Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 511
  • Dissertação
    Jornalismo de clube: como o brand journalism se estruturou nos times de futebol brasileiros
    Silva, Cláudia Ferreira da (2023-06-19)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A hibridação entre jornalismo e publicidade continua acontecendo na pós modernidade, que exige adaptações para a sobrevivência dessas áreas no ambiente online. O uso da linguagem jornalística em ações de publicidade e marketing gerou novos formatos de conteúdo, como o branded content e o brand journalism. Já popu larizados entre empresas e marcas de diversos segmentos, eles também chegaram aos clubes de futebol e trazem à tona dilemas que colocam em risco o principal ativo dessas produções: a credibilidade jornalística. Neste trabalho, os clubes de futebol Palmeiras e Corinthians são as fontes primárias de uma pesquisa qualitativa e histo riográfica que levanta e caracteriza a aplicação dessas estratégias de hibridação comunicacional nos times.
  • Dissertação
    Reforma protestante: um estudo sobre a proposta litúrgica do culto catedral inspiração
    Anjos , Priscila Antunes dos (2023-08-09)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O objetivo desta pesquisa é investigar o culto protestante no Brasil, tendo como contexto histórico os acontecimentos que ocorreram no século XVI na Europa e, posteriormente, no Brasil. No cenário nacional, destaca-se a liturgia do culto protestante tradicional no qual a prédica e a música se fazem presentes para, em seguida, evidenciar sua distinta proposta da tradicional. Trata-se do Culto Catedral Inspiração, realizado pela Primeira Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e que propõe, como modelo, um novo diferencial: a presença de diversas linguagens artísticas a funcionar como mediadores para a experiência religiosa do participante. A pesquisa de natureza básica utiliza o método explicativo bibliográfico evidenciando pela abordagem qualitativa autores como Hahn (1989), Merleau-Ponty (2012/2018), Bollnow (2008), Eliade (2001), Campbell (2003), Mauss (1979), dentre outros. Como resultado da pesquisa, notou-se que o estudo favorece a compreensão sobre a relação entre a experiência religiosa e artística do ser humano em um espaço religioso.
  • Dissertação
    Pelas janelas de Vermeer: um olhar para fora, do séc. XVII a contemporaneidade
    Oliveira, Thais dos Santos Castanha de (2023-08-09)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Este trabalho visa correlacionar o espírito das épocas através de uma releitura das obras do pintor holandês do período Barroco, Johannes Vermeer (1632-75), analisando os simbolismos da luz que perpassa as janelas, possibilitando uma relação atemporal entre mundos nos aspectos sociais e culturais. O objeto de pesquisa tem como foco as janelas que aparecem em algumas obras de Vermeer, por vezes abertas ou fechadas, trazendo assim ao ambiente cenográfico a luz que invade a cena e desperta sensações que vão além do mero funcionalismo. Esta análise fará uso dos aspectos simbólicos da luz como ícone de possibilidades interpretativas associadas a vários conceitos culturais e sociais dessa representação. A luz como verdade; a luz do bem e a luz da razão. As intersecções com a contemporaneidade mostrarão como esses conceitos estão presentes no universo cinematográfico, literário entre outros. As duas primeiras obras analisadas são O GEÓGRAFO (1668-69) e O ASTRÔNOMO (1668), a fim de levantar alguns aspectos da realidade holandesa do século XVII, em especial no que diz respeito às expansões comerciais marítimas daquele período, a fim de criar algumas relações com os anseios expansionistas do homem moderno. Por fim, a terceira obra é a MOÇA LENDO UMA CARTA À JANELA (1657-59), com ela busca-se levantar algumas referências aos aspectos psicológicos do papel das janelas e seus significados, tais quais: um apontar à transcendência, na busca por alívio e esperança quanto aos anseios futuros. Nesse ponto, as intersecções com a contemporaneidade se fazem presentes por meio das ressignificações das janelas nos contextos similares de períodos pandêmicos enfrentados nas referidas sociedades. Quanto aos critérios metodológicos, o trabalho utilizar-se-á do levantamento historiográfico de imagens e fontes teóricas, tomando como base análise investigativa do período do século XVII e relações com a contemporaneidade. Desta forma, principalmente as obras do historiador Timothy Brook, Chapéu de Vermeer (2012) e do filósofo e historiador de artes Didi-Huberman, Diante do tempo (2015) e Diante da imagem (2013) são referências importantes nesse trabalho.
