Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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- TCCPreparação dos aeroportos para a mobilidade na aérea avançadaSilva, Manuella Angélica de Paula (2021-06-02)
Escola de Engenharia (EE)
Propõe-se neste artigo primeiramente os conceitos iniciais da mobilidade aérea avançada, bem como a preparação já existente e os desafios que ainda estão por vir, do recebimento aeroportuário para esta mobilidade. Sugere-se a definição dos conceitos do eVTOL, as diferenças do eVTOL com outros modais, as características técnicas deste novo modal, os desafios futuros, e as empresas envolvidas na projeção de protótipos e fabricação de eVTOLs. O artigo apresenta ainda a infraestrutura aeroportuária, os cenários atuais, os diferentes modelos de negócios, exemplifica ainda estudos de casos aplicados a esta área. Por fim, conclui-se com os possíveis desenvolvimentos futuros, bem como as considerações finais. - TCCConcreto resfriado produzido com resíduos de construção para uso em blocos de fundaçãoMathias, Izabela Queiroz; Amparado, Rafaella Sickert; Gonçalves, Taciana Felippe (2021-12-07)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho visa avaliar as propriedades físicas e mecânicas de concreto resfriado produzido com resíduos de construção civil (RCC), para uso em blocos de fundação. Neste tipo de concreto manifestações patológicas indesejadas, em razão das altas temperaturas do concreto durante a cura, são recorrentes, razão pela qual se utiliza concreto resfriado. Foram desenvolvidos seis traços de concreto, sendo dois para controle (um não refrigerado e outro refrigerado, sem adição de RCC) e quatro (2 não refrigerados e 2 refrigerados) com a adição de 20% e 30% de RCC. O resíduo utilizado é um resíduo de concreto Classe A, à base de cimento Portland. Foram realizados ensaios de caracterização dos agregados e de controle tecnológico dos diferentes traços de concreto nos estados fresco e endurecido. Como esperado, o agregado reciclado utilizado na substituição do agregado artificial apresentou maior teor de absorção de água e menor massa específica que o artificial. Todos os traços, inclusive o de referência não apresentaram bons resultados para a consistência, indicando que um estudo de dosagem e modificação da relação água/cimento precisam ser realizados. Os resultados da absorção de água no estado endurecido foram inferiores à 2,76%, com os melhores resultados para os traços refrigerados com RCC. Com relação à resistência média à compressão, os resultados obtidos aos 28 dias de idade foram superiores a 20 MPa, inclusive os traços com a adição de 30% de RCC, o que indica que tal substituição atende às exigências de resistência de concreto estrutural para blocos de fundação. - TCCOs efeitos da utilização da certificação LEED no sistema de drenagem urbana da Cidade de São PauloMendes, Arthur Luro Teodoro; Galano, Bruno Domene; Souza, Gabriel Aires Murade; Garrido, Leonardo de Castro; Castro, Lucas de (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
A urbanização desordenada nas grandes cidades trouxe impactos socioambientais à população. Em contrapartida, desde 1993, a certificação LEED mostrou-se internacionalmente como uma maneira eficaz de se mensurar o aproveitamento sustentável de recursos pelas edificações, propondo avaliar, identificar e implementar soluções de concepção. Os reservatórios de água pluvial regulamentos pela “Lei das Piscininhas”, também tem se mostrado uma forma eficiente de amenizar o problema das inundações, reduzindo o escoamento superficial e servindo como um redutor dos efeitos da urbanização, incentivando o reuso de águas para aplicação não potável. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar o LEED e seus impactos na drenagem urbana de águas pluviais da microbacia do Córrego Iguatemi no município de São Paulo. Assim, a ideia central do trabalho é que suas análises e abordagens fomentem discussões sobre a importância ambiental ligada à Engenharia Civil. Aliado a isso, o trabalho também traz os parâmetros do LEED para a realidade urbana de São Paulo, mostrando como uma edificação com baixa agressividade ao meio ambiente anda de mãos-dadas à um futuro promissor para todos, com segurança e harmonia. Para isso, foi utilizado o Método Racional e seus parâmetros a fim de obter o volume de água captada pelos lotes da sub bacia, implementando os critérios da certificação LEED e a “Lei das Piscininhas” nas áreas de 100 e 200 mil m2. Foi constatado a partir de comparações entre os métodos que a certificação LEED torna-se mais eficiente porque reduz o coeficiente de escoamento superficial da bacia. - TCCLogística em obras: gerenciamento de materiais em canteiros de obras localizados em grandes centros urbanosSartoratto, Aleph; Carillo, Fernando Soubihe Sawaya; Lippe, João Rodrigues de Freitas; Silva, Jéssica Akemi Ribeiro da (2020-12-14)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho analisa a logística utilizada por obras com canteiro reduzido, localizados em grandes centros e como um bom planejamento e a utilização das metodologias do lean-construction e just-in-time podem auxiliar na construção de um empreendimento que apresentem essas condições. Sabe-se que obras com espaço reduzido necessitam de um longo planejamento desde a solicitações de materiais até a hora do recebimento e armazenamento. Com esse foco, foi realizado um estudo de campo em uma obra localizada no bairro de Pinheiros em São Paulo. Após análises críticas dos possíveis cenários, verificou-se que principalmente as obras em grandes centros urbanos, necessitam de um maior controle e planejamento para o recebimento e armazenamento dos materiais, fazendo com que seus impactos no ambiente externo sejam os menores possíveis. - TCCA utilização do bambu como material estrutural sustentável: projeto, execução e manutenção de andaimes na construção civil.Ferrari Iaquinta, Nicolas; Marques Macario, Victor (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Neste artigo, estudou-se os ensaios mecânicos realizados em colmos de bambu, da espécie Phyllostachys Pubescens, popularmente conhecido como bambu Mossô. Com esse material, realizou-se um protótipo de andaime fachadeiro, para compreender o processo de montagem e desmontagem. Com os resultados dos ensaios mecânicos obtidos, observou-se uma resistência à compressão de 60,1 MPa e uma resistência à tração de 114 MPa. Utilizou-se esses valores na análise estrutural realizada por meio do programa SAP2000 com o Método dos Elementos Finitos. Após análise à flambagem utilizando o fator de carga s=2 (coeficiente de segurança à flambagem adotado), demonstrou ser possível empilhar 17 módulos com 52 metros de altura, isto equivale a um edifício de 16 andares. Estes resultados demonstram como o bambu é um material promissor para ser utilizado como material estrutural sustentável.