Engenharia Mecânica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica - TCC – EE Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 73
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise do desempenho de perfis em relação às forças de arrasto e sustentaçãoScalioni, Aleph Bortolosso; Oliveira, Rodrigo Assumpção de; Sobottka, Victor Lima (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho tem como o intuito a análise das forças de sustentação e arrasto, os ângulos de ataques de 3 diferentes geometrias de perfis. Para isso foi utilizado a análise tanto computacional quanto a prática realizada em um túnel de vento. Para o ensaio prático foi realizada a prototipagem de um perfil utilizando a impressão 3D, o protótipo foi ensaiado no túnel de vento utilizando um sistema de aquisição de dados ligado a duas células de carga, que obteve as forças de sustentação e arrasto com as variações de ângulo definidas. Ao comparar com o modelo computacional foi observado que o perfil ensaiado no túnel de vento teve resultado similares ao que foi ensaiado computacionalmente. Deste modo validando a análise computacional, mostrando que os resultados são reais. E a influência que a geometria do perfil tem nas forças para o voo do avião. - TCCPerspectivas para a energia nuclear no BrasilBastos, Marcello Costa; Moraes, Rafael Camargo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O setor elétrico brasileiro é dependente das usinas hidrelétricas, sendo muito influenciado pelo clima. Complementando sua matriz energética, há o uso de usinas termoelétricas a combustíveis fósseis que geram gases do efeito estufa, usinas eólicas e solares que também são dependentes do clima e usinas termonucleares, uma fonte confiável e com baixa emissão de poluentes. O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo e detém a tecnologia para seu enriquecimento com potencial de expandir o setor, mas com pouco uso tendo apenas duas usinas em funcionamento, Angra 1 e Angra 2. Pouco é conhecido e explicado sobre o funcionamento das termonucleares, influenciando a opinião pública ser tão contrária a esse tipo de geração, porém as populações vizinhas a usinas nucleares possuem uma maior aceitação, pois conhecem seu nível de segurança e sabem que sua presença alavanca a economia, gerando uma melhora social na região. Apesar de algumas entidades tentarem mostrar que a presença de reatores nucleares representa uma ameaça iminente, os riscos conhecidos e seus impactos são previstos durante o projeto da usina e monitorados durante sua vida útil e descomissionamento, reduzindo a chance de contaminação e danos ao meio ambiente. Familiarizando o leitor aos processos inerentes à vida útil de uma usina nuclear demonstra-se que há espaço para o crescimento do programa nuclear brasileiro com segurança. - TCCAutomação de um protótipo de elevadorSousa, Arthur Puk G L de; Silva, Bruno Henrique da Costa e; Vicente, Rodrigo Mariano Gonçalves (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo cujo tema fala sobre uma Automação de um Protótipo de Elevador controlado eletronicamente por um Arduino, apresenta a montagem e a programação desenvolvida em C++ para controlar botões de emergência em cada andar do elevador, para pessoas que precisam se locomover o mais rápido possível para determinado andar, tanto em prédios comerciais como residenciais. Se um botão de emergência for pressionado, todos os chamados anteriores do elevador são ignorados e o elevador mais próximo se direciona diretamente para o andar emergencial, com velocidade levemente elevada. - TCCEstudo da utilização do pêndulo duplo para geração de energia: estudo da energia maremotrizSantos, André Martinez Araujo dos; Bonitatibus, Carlos Henrique; Arnoldi, Fabio Khouri (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente estudo tem o objetivo de dissertar de forma clara e sucinta acerca da concepção e aplicação do sistema de energia maremotriz. O estudo tem início com a dissertação acerca da aplicação do conceito de energia, das formas de geração e da importância histórica da energia para a sociedade como um todo. Em seguida, há a explanação acerca das fontes de geração de energia, separadas em renováveis e não renováveis, apontando vantagens e desvantagens de cada uma, introduzindo ao assunto central do estudo, que é a energia maremotriz, trazendo a sua funcionalidade, formas de esquematização, e trazendo um apanhado histórico da sua concepção, possibilitando um comparativo entre o modelo com os outros existentes, mostrando a viabilidade do mesmo em projetos