  • Dissertação
    Aprendizados com o ensino remoto: o uso das tecnologias digitais no contexto escolar
    Melhado, Ana Regina da Costa Medeiros (2023-06-06)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Em março de 2020, o Brasil parou devido a pandemia de COVID-19 que já tinha atingido outros países do mundo e, então, as escolas e todos os outros estabelecimentos que não foram considerados de primeira necessidade foram fechados por seus governantes estaduais. Seguindo a recomendação do Ministério da Educação, o ensino remoto emergencial foi estabelecido como forma de garantir que os alunos, mesmo em casa, continuassem tendo acesso à educação. No ensino municipal de São Caetano do Sul não foi diferente. A tecnologia foi essencial para que a vida escolar continuasse em meio ao isolamento social imposto devido à pandemia. Pesquisas realizadas por secretarias de educação e institutos como o Península mostram que as tecnologias digitais foram amplamente utilizadas, em suas diversas formas, no período de isolamento social. Com o arrefecimento da pandemia, aos poucos, retomamos as aulas presenciais. Nesse trabalho, investigamos, no contexto de uma escola pública localizada no município de São Caetano do Sul, como as experiências vivenciadas no período do ensino remoto, em especial com o uso das tecnologias digitais, foram incorporadas às práticas pedagógicas tanto dos professores quanto da equipe gestora. Para a realização do estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico, dividida em três etapas. São elas: levantamento de estudos correlatos, aplicação de um questionário (professores e equipe gestora) e a realização de entrevistas com alguns professores que participaram da segunda etapa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Antônio Nóvoa, Carlos Marcelo, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond que tratam do desenvolvimento profissional docente e de Pérez Gómez, Vani Kenski que tratam do uso das tecnologias digitais na educação. A análise dos dados revelou que as tecnologias digitais foram incorporadas de maneira significativa pela equipe gestora, em especial, no trabalho com a documentação escolar. Entretanto, os professores apontaram que ainda, no contexto da sala de aula, enfrentam dificuldades na incorporação do uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas.
  • Dissertação
    Cultura digital e formação docente: desafios e possibilidades no curso de pedagogia
    Santos, Glaucia Macedo dos (2023-02-27)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O objetivo desta dissertação foi pautado na necessidade de repensar a formação inicial de professores, principalmente a parte do contexto criado pela pandemia do coronavírus. Desta maneira, foi realizado um recorte histórico da educação brasileira, partindo do Regime Militar no Brasil (1964 a 1985), que revisitou as Constituições de 1967 e 1988, bem como analisou a implantação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) em 1996. Mediante o cotejamento de autores especialistas no assunto, foi possível observar a solidificação da educação através das reformas ocorridas. A formação inicial de professores se modificou com o passar dos anos, tornando-se um grande desafio para os que lecionam nos anos iniciais. No trabalho em pauta, foi enfatizada a transição de uma cultura analógica para uma cultura digital no processo de formação docente. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi pontuado o conceito de cultura digital, sinalizando o ciberespaço como um suporte, um mediador, uma espécie de inteligência coletiva que exige uma reflexão sobre a interação digital. Esta reflexão possibilita compreender como o conhecimento é e vem sendo compartilhado no contexto tecnológico. Fez-se necessário compreender alguns conceitos e algumas ferramentas presentes neste universo desafiador para a maioria dos professores. Foi realizada uma entrevista com o coordenador do curso de Pedagogia do Mackenzie no início da pandemia, bem como uma coleta de dados com ex alunos do Curso de Pedagogia da instituição. A cibercultura leva a uma reflexão do uso da tecnologia na educação bem como exige uma observação crítica de sua recepção e utilização. O bom professor precisa estar em sintonia com esta evolução tecnológica, pois este processo de reconstrução não é tão simples e exigirá esforços significativos dos professores para que os alunos se desenvolvam adequadamente. A pandemia trouxe muitas inquietações para o universo escolar, naquilo que pode ser denominado de “o chão da escola”, neste sentido, há que se reconhecer que para muitos alunos os desafios foram ainda maiores, exigindo um cuidado todo especial por parte dos professores. A pandemia foi um divisor de águas na educação brasileira, pois acelerou um processo digital que já estava em marcha, a pesquisa em questão cartografou este momento este momento, abrindo oportunidades para que novas pesquisas continuem sendo realizadas neste campo desafiador que envolve educação e tecnologia.