Matemática - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- TCCA história como instrumento de aprendizado da matemática no ensino básicoReis, Gustavo Antonio Abud (2023-06-14)O trabalho em questão aborda as dificuldades do ensino de matemática na educação básica no Brasil e propõe a adoção do instrumento pedagógico da apresentação da história dessa ciência como forma de estimular e gerar experiências positivas para o aprendizado dos alunos em sala de aula. O objetivo é demonstrar como a matemática sob o prisma dos filósofos/matemáticos da Grécia Clássica pode ser um parâmetro para o ensino da disciplina. O método utilizado é a análise das dificuldades do aprendizado da matemática por parte dos alunos e a apresentação da história da matemática como forma de estimular o aprendizado. Os resultados apontam para a importância da apresentação da história da matemática como forma de estimular o aprendizado dos alunos e gerar experiências positivas em sala de aula. A conclusão é que a adoção desse instrumento pedagógico pode ser uma forma eficaz de melhorar o ensino de matemática na educação básica no Brasil.
- TCCA razão áurea diante de nossos olhosBrandão, Anna Carolina Picarelli (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo aborda a razão áurea, relacionando-a com a nossa realidade, tendo como objetivo que alunos do ensino médio façam uma relação mais aderente ao entendimento da Matemática no cotidiano, incentivando e motivando o estudo do discente por essa disciplina. Nessa análise, será apresentado, de maneira simples, o surgimento da razão áurea e toda a sua história, passando assim por sua utilização na Grécia e no Egito, seu desenvolvimento durante o Renascimento e até sua utilização na Odontologia. Outro ponto abordado é a relação evidente com a sequência de Fibonacci, retângulo áureo e espiral logarítmica. Com isso, será demonstrado o quanto a Matemática está presente em nosso dia a dia e como sua prática pode ser mais instigante. - TCCO ensino da matemática através da astronomia para o ensino médioBorges, Jefesson de Campos (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta monografia tem como objetivo aproximar alguns elementos da Matemática ao universo da Astronomia, através de amostras simples, interessantes e de fácil entendimento aos alunos do Ensino Médio. Será mostrado, por exemplo, como o homem conseguiu, na antiguidade, calcular o diâmetro do planeta Terra, para posteriormente medir sua distância ao nosso satélite natural, a Lua e também à nossa estrela, o Sol. Com o passar do tempo, esses procedimentos foram aperfeiçoados e notou-se que as unidades do Sistema Internacional (SI) eram ineficientes para a medição das grandes distâncias estelares, ou seja, centímetros, metros ou até mesmo quilômetros não eram adequados para calcular, por exemplo, a longitude entre dois planetas, estrelas e para descrever a órbita de astros e de outros corpos celestes. Surgiram então a Unidade Astronômica (UA), os Anos-luz (AL) e os Parsecs, unidades de distância mais apropriadas para intervalos tão imensos em nosso universo. E para trabalhar com números infinitamente grandes ou infinitamente pequenos, o uso da notação científica faz-se necessária e imprescindível. Geralmente, os astrônomos obtêm informações sobre os astros sem a possibilidade de tocá-los e muito menos de colher amostras; diante desta dificuldade, métodos como, por exemplo, a paralaxe e posteriormente, a deflexão de ondas de rádio foram desenvolvidos para que estes dados fossem obtidos com melhor precisão. E o homem conseguiu chegar, através de avanços tecnológicos, a estudos que datam dos primórdios do universo.