Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCA questão do ressentimento na filosofia de NietzscheOliveira, Tarcísio Martins de (2021)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
No presente artigo, pretende-se realizar uma investigação do papel do ressentimento na criação de valores e suas implicações para a saúde do homem. Para Nietzsche, o ressentimento não é apenas um sentimento, mas sim, um fenômeno sociopsicológico, no qual seres humanos incapazes de lidar com a própria fraqueza, alimentam dentro de si sentimentos negativos em decorrência de sua finitude frente à própria existência. Como um filósofo/psicólogo Nietzsche analisa a influência e as consequências do ressentimento sobre a moral moderna, sobre o indivíduo e à sociedade. Este trabalho segue o mesmo percurso percorrido pelo nosso autor: fez-se preliminarmente uma análise da dupla origem dos valores morais; em seguida pretendeu-se fazer um levantamento do perfil psicológico do “tipo senhor” e do “tipo escravo” e suas características e, por fim, uma abordagem nietzschiana sobre os impactos do ressentimento para a sociedade e seu projeto filosófico de superação do ressentimento – a grande saúde. Tendo como base os apontamentos trazidos pelo filósofo alemão, o presente artigo busca compreender os significados e os desdobramentos do ressentimento sobre a saúde do homem e sobre todo o processo civilizatório. - TCCDesafios e transformações do processo avaliativo na educação infantil em tempos de pandemia da covid-19 na cidade de São PauloOré, Maria Clara Laso (2021-05-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa compreender como os professores da Educação Infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, adaptaram-se para garantir um modelo de ensino remoto que incluiu um plano de avaliação no contexto da pandemia da COVID-19. A fundamentação teórica sobre a avaliação da aprendizagem no cenário escolar é embasada pelos autores Spinardi e Both (2018); os quais descrevem a avaliação como parte intrínseca do ensino e também da aprendizagem; e pelos autores Dos Santos e Guimarães (2017) que apresentam a avaliação como instrumento que colabora para a construção do conhecimento. Para discutir sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, apoiamo-nos em Santos e Varela (2007), Alves (2013), Perrenoud (1999), Rampazzo (2011), entre outros autores. Ao discutir sobre a avaliação na Educação Infantil (EI), área que consiste na educação das crianças com idades entre 0 a 5 anos, baseamo nos em documentos oficiais legais, como a RCNEI1, a LDB2 e as DCNEI3, que instruem que a avaliação deve ser realizada com um caráter formativo que busque o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para discutir as relações entre o evento da pandemia pelo coronavírus-19, que, no ano de 2020, obrigou a creches, pré-escolas e escolas a suspenderem atividades presenciais ao redor do mundo e, como as instituições vêm reinventando seu modo de ensinar e avaliar, traçamos um panorama a partir dos documentos oficiais como o Diário Oficial da União, os Conselhos Nacional, Municipal e Estadual de Educação, e o Ministério da Educação. Além disso, apoiamo-nos em pesquisas recentes apresentadas por autores como Trindade et al (2020) e Dos Santos (2020), que pesquisaram e discutiram sobre as possibilidades e limitações do processo avaliativo diante da quarentena. Neste trabalho, optou-se por um estudo qualitativo e descritivo, o qual tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil, de crianças de 3 a 5 anos de idade, no ano de 2020 e 2021, durante a quarentena ocasionada pela pandemia de covid-19, e suas experiências educacionais relacionadas à avaliação da educação. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores que atuam na EI e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista realizada por meio de uma plataforma digital. Os resultados evidenciaram que, entre todas as dificuldades apresentadas pelos docentes, o trabalho com os pais foi o mais desafiador, pois esses não compreendiam a importância do processo, dificultando a avaliação do ensino e a aprendizagem. Ademais, apesar dos entraves que surgiram, esse cenário permitiu criar novas possibilidades de avaliação que ainda não haviam sido amplamente utilizadas para esta faixa etária, incluindo a tecnologia como aliada - TCCO ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)Oliveira, Camila de Jesus; Martins, Priscila Monte Alegre (2021-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo. - TCCOs alunos nativos digitais e a gamificação como estratégia de ensinoAmaral, Liliana Chaves de Oliveira do (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa auxiliar o fazer docente buscando compreender o perfil dos alunos conhecidos como nativos digitais, que tem contato com tais tecnologias desde a primeira infância. Assim como a relevância dos jogos no cotidiano, conduzindo a reflexão sobre propostas mais adequadas para trabalhar com estes alunos. Esta pesquisa tem como referência o pensamento de teóricos como Cosenza e Guerra (2011), Prensky (2012), Cole e Engestrom (1993), Bannell, et al (2017), Serres (2013), Huizinga (2019) entre outros. Sugere-se então, dentre as metodologias ativas, a gamificação como excelente estratégia de ensino. Com o objetivo de verificar a viabilidade da proposta, foi feita uma pesquisa de campo descritiva, e exploratória análise de duas estratégias gamificadas. Uma utilizando ferramentas digitais e outra analógica. As estratégias foram aplicadas em duas turmas do 5° ano do ensino fundamental e contaram com a participação de cerca de 44 alunos e duas professoras, em uma escola da rede privada de ensino em Uberlândia, MG. Os dados da pesquisa, o desenvolvimento das estratégias, o levantamento e a discussão dos resultados, identificaram que conforme os referenciais teóricos as experiências realizadas efetivamente contemplaram ao que elas se propunham. Despertando interesse, promovendo o engajamento e protagonismo no desenvolvimento e aprendizado de competências e habilidades por parte dos alunos. Ambicionando auxiliar os profissionais de educação neste trabalho, partindo da própria dificuldade da pesquisadora, este trabalho também apresenta um glossário da cultura digital - TCCDocência compartilhada: processo de transição ou reparação de aprendizagem?Conceição, Josie Gonçalves da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabajo tiene como objetivo comprender si el desarrollo del trabajo colaborativo entre los docentes involucrados en el proyecto de Enseñanza Compartida cumple con las expectativas propuestas en la normativa educativa en cuanto a la transición entre ciclos y la formación continua del estudiante basada en el letramientoy alfabetización o si busca reparar déficits de aprendizajes traídos de años anteriores. Se desarrolló a partir de un enfoque cualitativo y presenta a Patto (1999), Machado (1997), Damasceno (2016), Prioste (2020), Alves-Mazzoti y Wilson (2004) y Gil (2008) como base teórica, siendo este último que subyace al proceso de análisis de los datos obtenidos en la investigación, además de la investigación documental para la composición de esta producción. La investigación explora la comprensión de los docentes involucrados sobre el trabajo colaborativo que se realiza entre un docente polivalente y un especialista en Enseñanza Compartida, así como contemplarlo como facilitador en la transición. Como resultado obtenido, se enfatiza la importancia del desarrollo del trabajo de apoyo a los estudiantes en la transición entre ciclos, aunque se destaca el trabajo de recuperación con estudiantes con bajo nivel de competencia realizado como medio de superación del fracaso escolar y la ejecución ineficiente del trabajo colaborativo, ya que se constató la ausencia de planificación conjunta entre profesoras polivalentes y especialistas en la orientación del trabajo docente. - TCCFormação do pedagogo na modalidade EAD: percepção sobre competências e habilidades na prática pedagógica Pós-COVID-19Souza, Fabiana Moreira; Nogueira, Rafaela Silva (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho foi desenvolvido para compreender formação do Pedagogo na modalidade EaD e o impacto da pandemia COVID-19 nesse processo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que envolveu um panorama acerca do curso de pedagógica no Brasil. Apoiamo-nos nos autores BANNELL (2017), CRUZ (2008 e 2011), CHAGAS (1984) e SAVIANI (2008 e 2020). Também foi abordada a temática da EaD no Brasil e o curso de pedagogia nesta modalidade, referenciados pelos autores CASTRO, LITTO (2009 e 2011) e FORMIGA (2009 e 2011). E ainda, um levantamento sobre a formação docente inicial, buscando identificar que saberes, competências e habilidades são necessários para o pedagogo do século XXI. Neste percurso discutimos com os seguintes autores: CRUZ, BRZEZINSKI e GARCIA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário via internet, cujos sujeitos da pesquisa deveriam atender aos critérios estabelecidos, a saber: ser estudante ou formado no curso de pedagogia na modalidade EaD, com experiência em sala de aula. O objetivo foi compreender, por meio da percepção dos sujeitos se a modalidade EaD ofereceu condições para uma melhor performance docente no ensino remoto. Por fim, o resultado da pesquisa nos permitiu compreender que a modalidade EaD oferece condições para uma melhor apropriação das tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo, mas revelou necessidades de revisão na estrutura do Curso seja na modalidade a distância ou presencial - TCCA cultura digital e a aprendizagem: limites e possibilidades para o ensino no século XXISilva, Débora Lucas Oliveira da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram disseminadas de forma, que se fazem extremamente necessárias por grande parcela da sociedade. As crianças já nascem tendo acesso aos dispositivos eletrônicos, de forma que não é possível que a escola deixe a tecnologia fora do seu processo de ensino aprendizagem. O presente estudo buscou compreender através de uma revisão bibliográfica e documental as possibilidades e limites sobre o uso dessas tecnologias no Ensino Fundamental. Identificou-se que a tecnologia, já é um eixo de relevante na aprendizagem das crianças e adolescentes, e por isso deve ser utilizada também na escola, se considerados os seguintes pontos: 1 - Considerar o uso das tecnologias atreladas ao uso de metodologias de aprendizagem ativa, como a comunidade de aprendizagem, a sala de aula invertida, a investigação, o uso de problemas, os projetos, as histórias e os jogos; 2 - O papel fundamental de mentor e tutor do professor bem preparado que permita ao aluno um lugar de personagem principal no processo de aprendizagem; 3 - Conscientização e cuidado frente aos riscos que o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos, principalmente os que possuem telas azuis, causam à saúde física, psíquica e emocional dos alunos e consequentemente na aprendizagem; 4 – O papel essencial da escola, na capacitação de profissionais, na mudança de cultura escolar, no bom planejamento do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, e na divisão do tempo de uso de tecnologias entre escola, família e demais atividades, visando principalmente a integridade dos alunos do Ensino Fundamental. - TCCA influência da religião no Israel primitivo: a cosmovisão de um povo que fez aliança com YahwehCarneiro , Eloíde Araújo (2021-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A história de Israel pré-monárquico, período estabelecido para desenvolvimento da pesquisa, está intimamente relacionada à religião do povo hebreu. Assim, não há como estudar a história e a religião de Israel de forma isolada. Em qualquer aspecto a ser pesquisado seja este político, econômico ou social identifica-se a presença de fatores religiosos influenciando a sociedade. As ideias religiosas são o reflexo de tudo e estas encontram no culto sua maior expressão. - TCCA residência pedagógica\Mackenzie apresentada à luz das categorias de Marli André: um relato de experiênciaCabrera, Jennifer Andressa da Silva (2022)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como seu objetivo revisitar a trajetória do projeto interdisciplinar entre filosofia e pedagogia da Residência Pedagógica promovida pela CAPES, no curso de filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual, foi desempenhada à luz das categorias de Marli André. A autora preocupada com as questões do cotidiano escolar em especial do 1° ano, se propõe a analisar os estudos etnográficos realizados, e para tanto, nos apresenta como essências três dimensões sendo elas: institucional/organizacional, institucional/pedagógica e filosófica/histórica/epistemológica. Este trabalho utiliza-se em especial de duas categorias institucional/organizacional, institucional/pedagógica apresentadas pela autora para reviver vivências, experiências e aprendizados ocorridos ao longo dos processos interdisciplinares e transdisciplinares realizados no período de 2019 ao longo de sua jornada e sua participação na Residência Pedagógica. - TCCVoz docente: a docência negada das professoras de educação infantil nas creches públicas no Município de Carapicuíba (SP)Souza , Emily Bomfim (2022-06-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A docência dedicada à primeira infância demanda a apropriação contínua de conhecimentos científicos específicos que garantam o desenvolvimento pleno dos alunos. Neste contexto, é evidente a necessidade de os professores de Educação Infantil serem profissionais qualificados e valorizados. Antagonicamente a esse fato, temos a realidade do município de Carapicuíba-SP, onde persiste uma política pública do descaso, pois as chamadas Pajens e Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Básica (ADEBs) que, no chão da sala de aula, atuam diretamente com as crianças e em muitos casos são as responsáveis por assumirem sala sem a presença do professor titular, não são reconhecidas como professoras, não possuem plano de carreira e não fazem parte do quadro do magistério. Portanto, essas profissionais são desvalorizadas em sua profissão docente. Assim, uma indagação nos surge: como as Auxiliares atuantes na Educação Infantil no município de Carapicuíba-SP, percebem o impacto da não oficialização de seu papel docente na construção da identidade do professor dedicado à primeira infância? Com isso, o objetivo deste estudo é investigar a construção da identidade docente na Educação Infantil através do olhar de profissionais que não têm seu papel docente oficialmente reconhecido. Para tanto, através da revisão da literatura, traçamos o perfil do professor de Educação Infantil em suas especificidades, e explicitamos a necessidade desse profissional apropriar-se de conhecimentos específicos para garantia do pleno desenvolvimento da criança. Posteriormente, com um questionário de cunho quantitativo destinado a cerca de 300 ADEBs de Carapicuíba-SP, delimitamos o perfil de formação dessas profissionais, e, através de um depoimentorelato vivencial concedido por uma Auxiliar representante e uma entrevista previamente estruturada e enviada a dez auxiliares e respondida por oito, trouxemos a voz dessas profissionais, as quais puderam relatar a realidade na escola pública e a trajetória das Pajens e ADEBs pela valorização como professoras de Educação Infantil. Partimos também para a análise de um relato de caso observado explicitando a prática real exercida pelas ADEBs no chão da creche. E com o intuito de contribuir para a luta dessas profissionais pelo reconhecimento docente, foi feito um breve estudo sobre o possível impacto financeiro aos cofres públicos do município de Carapicuíba-SP caso as ADEBs fossem reconhecidas como professoras. Essas ações nos levaram a compreender que há viabilização da transformação do cargo, ou seja, o reconhecimento docente das Auxiliares, perpassa um caráter além do financeiro, e considera-se uma oportunidade do município de Carapicuíba-SP modificar essa política pública e valorizar essas profissionais que trabalham bravamente por uma Educação Infantil de qualidade. - TCCO papel docente e da criança na organização dos espaços da educação infantil: desafios e perspectivas para uma aprendizagem significativaJesus , Vanessa Santos de (2022-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa considerou analisar de que forma os professores têm valorizado, organizado e executado a organização dos espaços na Educação Infantil e se tais ações se constituem em desafios ou perspectivas para a Aprendizagem Significativa das crianças. O estudo teve como base principal a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) e Masini & Moreira (2011), a organização dos espaços na Educação Infantil com Horn (2004) e Forneiro (2006), como base complementar, sobre a história da criança, Àries (2006) e Mary Del Priore (2015) dentre outros. O problema de pesquisa discorreu sobre como planejar e executar a organização dos espaços na Educação Infantil para que sirva de recurso para uma Aprendizagem Significativa? Como possibilitar a participação ativa das crianças nesses momentos de organização dos espaços? Teve como objetivos, geral: investigar como ocorre o planejamento e a execução da organização dos espaços na Educação Infantil para a ocorrência de Aprendizagem Significativa das crianças; os específicos: consultar bibliograficamente os principais conceitos dos autores em relação à temática; entender qual é o papel docente e da criança na organização dos espaços para que ocorra Aprendizagem Significativa; analisar como são planejados e organizados os espaços potencialmente significativos na Educação Infantil; observar como se dá a participação das crianças durante a organização destes espaços. Os procedimentos metodológicos usados se deram pela pesquisa de campo de característica exploratória de cunho qualitativo, e o instrumento de coleta de dados foi a observação que ocorreu durante o estágio supervisionado da disciplina Metodologia da Educação Infantil e estágio remunerado na mesma instituição e turma. E foi possível perceber que a escola e professores observados seguiam com os critérios para uma adequada organização dos espaços proporcionando Aprendizagem Significativa por meio da participação ativa das crianças. As contribuições deste trabalho, servem para estudantes do curso de Pedagogia, futuros professores e até mesmo professores que já atuam na área da educação da primeira infância que tiveram uma precária formação docente, ou que desejam compreender mais sobre essa temática tão necessária e importante a ser colocada em prática diante da especificidade docente do profissional da Educação Infantil. - TCCA importância do laboratório de ensino de Matemática na Educação BásicaMáximo , Vitor Rafael Cavalcanti (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia investigou a importância do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) como um apoio aos docentes na realização de suas aulas com materiais construídos por professores e alunos no laboratório. Essa investigação teve um cunho de pesquisa qualitativa; quanto a utilização de um dos referenciais teóricos, usou-se para sustentação dos conceitos apresentados, destacando-se principalmente em pesquisa qualitativa “Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativa” Menga Ludke e Marli André e outros teóricos que sustentarão também os conceitos de Laboratório de Matemática, como o Professor Dr. Sérgio Lorenzado no livro O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Educação Infantil e percepção Matemática; Para Aprender Matemática; e outros autores que darão sustentação aos conceitos de Educação Básica. O trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução, na qual apresenta o conceito de LEM, referencial específico, justificativa do trabalho, objetivos e a metodologia utilizada. Com com apresentação ainda de mais dois capítulos, sendo que o segundo capítulo relata a formação de professores da Educação Básica com ênfase na Educação Infantil e o terceiro capítulo apresenta um Laboratório de Ensino de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior como apoio ao Ensino Básico, de modo a responder ao problema de pesquisa elaborado temos os resultados e a conclusão da investigação deste projeto. - TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - TCCChupeta do Século XXI: o uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das criançasGomes , Rosemary Rocha (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende analisar o tema: Chupeta do século XXI: O uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das crianças, baseando-se nos princípios metodológicos do desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, de acordo com alguns teóricos da área, tais como: Brites (2020), Cardoso (2021), Soifer (1991), Àries (2006) e Mary Del Priore (2021) dentre outros. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o uso excessivo e indevido das tecnologias pode prejudicar habilidades cognitivas, motoras e sociais, considerando o tempo de exposição das crianças diante desses aparelhos. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar como os pais têm lidado com a questão do uso das tecnologias dos filhos; analisar as consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; pesquisar sobre o que as escolas têm feito para alertar as famílias. A relevância desta pesquisa se dá pela percepção da exposição exagerada de crianças pequenas, ainda na primeira infância, às novas tecnologias. A facilidade de acesso e a falta de controle parental tem demonstrado o excesso do uso dos aparelhos eletrônicos o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento dessas crianças. - TCCA importancia das praticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos inciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliografiaCaffaro, Bárbara; Villamaior, Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil - TCCA importância das práticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográficaCaffaro, Bárbara; Vllamaior , Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil. - TCCO uso das TICs no ensino de história na rede pública de São Paulo: uma possibilidade de inclusãoMarques, Fernando Fagundes (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Há um problema estrutural no Brasil que é um problema abissal com o preconceito de uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em sala de aula. Considerando que o Brasil é um país marcado por intensas desigualdades digitais e educacionais, o objetivo geral desta pesquisa é mostrar o quanto é importante que os alunos do ensino público tenham acesso às tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, tanto como ferramenta inclusiva como ferramenta que dá mais subsídios ao conhecimento histórico. Para tanto, esta pesquisa tem dois grandes objetivos específicos. O primeiro é evidenciar as desigualdades digitais e educacionais. O segundo objetivo é apresentar as possibilidades do uso das TICs no ensino da História. Apresentam-se, também, os museus virtuais como uma possibilidade do uso das TICs no ensino histórico, ressaltando seu papel como um fator de inclusão social. - TCCEducação Infantil como local de intervenção precoce para o aluno autistaMelo , Rosana Costa de Morais Pavarini de (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Autismo é um tema que ainda há muito que se pesquisar, por isso vem sendo assunto frequentemente abordado pelos profissionais da área. As escolas, atualmente, têm em seu meio estudantil, crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA fazendo parte do seu quadro de alunos. Com o Estatuto da pessoa com deficiência as escolas e os profissionais da área devem estar cada vez mais preparados para lidar com a inclusão e saber desenvolver estratégias que estimulem estes alunos para que possam apresentar resultados positivos em sua aprendizagem. Esta pesquisa vai tratar sobre o TEA e as intervenções psicopedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da criança autista. Com o intuito de se chegar ao objetivo pretendido com esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar atualizações pertinentes ao tema para poder estar mais informada e compartilhar as descobertas literárias. Foi elencado também à pesquisa alguns artigos sobre o tema, textos e livros, possibilitando o enriquecimento de conhecimentos como um todo. Por meio da análise e discussão dos resultados notou-se a ausência de uma formação adequada para o atendimento de crianças com TEA, assim como percebeu-se que o professor junto com uma equipe multidisciplinar tem papel imprescindível no tratamento de crianças autistas, trazendo mudanças satisfatórias na relação desse indivíduo com o meio em que vive. Portanto, se faz urgente e necessário um olhar mais atento ao currículo acadêmico visando a ampliação deste componente que aborda sobre a inclusão desde os anos iniciais do curso de formação de professores a fim de que estejam preparados para atender esse público específico no ambiente escolar. - TCCO Método Montessori e educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na ItáliaDell'Olio, Francesca (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos novos mundos. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira, Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo.