Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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  • Dissertação
    A linguagem crítica das artes nas HQS: a representação do fundamentalismo religioso na HQ X-Men
    Forti, Felipe Soares (2025-02-10)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A dissertação a seguir parte do fato de que a religião aparece em formas de arte desde os tempos antigos e chegando aos dias atuais. A partir disso, é investigado como a religião cristã aparece na HQ X-Men: Deus ama, o homem mata, uma história em quadrinhos famosa por sua crítica ao fundamentalismo americano de seu contexto. Para isso, quatro passos são seguidos: primeiro, é argumentado que as histórias em quadrinhos são formas legítimas de arte, a partir de um argumento filosófico que usa o conceito de semelhanças de família de Ludwig Wittgenstein; em segundo lugar, são apresentados alguns exemplos de HQs que conversam de forma crítica com a cultura, sobretudo em temas como política, racismo e ética; em terceiro lugar, será investigada a HQ X-Men: Deus ama, o homem mata, considerada uma crítica ao fundamentalismo e à direita cristã que aparecem no final do século XIX e início do século XX e se desenvolve neste século como um movimento político que vai além das discussões teológicas de sua origem; por fim, é considerada a relevância da crítica da HQ nos dias de hoje, visto que o fundamentalismo continua influente no meio cristão.
  • Dissertação
    Ensaio sobre a paisagem americana: uma investigação visual sobre a obra de Thomas Cole
    Ferraz, Karen de Azevedo Jordão (2025-02-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Thomas Cole (1801-1848) retrata em suas telas a busca pelo pitoresco; suas pinturas de paisagens trouxeram um ponto luz em plena Revolução Industrial. Como imigrante inglês, adverso da realidade europeia, as “terras novas americanas” seriam o berço da inspiração de um novo estilo de pintura legitimada dos olhos, da mão e paleta do artista. Foi considerado o fundador da Escola do Rio Hudson (Hudson River School), uma escola de pintura que deu início ao primeiro movimento genuinamente americano na pintura natural de paisagem, caracterizada pelo Sublime e influenciada pelo Romantismo, um dos estilos proeminentes da Europa no início do século XIX. Cole vivenciou transformações econômicas significativas na América que seriam cruciais para o êxito de seu trabalho. A abertura do canal de Erie na cidade de Nova York, a expansão das construções de ferrovias, bem como os avanços da indústria de forma rápida e desenfreada pelo país, trouxeram preocupações ao artista, as quais, foram expressas de forma oficial. Publicou em 1836 o artigo: “Ensaio sobre a Paisagem Americana”1, com a intenção de defender a necessidade de cultivar o gosto pela paisagem como manifestação divina, alertando os seus leitores sobre a destruição da natureza em nome do progresso. Esse trabalho apresenta uma abordagem historiográfica do artista, sua formação pictórica e análise visual de suas obras à luz de uma vertente cristã, servindo dos estudos de Donis A. Dondis (1924-1984) e Erwin Panofsky (1872-1968). Essa pesquisa visa correlacionar o “Ensaio” de Cole com algumas de suas obras, contribuindo de forma visual e reflexiva que suas pinturas vão além da mimese, ou de uma simples cópia da realidade, elas possuem um propósito, com mensagens morais, inspiradas no poder restaurador da Criação.
  • Dissertação
    As barreiras (in)visíveis culturais da sexualização dos corpos de mulheres negras
    Camilotti, Júlia Magela (2024-11-22)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta pesquisa investigou as barreiras (in)visíveis que contribuem para a sexualização dos corpos de mulheres negras no Brasil, examinando o impacto da interseccionalidade de gênero e raça nas suas experiências. Motivada pela formação em psicologia e sensibilidade social da autora, a pesquisa buscou, por meio de uma abordagem interdisciplinar, compreender as raízes histórico-culturais que sustentam essa opressão. No primeiro capítulo, explorou-se o contexto patriarcal e o surgimento do feminismo como resistência, bem como o papel instrumental dos corpos femininos no poder social. A metodologia qualitativa incluiu a história oral e uma revisão bibliográfica que destacou o silenciamento histórico das mulheres negras. Foram realizadas entrevistas para capturar narrativas autênticas, que, no terceiro capítulo, foram analisadas à luz da história cultural e do discurso. A análise revelou a complexidade das identidades e das desigualdades enfrentadas por essas mulheres em uma sociedade estruturalmente excludente. Ressalta-se, por fim, a importância de uma representação autêntica na mídia e nas instituições sociais, que é vital para desconstruir estereótipos e promover uma narrativa inclusiva.
  • Dissertação
    A reforma luterana e a educação de meninas pobres
    Plácido, André Luis Arruda (2024-08-05)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O monaquismo medieval já se preocupava com a educação de meninas, mas estas, em sua esmagadora maioria, eram garotas da nobreza e da aristocracia. Muito dificilmente uma menina pobre teria a chance de ser alfabetizada durante toda a Idade Média. O monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546), munido de conhecimento e práticas bíblicas, teve essa preocupação e até mesmo ajudou a fundar escolas para meninas. O reformador alemão, influenciado pelo Humanismo Renascentista, enfrentou o sistema educacional de seu tempo, seu maior inimigo intelectual, a escolástica – que via no homem a capacidade de entender a Deus de forma racional para a sua salvação e a qual combateu com suas 97 teses –, e a Igreja Católica Romana e suas inovações como a mediação de Maria e dos santos, a transubstanciação, as boas-obras para a salvação, as relíquias e as indulgências – combatidas pelas suas 95 teses –; inovações que formavam uma verdadeira barreira de obras humanas entre o Deus de amor e graça e a humanidade carente de perdão e salvação. Lutero ainda alertou, em suas obras: À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da Melhoria do Estamento Cristão (1520), Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs (1524) e Uma Prédica para que se Mandem os Filhos à Escola (1530), aos príncipes, as autoridades municipais e aos pais de meninos e meninas de toda a Alemanha a respeito da necessidade de se tornaram estudantes a fim de que pudessem ser pessoas preparadas para atuar tanto na Igreja quanto na sociedade civil. Sua dedicação não se limitou aos seus escritos, mas, também, a ações por vários territórios e cidades germânicas, trazendo formação acadêmica de qualidade aos filhos e filhas da Alemanha. Algumas de suas ideias e reivindicações não se concretizaram por conta de vários motivos, os quais estão narrados neste trabalho, mas seus ideais e sua crença no Deus Soberano e Gracioso trouxeram, por meio da Reforma teológica, doutrinária e eclesiástica de Wittenberg, um novo momento de transformação, esperança e modernidade em todas as esferas da sociedade europeia e do mundo. A Reforma Luterana trouxe à realidade a afirmação do princípio da educação universal e a formação de escolas populares destinadas às classes pobres, reformulando por completo a escola medieval e, garantindo, pela primeira vez e de uma vez por todas, a possibilidade de ascensão social.
  • Dissertação
    Mackenzie: uma expressão do ideário estadunidense
    Santana, Anderson Gomes (2024-08-08)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que a sociedade estadunidense criou um ideário a partir de um conjunto de ideias políticas e religiosas, posicionando-se como uma nação virtuosa com uma missão civilizadora confiada pela Divina Providência. Os objetivos específicos são: compreender a formação do Estado e da nação estadunidense no contexto do Destino Manifesto; examinar o empreendimento protestante estadunidense e sua inserção no território brasileiro por meio da educação; e explicitar como, através do Mackenzie, uma instituição fundada por missionários estadunidenses, esse ideário foi compartilhado e assimilado como parte do destino predefinido pelo Criador, tornando-se um elemento de coesão e identidade para eles. Para isso, foram utilizadas as teorias de capital postuladas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. A intencionalidade dos estadunidenses em compartilhar um ideal entendido como superior ao dos outros países, associada ao interesse das denominações protestantes em criar missões para levar o Evangelho a essas sociedades, serviu como base metodológica para a pesquisa. Conclui-se que, no Mackenzie, o ideário construído pelos estadunidenses se manifesta por meio da gestão, das reflexões de seus dirigentes e da didática.