Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLima , Maria Janaina Freire de (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade. - TCCA importância da educação socioemocional para o desenvolvimento infantilDiaferia, Dora Silvia Vassilieff (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Compreendendo a crescente preocupação com a saúde mental e as questões de cunho emocional de crianças e jovens nas instituições educacionais, o trabalho tem como objetivo conhecer e estabelecer relações entre as emoções e o processo de aprendizagem. Por meio da revisão bibliográfica das obras de Daniel Goleman e outros autores, foi possível identificar as possíveis contribuições da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem, bem como a forma de trabalhar com elas em sala de aula. Ainda, busca avaliar se o modelo de ensino vigente é o mais adequado para os dias atuais, compreendendo que tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo e acadêmico, negligenciando as demais áreas de desenvolvimento, tais como emocional, social e física. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira, Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira , Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCA importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetizaçãoJesus , Vanessa Martins de (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo aborda a importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetização, tendo em vista o problema dos baixos índices de alfabetização alcançados no Brasil, que ocupa os últimos lugares em provas internacionais de alfabetização. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a música contribui de forma significativa no processo de alfabetização, promove o desenvolvimento da consciência fonológica, despertando na criança a possibilidade de segmentação sonora ao se trabalhar com cantigas de roda, levando-a a identificar pedaços de palavras que correspondem a rima. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importancia das praticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos inciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliografiaCaffaro, Bárbara; Villamaior, Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil - TCCA importância das práticas psicomotoras para o desenvolvimento infantil em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográficaCaffaro, Bárbara; Vllamaior , Tamara Almeida (2022-06-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo traz uma revisão bibliográfica focada na psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Tem o objetivo de reunir evidências na literatura que comprovam a eficácia da aplicação de atividades psicomotoras no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais que promovem o ganho de conhecimento corporal, relacional e cognitivo. O método utilizado foi uma revisão sistemática de literatura realizada com base nas dissertações encontradas da plataforma BDTD que tratam do assunto. A partir das teses encontradas, conclui-se que conheceu-se os benefícios da psicomotricidade e evidenciou-se que o uso de práticas psicomotoras auxiliam no desenvolvimento infantil. - TCCA importância de jogos e brincadeiras na Educação InfantilKinjo, Daihane Lima Figueiredo (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo tem como objetivo destacar e enfatizar a importância das brincadeiras na Educação Infantil. Sabemos que o brincar é uma ação natural da criança a qual ela exerce sem qualquer intervenção pedagógica. Por isso por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades sociais, cognitivas, afetivas, motora, autonomia e sua identidade. Aborda-se também a importância e o potencial que os museus possuem no desenvolvimento dos momentos lúdicos de aprendizagem para as crianças. - TCCA importância do estímulo das funções executivas na Educação InfantilBertho , Ana Paula leite Martins; Leandro , Ayla Cazak (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As funções executivas são um conjunto de processos ou habilidades cognitivas que servem para controlar ações, emoções, pensamentos e comportamentos de forma consciente. Dessa forma, podemos dizer que o professor exerce uma função importante no desenvolvimento de seus alunos, devendo ter especial atenção aos sinais e comportamentos das crianças, buscando promover um ambiente adequado para aprendizagem e desenvolvimento, além de situações que contribuam no progresso das funções executivas. Assim, o objetivo desse trabalho foi de compreender a importância e o papel do estímulo das funções executivas dos alunos na educação infantil. Além disso, o professor pode contribuir através do estímulo das FE, bem como criar estratégias para que estas sejam treinadas em sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, evidenciando que pouco se discute sobre as FE de alunos na Educação Infantil. Cada criança é um indivíduo único e por isso são necessárias diferentes formas de ensinar, ou seja, é preciso capacitar os docentes para que possam acolher as necessidades cognitivas próprias de cada aluno. Para contribuir nesse aspecto, é preciso ter um olhar pedagógico com viés na Neurociência, a fim de entender como acontece esse processo de aprendizagem, já que fatores como emoções, comportamentos, linguagem, memória, entre outros, afetam diretamente o desenvolvimento de aprendizagem e são temas abordados pela Neurociência. Sendo assim, podese dizer que quanto mais conhecimento os docentes tiverem sobre os processos de aprendizagem do ponto de vista neurocientífico, melhor será a aplicação