Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA importância do laboratório de ensino de Matemática na Educação BásicaMáximo , Vitor Rafael Cavalcanti (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia investigou a importância do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) como um apoio aos docentes na realização de suas aulas com materiais construídos por professores e alunos no laboratório. Essa investigação teve um cunho de pesquisa qualitativa; quanto a utilização de um dos referenciais teóricos, usou-se para sustentação dos conceitos apresentados, destacando-se principalmente em pesquisa qualitativa “Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativa” Menga Ludke e Marli André e outros teóricos que sustentarão também os conceitos de Laboratório de Matemática, como o Professor Dr. Sérgio Lorenzado no livro O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Educação Infantil e percepção Matemática; Para Aprender Matemática; e outros autores que darão sustentação aos conceitos de Educação Básica. O trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução, na qual apresenta o conceito de LEM, referencial específico, justificativa do trabalho, objetivos e a metodologia utilizada. Com com apresentação ainda de mais dois capítulos, sendo que o segundo capítulo relata a formação de professores da Educação Básica com ênfase na Educação Infantil e o terceiro capítulo apresenta um Laboratório de Ensino de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior como apoio ao Ensino Básico, de modo a responder ao problema de pesquisa elaborado temos os resultados e a conclusão da investigação deste projeto. - TCCChupeta do Século XXI: o uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das criançasGomes , Rosemary Rocha (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende analisar o tema: Chupeta do século XXI: O uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das crianças, baseando-se nos princípios metodológicos do desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, de acordo com alguns teóricos da área, tais como: Brites (2020), Cardoso (2021), Soifer (1991), Àries (2006) e Mary Del Priore (2021) dentre outros. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o uso excessivo e indevido das tecnologias pode prejudicar habilidades cognitivas, motoras e sociais, considerando o tempo de exposição das crianças diante desses aparelhos. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar como os pais têm lidado com a questão do uso das tecnologias dos filhos; analisar as consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; pesquisar sobre o que as escolas têm feito para alertar as famílias. A relevância desta pesquisa se dá pela percepção da exposição exagerada de crianças pequenas, ainda na primeira infância, às novas tecnologias. A facilidade de acesso e a falta de controle parental tem demonstrado o excesso do uso dos aparelhos eletrônicos o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento dessas crianças. - TCCA importancia das praticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos inciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliografiaCaffaro, Bárbara; Villamaior, Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil - TCCA importância das práticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográficaCaffaro, Bárbara; Vllamaior , Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil. - TCCEducação Infantil como local de intervenção precoce para o aluno autistaMelo , Rosana Costa de Morais Pavarini de (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Autismo é um tema que ainda há muito que se pesquisar, por isso vem sendo assunto frequentemente abordado pelos profissionais da área. As escolas, atualmente, têm em seu meio estudantil, crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA fazendo parte do seu quadro de alunos. Com o Estatuto da pessoa com deficiência as escolas e os profissionais da área devem estar cada vez mais preparados para lidar com a inclusão e saber desenvolver estratégias que estimulem estes alunos para que possam apresentar resultados positivos em sua aprendizagem. Esta pesquisa vai tratar sobre o TEA e as intervenções psicopedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da criança autista. Com o intuito de se chegar ao objetivo pretendido com esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar atualizações pertinentes ao tema para poder estar mais informada e compartilhar as descobertas literárias. Foi elencado também à pesquisa alguns artigos sobre o tema, textos e livros, possibilitando o enriquecimento de conhecimentos como um todo. Por meio da análise e discussão dos resultados notou-se a ausência de uma formação adequada para o atendimento de crianças com TEA, assim como percebeu-se que o professor junto com uma equipe multidisciplinar tem papel imprescindível no tratamento de crianças autistas, trazendo mudanças satisfatórias na relação desse indivíduo com o meio em que vive. Portanto, se faz urgente e necessário um olhar mais atento ao currículo acadêmico visando a ampliação deste componente que aborda sobre a inclusão desde os anos iniciais do curso de formação de professores a fim de que estejam preparados para atender esse público específico no ambiente escolar. - TCCO Método Montessori e educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na ItáliaDell'Olio, Francesca (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos novos mundos. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira, Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCO método Montessori e a educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na ItáliaDell'Olio , Francesca (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos novos mundos. - TCCA brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLima , Maria Janaina Freire de (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade. - TCCO uso das tecnologias digitais no ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19Laguna , Victoria Rivke (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante do cenário ocasionado pelo novo coronavírus, as aulas presenciais tiveram de ser interrompidas e com isto, os professores tiveram de se reinventar e se adaptar ao novo modelo educacional do ensino remoto, repercutindo na maior utilização das Tecnologias Digitais. Com o objetivo de averiguar o impacto dessas mudanças no dia a dia profissional dos docentes, esta monografia traz uma investigação qualitativa com o uso da plataforma “Google forms”, na qual foi elaborado um questionário anônimo e voluntário que coletou 40 respostas. Os participantes do questionário foram professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo. A análise das respostas coletadas informaram diferentes possibilidades e dificuldades dos docentes. Dentre os pontos positivos, surgiram oportunidades para esses profissionais utilizarem novas ferramentas digitais de ensino, até então pouco empregadas na prática docente, fazendo-os experienciar as tecnologias digitais como aliadas do processo de ensino-aprendizagem e fazendo-os ver que as aulas podem estar mais alinhadas ao aluno contemporâneo, com aulas mais inovadoras para os mesmos. Quanto aos pontos negativos, observamos a falta de preparo dos docentes diante das novas tecnologias e das rápidas adaptações que tiveram de ocorrer em um curto espaço de tempo a fim de prosseguirem com o processo de ensino. O mundo está passando por transformações a todo instante e diante das mudanças, novas metodologias devem ser estudadas e atribuídas ao aluno de hoje. Nesse sentido, a tecnologia se torna uma oportunidade de contribuir positivamente tanto no ensino remoto, quanto aos processos de aprendizagem, proporcionando novas formas de ensinar e de aprender. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira , Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA menina Geane: entre memórias e pedagogias brincantesRamires , Geane Barreto (2023-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho tem como objetivo de resgate que trago em memória a minha infância mostrando a importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento e aprendizagem a partir da construção dos meus dos próprios brinquedos, de quando era criança, criando esculturas barro de bonecos e animais, bonecas de pano, bonecas de espigas de milho. Quando criava meus próprios brinquedos, era o mesmo que brincar duas vezes, e como futura pedagoga, vejo que a criança ao brincar ela está interagindo com o mundo e o meio social, compartilhando suas experiências, afetividades, e emoções, se tornando significativo para elas. A brincadeira é uma forma pela qual a criança torna-se criativa e explora seus sentimentos, como também se desenvolve e cria autonomia. Sendo assim os jogos também proporciona atividades físicas e uso da imaginação com as atividades lúdicas, que explora e percebe o mundo, e desenvolve muito das suas capacidades físicas, motoras e cognitivas. - TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCCrianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o papel do pedagogoRamos , Beatriz Bachur Fiori Gonçalves (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse estudo se propõe a investigar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas características, além da relação entre família, escola, professores e educação inclusiva/especial no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA na fase da Educação Infantil, e principalmente o papel do professor para tal. O objetivo é mapear variadas estratégias multidisciplinares que possam contribuir para o pleno desenvolvimento de crianças com TEA desde a educação infantil. Para isso, o método escolhido foi o de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos apontam para a importância da comunicação contínua e da partilha de cuidados entre família, escola e professores para que haja o melhor desenvolvimento de crianças com TEA. As conclusões do estudo revelam que é preciso investir na formação de professores de educação infantil e suas interações para a inclusão de crianças com TEA, além da integração entre escola e família. A limitação que identificamos na produção do artigo foi a dificuldade para encontrar literatura sobre a temática na língua portuguesa, especialmente textos que relacionam estratégias de integração entre família, escolas e docentes. Já a perspectiva futura é a de que este estudo possa servir de base para estudos sobre a importância da integração multidisciplinar de pais, instituições de ensino e professores no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA em escolas infantis. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasprini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da língua portuguesa e da língua inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta , Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabiele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCUm estudo sobre as práticas avaliativas na perspectiva docenteBalbino , Gabriela Arroyo (2023-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O modelo de ensino tradicional não acompanha as transformações sociais e educacionais. A escola permanece enrijecida em seus métodos, sem diálogo para repensar suas práticas e metodologias de ensino. As práticas avaliativas deveriam ser consideradas dentro de uma visão menos determinista e focadas no processo de aprendizagem no lugar das notas. A pergunta de pesquisa foi: "O que os professores do Ensino Fundamental - séries iniciais e séries finais (acima do 4º ano), de escolas particulares e públicas, pensam sobre as práticas avaliativas para acompanhar a aprendizagem do aluno e o que facilita ou dificulta a adoção de práticas de avaliação formativa?" Os principais teóricos estudados foram Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Eles discutem os problemas do ensino brasileiro e criticam a avaliação tradicional, que não atende mais às demandas sociais, escolares e às necessidades dos alunos em constante transformação. A metodologia usada foi pesquisa investigativa de caráter indutivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar dados. Os participantes da pesquisa foram três professores atuantes de escolas particulares e uma pública, acima do 4º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as práticas avaliativas no contexto educacional não passam por transformações significativas, especialmente quando se discute abordagens diferenciadas como é o caso da avaliação formativa. Essa estagnação é atribuída à influência do sistema de ensino e da sociedade focada no resultado, que alguns chamam de neoliberal. - TCCUm estudo sobre as práticas avaliativas na perspectiva docenteBalbino , Gabriela Arroyo (2023-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O modelo de ensino tradicional não acompanha as transformações sociais e educacionais. A escola permanece enrijecida em seus métodos, sem diálogo para repensar suas práticas e metodologias de ensino. As práticas avaliativas deveriam ser consideradas dentro de uma visão menos determinista e focadas no processo de aprendizagem no lugar das notas. A pergunta de pesquisa foi: "O que os professores do Ensino Fundamental - séries iniciais e séries finais (acima do 4º ano), de escolas particulares e públicas, pensam sobre as práticas avaliativas para acompanhar a aprendizagem do aluno e o que facilita ou dificulta a adoção de práticas de avaliação formativa?" Os principais teóricos estudados foram Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Eles discutem os problemas do ensino brasileiro e criticam a avaliação tradicional, que não atende mais às demandas sociais, escolares e às necessidades dos alunos em constante transformação. A metodologia usada foi pesquisa investigativa de caráter indutivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar dados. Os participantes da pesquisa foram três professores atuantes de escolas particulares e uma pública, acima do 4º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as práticas avaliativas no contexto educacional não passam por transformações significativas, especialmente quando se discute abordagens diferenciadas como é o caso da avaliação formativa. Essa estagnação é atribuída à influência do sistema de ensino e da sociedade focada no resultado, que alguns chamam de neoliberal. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »