Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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- TCCAnálise da estabilização química de agregado reciclado de cerâmica vermelha com adição de cal por reação pozolânica para utilização em camadas de pavimentosGranado, Jaqueline Santana Campos; Tonelli, João Guilherme Francisconi; Santos, Márcia Lorena; Rodrigues, Rafael Marques; Sousa, Thais Duarte Mangueira de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduos de cerâmica vermelha, estabilizados quimicamente com a adição de cal, visando à obtenção de reatividade pozolânica do material para assim ser utilizado em camadas de pavimentos, em substituição ao cimento. Para cada amostra de agregado de cerâmica vermelha foram utilizadas duas porcentagens de cal: 6,0% e 8,0%. Concomitantemente, foram avaliadas a contribuição do processo de cura para a estabilização e a ocorrência de reação pozolânica no material estudado. Para obter esses resultados, realizaram-se ensaios de resistência à compressão simples (RCS) em corpos de prova de três diferentes idades: 7 dias, 28 dias e 91 dias. A reação pozolânica foi avaliada a partir de ensaios de Termogravimetria, caracterizando os materiais por seus picos de temperatura. Os resultados permitiram verificar que o aumento do teor de cal, em paralelo ao aumento do tempo de cura, confere ao agregado de cerâmica vermelha maior resistência à compressão simples, ocorrência que pode ser confirmada pelos ensaios de termogravimetria que indicaram o aumento de hidratos com o processo de cura (de 1 para 7 dias), além disso para a mistura com o teor de 8,0% de cal CH-I, foi observado diminuição do Ca(OH)2 e aumento de C-S-H e C-A-H, o que pode comprovar a ocorrência de reação pozolânica na mistura estudada já aos 7 dias de cura, indicando que o ganho de resistência à compressão simples neste período é devida à estabilização química proporcionada pela reação pozolânica. - TCCObtenção de argamassas com agregados reciclados de gesso e cerâmica vermelha para uso em revestimentoFávaro, André Prati; Anzai, Diogo Heidji Sartori; Paula, Giovanna Benante de; Barros, Larissa Bussi de; Pais, Larissa da Silva (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Uma grande preocupação dos tempos atuais é a preservação do meio ambiente bem como a redução do consumo da matéria prima natural e da geração de resíduos. A indústria da construção civil é responsável por gerar grande parte dos resíduos sólidos, porém tem a capacidade de absorver quase a totalidade dos resíduos gerados. A Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, determinou que todo gerador é responsável pelo gerenciamento destes resíduos. Prevendo isto este trabalho procura contribuir para que os resíduos sólidos de construção civil deixem de ser depositados em locais inapropriados e passe a ser visto como material alternativo para agregados em argamassas de revestimento. Para tanto será estudado a argamassa referência, a argamassa com 20% de agregado reciclado de cerâmica vermelha e 4% de agregado reciclado de gesso. Para que a argamassa possa cumprir adequadamente as suas funções foram analisadas a consistência, a trabalhabilidade, a plasticidade, a retenção de água, o teor de ar incorporado e resistência mecânica e resistência à aderência. As argamassas contendo agregado reciclado de cerâmica vermelha tiveram aumento de resistência mecânica em relação a argamassa padrão. Ainda que viáveis, são necessários mais estudos para total confiabilidade no uso do agregado reciclado. - TCCRegularização fundiária: a atuação da engenharia civilTonetti, Carina Rodrigues De Campos; Rocha, Felipe Costa Azevedo; Coimbra, Gabriel Leonardi Menke; Freitas, Lucas Gil; Figueiredo, Renato Rachid (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Com o crescimento populacional no Brasil observado nas últimas décadas, a quantidade de pessoas habitando em situação irregular vem aumentando exponencialmente, resultando assim num quadro de crescimento insustentável e ambientalmente destrutivo. A maioria das cidades brasileiras apresenta algum tipo de núcleo urbano informal, desprovido de infraestrutura, equipamentos urbanos e comunitários mínimos, pois o crescimento desordenado gerou a fragmentação do espaço e a exclusão social, e em consequência, surgiram áreas extremamente carentes. Esta é a realidade de milhares de brasileiros, excluídos dos sistemas