de meios e estratégias assertivas para a aprendizagem individualizada dos alunos. Os autores utilizados como referência para esse trabalho foram Diamond (2007, 2013); Dias (2010); Mazzo (2021); Menezes (2010); Seabra (2013), assim como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Apesar da grande importância das funções executivas no aprendizado e no desenvolvimento infantil a temática ainda é pouco explorada no âmbito acadêmico, tendo a necessidade de mais estudos a respeito, principalmente no diz respeito à educação infantil e o papel do professor em relação a essas funções executivas - TCCA importância do laboratório de ensino de Matemática na Educação BásicaMáximo , Vitor Rafael Cavalcanti (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia investigou a importância do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) como um apoio aos docentes na realização de suas aulas com materiais construídos por professores e alunos no laboratório. Essa investigação teve um cunho de pesquisa qualitativa; quanto a utilização de um dos referenciais teóricos, usou-se para sustentação dos conceitos apresentados, destacando-se principalmente em pesquisa qualitativa “Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativa” Menga Ludke e Marli André e outros teóricos que sustentarão também os conceitos de Laboratório de Matemática, como o Professor Dr. Sérgio Lorenzado no livro O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores; Educação Infantil e percepção Matemática; Para Aprender Matemática; e outros autores que darão sustentação aos conceitos de Educação Básica. O trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução, na qual apresenta o conceito de LEM, referencial específico, justificativa do trabalho, objetivos e a metodologia utilizada. Com com apresentação ainda de mais dois capítulos, sendo que o segundo capítulo relata a formação de professores da Educação Básica com ênfase na Educação Infantil e o terceiro capítulo apresenta um Laboratório de Ensino de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior como apoio ao Ensino Básico, de modo a responder ao problema de pesquisa elaborado temos os resultados e a conclusão da investigação deste projeto. - TCCA menina Geane: entre memórias e pedagogias brincantesRamires , Geane Barreto (2024-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho tem como objetivo de resgate que trago em memória a minha infância mostrando a importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento e aprendizagem a partir da construção dos meus dos próprios brinquedos, de quando era criança, criando esculturas barro de bonecos e animais, bonecas de pano, bonecas de espigas de milho. Quando criava meus próprios brinquedos, era o mesmo que brincar duas vezes, e como futura pedagoga, vejo que a criança ao brincar ela está interagindo com o mundo e o meio social, compartilhando suas experiências, afetividades, e emoções, se tornando significativo para elas. A brincadeira é uma forma pela qual a criança torna-se criativa e explora seus sentimentos, como também se desenvolve e cria autonomia. Sendo assim os jogos também proporciona atividades físicas e uso da imaginação com as atividades lúdicas, que explora e percebe o mundo, e desenvolve muito das suas capacidades físicas, motoras e cognitivas. - TCCA menina Geane: entre memórias e pedagogias brincantesRamires , Geane Barreto (2023-06-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho tem como objetivo de resgate que trago em memória a minha infância mostrando a importância dos jogos e brincadeiras para desenvolvimento e aprendizagem a partir da construção dos meus dos próprios brinquedos, de quando era criança, criando esculturas barro de bonecos e animais, bonecas de pano, bonecas de espigas de milho. Quando criava meus próprios brinquedos, era o mesmo que brincar duas vezes, e como futura pedagoga, vejo que a criança ao brincar ela está interagindo com o mundo e o meio social, compartilhando suas experiências, afetividades, e emoções, se tornando significativo para elas. A brincadeira é uma forma pela qual a criança torna-se criativa e explora seus sentimentos, como também se desenvolve e cria autonomia. Sendo assim os jogos também proporciona atividades físicas e uso da imaginação com as atividades lúdicas, que explora e percebe o mundo, e desenvolve muito das suas capacidades físicas, motoras e cognitivas. - TCCA potência das metodologias ativas no processo de aprendizagem de crianças com AutismoMiranda , Alexandra Pimentel Martins; Pydd, Gabriela de Souza; Bitencourt, Renata Santos (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo investigar se as metodologias ativas têm de fato como permitir ao aluno dos anos iniciais (educação infantil e fundamental I) que as suas habilidades e competências sejam desenvolvidas integralmente já que estudos mostram que crianças com TEA aprendem de forma mais efetiva quando a metodologia de ensino reforça seus gostos e habilidades, despertando interesse e desenvolvimento sua independência e protagonismo. Ele destaca a importância das metodologias ativas no contexto do autismo, enfatizando seu papel como ferramentas essenciais para aprimorar as habilidades únicas de cada aluno. Ele explora a jornada desafiadora de educar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando que superar desafios relacionados a esse transtorno é tão significativo quanto transmitir conhecimentos específicos de disciplinas. As metodologias ativas podem trazer benefícios ao aluno com TEA, pois permite que o processo de aprendizado seja mais envolvente e se adapte às necessidades de cada aluno, além de desenvolver a sua autonomia. O comprometimento contínuo dos educadores, aliado à colaboração com profissionais e à compreensão profunda das necessidades individuais, é essencial para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e transformador. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva. - TCCA potência das metodologias ativas no processo de aprendizagem de crianças com autismoMiranda , Alexandra Pimentel Martins; Pydd, Gabriela de Souza; Bitencourt , Renata Santos (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo investigar se as metodologias ativas têm de fato como permitir ao aluno dos anos iniciais (educação infantil e fundamental I) que as suas habilidades e competências sejam desenvolvidas integralmente já que estudos mostram que crianças com TEA aprendem de forma mais efetiva quando a metodologia de ensino reforça seus gostos e habilidades, despertando interesse e desenvolvimento sua independência e protagonismo. Ele destaca a importância das metodologias ativas no contexto do autismo, enfatizando seu papel como ferramentas essenciais para aprimorar as habilidades únicas de cada aluno. Ele explora a jornada desafiadora de educar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando que superar desafios relacionados a esse transtorno é tão significativo quanto transmitir conhecimentos específicos de disciplinas. As metodologias ativas podem trazer benefícios ao aluno com TEA, pois permite que o processo de aprendizado seja mais envolvente e se adapte às necessidades de cada aluno, além de desenvolver a sua autonomia. O comprometimento contínuo dos educadores, aliado à colaboração com profissionais e à compreensão profunda das necessidades individuais, é essencial para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e transformador. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva. - TCCAdaptação curricular para alunos com TEA: inclusão e equidadeCharbel , Marcela Ferraracio (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo tem como objetivo discutir a importância da adaptação curricular para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional, destacando os princípios de inclusão e equidade. A inclusão de alunos com TEA nas escolas regulares tem se tornado uma pauta relevante na área educacional, e a adaptação curricular desempenha um papel fundamental nesse processo. Ainda que seja um desafio, a inclusão é uma necessidade; garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação de qualidade que respeite suas características individuais é fundamental para promover a equidade educacional. Nesse contexto, a adaptação curricular emerge como uma estratégia essencial para atender às necessidades específicas desses estudantes, permitindo a sua inclusão efetiva no ambiente escolar. - TCCAfetividade na formação dos professores: uma breve análise dos 5 melhores cursos de Pedagogia do Estado de São PauloMoreschi , Fernanda (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Na rotina escolar acontecem diversas situações desafiadoras como às relacionadas às indagações levantadas pelos alunos e seus diversos comportamentos, a curiosidade, o questionamento e principalmente a inquietação. Esses aspectos são impulsionadores de reações mais rígidas e distantes dos docentes em relação aos alunos, resultando em um ambiente desgastante baseado em ameaças e barganhas para conseguir o tão esperado silêncio, atenção e comprometimento dos alunos. As observações do cotidiano nas escolas frequentadas e, considerando a discussão em torno do clima afetivo na sala de aula, nota-se diversas vezes em que as(os) professoras(es), frequentemente levam o comportamento da criança para esferas pessoais que consequentemente afetam o exercício de sua profissão. As prováveis dificuldades encontradas pelo docente na sala de aula podem ser decorrentes de lacunas em sua formação, as quais envolvem aspectos comportamentais presentes no cotidiano escolar. Desta forma, levanta-se a seguinte questão: será que os cursos de professores que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, no âmbito do estado de São Paulo, são contemplados com o tema da Afetividade? Se sim, como tal tema é abordado pelas disciplinas? Assim, a presente pesquisa qualitativa bibliográfica, de caráter exploratório, teve como objetivo geral identificar a existência do tema afetividade nas matrizes curriculares dos melhores cursos de Pedagogia avaliados pelo “Guia da Faculdade” do Jornal Estadão (Estado de São Paulo) da edição do presente ano de 2023 no Estado de São Paulo e analisar de que forma tal tema é abordado, para tanto foram consultados as matrizes curriculares, as ementas, os conteúdos programáticos, as referências bibliográficas dos componentes curriculares disponíveis na web dos referidos cursos. Foram identificados, por meio da consulta, cinco principais temas abordados nos cursos de Pedagogia para tratar de componentes afetivos: Didática, Desenvolvimento Humano, Metodologias Inovadoras, Tecnologia e Contemporaneidade e Psicologia da Educação. Tais temas que aparecem em apenas em cerca de 13,33% nos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo consultados. Portanto, ao final da pesquisa foi levantado questões sobre a formação inicial os futuros professores estão tendo a respeito da relação de aluno e professor? Dos mecanismos afetivos como ferramenta docente? Os futuros profissionais da Educação estão a par dos desafios do dia a dia da sala de aula?
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »