Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCC+1 jornalista contra o assédio: as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de jornalistas (podcast)Menezes, Rafaela Pelozi de (2020-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho gerou a produção de um podcast que teve como finalidade mostrar, analisar e debater as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de mulheres jornalistas dentro e fora das redações - seja assédio por superiores, colegas de trabalho ou fontes. O que também gerou a discussão de diversos tópicos dentro de um mesmo tema - a importância em identificar e abordar o assunto, visibilidade e denúncia, sororidade feminina e cultura machista. O podcast possibilitou um ambiente de apoio e compartilhamento de experiências, dando voz e liberdade para as jornalistas dividirem seus relatos e opiniões umas com as outras, e para as outras, sobre o tema. - TCC100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultadosOliveira, Mariana Cajado de (2022)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio, que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança, da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil (1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman (2008). - TCC11 de setembro e islamofobia : uma análise da cobertura jornalística inicial realizada pelo the New York Times sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências na perpetuação e no agravamento do preconceito contra seguidores da religião islâmicaPereira, Caroline Sargologos (2020)
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Esta monografia se trata de um estudo crítico da cobertura jornalística realizada pelo jornal americano The New York Times acerca dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de identificar e compreender de que maneira esta contribuiu para a perpetuação e o agravamento da islamofobia nos Estados Unidos e no mundo. Para a produção deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das origens da religião muçulmana e sua trajetória ao longo da história; dos atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências; da relação de tais eventos com o aumento da islamofobia nos Estados Unidos; da história e principais valores do The New York Times, bem como de sua relevância para o jornalismo internacional. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Discurso, tendo como base teórica as obras de Helena Brandão, Maria do Rosário Gregolin e Eni Puccinelli Orlandi. Este trabalho se pauta a partir das ideias de Edward Said acerca do tratamento ocidental dado às culturas chamadas orientais. Nas matérias de cobertura dos atentados analisadas, foram encontradas evidências de generalizações, maniqueísmo e preconceito. - TCCOs 50 anos do padrinho: o legado cultural e artístico de “O poderoso chefão”Lima, Igor Vinicius Santos de (2022-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse relatório de pesquisa embasa a produção de um podcast temático sobre O Poderoso Chefão, obra cinematográfica que completa 50 anos de lançamento em 2022.Durantea sua produção, foram entrevistados, de forma online, cinco especialistas relacionados ao cinema, que procuraram explicar aspectos distintos da obra. No podcast, foram tratadas temáticas como o impacto do filme para década de 1970, a relação da obra com a Nova Hollywood, suas qualidades técnicas e narrativas, a representação feminina realizada na trama e o seu legado histórico na cultura popular. Para a sua produção, foram utilizados como base livros e artigos acadêmicos que abordam sobre jornalismo cultural, podcast e o filme propriamente dito, como: Jornalismo cultural no século 21de Franthiesco Ballerini; Jornalismo cultural de Daniel Piza; A construção do personagem Don Corleonee sua influência em: O Poderoso Chefão como produto cultural de Cristine de Andrade Pires; Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas de Marcelo Abud; A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming de Alexandre André Santos Pereira e Jean Carlos da Silva Monteiro, entre outros. Dessa forma, a partir das informações obtidas, o projeto teve como objetivo enaltecer, analisar, exemplificar e coletar evidências que reafirmem o impacto de “O Poderoso Chefão” para a Sétima Arte. - TCCA análise de texto em sala de aula por meio das metodologias ativas no ensino médioMendes, Renata Franco (2023-12-07)
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O ensino de Língua Portuguesa como língua materna nas escolas de Educação Básica ainda apresenta um desafio, já que ainda não há um consenso sobre a melhor abordagem a ser adotada no ensino regular na atualidade. Diante da crescente valorização das metodologias ativas como agentes de transformação no ambiente educacional, surgiu o questionamento central desta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais estratégias pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, podem ser empregadas no ensino de Análise Textual em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª. série do Ensino Médio? Durante o Estágio Supervisionado, uma etapa obrigatória para todos os futuros professores, foram identificadas práticas pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa que se baseiam em metodologias ativas. Além disso, durante a formação da licenciatura, houve discussões sobre qual deveria ser o foco do ensino de Português nas escolas, o qual perdeu o sentido diante de aulas baseadas unicamente na memorização de regras gramaticais. Com isso, o objetivo principal foi criar uma sequência didática que seja prática e relevante para os estudantes do Ensino Médio. Para isso, usou-se como referencial teórico os pressupostos teóricos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Antunes (2010), em Bacich e Moran (2018), em Soares (2005) e em Bagno (2012). - TCCA arte sendo mediadora dos sentimentosGama, Érika Ferreira (2023-12-08)
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Este relatório, produzido como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, embasa a produção de um livro-reportagem fotográfico com o tema "A Arte como Mediadora de Sentimentos". Este trabalho se fundamenta em relatos e memórias de cinco artistas de rua que tiveram experiências com a arte, as quais transformaram seus sentimentos. Para atingir esse propósito, foram conduzidas entrevistas presenciais e dias de acompanhamento com os personagens. Por meio da combinação de fotografias e textos em linguagem do jornalismo literário, busca-se transmitir os sentimentos que foram relatados, observados e registrados. A fim de desenvolver esse produto, o relatório bibliográfico desempenhou um papel fundamental na pesquisa dos temas explorados. Foram consultados livros que orientam tanto o tema quanto o produto, incluindo "Cultura e Sentimento" de Maria Claudia Coelho e Claudia Barcellos Rezende, "A Necessidade da Arte" de Ernst Fischer, e "Fotojornalismo" de Jorge Pedro Sousa. Em síntese, a execução do livro-reportagem fotográfico atingiu o objetivo de demonstrar os sentimentos que a arte transmite por meio das experiências dos artistas de rua na cidade de São Paulo. - TCCA cidade nas palavras: a representação do espaço periférico em Capão Pecado, de FerrézSilva, Ana Karoliny Azevedo (2023-12-13)
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A partir da semiótica de linha francesa, este estudo se propõe a analisar e compreender as estratégias discursivas empregadas nas descrições de espaço do romance Capão Pecado, escrito pelo autor paulistano Ferréz. Os trechos verificados foram selecionados em razão de sua relevância quando de encontro com a espacialidade da narrativa, bem como foram considerados elementos relativos à significação dada através de suas respectivas organizações discursivas. Foram destacados os processos relativos à semântica e sintaxe discursiva do texto em questão, em que foram destrinchados aspectos como a ancoragem em pessoa, tempo e espaço, tematização, figurativização, a partir de suas debreagens. A análise de tais elementos se dá em razão do entendimento dos efeitos de sentido produzidos por meio de tais configurações textuais. A divisão dos trechos em categorias foi realizada com base na constatação de certas isotopias temáticas dentro da narrativa, o que resultou na apreensão da análise do nível discursivo do percurso gerativo de sentido por meio de três diferentes categorias temáticas: o espaço como reflexo de injustiças sociais; a relação entre espaço e violência urbana; e, finalmente, o espaço público como facilitador de socialização. Também foram observados elementos que configuram a coerência textual na narrativa, e como este recurso atua como veículo de simulacros da realidade. Por fim, a tensividade do discurso foi estudada pela assimilação da correlação entre intensidade e extensidade. Assim, considerando a apreensão do percurso gerativo de sentido, com ênfase em processos constitutivos do nível discursivo, e a tensividade atrelada aos excertos que conotam o espaço ficcional de Capão Pecado, este trabalho deseja ser uma contribuição para a compreensão de discursos literários contemporâneos através da semiótica discursiva, de modo a discuti-lo dando prioridade a procedimentos inerentes às semióticas literária e espacial. - TCCA cinematografia de terror nacional e sua visibilidadeMiranda, Lucca Pazetto (2023-12-05)
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O cinema de terror nacional possui uma riqueza muito grande de conteúdo, tanto culturalmente quanto criativamente. Infelizmente para o público e a crítica ele raramente é lembrado. Este relatório apresenta a pesquisa feita para tentar descobrir as causas desse gênero ser pouco explorado em território nacional, já que o gênero a partir de obras internacionais faz muito sucesso. Além disso, através de um podcast, mostrar de maneira descontraída com auxílio de convidados: André Lehneman, Sergio Silva, Gabriel Kater, Gabriel Peron e Nicole Rodrigues; que são especialistas e amantes de horror cinematográfico, um pouco das características e obras do gênero. - TCCA cobertura brasileira das cinco grandes ligas europeias de futebol na internetCaixeta, Lucca Apollonio (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Contextualiza as características e a consolidação do jornalismo esportivo, com foco no futebol. Traz uma reflexão a respeito da linguagem do jornalismo esportivo, em comparação com o jornalismo tradicional. Apresenta as Cinco Grandes Ligas Europeias de Futebol e os veículos escolhidos para a fase de análise. Explica o cotidiano da cobertura digital das Cinco Grandes Ligas Europeias no Brasil e no exterior. Busca coberturas online de partidas de uma mesma temporada europeia realizadas pelos veículos escolhidos. Analisa e compara os conteúdos desses veículos com base na técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Destaca as expressões mais importantes em cada um dos textos observados. - TCCA cobertura jornalística do caso Evandro (1992): a influência do jornalismo local no entendimento do casoCosta, Bianca Nascimento (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta o caso do assassinato do menino Evandro Ramos Caetano, que aconteceu em no ano de 1992, na cidade Guaratuba, no Paraná, suas repercussões reviravoltas do caso, além de apresentar uma análise da cobertura jornalística realizada por veículos de imprensa local na época do crime. Sete pessoas foram acusadas e, cinco destas, condenadas pelo assassinato do garoto de 6 anos de idade. O caso ficou popularmente conhecido como “As bruxas de Guaratuba” pelo seu suposto envolvimento com magia negra. Somente em 2018, quando o jornalista Ivan Mizanzuk começou a lançar os primeiros episódios de seu podcast “Projeto Humanos: O Caso Evandro”, que a conclusão das investigações começou a ser questionada, até que autor do podcast teve acesso a fitas de áudio que comprovaram que os sete acusados foram torturados pela polícia militar para confessarem seus envolvimentos com o crime. Em 2023 a descoberta dessas fitas foi acabou, por fim, alterando a conclusão do caso e pondo um ponto final nas acusações. A análise das matérias de jornal realizada se baseia nos preceitos éticos na profissão e em estudos a respeitos do sensacionalismo e do jornalismo policial. Também foi feita uma apresentação do podcast de Ivan e dos elementos e ferramentas jornalísticas utilizadas em seu desenvolvimento. - TCCA conquista do paraíso: o ingresso de jovens de baixa renda no ensino superior por meio do PROUNISilva, Giovanna Siebra da (2023-12-05)
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O projeto se baseia na produção de um documentário que aborda como tema o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior por meio da política pública do Programa Universidade para todos (PROUNI). Além da trajetória para chegar ao ingresso a universidade, o TCC também apresentará os efeitos que inserir esse jovem dentro de instituições de ensino superior causaram tanto para ele como individuo, mas também para aqueles que o cercam, e por fim, a sociedade. O trabalho procura mostrar o caráter transformador da educação, bem como a importância da mesma ser integralmente democratizada. - TCCA construção imagética da bruxa e de Atena no universo narrativo de LoonaRibeiro, Vitoria Evelyn Mota Dias (2023-12-11)
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Inspirados comercialmente e artisticamente por movimentos sociais, muitos produtos midiáticos se apropriam de suas discussões. Dentre os exemplos contemporâneos, o grupo sul-coreano LOONA, criado em 2016 sob a premissa de construir um universo narrativo próprio por meio de seus materiais audiovisuais, emprega perfis de mulheres historicamente considerados subversivos em sua narrativa de teor feminista. Por isso, buscando reconhecer permanências e atualizações, o presente Trabalho de Conclusão de Curso estuda semioticamente a construção da bruxa, tanto nos seus papéis de matrona e aprendiz, como na ligação proposta pela narrativa com a deusa grega Atena. A priori, com base na pesquisa bibliográfica, considerando a estruturação da história em materiais de naturezas diversas, lançados pelos solos e pelas subunidades que integram o LOONA, estudamos seu universo narrativo por meio do modelo transmidiático. Disso, foi possível levantar elementos-chave da segunda subunidade, um trio denominado ODD EYE CIRCLE. Para a análise dos materiais selecionados, optamos pela semiótica peirceana e, em apoio às leituras feitas dos signos levantados, recorremos a um dicionário de símbolos. Paralelamente, utilizamos uma enciclopédia voltada aos conceitos, práticas e símbolos associados à bruxa. Dessa forma, pudemos conferir como a sabedoria divina ganha novos contornos na passagem da Atena virginal para a mulher que almeja viver o amor em sua totalidade. Igualmente, concluímos que a narrativa mescla signos comumente interpretados como inocentes com outros tidos como malignos, em um esforço tanto publicitário, como artístico e crítico. Portanto, enxergamos no ODD EYE CIRCLE a apresentação e representação da rebeldia feminina para emancipação dos diferentes perfis de mulheres presentes na narrativa. - TCCA importância do terceiro setor na vida da pessoa com deficiência visualCarvalho, Nilcéia Terezinha Parize de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Cerca de dezoito milhões de pessoas no território brasileiro possuem algum tipo de deficiência, das quais cerca de 3% são Deficientes Visuais (DV). Cuidar da pessoa com deficiência visual, desde a infância até a fase adulta, tem sido insuficiente por parte do poder público, o chamado Primeiro Setor, especialmente pelas poucas políticas públicas e atividades que promovam redução da discriminação e da exclusão. Ao analisar artigos, cujas pesquisas revelam falta de inclusão do DV, o caminhar de suas famílias nas diferentes fases de sua vida e o trabalho realizado pelo Terceiro Setor, foram selecionados DVs de diferentes idades e realidades para serem entrevistados. Um Documentário Participativo foi, então, produzido registrando-se as informações mais relevantes de cada entrevista. As etapas vivenciadas pelos mesmos, expostas cuidadosamente na obra, revelaram lacunas existentes no Primeiro Setor no atendimento aos seus direitos constitucionais. Pode-se constatar que os entrevistados contaram com o auxílio pessoal e/ou familiar do Terceiro Setor, permitindo melhor desenvolvimento psicomotor e em suas relações interpessoais, maior inclusão nas atividades educacionais e culturais, bem como sua capacitação para o mercado de trabalho. A importância deste estudo, portanto, quer em sua expressão teórica ou prática, fica demonstrada por sua relevância em despertar reflexão e ação em prol da pessoa com deficiência visual. - TCCA intertextualidade bíblica na poesia religiosa de Gregório de MatosGarcia, Edson Benedito (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho investiga a poesia religiosa de Gregório de Matos, figura emblemática da literatura brasileira no período Barroco. Celebrado como um dos mais importantes poetas barrocos do Brasil, Gregório é conhecido como o "Boca do Inferno". A pesquisa explora a intertextualidade bíblica em sua obra, destacando a influência da Bíblia Católica em sua produção poética. O objetivo central é contrastar as ocorrências da intertextualidade bíblica nas poesias religiosa, satírica e amorosa. A pesquisa utiliza poemas selecionados da antologia de José Miguel Wisnik, Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. Como referencial teórico, o pensamento de Wisnik (2010), Bosi (1992 e 1994), Kaviski e Fumaneri (2019), Fiorin (2016) e Samoyault (2008). A análise revela uma poesia religiosa que transcende dogmas, explorando significados e refletindo as tensões entre o sagrado e o profano. Destaca-se também um mosaico de expressões literárias na poesia religiosa de Gregório, revelando um devoto crítico. Em contraponto às poesias satírica e amorosa, em que faz uso da paródia e de referências em um tom profano e, por vezes, jocoso, na poesia religiosa há uma abordagem reflexiva, embora imbuída da retórica subversiva do autor, com predominância das referências e alusões. A intertextualidade bíblica é um fio condutor, conectando o