativas, como a alteração do número total de questões de matemática em ambos os exames. Além disso, a análise proporcionou uma compreensão detalhada destes vestibulares, destacando os conteúdos mais frequentes nas provas e as características das questões, como o emprego da contextualização e seus diferentes níveis de dificuldade. Os dados encontrados podem servir como base para a preparação de aulas, conteúdos e atividades por parte dos docentes, além de contribuir para o estudo dos vestibulandos, facilitando assim o processo de busca pela aprovação. - TCCO ensino da matemática através da astronomia para o ensino médioBorges, Jefesson de Campos (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta monografia tem como objetivo aproximar alguns elementos da Matemática ao universo da Astronomia, através de amostras simples, interessantes e de fácil entendimento aos alunos do Ensino Médio. Será mostrado, por exemplo, como o homem conseguiu, na antiguidade, calcular o diâmetro do planeta Terra, para posteriormente medir sua distância ao nosso satélite natural, a Lua e também à nossa estrela, o Sol. Com o passar do tempo, esses procedimentos foram aperfeiçoados e notou-se que as unidades do Sistema Internacional (SI) eram ineficientes para a medição das grandes distâncias estelares, ou seja, centímetros, metros ou até mesmo quilômetros não eram adequados para calcular, por exemplo, a longitude entre dois planetas, estrelas e para descrever a órbita de astros e de outros corpos celestes. Surgiram então a Unidade Astronômica (UA), os Anos-luz (AL) e os Parsecs, unidades de distância mais apropriadas para intervalos tão imensos em nosso universo. E para trabalhar com números infinitamente grandes ou infinitamente pequenos, o uso da notação científica faz-se necessária e imprescindível. Geralmente, os astrônomos obtêm informações sobre os astros sem a possibilidade de tocá-los e muito menos de colher amostras; diante desta dificuldade, métodos como, por exemplo, a paralaxe e posteriormente, a deflexão de ondas de rádio foram desenvolvidos para que estes dados fossem obtidos com melhor precisão. E o homem conseguiu chegar, através de avanços tecnológicos, a estudos que datam dos primórdios do universo. - TCCA história como instrumento de aprendizado da matemática no ensino básicoReis, Gustavo Antonio Abud (2023-06-14)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O trabalho em questão aborda as dificuldades do ensino de matemática na educação básica no Brasil e propõe a adoção do instrumento pedagógico da apresentação da história dessa ciência como forma de estimular e gerar experiências positivas para o aprendizado dos alunos em sala de aula. O objetivo é demonstrar como a matemática sob o prisma dos filósofos/matemáticos da Grécia Clássica pode ser um parâmetro para o ensino da disciplina. O método utilizado é a análise das dificuldades do aprendizado da matemática por parte dos alunos e a apresentação da história da matemática como forma de estimular o aprendizado. Os resultados apontam para a importância da apresentação da história da matemática como forma de estimular o aprendizado dos alunos e gerar experiências positivas em sala de aula. A conclusão é que a adoção desse instrumento pedagógico pode ser uma forma eficaz de melhorar o ensino de matemática na educação básica no Brasil. - TCCMatemática financeira: juros simples e compostos associados às progressões aritméticas e geométricasFerraz, Giovanna Montemor (2023-12-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho faz uma breve fundamentação teórica acerca da importância da educação financeira no ensino médio e sobre quais competências e habilidades específicas a BNCC traz no quesito matemática e suas tecnologias para o ensino médio. Com base em tal fundamentação teórica é proposto relacionar os conteúdos de progressão aritmética e geométrica com os conteúdos de juros simples e compostos. Além disso, busca-se identificar limites e possibilidades de sistematização e aplicação desta temática para o ensino médio. - TCCMetodologias ativas métodos de ensino aplicáveis a gerações tecnológicasNóbrega, Rayane Xavier da (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A evasão escolar preocupa devido aos baixos índices de formação, sendo o desinteresse dos alunos uma das principais causas. Este trabalho busca identificar metodologias ativas que promovam o protagonismo dos estudantes, incentivando sua participação e aprendizagem autônoma. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre essas metodologias, analisando suas aplicações práticas e como contribuem para o ensino, especialmente em matemática. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma análise das discussões acadêmicas sobre o tema e outra sobre a integração das dificuldades no ensino de matemática com metodologias ativas. As metodologias ativas representam uma mudança no ensino, proporcionando uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades sociais. - TCCMultidimensões e derivadas parciais em equações diferenciais e em funções complexasCosta Leite, Alexandre Fernandes Batista (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta monografa tem dois objetivos: O primeiro consiste em elaborar e apresentar uma reflexão sobre descrições de conceitos matemáticos fundamentais em contextos de uma variável real e sua respectiva passagem para ambientes de várias variáveis reais considerando o processo de abstração. O segundo se fundamenta em explicar como, no interior da matemática multidimensional, a ideia de derivada parcial é essencial para estabelecer certas propriedades em equações diferencias exatas e no escopo de funções analíticas. - TCCO ensino de geometria por meio de metodologias ativas: Uma proposta de sequência didáticaLimachi, Denis Gabriel Blanco (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda acerca do ensino da Geometria no contexto educacional brasileiro. Destaca a falta de ênfase dada a estes conceitos e a busca crescente por abordagens inovadoras, principalmente por meio de metodologias ativas de ensino (Bossi; Schimiguel, 2020). A pesquisa se propõe a explorar como as metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino de Geometria mais atrativo e eficaz, com destaque na aplicação prática e no envolvimento dos alunos. Para tanto, o estudo está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo abrange a evolução histórica do ensino de Geometria no Brasil, desde as influências antigas de Tales de Mileto e Platão até eventos mais recentes que moldaram a forma como a Geometria é abordada nas escolas do país. O segundo capítulo discute o uso de metodologias ativas na educação, como a Aprendizagem baseada em projetos; Gamificação e Aprendizagem em equipes, enfatizando a importância de envolver os alunos no processo de aprendizagem e o papel do educador como facilitador. Já o terceiro e último capítulo explora o uso da tecnologia no ensino da Geometria, com ênfase em abordagens inovadoras, tendo estas como uma ferramenta para ampliar a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, este mesmo capítulo apresenta uma sequência didática focada no ensino de sólidos geométricos no contexto de cidades inteligentes, incorporando os princípios das metodologias ativas de forma prática e colaborativa. - TCCO papel docente nas decisões escolares:mm estudo sobre alunos com altas habilidades/superdotação em matemáticaSilva, Vinicius Augusto Brunassi (2023-12-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo investigou a associação entre a participação docente nas decisões escolares e o resultado dos alunos com altas habilidades/superdotação, matriculados no Ensino Fundamental II, com enfoque na área de Matemática. Entende-se por resultado o desempenho acadêmico, a motivação para a realização de atividades extracurriculares e a criatividade dos estudantes. Através de uma pesquisa quantitativa, utilizando a regressão Logística múltipla, estudou-se a associação entre o desempenho discente de escolas públicas de todo território nacional, averiguado pela nota Ideb, e a participação docente nas decisões escolares, aspecto apurado por meio de questionários respondidos pelas escolas durante a realização da Prova Brasil nos anos de 2013, 2015 e 2017. Foi constatado que a participação docente nas decisões escolares aumenta a probabilidade de pertencimento no grupo de melhor desempenho acadêmico. O resultado é robusto para diferentes recortes de distribuição de maiores notas. Através da utilização de pesquisa qualitativa, via Análise de Conteúdo de entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática, foi identificado que a participação dos docentes nas decisões escolares é fundamental para a realização de atividades extracurriculares e desenvolvimento da criatividade dos alunos com superdotação. - TCCOs conhecimentos prévios e o ensino de fraçõesAssis, Júlia Rodrigues de (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho investigou as perspectivas docentes sobre a importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem de frações para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas com professores, o estudo destacou que os docentes reconhecem e aplicam estratégias eficazes para integrar os conhecimentos prévios dos estudantes no ensino de frações. Os resultados revelaram uma compreensão abrangente dos conhecimentos prévios, que englobam não apenas habilidades matemáticas, mas também experiências de vida. As estratégias dos professores para avaliar e integrar esses conhecimentos foram diversas, refletindo uma sensibilidade às necessidades individuais dos estudantes. Percebeu-se a necessidade de não limitar os conhecimentos prévios apenas às operações básicas, considerando as experiências cotidianas dos estudantes com números fracionários. O estudo enfatiza a importância não apenas de reconhecer, mas também de valorizar e integrar significativamente os conhecimentos prévios no processo de ensino. Em última análise, discute-se que a abordagem metodológica dos conhecimentos prévios pode contribuir para um ensino de matemática mais significativo, relacionando a disciplina com o contexto sociocultural dos estudantes. As conclusões visam uma educação matemática mais eficaz e relevante para todos os estudantes. - TCCA razão áurea diante de nossos olhosBrandão, Anna Carolina Picarelli (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo aborda a razão áurea, relacionando-a com a nossa realidade, tendo como objetivo que alunos do ensino médio façam uma relação mais aderente ao entendimento da Matemática no cotidiano, incentivando e motivando o estudo do discente por essa disciplina. Nessa análise, será apresentado, de maneira simples, o surgimento da razão áurea e toda a sua história, passando assim por sua utilização na Grécia e no Egito, seu desenvolvimento durante o Renascimento e até sua utilização na Odontologia. Outro ponto abordado é a relação evidente com a sequência de Fibonacci, retângulo áureo e espiral logarítmica. Com isso, será demonstrado o quanto a Matemática está presente em nosso dia a dia e como sua prática pode ser mais instigante. - TCCResolvendo problemas de geometria por meio do sofware geogebraFujii, Murilo Kenichi (2024-06-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo se propõe a investigar o potencial do software GeoGebra na resolução de problemas de geometria do ensino básico, com a esperança de impulsionar avanços no ensino dessa disciplina. Para tanto, foi examinada a importância do ensino da geometria, enfatizando sua relevância em diversas áreas e explorando os benefícios proporcionados pelo seu aprendizado, como o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio lógico. Além disso, destacamos o papel dos recursos didáticos e da tecnologia na promoção de uma abordagem dinâmica e interativa para o ensino da geometria, evidenciando o GeoGebra como uma ferramenta fundamental para o aprendizado ativo em Matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica desses temas, complementada pela coleta de problemas de geometria do ensino básico. Em seguida, foi feita uma comparação entre dois métodos de resolução: um baseado em conceitos geométricos, teoremas e raciocínio lógico-dedutivo; e outro realizado por meio do GeoGebra. Essa comparação teve como objetivo contrastar os recursos necessários para alcançar as soluções de cada problema, considerando a quantidade de conceitos e passos envolvidos. Em conjunto, as reflexões apresentadas neste trabalho buscam fornecer insights sobre estratégias e ferramentas para aprimorar tanto o ensino quanto a aprendizagem da geometria no contexto educacional. - TCCSequência didática para recompor aprendizagens: como a arte pode contribuir para o ensino da matemáticaOliveira, Arthur Walesko Veras de (2024-12-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Desenvolver uma sequência didática que una conceitos matemáticos a elementos artísticos, promovendo um aprendizado mais significativo, criativo e próximo do cotidiano dos estudantes. O uso da arte como catalisador do aprendizado matemático permite explorar formas geométricas, proporções e simetrias, ampliando o repertório cultural dos estudantes e tornando a matemática mais acessível e atrativa. A sequência didática pretende estimular o protagonismo estudantil, integrando elementos socioemocionais e promovendo uma educação transversal. Com essa sequência didática, esperamos contribuir com o aprendizado da matemática, conectando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma visão mais ampla do processo de ensino e aprendizagem.