Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 554
- DissertaçãoExplorando arquétipos: a relevância da animação “O castelo animado”, de Hayao Miyazaki, no estudo do gênero conto maravilhoso para alunos do ensino fundamentalFernandes, Roberta (2024-08-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa tem por objetivo refletir acerca dos arquétipos sob a ótica de Carl Gustav Jung (1875-1961), Christopher Vogler (1949) e Joseph Campbell (1904- 1987), três autores ocidentais. O conceito foi relacionado ao filme de animação “O Castelo Animado” (2004), do cineasta japonês Hayao Miyazaki (1941) no esforço de observar a narrativa fílmica, verificar os arquétipos presentes e fundamentar o enredo dentro dos limites do gênero "conto maravilhoso". Dessa forma, baseando-se na hipótese de que adolescentes de uma cultura pautada em valores do ocidente sentem proximidade e se identificam com as imagens arquetípicas presentes no longa oriental - a partir do pressuposto de que há elementos comuns nas narrativas de todos os povos - o problema de pesquisa se baseou na seguinte questão: como jovens de uma cultura pautada em valores do ocidente reconhecem, interpretam e expressam, em forma de texto, símbolos arquetípicos presentes na obra? Assim, a metodologia de base qualitativa foi do tipo Estudo de Caso e a amostra teve como resultado a expressão escrita de 60 alunos. Espera-se que esse estudo contribua para uma compreensão mais profunda das narrativas literárias e promova a convergência cultural por meio da análise de símbolos arquetípicos. - DissertaçãoA ascensão do queijo artesanal paulistaCrivellaro, Mariana Pardo (2024-08-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente dissertação tem como objetivo descrever a história e a produção do queijo artesanal paulista enquanto patrimônio histórico cultural. Registros e documentos históricos que relatam a importância dessa produção no cotidiano rural no passado e no presente instigam reflexões sob as lentes da história cultural e da interdisciplinaridade. A partir dessa leitura, o queijo ganha protagonismo e é entendido como patrimônio que expressa identidade. Assim, por meio da metodologia qualitativa, levantamentos de dados bibliográficos e conversas com produtores, foram descritos processos de produção, comercialização dos queijos e as tramas que envolvem o cuidado com o animal, o pasto, a produção dos queijos, as legislações, a comercialização e o movimento chamada “revolução queijeira" carregado de aspectos históricos, ou seja, o queijo artesanal construindo uma cultura queijeira no estado. Assim, a partir dessa perspectiva problematizou se o queijo artesanal Paulista e a cultura alimentar que o faz presente como produto nacional apontando novos olhares para pequeno produtor, para a tradição e inovação. - DissertaçãoDa discussão do racismo nos livros didáticos aos desafios da formação docenteRamos , André Luiz (2024-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O racismo com suas diversas modalidades e formas de atuação tem sido objeto de estudo e discussão na atualidade. Com implicações éticas, sociológicas e jurídicas, o tema tem sido abordado até mesmo nos livros didáticos e paradidáticos. Mesmo com os critérios elencados do PNLD de 2019 e leis esparsas, o racismo ainda encontra um lugar de fala na sociedade, nas pessoas e sobretudo nos livros didáticos. Isto deveria ser objeto de preocupação das instituições de ensino, órgãos fiscalizadores, educadores de modo geral da sociedade. O objetivo principal deste estudo foi examinar a presença do racismo nos materiais didáticos, os meios de detectá-lo tomando como base o edital de 2019, livros, artigos e leis esparsas. O método utilizado consistiu na aplicação e análise de material relacionado. Na análise do tema em si, chegou-se à conclusão de que o racismo ainda continua presente na sociedade com todas as suas particularidades. Os resultados desta dissertação indicaram que para combater o racismo no seu nascedouro se faz necessário investir na formação do docente, principalmente aqueles que trabalham com crianças, bem como na elaboração e inserção do componente curricular “Educação para Relações Étnico Raciais” na matriz pedagógica dos cursos de licenciatura. - DissertaçãoAprendizagem e desenvolvimento profissional da docência: mentoria em arte para professores de educação infantilBellini, Melissa Delazari (2024-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A formação continuada para professores, ou desenvolvimento profissional docente, conforme Marcelo García, é garantido por lei e tem por fundamento a troca de saberes, a busca pelo aperfeiçoamento, atualização e aprendizado de novos saberes, bem como contribuir para que haja uma prática docente coerente e fundamentada no pensamento analítico crítico das ações realizadas pelo professor em sala de aula, visando a qualidade, transformação e desenvolvimento na educação. O professor polivalente capacita-se para lecionar diversos componentes curriculares em diferentes contextos, adquirindo conhecimentos que deverão ser construídos ao longo de sua carreira. Nesse contexto, a presente pesquisa propôs-se a investigar as dificuldades e necessidades formativas dos professores licenciados em Pedagogia que atuam na Educação Infantil no ensino da Arte, tendo em vista uma política de desenvolvimento profissional no local de trabalho sob forma de mentoria. O trabalho teve como percurso metodológico pesquisa bibliográfica, análise de documentos da instituição, alinhados às normativas regulatórias nacionais, e entrevistas semiestruturadas com cinco professoras voluntárias. As entrevistas tiveram como objetivo o levantamento de dados sobre a prática e as necessidades do professor polivalente de educação infantil em relação ao ensino de Arte. Diante dos dados analisados, constatou-se uma carência formativa, que interfere na prática educacional para o componente curricular. Por outro lado, há uma motivação e interesse das professoras em conhecer mais sobre o ensino da disciplina, deixando claro que aceitariam o apoio técnico de um profissional da área. O trabalho de mentoria, não apenas aplicável ao conhecimento do componente Arte, mas em outras áreas, poderá neste caso auxiliá-las como suporte em seus questionamentos e demandas no desenvolvimento pedagógico, observando as necessidades, aprendizagens, práticas e dificuldades individuais, bem como as necessidades dos professores em um trabalho em conjunto. - DissertaçãoConstituir-se professor universitário: questões biográficas e culturais na constituição da identidade profissional do professor de direitoResende, Claudia Lipovetsky Vivas de (2024-08-02)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa, qualitativa e exploratória, teve como objetivo refletir e analisar acerca de como professores de Direito percebem a construção da identidade profissional. Investigou-se o processo narrado por eles a partir da articulação entre os conceitos de cultura escolar/cultura universitária e a relação que ocorre entre esta e o seu processo de formação profissional, apontando negociações entre as atribuições e pertenças trazidas por eles. A motivação para a investigação surge de uma necessidade presente na realidade dos cursos de Direito no Brasil, vivenciada ainda na Faculdade de Direito. A partir dessa experiência, surgiu o questionamento a respeito dos processos de formação docente, bem como, a respeito das concepções sobre o que seria “ser” Professor de Direito. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Escolano Benito, Barroso e Oliveira para a discussão sobre os conceitos de cultura escolar/universitária. Ainda como referencial teórico no que se refere aos processos de formação docente e formação continuada do docente de Ensino Superior, buscou-se apoio em Maurice Tardif, Marcelo Garcia, Nóvoa e Vieira e Aguiar. Finalmente, para a conceituação de como se dão processos de constituição da identidade profissional, foram utilizados os conceitos de Claude Dubar à luz de Vieira. Como metodologia, realizou-se entrevistas narrativas (semiestruturadas) para ouvirmos de forma livre, mas com profundidade, 4 docentes de Direito de universidades particulares da região central de São Paulo. A partir da análise das entrevistas-narrativas, foram categorizados os movimentos de constituição da identidade profissional desses docentes diante das demandas atuais e das demandas institucionais. A pesquisa demonstrou haver constante negociação dos professores de Direito com as atribuições que percebem advindas de seus gestores, de seus estudantes e da sociedade em geral e como afirmam lidar com as pertenças como forma de constituição de sua identidade profissional docente. Demonstrou, também, a influência de alguns fatores-chave na constituição dessa mesma identidade profissional. Dentre eles, destaca-se a influência da cultura escolar/universitária presente em suas trajetórias bem como presente no processo interacional do ambiente de trabalho dos professores e a influência dos valores e da missão do ambiente de trabalho dos professores nesse processo de constituição de identidade docente. Conclui-se, que mesmo sem a possibilidade de generalização, a formação do professor universitário da área de Direito, se forma em serviço, trazendo uma carga experiencial de seu processo formativo como aluno de seu ambiente cultural de atuação. A formação acadêmica e científica da docência não existe anteriormente à sua entrada em sala de aula, o que deveria recair como responsabilidade das instituições de Ensino Superior. Consideramos que isso traz para as instituições a relevância dos processos de formação continuada dentro da própria instituição, promovendo interações para que negociações possam ser efetivas e contribuírem para a formação desses professores e para o aperfeiçoamento institucional.