Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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  • Dissertação
    Literatura no contexto da educação infantil: obstáculos, desafios e propósitos
    Mendes, Sheila Morais de Sousa (2025-02-14)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A literatura contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e intelectual de todo ser humano. Quando se trata de crianças em pleno processo de aprendizado, sua importância é ainda maior. Além disso, a literatura pode promover a inclusão, a educação equitativa e o desenvolvimento pessoal e social na infância. Assim, fomentar a leitura de obras literárias durante essa fase é essencial, além de ser um direito fundamental. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios, obstáculos e propósitos na formação do leitor literário no contexto interdisciplinar da Educação Infantil, sob a perspectiva de professoras que trabalham com essa faixa etária. Dentre os nossos objetivos gerais e específicos, pretendemos: analisar como a literatura infantil é abordada nos documentos oficiais; identificar e analisar os desafios e obstáculos que as professoras enfrentam na formação do leitor literário no contexto da Educação Infantil; analisar propósitos que tenham como foco o desenvolvimento do leitor literário, por meio da documentação pedagógica e de projetos desenvolvidos pelas professoras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. A partir desse escopo, constatamos que há uma grande quantidade de professoras que se interessam em continuar estudando e se especializando em Literatura Infantil, desenvolvendo propostas potentes para apresentar e formar bons leitores literários, mas que ainda há desafios a serem superados para que esses propósitos sejam alcançados.
  • Dissertação
    Formação inicial de professores de biologia: desafios e dificuldades sob a ótica de egressos
    Cunha, Itamara Carla Santos da (2025-02-20)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Os saberes necessários para a formação dos educadores têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores ao longo das últimas décadas, tendo em vista que a formação dos docentes impacta significativamente no processo de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, no seu desempenho escolar e desenvolvimento socioeducacional. No contexto dos professores de ciências, a biologia como disciplina contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do estudante inserido em uma sociedade contemporânea cada vez mais tecnológica, capacitando-o para tomadas de decisão pautadas na ética e na responsabilidade ecológica. Frente a esse cenário, esta investigação teve como objetivo investigar, sob a ótica do professor de ciências e/ou biologia, quais os desafios e dificuldades de sua formação inicial para que um professor profissional de biologia possa ingressar na profissão com um repertório mínimo que possibilite novas construções ao longo de sua trajetória profissional. Foram entrevistadas quatro docentes das redes pública e particular de ensino. As entrevistas foram transcritas e analisadas seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin. As docentes entrevistadas nesta pesquisa expressam uma visão crítica sobre sua formação inicial, avaliando-a como uma experiência positiva, porém insuficiente para enfrentar as necessidades da realidade escolar e a atuação frente aos alunos em sala de aula. Sendo assim, futuras pesquisas e investigações são necessárias para garantir o acesso à Educação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
  • Dissertação
    Um olhar sobre a educação integral: sobrevoando a perspectiva de estudantes
    Vaz, Maria Cecília Carlini Macedo (2025-02-06)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O presente estudo se localiza na linha de pesquisa “Formação do Educador para a Interdisciplinaridade” e tem como objetivo apresentar reflexões acerca da educação integral na perspectiva dos estudantes, a partir das minhas observações e trajetória pessoal na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Sua base se define metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica apoiada em obras de autores referenciais, legislações, dissertações e teses, somada à pesquisa com utilização do recurso de memória e autoestudo. Considerando, assim, o presente trabalho como um estudo apoiado em metodologia mista de pesquisa. Para o estudo bibliográfico procedeu-se a difícil e cuidadosa seleção, seguida de leitura e análise de autores relevantes, com o intuito de observar e apresentar uma perspectiva da educação integral na prática efetivada no cotidiano da escola. Somado ao conceito de educação integral, alicerçada em obras fundantes desse ideário, algumas anteriores à formalização do termo “educação integral”. É possível perceber que a preocupação com a integralidade do currículo aparece em diferentes tempos da história da educação brasileira como um caminho a ser pavimentado como possível alicerce para igualdade de direitos educacionais. Este aporte teórico apresentará subsídios para a diferenciação entre a ideia de educação integral e a ampliação do tempo de permanência no ambiente escolar. Os princípios de integralidade do currículo e da integralidade do conhecimento. Trata-se de destacar a educação integral como ferramenta de um projeto de sociedade no qual a educação é instrumento de transformação.
  • Dissertação
    Projeto Vila Cuore: a percepção de si e do outro por meio da gastronomia
    Brancher, Monica Gutierrez Estevez (2025-02-03)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A dissertação teve como objetivo investigar o impacto do curso de técnicas gastronômicas, oferecido na Vila Cuore, na vida de seus participantes. Essa formação foi promovida pela Associação Aliança de Misericórdia na região periférica de São Paulo, no Parque de Taipas. O curso foi desenvolvido com o propósito de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de gastronomia. O estudo se concentrou na análise das transformações culturais, sociais e econômicas vivenciadas por ex-alunos que participaram do curso entre 2018 e 2020. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas baseadas na história oral, permitindo a coleta e interpretação das narrativas dos participantes. A estrutura do trabalho foi organizada em três etapas: inicialmente, apresentou-se a Vila Cuore e a Associação Aliança de Misericórdia; em seguida, discutiu-se a relação entre o ser humano e o alimento, destacando a relevância da capacitação profissional na área de gastronomia; e, por fim, analisou-se o impacto do curso na vida dos participantes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas, no incentivo ao empreendedorismo, nas oportunidades profissionais, no crescimento econômico e nos benefícios emocionais e psicológicos. O texto exaltou a importância das narrativas como instrumento para a valorização das histórias pessoais, de empoderamento e de busca de propósito de vida. A prática da escuta ativa no processo envolveu prestar atenção plena e empática às histórias e experiencias dos alunos, criando um ambiente de confiança e respeito mútuo. O relato de si possibilitou aos alunos rememorarem suas experiências na Vila Cuore e perceberem o que construíram a partir daquele momento. Este trabalho buscou contribuir para o entendimento da gastronomia social como uma ferramenta transformadora, evidenciando a importância de projetos sociais de qualidade que ofereçam formação profissional e promovam inclusão social e econômica. Os resultados indicaram que o curso exerceu um impacto significativo na vida dos participantes, favorecendo não apenas o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, mas também o crescimento pessoal e emocional dos alunos.
  • Dissertação
    Dias automáticos: o fenômeno das lives NPC no TikTok como espelho dos conceitos de Walter Benjamin, Vilém Flusser e do teatro do absurdo
    Simões, Leonardo Cândido (2025-02-10)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Na visão de Vilém Flusser (2011), a humanidade está programada para o fim. Os aparelhos, que podem ser culturais, sociais, políticos ou meramente burocráticos, respondem à programação de objetificar cada indivíduo, transformando-os em funcionários. O filósofo tcheco-brasileiro vê Auschwitz como um ponto insuperável desse processo e todos os demais acontecimentos decorreriam do holocausto como formas menores de “robotização”: anestesiados, apenas cumprimos uma função. Na obra do autor, tal programação e os aparelhos estão conectados pelo nascimento da fotografia. Assim que o homem cria imagens por meio de uma máquina, inaugurando a Pós-História, tanto os eventos históricos quanto os atos científicos não são mais vividos, mas filmados e fotografados. As imagens técnicas, segundo o autor, servem à “programação entrópica” ao anestesiar o indivíduo, não mais deixando-o pensar. A era da reprodutibilidade técnica, teorizada por Walter Benjamin, soma-se à questão, que terá como objeto as lives NPC no TikTok. Tal fenômeno na rede social ilustra os conceitos flusserianos no que se refere a automatização, programa e aparelhos. Por fim, Flusser (2011) trata a arte como um antídoto à robotização, sendo um modo do indivíduo ganhar consciência sobre o mundo absurdo em que vive. Em vista disso, abordamos como o “Teatro do Absurdo” tem como objetivo romper “as muralhas do automatismo” (Esslin, 2018) e provocar os espectadores, dando-lhes capacidade para criticar tais imagens técnicas e seu poder anestesiante.