Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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  • Dissertação
    Alforrias e resistências: uma análise da luta pela liberdade na documentação do século XIX de Paracatu – MG
    Outeiro, Daniel da Silva (2024-02-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O principal objetivo dessa pesquisa é discutir o modo pelo qual a liberdade era concebida por escravizados e senhores, como ela era oferecida, reivindicada, conquistada ou negociada, inscrita nas leis ou praticada por autoridades coloniais, em Paracatu, durante o século XIX. É comum pensar que escravizados e senhores não possuem uma ligação direta, ou seja, que havia um distanciamento entre senhores e escravizados, mas o que se tem descoberto, por pesquisadores como Carlos Eduardo Moreira Araújo, Luiz Alberto Couceiro, Emília Viotti Costa, Manolo Florentino, Kátia de Queirós Mattoso, Eduardo França Paiva, Ângela Porto, Cristiany Miranda Rocha, é que a relação entre senhores e escravos era muito mais íntima, no sentido de existir muito mais interação entre os dois do que é proposto pela historiografia tradicional. Para essa análise foi realizada uma contextualização histórica, também foram analisados alguns casos envolvendo senhores e escravizados e por fim uma análise de 185 cartas de alforrias da região de Paracatu-MG.
  • Dissertação
    Evangelismo com sangue e água: dos rituais Pontos de Contato ao sujeito iurdiano
    Orozco, Bardekc Marcela Pacheco (2024-08-15)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Os rituais de Ponto de Contato utilizados na Igreja Universal do Reino de Deus são uma característica da doutrina iurdiana. Dão-lhe uma identidade dentro do neopentecostalismo, mas pouco se percebe sobre o impacto que as relações com a Teologia da Prosperidade ou do Domínio, bem como a forma como constrói um sujeito para o capitalismo. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações dos sujeitos que compõem esse ritual com o Espírito do Capitalismo no Brasil. É preciso entender as relações entre esses sujeitos que possibilitem a manutenção da doutrina iurdiana dentro do conceito espírito de capitalismo ao longo dos quase 50 anos de existência da IURD. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, propondo a Teoria do Reconhecimento de Honneth como metodologia para definir o sujeito a partir de seu desenvolvimento intersubjetivo desde as relações de família até o conceito de cidadão. Com isso, permitiu se um estudo interdisciplinar entre arte, educação e cultura, foram identificadas algumas relações que a doutrina iurdiana mantém com a cultura brasileira e, por sua vez, com o espírito atual do capitalismo segundo a teoria de Boltanski e Chiapello, além das contribuições de teóricos brasileiros como Chauí, Fernandes e Antunes, nas quais ficam evidentes traços claros de um racionalismo que reprime emoções negativas a fim de tornar o sujeito capaz de resolver seus próprios problemas sob o esforço de pequenos planos que lhe permitem realizar seu dia a dia para elaborar ideias mais complexas. Também, do individualismo típico de sistemas econômicos em rápido desenvolvimento em que o sujeito constrói sua autorrealização ignorando os laços sociais e, por fim, a justificativa das desigualdades sociais entendendo que os privilégios alcançados pelas minorias dentro da nação são merecidos por sua capacidade visionária. Nesse contexto, ele é um sujeito obediente e ativo dentro da IURD, responsável por seus gastos que o forçam a desenvolver uma racionalidade e individualismo que esconde e mascara suas emoções negativas e lhe permite criar um estilo de vida social baseado na troca sacrificial com Deus. O estudo expõe a concepção de ritual como estratégia política com a qual o líder religioso e fundador da Instituição evidencia sua perspectiva sobre o sujeito a partir de si mesmo, é dizer esse sujeito ideal é reflexo dele ainda com suas habilidades e deficiências.
  • Dissertação
    O estágio na formação inicial em expressão gráfica: investigação do raciocínio pedagógico docente
    Machado, Fernanda Menezes (2024-08-23)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Uma das atividades consideradas relevantes para o processo de formação inicial é a realização de estágios como prática de ensino. É, por meio deles, que os estudantes têm a oportunidade de dar os primeiros passos em sua jornada profissional. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos para desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) dos licenciandos do curso de “Expressão Gráfica", durante as atividades de estágio. Para a realização do presente estudo optamos por uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. Iniciamos com a caracterização do contexto da pesquisa e análise dos documentos institucionais. Na sequência por meio de memoriais traçamos o perfil dos participantes. Por último, com a intenção de identificar e analisar como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) é construído pelos estudantes, sequências didáticas foram construídas, executadas e analisadas. A análise dos dados fundamentaram-se em autores como: Lee Shulman, Judith Shulman, Marcelo Garcia, António Nóvoa e Bernardete Gatti. Os resultados constatam que a avaliação e a reflexão acerca do que foi planejado e o que ocorreu em sala de aula, mediante as etapas do Modelo de Raciocínio e Ação Pedagógicos, contribuíram para o desenvolvimento de um profissional reflexivo capaz de aprender com as experiências.