poeta a uma tradição rica e evidenciando sua coragem em questionar interpretações estabelecidas. - TCCA jornada do herói e a atualização do mito no livro O Ladrão de Raios, de Rick RiordanOliveira, Beatriz Francisco de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Ladrão de Raios é o primeiro de cinco livros que compõem a saga de literatura fantástica Percy Jackson e os Olimpianos. O livro narra a história de Percy, um garoto de doze anos, que reside no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Um evento modifica sua vida, e este toma conhecimento de que os deuses do Olimpo ainda existem, e se relacionam com os seres humanos dando origem aos semideuses, e, para a surpresa de Percy, ele é um deles. Um equívoco faz com que o jovem seja acusado de roubar o raio de Zeus, agora não somente o pai dos deuses como outras forças malignas estão atrás dele para obter o poder do raio. Além disso, sua mãe foi raptada por Hades, e Percy deseja resgatar sua mãe e provar sua inocência. Inserido em um mundo repleto de criaturas monstruosas, deuses e seres mágicos, o jovem inicia sua jornada enfrentando seres mitológicos no século XXI. O presente trabalho, sob a perspectiva da narrativa mítica, tem por objetivo contextualizar a jornada do herói, alicerçada pelas leituras de Joseph Campbell e de Christopher Vogler, no livro O Ladrão de Raios, com a finalidade de analisar o conceito de mito, segundo o conceito de Mircea Eliade e Karen Armstrong, para poder verificar de que forma Rick Riordan atualizou a narrativa da jornada do herói em Percy Jackson, e se este pode ser considerado um herói moderno. Rick Riordan trouxe para sua obra uma estrutura semelhante à clássica; entretanto inseriu temas atuais como adolescência e problemas de aprendizagem. Eis um desafio como proposta de trabalho para a jornada do herói. Embora Percy Jackson seja o adolescente inserido em um universo de problemas atuais, ele representa a jornada de um herói em uma narrativa. E sendo assim, esta pesquisa se torna relevante para o âmbito acadêmico ao trazer para o campo do estudo de Letras livros de literatura fantástica, sob uma ótica diferente, muitas vezes do que é aclamado como um cânone pela academia, ao quebrar estereótipos relacionados a temas e livros considerados apropriados dentro da sociedade elitizada. - TCCA metamorfose da Medusa entre o monstro e a beleza: uma análise semiótica do logo da VersaceSiqueira, Nicolly Lima (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O mito da Medusa, uma narrativa notável do panteão da mitologia grega, tem sido incessantemente ressignificada ao longo dos séculos, conferindo-lhe um vasto leque de significados e conotações. Neste contexto, a célebre casa de moda Versace as-sume um papel de destaque ao incorporar a imagem da Medusa em seu emblemático logo, proporcionando uma rica matriz de análise semiótica. Nesse sentido, busca-se fazer uma leitura da trajetória desse mito e de sua influência na representação do feminino desde a Grécia Antiga até o século XXI, examinando como o conceito de monstro pode ser transformado em beleza. Além disso, visa a compreender como a grife transforma o signo da Medusa para promover um efeito de empoderamento fe-minino. Para fazer isso, a pesquisa tem por foco primordial a temática voltada a ques-tões de identidade e cultura em uma incursão na semiótica da monstruosidade e do deslumbre. O estudo se aprofunda na história da grife Versace e em como seu símbolo incorpora o mito, destacando a convergência entre a história da moda e a mitologia. O trabalho argumenta que a logomarca da Versace busca representar o empodera-mento feminino ao encapsular a dualidade da Medusa entre o monstruoso e o des-lumbre. - TCCÀ moda brasileiraCamargos, Maria Julia Farias (2022-06)
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O relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o documentário“ À Moda Brasileira”, dividido em dois episódios, que aborda pratos típicos e específicos da região Norte e Nordeste. Brasil é um país muito diverso etnicamente; culturas, alimentos, danças, religiões se mesclaram no território, criando uma própria identidade: a brasileira. Com isso, cada região ou cidade tiveram grandes e diferentes influências culturais em sua formação, ponto que o trabalho estuda. Assim, o projeto se aprofunda na gastronomia brasileira ao adentrar nas regiões e estados do Acre e Rio Grande do Norte, mostrando pratos e contando histórias dos entrevistados oriundos destes locais. - TCCA música cristã à luz da estilística e da retórica: uma análise da canção “Mais” de Os ArraisSilva, Valentina Sommerlatte (2023-12-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho, movido pela grande influência da música dentro da sociedade e do meio cristão, mais especificamente, tem como objetivo não apenas compreender a música como elemento fundamental e indissociável da mensagem cristã, mas de forma conectada ao componente poético, sem o foco apenas no texto como literatura, mas compreendendo-a como um todo de sentido, através das teorias da Estilística, que por definição, é a área dos estudos da linguagem que se volta para o estilo, explicada e embasada por Nilce Sant’Anna Martins; da Retórica, que ainda que não pertença a um domínio determinado, é a ciência que sistematizou a persuasão dentro do discurso, com Aristóteles; e os conhecimentos acerca da música popular por Luiz Tatit. Para cumprir esse propósito, foi utilizada a canção “Mais” de Os Arrais, grupo com destaque no meio religioso. Dessa forma, é possível contribuir para os estudos culturais-musicais-cristãos e literários, considerando principalmente a falta de trabalhos semelhantes. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que a música possui potencial persuasivo e não apenas pelo que está descrito em sua mensagem literária, mas considerando toda a sua estrutura e os seus recursos expressivos. - TCCA questão da violência de gênero no conto “Gesso”, de Jarid ArraesSilva, Laura Carvalho da (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho analisa a violência de gênero por meio do conto “Gesso”, que compõe a obra de Jarid Arraes, Redemoinho em dia quente (2017). A investigação se baseia principalmente na personagem principal, Doralice, explorando como sua história reflete as diversas manifestações da violência, que vão além das agressões físicas. A intenção é verificar também o impacto psicológico e cultural, evidenciando como a obra dialoga com essas questões. Assim, a metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, com o intuito de compreender o que é violência e suas formas multifacetadas, recorremos a autores como Veena Das (2020) e Manuel Castells (2018). Além disso, como se trata de uma obra escrita por mulher, foram consultados autores como Maria do Rosário Alves Pereira e Aline Alves Arruda (2021), a fim de discutir a temática na autoria feminina brasileira. O objetivo principal desta pesquisa é examinar a violência contra a mulher na narrativa e observar as questões de protagonismo e subalternidade, proposta por Spivak (2010). O corpus de análise desta pesquisa, assim, será composto por textos que, segundo a hipótese deste trabalho, permitirá aprofundar a manifestações da violência, considerando nuances emocionais e culturais presentes na narrativa. Este estudo busca uma compreensão aprofundada das manifestações da violência de gênero, considerando diferentes dimensões da narrativa e ampliando o diálogo sobre o protagonismo e subalternidade da personagem Doralice. - TCC(À) espera: relatório de realização de um documentário sobre a espera na adoçãoXavier, Ana Luiza Guimarães Vieira (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No Brasil, o processo de adoção é composto por vários passos obrigatórios que o postulante deve seguir, entre eles se destacam a entrega de documentos, avaliações psicológicas, econômicas e sociais. Embora dados atuais mostrem que a quantidade de pais à espera de filhos é bem maior que a quantidade de crianças disponíveis à adoção, há muito o sistema segue sendo o mesmo. Este relatório trata sobre a elaboração do documentário, (A) Espera, que teve como objetivo acompanhar a vida dos candidatos na fila dá adoção a fim de expor as qualidades e defeitos da burocracia envolvendo o Sistema Nacional da Adoção e Acolhimento no Brasil e, ao mesmo tempo, evidenciar os efeitos dessa longa espera. Para tanto, foi necessário o estudo de obras, como Nichols (2005), Guzman (2017), Paiva (2004) e estudos, como Gominho e Brenda (2019). Além disso, o documentário ouviu especialistas da área, que trabalham diariamente na Vara da Infância e Juventude resolvendo o destino de famílias por adoção. Apesar dos obstáculos apresentados por causa das regras da pandemia, a produção deste trabalho contornou o problema escolhendo entregar a câmera na mão dos personagens, assim, ao acompanhar por seis meses as famílias, transmite-se uma visão subjetiva de quem vive a espera. Ao concluir a edição de ‘(À) Espera’ foi possível perceber todas as características de um trabalho jornalístico: apuração, busca por fontes, entrevistas, decupagem e edição