Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 570
  • Dissertação
    As barreiras (in)visíveis culturais da sexualização dos corpos de mulheres negras
    Camilotti, Júlia Magela (2024-11-22)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta pesquisa investigou as barreiras (in)visíveis que contribuem para a sexualização dos corpos de mulheres negras no Brasil, examinando o impacto da interseccionalidade de gênero e raça nas suas experiências. Motivada pela formação em psicologia e sensibilidade social da autora, a pesquisa buscou, por meio de uma abordagem interdisciplinar, compreender as raízes histórico-culturais que sustentam essa opressão. No primeiro capítulo, explorou-se o contexto patriarcal e o surgimento do feminismo como resistência, bem como o papel instrumental dos corpos femininos no poder social. A metodologia qualitativa incluiu a história oral e uma revisão bibliográfica que destacou o silenciamento histórico das mulheres negras. Foram realizadas entrevistas para capturar narrativas autênticas, que, no terceiro capítulo, foram analisadas à luz da história cultural e do discurso. A análise revelou a complexidade das identidades e das desigualdades enfrentadas por essas mulheres em uma sociedade estruturalmente excludente. Ressalta-se, por fim, a importância de uma representação autêntica na mídia e nas instituições sociais, que é vital para desconstruir estereótipos e promover uma narrativa inclusiva.
  • Dissertação
    A reforma luterana e a educação de meninas pobres
    Plácido, André Luis Arruda (2024-08-05)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O monaquismo medieval já se preocupava com a educação de meninas, mas estas, em sua esmagadora maioria, eram garotas da nobreza e da aristocracia. Muito dificilmente uma menina pobre teria a chance de ser alfabetizada durante toda a Idade Média. O monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546), munido de conhecimento e práticas bíblicas, teve essa preocupação e até mesmo ajudou a fundar escolas para meninas. O reformador alemão, influenciado pelo Humanismo Renascentista, enfrentou o sistema educacional de seu tempo, seu maior inimigo intelectual, a escolástica – que via no homem a capacidade de entender a Deus de forma racional para a sua salvação e a qual combateu com suas 97 teses –, e a Igreja Católica Romana e suas inovações como a mediação de Maria e dos santos, a transubstanciação, as boas-obras para a salvação, as relíquias e as indulgências – combatidas pelas suas 95 teses –; inovações que formavam uma verdadeira barreira de obras humanas entre o Deus de amor e graça e a humanidade carente de perdão e salvação. Lutero ainda alertou, em suas obras: À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da Melhoria do Estamento Cristão (1520), Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma Prédica para que se Mandem os Filhos à Escola (1530), aos príncipes, as autoridades municipais e aos pais de meninos e meninas de toda a Alemanha a respeito da necessidade de se tornaram estudantes a fim de que pudessem ser pessoas preparadas para atuar tanto na Igreja quanto na sociedade civil. Sua dedicação não se limitou aos seus escritos, mas, também, a ações por vários territórios e cidades germânicas, trazendo formação acadêmica de qualidade aos filhos e filhas da Alemanha. Algumas de suas ideias e reivindicações não se concretizaram por conta de vários motivos, os quais estão narrados neste trabalho, mas seus ideais e sua crença no Deus Soberano e Gracioso trouxeram, por meio da Reforma teológica, doutrinária e eclesiástica de Wittenberg, um novo momento de transformação, esperança e modernidade em todas as esferas da sociedade europeia e do mundo. A Reforma Luterana trouxe à realidade a afirmação do princípio da educação universal e a formação de escolas populares destinadas às classes pobres, reformulando por completo a escola medieval e, garantindo, pela primeira vez e de uma vez por todas, a possibilidade de ascensão social.
  • Dissertação
    Mackenzie: uma expressão do ideário estadunidense
    Santana, Anderson Gomes (2024-08-08)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que a sociedade estadunidense criou um ideário a partir de um conjunto de ideias políticas e religiosas, posicionando-se como uma nação virtuosa com uma missão civilizadora confiada pela Divina Providência. Os objetivos específicos são: compreender a formação do Estado e da nação estadunidense no contexto do Destino Manifesto; examinar o empreendimento protestante estadunidense e sua inserção no território brasileiro por meio da educação; e explicitar como, através do Mackenzie, uma instituição fundada por missionários estadunidenses, esse ideário foi compartilhado e assimilado como parte do destino predefinido pelo Criador, tornando-se um elemento de coesão e identidade para eles. Para isso, foram utilizadas as teorias de capital postuladas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. A intencionalidade dos estadunidenses em compartilhar um ideal entendido como superior ao dos outros países, associada ao interesse das denominações protestantes em criar missões para levar o Evangelho a essas sociedades, serviu como base metodológica para a pesquisa. Conclui-se que, no Mackenzie, o ideário construído pelos estadunidenses se manifesta por meio da gestão, das reflexões de seus dirigentes e da didática.
