Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Marcondes, Reynaldo Cavalheiro"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAdequação de um negócio no segmento de purificadores de água potávelSantos, César Henrique Lino dos (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho propõe a solução de um problema decorrente da atuação da empresa Hoken, de purificadores de água potável, para a promoção e venda de seus produtos, de maneira pouco integrada, junto aos segmentos de pessoas físicas e de pessoas jurídicas. Esse problema tem dificultado o aproveitamento de oportunidades de mercado para a sua expansão, dadas as ações isoladas por parte dos seus franqueados, pelas vendas diretamente pela empresa e pelo comercio eletrônico. Foi realizado um diagnóstico por meio de pesquisa com entrevistas junto aos dirigentes, franqueados e clientes, que revelou a profundidade e extensão da integração inexistente das ações no segmento. Não obstante, os clientes reconheceram a qualidade superior dos produtos e do atendimento em relação aos concorrentes. Para solucionar o problema, foi proposto um modelo de gestão de vendas, contemplando um novo processo, mais integrador, e o desenvolvimento e a manutenção de uma comunicação eficaz com os clientes, tanto pessoas físicas como jurídicas. A solução deverá ser implementada de maneira gradual, tendo em vista as realidades e as práticas já consolidadas na empresa. O desenvolvimento da solução envolveu grande complexidade, principalmente pela ausência de dados desse segmento de mercado e pela necessidade de realização de entrevistas com diferentes pessoas em distantes localizações geográficas. A inovação do trabalho se deveu ao fato da solução ter sido buscada de fora para dentro da empresa, de acordo com a visão de que a solução de problemas deve resultar em melhoria do desempenho do negócio. Com a implementação da proposta, encaminhada para a direção da empresa, espera-se a melhoria dos resultados de vendas, especialmente com relação às pessoas jurídicas, vistas como o segmento onde se encontram as melhores oportunidades de negócios, não obstante exigirem maiores esforços e custos do que em relação às pessoas físicas. A proposta contempla as indicações dos resultados esperados com a sua implementação, os recursos e capacidades necessários, as ações pontuais para a sua viabilização, as propostas de ações pontuais, a análise de riscos, a estratégia de intervenção para as mudanças e as formas de avaliação dos resultados. - DissertaçãoAdequação de um negócio no segmento de purificadores de água potávelSantos, César Henrique Lino dos (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This paper proposes the solution of a problem arising from the performance of the company Hoken, of drinking water purifiers for the promotion and sale of its products, in a poorly integrated way, with the individual and corporate segments. This problem has made it difficult to take advantage of market opportunities for its expansion, given the isolated actions of its franchisees, direct sales by the company and e-commerce. A diagnosis was made through research with interviews with managers, franchisees and customers, which revealed the depth and extent of the nonexistent integration of actions in the segment. Nevertheless, customers recognized the superior quality of products and service over competitors. To solve the problem, a sales management model was proposed, including a new, more integrative process, and the development and maintenance of effective communication with customers, both individuals and companies. The solution should be implemented gradually, taking into account the realities and practices already consolidated in the company. The development of the solution involved great complexity, mainly due to the lack of data from this market segment and the need for interviews with different people in distant geographic locations. The innovation of the work was due to the fact that the solution was sought from outside the company, according to the view that problem solving should result in improved business performance. With the implementation of the proposal, directed to the company's management, it is expected to improve sales results, especially in relation to companies, seen as the segment where the best business opportunities are located, despite demanding greater efforts and costs than in relation to individuals. The proposal includes indications of the expected results with its implementation, the necessary resources and capacities, the specific actions for its feasibility, the specific actions proposals, the risk analysis, the intervention strategy for changes and the forms of evaluation of the results. - DissertaçãoAproveitamento de oportunidade de mercado: serviço de transporte aéreo de petsOliveira , Andreia de (2021-04-28)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresenta a proposta do aproveitamento de uma oportunidade de mercado direcionada ao atendimento das necessidades e expectativas de clientes potenciais, sobre um serviço de transporte aéreo, o de pets, cães e gatos, como um novo negócio da empresa Anchor Express. Para isso, elaborou-se uma proposta correspondendo às etapas da estrutura da metodologia científica adotada no desenvolvimento do presente trabalho, quais sejam, Entendimento da Oportunidade Inicial, Diagnóstico, Proposta de Aproveitamento da Oportunidade, Plano de Ações, Intervenção e Avaliação. As inovações incorporadas ocorreram de forma reflexiva a respeito dos procedimentos e processos atualmente praticados pela empresa, no atendimento ao cliente, na maneira da relação com seus fornecedores, tornando-se mais claros os aspectos cruciais a luz do novo negócio. Os impactos das mudanças provocadas apenas no âmbito interno da empresa, pelo motivo de o serviço não ter sido lançado, em virtude da pandemia da Covid-19, com aprendizados mútuos entre os participantes sobre os enfoques adotados no trabalho. As dificuldades se deveram, de certa forma, ao fato de o trabalho ter sido desenvolvido em empresa da qual a autora não tinha nenhum vínculo empregatício, o que exigiu um entendimento rápido da sua cultura e do seu negócio. Uma delas teve a ver com a coleta de dados envolvendo pessoas que haviam utilizado os serviços das companhias aéreas e os potenciais clientes, além do desafio de pensar e elaborar um projeto de um novo negócio ainda não dominado pelos gestores da empresa. Mas o apoio e a aceitação por parte da direção da empresa, facilitaram os diálogos e entendimentos nas ações definidas para o desempenho com eficiência e eficácia. Os resultados futuros serão avaliados com base no crescimento e na consolidação do novo serviço, nos retornos financeiros, e no seu posicionamento no segmento, considerando as melhorias, inovações de serviços e processos que aumentem a eficiência e eficácia do negócio. - DissertaçãoDesenvolvimento de um Negócio de Promoção à Saúde para EmpresasMaganete, Rafael Andrade Bueno (2020-02-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A finalidade deste trabalho é relatar o desenvolvimento de um negócio de promoção do bemestar de colaboradores de empresas visando à melhoria de seu desempenho pessoal, que também possa reduzir os gastos com os custos dos planos de saúde. O serviço é realizado por meio de uma plataforma na Web de comunicação interativa por uma empresa que foi criada há três anos. Apesar dos benefícios, a empresa vem enfrentando dificuldades para vender os seus serviços, pois os contratantes consideram o serviço como um custo adicional aos planos de saúde. Contudo, uma pesquisa de campo mostrou o impacto positivo da “ferramenta de promoção à saúde” no desempenho dos funcionários sobre o seu bem-estar pessoal, com avaliação da ferramenta junto a alguns clientes atuais da plataforma. Assim, o desafio do trabalho foi encontrar uma solução para esse problema que atendesse às restrições de custos apresentadas pelos gestores, já que há evidências de haver resultados positivos para os colaboradores. Nesse sentido foi feita uma avaliação da concorrência, analisadas alternativas e a solução adotada foi a de oferecer ao contratante o recebimento da remuneração da ferramenta com base no success fee, ou seja, os valores cobrados seriam sobre os resultados com a utilização da ferramenta. Como parte da solução a empresa também revisou o modelo de apresentação da plataforma, com a comunicação menos subjetiva e mais alinhada com termos presentes no dia a dia dos gestores, com apontamentos de turnover e a relação com a mudança de hábitos. A inovação do trabalho está na adoção de um modelo atualmente não desenvolvido no mercado com o compartilhamento do sucesso do serviço entre os participantes, com métricas e análises definidas tangibilizando os resultados e gerando mais valor no serviço facilitando a contratação. A sua complexidade foi dada pelos desafios das exigências dos contratantes e as dificuldades para o diretor geral e sócio aceitar realizar as mudanças necessárias para a solução do problema. - DissertaçãoImplementação de rede de telefonia celular: integração de planos de projeto de alta complexidadeGoldstein, Marcelo (2020-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho relata a implementação de melhorias nas áreas de gestão logística e de estoques, no planejamento de projetos e na integração de