  • Dissertação
    A internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Oliveira, Breno Silva (2024-09-25)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A presente investigação tem como principal objetivo identificar o papel da internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Conhecida por ser uma universidade com DNA internacional, por conta de suas origens e seus primeiros anos, esse trabalho pretendeu investigar os últimos 20 anos de internacionalização da UPM, por meio da análise de sua Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), com foco na sua área de convênios e, de modo ainda mais específico, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Política de Internacionalização da universidade, os regulamentos que definiram suas principais ações, atribuições e estrutura atual. Uma análise da quantidade e do perfil de instituições e países parceiros também é realizada. A pesquisa teve como norte a análise histórica do conceito, surgimento e desenvolvimento da universidade como instituição, na Europa da Idade Média; e dos principais conceitos de internacionalização do ensino superior. Longe de esgotar o tema, a pesquisa apresentou as seguintes considerações finais: i) a COI está cumprindo com as diretrizes do PDI e da Política de Internacionalização da UPM; ii) há uma lacuna na análise dos anos mais recentes da internacionalização da UPM, bem como sobre a análise da estrutura e do funcionamento da COI e; iii) é preciso pensar na relação entre quantidade e qualidade em termos de parcerias internacionais.
  • Dissertação
    Percepção e análise dos professores sobre estratégias e recursos de IA na educação superior
    Andrade, Davi Lazer Grave Teixeira de (2024-11-05)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A pesquisa investigou a percepção dos professores sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) como suporte pedagógico no ensino superior. Isto visou a realização de uma análise em relação ao uso de IA (Inteligência Artificial) como verificação da ferramenta de aprendizado para seus discentes com foco no Ensino Superior. Isto teve como objetivo a verificação e a percepção dos docentes neste nível de ensino, sobre se e como a IA pode ser uma ferramenta eficaz de apoio ao aprendizado dos alunos nas mais variadas áreas do conhecimento. Buscou-se compreender como as possibilidades de uso e de personalização das aprendizagens do adulto podem ser apropriadas por docentes e incorporadas pelos estudantes em seu processo formativo. Foram utilizados referenciais teóricos para a discussão das temáticas a saber: a Cibercultura; as Tecnologias na Educação; a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel; e Inteligência Artificial (IA) na Educação Superior. Durante a pesquisa, foi aplicado um survey para identificar as percepções dos professores do ensino superior sobre o potencial da IA no processo de ensino e aprendizagem, sendo sistematizada em formato eletrônico de acordo com o campo de atuação do docente (educação, arte, história da cultura ou história cultural, pedagogia, história, filosofia e pesquisador de IA). Portanto, visou garantir a validade dos resultados, o questionário foi cuidadosamente elaborado para que os docentes respondessem de forma clara e objetiva. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, identificando padrões nas respostas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, incluiu professores doutores da Universidade Presbiteriana Mackenzie em diversas áreas e envolveu a interação com a IA, permitindo uma análise mais aprofundada das perspectivas dos professores. Este instrumento permitiu a análise a partir de categorias criadas à luz dos resultados. Desta forma, foram identificados limites e possibilidades do uso de IA (Inteligência Artificial). Os resultados da pesquisa destacam que os docentes devem orientar os alunos sobre o uso ético do ChatGPT, evitando o encontro de similaridades sem citações, promovendo o pensamento crítico. O ChatGPT deve ser usado como ferramenta para compreensão de conceitos complexos, e não para respostas diretas. As tarefas e avaliações devem estimular a aplicação criativa do conhecimento, enquanto os professores oferecem feedback construtivo e personalizado. A instituição deve integrar o ChatGPT de forma controlada e incentivar discussões sobre seus benefícios e limitações, com os educadores, criando materiais que promovam a investigação e o aprendizado profundo em todo o processo educacional.