Matemática - TCC - FCI Higienópolis
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- TCCTecnologias digitais e o ensino de trigonometria: o uso de softwares matemáticos educacionais no ensino médioAbelhão, Mariana Borges (2025-06-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente trabalho investiga o papel das tecnologias digitais na melhoria da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, com ênfase no ensino de trigonometria. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal identificar e analisar materiais didáticos digitais gratuitos que possam ser utilizados por professores para tornar suas práticas pedagógicas mais interativas e eficazes. A partir de um levantamento teórico e da análise de plataformas como GeoGebra, Desmos e PhET Simulações, o estudo evidenciou que o uso dessas ferramentas favorece a visualização de conceitos abstratos, o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de competências previstas na BNCC. Os resultados apontam que, apesar do avanço tecnológico e da ampla disponibilidade de recursos digitais, ainda existem desafios relacionados à formação docente e ao acesso à infraestrutura tecnológica nas escolas. A pesquisa conclui que o uso consciente e planejado de tecnologias digitais, aliado a metodologias ativas e à formação continuada de professores, pode transformar o ensino da Matemática, tornando-o mais inclusivo, contextualizado e significativo. O estudo reforça a importância de políticas educacionais que promovam a equidade no acesso às tecnologias e incentivem práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática - TCCMetodologia de jogos como ferramentas no processo ensino - aprendizagem da matemáticaGoldberg, Laura Alves (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho investiga a possibilidade de integrar a teoria do desenvolvimento de jogos à metodologia de ensino de Matemática, com o objetivo de auxiliar professores do Ensino Fundamental Anos Finais no engajamento dos alunos e no aprofundamento pedagógico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica alinhada à abordagem qualitativa, com foco nas habilidades desenvolvidas por meio das mecânicas, dinâmicas e estética de jogos analógicos, estabelecendo um paralelo com as necessidades pedagógicas do contexto escolar. A proposta é oferecer ferramentas práticas para que o professor promova discussões ricas e significativas em sala de aula. Foi realizada uma entrevista com professores que já aplicaram essa abordagem, que compartilharam experiências positivas e desafios enfrentados durante a aplicação de jogos na sala de aula, como tempo de aplicação e diferentes níveis de aprendizado dos estudantes. Ao final do trabalho é apresentada uma proposta de jogo, concluindo que o uso bem estruturado dos jogos como Metodologia Ativa pode ser um caminho viável para a melhoria do ensino de Matemática ao oferecer alternativas inovadoras e eficazes, que evitam metodologias que comprometem o tempo da sequência didática e aproximam os estudantes da disciplina, favorecendo o engajamento, a participação ativa e a aprendizagem. - TCCA efetividade do software geogebra no ensino inclusivoMorais, Luiz Osório Nunes De (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta uma breve contextualização acerca da utilização do software GeoGebra na educação inclusiva, abordando o panorama atual das discussões sobre o tema, bem como algumas dificuldades relacionadas à sua aplicação em sala de aula. Demonstrar o uso de tecnologia no ensino e contextualizar a educação inclusiva. Em seguida, são analisadas diversas pesquisas recentes que evidenciam a eficácia do GeoGebra no ensino de matemática, demonstrando, por fim, que essa ferramenta também se mostra eficaz no atendimento às demandas da educação inclusiva. - TCCInterdisciplinariedade e a matemática: desafios e possibilidades no contexto escolarCrivelaro, Daniele Monteiro Gonçalves (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho aborda o ensino das funções elementares, especialmente as funções do 1º e 2º grau, no Ensino Médio, sob uma perspectiva interdisciplinar. O ensino tradicional da matemática, muitas vezes fragmentado e pouco relacionado à realidade dos estudantes, dificulta a aprendizagem e o engajamento. A integração com outras áreas do conhecimento é apresentada como uma alternativa para tornar o aprendizado mais significativo. A pesquisa fundamenta-se em autores como Fazenda (2011), Libâneo (2011) e D’Ambrosio (2009), que discutem a importância de práticas integradoras no ambiente escolar. São analisadas também experiências internacionais em países como Finlândia, Canadá, Singapura e Estados Unidos da América da América, cujas práticas pedagógicas interdisciplinares demonstram bons resultados. Como contribuição prática, propõe-se uma atividade baseada em projeto interdisciplinar que aborda as funções do 1º e 2º grau integradas a conteúdos de Física, Geografia, Química e Biologia, com o objetivo de desenvolver competências como pensamento crítico, resolução de problemas e aplicação da matemática em diferentes situações. - TCCAnálise de questões de matemática em vestibulares: um estudo comparativo entre as provas para a USP e para a UNESPRodrigues, Bruno Giovani Cação (2024-06-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O vestibular representa uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil e, consequentemente, assume uma importância para o futuro dos jovens no país. Diante da relevância social deste tema, junto à escassez de produções científicas na área e a dificuldade enfrentada por grande parte dos estudantes em relação à matemática, justifica-se a elaboração desta pesquisa. Dessa forma, propõe-se a análise de trabalhos acadêmicos referente ao tema e as questões de matemática presentes na primeira fase dos vestibulares das universidades de São Paulo com o maior número de inscritos nos últimos anos: USP e UNESP. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a necessidade constante de atualização por parte dos professores da área, dada a evolução histórica do vestibular no Brasil e suas transformações ao longo do tempo. De fato, nos últimos cinco anos, observaram-se mudanças significativas, como a alteração do número total de questões de matemática em ambos os exames. Além disso, a análise proporcionou uma compreensão detalhada destes vestibulares, destacando os conteúdos mais frequentes nas provas e as características das questões, como o emprego da contextualização e seus diferentes níveis de dificuldade. Os dados encontrados podem servir como base para a preparação de aulas, conteúdos e atividades por parte dos docentes, além de contribuir para o estudo dos vestibulandos, facilitando assim o processo de busca pela aprovação.