fluxos de informações, realizado na Telecom Ar-gentina, subsidiária da Telecom, que atua em mais de 150 países e é líder mundial no setor de telecomunicações. A empresa enfrentava problemas com serviços de instalação de rede de celular para uma das principais operadoras argentinas, projeto de grande relevância para ambas as organi-zações. Atuando em um mercado regulado e de poucos atores, tanto a Telecom Argentina como o cliente tinham urgência em cumprir com suas obrigações e metas de negócios. Em fevereiro de 2019 foram detectadas deficiências nessas áreas, que exigiu a implementação de uma estratégia de mudanças que possibilitou à Telecom Argentina atingir o desempenho esperado pelo seu cliente, a partir de outubro daquele ano. O desenvolvimento e a implementação dessa estratégia foram rea-lizados por meio da combinação de dois métodos voltados à solução de problemas em organizações que propiciaram a inovação nas ações de melhoria dos processos, logísticos e de gestão de estoques, assim como no desenvolvimento de ferramentas informatizadas para alcançar a empresa como um todo. Um dos métodos, de natureza acadêmica, foi o da solução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades e o outro, o DMAIC (IM-DMAIC) utilizado em consultorias em-presariais, que conferiram a confiabilidade ao trabalho. Houve um impacto efetivo nos resultados da empresa com a elevação da performance na instalação da rede de telefonia celular em 170%, desde a sua contratação em 2018, um dos principais entraves no relacionamento entre a empresa e seu principal cliente, tendo também como o aumento da satisfação do cliente com esse desempenho. Contudo, foram enfrentadas barreiras culturais entre as equipes brasileiras e argentinas e o trabalho em silos, que conferiram uma complexidade operacional significativa, especialmente quanto à as-simetria de informações entre a Telecom Argentina e o cliente. Não obstante, a disposição da dire-toria da Telecom foi determinante para a elevação do desempenho, promovendo o aumento da ca-pacitação dos colaboradores em planejamento de projetos, assim como o apoio ao seu engajamento nas melhorias. - DissertaçãoImplementação de rede de telefonia celular: integração de planos de projeto de alta complexidadeGoldstein, Marcelo (2020-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho relata a implementação de melhorias nas áreas de gestão logística e de estoques, no planejamento de projetos e na integração de fluxos de informações, realizado na Telecom Ar-gentina, subsidiária da Telecom, que atua em mais de 150 países e é líder mundial no setor de telecomunicações. A empresa enfrentava problemas com serviços de instalação de rede de celular para uma das principais operadoras argentinas, projeto de grande relevância para ambas as organi-zações. Atuando em um mercado regulado e de poucos atores, tanto a Telecom Argentina como o cliente tinham urgência em cumprir com suas obrigações e metas de negócios. Em fevereiro de 2019 foram detectadas deficiências nessas áreas, que exigiu a implementação de uma estratégia de mudanças que possibilitou à Telecom Argentina atingir o desempenho esperado pelo seu cliente, a partir de outubro daquele ano. O desenvolvimento e a implementação dessa estratégia foram rea-lizados por meio da combinação de dois métodos voltados à solução de problemas em organizações que propiciaram a inovação nas ações de melhoria dos processos, logísticos e de gestão de estoques, assim como no desenvolvimento de ferramentas informatizadas para alcançar a empresa como um todo. Um dos métodos, de natureza acadêmica, foi o da solução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades e o outro, o DMAIC (IM-DMAIC) utilizado em consultorias empresariais, que conferiram a confiabilidade ao trabalho. Houve um impacto efetivo nos resultados da empresa com a elevação da performance na instalação da rede de telefonia celular em 170%, desde a sua contratação em 2018, um dos principais entraves no relacionamento entre a empresa e seu principal cliente, tendo também como o aumento da satisfação do cliente com esse desempenho. Contudo, foram enfrentadas barreiras culturais entre as equipes brasileiras e argentinas e o trabalho em silos, que conferiram uma complexidade operacional significativa, especialmente quanto à assimetria de informações entre a Telecom Argentina e o cliente. Não obstante, a disposição da diretoria da Telecom foi determinante para a elevação do desempenho, promovendo o aumento da capacitação dos colaboradores em planejamento de projetos, assim como o apoio ao seu engajamento nas melhorias. - DissertaçãoIncorporação imobiliária com oferta de apartamentos tipo studio