Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
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- Dissertação27ª Bienal de São Paulo: é possivel viver junto? Os profissionais de bastidores e a arte contemporâneaCosta Junior, Gilberto Garcia da (2008-08-04)
Educação, Arte e História
Esta investigação parte dos pressupostos de que a arte, necessariamente, atinge as pessoas e de que todos podem compartilhar de uma experiência estética, independentemente do conhecimento prévio sobre o universo da arte. Para isso, escolhemos como corpus do trabalho a 27ª Bienal de São Paulo e os seus profissionais de bastidores, termo que abrange seguranças/orientadores de público, faxineiros e montadores desse evento. Sempre existe uma experiência estética quando alguém se debruça sobre uma obra de arte. O trabalho resgata o panorama histórico das Bienais para concentrar-se na 27ª Bienal de São Paulo, que teve no Como Viver Junto, o seu tema gerador. O conceito utilizado pela curadoria foi extraído de palestras e seminários proferidos na década de setenta do século XX pelo semiólogo francês Roland Barthes. O trabalho constata que os profissionais envolvidos nos bastidores da Bienal não se vêem como pertencentes ao universo no qual, no momento, estavam inseridos. E um dos motivos é o fato de a própria instituição não levar em consideração esses profissionais como público do evento, desejo que é manifestado por eles nos depoimentos coletados. Podemos perceber também que, no decorrer da mostra, os profissionais de bastidores criaram discursos. Sejam eles próprios ou apropriados dos discursos de outras pessoas (artistas, monitores, público). - DissertaçãoA ascensão do queijo artesanal paulistaCrivellaro, Mariana Pardo (2024-08-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente dissertação tem como objetivo descrever a história e a produção do queijo artesanal paulista enquanto patrimônio histórico cultural. Registros e documentos históricos que relatam a importância dessa produção no cotidiano rural no passado e no presente instigam reflexões sob as lentes da história cultural e da interdisciplinaridade. A partir dessa leitura, o queijo ganha protagonismo e é entendido como patrimônio que expressa identidade. Assim, por meio da metodologia qualitativa, levantamentos de dados bibliográficos e conversas com produtores, foram descritos processos de produção, comercialização dos queijos e as tramas que envolvem o cuidado com o animal, o pasto, a produção dos queijos, as legislações, a comercialização e o movimento chamada “revolução queijeira" carregado de aspectos históricos, ou seja, o queijo artesanal construindo uma cultura queijeira no estado. Assim, a partir dessa perspectiva problematizou se o queijo artesanal Paulista e a cultura alimentar que o faz presente como produto nacional apontando novos olhares para pequeno produtor, para a tradição e inovação. - DissertaçãoA diversidade cultural brasileira como vivência para experienciar alteridade e empatia através da arte Naif.Marcelino, Daverson (2024-02-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo desta pesquisa foi investigar a expressão da cultura brasileira de pintores da arte naif que estabelecem um diálogo com o cotidiano, levantando questionamentos de conduta em relação às diferenças culturais. Ao analisar as obras selecionadas, identificando os elementos culturais presentes e compreendendo como essas representações artísticas podem estimular a reflexão e a transformação de atitudes em relação à diversidade cultural nos alunos, procurou-se explorar se o comportamento empático pode ser gerado a partir de experiências estéticas. Foi realizado um estudo de caso com crianças de classes média e média alta, por meio de oficinas realizadas com dois grupos distintos. O primeiro, em uma escola particular durante uma feira cultural e, um segundo, realizado em um condomínio fechado, com crianças da cidade de Guarulhos, região metropolitana da grande São Paulo. Houve a necessidade de uma abordagem qualitativa fundamentando-se na revisão bibliográfica embasada nos estudos de teóricos como Carl Rogers (1975), Ana Mae Barbosa (1995), Jean Piaget (2010), John Dewey (1934) e Sérgio Buarque de Holanda (1936). Na pesquisa em campo, houve a necessidade da criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como um artefato para vivenciar o olhar artístico e a contextualização, além de um trabalho artístico em conjunto com as crianças, incentivando a cooperação entre elas, e de maneira positiva, agregando não somente um conhecimento artístico, mas sobretudo, evidenciando assim um comportamento empático. - DissertaçãoA estética do terror: perspectiva visual, sociocultural e religiosa nos vídeos de execução do Estado IslâmicoSantos, Jesner Esequiel dos (2023-08-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center (2001) houve uma crescente desestabilização em alguns países do Oriente Médio, gerando aquilo que ficou conhecido como a “guerra ao terror”, e posteriormente a Primavera Árabe. Esses movimentos bélicos e sociais possibilitaram a criação de diversos grupos armados sem ligação com o Estado, principalmente na Líbia, Iraque e Síria, trazendo ideologias, teologias e etnias diferentes, gerando um caos ainda maior. Dentre esses grupos, uma ramificação da Al-Qaeda do Iraque destacou-se de todos os demais, pois dominaram grandes porções territoriais e iniciaram a produção em massa de vídeos de execução que imitavam a estética de Hollywood, chamando imediatamente a atenção do Ocidente. Eles possuíam produtoras bem organizadas, equipamentos de qualidade, seus membros falavam inglês fluente e centenas de estrangeiros foram recrutados em pouco tempo. Nossa pesquisa analisa os vídeos de execução do Estado Islâmico, apontando caminhos interdisciplinares que perpassam a estrutura audiovisual, histórica, sociocultural e religiosa. Portanto, apontamos um resumo histórico dos principais fatores que contribuíram para a criação do grupo, mostramos a gênese dos vídeos de execução, analisamos os vídeos produzidos pela Al-Qaeda, Free Syrian Army, Al-Nusra e pôr fim do Estado Islâmico, apresentando os principais elementos audiovisuais que foram refinados esteticamente de seus predecessores e os motivos estéticos, socioculturais e religiosos que impulsionaram esse grupo na busca por pessoas do Ocidente, mostrando o perfil daqueles que aceitaram o chamado da jihad e migraram para o Iraque ou Síria. - DissertaçãoA formação de professores indígenas em Rondônia : Programa de Licenciatura InterculturalSantos, Jackson de Souza (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever o Programa de Licenciatura Básica Intercultural, um Curso para Formação de Professores Indígenas, criado e desenvolvido pela Universidade Federal de Rondônia – campus de Jí-Paraná/RO (UNIR/Jí-Paraná-RO). O referido curso surgiu a partir das reivindicações das lideranças indígenas e indigenistas da região, foi inaugurado em 2009 e conta, até o final de 2022 com um universo de 430 vagas oferecidas em 8 processos seletivos, 416 matrículas efetivadas e 88 professores indígenas já licenciados. O diálogo construído foi impulsionado pela pergunta: O Programa de Licenciatura Básica Intercultural oferecido pela UNIR/Jí-Paraná-RO para formação de Professores Indígenas é um programa significativo? Nesse caminho, a investigação tentou responder também as seguintes questões: a) Como os professores indígenas são recrutados para participarem do Programa? b) O que se ensina? c) Como se ensina? d) Quais impactos sociais são possíveis perceber na vida das comunidades onde os professores participantes do Programa atuam? Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou contemplar em seu desenvolvimento, os desafios relacionados às atividades docentes no contexto da formação superior indígena, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O Estudo estruturou-se em 3 capítulos: 1º) Concepções Histórico-Críticas quanto a Formação de Professores Indígenas; 2º) Concepções Teóricas quanto a Formação de professores Indígenas e 3º) A Descrição do referido Programa. A perspectiva integral da pesquisa permitiu aproximar o pesquisador e, certamente, o leitor das práticas docentes desenvolvidas, tanto pelos professores-formadores, quanto dos professores-indígenas-alunos; a investigação nos ajuda a compreender o amplo e complexo processo formativo no qual os indígenas estão inseridos e também a nos aprofundar no princípio norteador do referido programa, a interculturalidade, que preza pelo diálogo com a diversidade de sujeitos e saberes, e, busca tornar a educação, incluindo a formação em nível superior, um processo cada vez mais democrático, inclusivo e humano. - DissertaçãoA inclusão do surdo no ensino superior e o papel do tradutor/intérpretePereira, Denis Aparecido Mendes (2024-02-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A inclusão do aluno surdo no Ensino Superior é reflexo de uma série de conquistas da comunidade surda ao longo das últimas décadas, desde a aprovação da Lei 10.436/02, que oficializa a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial brasileira, até a Lei 14.191/21, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Nesse processo de inclusão, investigar o papel do tradutor/intérprete de Libras é de extrema valia. Com isso, a presente pesquisa se propôs a investigar a base de conhecimentos do profissional que atua como tradutor/intérprete de Libras no ES. Para dar andamento ao estudo, inicialmente foram levantadas as pesquisas correlatas ao tema utilizando a plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os seguintes descritores: “Ensino Superior”, “Intérprete” e “Libras”. Com as pesquisas correlatas e dando base ao trabalho com o levantamento bibliográfico, foram coletados dados, através de entrevistas semiestruturadas com quatro tradutoras/intérpretes que atuam ou atuaram no Ensino Superior, com o objetivo de identificar quais são as atribuições e os conhecimentos do profissional que atua como tradutor/intérprete de Libras no ES. As entrevistas foram feitas remotamente, com gravação e transcriação das respostas, que posteriormente foram analisadas. Como fruto da análise dos dados coletados, constatamos que a fonte principal de aprendizagem dos tradutores/intérpretes tem sido a experiência dialógica no contato com o aluno surdo. Quanto à inclusão do aluno surdo no ES e o papel que o tradutor/intérprete de Libras, concluímos que a inclusão educacional vai para além da supressão dos limites comunicacionais, mas deveria ser uma iniciativa de toda instituição de ensino, sobretudo criando espaços de formação e reflexão aos pertencentes à vida universitária: alunos, tradutores/intérpretes de Libras, professores, gestão e funcionários. Nestes espaços de formação e reflexão, os tradutores/intérpretes de Libras teriam muito a contribuir com o conhecimento que possuem da língua de sinais e da cultura da comunidade surda. - DissertaçãoA internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana MackenzieOliveira, Breno Silva (2024-09-25)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente investigação tem como principal objetivo identificar o papel da internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Conhecida por ser uma universidade com DNA internacional, por conta de suas origens e seus primeiros anos, esse trabalho pretendeu investigar os últimos 20 anos de internacionalização da UPM, por meio da análise de sua Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), com foco na sua área de convênios e, de modo ainda mais específico, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Política de Internacionalização da universidade, os regulamentos que definiram suas principais ações, atribuições e estrutura atual. Uma análise da quantidade e do perfil de instituições e países parceiros também é realizada. A pesquisa teve como norte a análise histórica do conceito, surgimento e desenvolvimento da universidade como instituição, na Europa da Idade Média; e dos principais conceitos de internacionalização do ensino superior. Longe de esgotar o tema, a pesquisa apresentou as seguintes considerações finais: i) a COI está cumprindo com as diretrizes do PDI e da Política de Internacionalização da UPM; ii) há uma lacuna na análise dos anos mais recentes da internacionalização da UPM, bem como sobre a análise da estrutura e do funcionamento da COI e; iii) é preciso pensar na relação entre quantidade e qualidade em termos de parcerias internacionais. - DissertaçãoA meditação como caminho para aprendizagem humanizadaMendes, Ana Cristina (2024-06-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A meditação apesar de ser uma prática milenar vem se adaptando para que mais e mais pessoas possam integrá-la em sua vida de forma laica e prática. O foco principal da pesquisa será analisar se existem benefícios quando da introdução da meditação em ambientes de aprendizagens, seja educacional ou não. A partir de uma revisão bibliográfica, traremos informações e percepções verificadas nas pesquisas selecionadas e efetuadas somente por pesquisadores brasileiros na área da educação. Assim, com embasamento científico e diversos artigos pesquisados, analisaremos como a técnica da meditação pode ser inserida em ambientes de aprendizagem de forma laica e se sua inserção proporciona um ambiente mais humanizado, pacífico além de aprendizes mais focados no aprendizado em si. Com a sobrecarga das demandas sociais a meditação vem surgindo como uma ferramenta valiosa para lidar com o estresse e promover o bem- estar emocional. As pesquisas vêm demonstrando que a prática da meditação está intrinsecamente ligada ao cultivo da consciência plena, incentivando quem dela se utiliza a viver o momento presente e a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo. Diante disso, analisaremos se a meditação além de seus benefícios tradicionais para a saúde mental e física, tem encontrado um lugar especial na área da educação, mais precisamente em ambientes de aprendizado de forma geral. Desta forma destacamos como a incorporação da meditação em algumas instituições educacionais se desdobraram e se houve contribuição para a promoção do equilíbrio emocional, concentração, resiliência, mas principalmente se se demonstrou promotora de um ambiente mais solidário, cooperativo e humanizado. - DissertaçãoA poética de Chico Buarque como recurso didático-pedagógico no Ensino Médio e FundamentalGobbi, Maite Di Risio Martinez (2024-02-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com esta pesquisa, pretende-se investigar o processo de criação musical do compositor e cantor Francisco Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Com uma temática ampla e peculiaridades interessantes, a obra desse ícone da cultura brasileira perpassa épocas, cenários políticos, aspectos sociais e mantém-se presente nos dias de hoje. Suas produções agregam valores culturais e históricos que muito podem ser explorados nas diversas metodologias da sala de aula. Dessa forma, serão analisadas duas canções de Chico Buarque, “Angélica” e “Cálice”, ambas produzidas durante o período da Ditadura Militar, a fim de que possam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico no Ensino Fundamental e Médio, por meio de propostas diferenciadas de interpretação textual. Trabalhar a interpretação de texto de forma atraente e motivadora é compromisso de todos os educadores, uma vez que ler e escrever bem é fundamental para nossos discentes. Uma das formas de promover o interesse pela leitura e pela análise/interpretação de um texto pode ser propiciada pelo universo musical. Tendo como foco o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais integradas ao campo de leitura e interpretação, o trabalho proposto em sala de aula levará o aluno a construir sentidos, dentro da perspectiva de uma aprendizagem significativa. O objetivo do trabalho é suscitar, por meio da sensibilidade que a canção desperta, o interesse pelo aprendizado, de uma maneira prazerosa e criativa, ampliando conhecimentos e visões de mundo, explorando temáticas variadas e gêneros diferenciados. - DissertaçãoA presença das tradições africanas nas musicalidades americanas: o jazz como afirmação da cultura afro-americana nos Estados Unidos da AméricaKasteckas, Felipe Amorim (2024-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho parte de uma análise histórico cultural de caráter interdisciplinar sobre a elaboração musical nos Estados Unidos da América. Partindo de uma pesquisa bibliográfica aborda, primeiramente, alguns conceitos musicais oriundos da África Ocidental que, ao aportarem em território americano e por meio de um processo de hibridismo com a cultura do colonizador, estabeleceram novas representações, consolidando a tradição musical estadunidense. Ao reconhecer o jazz como produto desse processo, esta pesquisa também busca apontar como, por meio de suas diferentes fases, esse gênero musical se estruturou a ponto de se constituir como elemento de afirmação cultural do afro-americano no país, angariando ascensão social aos seus praticantes e, concomitantemente, servindo como elemento de distinção social ao seu público consumidor. Para isso, fez-se uso de alguns conceitos teóricos de Nestor Garcia Canclini, Mikhail Bakhtin, Howard S. Becker e Pierre Bourdieu, capazes de elucidar o processo de consolidação da música no país e, também, apontar os diferentes significados do jazz perante a sociedade estadunidense em seu primeiro meio século de existência. - DissertaçãoA relação entre a razão instrumental e a dominação nos escritos de Max HorkheimerOliveira, Tarcísio Martins de (2024-08-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação investiga como a razão, originalmente concebida como um meio para a emancipação humana, foi transformada em uma ferramenta de dominação, servindo a fins utilitários, políticos e econômicos. De acordo com Max Horkheimer, a humanidade, em vez de caminhar em direção a um estado verdadeiramente humano, estava mergulhando em uma nova forma de barbárie. Essa afirmação é justificada pelo contexto histórico imediato de Horkheimer, marcado pela ascensão do nazismo e pela segunda guerra mundial. Apesar do desenvolvimento intelectual, econômico e tecnológico da Alemanha ter atingido níveis sem precedentes, as esperanças de realização de um ideal humano minimamente racional, pareciam cada vez mais distantes. Horkheimer é incisivo em afirmar que o avanço nos meios técnicos de esclarecimentos fora acompanhado por um processo de desumanização; e que o progresso ameaçava anular o próprio objetivo que supostamente deveria realizar, ou seja, a ideia de humanidade. Isso se deve ao fato de que o controle e a dominação da natureza, inicialmente direcionados à sobrevivência, tornaram-se tão sofisticados que passaram a ser aplicados também ao próprio homem. Segundo Horkheimer, a sociedade não se fundamentou apenas no domínio da natureza, nem só na descoberta de novos métodos de produção, na construção de máquinas, mas também e sobretudo no domínio do homem sobre os próprios homens. E à totalidade dos caminhos que conduzem a essa finalidade e os mecanismos que o permitem manter dá-se o nome de política. Para Horkheimer, a relação entre a política e a economia de mercado que atingiu a sua plenitude no século XIX, é o agente por trás da lógica de dominação mais ampla, onde a racionalidade instrumental, subjetiva, se sobrepõe a valores éticos e sociais, levando à degradação das relações humanas em nome do lucro e da eficiência. A redução do homem à mão-de-obra e da natureza à terra, sob o impulso do lucro e do poder, transforma a História em um drama profundo no qual a sociedade, a protagonista acorrentada, pretende a todo custo, romper seus grilhões. - DissertaçãoA teologia na ponta do pincel: religião e arte na modernidade, um diálogo entre Rembrandt e Paul TillichFerreira, Vagner João Paiva (2023-08-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Desde os tempos mais remotos, o ser humano quer se comunicar e registrar seus dias e modos de vivência. A potência artística inerente aos homens, foi a cada tempo se aprimorando e sempre trazendo suas manifestações culturais e religiosas. O que se tem de marcas na história, nos faz enxergar a boniteza que se apresenta ao mundo, gerando novas perspectivas e entendimento do que cercava os idos de cada ser em seu habitat. Pensar nas reverberações que a arte se propõe torna o exercício de dar vistas e vozes aos que a fazem, uma vez que é notório o desejo de se relacionar. Embora haja várias controvérsias a respeito das contribuições da arte na atmosfera macro da sociedade, englobando sua atuação tanto no que diz respeito ao social/cultural, como no que versa o ambiente religioso, que também comunica o modo e pensamento em que se insere o indivíduo. A teologia na ponta do pincel traz a temática da religião e da arte na modernidade com vistas a uma reflexão mais acurada para os dias atuais, uma vez que a arte e a religião revelam um tom direcional que as rege e como as rege. A busca pelo plenamente perfeito ou os ares desse, sempre foi uma inquietação para o homem e, ao pintarmos esse quadro, queremos trazer a baila a dialogia existente ou não entre essas artes e meios em que o ser humano vive. Um olhar panorâmico do que são os registros do homem na história com suas descobertas, inovações e mutações revela as inquietações em busca do supremo que regencia e dá os tons e cores para a vida. Para esse diálogo veremos um pouco de fatos históricos que sempre envolveram o homem em busca de fala. Como temos inúmeros personagens na história, juntaremos em uma só tela o pintor Rembrandt Harmenszoon van Rijn e o teólogo Paul Johanes Oskar Tillich para um exercício de agir e pensar e registrar suas percepções e afirmações da vida tanto interior, como exterior do homem, ou seja, o que é religioso e o que é cultural. Sabemos que para muitos, esse assunto é díspar, mas, vale-nos voltar os olhos para essa pintura envolvendo esses atores que nos conduzirão a uma suma, se arte e religião são homogêneas ou heterogêneas na cultura. Ao findar esse laboral, pretendemos emoldurar essa temática, na possibilidade ou não de termos uma teologia na ponta do pincel para nossa cultura. - DissertaçãoAcessibilidade em museus de arte: questões para a elaboração de audioguiasMarchezi, Fabiana (2012-02-29)
Educação, Arte e História
This work is the result of a study about audioguides used in art museums as a resource to accessibility for the blind and visually impaired individuals. We started from the concept of disability and accessibility and two sets were considered for the analysis of the audioguides. The first set refers to the analysis of verbal discourses conveyed in the audioguides, in special description, the textual mode present in all audioguides searched. The second set refers to the sound elements present in the audioguides, wich for purposes of this paper were understood as soundtracks. The audioguides used in this study were collected from the Museum of Modern Art of São Paulo (MAM), The Museum of Modern Art, New York (MoMA), The Metropolitan Museum of Art (The Met) and Pinacoteca do Estado de São Paulo. - DissertaçãoAcordei com a boca cheia de floresta: uma experiência entre performance e ritual Huni KuinCreti, Patrícia Dias (2018-02-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho objetiva estabelecer a reflexão teórico-prática entre Antropologia e Arte. Sob o recorte da Antropologia da Performance, adentra-se na experiência do povo huni kuin, da aldeia Huwã Karu Yuxibu, no Acre. A partir da pesquisa de campo, foram recolhidos materiais na forma de escrita poética, registrada em um diário de bordo para amparo na construção de um processo artístico. Com enfoque nas memórias da viagem, e de como estas afetam e impregnam o corpo-artista, a pesquisa faz uma análise do ritual