Ciências Econômicas - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Econômicas - TCC - CCSA Higienópolis por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCModelo de predição de preços de ações utilizando redes neurais artificiaisSantos, Guilherme Galvão dos (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mercado de ações é influenciado por diversos fatores, que muitas vezes não podem ser previstos e antecipados, como as expectativas de investidores. Levando em conta essa imprevisibilidade, a presente pesquisa apresenta uma tentativa de prever os preços da ação brasileiras mais negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), sendo a Petrobrás ON (petr3), utilizando a arquitetura de rede neural artificial Long Short-Term Memory (LSTM). Para o experimento serão utilizados dados diários das ações, presente em todos os pregões da B3, a partir de 2010 e comparados contra um modelo univariado Auto Regressive Integrated Moving Average (ARIMA). - TCCUma análise da trajetória da desigualdade de renda no Brasil na década de 2011 a 2020Covic, Laura Maria (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O contexto histórico que engloba as matrizes para as realizações políticas públicas envolta das tomadas de decisões afim de combater a desigualdade social e de renda no país possuem contextos diferentes a cada década. Ainda que haja estruturas que viabilizam o melhor desenvolvimento acerca da distribuição de renda no país, ainda persistem erros e entraves que dificultam a chegada de renda nos grupos mais pobres do país. Neste contexto, o presente trabalho buscou responder a seguinte problemática: qual a trajetória e os condicionantes da distribuição de renda no Brasil entre 2011 e 2020? Tendo em vista a pergunta norteadora para o desenvolvimento do trabalho, o objetivo principal do estudo foi identificar e analisar os principais entraves que juntamente condicionados emperraram durante a década a distribuição de renda no Brasil. Os objetivos específicos visaram apresentar a transição entre duas décadas distintas em respeito a evolução histórica de políticas e indicadores sociais, além de identificar os condicionantes para o aumento na desigualdade de renda durante a última década. Os resultados mostraram que os indicadores sociais não foram favoráveis a uma melhor distribuição de renda, além de indicar a desocupação de uma grande parte da parcela da sociedade e isto representar o não recebimento de qualquer tipo de renda. - TCCPredição do preço de ações do índice Ibovespa utilizando o aprendizado por redes neuraisNascimento, Marco Aurelio Pizza (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mercado de ações é influenciado pelas tendências de alta e baixa dos preços das ações em frações de períodos. Estas são refletidas devido as perspectivas e sentimento dos investidores. O objetivo central dos investidores é angariar lucro e uma das possibilidades é prever o movimento direcional dos preços dos ativos. Este artigo tem como propósito identificar a viabilidade de ter retorno de ações utilizando rede neural recorrente: LSTM. As ações da Ambev, Banco Alfa, Braskem, Banco do Brasil e Petrobrás são analisadas no período de janeiro de 2001 e agosto de 2022 com arquiteturas neurais de diferentes complexidades visando previsões viáveis. A viabilidade da análise é positiva, e os testes mostram que os resultados são melhores com estruturas neurais mais complexas. - TCCEstudo sobre criptomoedas e seu risco fiscalAmabile, Lucas Fernandes (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O foco do trabalho será o de explicar essa inovação que são as criptomoedas e suas tecnologias relacionadas como o blockchain e a partir do entendimento da base do assunto, dissertar sobre o valor das NFTs, o que as torna únicas e como associar esse ativo a um tipo de investimento alternativo de forma a diversificar uma carteira com maior risco x retorno. - TCCOs efeitos dos programas governamentais de transferência de renda durante a pandemia da covid-19 sobre a desigualdade e pobreza no BrasilEduardo, Victor Mendes (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com a vinda da pandemia da COVID-19 para o Brasil no início de 2020, todo o país foi acometido por um vírus passível de morte, em que diversas medidas foram implantadas acerca deste caso. Dentre elas, foram definidas novas regras em prol da saúde populacional, como o distanciamento social, quarentena e a redução da jornada de funcionários e organizações, que impactou diretamente na economia do Brasil, o que ocasionou no aumento na taxa de desemprego, inflação e desigualdade social. Para que esse quadro pudesse ser minimizado, o governo implementou alguns programas sociais para pessoas de baixa renda, desempregados, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e trabalhadores informais, como o auxílio emergencial e ampliação dos programas de transferência de renda já existentes. Com base neste histórico, o presente trabalho