financeiros formais da habitação e do acesso à terra regularizada e urbanizada, cidadãos que acabam ocupando as chamadas áreas de risco, como encostas e locais suscetíveis de alagamento. Tendo em vista este panorama encontrado no Brasil, evidencia-se a importância da Regularização Fundiária (Reurb). Esta é uma área de atuação majoritariamente de arquitetos e urbanistas, devido às suas atribuições e conhecimentos sobre a organização do espaço urbano. O presente estudo analisou as possíveis frentes de atuação e a importância do Engenheiro Civil, que pela sua formação e especificidade, possibilita a aplicação de soluções mais viáveis para cada realidade específica, para cada ocupação irregular a ser analisada, fundamentado nos equipamentos de infraestrutura presentes nos núcleos alvos de processos de regularização fundiária, analisados por meio de estudos de caso. Nos casos analisados foram realizados levantamentos das condições dos equipamentos de infraestrutura, as intervenções propostas e os resultados das intervenções. Ficou evidente o impacto positivo das intervenções em equipamentos de infraestrutura para a saúde da população, do meio ambiente e do espaço urbano como um todo. - TCCEstudo de redução do prazo de execução de um empreendimento pelo emprego de estacas mega como fundaçãoBrasil Junior, Mario Sergio; Taira, Rodrigo; Silva, Thales Mazieiro Vergueiro da; Barone, Vinicius Alves (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Por inúmeros motivos, existem casos de obras que apresentam problemas em suas fundações e que apresentam a necessidade de execução de um reforço da mesma. Uma das possibilidades de reforço são as estacas Mega, que possibilitam um acréscimo na capacidade de suporte e o aumento imediato da segurança após a sua cravação, além de não causar qualquer trauma à superestrutura e sua execução ser silenciosa. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos ao meio técnico sobre este tipo de fundação, foi realizado uma pesquisa em que a estaca Mega é utilizada como fundação principal de um edifício, propiciando economia no tempo de execução da obra. Em um primeiro momento, os blocos de coroamento foram considerados como fundação direta e provisória para que fosse possível a execução da superestrutura. Sem que ocorresse a programação de uma interrupção da obra, as estacas Mega foram utilizadas como fundação principal, e sua execução foi considerada concomitante com serviços, como acabamento ou instalações elétricas e hidráulicas estiverem em andamento. - TCCContenções em subsolos – comparação entre cortina atirantada e parede diafragmaFerraro, Christopher Budny Juliano; Cunha, Gustavo Henrique Padua da; Sousa Júnior, José Ernane de; Parreira, Lucas Matos; Portes, Renato Ramiro (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo contempla um estudo comparativo entre duas soluções técnicas para obras de contenções, baseada no estudo de solos, materiais e equipamentos, especificações do projeto, vantagens e desvantagens, composição do custo unitário, custo final e check list das atividades. Conhecer as principais características dos vários tipos de contenções, que não depende somente do sistema de contenção em si, mas também das características do subsolo, da posição do lençol freático, das construções vizinhas e do espaço da sua implantação. Cortina atirantada e parede diafragma ambas são opções para contenção de encostas naturais, cortes e aterros para rodovias ou ferrovias, escavações para metrô, túneis ou subsolos, sendo ambas construídas de cima para baixo. O que as diferencia é o processo construtivo. Sobre os aspectos econômicos, a cortina atirantada é aproximadamente 57% do valor correspondente à execução de contenção em parede diafragma. O único impedimento, sob o aspecto técnico, ocorre quando o fundo da escavação estiver situado abaixo do lençol freático, situação em que somente é indicada a execução de parede diafragma. - TCCRodovias – projeto e construção: relação entre acidentes de trânsito e níveis de serviçoNakama, Claudio Shigeo; Costa, Henrique Junqueira de Andrade; Pacheco, José Euclydes Abranches; Yamauchi, Luis Masao; Silva, Rodrigo de Oliveira e (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho estuda as variáveis que levam à ocorrência dos acidentes nas estradas e rodovias. De forma geral, os fatores relacionados aos acidentes podem ser: humano, viário, sócio econômico, meio ambiente, institucional/social e fator estatístico. Foi focado no trabalho, especialmente, a condição de saturação do tráfego nas estradas brasileiras, fator este avaliado por meio de faixas de contagem, denominadas de níveis de serviço. A metodologia foi construída a partir de uma base teórica em que dados e informações foram buscados em manuais de diversos órgãos como DNER, CONTRAN, DETRAN e CTB, além de dados estatísticos obtidos em pesquisas que têm como fontes: Ministério dos Transportes, CNT, IPEA, ONSV e OMS. A pesquisa identificou aumento na ocorrência de acidentes para níveis de serviço mais elevados, em número e frequência, a partir da análise de gráficos elaborados para duas vias (rodovia Fernão Dias e rodovia Presidente Dutra), quando estas atingem os patamares “E” e “F”, limites superiores. - TCCEdifícios energeticamente eficientes: os desafios para implementação e certificação de novos edifícios de serviço no Brasil e em PortugalSantos, Fabio de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A preocupação com os impactos causados pelas atividades antrópicas no meio ambiente é oriunda da primeira crise energética mundial, a Crise do petróleo em 1973. Sendo a Construção Civil, um dos setores de maior geração de resíduos e interferência no ambiente, além de representar um elevado potencial energético seja em sua execução, operação ou manuteção, as certificações ambientais tem grande importância na aplicação e controle destes impactos. Tendo em vista que o desenvolvimento de um país, de forma geral, está relacionado diretamente ao seu respectivo potencial energético, tornase essencial observar os valores e buscar alternativas para obter eficiência e otimização energética em cada um dos mais diversos ambientes. Seja no Brasil ou em Portugal, a certificação de eficiência energética em edificações é ainda pouco expressiva, embora seja uma das alternativas de maior impacto tanto para fatores internos (econômico, social, entre outros) a cada um dos países, quanto para os efeitos sobre a qualidade do ambiente. O presente trabalho busca entender melhor os entraves que justificam a baixa adoção de certificações de eficiência energética em ambos os países. Para isso foram estudadas as principais certificações empregadas no Brasil (Procel Edifica) e em Portugal (SBTool), além de feita uma investigação sobre o consumo energético nos últimos anos, sobre as normas e legislações atualmente empregadas juntamente com políticas de incentivo, e um breve levantamento sobre o ciclo de vida das estruturas juntamente com alguns valores envolvidos e ferramentas que potencializam o planejamento e gestão de recursos. E, a partir destas informações, foi possível identificar que questões relacionadas à técnica empregada no processo de avaliação das certificações estudadas, aos custos envolvidos na certificação, às legislações e normas existentes e políticas empregadas em ambos os países apresentam alguns pontos de fragilidade e, assim, tornamse barreiras para novos edifícios eficientes certificados. Portanto, é necessário atuar justamente sobre estes pontos para obter em maior número estes sistemas em países como Brasil e Portugal. - TCCEstudo de viabilidade técnica de melhoramento de resistência de solos moles através do uso de fibra de bambu para rodoviasMiranda, Bruna Domingos; Francisco, Camila da Conceição; Bardi, Mateus Francisco; Freitas, Pedro Bueno Moreira de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho tem natureza teórica para demonstrar a eficácia e a viabilidade técnica do uso de fibras de bambu, com a finalidade de reforços de solos moles aplicados para reforços de subleito de pavimentos, este tipo de solo apresenta baixa capacidade de suporte e está sujeito a excessivos recalques. O objetivo principal deste trabalho é analisar o comportamento mecânico de um solo mole compactado e reforçado com a inclusão aleatória de fibras de bambu. As amostras de solo reforçado e não reforçado foram submetidas aos ensaios de compactação, compressão simples e CBR. Este trabalho busca, com base nesses experimentos, nas literaturas e normas, concluir as adições destas fibras apresentam melhorias significativas nas propriedades mecânicas do solo estudado, gerando um compósito interessante para a Engenharia geotécnica. Desta forma, o uso de fibra de bambu como reforço de solos moles para pavimentos não se apresenta como uma alternativa viável frente às soluções existentes como: substituição de camada de solo, utilização de geossintéticos e compósitos granulares. - TCCFluência em concreto geopoliméricoMachado, Joanna Ribeiro Lima de Alcantara; da Silva, João Pedro Boldrim Fernandes; Leite, Juliana Rodrigues Correa; Melo, Murilo Kisse; Riechelmann, Natállia Zanardo (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O concreto é o material construtivo mais consumido do mundo e a todo momento novas tecnologias e materiais são desenvolvidos a fim de aprimorar o seu uso. O concreto geopolimérico possui diversas vantagens quando comparado ao concreto de cimento Portland utilizado convencionalmente. Diante disso, foram elaborados ensaios a fim de avaliar o comportamento deste concreto quanto a sua Resistência a Compressão Axial, Módulo de Elasticidade, Coeficiente de Poisson e Fluência. Para isso foram moldados oito corpos de prova utilizando o microconcreto GP-1933 do fabricante Geo-Pol de traço precursor/ativador 5:1 utilizando como solução alcalina ativadora silicato de potássio. Dois corpos de prova para a avaliação da resistência à compressão axial de cada uma das idades de carregamento obtendo para 7 dias, para 14 dias e para 28 dias. Um corpo de prova foi utilizado para determinação do módulo de elasticidade estático aos 28 dias, obtendo-se dois valores, sendo um valor para cada extensômetro instalado longitudinalmente, e quatro valores de coeficiente de Poisson, considerando todas as combinações possíveis entre os valores obtidos pelos extensômetros instalados nos sentidos axial e transversal e um corpo de prova utilizado para a determinação da curva e cálculo da fluência. - TCCEstudo de medidas estruturais e não estruturais para a melhoria das condições de drenagem de bacias urbanas degradadasZopone, Marcela; Nogueira, Mariana Ribeiro do Valle; Zetchaku, Rafael de Almeida; Machado, Rafael Mandia Grossi Canali (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Bacias degradadas por inúmeras questões são situações muito frequentes no Brasil. Geralmente ocorrem em áreas ocupadas por populações carentes, apesar de não ser regra. A degradação ocorre por causa da maneira como aconteceu a urbanização, sem o acompanhamento das regras urbanísticas do município e também pela ausência de infraestrutura, sendo a drenagem e o saneamento negligenciados, resultando em falta de espaço ou alternativas para o escoamento das águas pluviais, além da poluição por esgoto doméstico com destinação inadequada em córregos ou galerias, sem qualquer tipo de tratamento. O estudo vigente aborda a questão mostrando, a princípio, técnicas adotadas em bacias degradadas, no sentido de melhorar as condições de drenagem utilizando o amortecimento de picos de cheias e também o armazenamento. Fora do contexto de medidas estruturais foram apresentadas medidas que não dependem de obras, mas de regulamentações, medidas de reassentamento e educação ambiental. O estudo de caso contempla uma bacia degradada no município de São Vicente/SP, acerca da qual foram estudadas intervenções através das técnicas compensatórias analisadas e a viabilidade técnica de sua implantação. Conclui-se que é possível a recuperação de bacias degradadas com medidas estruturais e não estruturais, porém é preciso participação do poder público para a continuidade das soluções técnicas implantadas e a manutenção. - MonografiaModelo matemático para estimativa de prejuízos econômicos domiciliares causados por inundações: o caso do Jardim PantanalSantos, Francielle Aparecida Soares dos; Barbosa, José Lindemberg Vidal; Cicolani, Matheus Dreher; Carmona, Rodrigo Morales Figueiró (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo matemático capaz de valorar os prejuízos aos domicílios causados por inundações do bairro Jardim Pantanal, em São Paulo, para diferentes períodos de retorno de vazões do Rio Tietê. O local de estudo foi escolhido devido à sua alta vulnerabilidade social e ao seu histórico frequente de inundações, que se confunde com a própria história do bairro. Para tanto, foram obtidas as informações topográficas e econômicas locais, através de dados oficiais de Estado, que foram correlacionadas através de softwares de geoprocessamento e de planilhas eletrônicas. Em seguida, a série histórica de cotas foi inserida na curva cota-vazão e as vazões, pelo Método de Gumbel, extrapoladas para períodos de retorno usuais. Com as cotas médias dos setores do terreno associadas às vazões extrapoladas, foram geoprocessadas manchas de inundação atreladas ao respectivo risco hidrológico. Com os dados econômicos de cada setor do terreno, modelou-se a relação prejuízo e cota e, desta forma, foi possível chegar à probabilidade de perda dos domicílios padrões da região estudada. Para os prejuízos estimados, calculou-se o tempo necessário para a recuperação do bem-estar social anterior a um evento de perda total, desconsiderando os encargos sociais sobre a renda e os custos de subsistência; se inclusos, aumentariam o tempo de recuperação. Ainda, considerando a alta suscetibilidade do local a enchentes, estima-se que o tempo para recuperação total do prejuízo econômico é superior ao período de retorno de eventos semelhantes. Por fim, discute-se medida não estrutural simples que permite uma solução para o problema, dentre tantas outras. - TCCBIM como Contributo para Obras de Habitação SocialRuivo, Carlos César González Piccoli (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Considerada como revolucionária, a metodologia BIM – Building Information Modeling utiliza recursos informáticos para a construção de um ambiente colaborativo em que os profissionais podem desenvolver suas disciplinas em conjunto sobre um modelo integrado paramétrico, confiável e interoperável. Desta forma, aos poucos os obstáculos para sua implementação vêm sendo vencidos e o BIM se consolida como protagonista na digitalização da Construção Civil. Por consequência da sua ainda baixa adoção na cultura técnica brasileira, faz-se necessário que seja ao máximo aproximada da prática projetual de forma a ressaltar seus benefícios. Posto isso, foram avaliados neste estudo as contribuições trazidas pelo BIM aos empreendimentos de Habitação Social do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) através da modelagem tridimensional e simulações em ambientes 4D e 5D. Procurou-se também introduzir conceitos de avaliação da sustentabilidade por simulações 6D e analisar a possibilidade do Facility Management (gestão de instalações) dentro da sétima dimensão. Os resultados alcançados são animadores. A metodologia traz performance ao workflow das equipes que a utilizam, agregando maior automação dos processos e controle sobre seus projetos. - TCCAnálise dos fatores que influenciam na utilização de bicicletas compartilhadasNascimento, Daniel Chavenco; Okuizumi, Karen Mayumi; Ide, Michele Iamaguti (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Em busca de meios alternativos de mobilidade rápida e econômica para acontecimentos esporádicos na cidade de São Paulo, nesta pesquisa optou-se pelo estudo de sistemas de bicicletas compartilhadas. O objetivo desse trabalho foi verificar a possibilidade de crescimento desses sistemas e identificar fatores que influenciam na demanda de bicicletas compartilhadas, como a distribuição das estações, topografia, cultura, segurança e fatores climáticos. Dentro desse contexto, foi analisada a viabilidade dessa modalidade de transporte aplicada à ciclofaixa operacional na Rua Costa Carvalho, no bairro de Pinheiros. Os resultados do estudo de caso indicam que a integração dos sistemas de bicicletas compartilhas com outros modos de transporte incentivam a adoção das bicicletas em trajetos de curta distância, e que a ciclofaixa tem potencial para se tornar popular caso sejam implantadas as devidas adequações na via. - TCCInspeção da torre do monte da virgem com o auxílio de veículo aéreo não tripuladoShibasaki, Anderson Kyn Rodrigues (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Com o tempo, as estruturas de construções civis ficam sujeitas a muitos fatores, sejam eles externos ou até mesmo inerentes às próprias estruturas, que influenciam significativamente em suas condições. Para que se possa mantê-las por muito anos, faz-se necessário investigar de forma detalhada seu estado de conservação e para isso, usualmente recorre-se a inspeções visuais que permitem avaliar seu estado de conservação e com isso adotar procedimentos corretivos necessários. Entretanto, alguns tipos de estruturas tais como torres de telecomunicações, pontes, plataformas de petróleo offshore, torres de transmissão de energia eólica, e outras, apresentam dificuldade no acesso para que o inspetor possa realizar suas tarefas. Através deste trabalho, avalia-se a contribuição da utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado em atividades de inspeção visual. Por meio dele, é apresentado de forma teórica o funcionamento de uma inspeção visual tradicional, em contraste com a pesquisa prática de inspeção da Torre do Monte da Virgem, em Portugal, com a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado e posterior processamento digital de imagens através dos softwares PIX4Dmapper e MATLAB junto ao preenchimento de fichas de inspeção, para então avaliar o estado de conservação. A metodologia apresentou resultados satisfatórios, sendo a utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado de grande valia, mas também apresentando algumas limitações. - TCCEstudo da autocicatrização do concretoMarques, Aline Messias; Ferreira, Jacqueline Marinelli; Soares, Jéssica Santana; Ramalho, Lucas de Faria; Oliveira, Victor Hugo (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A autocicatrização do concreto é a sua capacidade de fechar suas próprias fissuras, obtida através da potencialização da capacidade cicatrizante dos próprios componentes do concreto, ou pela adição de materiais que causam a autocicatrização. O concreto preparado com aditivo cristalizante e o concreto preparado com adição de bactéria específica (bioconcreto) são tipos de concretos autocicatrizantes abordados no presente estudo. O objetivo deste estudo é analisar o desempenho do concreto com aditivo cristalizante e do bioconcreto na recuperação de estruturas acometidas de fissuras. O desempenho mecânico foi analisado nos dois tipos de concreto, através de ensaios laboratoriais de resistência à compressão axial e resistência à tração na flexão. Os concretos foram estudados aos 28 dias de idade e uma parte da amostra foi submetida à fissuração, sofrendo uma porcentagem de seu carregamento máximo, enquanto a outra parte não foi submetida à fissuração. Amostras fissuradas foram ensaiadas aos 28+28 dias de idade e tanto amostras fissuradas como não fissuradas foram ensaiadas aos 28+56 dias de idade. Os resultados mostraram que as resistências dos concretos autocicatrizantes fissurados cresceram do período da fissuração até os 84 dias e alcançaram resultados maiores do que os concretos não fissurados e o concreto de referência. Devido aos resultados de ensaios mecânicos e imagens de microscopia, a ocorrência de autocicatrização foi confirmada. - TCCAvaliação de ferramentas lean thinking na construção civil em obra de médio porteScholten, Beatriz Perez; Oliveira, Camila; Silva, Gustavo Fernandes Nunes da; Silva, Paula Izabela Domingues Flauzino da; Honório, Rafaela Chaves Dias (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e abrangente, a necessidade de novas técnicas e metodologias construtivas torna-se o diferencial do negócio. Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação da aplicação de técnicas da filosofia Lean Construction em empreendimentos de médio porte, sendo uma ferramenta de gestão no planejamento da construção civil, visando a redução de desperdícios de resíduos nas obras e o aumento da produtividade com a otimização do tempo e do cronograma, além de uma melhor gestão do negócio. O resultado da pesquisa foi obtido a partir de revisões bibliográficas fundamentadas em artigos além do desenvolvimento de um estudo comparativo em duas obras localizadas na cidade de São Paulo-SP que se diferenciam pelos seus métodos construtivos. - TCCOtimimização da eficiência energética de sistemas fotovoltaicos em edificaçõesSilva, André Bertucci Martins; Murazawa Junior, Claudio Hideo; Barbieri, Guilherme Lopes; Biagi, Matheus Magri; Calusa, Vinicius Sawaya Sacamoto (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo visa apresentar uma análise técnica, econômica e socioambiental de sistemas geradores de energia solar fotovoltaica integrados a edificações, avaliando soluções e tecnologias capazes de otimizar a eficiência energética destes sistemas. A partir de pesquisas relacionadas ao tema, foi possível compreender o panorama geral deste segmento no Brasil, o funcionamento dos conjuntos geradores, seus principais componentes, a regulação do mercado de energia solar, metodologia de projeto e execução dos empreendimentos. Após a consolidação dos estudos avaliou-se de que forma as novas tecnologias e soluções técnicas são capazes de otimizar a eficiência energética desses sistemas geradores e quais seus benefícios ambientais, sociais, técnicos e econômicos. - TCCEdificação de alto desempenho: avaliação das condições para sua implantação na cidade de São PauloTibola, Alexia; Magri, Débora Busso; Miguel, Thais Arinos Vasco; Fernandes, Victoria Ferraz; Cirqueira, Larissa Peneluc de (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Considerar todas as disciplinas em uma edificação engloba maior valor econômico, social e ambiental e implica em incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias que visam preencher as lacunas no atual mercado da construção. “High Performance Building”, aqui abordado como “Edificação de Alto Desempenho”, representa um modelo de edificação que otimiza de forma integrada oito atributos, a saber: Acessibilidade, Custo Benefício, Estética, Funcionalidade Operacional, Preservação Histórica, Produtividade, Proteção e Segurança e Sustentabilidade. Dentre as lacunas no mercado da construção estão as defasagens existentes no meio técnico e a carência de inovação, considerados efeitos colaterais gerados no setor da construção civil pela urbanização desenfreada ocorrida na cidade de São Paulo, que dificultou o desenvolvimento de modelos que se enquadram como uma inovação na construção civil, a favor de uma sociedade pró-ambiente como o abordado. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade técnica para a implantação de uma Edificação de Alto Desempenho na cidade de São Paulo. Para tanto, foram realizadas pesquisas teóricas com comparação entre normas, leis e documentos brasileiros relevantes e referências dos Estados Unidos da América, junto a entrevistas com profissionais da área. Com isso, concluiu-se que as normas e leis brasileiras precisam ser atualizadas para que seja possível incorporar o modelo de Edificações de Alto Desempenho como uma alternativa mais sustentável e inovadora na construção civil. Além disso, considera-se que com o incentivo de órgãos públicos para este modelo construtivo, haverá uma melhor disseminação cultural de práticas ambientalmente responsáveis e socialmente corretas. - TCCUtilização de estaca strauss em fundações, contenções e pinagem de taludesCzinzel, Beatriz Cheunamann; Silva, Helena Kaori Gomes; Alves, Lucas Lemos; Ávalos, Priscilla Serra; Souza, Augusto Estevão Soares de (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho comenta sobre as três utilizações da estaca Strauss, que além de sua função principal como elemento de fundação, também pode ser utilizada em obras de contenção e de pinagem (estabilização) de taludes. A apresentação desses usos visa disseminar alternativas para substituir as soluções tradicionais de obras de contenção e de estabilização de taludes, já que podem ocorrer situações nas quais as soluções adotadas tradicionalmente não seriam as mais adequadas. Serão abordados três estudos de caso, um para cada finalidade, com as justificativas para a adoção em cada caso - TCCEstudo comparativo de meios de transporte de alta capacidade em São Paulo.Fancio, Carolina Sevillano; Margarido, Jean Roberto dos Santos; Silva, Leonardo Bueno da; Machado, Mariana; Yoshida, Suzana Missaka (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
O objetivo deste artigo é discorrer, através da elaboração de um estudo de caso, as relevantes particularidades existentes entre os principais modais de transporte urbano, tais como o metrô, trem, monotrilho e ônibus, qualificando-os e correlacionando-os entre si, considerando a visão e opinião de uma amostra representativa dos usuários do município de São Paulo. Tal levantamento se desenvolverá mediante a uma pesquisa de campo, onde fazendo-se uso do conhecimento estatístico, desenvolver-se-á a mesma com cunho qualitativo e quantitativo, visando coletar, além de dados numéricos, a percepção dos entrevistados quanto às questões colocadas em pauta. A relevância do tema possui caráter social e técnico, pois é oriunda de um minucioso estudo da inter-relação transporte coletivo e população, onde questões consideradas o alicerce da alta qualidade de vida como segurança, acessibilidade, conforto e mobilidade serão amplamente consideradas nas perguntas elaboradas para a pesquisa. Diante do cenário apresentado, apresentar-se-á um panorama da real situação da integração entre as malhas de transporte existentes, de modo que se possa compreender o porquê de as opiniões públicas em relação ao transporte coletivo serem tão díspares.