para desenvolvimento de um negócioRossi, Marcelo Adriano (2018-08-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho trata do desenvolvimento de um modelo de negócio de incorporação imobiliário para a empresa Rossiplan, aproveitando a implantação de um empreendimento de apartamentos do tipo studio, no bairro da Lapa na cidade de São Paulo. Para isso, foi empregada uma metodologia científica aplicada, com as etapas claramente definidas, para garantir a sua consistência e validade. Não obstante o empreendimento estar em andamento, a experiência de utilizar uma situação real foi fundamental para o desenvolvimento do modelo do negócio, ajudando a se pensar estrategicamente e a longo prazo o crescimento da empresa. O trabalho aplicado, envolveu a tomada de decisões e a superação dos problemas que foram surgindo, desde as pendências financeiras e legais dos sócios, as definições do projeto arquitetônico, até as exigências legais. A inovação do trabalho está na maneira como a incorporação imobiliária pode ser desenvolvida com a participação do próprio proprietário do imóvel, dos parceiros e da empresa, no planejamento e na tomada de decisões, com foco nas necessidades dos clientes. Esse modelo não trata o proprietário do imóvel somente como detentor do bem, envolve-o como participante do desenvolvimento do empreendimento, transferindo-lhe informações técnicas e de viabilidade do negócio, tornando-o confiante quanto aos resultados a serem obtidos. A complexidade de se desenvolver o modelo de um negócio como este, está nos elevados riscos e dificuldades de se fazer a integração entre os diferentes interesses dos participantes, ou seja, tornar clara a criação de valor para cada um deles. Aqui, o tempo se constitui em um elemento crucial, pois cada adiamento ou não cumprimento de prazos acarreta custos de transação, custos operacionais e despesas desnecessárias. A negociação com os proprietários do terreno exigiu um levantamento de suas pendências financeiras e jurídicas, ônus de hipoteca, penhora, dentre outros aspectos, que acabou exigindo a solução de pendências. Os levantamentos de permissões das diversas legislações para a construção, a começar daquela sobre zoneamento, exigiram um cuidado grande, dada a sua complexidade e amplitude. Com relação aos estudos arquitetônicos preliminares, foram muitas as discussões e ajustes, pois tiveram que ser elaboradas diferentes versões do produto, especialmente depois do diagnóstico sobre a demanda, com entrevistas com corretores e clientes potenciais. Não obstante a demonstração da viabilidade de se desenvolver um modelo de negócio com base em um empreendimento de apartamentos tipo studio, ressaltase a necessidade de ser aperfeiçoado para aplicação em outros segmentos desse mercado, pois os participantes não devem variar. - DissertaçãoNegócio digital em serviço de luthieriaSakamoto, Renato Akira (2019-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This paper reports the development of a luthier service that aims to connect the needs of musicians and practitioners to luthiers and suppliers of accessories for luthier workshop (production, tuning, repair and restoration of musical instruments), through an app. The work was developed following the methodology of solving organizational problems and taking advantage of opportunities. It was based on an initial proposition of taking advantage of a potential opportunity, having been gathered information about the Brazilian luthieria market and conducted research to understand the needs of musicians, luthiers and suppliers. After making evident the opportunity, the proposal was elaborated, with the definition of the resources, the action plan, the economic viability analysis. Its implementation began with the development of the app, and the company is in the process of incubation in a lab of a São Paulo consulting. The proposed business model, because it is unprecedented in the country, can be considered as innovative as there are no applications in the market connecting musicians, luthiers and suppliers through a digital platform. The complexity of the work was high, as it required the support of several companies and professional partners to develop language software for mobile devices, enabling integration with electronic payment solutions, data protection and privacy care, hosting and support of the post-implementation solution, as well as specialized disclosure services and professional business administration. - DissertaçãoProjetos de IoT para empresa de consultoria em tecnologia da informação : aproveitando oportunidadesSilva, Anísio José da (2022-02-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho apresenta uma proposta de aproveitamento da oportunidade para empresa de consultoria especializada em tecnologia da informação , adotando uma estratégia diferenciada para oferta de serviços - projetos IoT, com foco nos segmentos de varejo e agronegócio. O momento que a empresa atravessava, com queda no volume de vendas, por consequência da Covid 19, suscitou o interesse pela busca de alternativas para reversão do quadro. Por meio de pesquisas contratadas foi observado que apenas 2,5% do mercado potencial estava sendo atendido pelas consultorias com projetos IoT. Também foi demonstrado um maior interesse para essa modalidade de projetos nos segmentos de varejo e agronegócio. Aplicação: Algumas importantes mudanças aconteceram durante o desenvolvimento do trabalho, como por exemplo, adoção de propostas da área de Digital com uma abordagem mais estratégica e um maior envolvimento da área de marketing no processo de vendas. Outra foi a área de suprimentos, com o aprofundamento das soluções ofertadas aos clientes, assim como a liberação e compartilhamento do banco de dados internacional de projetos para a empresa no Brasil. Impacto: Com a aplicação da proposta espera-se que proporcione aumento do Market Share dos clientes da Consultoria XYZ, por meio de diferenciais competitivo s, consequentemente proporcionado àqueles aumentos de receita e lucro. Também é esperado que os parceiros de negócio (fornecedores) tenham seus produtos colocados como prioridade nas soluções IoT, posicionando de forma destacada nesta modalidade de projeto. Para a Consultoria XYZ é esperado um aumento no volume de vendas e da receita, maior participação no Market Share e reconhecimento pelo mercado como a principal consultoria de IoT nos segmentos de Varejo e Agronegócio, com maior valorização da marca. Inovação: A inovação da proposta está na oferta dos serviços de IoT com a opção de duas alternativas para atender às necessidades dos clientes. Uma delas, a pré-configurada, tem o foco em solucionar os problemas e aproveitar as oportunidades em curto prazo, por meio de soluções padronizadas. A outra, com a solução sob medida, o foco será mais consultivo diante de necessidade menos urgentes. Complexidade: No início do levantamento das informações, foram constatados diversos focos de resistência nos mais diversos níveis da organização, sendo superados com muita comunicação, envolvimento das áreas e atuações pontuais do sponsor do projeto. O processo de aprovação do plano junto à matriz na Europa foi o que causou a maior dificuldade ao longo de todo o trabalho. O aspecto positivo foi a participação efetiva dos clientes na ocasião da pesquisa sobre suas necessidades, que contribuiu significativamente para a definição da proposta deste trabalho. Método e procedimentos metodológicos: A base utilizada para a elaboração do trabalho foi a metodologia para a solução de problemas e o aproveitamento de oportunidades, com o encadeamento das ideias de forma concisa e estruturada, seguindo um processo em etapas, iniciando pelo entendimento da oportunidade , diagnóstico da oportunidade, proposta do aproveitamento da oportunidade, plano de ações, intervenção, avaliação e considerações finais. - DissertaçãoProposta para desenvolvimento e lançamento de novo produto no mercado da indústria de artefatos de papelMariani Junior, Paulo Sergio (2020-01-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho foi realizado com o objetivo de preparar o desenvolvimento e lançamento de um novo produto em uma empresa que atua no segmento de artefatos de papel. A oportunidade de inovar, se iniciou com a solicitação de um único cliente, que necessitava de um produto que até aquele momento ainda não era produzido em território brasileiro e que atendesse o rigor das especificações demandadas por esse cliente. Durante o desenvolvimento, foi aplicado um questionário misto a vários outros clientes de diversos ramos, verificando a oportunidade de expandir as vendas e trabalhar com foco na qualidade para elevar o atual nível de qualidade do mercado, alcançando um diferencial, sem incorrer em custos ou preço elevados. Com a análise dos dados obtidos com a pesquisa realizada junto a outros clientes da empresa em estudo, foi possível chegar ao diagnóstico que havia de fato uma oportunidade para o desenvolvimento de um novo produto. Como o produto a ser desenvolvido para aproveitamento da oportunidade foi um aprimoramento de um modelo já fabricado e comercializado pela empresa, houve uma inovação incremental, pela qual houve um ganho de qualidade e reforçado o diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes. A complexidade do desenvolvimento do projeto do novo produto foi observada ao envolver fornecedores e clientes, assim como mudança de cultura interna da empresa e, por ser uma empresa de pequeno porte, com maior participação dos funcionários de todos os setores. O Plano de ação foi desenvolvido e iniciado, sendo que segue em ritmo de implementação e os resultados internamente obtidos até o momento do presente estudo, são satisfatórios. Diante dos resultados alcançados, é possível dizer que o plano de ação tem se mostrado satisfatório e que as ações planejadas seguirão, mantendo foco nas necessidades dos clientes e na oportunidade do mercado para a expansão do negócio da empresa. - DissertaçãoQueroquiro - expansão de uma clínica de QuiropraxiaAlmeida Neto, Maurício de (2019-02-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho tem como objetivo apresentar como foi desenvolvido o aproveitamento de uma oportunidade no segmento de saúde, referente aos serviços de quiropraxia, pela clínica QueroQuiro, localizada na cidade de São Paulo. A oportunidade identificada tem a ver com a necessidade das pessoas quanto ao seu bem-estar, qualidade de vida e relaxamento de rotinas estressantes do trabalho, mas que nem todos conhecem os meios práticos e eficientes promovidos pela quiropraxia. Foi adotada a metodologia da solução de problemas organizacionais que trata com a aplicação de técnicas à realidade empresarial, neste caso, para o aproveitamento de oportunidades. Estão apresentados o mercado em que a empresa atua, os seus principais concorrentes, o diagnóstico da oportunidade, a proposta de aproveitamento, os planos de ações, a intervenção e a avaliação dos resultados obtidos durante o trabalho. O diagnóstico da oportunidade, a partir de um estudo feito junto aos pacientes da clínica, demonstrou com mais profundidade as necessidades deste público que percebia o valor diferenciado dos serviços. Ficou claro que se tratava de uma inovação no atendimento aos pacientes, confirmada pelo levantamento realizado sobre as práticas dos concorrentes. A estratégia do aproveitamento da oportunidade compreendeu a ampliação na oferta dos serviços, com a disponibilização de horários alternativos, até então não oferecidos nesse segmento, caracterizando uma inovação de paradigma. Isso implicou na alteração e reestruturação interna dos recursos e competências profissionais, que definiram os planos de ações, em que também se procurou entender e se precaver das principais ameaças que poderiam vir dos concorrentes. Esses planos visaram também viabilizar posteriormente, e de forma sustentável, a expansão da clínica com a implantação de novas unidades para expandir o negócio. À medida que o processo de mudanças na clínica avançava, as ações adotadas propiciaram um rápido crescimento da demanda, o que facilitou a intervenção para a mudança da maneira de atuação da clínica. Dentre os resultados mais relevantes obtidos até a finalização deste trabalho, ao longo de um ano, estão o crescimento de 119,28% no faturamento, margem de lucratividade com incremento de 15,18%, como consequência de ter dobrado o número de pacientes, o que deverá facilitar a expansão do negócio ao longo do ano de 2019. É oportuno ressaltar a complexidade enfrentada na realização deste trabalho, por ter envolvido inúmeras negociações com o proprietário da clínica, o relacionamento com pacientes, os ajustes da equipe de profissionais para atender aos novos requisitos das mudanças, a observação da atuação dos concorrentes, e a própria atuação do autor que passou da condição de paciente a consultor, e depois para sócio da clínica. - DissertaçãoServiço de integração entre alunos de graduação e empresas para o estágio profissionalBassi, Nilton Galli (9-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This report presents the work done to seize an opportunity by a private university in the city of São Paulo to help students find professional internship within their expectations and companies to find students within the profile of their needs. In this sense, the project of a service focused on the integration of these needs was elaborated, with the intention of creating value for the students, companies and the university. Its implementation has already begun, with the definition and acquisition of essential resources. Project development phases are detailed, from initial understandings of demand, followed by diagnosis to evidence of opportunity, strategy design, expected outcomes, available resources, capabilities and processes, including the digital platform, the change intervention process and what has already been achieved. In the elaboration of the proposal, an innovation was adopted in relation to the competitors, with the conception