Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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  • Dissertação
    Proposições educacionais de Alceu Amoroso Lima: da Revolução de 1930 a Constituição de 1934
    Silva, Sergio Augusto da (2024-02-22)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Foi na Revolução de 1930 que a igreja católica encontrou uma oportunidade de mudar o status da sua função política no quadro brasileiro, perdida em 1889, com o início do período republicano, onde constitucionalmente o Brasil tornar-se um Estado laico. A partir desse ano o país vivencia um período de mudanças extremas em todos os setores, seja ele político ou social, e é na área da educação que um grupo de católicos denominados laicatos apoiados pela Santa Sé apresentam suas propostas educacionais para intervir num período de mudanças que vivia o Brasil, após um derrocado período da Velha República. Tendo como líder Alceu Amoroso Lima (1893-1983) que propõe um debate nacional contra uma educação laica, a favor de uma pedagogia que tinha nas suas intencionalidades, a sua renovação e o fortalecimento do nacionalismo brasileiro, vertente essa alinhada como uma das propostas de Getúlio Vargas, para compor o seu governo provisório e a sua promessa da elaboração de uma nova constituição. O Humanismo Pedagógico escrito entre 1931 e 1943 por Alceu Amoroso Lima tem em si uma fórmula concreta para trazer de volta o homem ao seu princípio e a uma renovação espiritual, partindo máxima de que, a educação existe para o homem e não o homem para educação, pois esse, segundo o cristianismo, já nasce corrompido e o seu aprendizado tornou-se falsificado. Sendo assim, Alceu Amoroso Lima propõe uma pedagogia que tinha como finalidade mudar essa perspectiva de formação focada no homem e no poder, oriunda de séculos de desencontros com Deus.
  • Dissertação
    A diversidade cultural brasileira para experienciar comportamentos empáticos através da Arte Naif
    Marcelino, Daverson (2024-02-28)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O objetivo desta pesquisa foi investigar a expressão da cultura brasileira de pintores da arte naif que estabelecem um diálogo com o cotidiano, levantando questionamentos de conduta em relação às diferenças culturais. Ao analisar as obras selecionadas, identificando os elementos culturais presentes e compreendendo como essas representações artísticas podem estimular a reflexão e a transformação de atitudes em relação à diversidade cultural nos alunos, procurou-se explorar se o comportamento empático pode ser gerado a partir de experiências estéticas. Foi realizado um estudo de caso com crianças de classes média e média alta, por meio de oficinas realizadas com dois grupos distintos. O primeiro, em uma escola particular durante uma feira cultural e, um segundo, realizado em um condomínio fechado, com crianças da cidade de Guarulhos, região metropolitana da grande São Paulo. Houve a necessidade de uma abordagem qualitativa fundamentando-se na revisão bibliográfica embasada nos estudos de teóricos como Carl Rogers (1975), Ana Mae Barbosa (1995), Jean Piaget (2010), John Dewey (1934) e Sérgio Buarque de Holanda (1936). Na pesquisa em campo, houve a necessidade da criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como um artefato para vivenciar o olhar artístico e a contextualização, além de um trabalho artístico em conjunto com as crianças, incentivando a cooperação entre elas, e de maneira positiva, agregando não somente um conhecimento artístico, mas sobretudo, evidenciando assim um comportamento empático.
  • Dissertação
    Universidade corporativa: espaço para a equidade de gênero e liderança feminina
    Cruz, Rafaela de Andrade (2024-02-23)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A presente pesquisa tem por proposta analisar a percepção das funcionárias do Banco X em relação à Universidade Corporativa (UC) como um instrumento promotor do desenvolvimento profissional e da equidade de gênero no ambiente organizacional. Para embasar esse estudo, foram consultados autores como Marisa Eboli (1999, 2014), Eleonora Jorge Ricardo (2012), Ana Paula Freitas Mundim (2004), Fredric M. Litto e Marcos Formiga (2009, 2011). A análise do referencial teórico revelou que a UC pode desempenhar um papel crucial no crescimento pessoal e profissional dos funcionários, além de contribuir para a disseminação de conteúdos relacionados à equidade de gênero. A pesquisa, realizada no Banco X, contou com a participação das funcionárias, que responderam a um questionário enviado por e-mail, utilizando o aplicativo Microsoft Forms. Com base em uma amostra de 1.212 respostas, adotou-se uma abordagem mista, incluindo estudo de caso, para investigar se a UC pode ser considerada uma ferramenta educativa e um espaço de aprendizagem capaz de promover transformações na vida pessoal dos funcionários. Os resultados indicaram que a UCX desempenha um papel relevante na disseminação de conteúdos sobre equidade de gênero e liderança feminina, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de competências, aumento da autoconfiança, ampliação do autoconhecimento e uma visão mais contextualizada da realidade social e cultural relacionada à equidade de gênero e aos desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho
  • Dissertação
    Resgate do Milho Crioulo: de alimento de resistência a destaque na gastronomia brasileira contemporânea
    Lopes Filho, Mauricio Marques (2024-02-27)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A presente pesquisa parte de uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, pretende inicialmente em um sobrevoo percorrer o trajeto do Milho Crioulo desde a origem desse cereal milenar, retomando caminhos e a história de sua domesticação e transformação por várias culturas Ameríndias, chegando aos movimentos gastronômicos contemporâneos. A disseminação do uso e cultivo do milho por terras e mares propiciou trocas de saberes e valorização de ingredientes essenciais à sobrevivência dos povos originários, mas também teve esses mesmos caminhos manchados pela exploração e ganância de colonizadores, que por necessidade aproveitaram-se desses conhecimentos. Essa pesquisa vem da motivação e valorização de um movimento tão importante para nossa gastronomia, o resgate do alimento orgânico, o alimento cultivado pela agricultura familiar e consciente, muito parecido com o trabalho que ainda é feito pelos povos originários do Brasil. Envolve profissionais que entraram na profissão com o compromisso de resgatar métodos, técnicas, receitas, ingredientes e principalmente o lado humano e afetivo do saber fazer e transmitir conhecimentos para gerações que virão. A pesquisa também explora a memória gastronômica e cultural do milho pelo olhar do cozinheiro, que adentra ao universo profissional gastronômico, tendo seus subprodutos como protagonistas formando novas identidades alimentares: “O cozinheiro e o milho”.
  • Dissertação
    A poética de Chico Buarque como recurso didático-pedagógico no Ensino Médio e Fundamental
    Gobbi, Maite Di Risio Martinez (2024-02-06)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Com esta pesquisa, pretende-se investigar o processo de criação musical do compositor e cantor Francisco Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Com uma temática ampla e peculiaridades interessantes, a obra desse ícone da cultura brasileira perpassa épocas, cenários políticos, aspectos sociais e mantém-se presente nos dias de hoje. Suas produções agregam valores culturais e históricos que muito podem ser explorados nas diversas metodologias da sala de aula. Dessa forma, serão analisadas duas canções de Chico Buarque, “Angélica” e “Cálice”, ambas produzidas durante o período da Ditadura Militar, a fim de que possam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico no Ensino Fundamental e Médio, por meio de propostas diferenciadas de interpretação textual. Trabalhar a interpretação de texto de forma atraente e motivadora é compromisso de todos os educadores, uma vez que ler e escrever bem é fundamental para nossos discentes. Uma das formas de promover o interesse pela leitura e pela análise/interpretação de um texto pode ser propiciada pelo universo musical. Tendo como foco o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais integradas ao campo de leitura e interpretação, o trabalho proposto em sala de aula levará o aluno a construir sentidos, dentro da perspectiva de uma aprendizagem significativa. O objetivo do trabalho é suscitar, por meio da sensibilidade que a canção desperta, o interesse pelo aprendizado, de uma maneira prazerosa e criativa, ampliando conhecimentos e visões de mundo, explorando temáticas variadas e gêneros diferenciados.