Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - TCCA automutilação na escola: olhar do professor para aspectos socioemocionais e repercussões sobre a aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental IIDiner , Daniela Pavlosvisky; Furlanetti , Maria Rafaella (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A automutilação é um comportamento autoagressivo no qual a pessoa causa dor a si mesma e acarreta prejuízos no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O professor e a escola são importantes para ajudar a identificar, encaminhar e intervir nessas situações. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender a formação inicial e continuada dos professores sobre o comportamento de automutilação no Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos usados na pesquisa foram: estudo de campo exploratório de análise multimodal, com aplicação de questionário on-line para 17 professores atuantes no ensino fundamental II. Os principais resultados do trabalho indicam que a maioria dos professores conseguem sinalizar um aluno com comportamentos de automutilação, os professores reconhecem a ajuda multidisciplinar, da família e, principalmente, do psicólogo para o tratamento. A automutilação impacta sim na vida acadêmica do aluno. Conclui- se que o tema é de interesse da comunidade escolar e que o professor é um profissional que precisa estar em constante aperfeiçoamento para contemplar as distintas demandas que envolvem a docência. Por fim, há necessidade de realizar mais estudos que contemplem a automutilação na adolescência nos contextos escolar e familiar. - TCCA brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLima , Maria Janaina Freire de (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade. - TCCA gamificação com apoio tecnológico como recurso didático para o ensino de filosofia: Um estudo de casoButtri, Patrick Faustini; Paula , Rodrigo Varoni de (2022-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho busca discutir a potência da gamificação com apoio tecnológico utilizado como recurso didático para o ensino de filosofia. A pesquisa se desenvolveu a partir do estudo sobre o perfil dos alunos do século XXI e debruçou-se sobre a relevância dos jogos e como a gamificação pode ser utilizada como recurso didático no ensino de filosofia. A partir da construção do referencial teórico que se apoiou em autores como Huizinga (2019), Prensky (2012), Bannell, et al (2017), Santos (2018), entre outros. Num segundo momento, discute-se a gamificação como estratégia de ensino condizente com as novas demandas educacionais. Este estudo culminou na realização de uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso realizado, a partir da sistematização, aplicação e análise de uma estratégia gamificada utilizando recursos digitais, a fim de compreender a viabilidade da proposta. A estratégia foi aplicada em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio no componente de Filosofia e contou com a participação de cerca de 45 alunos, em uma escola da rede pública de ensino em Barueri, SP. A análise se apoiou nas respostas dos estudantes, por meio de um questionário aplicado via Google forms, enquanto atividade de autoavaliação vinculada à estratégia de ensino. A partir dos dados coletados, foram criadas duas categorias de análise, que apresenta: (I) a percepção dos estudantes sobre a experiência e (II) as possibilidades para ampliar metodologia no ensino de filosofia. Os resultados apontam a experiência como exitosa e que efetivamente contempla os objetivos propostos no início da pesquisa. A gamificação se apresentou como recurso didático que desperta o interesse, o engajamento e promove o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimentos e no desenvolvimento das competências e habilidades por parte dos estudantes. - TCCA importância da educação socioemocional para o desenvolvimento infantilDiaferia, Dora Silvia Vassilieff (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Compreendendo a crescente preocupação com a saúde mental e as questões de cunho emocional de crianças e jovens nas instituições educacionais, o trabalho tem como objetivo conhecer e estabelecer relações entre as emoções e o processo de aprendizagem. Por meio da revisão bibliográfica das obras de Daniel Goleman e outros autores, foi possível identificar as possíveis contribuições da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem, bem como a forma de trabalhar com elas em sala de aula. Ainda, busca avaliar se o modelo de ensino vigente é o mais adequado para os dias atuais, compreendendo que tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo e acadêmico, negligenciando as demais áreas de desenvolvimento, tais como emocional, social e física. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira, Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira , Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCA importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetizaçãoJesus , Vanessa Martins de (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo aborda a importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetização, tendo em vista o problema dos baixos índices de alfabetização alcançados no Brasil, que ocupa os últimos lugares em provas internacionais de alfabetização. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a música contribui de forma significativa no processo de alfabetização, promove o desenvolvimento da consciência fonológica, despertando na criança a possibilidade de segmentação sonora ao se trabalhar com cantigas de roda, levando-a a identificar pedaços de palavras que correspondem a rima. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importancia das praticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos inciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliografiaCaffaro, Bárbara; Villamaior, Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil - TCCA importância das práticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográficaCaffaro, Bárbara; Vllamaior , Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil. - TCCA importância de jogos e brincadeiras na Educação InfantilKinjo, Daihane Lima Figueiredo (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo tem como objetivo destacar e enfatizar a importância das brincadeiras na Educação Infantil. Sabemos que o brincar é uma ação natural da criança a qual ela exerce sem qualquer intervenção pedagógica. Por isso por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades sociais, cognitivas, afetivas, motora, autonomia e sua identidade. Aborda-se também a importância e o potencial que os museus possuem no desenvolvimento dos momentos lúdicos de aprendizagem para as crianças. - TCCA importância do estímulo das funções executivas na Educação InfantilBertho , Ana Paula leite Martins; Leandro , Ayla Cazak (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As funções executivas são um conjunto de processos ou habilidades cognitivas que servem para controlar ações, emoções, pensamentos e comportamentos de forma consciente. Dessa forma, podemos dizer que o professor exerce uma função importante no desenvolvimento de seus alunos, devendo ter especial atenção aos sinais e comportamentos das crianças, buscando promover um ambiente adequado para aprendizagem e desenvolvimento, além de situações que contribuam no progresso das funções executivas. Assim, o objetivo desse trabalho foi de compreender a importância e o papel do estímulo das funções executivas dos alunos na educação infantil. Além disso, o professor pode contribuir através do estímulo das FE, bem como criar estratégias para que estas sejam treinadas em sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, evidenciando que pouco se discute sobre as FE de alunos na Educação Infantil. Cada criança é um indivíduo único e por isso são necessárias diferentes formas de ensinar, ou seja, é preciso capacitar os docentes para que possam acolher as necessidades cognitivas próprias de cada aluno. Para contribuir nesse aspecto, é preciso ter um olhar pedagógico com viés na Neurociência, a fim de entender como acontece esse processo de aprendizagem, já que fatores como emoções, comportamentos, linguagem, memória, entre outros, afetam diretamente o desenvolvimento de aprendizagem e são temas abordados pela Neurociência. Sendo assim, podese dizer que quanto mais conhecimento os docentes tiverem sobre os processos de aprendizagem do ponto de vista neurocientífico, melhor será a aplicação de meios e estratégias assertivas para a aprendizagem individualizada dos alunos. Os autores utilizados como referência para esse trabalho foram Diamond (2007, 2013); Dias (2010); Mazzo (2021); Menezes (2010); Seabra (2013), assim como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Apesar da grande importância das funções executivas no aprendizado e no desenvolvimento infantil a temática ainda é pouco explorada no âmbito acadêmico, tendo a necessidade de mais estudos a respeito, principalmente no diz respeito à educação infantil e o papel do professor em relação a essas funções executivas - TCCA importância do laboratório de ensino de Matemática na Educação BásicaMáximo , Vitor Rafael Cavalcanti (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia investigou a importância do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) como um apoio aos docentes na realização de suas aulas com materiais construídos por professores e alunos no laboratório. Essa investigação teve um cunho de pesquisa qualitativa; quanto a utilização de um dos referenciais teóricos, usou-se para sustentação dos conceitos apresentados, destacando-se principalmente em pesquisa qualitativa “Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativa” Menga Ludke e Marli André e outros teóricos que sustentarão também os conceitos de Laboratório de Matemática, como o Professor Dr. Sérgio Lorenzado no livro O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Educação Infantil e percepção Matemática; Para Aprender Matemática; e outros autores que darão sustentação aos conceitos de Educação Básica. O trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução, na qual apresenta o conceito de LEM, referencial específico, justificativa do trabalho, objetivos e a metodologia utilizada. Com com apresentação ainda de mais dois capítulos, sendo que o segundo capítulo relata a formação de professores da Educação Básica com ênfase na Educação Infantil e o terceiro capítulo apresenta um Laboratório de Ensino de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior como apoio ao Ensino Básico, de modo a responder ao problema de pesquisa elaborado temos os resultados e a conclusão da investigação deste projeto. - TCCA influência da religião no Israel primitivo: a cosmovisão de um povo que fez aliança com YahwehCarneiro , Eloíde Araújo (2021-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A história de Israel pré-monárquico, período estabelecido para desenvolvimento da pesquisa, está intimamente relacionada à religião do povo hebreu. Assim, não há como estudar a história e a religião de Israel de forma isolada. Em qualquer aspecto a ser pesquisado seja este político, econômico ou social identifica-se a presença de fatores religiosos influenciando a sociedade. As ideias religiosas são o reflexo de tudo e estas encontram no culto sua maior expressão. - TCCA leitura das Tragédias Gregas enquanto recurso pedagógico para a vida no ensino de FilosofiaSantos , Luciana Carmo dos (2023-01-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Nossa proposta objetiva o pensar da leitura da tragédia grega enquanto recurso pedagógico para a vida no ensino de Filosofia. Seu potencial estético pedagógico expresso pela catarse se encontra legitimado pelo estagirita em sua obra A Poética, nela, Aristóteles ressalta a função educadora da tragédia, discorre sobre os elementos que a compõem, criando categorias de análise que prevaleceram durante séculos. Segundo sua concepção. Tragédia do grego τραγῳδία (τράγος - tragos significa "bode" e ᾠδή – ode significa "canto") articulado como canto do bode ou canto para o bode, remetendo aos ditirambos, canções dedicadas ao deus Dionísio, deus da metamorphosis, deus da transformação, deus do êxtase e do entusiasmo onde em seus cultos cânticos eram entoados mediantes encenações a qual chamaremos de Drama Satírico uma vez que as personagens que compunham o coro se fantasiavam de sátiros, os eternos companheiros de Dionísio. A relevância das tragédias no ensino de filosofia se dá pela perspectiva transformadora proporcionada pela catarse, uma vez que as tragédias gregas engendram arquétipos de vivências humanas e permitem através da imagética a deliberação. Por seu turno, Nietzsche entende que a vida em sua imprevisibilidade e caoticidade, tem na tragédia sua maior expressão. Em A Origem da Tragédia apresenta duas novas categorias: apolínea e dionisíaca, reinterpretando-a. No nosso entendimento, o estudo sobre as tragédias no ensino médio possibilita a articulação entre a abstração dos conceitos filosóficos com a vivência cotidiana, posto que segundo o filosofo alemão Nietzsche “A tragédia é um hino de louvor a vida em suas manifestações ébrias de instinto e emoção bem como um tônico de vontade de viver”, afastando o niilismo e agrega um elemento especial, o fortalecimento do homem para enfrentar as vicissitudes da vida. - TCCA menina Geane: entre memórias e pedagogias brincantesRamires , Geane Barreto (2024-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho tem como objetivo de resgate que trago em memória a minha infância mostrando a importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento e aprendizagem a partir da construção dos meus dos próprios brinquedos, de quando era criança, criando esculturas barro de bonecos e animais, bonecas de pano, bonecas de espigas de milho. Quando criava meus próprios brinquedos, era o mesmo que brincar duas vezes, e como futura pedagoga, vejo que a criança ao brincar ela está interagindo com o mundo e o meio social, compartilhando suas experiências, afetividades, e emoções, se tornando significativo para elas. A brincadeira é uma forma pela qual a criança torna-se criativa e explora seus sentimentos, como também se desenvolve e cria autonomia. Sendo assim os jogos também proporciona atividades físicas e uso da imaginação com as atividades lúdicas, que explora e percebe o mundo, e desenvolve muito das suas capacidades físicas, motoras e cognitivas.