Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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- TCCAnálise comparativa entre métodos de impermeabilização de fachadasAraujo, Marina Fernandes; Oliveira, Nicolas Lima de; Cantarini, Nicole; Lima, Pietro Paes; Barboza, Vinicius Raposo (2020-12-15)
Escola de Engenharia (EE)
A impermeabilização trata-se de uma proteção as construções contra a ação danosa de fluidos, vapores e umidade. Assim, é necessário comparar diferentes materiais impermeabilizantes utilizados em fachadas através da análise de imagens obtidas com uma câmera termográfica, para evitar de maneira eficaz o surgimento de manifestações patológicas. Para tal estudo, foi executada uma parede subdivida em seis partes, nas quais foram aplicados cinco materiais de impermeabilizantes, restando uma seção sem a aplicação de nenhum produto. Através de uma chuva dirigida simulada, a parede foi condicionada a ciclos de molhagens. Com a utilização de uma câmera termográfica, pôde-se analisar e comparar a eficiência de cada tipo de impermeabilização. Após realizados todos os ciclos de molhagens e análises de presença de umidade através da câmera, pôde-se concluir que os materiais impermeabilizantes responderam de formas distintas, podendo ter existido fatores que influenciaram negativamente na assertividade. Dentre os impermeabilizantes estudados, a membrana acrílica, o cimento cristalizante e a emulsão asfáltica foram os métodos de impermeabilização que obtiveram os melhores resultados, enquanto a argamassa polimérica e a monocamada foram os métodos que obtiveram os piores resultados. - TCCAnálise comparativa entre parede de concreto, estrutura convencional e alvenaria estruturalAlves, Gustavo Manuel Beraldo Esteves; Ribeiro, Lucas Godtsfriedt; Almeida, Luiz Fernando Nassar Pereira de; Carmo, Marcus Vinicius Fatala Pereira do; Bernardinelli, Rafael (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho aborda e relaciona os sistemas de alvenaria estrutural e alvenaria convencional, ambos utilizados em grande escala atualmente, com um terceiro sistema composto de paredes de concreto armado moldadas in loco, definindo-os, apresentando suas características construtivas e comparando analiticamente os seus respectivos custos e produtividade, através de três empreendimentos, um para cada sistema. A metodologia utilizada na revisão da literatura e no estudo de caso baseou-se em informações de artigos, trabalhos e livros desta área do conhecimento, além da coleta de informações sobre composição orçamentária e produtividade para a execução das construções, por meio de orçamentos e cronogramas das obras. Para a produção das tabelas de quantitativos e preços das composições, utilizou-se a tabela SINAPI, permitindo a comparação de preços para a execução de um pavimento tipo intermediário e, posteriormente, o preço do metro quadrado para cada sistema construtivo. Entre os resultados encontrados, pode-se observar que, apesar do preço mais elevado para execução do empreendimento em paredes de concreto, obteve-se um prazo para a entrega final da obra de aproximadamente metade do tempo em relação aos outros dois, mostrando ser uma alternativa atraente em relação as demais. - TCCAnálise da estabilização química de agregado reciclado de cerâmica vermelha com adição de cal por reação pozolânica para utilização em camadas de pavimentosGranado, Jaqueline Santana Campos; Tonelli, João Guilherme Francisconi; Santos, Márcia Lorena; Rodrigues, Rafael Marques; Sousa, Thais Duarte Mangueira de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduos de cerâmica vermelha, estabilizados quimicamente com a adição de cal, visando à obtenção de reatividade pozolânica do material para assim ser utilizado em camadas de pavimentos, em substituição ao cimento. Para cada amostra de agregado de cerâmica vermelha foram utilizadas duas porcentagens de cal: 6,0% e 8,0%. Concomitantemente, foram avaliadas a contribuição do processo de cura para a estabilização e a ocorrência de reação pozolânica no material estudado. Para obter esses resultados, realizaram-se ensaios de resistência à compressão simples (RCS) em corpos de prova de três diferentes idades: 7 dias, 28 dias e 91 dias. A reação pozolânica foi avaliada a partir de