Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 557
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA inter-relação da arte, design e marca: Tarsila, a artista e o perfumePenkal, Sandra (2006-08-03)
Educação, Arte e História
The aim of this work is to study and make a reflection about the interrelation among the art, the design of products and the commercial marks of the current Cultural Industry. As a research object, the signic dimension of the Manacá/1927 image of the painter Tarsila do Amaral is considered, applied to the product marks of a company of cosmetics and perfumery section of the Brazilian market ( O Boticário ). It can be understood that in all of the times, human groups always used expression behaviors, sense manifestation and social communication, and other language ways. Therefore, the structure of this dissertation is based on a semiotic vision and of the construction of a commercial mark, through the use of artistic sources as symbolic elements that join and enlarge its value. Strong symbols confer a larger link and structure to a mark identity, giving it an easier and fast of being recognized and reminded. Great part of the Brazilian industries, in the most different sections, still doesn t possess a tradition in the use of a design based in elements typically national, resulting, this way, in the reproduction of concepts developed by other countries. Recently, however, some segments already use resources and national data in the conception, creation and development of consumption products. This way, starting from the interchange among art X design to the design X art, including the process of decoding of the work, the public can be moved toward the artistic culture and the national design can be solidified with investments to create and produce products, as demonstrated in this work. - DissertaçãoA experiência formativa - PEC Formação Universitária Municípios - e a articulação dos saberes docentesPereira, Roseli Aparecida de Oliveira (2006-08-09)
Educação, Arte e História
Este trabalho tem por objetivo analisar a articulação de saberes de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) que participaram da experiência formativa PEC Formação Universitária Municípios na rede de ensino do município de São Paulo. Para isso, o presente estudo tem um cunho predominantemente qualitativo e pretende fazer uma reflexão sobre o caminho percorrido durante o curso e as mudanças que ocorreram na prática educativa desses professores. Tendo com referência os estudos sobre saberes e conhecimentos docentes, investigamos a proposta curricular e metodológica do Programa de Formação e seus reflexos na articulação e mobilização de conhecimentos e saberes, sob a ótica dos professoresalunos. Partindo da análise da literatura educacional, contextualizamos as influências históricas na formação de professores e as pesquisas fundadas na construção de saberes pelos professores em sua prática educativa. O caminho metodológico priorizou um estudo qualitativo com a participação de professoras - por meio de entrevistas -, como forma de compreender o processo formativo e sua importância na transformação da prática educativa, tendo em vista a qualidade de ensino. A análise de dados apresenta uma interpretação contextualizada na argumentação das entrevistadas. Finalmente, nas considerações finais, à luz das teorias e das experiências por nós vivenciadas como pesquisadora, entendemos que a perspectiva dos sujeitos do processo formativo é essencial para uma prática educativa transformadora e criativa. - DissertaçãoPichação: escrita, tipografia e voz de uma cultura na cidade de São Paulo no século XXIFelisette, Marcos Corrêa de Mello (2006-08-09)
Educação, Arte e História
This research proposes an investigation line concerning the emerging typographic production in the streets of the city of São Paulo in the XXI century, having as a major spotlight, the graffiti s writing. The said study suggests an amplification concerning such production, in the constitution of typographic patterns arising from the urban space and their implications both in the cultural scope of the people producing them, as well as, in their relationship with the so-called official media and the formation of their space within the dominant culture. Starting from the comparative analysis concerning the production of this typography, we will try to point out the product and the routes for this language, in the constitution of typographic parameters arising from urban popular styles and cultures, possible providers for a contemporaneousness, both the typography, as well as, the Brazilian graphical design. This way, the research object creates the possibility for crossing between the institutionalized production and the so-called unofficial writings, discussing the occupation mechanisms and reciprocal reading among cultures, within the social-cultural and urban universe that is the space-city. - DissertaçãoImagem digital fixa: sua linguagem e seus processosJungk, Lorena Angelica Galleguillos (2006-08-10)
Educação, Arte e História