  • Dissertação
    Curadoria de arte feminista contemporanea como sororidade decolonial: curar o feminino
    Nascimento, Fabiana Iolanda do (2024-12-12)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta pesquisa consiste na apresentação de uma curadoria de artistas mulheres periféricas e alijadas das galerias de arte, mas que possuem grande expressividade artística e social, pois elas falam e comunicam muito diretamente com seus públicos-alvo, que também são de mulheres e ainda retratam a realidade das periferias. As artistas visuais cujas obras estão contempladas nesta curadoria são Ju Costa, Karina Beraldo e Ordalina Cândido. Argumentamos sobre o motivo pelos quais tais artistas podem não terem ainda sido reconhecidas à altura do que criam/pintam e exercem em prol da sociedade. Ju Costa e Ordalina Cândido têm um trabalho forte frente às periferias. Ju com seu espaço das M.A.Na.S que abriga parcerias e espaços para apoio e disseminação de conhecimentos entre as mulheres do bairro onde mora, Itaquera. Ordalina Cândido e seu trabalho na periferia de Diadema, ensinando o ofício de pintar a crianças e adultos, oferecendo uma nova oportunidade de ver o mundo. Karina Beraldo, que dentre tantas outras coisas, pinta/retrata os corpos reais das mulheres e os normaliza frente ao ideal de mercado de corpos magros, altos e brancos. A importância do trabalho dessas três mulheres culmina como vital estrutura deste trabalho em termos de empatia social, sororidade, dividir para conquistar, valores humanísticos sobrepostos aos valores econômicos ou de mercado. Conceituamos o que é curadoria de arte e a prática curatorial a partir dos anos 1960. O trabalho possui um viés feminista que explica os motivos pelos quais estas mulheres estão à margem da sociedade artisticamente. Dissertamos sobre o feminismo de Simone de Beauvoir, de Lélia Gonzalez e conceituamos o que é sororidade, termo utilizado apenas para questões femininas e feministas. Conceituamos da mesma maneira o que é interseccionalidade, termo usado no feminismo negro. Enfatizamos o que seria um feminismo decolonial que aportaria mudança à realidade das mulheres, inclusive nas artes. Esta pesquisa comprova que uma grande parcela de mulheres artistas ainda vive e trabalha num sistema decolonial e invisível. O trabalho começa com a curadoria de arte inédita criada no primeiro capítulo. O segundo capítulo descreve o conceito de curadoria de arte e está salpicado de exemplos de curadoria de arte criado de forma criativa como origem do que vem a ser uma curadoria de arte. O terceiro capítulo fala sobre feminismos e nossa tratativa em entender e explicar o porquê tais mulheres com trabalhos tão incríveis ainda não foram reconhecidas mercadologicamente. A conclusão descreveu o feminismo decolonial como aderente à prática artística de nossas artistas curadas.
  • Dissertação
    Alforrias e resistências: uma análise da luta pela liberdade na documentação do século XIX de Paracatu – MG
    Outeiro, Daniel da Silva (2024-02-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O principal objetivo dessa pesquisa é discutir o modo pelo qual a liberdade era concebida por escravizados e senhores, como ela era oferecida, reivindicada, conquistada ou negociada, inscrita nas leis ou praticada por autoridades coloniais, em Paracatu, durante o século XIX. É comum pensar que escravizados e senhores não possuem uma ligação direta, ou seja, que havia um distanciamento entre senhores e escravizados, mas o que se tem descoberto, por pesquisadores como Carlos Eduardo Moreira Araújo, Luiz Alberto Couceiro, Emília Viotti Costa, Manolo Florentino, Kátia de Queirós Mattoso, Eduardo França Paiva, Ângela Porto, Cristiany Miranda Rocha, é que a relação entre senhores e escravos era muito mais íntima, no sentido de existir muito mais interação entre os dois do que é proposto pela historiografia tradicional. Para essa análise foi realizada uma contextualização histórica, também foram analisados alguns casos envolvendo senhores e escravizados e por fim uma análise de 185 cartas de alforrias da região de Paracatu-MG.