tem por objetivo destacar quais eram esses programas, mostrar como funcionavam e definir qual seu impacto na desigualdade social, para isso, foram utilizados artigos publicados entre os anos de 2003 a 2022 nas plataformas FGV, Scielo, IPEA e Google Acadêmico. É de suma importância que este tema seja pautado, para que os leitores compreendam os impactos da pandemia, as medidas governamentais e como caminha a desigualdade social, para conscientização e disseminação de informações. - TCCO nível de concentração da indústria de transformação brasileira no período de 2016 a 2020Brandão, Lucas Tezinho (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de concentração da indústria de transformação, no período de 2016 a 2020, utilizando quatro indicadores: número de empresas, número de pessoal ocupado, receita bruta total e valor adicionado. Para realizar a análise, foram utilizados quatro índices de concentração: índice de concentração Razão de Concentração (CRk), Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI), Entropia de Theil (ET) e Entropia Relativa. De acordo com os resultados, a indústria de transformação se manteve em um nível de concentração moderadamente baixo quando se analisa o número de empresas e pessoal. Porém, se classifica como de concentração moderadamente alta quando se analisa o valor adicionado e a receita bruta. Isso quer dizer que houve concentração de renda no período. A indústria de fabricação de produtos alimentícios é o subsetor que apresenta maior participação. - TCCBitcoin: uma análise do seu valor como moeda digital sob a perspectiva KeynesianaMolnar Neto, Júlio (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente estudo tem o objetivo de trazer à tona um estudo do Bitcoin e suas características, procurando avaliar se é possível a sua definição como moeda, no sentido econômico do termo, a partir de uma pesquisa bibliográfica descritiva e uma pesquisa exploratória de campo. Adicionalmente, avaliou-se, a partir das teorias keynesiana e póskeynesiana, se o Bitcoin possui as características necessárias para atender as demandas de uma economia, seja como moeda ou como ativo especulativo, trazendo uma discussão sobre as implicações de sua adoção em uma economia centralizada envolvendo os estigmas que precisam ser superados para ser uma moeda digital amplamente aceita. Buscou-se também discutir se é possível a coexistência entre criptomoedas e o dinheiro fiduciário e quais seriam os riscos que as criptomoedas apresentam para bancos centrais e governos. - TCCCrescimento do setor de streaming na América LatinaRoldi, João Pedro Peres (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente artigo pretende analisar o mercado de streaming na América Latina entre 2017 e 2022. Para realizar a análise foi utilizado como base o artigo “How streaming services make cinema more important” do pesquisador Terje Gaustad, de 2019, assim como dados de sites especializados no mercado. Para realização foram utilizados os métodos histórico e análise de estatística descritiva de dados. Os resultados permitem concluir que o setor possui extrema importância dentro do mercado audiovisual atual, mas possui limitações e desafios a seguir. - TCCDesafios da transição energética na mobilidade urbana no BrasilMazuco, Paulo Ricardo da Veiga (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mundo já está vivendo a transição energética em diversos setores da economia, desde indústria buscando ser mais sustentável ao investir em fontes de energias renováveis próprias, até domicílios que já fazem investimentos em placas solares para poupar energia vinda da rua. Com o setor automotivo não é diferente. A redução da pegada de carbono está estritamente ligada a distribuição de mercadorias e mobilidade urbana, afetando diretamente a mudança climática e problemas locais de grandes cidades. Muitos países já impõem medidas para restringir os motores tradicionais com alta emissão de carbono e incentivar a venda e produção dos veículos zero emissões. Porém, não é simples essa revolução na mobilidade. Para os países desenvolvidos torna-se algo mais fácil, sem grandes problemas socioeconômicos como entrave na adoção de políticas públicas, mas quando observados os países mais pobres, a facilidade no acesso a nova tecnologia é prejudicada. Esse é o caso do Brasil, sendo um dos países mais avançados em biocombustíveis, tendo a Petrobras como sua principal estatal no ramo do petróleo, possuindo diversos problemas estruturais, essa discussão acaba sendo deixada de lado. Para suportar a mudança inerente a transição energética, o país precisa ter uma estrutura de geração e distribuição apropriada para conseguir suprir o incremento na demanda por energia elétrica. Toda uma rede de recarga nas estradas e cidades também é necessária para dar segurança ao consumidor no momento de adquirir um novo veículo. Apenas incentivos fiscais não é suficiente para incrementar as vendas e dar como resolvido o problema de