of the integration of interests among the stakeholders, so that their needs are effectively met, with the permanent exchange of information between them. The complexity faced at work is due to the fact that there are processes, structures and human behavior, already consolidated in the internal environment, resistant to changes with the new service, despite the concrete gains to the university. Notwithstanding being in the initial phase of implementation, the project has already impacted with significant changes, promoting process changes, people movement and the acceptance by the Rectorate and the Maintainer's direction the professional internship can be a productive new business and enhance the university's image in the Market. - DissertaçãoSustentação e desenvolvimento de Aceleradora de StartupMendes, Gabriel Martins (2019-02-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study aims to present the proposed initiatives to solve an operational problem that limit the startup accelerator growth, Bluefields Development, based in São Paulo city. Initially, the identified problem was the low revenue of the acceleration programs, frustrating the expansion of company’s portfolio. This paper presents the startup accelerator market, main competitors, problem diagnosis, proposed solution for the identified problems, action plan, the intervention and results obtained during the research. The strategy adopted to solve the problem included offering a wider range of corporate accelerate product, with innovative way, in order to cover the stakeholders of the startups ecosystem, including large corporations that would be interested in innovating their products and process. To achieve this objective, Bluefields developed and offered four new products and discontinued one of them. It was prepared an action plan to implement each product of the expanded portfolio, including an analysis of expected financial returns with the final purpose of achieving its financial sustainability. These analyses were complemented by the assessment of internal and external threats and risks for each product. The study is aligned with Bluefields’ Board, which approved all the proposed steps to guarantee its applicability. The author faced a complex environment during the research, due to the characteristics of the business of accelerator companies, to find other ways to help entrepreneurs to achieve fasters results and improve the companies’ revenue. In order to understand the best solution for the identified issue, the author engaged in conversations with the main internal stakeholders and gathered external opinions and academic references. - DissertaçãoSustentação e desenvolvimento de aceleradora de startupMendes, Gabriel Martins (2019-02-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da solução de um problema que tem inibido o crescimento de uma aceleradora de startup, a Bluefields Development, localizada na cidade de São Paulo. O problema identificado inicialmente foi a baixa receita proveniente dos programas de aceleração ofertados, frustrando a expansão do portfólio de produtos da empresa a empreendedores. Estão apresentados o mercado em que a aceleradora atua, os seus principais concorrentes, o diagnóstico do problema inicial, a proposta para a sua solução, o plano de ações, a intervenção e a avaliação dos resultados obtidos durante o trabalho. A estratégia para a solução do problema compreendeu a oferta mais ampla de produtos de aceleração corporativa, de maneira inovadora, buscando atender diversos atores do ecossistema de startups, incluídas as grandes empresas que buscam inovar produtos e processos. Para isso, foram desenvolvidos e ofertados quatro novos produtos pela Bluefields, e a descontinuidade de um deles. Foi elaborado o plano de ações para a implementação de cada um dos produtos do portfólio ampliado, com uma análise dos retornos financeiros esperados, para tornar a aceleradora financeiramente sustentável. Essas análises foram complementadas pela avaliação das ameaças e riscos internos e externos para cada um dos produtos. O trabalho foi realizado em pleno entendimento com a direção da empresa que aprovou cada uma das suas etapas, de maneira a viabilizar a sua aplicação. Enfrentou-se uma elevada complexidade no desenvolvimento do trabalho, dadas as características da atuação da aceleradora, para elaborar propostas para ajudar empreendedores a avançarem mais rapidamente com os seus negócios, das mais variadas naturezas, e gerar mais receita para a empresa. Foram realizadas muitas conversas internas e observações externas e pesquisas em literaturas para se entender o que seria mais adequado oferecer a este público.