ensaios de Termogravimetria, caracterizando os materiais por seus picos de temperatura. Os resultados permitiram verificar que o aumento do teor de cal, em paralelo ao aumento do tempo de cura, confere ao agregado de cerâmica vermelha maior resistência à compressão simples, ocorrência que pode ser confirmada pelos ensaios de termogravimetria que indicaram o aumento de hidratos com o processo de cura (de 1 para 7 dias), além disso para a mistura com o teor de 8,0% de cal CH-I, foi observado diminuição do Ca(OH)2 e aumento de C-S-H e C-A-H, o que pode comprovar a ocorrência de reação pozolânica na mistura estudada já aos 7 dias de cura, indicando que o ganho de resistência à compressão simples neste período é devida à estabilização química proporcionada pela reação pozolânica. - TCCAnálise da interoperabilidade de projetos entre as ferramentas REVIT e TQSFreitas, Renan Marcílio de; Santos, Vinícius Vilela; Santos, Wesley de Lima (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
A Modelagem da Informação da Construção – BIM tem, como um dos seus principais atributos, a conexão e colaboração entre as diversas disciplinas da indústria AEC. A sua crescente adoção traz também a preocupação com a interoperabilidade entre estes agentes responsáveis pelas disciplinas, visto que precisarão trabalhar de forma colaborativa. Esta pesquisa apresenta o comportamento desta interoperabilidade entre um software de projeto estrutural (TQS) e outro de projeto arquitetônico (Revit). Com o auxílio de plugins nativos e arquivos IFC, foi feita a análise crítica na interoperabilidade e, com base em publicações de outros autores, foram estabelecidos os critérios seguidos para este trabalho. O processo segue a ordem de realizar fluxos entre os softwares, utilizando como base um modelo gerado pelo TQS. Com isso, é feita a exportação e importação entre eles e, posteriormente, realizado o comparativo dos resultados do produto gerado. Essa análise permitiu estabelecer um cenário de evolução da interoperabilidade destes programas, além de mostrar como é a atuação destes nas versões mais atuais disponíveis, permitindo futuras pesquisas sobre a confiabilidade desta aplicação. - TCCAnálise da resistência à compressão de blocos de concreto com garrafas PET e Resíduos Classe CFerro, Carlos Henrique Hey de Araujo; Watanabe, Erick Massuyama; Costa, Luiz Henrique Taffner; Melhado, Matheus Costa; Araujo, Paulo Roberto Perinazzo de (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
Devido ao baixo preço e alta maleabilidade, atualmente, o plástico é um dos materiais mais utilizados em embalagens. Porém, com seu amplo uso e pouca incidência de reciclagem, o plástico descartado de forma incorreta afeta o meio ambiente, interferindo no habitat de animais e impactando negativamente a vida humana. Além dos resíduos domésticos, a indústria da construção civil também produz em menor escala resíduos impossibilitados de reciclagem classificados como Resíduos da Construção Civil – Classe C (RCC-C), que conta como maior representante o gesso. Com a crescente conscientização com o meio ambiente e busca por alternativas para utilização destes resíduos, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a utilização de garrafas PET e gesso no interior de blocos de concreto, assim como avaliar o impacto na resistência a compressão dos mesmos. Para a realização dos testes confeccionou-se blocos e meio blocos de concreto com garrafas PET vazias e com garrafas preenchidas de gesso, além de blocos maciços para efeito de comparação das resistências. Com a utilização de uma prensa hidráulica, observou-se com o ensaio de resistência dos blocos que os blocos apresentaram resultados inferiores ao esperado. Apesar disto, os blocos ainda sim apresentam-se como uma solução viável para o mercado da construção, garantindo a qualidade estrutural e minimizando os impactos ambientais negativos provenientes do descarte incorreto das garrafas PET - TCCAnálise de estrutura de pavimentos aeroportuários com o uso da ferramenta FAARFIELD 2.Salvoni, Enzo Ferruccio; Silva, Guilherme Boselli da; Giraldelli Júnior, Vinicius André (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Os dimensionamentos das camadas de um pavimento aeroportuário, sendo este rígido