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- DissertaçãoServiço de integração entre alunos de graduação e empresas para o estágio profissionalBassi, Nilton Galli (9-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This report presents the work done to seize an opportunity by a private university in the city of São Paulo to help students find professional internship within their expectations and companies to find students within the profile of their needs. In this sense, the project of a service focused on the integration of these needs was elaborated, with the intention of creating value for the students, companies and the university. Its implementation has already begun, with the definition and acquisition of essential resources. Project development phases are detailed, from initial understandings of demand, followed by diagnosis to evidence of opportunity, strategy design, expected outcomes, available resources, capabilities and processes, including the digital platform, the change intervention process and what has already been achieved. In the elaboration of the proposal, an innovation was adopted in relation to the competitors, with the conception of the integration of interests among the stakeholders, so that their needs are effectively met, with the permanent exchange of information between them. The complexity faced at work is due to the fact that there are processes, structures and human behavior, already consolidated in the internal environment, resistant to changes with the new service, despite the concrete gains to the university. Notwithstanding being in the initial phase of implementation, the project has already impacted with significant changes, promoting process changes, people movement and the acceptance by the Rectorate and the Maintainer's direction the professional internship can be a productive new business and enhance the university's image in the Market. - DissertaçãoMarketing de serviços na assistência médica: fatores que podem determinar a qualidadeMaluf, Mário Afonso Filho e (1999-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho objetiva fazer uma análise do contexto atual da vida sócio-profissional do médico, enfocando fatores que são importantes na definição da autonomia médica, da qualidade social e psicofísica no seu trabalho e na sua relação com o paciente e a instituição em que trabalha. Construiu-se um paralelo entre esses fatores e suas relações com a qualidade no marketing de serviços em assistência médica. Os dados para análise foram buscados na literatura, em trabalhos e propostas de origem nacional e estrangeira, oferecendo um suporte. A pesquisa de campo foi feita com os três grupos envolvidos na assistência médica: os médicos, os pacientes e os administradores dos serviços de assistência médica das regiões Sul e Oeste da cidade de São Paulo. Foram abordados aspectos que podem determinar a qualidade nos serviços de assistência médica: a carga horária semanal do médico, os plantões, o trabalho após os plantões, o número de pacientes atendidos, os locais de trabalho, a relação com a solicitação de exames, os anos de formação, os vínculos de trabalho durante a vida profissional, o significado do consultório/clínica, a relação dos honorários com os planos e seguros-saúde, a relação dos pacientes com a solicitação de exames médicos, a motivação para o trabalho, a renda mensal. O capítulo I inicia com a apresentação, os objetivos, a justificativa, a escolha do tema, a natureza do problema; no capítulo II, a tônica é a metodologia, o tema, a problemática, as variáveis e a hipótese; o capítulo III é estruturado com o suporte científico das literaturas e publicações; o capítulo IV trata dos resultados e da análise da pesquisa; e, finalmente, no capítulo V, foram expostas as conclusões, as limitações e as recomendações para trabalhos futuros. Os desafios de uma gestão administrativa que vise a melhoria da autonomia profissional do médico e de suas condições de trabalho têm reflexo direto nos recursos humanos com que ele lida. Pode-se verificar, pelos estudos realizados, que esses fatores podem influir e determinar a qualidade na relação médico-paciente e, consequentemente, na assistência médica. Portanto, são capazes também de definir qualitativamente um dos elementos do marketing: o produto. Considerando-se que a assistência médica consubstancia-se dentro da relação médico-paciente, que é a essência da Medicina, o aprimoramento dessa relação deve traduzir-se no aperfeiçoamento da ética médica e do marketing de serviços, tendo em vista o seu cliente principal e consumidor: o paciente. A introdução de novas ferramentas, conceitos e técnicas administrativas, contribuindo para uma melhor assistência médica, com enfoque na qualidade do marketing de serviços, é outra forma de aperfeiçoamento dos serviços na assistência médica. - DissertaçãoValores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setorLouback, Jones Carlos (2006-03-07)
Administração
Os valores humanos atuam como guias orientando a vida e cotidiano de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: auto- transcendência versus autopromoção e abertura à mudança versus conservação. A primeira referindo-se respectivamente a orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que os valores orientam as ações é possível esperar que a eles sejam subjacentes racionalidades: à primeira dimensão, racionalidade substantiva a valores de autotranscendência e racionalidade instrumental a autopromoção; e à segunda ambas racionalidades, independentemente do pólo. As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação. - DissertaçãoEstudo sobre os níveis de disclosure adotados pelas empresas brasileiras e custo de capitalGomes, Elizabeth Alves (2006-03-08)
Administração
O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo principal estudar a associação existente entre disclosure e custo de capital próprio das empresas brasileiras. Para atingir o objetivo principal foram traçados três objetivos específicos: avaliar uma metodologia disponível para testar a associação entre disclosure e custo de capital, analisar quais modelos de custo de capital poderiam ser adotados para utilização no mercado brasileiro e examinar os efeitos da quantidade e da qualidade da informação apresentada pelas empresas brasileiras no relatório anual publicado para os acionistas. A metodologia estabelecida para testar a associação entre disclosure e custo de capital foi o Método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Como variável dependente foi adotado o custo de capital e como variáveis explicativas foram analisados três índices de disclosure e 9 variáveis indicativas de tamanho, risco e variação nos resultados. Foram adotados três modelos para cálculo do custo de capital: o Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM), o de Dividendos Descontados (MDD) e o de Ohlson e Juettner. Os testes foram efetuados com duas amostras não probabilísticas com empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. A primeira amostra contou com 131 empresas de diversos segmentos e a segunda com as empresas que apresentaram relatório para concorrer às premiações do 6º. Prêmio ABRASCA do ano de 2003. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o modelo escolhido para cálculo do custo de capital interfere nos resultados obtidos nos testes empíricos, e que a variável disclosure pode se apresentar significativa em um modelo e não significativa em outro. Esses resultados estão em concordância com os dados obtidos por Botosan (1997). Dois dos índices de disclosure, o IDISCABR, índice de pontuação da premiação ABRASCA, e o INNM, índice representativo das empresas que aderiram a níveis diferenciados de Governança Corporativa do Novo Mercado, mostraram-se significativos a 5%, evidenciando que as empresas da amostra ABRASCA se beneficiaram de custos menores pela adoção de níveis diferenciados de disclosure. Os testes com a amostra Geral de 131 empresas permitiram obter evidência de que os testes entre disclosure e custo de capital são sensíveis à heterogeneidade da amostra, conforme esclareceu Botosan (1997) em seu trabalho pioneiro. As principais contribuições deste estudo referem-se aos cuidados que o pesquisador deve observar para escolher o modelo para cálculo do custo de capital, a possibilidade de se estabelecerem diferentes índices de disclosure para testar empiricamente custo de capital e disclosure no mercado brasileiro, e a evidência de que uma amostra de 37 empresas participantes do prêmio ABRASCA obtiveram redução em seus custos de capital pela adoção de políticas mais transparentes. Este resultado, apesar de obtido para uma pequena amostra, serve de incentivo para a tomada de decisão de outras empresas brasileiras e para que novas pesquisas sejam elaboradas com relação ao tema. - DissertaçãoProdução enxuta e criação de valor: uma análise para o setor de máquinas e implementos agrícolas no BrasilShimizu, Ullisses Kazumi (2006-03-09)
Administração
The purpose of this work was to study value creation at companies from the Brazilian sector of agricultural machinery and implements, which strategically opted to implement the Lean Manufacturing program. Lean Manufacturing was related to the firm s Resource Based View RBV, as lean production can be understood as a non-imitable internal resource, and in accordance with this view, is just as important as external market factors in obtaining a sustainable competitive advantage, as it creates a barrier to imitation by competitors (LEWIS, 2000). The variables defined and studied herein were based on the research of Soriano-Meier and Forrester (2002), where nine independent variables were defined to measure the degree of adoption of the program, which was summarized in a dependent variable designated degree of Leanness. Another benchmark was also developed to identify the degree of commitment to the program. After obtaining these two variables, the authors verified their relationship with performance, which was measured through the ratios of sales by employee and asset turnover, calculated with a basis on secondary data. Thirty-two firms from the aforementioned sector took part in the survey. Two questionnaires were applied by firm, the first intended for the CEO and the second for the operations manager (COO). The study proposed three theoretical situations :H1: firms with a high degree of managerial commitment to the program (measured by Com-to-JIT and Com-to-TQM) simultaneously maintain this commitment with investments to support the manufacturing infrastructure, measured by quality leadership (QLEAD), problem solving groups (GROUP), training (TRAIN) and empowerment (WEMP).H2: firms that adopted the lean principles (measured by degree of adoption - DOA) have made changes in the direction of these principles (measured by elimination of waste EW , continuous improvement CI , zero defects ZD , JIT deliveries JIT , pull of materials PULL , multifunctional teams MFT , decentralization DEC , integration of functions IF and vertical information system VIS ).H3: firms that have made continuous investments in manufacturing infrastructure in the direction of lean principles (measured by degree of Leanness DOL and degree of adoption DOC ) have better performances (measured by PERF). A correlation and multiple regression analysis was applied to test H1. Based on the statistical analyses performed, it was observed that there is support to accept H1. For H2, it was verified that the degree of adoption relationship of the model (measured by DOA) appeared significant when compared with the elimination of waste (measured by EW) and continuous improvement (measured by CI) variables. The relationship with the other variables did not prove statistically significant, for which reason it was not possible to accept this hypothesis for the Brazilian sector of agricultural machinery and implements. Correlation and multiple regression, cluster and one-way ANOVA analyses followed by Tukey s HSD test were applied to test H3. With a basis on the data and on the proposed analyses, it was observed that the data corroborates to validate H3. - DissertaçãoConstrução de um índice de cointegração e utilização do modelo de regimes Markovianos de conversão para a identificação de risco e retorno: evidência a partir de ações na Bolsa de Valores de São PauloAlmeida, Patrícia Marília Ricomini e (2006-03-09)
Administração
Um dos mais populares assuntos em finanças trata da pesquisa e estudo do processo de geração de retornos de títulos, tendo sua origem com a publicação da tese de Bachelier, em 1900. Em 1978, Jensen afirmou que, qualquer estratégia de negócio, que produza de forma consistente ganho econômico, já descontado o risco, por um período suficientemente longo, considerando os custos de transação, constitui-se em uma evidência contra eficiência de mercado. A eficiência de mercado, portanto, pode ser traduzida para a hipótese de que o valor esperado do excesso da taxa de retorno é, na média, igual a zero, quando se leva em consideração uma medida de probabilidade que desconta o prêmio pelo risco, dado um conjunto de informações (históricas, públicas ou privadas). Todavia, ocorre que as evidências empíricas, principalmente a partir da década de sessenta, têm constatado uma série de fatos, que deram origem a uma vasta literatura em finanças: conglomerados de volatilidade, não normalidade dos retornos, assimetria negativa, excesso de curtose, volatilidade estocástica, auto- regressividade dos retornos e da volatilidade, anomalias de mercado relacionadas com a sazonalidade ou com o funcionamento dos mercados, anomalias de mercado relacionadas ao tamanho da empresa e a sua estrutura de capital, processo de reversão para o retorno médio e valores extremos. Em função dessas constatações, surgiram teorias, especialmente de natureza econômica, sobre a característica não linear dos dados, tais como: modismos, manias e pânicos e bolhas especulativas racionais. Um dos objetivos do presente estudo consiste em elaborar uma estratégia ativa baseada na construção de um Índice de Cointegração, considerando-se os diferentes níveis de riscos e de regimes auto regressivo. A identificação desses regimes no processo de geração de retornos no mercado brasileiro de ações na BOVESPA, para o período pós Plano Real (janeiro de 1995 a setembro de 2004) será elaborado através do Modelo de Regimes de Conversão de Markov. A utilização desse modelo de regimes permite identificar a estrutura não linear dos dados seja em relação à média condicional, seja em relação à variância condicional. Como resultado, a dinâmica do processo de geração poderá ser função de ciclos de crescimento persistente ( bull markets ) e de não crescimento ( bear markets ). - DissertaçãoValores organizacionais à luz da teoria dos valores pessoais e culturaisSoares, Maria Esther Fernandes (2006-03-09)
Administração
O estudo dos valores organizacionais tem sido abordado tanto sob a perspectiva das teorias de valores pessoais, quanto de valores culturais, sugerindo a possibilidade de que os valores organizacionais sejam formados com a contribuição de ambos. Esta pesquisa teve por objetivo analisar as relações entre valores organizacionais com base nos valores pessoais e com base nos valores culturais, visando contribuir com a geração de conhecimento sobre os valores compartilhados pelos indivíduos dentro das organizações e que direcionam o atingimento de metas. A pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória, empregando método quantitativo, utilizando dois instrumentos de coleta de dados: o Inventário de Valores Organizacionais (IVO) e o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO). Esses questionários foram aplicados a uma amostra de 324 respondentes de uma empresa pública e 256 de uma empresa estatal. Os dados foram tratados com técnicas estatísticas e os resultados obtidos sinalizaram que para o estudo dos valores organizacionais, as duas abordagens valores pessoais e valores culturais são complementares entre si, dando origem a novos fatores e possibilitando um estudo mais abrangente dos valores organizacionais. - DissertaçãoA influência do planejamento colaborativo no desempenho de empresas do setor de alimentosAlmeida Filho, Marco Antonio de (2006-03-09)
Administração
O presente trabalho tratou da influência do planejamento colaborativo sobre o desempenho das empresas do setor de alimentos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa envolvendo duas etapas. A primeira etapa foi constituída de uma pesquisa de natureza exploratória, em uma amostra composta de sete empresas, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade e tratados pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a presença dos componentes tradicionais das estratégias de marketing "4 Ps" e das variáveis relacionados ao Resource Based View (RBV) como fontes de vantagens competitivas. De posse desses resultados, acrescidos das variáveis oriundas do modelo do Voluntary Interindustry Commerce Standards (VICS), partiu-se para uma segunda etapa de pesquisa, de natureza descritiva. Utilizou-se, para tanto, uma amostra de 31 empresas, escolhida por conveniência. Os dados foram coletados por meio de questionário, semiestruturado, constituído de questões abertas e fechadas, tendo como base os componentes ou variáveis, identificados na primeira etapa, como sendo aqueles que os clientes mais valorizavam. Os componentes, desmembrados em atributos, foram tratados pelos métodos estatísticos, conforme segue: estatística descritiva, análise discriminante e Chi-Quadrado (χ2). Os resultados evidenciaram que na aplicação da: a) estatística descritiva, houve tendência positiva para se inferir que o planejamento colaborativo influenciou o desempenho das empresas pesquisadas; b) análise discriminante, houve possibilidade de identificar dois grupos distintos, e; c) Chi-Quadrado (χ2), não foi possível detectar nenhuma relação causal entre planejamento colaborativo e as demais variáveis de resultados. Embora o teste Chi-Quadrado (χ2) não tenha mostrado evidências robustas quanto à influência do planejamento colaborativo nas empresas pesquisadas, a análise discriminante indicou que a relação entre planejamento colaborativo e desempenho existe, apesar da limitação do tamanho da amostra pesquisada, confirmando a hipótese proposta. Por fim, sugere-se, para prosseguimento da pesquisa, a ampliação da amostra das empresas em grupos (indústria/atacado/varejo) de forma a possibilitar a análise por atividade e ampliar a amostra de empresas que não sejam do setor de alimentos, a fim de possibilitar comparações. - DissertaçãoA carreira do trader: um estudo exploratórioGrostein, Francisca Gallon (2006-03-13)
Administração
A exploração do mercado internacional tem se tornado cada vez mais intensa na realidade dos países, de modo geral, e na realidade brasileira, em particular. As empresas necessitam ampliar e diversificar seu mercado consumidor com vistas a diluir riscos políticos e econômicos que, nos últimos anos, vêm assolando diversos países, inclusive o Brasil. No entanto, iniciar ou aumentar a sua atuação no mercado externo não é tarefa fácil para a empresa. Exige, entre outros requisitos, recursos humanos em condições de enfrentar desafios, superando-os com sucesso. Mesmo com as mudanças nas relações de trabalho ocorridas desde a última década, há pessoas que encontram no trabalho fonte de prazer, orgulho, reconhecimento social e identidade. É exatamente neste contexto que este trabalho estudou a carreira de trader, um dos profissionais que atuam no universo do comércio internacional tendo como objetivo compreender a origem, a evolução, os ganhos e perdas em termos pessoais e as perspectivas futuras desta carreira. Em termos metodológicos, este estudo se apoiou no método qualitativo de pesquisa científica envolvendo traders brasileiros que atuam ou atuaram em diversas empresas exportadoras, no Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade obedecendo a um roteiro semi-estruturado que buscou explorar a trajetória da carreira desses traders. Os dados assim obtidos foram tratados seguindo-se a metodologia da Análise de Narrativa. Como resultados principais, detectou-se que o indivíduo que opta por esta carreira obtém ganhos pessoais que, talvez, nenhuma outra carreira proporcione. Por outro lado, ele se defronta não só com desafios profissionais como também, com inúmeros desafios de ordem pessoal com os quais ele tem que conviver e administrar. - DissertaçãoFatores de influência para adoção da inovação em gestão de projetos: uma aplicação em tecnologia da informaçãoSantos, Carlos Roberto dos (2006-03-13)
Administração
A adoção de inovação nas organizações ocorre freqüentemente em duas etapas: em um primeiro momento existe uma decisão da organização em adotar a inovação, o que é denominada adoção primária; é seguida por uma real implementação, a qual inclui a adoção individual pelos usuários, e que corresponde à adoção secundária (LEONARD BARTON; DESCHAMPS, 1988; GALLIVAN, 2001). O presente estudo explora a aplicação de modelos tradicionais de adoção e difusão de inovação para identificar os fatores que influenciam a adoção secundária da Metodologia de Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação, nas organizações. Além deste objetivo principal, a pesquisa busca identificar se estes fatores se comportam de maneira diferente para os usuários - que possuem experiência na sua utilização e encontram-se em um dos estágios de assimilação (COOPER e ZMUD, 1990) e os potenciais adotantes. O modelo de estudo, baseado na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991), na Teoria da Difusão de Inovação (ROGERS, 1995) e no modelo de Adoção Secundária da Inovação (GALLIVAN, 2001), incorpora e adapta construtos relativos à Atitude, Norma Subjetiva e Controle Percebido. Os dados da pesquisa foram obtidos junto a uma amostra de gestores de projetos em Tecnologia da Informação, sendo utilizada a modelagem de equações estruturais para verificar a inter-relação entre os construtos. Os resultados da pesquisa revelaram que a Atitude, Norma Subjetiva Administração e Norma Subjetiva Equipe influem significativamente, para usuários e potenciais adotantes. Quanto às dimensões de controle, somente o construto Facilidades da Organização apresentou significância para o grupo de potenciais adotantes. A pesquisa confirmou ainda, a existência de diferenças nos fatores que influenciam a adoção da Metodologia de Gestão de Projetos para usuários e potenciais adotantes. A Atitude e a Norma Subjetiva Administração são fatores mais intensos para os usuários, enquanto a Norma Subjetiva Equipe, Facilidades do Indivíduo e Facilidades da Organização são mais significativas para os potenciais adotantes. As implicações do estudo são discutidas e sugestões para futuras pesquisas são apresentadas. - DissertaçãoDinâmica organizacional, teoria dos recursos da firma e inovação: um estudo de caso dos processos de aprendizagem em uma empresa inovadoraModa, Luciane de Campo (2006-03-14)
Administração
Authors such as BARNEY (1991, 2001), HAMEL and PRAHALAD (1995) argue that the Resources of the Firm can be an important source of competitive advantage. Despite the fact that these sources are represented by several resources (a strategy, a product, a competitive differential), several studies say that the capacity of the Firm in promoting organizational learning, are fundamental to obtain sustained competitive advantage. The theories show that organizational core competencies, source of innovation, need to be mapped and improved continuously, in an organizational learning process. Therefore, a People Management Model that promotes double looping learning and innovation will be a source of sustainable competitive advantage. This study intends to investigate how the trinomial: Innovation, Organizational Learning and People Management Model, happen in a company that identifies itself as an innovative company. - DissertaçãoA influência da percepção de segurança da Internet sobre a intenção de compra de usuários habituaisMelo, Rogério Alves de (2006-03-14)
Administração
O presente trabalho trata da influência da percepção de segurança da internet sobre a intenção de compra de usuários habituais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado, de uma amostra composta de 154 estudantes de um curso universitário de Ciências da Computação . Os dados foram tratados pela estatística: a) descritiva, utilizando-se da média simples e das freqüências de respostas e; b) inferencial, por meio das técnicas da regressão linear múltipla e logística e dos testes t e do x2 (Qui-Quadrado). Os resultados evidenciaram que: a) mulheres e usuários que não trabalham são mais inseguros na internet, b) usuários com maior renda familiar e com maior tempo de utilização da internet (em anos) são mais seguros; c) quanto maior a percepção de segurança, maior a intenção de comprar pela Internet; d) usuários que já compraram pela internet sentem-se mais seguros do que os que nunca compraram; e e) entre os usuários com o mesmo grau de percepção de segurança, os usuários que já compraram têm menor intenção de compra. Com isso, as principais conclusões foram que: a) à medida que aumenta a percepção de segurança, aumenta intenção de compra pela internet e b) os usuários que já compraram são mais influenciados pela percepção de segurança do que os que nunca compraram. Diante dessas evidências, as empresas podem direcionar investimentos em publicidade para que seus potenciais clientes percebam a segurança dos seus sistemas de vendas e, principalmente, mantenham ou aumentem esta percepção após a realização da compra. Para prosseguimento deste trabalho, sugere-se: a) replicação da pesquisa com a inclusão de novas variáveis relacionadas à percepção de segurança; b) estudos específicos com mulheres e usuários de internet de baixa renda e c) replicação com população de não universitários com uso intensivo da internet. - DissertaçãoTeoria de liderança do caminho-meta: um estudo em busca de evidências na realidade brasileiraOno, Arnaldo Turuo (2006-03-14)
Administração
House s (1971) Path-Goal Theory of Leadership, in spite of the fact that has being largely diffused mainly in USA; in Brazil, however, there is no organizational leadership researches concerning this theory. From that, a scientific investigation with the objective of testing subjacent hypotheses of House s theory was developed. Firstly, a quantitative research was done, with 226 workers, from a Brazilian auto parts company, the majority acting directly at the assembly line. A self-answered questionnaire was applied, in order to apprehend all variables of House s model. Correlation and hierarchical regression analysis were utilized to treat the data. The results demonstrated that none of the relations showed moderation effects and, only strait relations were observed, for instance, the performance variable and directive leader behavior and achievement oriented leader behavior. Subsequently, in order to deeply understand the gotten results, a qualitative research was developed. The data were obtained through deep interviews with 7 individuals of the same company at different hierarchical levels. Those data were analyzed under the light of thematic categorical content analysis technique. A content analysis was utilized to assess the qualitative data analysis. Cultural traits were identified as for instance, paternalism, spectator posture. From the analysis result of the two researches, could conclude that the Brazilian cultural traits would influence the leadership processes, in a way that leaders wouldn t show contingencial characteristics, differently of House s (1971) affirmation. Inferring, therefore, new researches must be done concerning the Brazilian cultural traits in order to validate Houses s theory in the Brazilian organizations context. - DissertaçãoEstudo empírico sobre metodologias alternativas de aplicação do CAPM no mercado de ações brasileiroMatias Filho, José (2006-04-11)
Administração
Inúmeros estudos têm sido feitos procurando mensurar o componente de risco envolvido no retorno esperado em investimentos de capital, cuja busca já remonta várias décadas e tem tido o envolvimento dos principais autores mundiais em teoria financeira, além de ser atividade obrigatória nas mesas de operações das instituições financeiras e demais participantes do mercado. O objetivo deste trabalho é de contribuir com essa busca, através da avaliação de metodologias alternativas de cálculo do CAPM (Capital Asset Pricing Model) quando submetidas às condições do mercado de ações brasileiro, através da aplicação de quatro metodologias de determinação do índice beta e três metodologias de cálculo do CAPM diferentes, em 8 cenários macro-econômicos distintos. Busca-se dessa forma determinar relações de igualdade entre o conjunto dos diversos retornos esperados obtidos e o efetivo comportamento de retornos dos ativos estudados em períodos diversos de medição. Foi utilizado o método estatístico conhecido como Teste de Hipóteses de Diferença de Médias para comparar as diversas séries de retornos esperados obtidos com os respectivos retornos efetivos, obtendo resultados que sugerem a indicação de algumas metodologias e cenários como ferramentas válidas na predição de retornos futuros de alguns ativos financeiros de nosso mercado. - DissertaçãoA perspectiva processual da gestão do conhecimento na atividade de planejamento de demanda de firmasSantos, André Eduardo Miranda dos (2006-05-31)
Administração
Great attention has been dedicated to knowledge administration thematic in the last years. Articles and books have been published and companies have been increasing the investments in that study field, that presents multidisciplinary relationship with other themes, such as information, human resources administration and organizational behavior systems. Inserted in an environment of competition and competitiveness, great companies coexist with the constant variation of the demand for their products, turning essential the existence of a daily activity foreseeing future situations, in order to maximize the outcome and to provide value to the business. Such an activity is situated in a field of study which goes by the area of marketing and production planning. In this sense, the objective of this study was to list the knowledge management, under a Processual perspective, in the demand planning activity, in an exploratory nature research carried out in five different companies, pertaining companies to five different sectors, characterized as a multi-case case study. The evidences were acquired by means of interviews, observation and document analysis, where content analysis was employed for analyzing and interpreting data. The outcome revealed the presence of elements having explicit, tacit and cultural knowledge in the demand planning activity: information technology tools the and documents, experience of professionals, means for transferring knowledge, collective interaction, social relationships and corporative vision what directs the business. In addition, the creation, transfer, storage and knowledge use processes were also considered as an outcome of the research, standing out the different formal meetings scheduled for knowledge exchange and the "knowledge combination" element, characterized by the interaction among the people during the process of knowledge creation and proposed in the Socialization, Externalization, Combination and Internalization process. - DissertaçãoConflito e interdependência na cadeia de suprimentos de marcas própriasDrügg, Antonio Carlos (2006-05-31)
Administração
The supply chain management involves participants with conflicting objectives. Attrition situations naturally occur and the use of power defines the conformation of the supply chain. Such attritions can, eventually, modify the product offered to the consumer, in the last loop of the chain. On the private label issue the behavioral dimension of the supply chain is even more accentuated because of differentiated retailer-manufacturer relationship. This paper analyzes the development and commercialization of private label products in the context of the supply chain. Using multiple case studies it was found that the private label factor does not contribute to minimizing the conflict, and in the contrary it might become a source of disagreements. - DissertaçãoQualidade da governança corporativa e participação societária dos fundos de pensão nas empresas de capital aberto brasileirasPunsuvo, Fábio Riberi (2006-08-08)
Administração
A Governança Corporativa está normalmente relacionada com os esforços empreendidos pela organização, no sentido de buscar o monitoramento dos potenciais conflitos de interesse entre os acionistas majoritários, minoritários e gestores, através do estabelecimento de regras de condução e comportamento. Este trabalho se insere em um grupo de estudos que pretende revisar a teoria produzida sobre a governança corporativa e como essa teoria é compreendida pelos fundos de pensão brasileiros. O trabalho está organizado em 5 capítulos. O primeiro capítulo é introdutório, revelando em primeiro plano o problema de pesquisa e as justificativas que motivaram o autor no desenvolvimento do tema. No capítulo 2 é apresentado o referencial teórico que é utilizado como base para o desenvolvimento da pesquisa, abrangendo a teoria da agência e os mecanismos disponíveis para a promoção do melhor alinhamento de interesses. Apresenta os incentivos legais e institucionais (auto regulação) para a Governança Corporativa. São identificadas as principais modificações na lei das sociedades anônimas e os impactos na governança corporativa. É avaliado o ambiente regulatório das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão), evidenciando que existe um grande incentivo promovido pela Secretaria de Previdência Complementar para que os fundos de pensão adotem boas práticas de governança corporativa. O capítulo 3 apresenta a metodologia da pesquisa. As variáveis determinantes da governança corporativa, previamente selecionadas com base na pesquisa acadêmica, são relacionadas, fundamentadas e definidas operacionalmente. O capítulo 4 é dedicado a apresentação e interpretação dos resultados da pesquisa. É utilizado um conjunto de 34 regressões para avaliar a influência de diversas variáveis independentes na qualidade da governança corporativa das empresas de capital aberto. Posteriormente um novo conjunto de 18 modelos de regressões são processados, a fim de avaliar a influência das mesmas variáveis independentes na influência da participação acionária dos fundos de pensão. A relação negativa entre a variável que mede a qualidade da governança corporativa e a participação acionária dos fundos de pensão levanta uma questão importante. Uma parte da literatura sobre governança sugere que o ativismo dos fundos de pensão poderia levar as empresas a melhorar seus mecanismos de governança. Entretanto, num mercado em que as participações acionárias são tão concentradas, como no Brasil, parece ser razoável a idéia de que uma governança corporativa de qualidade possa ser substituída por uma maior participação acionária dos fundos de pensão. O excesso de ações ordinárias detidas pelo acionista está inversamente relacionado com a qualidade da governança corporativa. A participação acionária dos fundos de pensão, a adesão aos níveis diferenciados de governança corporativa da BOVESPA e a emissão de ADRs foram as variáveis que diferenciaram a qualidade da governança corporativa das empresas que participaram da pesquisa. A utilização de novos parâmetros de comparação pelos fundos de pensão como o IGC e o ITAG poderão contribuir na difusão da governança corporativa. Para que a governança corporativa seja exercida de forma mais efetiva pelos investidores institucionais, é necessário ocorrer uma mudança no processo de investimento dessas entidades. O referencial teórico revela que a governança corporativa requer o entendimento dos potenciais conflitos que podem ocorrer entre minoritários e majoritários. A delegação da gestão a terceiros requer a inclusão de mecanismos de incentivo. A finalidade é motivar o gestor de recursos a tomar as decisões de investimento que melhor atendam os interesses dos fundos de pensão. A governança corporativa pode auxiliar os investidores institucionais a zelar pelo dever fiduciário de proteger o plano de benefícios e os seus participantes. Espera-se que os resultados apresentados contribuam para um melhor entendimento das políticas de investimentos dos fundos de pensão, bem como dos esforços que as empresas devem empreender para atrair os recursos dos fundos de pensão bem como de outros potenciais investidores institucionais. - DissertaçãoGestão da mudança e eficácia na implementação da inovação de processos: um estudo no segmento de telecomunicaçõesSellmann, Maria Cristina Zampieri (2006-08-09)
Administração
Este estudo trata da relação entre a gestão da mudança e a eficácia na implementação das inovações de processo em um ambiente altamente dinâmico e competitivo - o segmento das Telecomunicações. Como objetivo principal, buscou-se descobrir os aspectos mais relevantes nessa relação. Para tanto, foi selecionado um micro-ambiente indutor de inovações de processo para se poder observar as implicações das práticas da gestão da mudança na eficácia da sua implementação, geradas pela adoção do Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof). Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, com aplicação do método qualitativo, e a utilização de entrevistas em profundidade com as pessoas responsáveis pela implantação desse regime especial e com os seus principais participantes, em três empresas de grande representatividade no segmento Siemens, Motorola e Ericsson Telecomunicações. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo tendo sido obtidas categorias relacionadas à caracterização da mudança e sua gestão, ao tipo e eficácia da implementação das inovações de processo e aos aspectos relevantes da relação de influência entre os dois fenômenos. A análise dos resultados revelou que o planejamento das atividades, o comprometimento, o envolvimento dos participantes e o suporte da alta direção foram os aspectos da gestão da mudança que mais contribuíram para a eficácia da implementação das inovações de processo que foram essencialmente incrementais. Essas foram as descobertas mais relevantes na relação de nfluência. Adicionalmente observou-se que, apesar de não ter sido seguido todo o roteiro das fases do processo de mudança conforme preconizado pela literatura, obteve-se um nível significativo de eficácia. Com isso, se concluiu que as fases do processo de mudança assumem importância distinta quando relacionadas à eficácia em um ambiente como o das telecomunicações. - DissertaçãoAliança estratégica e vantagem competitiva sustentável: um estudo do setor da construção civilCruz, Roosevelt Sanches (2006-08-09)
Administração
Este é um estudo descritivo para verificar se alianças estratégicas geram vantagens competitivas sustentáveis no setor da construção civil, mais especificamente das empresas incorporadoras e construtoras de imóveis residenciais. O estudo contou com o levantamento de referencial teórico sobre as variáveis do tema, e a pesquisa foi desenvolvida em campo pela aplicação de método quantitativo utilizando-se de um questionário para a coleta de dados. A amostra foi escolhida por conveniência constituindo-se de 25 respostas enviadas por executivos de empresas estabelecidas na região metropolitana da cidade de São Paulo SP. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pelo modelo do Teste Exato de Fisher, para verificar os relacionamentos significativos entre as variáveis do problema: vantagens competitivas sustentáveis e alianças estratégicas. Os objetivos da pesquisa, geral, e específicos, foram alcançados constando-se: que as empresas pesquisadas indicam que têm feito alianças estratégicas; que estas alianças estratégicas têm sido formais e com aparente integração de atividades entre os parceiros; que os motivos das empresas pesquisadas para a constituição das alianças estratégicas parecem estar relacionados à obtenção de recursos e capacidades complementares; e que as vantagens competitivas sustentáveis decorrentes das alianças estratégicas feitas pelas empresas pesquisadas devem estar relacionadas principalmente com: estratégias para liderança de custo; para diferenciação de produtos; e no foco em segmentos de mercado e em linhas de produto. A análise estatística indica que pode haver relacionamento significativo entre vantagens competitivas sustentáveis e alianças estratégicas. O estudo apresenta limitações de ordem teórica e metodológica, ressaltando que seus resultados aplicam-se somente às empresas componentes da amostra, não podendo ser generalizados para nenhuma outra empresa. - DissertaçãoAliança como fator de vantagem competitiva sustentável: um estudo exploratório no setor varejista farmacêuticoRibeiro, Bianca Bonassi (2006-08-23)
Administração
The present study is a exploratory research which refers to the possibility of pharmacies and drugstores establish a partnership in order to reach sustainable competitive advantage within the region of Bragança Paulista, São Paulo s countryside. Brazil is the 8th country in the medication market where 80% of the businesses correspond to the medication´ selling, according to the study accomplished by the BNDES Sectorial Management of Commerce and Services. Nowadays, there are about 56.000 pharmacies and drugstores which fit in one of the following structures: a) independents; b) groups; c) co-operatives; and d) franchises. The theoretical reference follows explaining the context, the concept, the development and the sustainable competitive advantage. To this part of the research, the theoretical investigation was based on Ansoff (1977), Porter (1986), Mintzberg (1994), Ohmae (1998), Hill and Jones (1998), Aaker (2001), Barney (2002) and Grant (2002). The theoretical reference also presents the partnership strategy as an alternative to obtain the competitive advantage. To defend this idea the following theorists were consulted: Hill and Jones (1998), Inkpen (2001), Thompson and Strickland (2001) and Barney (2002). The research problem that guided this study was to identify the relation between the strategic partnership and the sustainable competitive advantage in pharmacies and drugstores. A quality fieldwork was conducted with ten pharmacies and drugstores managers in the cities of Bragança Paulista and Atibaia. The main purpose was to verify, through the retailers opinion, if there is a sustainable competitive advantage in forming strategic partnerships. The collected data was interpreted by the contents analysis developed by Bardin (1977). It was verified that the researched pharmacies and drugstores used seven types of strategic partnerships (franchises, co-operatives, exclusive supplier, own covenants, outsourced covenants, partnerships between manipulation pharmacies and drugstores and, at last, partnerships with other pharmacies and drugstores to share the purchase). When comparing the fieldwork collected data to the researched theoretical reference in the present study, it concludes that partnerships promote competitive advantage to the pharmaceutical retail studied.