Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 46
- TCCChupeta do Século XXI: o uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das criançasGomes , Rosemary Rocha (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende analisar o tema: Chupeta do século XXI: O uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das crianças, baseando-se nos princípios metodológicos do desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, de acordo com alguns teóricos da área, tais como: Brites (2020), Cardoso (2021), Soifer (1991), Àries (2006) e Mary Del Priore (2021) dentre outros. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o uso excessivo e indevido das tecnologias pode prejudicar habilidades cognitivas, motoras e sociais, considerando o tempo de exposição das crianças diante desses aparelhos. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar como os pais têm lidado com a questão do uso das tecnologias dos filhos; analisar as consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; pesquisar sobre o que as escolas têm feito para alertar as famílias. A relevância desta pesquisa se dá pela percepção da exposição exagerada de crianças pequenas, ainda na primeira infância, às novas tecnologias. A facilidade de acesso e a falta de controle parental tem demonstrado o excesso do uso dos aparelhos eletrônicos o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento dessas crianças. - TCCA menina Geane: entre memórias e pedagogias brincantesRamires , Geane Barreto (2023-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho tem como objetivo de resgate que trago em memória a minha infância mostrando a importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento e aprendizagem a partir da construção dos meus dos próprios brinquedos, de quando era criança, criando esculturas barro de bonecos e animais, bonecas de pano, bonecas de espigas de milho. Quando criava meus próprios brinquedos, era o mesmo que brincar duas vezes, e como futura pedagoga, vejo que a criança ao brincar ela está interagindo com o mundo e o meio social, compartilhando suas experiências, afetividades, e emoções, se tornando significativo para elas. A brincadeira é uma forma pela qual a criança torna-se criativa e explora seus sentimentos, como também se desenvolve e cria autonomia. Sendo assim os jogos também proporciona atividades físicas e uso da imaginação com as atividades lúdicas, que explora e percebe o mundo, e desenvolve muito das suas capacidades físicas, motoras e cognitivas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabiele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCUm estudo sobre as práticas avaliativas na perspectiva docenteBalbino , Gabriela Arroyo (2023-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O modelo de ensino tradicional não acompanha as transformações sociais e educacionais. A escola permanece enrijecida em seus métodos, sem diálogo para repensar suas práticas e metodologias de ensino. As práticas avaliativas deveriam ser consideradas dentro de uma visão menos determinista e focadas no processo de aprendizagem no lugar das notas. A pergunta de pesquisa foi: "O que os professores do Ensino Fundamental - séries iniciais e séries finais (acima do 4º ano), de escolas particulares e públicas, pensam sobre as práticas avaliativas para acompanhar a aprendizagem do aluno e o que facilita ou dificulta a adoção de práticas de avaliação formativa?" Os principais teóricos estudados foram Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Eles discutem os problemas do ensino brasileiro e criticam a avaliação tradicional, que não atende mais às demandas sociais, escolares e às necessidades dos alunos em constante transformação. A metodologia usada foi pesquisa investigativa de caráter indutivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar dados. Os participantes da pesquisa foram três professores atuantes de escolas particulares e uma pública, acima do 4º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as práticas avaliativas no contexto educacional não passam por transformações significativas, especialmente quando se discute abordagens diferenciadas como é o caso da avaliação formativa. Essa estagnação é atribuída à influência do sistema de ensino e da sociedade focada no resultado, que alguns chamam de neoliberal. - TCCUm estudo sobre as práticas avaliativas na perspectiva docenteBalbino , Gabriela Arroyo (2023-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O modelo de ensino tradicional não acompanha as transformações sociais e educacionais. A escola permanece enrijecida em seus métodos, sem diálogo para repensar suas práticas e metodologias de ensino. As práticas avaliativas deveriam ser consideradas dentro de uma visão menos determinista e focadas no processo de aprendizagem no lugar das notas. A pergunta de pesquisa foi: "O que os professores do Ensino Fundamental - séries iniciais e séries finais (acima do 4º ano), de escolas particulares e públicas, pensam sobre as práticas avaliativas para acompanhar a aprendizagem do aluno e o que facilita ou dificulta a adoção de práticas de avaliação formativa?" Os principais teóricos estudados foram Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Eles discutem os problemas do ensino brasileiro e criticam a avaliação tradicional, que não atende mais às demandas sociais, escolares e às necessidades dos alunos em constante transformação. A metodologia usada foi pesquisa investigativa de caráter indutivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar dados. Os participantes da pesquisa foram três professores atuantes de escolas particulares e uma pública, acima do 4º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as práticas avaliativas no contexto educacional não passam por transformações significativas, especialmente quando se discute abordagens diferenciadas como é o caso da avaliação formativa. Essa estagnação é atribuída à influência do sistema de ensino e da sociedade focada no resultado, que alguns chamam de neoliberal.