The target of the present research work is to analyse the artistic aspect of still digital image art. Still images are the most antique form of human art, and their origin is pre-historical. To evidence principals, development and importance of painting and gravure techniques, and to trace parallels with the most recent technologies of still digital image, was the fundamental base to point out and discuss the ontology of this new form of art, which is expressed through human need to create images and through the desire of getting them stilled in time and space. Its peculiar poetics resulting from its semioptical interrelations, i.e., the creative procedures and artistic language were also analysed in order to prove the value of this contemporaneous art. Finally, were presented the work and the artistic creations of Roman Verostko, exponent of the still digital image art. Concluded were the artistic and universal value of such art whose expression and search for knowledge, common to every art are found in this special form of art, which is in deep harmony with the technological society of our time. - DissertaçãoConservação e restauro de pintura: um mural de Carlos Páez Vilaró de 1974Ferrari, Alessandra (2006-08-10)
Educação, Arte e História
A conservação e o restauro da pintura mural concebida nesta investigação a partir do estudo do restauro da pintura de Carlos Paez Vilaró, sugere reflexões sobre critérios e métodos de intervenção. O recorte da pesquisa procurou compreender não apenas a investigação material e teórica multidisciplinar, mas a complexidade inerente à restauração do objeto artístico no que se refere aos desafios por parte do restaurador e de todos aqueles que possuem a custódia de bens culturais. Esta pesquisa orientou-se, a fim de consolidar os critérios pertinentes, selecionando uma pintura mural que oferecesse discussões em torno da complexidade de suas implicações na escolha dos critérios de intervenção. O restauro foi realizado com sucesso, sendo posteriormente refeito a pedido do proprietário da pintura. Tal acontecimento abriu a discussão a respeito dos critérios e conceitos de restauro. - DissertaçãoO cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon HirszmanBarcala, Valter Aparecido (2006-08-11)
Educação, Arte e História
O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos. - DissertaçãoConstruindo práticas educativas inovadoras no ensino fundamental com enfoque em educação ambiental: estudo exploratório em uma escola estadual do município de São Paulo (2005)Santana, Doris Marques de (2006-08-14)
Educação, Arte e História
This study on environmental education intends to reflect upon possible contributions to environmental education through educational activities in the building of a critical and responsible consciousness on the students. The research proposes that new activities are also able to cooperate in the teaching-learning process as well as to afford conditions for group activities in environmental education. It dealt with the interaction between teacher and primary school students, and of the latter among themselves and the natural world, through creativity and affection, as agents of transformation in the world they live in. The work had as main purpose to apply and evaluate educational activities that might help the teacher to stimulate the student to respect Nature, through participation and interaction in the construction of the citizenship. For such purpose it was divided into two distinct moments: first, the available literature was researched in order to define the educational activities and also environmental education. The work had its foundations on the four pillars of education: learn to know, learn to do, learn to live together and learn to be (Delors, 2003). The second part consisted on artistic and social activities with fourth-grade students of a public school in Sao Paulo. Ikebana and origami workshops, paper recycling, comic books and field trips do the park were the main activities performed. This investigation was run through a participative observation, application of questionnaires to the director, teachers and students, and also with the help of video and audio recordings, photographs, field diary and testimonies obtained from the students and their parents. The methodology used was the qualitative, more specifically, an exploratory study case with the permanent interaction of the art teacher and the ordinary teacher. The data has been analyzed through to the treatment and tabulation of categories technique, according to Bardin (2004). Regarding ikebana and origami activities, as well as paper recycling, a better capability of the teachers involved in the process was considered necessary. We could consider that new educational activities were able to cooperate with the teaching-learning process and to contribute to sensitize and motivate the students to learn values focused on respect of Nature and the environmental issues in their daily life. - DissertaçãoEinstein e Freud: guerra e paz num diálogo interdisciplinarBeust, Luis Henrique (2006-08-14)
Educação, Arte e História
O presente trabalho busca situar a relevância das idéias de Albert Einstein e de Sigmund Freud sobre a guerra e a paz para os esforços contemporâneos de construção de uma Cultura de Paz, conforme postulados pela ONU/UNESCO para a Década Internacional da Cultura de Paz (2001-2010). Como corpus para esta investigação, tem-se as duas cartas-abertas que Einstein e Freud trocaram entre si em 1932 - sob os auspícios do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual da Liga das Nações - nas quais apresentavam suas visões sobre as causas da guerra e os possíveis caminhos para o estabelecimento de uma paz definitiva entre as nações. Os postulados de Einstein e de Freud sobre a guerra e a paz são analisados à luz da categorização contemporânea das formas de pacifismo ( as vias da paz ) elaborada por Norberto Bobbio. Conclui-se que as idéias apresentadas por Einstein e Freud, apesar de passados setenta anos de sua redação, ainda se mantêm relevantes na contemporaneidade, apesar de alguns dos pressupostos, especialmente de Freud, terem sofrido desgaste com o passar do tempo. Argumenta-se que suas contribuições são especialmente relevantes para fortalecer a idéia fundamental por trás dos esforços de educação por uma Cultura de Paz, qual seja, de que a guerra não é intrínseca à natureza humana, e que, portanto, pode ser eliminada. Em retrospectiva, percebe-se que a contribuição que Einstein e Freud podem prestar à Cultura de Paz advém tanto de suas idéias quanto do fato de terem se tornado figuras icônicas da cultura do século XX. - DissertaçãoEducação nutricional na educação infantil: o papel da escola na formação de hábitos alimentares das crianças, considerando a problemática da obesidade infantilMoreira, Ana Cristina Medeiros (2006-08-15)
Educação, Arte e História
As mudanças de comportamento alimentar que estão ocorrendo na sociedade estão promovendo grande impacto no panorama da saúde do povo brasileiro, provocando um representativo aumento das doenças crônicas não-transmissíveis, associadas às causas mais comuns de morte na atualidade. Essas alterações têm, igualmente, afetado as crianças. A incidência da obesidade infantil triplicou nas últimas três décadas. A escola tem sido apresentada como um espaço privilegiado para promover saúde, incluindo a formação de hábitos alimentares saudáveis. O estudo visa conhecer a atuação de uma Escola de Educação Infantil do Município de São Paulo, frente ao desafio da educação nutricional, considerando a problemática da obesidade infantil, partindo da observação da merenda escolar, dos projetos educacionais da escola, do grau de conscientização e das ações efetivas dos professores nesse sentido. O trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório e participante, com uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa. A população alvo constituiu-se de uma amostra de aproximadamente 400 alunos e de 14 professoras. Foram utilizados diários com registros pessoais, entrevista com a coordenadora pedagógica, observação de campo, questionário aplicado aos professores, fotos e vídeos. Foi efetuada uma análise dos dados antropométricos das crianças, por meio da utilização do aplicativo Epiinfo. Na merenda escolar, destacou-se a falta de variedade do cardápio oferecido. Do ponto de vista qualitativo e dos aspectos sensoriais (sabor e aparência), a refeição era mais adequada do que o lanche. Os agentes escolares e as merendeiras não eram orientados a contribuir com a educação nutricional das crianças. Verificou-se que a escola possui em andamento um projeto educacional (Projeto Horta) relacionado com as ações de educação nutricional. Pode-se afirmar que os educadores percebem a importância desse tema estar inserido nas atividades da escola, mas que ainda não foi transformado em ações efetivas por parte de todos. O percentual de obesidade encontrado entre as crianças foi de 14%, sendo maior entre as meninas. A palestra realizada na escola foi bem sucedida na consecução de seus objetivos. O caráter interdisciplinar da pesquisa permitiu concluir que a interação profissional entre o nutricionista e os educadores é possível e extremamente necessária para as ações de educação nutricional. Pôde-se observar que há pouca comunicação entre os órgãos do governo que integram o sistema de alimentação escolar, incluindo também os Centros de Saúde, os quais não estão inseridos nas atividades de educação nutricional no ambiente escolar. Recomenda-se que haja um profissional nutricionista responsável pelo acompanhamento das ações de educação nutricional, coordenando, articulando e acompanhando as diferentes fases dos processos. Recomenda-se também a realização periódica, não só de palestras orientadoras aos pais, como ainda cursos de capacitação aos professores, merendeiras e agentes de ensino. - DissertaçãoA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistaDaud, Denise da Costa Neves (2006-08-16)
Educação, Arte e História
Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. - DissertaçãoO trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistasWeckelmann, Valéria Faria (2006-08-21)
Educação, Arte e História
O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos. - DissertaçãoIgreja Evangélica: comunicação e música - Estudo de caso: 2006 Igreja Batista de Água BrancaPonte, Celso Alves da (2006-09-05)
Educação, Arte e História
This dissertation aimed at discussing, under exploratory nature, the application of communication and music mechanisms, with a classic evangelic church as a way for making possible the maintenance of its members' number and also the volume of tithes and offers collected. In more detailed way, this study aimed at determining in what form these instruments, such as: campaigns, internal communication, pastoral message, bands and the corals favor the permanence of the congregation members and conquer others for the Baptist Church of Água Branca. This study showed what the application of communication in marketing and music by the churches, may immediately constitute an instrument that allows for attracting people to the church, providing its sustainability. - DissertaçãoEducação musical - uma nova abordagem (Centro Livre de Aprendizagem Musical - São Paulo - 1973 a 2001)Suzigan, Maria Lúcia Cruz (2006-09-12)
Educação, Arte e História
This work intends to discuss the pedagogical project of CLAM - Free Center of Musical Learning, one of the first schools of music in the city of São Paulo to develop a different proposal of teaching-learning from the traditional schools. The focus is on the period from March 1973 to March 2001. It is an interdisciplinary work the first one concerning a brief history of Zimbo Trio and the CLAM. The second chapter analyses all the methodology developed in the school and examples of what repertoire was used. In the third chapter is about the creation and organization of the Department of Musical Education for Children, its methodology, repertoires, recitals and the use of this teaching-learning system for public and private schools, in particular Diadema - SP public school net. - DissertaçãoO sarau paulistano na contemporaneidade: Cooperifa - Zona Sul 1980 2006Franco, Nilton Ferreira (2006-09-13)
Educação, Arte e História
Este trabalho apresenta um estudo sobre o sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) como uma nova tradição cultural surgida no início do século XXI, na zona sul da cidade de São Paulo. Devido a seu foco de atuação estar imerso nas fortes tensões de ordem econômica e social, a Cooperifa despertou nosso interesse através de suas atividades inovadoras com a comunidade em torno dos novos papéis que atribuiu à utilização da poesia e ao bar, como meios de revigorar a vida comunitária, através do fomento à cultura. A investigação mostra a evolução do crescimento da Cooperifa, incluindo os propósitos iniciais dos seus líderes e os mecanismos que condicionaram as suas ações, tais como a mídia jornalística, televisiva e informatizada, assim como, o apoio da parceria com o Itaú Cultural, por meio da Lei Rouanet. Na parte final do trabalho é desenvolvido um estudo do sarau sob o olhar das tradições inventadas , que foram extraídas dos conceitos de Eric Hobsbawm. O estudo mostra uma análise da dinâmica interna e externa do sarau, tratando respectivamente de suas rotinas, hábitos e produção poético-literária, assim como do seu papel social, político e econômico em meio à rede social a que pertence, na contemporaneidade. - DissertaçãoRelações entre a TV digital e as novas mídiasBellicieri, Fernanda Nardy (2006-09-13)
Educação, Arte e História
This research aims to analyse, in general terms, the digital environment in its essential technic and cultural aspects, so that, with this panoramic view, we ll be able to try ways to promote new content proposals, related to a powerful use of the media virtually composed. The specific-funtional focus surpasses itself as a metatextual content or just a decoder of processes and conditions that involve the search for a digital language. The focus reaches the pratical object: directing what was identified, apprehended and even speculated (why not?) about New Medias, to the digitalized television media like it´s been considered: an eminent real transformation. With the Digital TV introduction, we ll go into changes in many espheres. At least potentially this seems to be the most revolutionary incoming technology, with consequences in a large number of social aspects. It s not that potential can necessarily operate; the machine is not an end itself, but just a way to produce language. We can t say that potential as just a possibility is applied only to the social realities in development. Although the Digital TV is already in operation in the USA, Europe, japan and Canada, it is still no longer explored, even if compared with other digital medias (that are far from being examples os language investigation). Massive world; what s default here, seems to have its correspondent long distance. Technological collateral effect. The logic of this research is in the search for more questions that we are, in fact, used to. More links and non linear conections, interdisciplinarity and networks that we ve been able to dare with. Paying attention to the comunication treatment in the fluid space: our biggest resistance may be the most greatful indication of this work. Maybe it won t arrive to any solution, but working with doubts seems to be the virtual most compatible to real solutions digital based. - DissertaçãoA aprendizagem da química e o construtivismo no ensino médio: estudo exploratório em uma escola estadual no município de São PauloLopes, Cleci Geraldo (2006-09-15)
Educação, Arte e História
The introduction of non-traditional practices to the teaching of chemistry based on construtivism, that privileges an intense participation and an interactiving among students and the teaching staff, has been facilitate the teaching-learning process and has been contributing to acquiring some knowledge related to the chemical phenomenon which take place in nature and in every day activities. This, study aimes to evaluate a non-conventional teaching practice applied to a state high-school level. Therefore, some cinematographical resources and some lab practices has been used in order to arouse students interest in the study of chemistry and physics. Some theoretical reflections about the main foundations of the constructivist proposal related to the teaching of chemistry in the high school networks, based on the studies of Brazilian educators have been developed. The qualitative methodology that has been used is based on a case-study of the exploratory type which has counted on the participation of students belonging to a state school in São Paulo, municipal area. According to the results that have been obtained and the participating students testimony it could be considered that the use of films associated to lab practices has proved to be a motivating resource and, it could be taken as a significative subsidiary mean in the chemical-physical teaching learning process in high school bases in the perspective of the education is interested in the citizenship as it has been recommended by Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Act nº 9.394/96). - DissertaçãoDesign possível: um estudo de caso exploratório em práticas educativas desenvolvido com ONGs (2004 2005)Pons, Ivo Eduardo Roman (2006-09-21)
Educação, Arte e História
Estudo do design ...... - DissertaçãoTelenovela & conto: um encontro nos capítulosAraújo, Luís Fernando Ferreira de (2006-11-30)
Educação, Arte e História
Over the last three decades, the soap opera became a landmark in the history of television and culture of our country. It was not by unanimity, but the soap opera is so inserted in the context of our way of living that it is impossible not to be seen today as a reference to the art of acting in Brazil. And by both the artistic value of our actors/actresses and the high quality presented in every production, it is recognized worldwide as an authentic Brazilian product, disclosing many of our habits and showing our competence for doing television. Our intention with this work is to demonstrate that the narrative of a soap opera chapter resembles the structure of a tale. The tale and the soap opera have a sealed commitment with the reader: the story s. And the way of telling the story, everyone does it in their own way. The tale has a unity of action and the fascination of telling and catching moments of our lives, while the soap opera is a habit and it frequently helps to ease the routine of the viewer. This world is more and more demanding in efficiency and competition and we hope that this work can motivate other people in their creativity of expressions, transformations and re-creations, valorizing the man who valorizes himself through his work and his creative communication. - DissertaçãoO filme nas aulas de história: desafios e propostas análise do catálogo videoteca pedagógica da FDEMello, Regina Santos de Oliveira (2007-01-23)
Educação, Arte e História
O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, analisar o catálogo intitulado Videoteca Pedagógica desenvolvido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) no período de 1990 a 1994. O Catálogo é destinado aos professores da rede pública estadual no qual está inserida a Série Apontamentos que traz sugestões de filmes que se destinavam às salas de cinema e que foram disponibilizados em VHS. Em segundo lugar, apresentar uma nova proposta de catálogo, levando em consideração as especificidades do ensino de história e desafios do trabalho em sala de aula. - DissertaçãoDa Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandroRezende, André Novaes de (2007-01-23)
Educação, Arte e História
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o único que continua a promover a importância da liberdade de criação popular e da identidade cultural dos grupos negro-proletários. A variedade das formas de manifestação da imagem do malandro, juntamente com o contexto sócio-cultural em que sua imagem se concebeu, fazem das capas de disco não só um importantíssimo documento visual da indústria gráfica brasileira, mas são também documentos que conservam a imagem de uma figura social típica de nossa cultura.