emissão vinda da mobilidade. Desigualdade social é outro problema pois limita o acesso a boa parte da população, principalmente tratando-se de uma nova tecnologia com alto custo. Portanto, a discussão será justamente entender os problemas, dificuldades e visualizar a atual situação do mercado automotivo brasileiro e de outros países ao redor do mundo, comparando e buscando relações entre as diferentes variáveis analisadas. Além de buscar entender o impacto no setor petrolífero e analisar quando começará a ser afetado pela transição energética. - TCCOs impactos da atuação das fintechs nas instituições bancárias tradicionais brasileiraNegreiros, Mariana Amorim de (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Os avanços tecnológicos permitiram diferentes modificações nos serviços e modelos de negócios do mercado financeiro, sendo atribuído ao surgimento das fintechs. As fintechs possibilitaram que as instituições financeiras modernizassem suas operações, permitindo que os clientes/consumidores obtivessem um serviço mais cômodo, rápido e menos burocrático, principalmente em relação à facilidade de resolver seus problemas por meio de aplicativos em smartphones, notebooks, tablets ou demais equipamentos com acesso à internet. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é demonstrar os impactos da atuação das fintechs nas instituições bancárias tradicionais brasileiras. Este é um estudo qualitativo e bibliográfico, a partir de pesquisas de doutrinadores e estudiosos do mercado financeiro relacionado com as fintechs. O trabalho possibilitou o levantamento de informações essenciais para as instituições bancárias tradicionais, demonstrando os impactos, vantagens e desvantagens das fintechs para melhorar a operacionalização dos serviços e modelos de negócios a serem ofertados e como eles facilitam o cotidiano de seus usuários. - TCCViabilidade de produção de soja sem capital próprioNour, Ricardo Antonio Abdul (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A soja é importante commodity agrícola para o setor agroalimentar do Brasil, como fonte de proteína e óleo de soja com múltiplos usos na alimentação humana e ração animal e inúmeras aplicações industriais. A soja é cultivada em muitos países em regiões temperadas, subtropicais e tropicais. Um dos principais produtores é o Brasil. Nos últimos anos a produção de soja vem aumentando rapidamente, uma tendência que provavelmente continuará. Como questão se apresentou: É possível a produção de soja em terras arrendadas ser lucrativa para o empreendedor, utilizando como fonte de financiamento exclusivamente o crédito rural? Teve como objetivo geral, portanto, verificar se a produção de soja em terras arrendadas é viável para o empreendedor, utilizando como fonte de financiamento exclusivamente o Crédito Rural. E, como objetivos específicos: conceituar Crédito Rural e arrendamento de terras para produção; desenvolver arcabouço teórico sobre contabilidade rural, custos de produção, indicadores de desempenho econômico e análise de viabilidade; identificar as despesas, custos, receitas com a cultura de soja e; demonstrar a viabilidade atividade de soja na condição de plantação de terras arrendadas com financiamento exclusivo pelo Crédito Rural. - TCCValuation: um estudo de caso da 3R petroleumBitante, João Victor Souza (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O trabalho tem como objetivo verificar se o valor da ação da 3R Petroleum, negociado na bolsa de valores da B3, está em linha com o preço justo. Foram coletadas as demonstrações financeiras de 2021 e 2022, fornecidas pelo sítio da empresa. Frente ao cálculo dos fluxos de caixa da empresa trazidos a valor presente e embasados pelas variáveis projetadas ao longo da pesquisa, a empresa apresentou um preço justo de R$22,06, enquanto o valor de mercado era de R$34,79 na data-base de 28/11/22, uma valorização de 57,7%. Acerca dos componentes que formam o valor justo calculado da empresa, há uma participação relevante do valor presente da perpetuidade, correspondendo a R$ 2,48 bilhões ou 55,5% da totalidade. - TCCAnálise de desempenho dos fundos imobiliários no Brasil no período de 2014 a 2022Gonçalves, Guilherme Franco Pereira (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho tem como objetivo verificar se a rentabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) é influenciada por indicadores macroeconômicos e de mercado no período de 2014 a 2022 no Brasil. Para isso, foi adotada a metodologia da regressão, método stepwise, com a finalidade de compreender a influência da inflação (IGPM e IPCA), de movimentos do mercado imobiliário (IMOB, FipeZap), de movimentos no mercado acionário (Ibovespa), movimentos na taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e movimentos na economia (crises econômica, política e da Covid-19) sobre o retorno do IFIX, sendo este utilizado como proxy do retorno dos FIIs. Os resultados apontam que apenas a taxa Selic e o Ibovespa se colocam como variáveis explicativas do retorno do IFIX, sendo que a influência da taxa Selic é maior que a do Ibovespa, e ambos indicadores apresentam uma influência positiva. Palavras-chave: Fundos de Investimentos Imobiliários. FII. Mercado Imobiliário. Bolsa de Valores. Cenário Econômico. - TCCAs consequências econômicas da paz (1919) de John Maynard Keynes: (con)texto e pensamento econômicoRoncada, Marcella Gomes (2022-12-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A Primeira Guerra Mundial foi devastadora aos países envolvidos, especialmente àqueles derrotados como a Alemanha. Suas populações sofreram expressivas perdas humanas e suas economias foram duramente atingidas. Em virtude ao conflito, os países vencedores estabeleceram duras imposições aos perdedores por meio do Tratado de Versalhes, em que foram impostos pagamentos à Alemanha por sua responsabilidade no conflito. John Keynes, economista britânico que esteve presente na Conferência de Paris onde foram realizadas as sessões para a formulação do Tratado, se opôs às medidas definidas ali. O objetivo central deste trabalho é abordar e analisar a obra As Consequências Econômicas da Paz, publicada em 1919, sobre o a opinião do autor referente às reparações contidas no Tratado. Propõe-se apresentar os argumentos que Keynes utilizou para sustentar a sua tese de que os pagamentos estavam além da capacidade alemã e que o Tratado tinha como objetivo a destruição de sua economia. - TCCTaesa S.A. – uma análise por valuationSilva, Gabriel de Godoi da (2022-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo estimar o valor justo de uma empresa de energia elétrica, no caso, a TAESA S.A., sendo esse um valor de referência para negociações futuras no mercado acionário. Para o desenvolvimento do trabalho foram obtidas as demonstrações financeiras da empresa entre os anos de 2018 a 2022, disponíveis no site da empresa. A avaliação ocorreu através do método do fluxo de caixa descontado, baseando-se nos indicadores históricos da empresa e da economia. O valor justo da ação é de R$26,66 enquanto o valor de mercado é de R$36,42, ou seja, o valor justo ficou abaixo do de mercado. A TAESA é uma das principais empresas no setor de transmissão de energia no âmbito nacional. Entrega resultados via vantagens competitivas e é uma das maiores pagadoras de dividendos entre todas as empresas listadas na bolsa de valores. Por isso, tende a agradar os investidores no curto e longo prazo, tendo capacidade para ultrapassar o valor justo encontrado. - TCCA relação entre a indútria fonográfica, o spotify e a destruição criadora de SchumpeterPedrosa, Teresa de Freitas (2022-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A indústria da música existe há mais de 100 anos e durante todos esses anos, as mesmas empresas compuseram o cenário de oligopólio. Diversos avanços tecnológicos foram introduzidos neste período como as invenções do gramofone, a música digital e atualmente o uso do streaming em plataformas como o Spotify. Este trabalho analisou a evolução da indústria de música, combinada com a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter e o papel que o Spotify desempenha diante do poder de mercado de três empresas. - TCCSetor automobilístico e a crise dos semicondutores durante a pandemia do covid-19 no Brasil e no mundoMatta, Gabriel Amir Francis (2023-06-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O principal objetivo do trabalho foi pesquisar e demonstrar de que maneira a crise dos semicondutores impactou economicamente a produção de automóveis no Brasil. A originalidade do tema se justifica por se tratar de um tema recente e que ainda está ocorrendo no ano de 2023. Quanto ao método, o principal método utilizado foi a Pesquisa Documental, pois ao longo da pesquisa além de relatos escritos, serão analisadas fontes de dados, bases estatísticas e estudos. A principal fonte de dados utilizada ao longo da pesquisa foi a ANFAVEA. A pesquisa documental se mostrou mais adequada para o caso, pois o tema é recente e a maioria dos dados não tem tratamento analítico, as principais fontes de dados são tabelas estatísticas, relatórios (ANFAVEA) principalmente, relatórios de empresas, jornais etc. (FONSECA, 2002). Ao longo de toda a pesquisa, pode-se compreender que a escassez de semicondutores foi uma das principais causas dessa baixa produção e exportação observada. Tal escassez se deu devido ao próprio processo de fabricação de semicondutores, bem como a situação pandêmica. Pois no auge da pandemia, muitas fábricas acabaram parando a produção, e o estoque de semicondutores que estava destinado à esta indústria, teve de ser direcionado para outro setor que continuou ativo, no caso, o de eletrônicos. Este setor ficou mais forte na pandemia, pois com o advento do ensino à distância e trabalho em casa, muitos viram a necessidade de adquirir produtos. E quando a indústria automotiva resolveu retomar as produções, se deparou com uma fila para