Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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  • Dissertação
    O papel da escola pública na formação de capital cultural de alunos do ensino médio na rede pública estadual de SP
    Santos, Glaucia Ribeiro dos (2023-02-23)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A presente pesquisa tem por objetivo investigar como a escola - as ações desenvolvidas pelos professores - contribui para a formação de cultural do aluno Ensino Médio. A partir da Reforma do Ensino Médio no Brasil (2017) as redes de ensino precisaram se adequar a um novo formato educacional, intitulado Novo Ensino Médio pautado em documentos oficiais nacionais como Diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam a educação nacional e o Currículo Paulista, documento desenvolvido em consonância com a BNCC para regular o Ensino Médio da rede estadual paulista. Este Novo Ensino Médio é pautado em habilidades e competências e divide a formação dos anos finais em uma parte formal e outra técnica para formação para o trabalho. Para a realização da pesquisa tomamos com referência o estudo sobre capital cultural desenvolvido por Pierre Bourdieu (2007 e 2015). Em uma primeira etapa da pesquisa realizamos um estudo documental das Diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista. Logo após, professores de uma escola pública estadual de São Paulo responderam a um questionário e, por último, uma parcela menor foi entrevistada. Conseguimos, com isso, traçar o perfil dos participantes e conhecer como os professores desenvolvem práticas favoráveis à ampliação de capital cultural. Com o estudo, constatamos alguns obstáculos que os professores enfrentam quando intencionam desenvolver práticas que promovam o desenvolvimento cultural. São elas: dificuldades estruturais, pouco apoio pedagógico por parte da equipe gestora, falta de tempo para organização do trabalho pedagógico e o desinteresse dos próprios alunos. Além disso, o estudo apontou que os professores têm pouca vivência com ações culturais.
  • Dissertação
    Musicalidade e adolescência : bagagens culturais de estudantes do ensino médio
    Quintal, Victor Jürgenn Ferreira (2023-08-21)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Considerando a predisposição humana à música e a crescente busca pela compreensão dessa temática contextualizada a uma contemporaneidade repleta de informações que colocam o indivíduo numa posição anestésica e incompreensível, pergunta-se: Qual seria a bagagem cultural/musical que jovens no Ensino Médio trazem consigo? A pesquisa assim, buscou além de compreender o termo musicalidade, evidenciar as formas e meios pelos quais esta se constitui em um indivíduo, especialmente em jovens estudantes do Ensino Médio, e que por consequência os aparamentam com uma bagagem cultural musical. A aspiração deste trabalho foi ampliar a compreensão de musicalidade e de sua mediação visando seu desenvolvimento singular em cada indivíduo considerando seu contexto e bagagem sociocultural e histórico. Para problematizar o conceito de musicalidade e compreender a relevância desta temática identificou-se educadores, intelectuais e pesquisadores que dissertam sobre a musicalidade e a sua formação na humanidade. Dialogou-se com autores como Willems (1956), Suzuki (1916), Zuckerkandl (1976), Gembris (2006), Swanwick (1986) e Gardner (1983) quanto ao conceito de musicalidade e os caminhos pedagógicos e cognitivos para a estimulação da mesma; Contier (1985), Canton (2009), Sarti (2004), Reguillo (2000) e Certeau (2008a) quanto à influência artística musical na esfera sociocultural de uma sociedade; Dussel (2009), Martins (2018ª), Frith (2001), Gohn (2003), Andrade (2009), Tagg (2011a) e Schroeder (2005) ao analisar a função mediadora dos ambientes didáticos e pedagógicos musicais. A pesquisa de campo com estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual em Contagem/MG revelou aspectos relacionados à memória e à afetividade, como a influência da família, amigos e escola, assim como a importância do acesso à cultura de modo amplo como definidores das bagagens culturais na edificação da musicalidade destes estudantes, revelando a desafiadora necessidade de ambientes didáticos e escolares preparados e capazes de inter-relacionarem o conhecimento musical com as bagagens culturais musicais que os jovens trazem consigo.
  • Dissertação
    Novo ensino médio: percepções de alunos de uma escola de ensino público da rede estadual de São Paulo
    Humeki , Cristina Ayako Scher (2023-08-11)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender as percepções dos alunos quanto à implantação da lei do Novo Ensino Médio e sua relevância na formação do cidadão. Foi inicialmente traçada uma linha histórica sobre o ensino médio no Brasil, desde sua concepção até os dias atuais para que fosse possível entender as diversas reformas realizadas anteriormente com o mesmo intuito: definir a identidade dos últimos anos da educação básica. Por meio de entrevistas realizadas com alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do estado de São Paulo, pode-se observar duas perspectivas opostas: a visão promovida pelas leis e diretrizes governamentais e a realidade da escola, expressa pelas opiniões dos alunos. Os estudantes se mostraram conscientes da importância da conclusão do ensino médio para o ingresso no ensino superior e o início da vida profissional, mas destacaram problemas estruturais na escola, como a falta de laboratórios e equipamentos tecnológicos adequados, que prejudicam a implementação das novas disciplinas propostas, além de contradizer um dos maiores pontos na divulgação do Novo Ensino Médio: o protagonismo e a autonomia dos alunos na escolha das disciplinas que desejam cursar. Discute-se neste estudo as percepções relatadas pelos alunos com os aportes teóricos da Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista e pensadores da educação como Young e Libâneo, abrindo espaço para novas reflexões e acompanhamento da implementação do Novo Ensino Médio, ainda em andamento no país.
  • Dissertação
    A estética do terror: perspectiva visual, sociocultural e religiosa nos vídeos de execução do Estado Islâmico
    Santos, Jesner Esequiel dos (2023-08-14)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center (2001) houve uma crescente desestabilização em alguns países do Oriente Médio, gerando aquilo que ficou conhecido como a “guerra ao terror”, e posteriormente a Primavera Árabe. Esses movimentos bélicos e sociais possibilitaram a criação de diversos grupos armados sem ligação com o Estado, principalmente na Líbia, Iraque e Síria, trazendo ideologias, teologias e etnias diferentes, gerando um caos ainda maior. Dentre esses grupos, uma ramificação da Al-Qaeda do Iraque destacou-se de todos os demais, pois dominaram grandes porções territoriais e iniciaram a produção em massa de vídeos de execução que imitavam a estética de Hollywood, chamando imediatamente a atenção do Ocidente. Eles possuíam produtoras bem organizadas, equipamentos de qualidade, seus membros falavam inglês fluente e centenas de estrangeiros foram recrutados em pouco tempo. Nossa pesquisa analisa os vídeos de execução do Estado Islâmico, apontando caminhos interdisciplinares que perpassam a estrutura audiovisual, histórica, sociocultural e religiosa. Portanto, apontamos um resumo histórico dos principais fatores que contribuíram para a criação do grupo, mostramos a gênese dos vídeos de execução, analisamos os vídeos produzidos pela Al-Qaeda, Free Syrian Army, Al-Nusra e pôr fim do Estado Islâmico, apresentando os principais elementos audiovisuais que foram refinados esteticamente de seus predecessores e os motivos estéticos, socioculturais e religiosos que impulsionaram esse grupo na busca por pessoas do Ocidente, mostrando o perfil daqueles que aceitaram o chamado da jihad e migraram para o Iraque ou Síria.
  • Dissertação
    Expressões culturais e artísticas em contexto escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, na sede da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados/MS
    Castro , Emma Erben de (2023-08-08)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Este trabalho investiga as expressões culturais e artísticas em contexto escolar, com a intenção de perceber a maneira como a escola aborda estas características nas propostas pedagógicas em que a população escolar é indígena quase em sua totali dade. Os educandos são provenientes das três etnias principais que se encontram na RID – Reserva Indígena de Dourados/MS: Terena, Guarani e Kaiwá. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Meireles, em Dourados. A metodologia aplicada incluiu entrevistas com questões abertas a 8 (oito) professores e um formulário com questões fechadas a 12 (doze) professores da escola, além da observação, consulta de documentos, publicações impressas, virtuais e fotografias. Os resultados evidenciam que atualmente há uma tímida ação intencional voltada a fortalecer os valores culturais e artísticos étnicos, com exceção de programações comemorativas pelo Dia dos Povos Indígenas, além de revelar que em épocas passadas já houve ações maiores neste sentido. A ausên cia do ensino da língua materna, oral e escrita, é uma grande lacuna apontada pelos entrevistados. Esta dissertação contribui no campo dos estudos culturais, artísticos e educacionais, pois propõe uma reflexão sobre a necessidade de encontrar mecanis mos que facilitem maiores espaços curriculares e ambientes físicos para a realização de projetos que incentivem iniciativas coletivas para a revitalização de manifestações culturais e artísticas como também a afirmação identitária das novas gerações, sem deixar de considerar a adaptação ao mundo contemporâneo e às novas tecnologias e a possibilidade de transitar com ousadia no mundo globalizado.