de diversos países, com ênfase no projeto de Pecém, no Ceará. - TCCEstudo da automação de alternância entre trocadores de calor a placasFreitas, Jéssica Guimarães; Carvalho, Letícia Rodrigues; Marques, Lucas (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A automatização industrial tem o objetivo de otimizar processos, visando maior eficiência. O objetivo deste trabalho é propor a automação da operação um processo de transferência de calor envolvendo um conjunto de trocadores de calor denominado SKID. O conjunto de interesse possui dois trocadores de calor que operam alternadamente. No conjunto em operação a comutação entre eles ocorre quando a eficiência do que está em uso cai significativamente, e é feita de forma manual através de uma alavanca. O método de análise do problema envolveu pesquisa bibliográfica sobre trocadores de calor a placas e componentes necessários para a automação. Foram escolhidos modelos de sensores, válvula e microcontrolador levando em consideração os requisitos de operação do processo atual. Os resultados indicaram ser possível automatizar o processo com a metodologia proposta. - TCCSustentabilidade no programa Minha Casa Minha VidaCoraciara, Amanda (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho apresenta um estudo de caso em um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que verifica a aplicabilidade das tecnologias passivas, utilizando estratégias bioclimáticas para aquecimento e arrefecimento, que refletem no projeto arquitetônico uma maior harmonia entre as relações dos seres humanos com o clima do local, além da implantação de técnicas ativas como, por exemplo, os painéis solares térmicos e o sistema de captação de água pluvial, visando à redução do consumo de energia e de água, além de proporcionar aumento da eficiência energética do edifício, promovendo conforto e qualidade de vida para os usuários. Foram estudados os setores elétrico e da construção civil, o déficit habitacional, o PMCMV e as normas de desempenho. Foram utilizados os softwares Analysis SOL-AR, para verificar a carta solar do edifício, e o projetEEE, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), importante ferramenta para obtenção dos dados climáticos do local, das estratégias bioclimáticas a serem selecionadas, bem como dos componentes construtivos para verificar se os elementos (paredes e coberturas) satisfaziam a norma de desempenho. Houve a necessidade de realizar pequenas alterações para que a norma fosse atendida. Além disso, a implantação das técnicas ativas se mostrou um investimento interessante, pois apresenta baixo tempo de retorno e redução nas contas de eletricidade e água, que têm um peso grande no restrito orçamento das famílias de baixa renda, beneficiadas pelo Programa. - TCCUso de um sistema de refrigeração com ejetores para a climatização de uma residência no PiauíCapello, Alexandre Feder; Monteiro, Beatriz Grunthal; Quintale, Raphael (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este estudo trata da análise da viabilidade do emprego de um sistema de refrigeração com ejetores para a climatização de uma residência em Piauí no Brasil. A carga térmica de uma residência de 100m2 é calculada em conformidade com a norma NBR-16401 Instalações de ar-condicionado –Sistemas centrais e unitários (ABNT, 2008) e a partir desta, especifica-se o sistema de refrigeração, composto por um ejetor, coletor solar, uma bomba e um painel fotovoltaico. Desta forma, o sistema de climatização funciona sem a necessidade de fornecimento de energia elétrica. A comparação entre o custo de instalação e operação do sistema proposto com um sistema tradicional de ar-condicionado, o qual faz uso de um sistema de refrigeração por compressão a vapor, mostra que a alternativa apresentada é viável e espera-se um retorno de investimento em até um ano. Uma vez que o sistema proposto não depende de uma rede de distribuição de energia elétrica, pode ser utilizado em locais onde a energia elétrica é de difícil acesso. - TCCProjeto de máquina de um apontador para trefiladorasObelleiro, Guilherme Amorim; Silva, Kristian Matheus Franca da; Bressan Neto, Oswaldo (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Os materiais provenientes das siderúrgicas, e que sofrem processo de trefilação, possuem características geométricas irregulares, necessitando de um preparo prévio, mediante a estudos, este trabalho sugere uma alternativa para acabamento das pontas dos arames que serão trefilados, de modo a calibrá-los com a medida da fieira, sugerindo assim a otimização do processo de preparação, utilizando um laminador de bancada com centro deslocado para execução desta atividade. Por meio do estudo e da realização dos cálculos pertinentes, foi dimensionado e fabricado o protótipo de um laminador de bancada para apontamento de arames que atendeu as expectativas do projeto, entregando um desempenho padrão para a calibragem das seções, otimizando o tempo gasto e melhorando a qualidade no acabamento das pontas, deixando os arames prontos para o processo de trefilação. - TCCMini torno CNC controlado por arduino como projeto integrador no curso de engenhariaBenevenuto, Pedro Augusto Pavani; Clemente, Pedro Henrique Malandrino; Silva, Rodolfo Moino Gomes da (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho teve como objetivo o projeto e construção de um mini torno CNC controlado por Arduino para aplicação didática dentro da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Este projeto foi elaborado buscando-se a redução de custos e a facilidade durante os processos de usinagem realizados. O projeto foi dividido em três partes: mecânico, eletrônico e o controle por software. No projeto mecânico foram feitas as especificações do material a ser usinado e que compôs o corpo da máquna, além do dimensionamento dos elementos de máquina. As peças que compõe o torno em sua maioria foram usinadas nos laboratórios de usinagem da própria universidade. O projeto eletrônico consistiu na escolha do microcontrolador, dos motores de passo e drivers desses motores e na seleção do motor que aciona o eixo árvore da máquina. Para o projeto de software, definiu-se o software CAD para o desenho da peça, o pós-processador e o software de controle, que transforma os comandos os códigos G em sinais elétricos que são enviados para o microcontrolador. Após as definições dos parâmetros de funcionamento, foram calculadas as forças de usinagem que possibilitaram o dimensionamento mecânico da máquina. Em paralelo foram definidos os programas que seriam utilizados para desenho, pós-processamento e controle da máquina. Finalizada a usinagem das peças, fez-se a montagem da máquina e deu-se início aos testes, e ao final foi possível se obter um modelo de máquina e de projeto integrador para os cursos de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. - TCCGeração de energia a partir de biogás de dejetos bovinos – um estudo de casoBarbosa, Caio Augusto; Cavlak, Jorge Garms (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A grande extensão territorial do Brasil dificulta a implantação de redes de transmissão elétrica e de transporte, o que favorece a adoção de soluções locais para o suprimento de energia e de outros produtos. Por essa razão, é estratégico o incentivo ao desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes locais e renováveis de energia em pequena escala, possibilitando a descentralização do suprimento, diversificando a matriz elétrica e expondo menos a população aos riscos da variação de produção de energia das hidrelétricas em anos menos chuvosos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma alternativa para a geração de energia a partir da coleta e tratamento dos dejetos provenientes da bovinocultura, visando à geração de biogás. O Brasil figura entre os maiores produtores de carne, sendo o maior exportador de carne bovina do mundo, e os dejetos desses animais devem ser destinados adequadamente, a fim de controlar problemas socioambientais. Um estudo de caso realizado na Fazenda Paraguaçu, em Mato Grosso, permitiu uma análise dos aspectos técnicos, econômicos e socioambientais da utilização dos dejetos coletados e tratados para obtenção de biogás, que pode ser convertido em energia térmica e elétrica, resultando ainda, como subproduto, o biofertilizante para ser aplicado na agricultura. A propriedade consome em média 300,9 MWh/ano, que poderão ser supridos pelo sistema caso venha a ser instalado, com payback de 4 anos. - TCCAtualização de um centro de usinagem de pequeno porte para usinagem de metais levesMarciano, Caio; Morais, Michel Norcia (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho teve por objetivo atualizar o centro de usinagem de pequeno porte existente no laboratório de máquinas e ferramentas localizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo em vista torná-lo apto para uso com componentes fáceis de serem adquiridos e familiares aos alunos. Sendo assim, utilizando como metodologia a revisão da literatura disponível sobre o tema de desenvolvimento de um fresa CNC e máquinas e ferramentas, partindo para a aquisição dos componentes, estudando sobre ferramentas de código aberto e implementando a programação de código aberto no controlador e dos componentes eletrônicos na respectiva máquina, seguindo para o desenvolvimento do cabeçote para fixação do eixo árvore (spindle) e aquisição do mesmo e, por fim, finalizando com testes de utilização da máquina. Os principais resultados obtidos foram de caráter otimista para que fosse possível a implementação do trabalho, alcançando os objetivos impostos. Os detalhes da utilização e do desenvolvimento do centro de usinagem CNC de pequeno porte tornam possível verificar as dificuldades encontradas na sua atualização e como ferramentas disponíveis abertamente podem auxiliar no processo, otimizando custos e o tempo de execução. - TCCEstudo da separação térmica em tubo de vórticeMichelan, Danilo Pagamisse; Boccia, Jayme Berdague; Cascelli, Luis Antonio Matile (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O artigo apresenta um estudo de um dispositivo denominado tubo de Ranque-Hilsch, também conhecido por tubo de vórtice. Ele é um aparelho simples, sem partes móveis ou eletrônicas que a partir da injeção tangencial ao tubo de ar comprimido em temperatura ambiente são gerados vórtices que provocam duas correntes em direções opostas;umaquente que deixa o tubo por uma saída anelar e outra fria que emerge por um orifício.Foi feito um levantamento bibliográfico dos estudos já realizados sobre o tema e a partir desse estudo um modelo de geometria foi definida para a construção de modelo tridimensional com posterior análise numérica, a fim de se obter parâmetros de operação.As simulações numéricas foram realizadas através do software comercial - Ansys CFX®, onde o método dos volumes finitos foi utilizado para resolução das equações de conservação.Foram testados 6 tubos com dimensões diferentes. Os resultados mostram que o tubo que possui a relação entre o comprimento (L) e o diâmetro interno (D) igual a 18 (L/D = 18) apresenta maior separação térmica. Nas condições estudadas, o maior resfriamento do ar foi de 20°C com aumento de 43°C na saída de ar quente. Foi capturada com sucesso a formação de vórtices no interior do tubo. Foram observados escoamentos contrários no interior do tubo, um na região central em direção à saída fria e outro na periferia do tubo em direção à saída quente. O perfil de pressão mostrou forte expansão na região da saída fria. - TCCDimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbanoCamargo, Gabriel Luiz de Araújo; Oliveira, Luiz Pedro Andrade de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A necessidade por uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis no transporte urbano vem se tornando mais urgente, visto que se trata de um recurso natural escasso, e cujo processo de obtenção de energia é prejudicial ao meio ambiente. Para isso, a principal solução em vista são os veículos elétricos. Ao mesmo tempo que os veículos elétricos emergem como solução, as baterias que alimentam os motores e sistemas elétricos também enfrentam o problema de escassez de matériaprima, o que afeta a escalabilidade desta como solução. Propõe-se neste trabalho a utilização de uma célula de hidrogênio (fuel cell) como alternativa a estas baterias, visto que o hidrogênio não é uma matéria-prima escassa, e o processo de obtenção de energia não é nocivo ao ambiente. O propósito deste trabalho é dimensionar a célula de hidrogênio e o powertrain de um veículo elétrico, visando a Shell Eco-Marathon, competição internacional que fomenta as pesquisas ligadas a veículos de alta eficiência energética no âmbito acadêmico. - TCCMáquinas rodoviárias: escavadeiras hidráulicasCarpigiani, Dante Perez; Campbell, Pedro Oliver; Bizacha, Thiago Nunes (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho tem como objetivo o estudo, análise e dimensionamento de um protótipo de uma escavadeira hidráulica de esteiras, partindo do princípio da aplicação de engenharia reversa. A partir das dimensões dos atuadores do modelo 326D2 L, foi feita uma redução para alcançar as dimensões do projeto final. Primeiramente, o dimensionamento da caçamba, braço e lança. Em seguida, o cálculo do sistema hidráulico, e por fim, a seleção e montagem do material rodante. O modelo foi projetado utilizando o software Autodesk Inventor ® e desenvolvido utilizando os mais diversos materiais. Para cada aplicação, foi selecionado o material mais adequado. Para o chassi da esteira foi selecionada uma chapa de aço, para a esteiras corrente com aba dupla e para o braço, lança e suporte dos motores, MDF. A caçamba foi desenvolvida utilizando uma impressora 3D. O sistema hidráulico conta com 3 pares de seringas. Para o acionamento da esteira foram selecionados 2 motores e rotação da cabine, 1 motor. O acionamento das seringas é feito através de 3 motores, comandados por arduino. Foi concluído que o protótipo realiza todos os movimentos necessários para executar o trabalho característico de uma escavadeira. - TCCProjeto de automação predial em centros comerciaisTitotto, Pedro Martim Pereira; Gondim, Rafael Arouck (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho consiste em uma análise e estudo sobre os sistemas de automação predial, dentre os sistemas de automação utilizados, elaboramos um referencial teórico, projetados para sistemas automatizados, fazendo-se uso das informações adquiridas junto à algumas bibliografias e projetos identificando e descrevendo suas medidas empregadas no projeto. Abrangemos alguns itens abrangidos dentro desse setor, tais como iot, big data, inteligência artificial, edifícios sustentáveis, energias renováveis, impacto ao meio ambiente e a economia obtida com a adoção de sistemas de automação predial e outras medidas tomadas em conjunto. Também foi feito uma abordagem sobre os impactos da automação, sendo eles impactos sociais, ambientais e econômicos, além de um pequeno panorama do que se esperar para automação nos próximos anos. Também foi ressaltada a importância que os edifícios com sistemas de automação têm ou podem vir a ter em relação a outros campos tais como smart cities e smart grids e o papel de destaque dos edifícios inteligentes dentro desse contexto, quais os impactos da automação nesse meio. Foi realizado um estudo do impacto da automação e como houve influências não só na economia de energia como também na sustentabilidade. - TCCDesenvolvimento da interação e sensoriamento entre uma mão robótica e uma luva sensorizadaOliveira, Ricardo Campos Cardoso de; Almeida, Rodrigo Castro de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho propõe o desenvolvimento da interação entre uma mão robótica e uma luva sensorizada. O projeto irá desenvolver a interação entre sensores de flexão em uma luva e os sensores de força em uma mão robótica, essa troca de dados irá desenvolver de forma primária o sentido do tato no usuário da luva sensorizada. Se faz necessário então a fabricação de uma mão robótica, desenvolvimento de uma luva sensorizada, de uma interface de comunicação e um sistema de interação entre os componentes do projeto. O desenvolvimento então se aprofunda nos resultados obtidos através de experimentos do protótipo. - TCCSimulações ab initio para engenharia de fase do dissulfeto de nióbio bidimensionalRezende Neto, Armando Sampaio de (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
As baterias de íon de Li desempenham papel fundamental no cenário tecnológico atual. Seu funcionamento depende fortemente do desempenho de seus eletrodos, que devem conduzir os íons de Li durante os processos de carga e descarga. Para exercer esta função adequadamente, os eletrodos devem possuir afinidade com o Li, apresentarem-se estáveis em sua presença e também possuir um coeficiente de difusão, D, ao menos entre 10-10 e 10-6 cm s-1. Este trabalho demonstra através de simulações ab initio que o dissulfeto de nióbio monocamada (NbS2) apresenta estes requisitos. Trata-se de um dicalcogeneto de metal de transição (TMD) monocamada, um nanomaterial que possui duas fases, 2H e 1T, sendo a sua transição indesejável para a aplicação em baterias. A afinidade com o Li é avaliada através da energia de formação, E f (eV) para a adsorção, que apresentou valores negativos em todas as concentrações. A estabilidade da fase é estimada através da comparação entre as energias totais das duas fases sob a influência de carga na rede e da dopagem com Li. As barreiras de energia para a transição de fase são determinadas para o sistema pristino, negativamente carregado e dopado com Li para demonstrar que estas modificações não induzem a transição de fase. Finalmente, a difusividade do Li é calculada através da barreira de energia do deslocamento do íon. - TCCCogeração diesel-rankine: alternativa para atender a sistemas isoladosQueiroz, Emerson Vicente de; Cagnon, Pedro Heitor Graciliano (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho trata da utilização da cogeração como uma das possíveis soluções para atender ao Sistema Isolado (SI). O objetivo foi estudar a possibilidade da aplicação da cogeração, usando os ciclos de Rankine e Diesel em conjunto, nas localidades isoladas. No estudo foi selecionada uma classe de motores ciclo Diesel que atende às especificações de potência necessária para geração de energia elétrica, tendo como parâmetro o calor rejeitado pelo motor, visando ao aproveitamento em um Ciclo de Rankine Orgânico (CRO). Após a seleção foi realizada uma análise numérica, com simulações no Engineering Equation Solver (EES), para modelar uma configuração simples do ciclo de Rankine que proporcionasse a melhor eficiência térmica possível, variando o fluido de trabalho e sua pressão, para uma determinada temperatura fixa na caldeira. Os fluidos que apresentaram os melhores resultados de eficiência térmica foram a água, o etanol, o metanol e o n-hexano, sendo que a água proporcionou o melhor resultado. Vale ressaltar que o etanol e o metanol obtiveram eficiências muito próximas com a mesma pressão da água, porém com temperaturas mais baixas. A exceção foi o n-hexano que teve eficiência melhor com pressão abaixo da pressão ambiente. Os resultados obtidos indicaram que tal tecnologia possui requisitos básicos e potencial para atender às regiões isoladas, aumentando a capacidade de investimento nessas localidades, gerando emprego e renda, e aumentando os índices de qualidade de vida. - TCCDesenvolvimento de um robô colaborativo de baixo custo aplicado à indústria 4.0Curty, Clara Martins; Marchi, Guilherme Hebling de (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
A Indústria se encontra em desenvolvimento na sua quarta etapa, chamada Indústria 4.0, que propõe o uso de um conjunto de tecnologias como a Internet das Coisas, Robótica Avançada e Computação em Nuvem, voltadas a criação de um novo modo de produção, com dispositivos inteligentes e conectados. No Brasil, o processo de implantação dessas novas tecnologias é lento, no entanto, há no país um conjunto de iniciativas com apoio governamental para que a indústria brasileira se torne 4.0, a Agenda Brasileira para Indústria 4.0. Um dos seus tópicos é o incentivo e a regularização de robôs colaborativos, ou cobots, que integram o ramo da robótica avançada, um dos pilares da Indústria 4.0. São robôs inteligentes, versáteis e projetados para trabalhar em sinergia com o ser humano, de forma segura e controlada. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um robô de relativo baixo custo, com o objetivo de atender aos requisitos de um robô colaborativo. Desenvolveu-se um braço robótico com três graus de liberdade, com duas formas de sensoriamento e que é monitorado remotamente. Após a validação do protótipo, os resultados sugerem que ele atende aos requisitos de um robô colaborativo e confirmam a premissa de baixo custo. Além disso, conclui-se que os robôs colaborativos são uma forma promissora de ingresso na Indústria 4.0, principalmente para as pequenas e médias empresas, devido ao seu relativo baixo custo e versatilidade nas aplicações, além de promover os benefícios inerentes à Indústria 4.0 - TCCDimensionamento do sistema de freio para um veículo do tipo BAJA SAEBarbosa, Gabriela Alves; Abreu, Mariana Lemos de (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
O freio é um componente fundamental para a segurança de qualquer veículo, faz-se necessário então um estudo do tema, visto que não são comerciais sistemas de freios projetados para aplicações como o veículo Baja SAE. Esse trabalho teve como objetivo estudar dois dos principais componentes do sistema de freios para um veículo fora de estrada do tipo Baja SAE, levando em consideração a dinâmica veicular longitudinal e análises térmica do disco e estrutural do pedal de acionamento. Foram descritos os tipos de freios e as características de cada tipo de componente, em seguida foram selecionados os componentes mais adequados para a aplicação, podendo assim levantar a curva de frenagem do protótipo. O disco de freio e o pedal de acionamento foram submetidos a simulações numérico-computacionais. O pedal foi simulado estruturalmente visando uma redução de massa do mesmo. Foram feitas simulações térmicas do disco de freio, considerando cenários de paradas de emergência, para analisar a temperatura máxima atingida. Para validação dos resultados encontrados numericamente, foram realizados testes em campo reproduzindo os mesmos cenários para confrontar os resultados numéricos com experimentais. Os resultados de comparação entre os resultados numéricos e experimentais foram coerentes e as simulações computacionais para o modelo térmico não revelaram diferenças significativas entre as geometrias propostas.