Nixi Pae para entender as relações entre ritual e performance. Com base nestas investigações, surge o conceito de um corpo que é inscrição da experiência no tempo. Os conceitos de memória, esquecimento, territorialidade e transfiguração étnica permeiam e tecem as teorias a respeito da cultura indígena e desdobram-se no trabalho artístico. O espaço, figurado na poética da floresta e da cidade, é percorrido, desvelando uma partitura performática e uma proposta de processo prático de um corpo em movimento. - DissertaçãoAfetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileiraFerreira, Jovanka Mariana de Genova (2020-01-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação teve como objetivo principal mapear como a afetividade é apresentada em trabalhos acadêmicos de autores brasileiros sobre a Educação a Distância em cursos de graduação. Os objetivos específicos se basearam na identificação de como os autores dos trabalhos se referem à afetividade nos processos educacionais e, no reconhecimento das referências bibliográficas pesquisadas. Para atender a estes propósitos, adotou-se a pesquisa bibliométrica como estratégia de busca em bases de dados de trabalhos acadêmicos. A partir dessa análise, foram selecionados 33 trabalhos entre teses, dissertações e artigos sobre o tema, que foram utilizados para a construção de um mapa conceitual que apresenta o resultado da pesquisa. Como referencial teórico, foram estudados os conceitos de Henri Wallon, autor base para o tema afetividade. Para o embasamento sobre o meio digital, recorreu-se aos teóricos Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho e Henry Jenkins. Esse trabalho também contempla uma análise sobre a Educação a Distância, suas principais características e principais atores. Além disso, apresenta um panorama da modalidade dentro do cenário brasileiro e uma análise sobre como o meio digital interfere na formação da pessoa, com base nos estudos sobre gerações e comportamento atual. - DissertaçãoA alegria motivadora na escola e a contribuição da músicaPereira, Alexander (2021-09-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa mostra a presença da alegria motivadora nas aulas de música na escola e analisa a experiência ótima, o Flow (Csikszentmihalyi) retroalimentando o processo de ensino/aprendizagem, num estudo de caso com entrevistas realizadas ao professor de música e seus alunos. A escolha do colégio se deu em função de conhecimento pessoal anterior das características pedagógicas do sistema de ensino e do professor de música. Uma turma do 8º ano (13 anos) e o professor foram entrevistados. No material analisado verifica-se que as atitudes e reações do professor e dos alunos confirmam a alegria e a valorização da criatividade nas aulas de música. Os pensadores que sustentam a pesquisa são Csikszentmihalyi, Gardner e Ostrower, trazendo a valorização da criatividade e apontando caminhos para que ela seja desenvolvida nas aulas de música. Snyders valoriza a alegria na escola; Mello desenvolve o conceito de guia interior, importante componente no momento da tomada de decisão no processo artístico, e Dewey com o conceito de experiência significativa que será guardada na memória. Schafer considera que o professor é o compositor na sala de aula, em consonância com todos esses conceitos, é quem faz convergir os alunos às aulas de música, com propostas musicais significativas, motivadoras e criativas. Cotejando as respostas do professor e dos alunos verificou-se que a alegria motivadora está presente no ambiente das aulas de música, que o flow oriundo da experiência significativa motiva os alunos, encorajando-os a vencer as dificuldades durante as aulas e que as boas emoções fixam as experiências na memória. Que o guia interior está sendo desenvolvido, influenciando a escolha do repertório do aluno (indivíduo) nas aulas de música (domínio), está sendo motivado pelo professor (campo), que cumpre seu papel de gatekeeper no modelo sistêmico de criatividade desenvolvido por Csikszentmihalyi. Fica constatado que a alegria motivadora está presente nas aulas de música. - DissertaçãoAlforrias e resistências: uma análise da luta pela liberdade na documentação do século XIX de Paracatu – MGOuteiro, Daniel da Silva (2024-02-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O principal objetivo dessa pesquisa é discutir o modo pelo qual a liberdade era concebida por escravizados e senhores, como ela era oferecida, reivindicada, conquistada ou negociada, inscrita nas leis ou praticada por autoridades coloniais, em Paracatu, durante o século XIX. É comum pensar que escravizados e senhores não possuem uma ligação direta, ou seja, que havia um distanciamento entre senhores e escravizados, mas o que se tem descoberto, por pesquisadores como Carlos Eduardo Moreira Araújo, Luiz Alberto Couceiro, Emília Viotti Costa, Manolo Florentino, Kátia de Queirós Mattoso, Eduardo França Paiva, Ângela Porto, Cristiany Miranda Rocha, é que a relação entre senhores e escravos era muito mais íntima, no sentido de existir muito mais interação entre os dois do que é proposto pela historiografia tradicional. Para essa análise foi realizada uma contextualização histórica, também foram analisados alguns casos envolvendo senhores e escravizados e por fim uma análise de 185 cartas de alforrias da região de Paracatu-MG. - DissertaçãoAlteridade na escola regular: uso de alternativas de comunicação e de linguagem para a inclusão de alunos com múltipla deficiência sensorialJacob, Rosangela Nezeiro da Fonseca (2012-08-17)
Educação, Arte e História
Alunos com múltipla deficiência sensorial apresentam formas de comunicação e linguagem bastante específicas, sendo este o grande desafio da escola regular, quando da inclusão destes alunos na sala comum. Deste modo, a presente pesquisa fundamentou-se nas definições e caracterizações da múltipla deficiência sensorial e nas formas de comunicação pré-simbólica e simbólica, destacando as possibilidades de comunicação e linguagem de indivíduos com esta deficiência. Com suporte na teoria de Vigotski e contribuições da teoria de Bakhtin, discutiu-se e investigou-se a importância das trocas entre os pares para a efetivação da comunicação e linguagem dos indivíduos. Com o objetivo de conhecer os processos dialógicos entre professor e aluno com múltipla deficiência sensorial, a pesquisa teve como recurso de coleta de informações: entrevistas, observações e registros em vídeo. A análise do material coletado levou à conclusão de que o aluno matriculado em sala de professora que recebeu orientação especializada sobre as especificidades das formas de comunicação e linguagem de alunos com múltipla deficiência sensorial realiza adequações para a efetiva inclusão do aluno; no entanto, a professora que não recebeu a mesma orientação, apesar da intenção para as adequações, não consegue concretizar ações que viabilizem a inclusão do aluno. - DissertaçãoAluno-artista: repertórios e experiências em fluxoAmaral, Thais (2017-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa buscou investigar o processo criativo de estudantes do Ensino Médio na sala de arte, chamada de ateliê, de uma escola particular da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Embasada no conceito do fluxo de Csikszentmihalyi, as práticas desenvolvidas em oficinas artísticas tiveram como ponto elementar o repertório advindo das histórias e memórias particulares de cada um deles; para isso, um objeto pessoal foi matriz das produções desenvolvidas. Elementos essenciais para o processo de criação foram considerados fundamentais para a análise das práticas: o guia interior, as modificações durante as criações, a relevância de um ateliê para o fazer artístico, bem como as relações entre professora e alunos. Enfatizou-se a importância da exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas realizadas para que a arte tivesse seu papel de linguagem. Utilizamos os conceitos das metodologias artísticas de investigação (MARÍN VIADEL e ROLDÁN, 2012) para apresentar as imagens colhidas nas experiências, tendo a fotografia como metodologia de investigação, visando manter o caráter poético e único de todas elas enquanto parte imprescindível do trabalho. - DissertaçãoAmbiente Amazônico: a arte vivencial do artista Hélio MeloCastro, Rossini de Araújo (2010-02-25)
Educação, Arte e História
Nesta dissertação de mestrado busca-se ressaltar a trajetória do artista Hélio Melo desde sua vivência na Floresta Amazônica até sua vida na Cidade de Rio Branco (AC). A premissa que sustenta a argumentação é a de que a arte de Hélio Melo reflete sua vivência como seringueiro. A partir da reflexão sobre o modo de vida do homem da floresta, o artista procurou esboçar, em sua obra visual e literária, uma sociologia do trabalho. O ambiente amazônico é o tema do seu trabalho, que revelou, em desenhos e histórias, a fauna, a flora e o homem amazônico. Foi ponderada, na biografia do artista, a história do Acre desde a colonização, passando pela mudança do paradigma econômico da Amazônia, que causou um êxodo rural, até a resistência dos seringueiros, índios e ribeirinhos em defesa da floresta. São também mostradas as principais exposições do artista, com especial atenção para a 27ª Bienal de São Paulo (2006), coletiva póstuma do artista, que o incluiu no espaço de arte contemporânea. Também são avaliadas outras exposições nacionais. Nas considerações finais são apresentados indicativos de que o artista vivenciou três fases em sua obra visual, a saber: sociologia do trabalho, luta de classe e ecologia.