adquirir novos lotes de semicondutores, e isto acabou levando meses de espera. - TCCImpactos econômicos da reforma trabalhista: uma análise empíricaFaustino Junior, Lazaro de Paiva (2023-06-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa abrangente sobre os impactos da reforma trabalhista de 2017 no Brasil. A reforma foi defendida como a solução para problemas relacionados ao emprego, competitividade, estagnação econômica e altos custos trabalhistas, em busca de "segurança jurídica". No entanto, os resultados revelam que a reforma não cumpriu suas promessas e aprofundou a precarização do trabalho, sem gerar efeitos significativos na economia estagnada. O estudo examina diversas dimensões, como economia, mercado de trabalho, desigualdade salarial, formas de contratação, jornada de trabalho, remuneração, sindicalismo, instituições públicas do trabalho e negociações coletivas. Por meio de uma ampla gama de fontes de dados e pesquisas empíricas, a pesquisa busca entender o que realmente ocorreu no mundo do trabalho após a reforma. Embora a pandemia do coronavírus tenha trazido desafios adicionais para analisar os efeitos da reforma, o estudo se baseia em dados anteriores a esse período, contextualizando a relação entre as repercussões sanitárias, econômicas e trabalhistas, sem precedentes na história. A abordagem rigorosa dos temas e a organização da obra deixam claro os principais resultados dessa pesquisa coletiva realizada por diferentes instituições. Os resultados indicam que, sob o impacto da reforma trabalhista, a economia brasileira continuou em trajetória de estagnação, iniciada em 2015, e não foram gerados os empregos prometidos. Além disso, houve aumento da desigualdade ocupacional e salarial com o avanço de formas flexíveis de contratação e remuneração, enfraquecimento dos sindicatos, negociações coletivas e instituições públicas do trabalho. Longe de promover a retomada do desenvolvimento no Brasil, a reforma trabalhista intensificou a desorganização histórica do mercado de trabalho, contribuindo para a desorganização crescente da economia nacional no período recente. Esse estudo evidencia a necessidade de repensar as políticas trabalhistas, visando a uma maior justiça e estabilidade no mercado de trabalho e à promoção do desenvolvimento sustentável. - TCCAnálise da outorga onerosa na área de intervenção urbana do setor central de São PauloCampos, Débora da Silva (2023-06-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Neste trabalho, é realizado um estudo sobre o instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir inserida em um Projeto de Intervenção Urbana. O objetivo consiste em demonstrar as implicações econômicas por trás das alterações de parâmetros da Outorga Onerosa durante o processo de implantação do Projeto de Intervenção Urbana Setor Central de São Paulo. A metodologia adotada consiste em uma análise exploratória, baseada na pesquisa documental das publicações disponíveis no site de monitoramento do projeto e na legislação pertinente. Os resultados esperados abrangem a exposição do interesse e a participação ativa do setor imobiliário, que além deste processo, também pode se beneficiar das estratégias de negócios fundamentadas nesses parâmetros. Em suma, o trabalho busca contribuir para a compreensão das implicações econômicas relacionadas à Outorga Onerosa do Direito de Construir, por trás das entidades interessadas, enfatizando sua importância no Projeto de Intervenção Urbana Setor Central e explorando o desenvolvimento do setor imobiliário nesse processo. - TCCA análise da curva de Phillips no Brasil entre os anos de 1980 e 2022Mendes, Mateus Alexander Gomes (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta como questão principal a verificação da existência de uma correlação negativa entre inflação e desemprego no Brasil durante o período de 1981 a 2022 conforme proposto pela teoria da curva de Phillips. Através de uma revisão de literaturas, primeiramente são apresentados os conceitos da curva de Phillips e suas alterações ao longo do tempo. Diversas revisões e refinamentos foram feitos nessa teoria. Alguns modelos incorporam expectativas adaptativas ou racionais dos agentes econômicos, reconhecendo que as expectativas sobre a inflação podem afetar o comportamento de salários e preços. Com o auxílio de ferramentas econométricas, foi verificada a aplicação da curva de Phillips ou não na economia brasileira no respectivo período. Os resultados obtidos no estudo apontam para uma significância da aplicabilidade da curva de Philips clássica no Brasil. Porém, no caso da curva de Phillips aceleracionista, não foi verificada significância estatística para a expectativa de inflação representada no modelo pela inflação passada. A principal explicação para os resultados evidenciados na pesquisa são os reflexos de um comportamento adotado pela população que, em sua maioria, não considera de modo relevante a inflação passada na formação da inflação corrente.