ou flexível, são realizados a partir de um cálculo que tem como base uma série de variáveis, tais como o peso das aeronaves, intensidade e periodicidade dos tráfegos, Índice de Suporte Califórnia (CBR), entre outras. Através do uso de um software (FAARFIELD 2.0) será dimensionada uma série de pavimentos com diferentes características e especificações, que posteriormente serão analisadas e comparadas, trazendo em discussão qual é a influência destas variáveis apresentadas no pavimento. Sob as simulações apresentadas, será possível obter resultados que satisfaçam as condições impostas pelo projeto da melhor maneira possível, servindo como um balizador para futuras obras aeroportuárias no Brasil. - TCCAnálise de métodos semi-empíricos segundo provas de carga instrumentadas em estacas hélice contínuaMucci, Luan Mesquita; Pinto, Pedro Loschiavo; Scatola, Raphael Queiroz; Bonilha, Ricardo Sanvito; Oliveira, Rodrigo Alves de (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
A prova de carga instrumentada é um recurso importante para compreensão do comportamento de uma estaca pois permite analisar a transferência de cargas ao longo de sua profundidade através da instalação de sensores em diferentes pontos do fuste, além de obter sua carga de ruptura. Por não ser uma informação obrigatória por norma técnica, grande parte dos projetos de fundação se limitam à realização de provas de carga estáticas sem instrumentação em profundidade. Com base nesta realidade, o presente trabalho analisou e comparou resultados obtidos em provas de carga instrumentadas realizadas em estacas hélice contínua no município de Itatiba-SP, com valores obtidos pelos métodos semi-empíricos de Aoki e Velloso (1975), Décourt e Quaresma (1978), Antunes e Cabral (1996) e Alonso (1996). O objetivo da análise foi verificar a confiabilidade dos métodos, determinando quais os mais precisos para as estacas estudadas. Para tal, apresentam-se cinco provas de carga executadas em estacas hélice contínua instrumentadas com strain-gages, sendo detalhadas nesse trabalho as características de cada estaca. Os resultados mostraram um grande desvio entre os valores obtidos pelos métodos semi-empíricos, sendo que as falhas na leitura de alguns sensores prejudicaram uma análise mais precisa. Décourt e Quaresma (1978) e Alonso (1996) apresentaram a melhor aproximação com os resultados da instrumentação. - TCCAnálise de processos de erosão urbana: causas, medidas de prevenção e mitigação de impactos.Carvalho, Bianca Soares; Guardia, Gustavo Costa Agustinelli; Guardia, Leonardo de Oliveira (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
A boçoroca (oriundo do tupi-guarani: ibi-çoroc, que significa terra rasgada) – também denominada como voçoroca – refere-se a um processo geológico, que se constitui através de uma erosão hídrica, ocasionada pela atuação de águas superficiais, ao mesmo tempo em que ocorrem os fluxos d’água subsuperficiais. O objetivo central do Artigo tem como finalidade abordar o conceito desse fenômeno, indicar as causas deste processo erosivo, além de apresentar medidas preventivas, bem como difundir as possíveis soluções corretivas para mitigação dos impactos gerados. Baseado em um estudo de caso, elaborado a partir do reconhecimento da boçoroca localizada no município de Ourinhos, Estado de São Paulo, o escopo deste projeto compatibilizou os levantamentos de dados obtidos através de imagens de satélite (Google Earth) e Modelo Digital de Terreno (MDT), além daqueles coletados nas visitas técnicas realizadas em campo, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e inventário fotográfico. Com o intuito de propor a solução economicamente mais adequada à recomposição da área, de modo a incapacitar a geração de possíveis impactos ambientais inéditos, estabeleceu-se como medidas construtivas para realização do retaludamento, a aplicação de paliçadas de bambu, assim como a exclusão da movimentação de materiais. - TCCAnálise de refoço de fundação com estaca mega metálicaTeixeira, André Tavares; Jesus, Leonardo Freitas Rocha de; Silva, Ricardo Gabriel; Lopes, Rodrigo Couto Rolim (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho é um estudo de caso de reforço de fundação de uma edificação localizada na Vila Mariana, São Paulo. A edificação é uma casa geminada construída entre 1940 e 1950, com fundação rasa do tipo sapata corrida feita por blocos cerâmicos e apoiada em uma camada de argila muito mole. Durante a construção de um novo empreendimento no terreno adjacente ao do objeto de estudo, mais especificamente na fase de corte do terreno, e na cravação de perfis metálicos, ocorreram recalques na edificação em questão, sendo necessário a mobilização imediata dos moradores da edificação e a realização de reforços de fundação. Para os reforços foram adotadas estacas tipo mega metálicas e tubulões escavados a céu aberto. - TCCAnálise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentosGil, Jéssica Miléo Lourenço; Corrêa, Lucas; Yokomizo, Marcio; Antonelli, Natalia Parra (2019-12-18)
Escola de Engenharia (EE)
No processo de tratamento da água para que a mesma se torne potável, ela passa por processos que geram resíduos conhecido como lodo. Devido à demanda crescente por água potável, a geração destes resíduos vem causando um impacto financeiro progressivo para as companhias de saneamento pela necessidade de descarte deste material em bota-foras devidamente licenciados. O aumento da produção de lodo, as leis ambientais gradativamente mais exigentes combinado com a localização dos bota-foras cada vez mais distantes dos centros urbanos tornarão cada vez mais onerosas o descarte deste material. Assim, faz-se necessário o estudo de alternativas para disposição final deste resíduo que atenda as leis pertinentes e que minimizem os custos desta operação. O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material. A caracterização química para a verificação da viabilidade ambientalmente correta foi realizada por meio dos ensaios de Fluorescência de Raios-X e análise do lixiviado pelo Espectrofotômetro de Absorção Atômica. Os resultados das análises químicas apresentaram uma composição diversificada do lodo, sendo que os parâmetros inorgânicos verificados estão dentro do limite máximo permitido pela NBR 10.004 (ABNT, 2004). Os ensaios mecânicos apresentaram resultados que atendem as normas, de forma que torna possível sua utilização na camada reforço do subleito da pavimentação. - TCCAnálise do asfalto borracha na pavimentação no Brasil: uma revisão de literatura.Rodrigues, Barbara Sarabia; Paes, Henrique Viaro (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O aumento da utilização de veículos no dia-a-dia interfere diretamente na quantidade de pneus inservíveis que são descartados sem finalidade de uso no Brasil. Com isso, surgiram algumas alternativas para reciclagem da borracha, como a utilização no setor de pavimentação, incorporando a mesma ao ligante asfáltico como forma de modificação, aplicado na camada de revestimento em estradas, avenidas, etc. A presente revisão tem como enfoque a comparação de viabilidade tanto econômica, quanto técnica e ambiental da utilização do asfalto modificado por borracha proveniente de pneus inservíveis, em relação ao asfalto convencional utilizado mais comumente na pavimentação. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica acerca do tema, analisando as características dos componentes e apresentando as propriedades dos processos de incorporação da borracha no ligante asfáltico. Por meio da comparação, foi possível identificar vantagens significativas no desempenho do asfalto modificado por borracha, o que comprovou que com a utilização desse método para pavimentação, há uma maior economia quando a longo prazo, pois suas características técnicas apresentam vantagens de durabilidade e retardo de danos causados durante o uso, além dos pontos positivos do reuso de parte dos pneus inservíveis, favorecendo o meio ambiente e a saúde pública, no geral se tornando uma alternativa viável em substituição ao asfalto convencional - TCCAnalise do novo marco regulatório de saneamento básico com ênfase a atuação da iniciativa privada.Benitez, Laís; Vieira, Raphaela Andrade; Gonçalves, Thiago Bagaiolo (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O trabalho a ser realizado refere-se ao estudo da implementação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que foi aprovado pelo Governo Federal em 2020, e é um novo passo para uma nova fase do desenvolvimento do saneamento básico em todo o Brasil. Seus pontos mais importantes são: água potável para 99% da população, 90% de garantia para coleta e tratamento de esgoto até 2033, revitalização de bacias hidrográficas, redução de perdas de água e conservação do meio ambiente. A Agência Nacional de Águas terá um papel fundamental em todo esse processo, será o principal órgão de fiscalização, acompanhamento e regulamentação para que os objetivos sejam atingidos. O desafio é grande, o vínculo público e privado será a principal aposta do governo nessa nova mudança do saneamento básico brasileiro. O estudo de como a iniciativa privada deve se interligar à iniciativa pública será um dos enfoques, utilizando inúmeros exemplos que ocorrem no Brasil e no exterior para analisar se os objetivos serão atingidos. Além disso, pretende-se observar os gargalos do saneamento básico ao longo dos anos e os locais onde a ANA poderá ter uma maior atuação para que todo o processo seja adequado e qualitativo. - TCCAnálise dos fatores que influenciam na utilização de bicicletas compartilhadasNascimento, Daniel Chavenco; Okuizumi, Karen Mayumi; Ide, Michele Iamaguti (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Em busca de meios alternativos de mobilidade rápida e econômica para acontecimentos esporádicos na cidade de São Paulo, nesta pesquisa optou-se pelo estudo de sistemas de bicicletas compartilhadas. O objetivo desse trabalho foi verificar a possibilidade de crescimento desses sistemas e identificar fatores que influenciam na demanda de bicicletas compartilhadas, como a distribuição das estações, topografia, cultura, segurança e fatores climáticos. Dentro desse contexto, foi analisada a viabilidade dessa modalidade de transporte aplicada à ciclofaixa operacional na Rua Costa Carvalho, no bairro de Pinheiros. Os resultados do estudo de caso indicam que a integração dos sistemas de bicicletas compartilhas com outros modos de transporte incentivam a adoção das bicicletas em trajetos de curta distância, e que a ciclofaixa tem potencial para se tornar popular caso sejam implantadas as devidas adequações na via. - TCCAnálise numérica da influência do comprimento de placa em pavimentos de concreto simplesAbreu, Anna Paula Rodrigues de (2021-06-21)
Escola de Engenharia (EE)
A fim de investigar a influência de parâmetros construtivos no comportamento mecânico do pavimento de concreto simples, o programa de elementos finitos EverFE foi empregado na análise numérica de tensões nas placas de concreto e na base cimentada. As simulações numéricas envolveram a análise de três fatores principais: comprimento de placa; diferenciais térmicos característicos de clima tropical; e aderência entre a placa e a base cimentada. Os resultados obtidos foram comparados com estudos que buscaram investigar as tensões em pavimentos de concreto simples sujeitos ao clima tropical, reforçando a afirmação de que a magnitude de diferencial térmico característica de clima tropical ocasiona incrementos significativos nas tensões críticas nas placas de concreto. Para diferenciais térmicos mais elevados (como 20 a 25°C), a aderência entre as placas de concreto, de comprimento superior a 4 m e a base cimentada ocasiona um efeito significativo na redução das tensões críticas nas placas, embora cause incremento nas tensões na base cimentada. No caso das placas de concreto de 4 m de comprimento, os resultados mostraram que para diferenciais térmicos de maior magnitude a contribuição da aderência entre as placas e a base cimentada na redução de tensões nas placas de concreto é pouco significativa, mas causam incrementos expressivos de tensão na camada de base. - TCCAnálise simplificada do potencial de DEF e fissuração térmica.Farinacio, Caio Farto (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Concreto massa se refere as estruturas as quais se devem realizar práticas para que sejam minimizados os riscos de formação de etringita tardia (DEF) e fissuração de origem térmica. O objetivo deste artigo foi desenvolver um método expedito, considerando geometria, tipo de cimento e classe de resistência do concreto, para identificar se é necessário realizar um estudo térmico de uma determinada estrutura de concreto. Ou seja, identificar, a partir das características da estrutura, se a peça pode ser considerada como sendo de concreto massa. Para a análise, foram realizadas simulações utilizando software de elementos finitos com geometrias variando suas dimensões de 0,5m até 3m e classes de resistência C30, C40 e C50. Foram realizadas correlações utilizando o módulo de superfície, a temperatura máxima atingida e a tensão principal máxima de cada modelo. Através das análises realizadas, foi possível prever o grau de risco de uma estrutura poder ser considerada ou não em concreto massa. Ainda, foi possível identificar que a massividade dos elementos não está somente relacionada a uma variável. Identificou-se que o bloco a partir de 1m³ pode ser considerado concreto massa, se a classe de resistência for C50 em condições específicas. Recomenda-se que essa análise seja realizada ainda em fase de projeto a fim de alertar os construtores e/ou elaborar alternativas para minimizar o risco. - TCCArgamassa com adição de nano magnetitaBolzoni, Fábio dos Santos; Oliveira, Guilherme Haddad Andraus de; Moya, Lucca Grammenopoulos; Barbieri, Victor Boscardin (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
O presente estudo aborda diversos experimentos já realizados envolvendo a adição de Nano Magnetita em materiais cimentícios, analisando as melhorias obtidas nas propriedades mecânicas e físicas com a adição de teores que variaram entre 0,05% e 5%. Além disso, foram feitos experimentos com a adição de 1%, 3% e 5% do nanomaterial em relação ao cimento em corpos de prova de argamassa, analisando as variações na resistência à compressão, nos índices de absorção e de vazios e na velocidade de propagação das ondas por ultrassom, aos 7, 14 e 28 dias de cura dos corpos de prova. Os resultados obtidos apontam a melhora em até 23% na resistência à compressão, uma diminuição de até 10% na absorção de água e no índice de vazios e o aumento da velocidade de propagação das ondas de ultrassom - TCCAvaliação da argamassa autoadensável usinada para a execução de contrapisosRoseno, Iranilda Dantas; Freitas, Letícia Lóis Carlos de; Zaboroski, Silvia Letícia; Oliveira, Victor Paulo Rocha de (2020-12-15)
Escola de Engenharia (EE)
A combinação entre produtividade e otimização de recursos é o maior desejo dos canteiros de obras. E se tratando da execução de contrapisos, o método tradicional empregado nem sempre contribui para o andamento da obra. Para resolver essa situação, uma alternativa já utilizada em países como França e Espanha é a sua execução com argamassa autoadensável, um material bastante fluido, de alta resistência a segregação, que se auto nivela por sua capacidade de fluxo. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de ser bombeada verticalmente na obra, reduzindo o espaço para o armazenamento de cimento e areia e melhorando o fluxo entre as demais atividades do canteiro. Assim, o seguinte trabalho visa avaliar a maneira de execução desse sistema em três obras no Estado de São Paulo, além das suas propriedades e parâmetros de desempenho. A aplicação da argamassa autoadensável trouxe muitas vantagens para as obras, tanto do ponto de vista econômico, com uma redução da mão de obra, tempo de execução e materiais, quanto do ponto de vista técnico, no qual mesmo ainda não havendo uma normatização no Brasil para esse serviço, os ensaios realizados mostram resultados acima dos toleráveis em relação ao seu desempenho, não interferindo na qualidade do empreendimento. Portanto, é necessária a elaboração de uma norma voltada para a execução de contrapisos, para que assim possa haver um maior incentivo à utilização da argamassa autoadensável nas edificações. - TCCAvaliação da Peroxidase extraída de fungos na descoloração de corpos hídricosMartins, Lucas Fontanetti; Volkers, Mariana Campos; Ribeiro, Matheus Vieger; Pinto, Otávio Henrique de Queiroz (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
O projeto consiste no estudo e avaliação da enzima Peroxidase extraída da família de fungos denominada Basidiomicetos na remoção do corante azul reativo provenientes de indústrias têxteis. Foram realizados estudos com a literatura vigente e traçados paralelos importantes que compilam os recentes estudos nesta área da engenharia ambiental. O trabalho busca reunir informações essenciais que subsidiarão futuras pesquisas, desenvolvendo objetivos essenciais para sua completude em analisar o desempenho da Peroxidase na descoloração de corpos hídricos provenientes de indústrias têxteis: avaliar o desempenho da enzima na remoção de corantes azuis reativos e comparar dados obtidos com a solução proposta pelo tratamento convencional. Para alcançar estes objetivos, fez-se extensa revisão bibliográfica do estado da arte, conectando diversos manuscritos a fim de aproximar os possíveis resultados com dados obtidos experimentalmente, mas reforçando a necessidade de realização deles para confirmar os achados descritos neste artigo. Através das pesquisas, foi possível observar que as enzimas possuem potencial de efetividade para descolorir efluentes hídricos, porém com devida cautela pois para cada peroxidase e corante, exige uma metodologia apropriada uma vez que há a possibilidade de a enzima aumentar as taxas de toxicidade, exigindo ensaios experimentais para levantar os parâmetros ideais para que as técnicas possam ser usadas para remover os corantes dos esgotos de indústrias têxteis. - TCCAvaliação da resistência á compressão de pisos intertravados produzidos com RCD.Takahashi, Daniel Hissashi; Coracini, Tiago Nogueira (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O setor da construção civil é um dos que consome e gera uma grande quantidade de resíduos sólidos. Devido a isso, grande parte dos materiais restantes de obras são descartados de modo inadequado e não são reciclados, perdendo seu valor e gerando um volume grande de resíduos, os chamados Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Um material altamente utilizado em obras da construção civil é a cerâmica branca, mais encontrada em revestimentos, porcelanas, como vasos, louças, pias e demais objetos de decoração. As cerâmicas brancas, quando trituradas e moídas, podem ser utilizadas como agregados miúdos na produção do concreto, substituindo parcialmente os componentes naturais, ganhando características relevantes em relação à resistência mecânica e durabilidade do concreto, podendo ser reaproveitada em blocos de concreto não estrutural. Os materiais cerâmicos fornecem componentes desejáveis junto ao cimento, a característica pozolânica, onde o hidróxido de cálcio, na presença de água, reage com os agentes silicosos e aluminosos amorfos, presentes nas pozolanas, formando hidratos de silicato de alumínio (CASH) e hidratados de silicato de cálcio (CSH), que melhoram as propriedades dos materiais à base de cimento. Este trabalho aborda os pisos intertravados, chamados pavers, como são fabricados, quais os tipos e classificações. Tem como objetivo, estudar e avaliar as características de cerâmica branca reciclada no traço do concreto, para atingir resistências à compressão suficiente para empregá-lo na camada superficial de pavimentações intertravadas, contribuindo assim para o meio ambiente. Sendo assim, foi concluído que a substituição da areia com granulometria inferior a 1,18mm pela cerâmica reciclada moída no traço do concreto ocasionou no ganho de resistência à compressão (aos 28 dias) em 12,5% e redução de aproximadamente 20% no consumo de água quando comparado ao traço natural. - TCCAvaliação de ferramentas lean thinking na construção civil em obra de médio porteScholten, Beatriz Perez; Oliveira, Camila; Silva, Gustavo Fernandes Nunes da; Silva, Paula Izabela Domingues Flauzino da; Honório, Rafaela Chaves Dias (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e abrangente, a necessidade de novas técnicas e metodologias construtivas torna-se o diferencial do negócio. Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação da aplicação de técnicas da filosofia Lean Construction em empreendimentos de médio porte, sendo uma ferramenta de gestão no planejamento da construção civil, visando a redução de desperdícios de resíduos nas obras e o aumento da produtividade com a otimização do tempo e do cronograma, além de uma melhor gestão do negócio. O resultado da pesquisa foi obtido a partir de revisões bibliográficas fundamentadas em artigos além do desenvolvimento de um estudo comparativo em duas obras localizadas na cidade de São Paulo-SP que se diferenciam pelos seus métodos construtivos.